6 Benefícios do Marketing Digital
O marketing digital refere-se a qualquer estratégia de marketing que
usa dispositivos eletrônicos ou tecnologias digitais para promover
um bem ou serviço e monitorar sua eficácia. Para iniciar os esforços
de marketing, normalmente é utilizado um computador, um telefone, um
tablet ou outro tipo de dispositivo. Eles podem ser visualizados em
muitos contextos diferentes, como vídeos da Internet, anúncios
gráficos e atualizações de mídia social.
Comparações entre marketing online e táticas mais tradicionais, como
mala direta, outdoors e anúncios em revistas, são frequentemente
feitas por especialistas em marketing. Tanto o marketing tradicional
quanto o digital são bastante bem-sucedidos, mas o marketing digital
é único porque pode ser capaz de realizá-lo, exigindo menos esforço
e recursos para oferecer um ROI mais alto e um alcance de mercado
mais amplo. Como mais pessoas do que nunca estão utilizando a
Internet, as estratégias de marketing digital, incluindo Search
Engine Optimization (SEO), publicidade gráfica, marketing de mídia
social, marketing de conteúdo, marketing de influenciadores e outras
estão crescendo em popularidade.
Quais são os benefícios do marketing digital?
1. Resultados econômicos e mensuráveis
Por meio do marketing digital, você tem acesso a diversas
ferramentas que podem mensurar e avaliar o sucesso de sua campanha.
Quando você tem acesso em tempo real a dados concretos, pode alocar
seus dólares de mercado com mais eficiência. Além disso, você pode
mudar sua estratégia de marketing à medida que avança, em vez de
desistir e começar de novo ou descobrir que sua estratégia falhou
após o fato. Esse método pode permitir que você faça economias
financeiras significativas e, com o tempo, aumente o retorno do
investimento.
2. Opções ilimitadas de segmentação de cliente/cliente
E se a pesquisa de mercado for realizada enquanto seu produto ainda
estiver em fase beta? Qual é a abordagem mais rápida para saber como
os clientes estão reagindo à sua marca ou à sua campanha mais
recente? Ao usar o marketing digital para atingir os clientes certos
no momento certo, suas opções são praticamente infinitas. Você pode
desenvolver e aprimorar técnicas como redirecionamento, listas de
público, enquetes, análises, backlinks, páginas de destino, Google
Analytics e outros para descobrir se você está no alvo e o
desempenho de sua campanha.
3. Alcance do cliente durante todo o processo de compra
Embora o mapeamento da jornada do cliente não tenha sido criado, o
marketing digital contribuiu para sua definição e desenvolvimento.
Hoje, você pode identificar os pontos de contato do seu negócio,
escolher um perfil de cliente, entender os objetivos de seu
mercado-alvo, preparar-se para interações e atualizar rapidamente o
mapa de jornada do cliente conforme necessário.
4. Personalização infinita no local
Um dos principais benefícios da personalização é que ela ajuda você
a cometer menos erros no início de sua campanha de marketing. Se
você tiver mais opções, provavelmente começará sua estratégia
sabendo mais. Você pode personalizar completamente todas as etapas
de sua campanha usando marketing digital, do início ao fim e até
depois.
5. Mais interação com seus clientes
Pense em todos os canais de comunicação disponíveis por meio do
marketing digital, como e-mail, mensagens instantâneas, conteúdo do
site, vídeos, imagens, postagens em mídias sociais, SMS, widgets e
banners. Com o auxílio de ferramentas digitais, você tem
oportunidades adicionais para engajar seu público e promover a
fidelização de clientes. Você também pode se conectar com uma
variedade de clientes em vários setores da indústria.
6. Maior credibilidade da marca
O marketing digital pode ajudar sua empresa a estabelecer
credibilidade de marca em um mercado maior. Você pode usar blogs e
artigos de opinião para compartilhar informações úteis, contar com
influenciadores para promover sua marca, trocar artigos de
convidados com outras empresas, desenvolver estudos de caso e
transformar a participação do usuário em conteúdo.
Tipos de Marketing Digital
Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)
É quase impossível falar de marketing digital sem falar de SEO. O
SEO tenta gerar tráfego para o seu site, aproveitando as
palavras-chave para melhorar sua classificação nos mecanismos de
pesquisa.
Pesquisa paga
A pesquisa paga, geralmente conhecida como PPC (pay-per-click) ou
Google Ads, trabalha para colocar seu site no topo de uma pesquisa,
desembolsando dinheiro para o mecanismo de pesquisa para espaços de
anúncio em SERPs.
Marketing de mídia social
Uma das melhores maneiras de alcançar seu público é ser ativo nas
mídias sociais. Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e YouTube são
apenas algumas das plataformas de mídia social que podem ajudá-lo a
construir sua marca enquanto cultiva uma cultura digital orgânica.
Marketing de conteúdo
Web designers e equipes de marketing usam o marketing de conteúdo
para produzir e disseminar uma mensagem valiosa, apropriada e
consistente que atrai e retém um público-alvo. Seu principal
objetivo é incentivar os usuários do site a realizarem a compra de
seus produtos ou serviços. O material escrito é o elemento mais
importante para provar seu ponto.
Marketing de email
O e-mail pode ser usado para promover seus produtos e serviços e
criar uma clientela fiel. O e-mail pode ser usado para atualizar
seus clientes sobre novos produtos, vendas e outros serviços. Também
pode ser um meio de informar seu público sobre sua empresa ou manter
o interesse deles, mesmo que eles decidam não comprar seu produto.
Marketing de influenciadores
Um influenciador em marketing é uma pessoa que tem seguidores
dedicados nas mídias sociais e é considerado uma autoridade em seu
setor. O marketing de influenciadores, que depende de "acenos" de
produtos e endossos de influenciadores, ajuda as empresas a
estabelecer credibilidade e expandir seu alcance de mercado. Devido
à grande quantidade de confiança que os influenciadores sociais
ganharam de seus seguidores, as recomendações deles servem como
prova social para possíveis compradores sobre sua empresa.