Como atingir uma transformação digital 360

O surgimento de novas tecnologias mudou a forma de trabalhar, comprar e até mesmo se relacionar. As empresas devem aderir a esta mudança para gerar novas oportunidades de negócios e abrir novos mercados.

Normalmente quando se fala em transformação digital se faz referência à “eliminação do papel” nas organizações. Este é um conceito básico e insuficiente que deixa de lado o que realmente implica: Adaptar a cultura corporativa de uma empresa à nova era digital.

A transformação digital deve ser entendida como a implementação de novas tecnologias nas diferentes áreas de uma empresa, com o objetivo de otimizar todos os processos de negócios, melhorar a competitividade e oferecer novos valores agregados aos clientes.

É uma aposta no futuro rumo a novos métodos de trabalho em que o não investimento leva muitas empresas a ficarem em desvantagem face à sua concorrência.

A seguir, explicamos os benefícios da transformação digital e as principais ferramentas para alcançar os melhores resultados.

Quais os benefícios da transformação digital nas empresas?
Aumentar a produtividade: A incorporação de ferramentas e aplicativos digitais corporativos otimiza o tempo dedicado às tarefas. Isso possibilita melhorar o atendimento oferecido aos clientes e aumentar a produtividade geral da empresa.
Otimize a gestão documental: Um dos pontos básicos envolvidos na transformação digital é a digitalização de documentos por meio de sistemas de gestão documental. Isso permite reduzir consideravelmente o uso de papel e facilitar a busca e classificação de documentos graças à inclusão de metadados.
Melhorar a experiência do cliente: O cliente não está apenas procurando um produto ou serviço que atenda às suas necessidades, mas também deseja receber um atendimento diferenciado e personalizado. A transformação digital desempenha um papel muito importante na personalização porque, através das enormes possibilidades que a tecnologia nos oferece, podemos conhecer os gostos, interesses e demandas dos usuários para oferecer-lhes uma experiência única e exclusiva.
Favorece o trabalho colaborativo: A utilização de plataformas digitais permite interligar todos os departamentos de uma mesma empresa. Isso favorece a comunicação interna da empresa e que o trabalho colaborativo seja muito mais fluido.
Oferece vantagens em relação à concorrência: A inovação é um pilar fundamental na mudança da cultura organizacional. A criação de novos produtos e serviços irá captar a atenção de novos clientes, bem como identificar novos modelos de negócio.
Ajuda a tomar melhores decisões: A análise de dados é um ponto de partida para começar a desenvolver uma estratégia de sucesso. As novas tecnologias permitem conhecer o estado dos mercados e as demandas dos clientes para tomar as decisões certas nos momentos certos.
Reduzir riscos: a transformação digital ajuda a analisar e detectar possíveis problemas que possam surgir no futuro para avaliá-los e estabelecer um plano de ação. Além disso, a automação dos diferentes fluxos de trabalho reduz drasticamente as chances de falhas.
Economizar custos: Ao automatizar os processos de negócios e melhorar a gestão da organização, consegue-se uma economia de custos, pois não é necessário um grande investimento de tempo ou pessoal.
Como alcançar uma transformação digital 360?
Como vimos, a integração de novas tecnologias em cada um dos departamentos é essencial para o processo de digitalização. A seguir, explicamos as chaves para alcançar uma verdadeira transformação digital 360.

Sistemas de gerenciamento de negócios em nuvem
Um dos fatores mais importantes da digitalização para as empresas é ter um sistema de gestão empresarial ou ERP na nuvem. Permite-nos ter toda a informação guardada num só lugar e acessá-la em tempo real e de forma segura.

A opção de ERP mais recomendada é a implementação do Microsoft Dynamics 365 Finance , Business Central, uma ferramenta tudo-em-um que permite gerenciar estoques, operações, clientes, projetos, funcionários e até informações financeiras.

Além disso, por estar alojado na nuvem, permite uma fácil sincronização com as restantes aplicações e ferramentas da empresa para que tudo funcione em sincronia.

Plataformas de produtividade e colaboração na nuvem
Para realizar uma verdadeira transformação digital, é necessário não só ter um sistema de gestão empresarial que automatize os processos, mas também ter ferramentas profissionais que ajudem a melhorar a produtividade do trabalhador e estimulem o trabalho em equipe.

O Microsoft 365 oferece uma série de aplicativos inteligentes e serviços em nuvem para atender às diferentes necessidades dos trabalhadores, com foco especial em produtividade, comunicação e segurança corporativa. Melhora o planejamento das tarefas diárias, a hospedagem de documentos de trabalho e a comunicação entre os diferentes departamentos de uma empresa.

Também inclui o SharePoint Online, uma poderosa ferramenta de gerenciamento de documentos e colaboração que permite automatizar tarefas corporativas graças à implementação de fluxos de trabalho. Também oferece a possibilidade de criar espaços onde os membros de uma organização podem trabalhar, acessar e modificar os mesmos documentos em tempo real.

Plataforma de e-commerce sob medida
Tendo em conta que a frequência das compras eletrónicas aumentou até 51% nos últimos meses e que atualmente 70% da população espanhola compra online, ter uma plataforma de comércio eletrónico é uma parte essencial da digitalização das empresas. .

Um e-commerce, além de realizar processos de compra e venda, possui inúmeras funcionalidades que devem ser adaptadas às necessidades de cada empresa. É por isso que a opção mais recomendada é desenvolver uma plataforma de comércio eletrônico personalizada.

NopCommerce é uma plataforma open source desenvolvida com tecnologia 100% Microsoft. Garante alto desempenho com alta capacidade de personalização, para que possa ser adaptado a qualquer necessidade que uma empresa tenha.

Além disso, com o conhecimento necessário, permite a integração com o ERP de forma rápida e segura para exibir todas as informações dos produtos sem uploads manuais.

Automação do processo
Automatizar processos repetitivos ajuda a reduzir os custos operacionais e de mão de obra. Hoje em dia, qualquer empresa, por menor que seja, pode economizar recursos e tempo automatizando seus fluxos de trabalho.

A Power Platform ajuda as empresas a melhorar sua produtividade no trabalho conectando diferentes aplicativos. Adapta-se às necessidades de qualquer negócio e otimiza os processos tornando-os muito mais eficientes.

Inteligência e análise de negócios
As ferramentas de análise de dados são essenciais devido à grande quantidade de dados que as empresas geram. Eles ajudam a tomar decisões rápidas e inteligentes economizando muito tempo e dinheiro.

O Power BI é uma das melhores ferramentas de IA e análise porque permite transformar dados em visualizações avançadas. Fornece informação em tempo real, podendo mostrar os dados das diferentes áreas de trabalho de uma organização. Permite obter uma visão profunda dos dados no momento em que é necessário gerar relatórios personalizados.

Software personalizado
O software personalizado faz parte da implementação e melhoria dos serviços de qualquer negócio. Trata-se da criação de programas de computador pensados ​​a partir das necessidades das empresas para melhorar sua produtividade e agilizar seus processos.

Dessa forma, você pode ter controle total de todas as operações e gerenciar melhor as atividades do negócio. Por ser totalmente customizado, não exige que as empresas se adaptem às funcionalidades do próprio software como é o caso dos padronizados. Assim, a opção mais rentável a longo prazo é a realização de desenvolvimentos à medida que permitam a escalabilidade das suas funcionalidades tendo em conta as necessidades que possam existir no futuro.

Os softwares personalizados mais solicitados pelas empresas costumam ser os seguintes:

Desenvolvimento Web: Criação de novas funcionalidades em websites novos ou existentes com programação personalizada.
Desenvolvimento de APPs: Desenvolvimento de aplicativos privados para melhorar os processos internos de uma empresa ou aplicativos públicos para melhorar a imagem corporativa e aumentar as vendas.
Desenvolvimento de API: Conexão entre diferentes tipos de software com o objetivo de automatizar procedimentos e desenvolver novas funcionalidades.
Marketing digital
É evidente que uma empresa não pode existir sem uma estratégia de marketing digital. Não só oferece uma oportunidade de crescimento, posicionamento e difusão da marca, como também permite alcançar novos clientes independentemente da sua localização geológica.

Para realizar uma estratégia completa de marketing digital, deve-se utilizar uma série de técnicas e ferramentas coordenadas que caminham na mesma direção. É a única forma de alcançar resultados e aumentar a lucratividade das vendas.

Especialistas em projetos de transformação digital
Como vimos, a transformação digital é um grande desafio para as empresas porque envolve a aplicação de novas tecnologias.

Lidar com esse tipo de projeto pode ser uma tarefa complexa e, em muitos casos, um investimento monetário bastante alto. Por isso, contar com uma equipe de profissionais é essencial para alcançar a verdadeira transformação digital.

A Dynamics Square lidera projetos de transformação digital no Reino Unido há mais de 11 anos. Trabalhamos com as melhores ferramentas e tecnologias mais recentes do mercado para colocar toda a nossa experiência e recursos à disposição dos nossos clientes.