Viabilidade e inteligência na geração de ideias em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
30/08/2017
Para a maioria das empresas o objetivo central das suas atividades é
retirar dos clientes o máximo de dinheiro no menor tempo possível,
fazendo-se valer das ações que tratam seres humanos como recursos,
atrapalhando o desenvolvimento do mercado, pois não oferecem
inovações ou sequer deixam que ideias sejam estudadas e tenham suas
viabilidades testadas.
Mercados podem contar com empresas dispostas a inovar e fazer um uso
da infinidade de ideias que leve a criar produtos e serviços que
atendam aos desejos dos consumidores, mas também exigem que cada
organização esteja alinhada com propósitos distintos.
Por isso é muito mais fácil encontrar empresas que preferem usar
pessoas do que oferecer soluções para seus clientes, como se cada
indivíduo fizesse parte de um grupo sem ideias diferentes, que não
se interessem por algo que não é igual para cada um e satisfaça
desejos e necessidades de forma muito específica e individual.
Logicamente é necessário contar com uma inteligência básica para
compreender que cada cliente é único, assim como cada produto ou
serviço irá se encaixar na vida das pessoas de maneira individual,
mesmo quando o que levou o consumidor até aquele produto ou serviço
é similar a mais indivíduos.
Desta forma fica claro porque muitas empresas tentam usar e
descartar as pessoas mais rapidamente, como se fossem meros recursos
que se encaixam num determinado uso pontual e depois devem ser
trocados quando não servem mais.
E então o mercado perde a competitividade, pois as empresas que agem
apenas para retirar dos clientes o dinheiro não buscam a
diferenciação, sequer olhando para dentro de si e fazendo melhorias
que permitem que o cliente deixe a empresa ser procurada futuramente
para a aquisição de novos produtos ou serviços.
Obviamente existe um grupo de empresas que opta por compreender o
mundo real com a finalidade de oferecer a cada indivíduo que a
procure as melhores soluções através de seus produtos ou serviços,
melhorando e desenvolvendo-se continuamente, abrindo espaço para que
a infinidade de ideias de seus colaboradores e clientes seja tratada
de forma digna e permita que o produto final seja ou não levado até
o mercado para atender seus consumidores.
Ideias viáveis e inteligentes surgem diariamente de indivíduos que
estão atentos ao mundo real, procurando oferecer soluções para seus
clientes ao mesmo tempo em que não são compreendidos por grupos
incompetentes e avessos à realidade.