O que é Business Intelligence

O que as empresas desejam? Para aumentar sua lucratividade e estabelecer domínio de mercado em seu setor, eles procuram funcionar da maneira mais eficiente possível em comparação com seus rivais. Eles visam aumentar sua renda, em outros termos. E como se deve proceder para fazer isso?

Bem, nesta era de dados, é excelente que as organizações usem seus dados para compreender seu desempenho de mercado antes de desenvolver táticas futuras. Business Intelligence é o nome dado a esse processo como um todo. As empresas agora precisam de inteligência de negócios para manter sua vantagem competitiva e superar seus rivais, aproveitando o poder dos dados! Mas o que é isso exatamente?

O que é Inteligência de Negócios?
A inteligência de negócios refere-se a uma coleção de tecnologias usadas para converter os dados coletados por uma empresa em informações valiosas que podem ser utilizadas para aumentar sua lucratividade. As várias formas de dados que uma empresa cria são analisadas usando essas ferramentas de inteligência. Os insights descobertos a partir dos dados são então apresentados em relatórios, painéis, tabelas, gráficos, resumos, etc.

A inteligência de negócios fornece aos tomadores de decisão em uma empresa todos os dados pertinentes de que precisam de forma condensada para tomar suas decisões de negócios. Ainda assim, precisa aconselhá-los sobre quais políticas desenvolver ou em quais áreas gastar mais.

Tendências de Business Intelligence
Business Intelligence (BI) baseado em nuvem
Qualidade de dados aprimorada
Inteligência Empresarial Colaborativa (BI)
Mecanismo ético defensivo Inteligência Artificial (IA) em ascensão
Integração de Augmented Analytics com Business Intelligence
Importância dos Serviços de Business Intelligence
Por que a inteligência de negócios é importante para as empresas hoje? Os seguintes fatores primários devem levar à adoção de uma estratégia e sistema de BI sólidos:

Informações sobre novos clientes
A inteligência de negócios ajuda as organizações a monitorar e avaliar as tendências de compra mais recentes dos clientes, para que dediquem tempo, dinheiro e recursos a isso.

Depois de usar o BI para entender o que e por que seus consumidores estão comprando de você, os resultados de sua empresa melhorarão. Com essas informações, você pode criar novos produtos e aprimorar os antigos para atender melhor às necessidades e expectativas dos clientes. É uma das causas por trás da exigência de inteligência de negócios.

Qualidade de dados aprimorada
Os dados raramente são perfeitos e há muitas maneiras de aparecerem inconsistências e erros, principalmente ao utilizar um "banco de dados" abaixo da média.

As empresas que frequentemente dedicam tempo para coletar, reter e fornecer dados de alta qualidade obtêm mais sucesso. As empresas podem misturar dados de várias fontes usando software de BI para obter uma imagem completa de suas operações.

Visibilidade
As organizações de inteligência de negócios têm melhor controle sobre seus processos e procedimentos operacionais padrão devido à visibilidade aprimorada de um sistema de BI dessas operações. Foi-se o tempo em que os relatórios anuais com centenas de páginas podiam ser lidos prontamente.

A inteligência de negócios esclarece todas as facetas do seu negócio, simplificando a identificação de áreas que precisam de melhorias e permitindo que você adote uma estratégia proativa em vez de reativa.

Informação útil
Um sistema robusto de business intelligence pode identificar tendências e padrões organizacionais significativos. Você pode entender os impactos de vários processos administrativos e mudanças, fazer julgamentos informados e tomar as medidas necessárias com a ajuda de um sistema de BI.

Eficiência aprimorada
Os sistemas de BI ajudam a melhorar o desempenho organizacional, o que, por sua vez, aumenta a produção e pode aumentar a receita. Graças aos sistemas de business intelligence, as organizações podem facilmente compartilhar informações cruciais entre os departamentos, economizando tempo em geração de relatórios, extração e análise de dados.

As organizações podem reduzir funções e responsabilidades desnecessárias permitindo o compartilhamento de informações com mais eficiência. Como resultado, os trabalhadores têm mais tempo para se concentrar em suas tarefas em vez de processar dados.

Dados em tempo real
Executivos e tomadores de decisão devem esperar que os relatórios sejam elaborados por vários departamentos, o que deixa os dados sujeitos a erros humanos e com risco de ficarem desatualizados antes mesmo de serem levados à consideração.

Os clientes podem acessar dados em tempo real por meio de planilhas, painéis gráficos, e-mails agendados, entre outros métodos fornecidos pelos sistemas de BI. A assimilação, análise e distribuição de grandes quantidades podem ser feitas com rapidez e precisão usando sistemas de inteligência de negócios.

Vantagem Competitiva
Além de todos esses benefícios fantásticos, a inteligência de negócios pode ajudá-lo a descobrir o que seus concorrentes estão fazendo, ajudando sua organização a planejar com antecedência e tomar decisões sábias. É uma das causas por trás da importância da inteligência de negócios.

Para concluir-
Dados de diversas fontes podem ser combinados, analisados ​​e enviados para as partes interessadas certas graças à inteligência de negócios (BI). As empresas podem ter uma visão geral e, como resultado, tomar decisões informadas.

Com as indústrias crescendo rapidamente, a quantidade de informações também está aumentando. As organizações estão continuamente gerando volumes de dados à medida que a velocidade, a variedade e a complexidade dos dados também aumentam. Mas apenas as empresas que sabem como lidar e usar os dados adequadamente podem encontrar insights e gerar lucro.

Em 2022, as empresas estavam trabalhando para se posicionar no longo prazo, abordando as causas dos problemas, incluindo a qualidade dos dados, para criar uma cultura holística orientada por dados. Com o gerenciamento de dados se tornando um fator mais crucial, a descoberta e a visualização de dados também estão se tornando necessárias para as organizações.

Cada escolha de empresa tem certos riscos inerentes, mas esses riscos são menos óbvios ou preocupantes ao empregar um sistema de BI eficaz. À medida que o mundo se torna cada vez mais orientado por dados, empresas de inteligência de negócios como a SG Analytics podem se desenvolver com segurança, pois estão equipadas para lidar com quaisquer desafios que possam surgir. Portanto, é um criador de fortunas e não um adivinho.