5 níveis de produto em marketing

Os 5 níveis de produto em marketing são:

Produto Básico: É o nível mais fundamental do produto, que consiste no benefício ou serviço essencial que o consumidor está procurando. Por exemplo, um carro básico pode fornecer transporte e mobilidade.

Produto Genérico: É a versão genérica do produto que atende às necessidades do cliente, mas não possui nenhum diferencial em relação aos produtos concorrentes. Por exemplo, um carro genérico pode ter recursos básicos, como direção hidráulica e ar-condicionado.

Produto Esperado: É o nível do produto que atende às expectativas básicas do cliente em relação a um produto específico. Por exemplo, um carro esperado pode ter boa performance, economia de combustível, segurança e conforto.

Produto Ampliado: É o nível do produto que oferece recursos adicionais que podem diferenciá-lo dos concorrentes. Por exemplo, um carro ampliado pode ter recursos extras, como GPS integrado, teto solar, bancos de couro e sistemas avançados de segurança.

Produto Potencial: É o nível do produto que inclui todas as possibilidades de melhorias, inovações e novos recursos que podem ser adicionados ao produto no futuro. Por exemplo, um carro potencial pode incluir novas tecnologias, como carros elétricos, carros autônomos e carros movidos a hidrogênio.