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Webinars e webcasts - 5 dicas e truques básicos para aumentar o ROI
19/02/2022

Um planejamento preciso e algum conhecimento dos aspectos comerciais e de marketing da webconferência são suficientes para maximizar os benefícios; as empresas passam pela tecnologia que está mudando profundamente a maneira de fazer negócios hoje.

Como gerente ou CEO de uma empresa que está abordando a tecnologia de eventos na web pela primeira vez, você se pergunta quanto investimento é necessário e como aproveitá-lo ao máximo. Felizmente, essa nova tecnologia não exige muito dinheiro no estágio de aprendizado/adoção. Mas esteja ciente de algumas práticas recomendadas básicas, como as 5 dicas e truques a seguir que ajudarão você a gerar um ROI forte nos webinars e webcasts da sua empresa sem gastar um centavo.

1. Planeje seu webcast/webinar

Primeiro, identifique seus objetivos. Você deseja compartilhar conhecimento, gerar leads, reter e aprimorar o relacionamento com o cliente ou uma mistura deles?

Em segundo lugar, crie um roteiro para atingir as metas que você definiu e desenvolva seus conteúdos consequentemente. Por exemplo, para criar reconhecimento de marca, use tópicos amplos, pois eles podem aumentar o interesse generalizado e maximizar seu público.

Terceiro, escolha a estratégia de marketing mais eficaz. Você deseja atingir um público mais amplo através da promoção online ou apenas atrair os participantes do seu banco de dados? Neste segundo caso, basta enviar um e-mail para seus contatos. No primeiro caso, as redes sociais como LinkedIn, Twitter e Facebook são veículos gratuitos/de baixo custo para cumprir seu objetivo.

Quarto, selecione o seu tempo. Os picos mais altos de atendimento são geralmente na hora do almoço. Envie lembretes, recapitulações e atualizações para criar entusiasmo e envolvimento. Dessa forma, você também manterá seu evento no radar para aqueles que não têm certeza de seus horários.

2. Go Live, Simu-Live ou On Demand? Decida à frente.

Existem três tipos diferentes de webinars/webcasts:

Viver. Eles permitem a interação do público e a criação de comunidades online. Os apresentadores devem saber falar para uma platéia. Se conduzidos corretamente, os eventos ao vivo criam o melhor efeito em termos de envolvimento.

Simu-ao vivo. Eles são gravados antes e depois apresentados com uma sessão de perguntas e respostas ao vivo. Isso permite diferentes horários de início em vários fusos horários com um alcance maior subsequente, enquanto o envolvimento dos participantes diminui.

Sob demanda. Eles são produzidos para serem vistos e distribuídos a qualquer momento. O público atingido é potencialmente o mais amplo, o envolvimento dos participantes é mínimo.

3. Qual Tecnologia?

A webconferência é projetada para reuniões on-line em vez de apresentações, enquanto programas específicos de webcast/webinar permitem alcançar públicos maiores sem travar as redes corporativas. As tecnologias baseadas em servidor local - por exemplo, os servidores R-HUB - podem ser usadas para ambos os fins com um grau mais alto de confiabilidade técnica combinado com custos comparativamente mais baixos. Eles também têm a vantagem adicional de já estarem otimizados para celulares, os dispositivos que a maioria dos participantes provavelmente usará para participar do seu evento.

4. Detalhes pequenos, mas não tão importantes

Ao organizar um webinar/webcast, certifique-se de utilizar:

Equipamentos atualizados;
Iluminação e áudio de qualidade;
Um fundo limpo sem portas ou janelas;
Slides, enquetes, perguntas e respostas, documentos para download, mídias sociais e qualquer outra coisa para envolver o público e manter sua atenção.

5. Use o Analytics

As análises são ferramentas muito úteis para rastrear os comportamentos dos participantes relevantes - como perguntas feitas e materiais baixados - e obter informações úteis sobre seus níveis de interesse e envolvimento que são úteis posteriormente para os acompanhamentos necessários. Outro instrumento importante é a pesquisa, que permite que seus gestores obtenham feedbacks precisos sobre a empresa e seus produtos. Esses dados podem ser integrados a sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente, como Salesforce.com ou Marketo.

Como você viu, essas cinco dicas não precisam de nenhum investimento adicional. É suficiente explorar recursos que muitas vezes são gratuitos ou disponíveis como incluídos em produtos que sua empresa já comprou. Em poucas palavras, nossa sugestão é otimizar e explorar o que você tem em mãos.




 


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