6 Benefícios do Marketing Digital

O marketing digital refere-se a qualquer estratégia de marketing que usa dispositivos eletrônicos ou tecnologias digitais para promover um bem ou serviço e monitorar sua eficácia. Para iniciar os esforços de marketing, normalmente é utilizado um computador, um telefone, um tablet ou outro tipo de dispositivo. Eles podem ser visualizados em muitos contextos diferentes, como vídeos da Internet, anúncios gráficos e atualizações de mídia social.

Comparações entre marketing online e táticas mais tradicionais, como mala direta, outdoors e anúncios em revistas, são frequentemente feitas por especialistas em marketing. Tanto o marketing tradicional quanto o digital são bastante bem-sucedidos, mas o marketing digital é único porque pode ser capaz de realizá-lo, exigindo menos esforço e recursos para oferecer um ROI mais alto e um alcance de mercado mais amplo. Como mais pessoas do que nunca estão utilizando a Internet, as estratégias de marketing digital, incluindo Search Engine Optimization (SEO), publicidade gráfica, marketing de mídia social, marketing de conteúdo, marketing de influenciadores e outras estão crescendo em popularidade.

Quais são os benefícios do marketing digital?
1. Resultados econômicos e mensuráveis
Por meio do marketing digital, você tem acesso a diversas ferramentas que podem mensurar e avaliar o sucesso de sua campanha. Quando você tem acesso em tempo real a dados concretos, pode alocar seus dólares de mercado com mais eficiência. Além disso, você pode mudar sua estratégia de marketing à medida que avança, em vez de desistir e começar de novo ou descobrir que sua estratégia falhou após o fato. Esse método pode permitir que você faça economias financeiras significativas e, com o tempo, aumente o retorno do investimento.

2. Opções ilimitadas de segmentação de cliente/cliente
E se a pesquisa de mercado for realizada enquanto seu produto ainda estiver em fase beta? Qual é a abordagem mais rápida para saber como os clientes estão reagindo à sua marca ou à sua campanha mais recente? Ao usar o marketing digital para atingir os clientes certos no momento certo, suas opções são praticamente infinitas. Você pode desenvolver e aprimorar técnicas como redirecionamento, listas de público, enquetes, análises, backlinks, páginas de destino, Google Analytics e outros para descobrir se você está no alvo e o desempenho de sua campanha.

3. Alcance do cliente durante todo o processo de compra
Embora o mapeamento da jornada do cliente não tenha sido criado, o marketing digital contribuiu para sua definição e desenvolvimento. Hoje, você pode identificar os pontos de contato do seu negócio, escolher um perfil de cliente, entender os objetivos de seu mercado-alvo, preparar-se para interações e atualizar rapidamente o mapa de jornada do cliente conforme necessário.

4. Personalização infinita no local
Um dos principais benefícios da personalização é que ela ajuda você a cometer menos erros no início de sua campanha de marketing. Se você tiver mais opções, provavelmente começará sua estratégia sabendo mais. Você pode personalizar completamente todas as etapas de sua campanha usando marketing digital, do início ao fim e até depois.

5. Mais interação com seus clientes
Pense em todos os canais de comunicação disponíveis por meio do marketing digital, como e-mail, mensagens instantâneas, conteúdo do site, vídeos, imagens, postagens em mídias sociais, SMS, widgets e banners. Com o auxílio de ferramentas digitais, você tem oportunidades adicionais para engajar seu público e promover a fidelização de clientes. Você também pode se conectar com uma variedade de clientes em vários setores da indústria.

6. Maior credibilidade da marca
O marketing digital pode ajudar sua empresa a estabelecer credibilidade de marca em um mercado maior. Você pode usar blogs e artigos de opinião para compartilhar informações úteis, contar com influenciadores para promover sua marca, trocar artigos de convidados com outras empresas, desenvolver estudos de caso e transformar a participação do usuário em conteúdo.

Tipos de Marketing Digital
Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)
É quase impossível falar de marketing digital sem falar de SEO. O SEO tenta gerar tráfego para o seu site, aproveitando as palavras-chave para melhorar sua classificação nos mecanismos de pesquisa.

Pesquisa paga
A pesquisa paga, geralmente conhecida como PPC (pay-per-click) ou Google Ads, trabalha para colocar seu site no topo de uma pesquisa, desembolsando dinheiro para o mecanismo de pesquisa para espaços de anúncio em SERPs.

Marketing de mídia social
Uma das melhores maneiras de alcançar seu público é ser ativo nas mídias sociais. Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e YouTube são apenas algumas das plataformas de mídia social que podem ajudá-lo a construir sua marca enquanto cultiva uma cultura digital orgânica.

Marketing de conteúdo
Web designers e equipes de marketing usam o marketing de conteúdo para produzir e disseminar uma mensagem valiosa, apropriada e consistente que atrai e retém um público-alvo. Seu principal objetivo é incentivar os usuários do site a realizarem a compra de seus produtos ou serviços. O material escrito é o elemento mais importante para provar seu ponto.

Marketing de email
O e-mail pode ser usado para promover seus produtos e serviços e criar uma clientela fiel. O e-mail pode ser usado para atualizar seus clientes sobre novos produtos, vendas e outros serviços. Também pode ser um meio de informar seu público sobre sua empresa ou manter o interesse deles, mesmo que eles decidam não comprar seu produto.

Marketing de influenciadores
Um influenciador em marketing é uma pessoa que tem seguidores dedicados nas mídias sociais e é considerado uma autoridade em seu setor. O marketing de influenciadores, que depende de "acenos" de produtos e endossos de influenciadores, ajuda as empresas a estabelecer credibilidade e expandir seu alcance de mercado. Devido à grande quantidade de confiança que os influenciadores sociais ganharam de seus seguidores, as recomendações deles servem como prova social para possíveis compradores sobre sua empresa.