Como a velocidade e os pontos
de história se correlacionam durante a estimativa do
Sprint
Como a "velocidade" é entendida no scrum?
O termo "velocidade" é usado para descrever o ritmo,
ou a taxa na qual os membros da equipe de
desenvolvimento executam e entregam o trabalho
durante a atividade do sprint quando a metodologia
do scrum é implementada em um projeto. É uma técnica
simples, mas poderosa, para gerar uma estimativa
razoavelmente confiável sobre o que a equipe é capaz
de fazer e a taxa na qual ela pode entregar
histórias de usuários completas no final do sprint.
É importante saber que as histórias desenvolvidas
devem ser totalmente "completas" e "entregáveis"
para serem consideradas na estimativa. As histórias
de usuários aceitas como "concluídas" são incluídas
para o cálculo da velocidade no scrum.
Por que é necessário estimar a velocidade
Scrum inclui muito planejamento e estabelecimento de
metas quando deve ser implementado. O proprietário
do produto prepara um backlog do produto, que contém
a lista de histórias de usuários ou os requisitos
necessários para fabricar o produto. Uma vez que a
lista esteja preparada, a pessoa é obrigada a dar
uma estimativa aos investidores e partes
interessadas sobre quanto tempo o produto levará
para ser desenvolvido e quando ele poderá ser
utilizado para fins de venda. É quando surge um
problema - como pode ser dada uma estimativa
adequada em relação ao desenvolvimento do produto?
No caso de metodologias de desenvolvimento
tradicionais, como Waterfall, a estimativa
geralmente é dada pelo cálculo das horas de trabalho
com base na produtividade entregue por membros
individuais da equipe. No caso de scrum isso não é
possível, pois o foco está na equipe como um todo. O
esforço individual não conta no scrum. É o que a
equipe entrega como uma unidade inteira que é mais
importante. Além disso, os membros da equipe possuem
níveis variados de especialização. Um desenvolvedor
experiente pode concluir uma tarefa em duas horas,
enquanto um novato ou amador pode concluir a mesma
tarefa em oito horas. Além disso, aumenta a
complexidade de criar uma estimativa confiável.
O que são pontos de história no scrum?
Para superar esse problema, pontos conhecidos como
"pontos de história" são atribuídos a cada história
de usuário com base em seu nível de dificuldade.
Histórias simples e fáceis valem menos pontos,
enquanto as difíceis valem mais. Um story point é um
valor numérico arbitrário atribuído a uma história
para indicar a complexidade associada à
funcionalidade vinculada ao desenvolvimento. Em
palavras simples, o ponto da história transmite o
quão complexo e difícil é o requisito específico. O
story point pode ser um número inteiro, mas também
pode ser fracionário, dependendo da maneira pela
qual a complexidade é determinada para um requisito
específico. Por exemplo, um programador experiente
pode achar uma tarefa específica fácil e atribuir
cinco pontos a uma história. Um desenvolvedor
iniciante pode achar a tarefa difícil e atribuir dez
pontos a ela. Assim, a história do usuário pode ser
associada a dois valores dependendo de quem
desenvolve a história - cinco e dez. Isso está em
contradição, pois o ponto da história deve ser um
número único. Não pode assumir dois valores. Em tais
cenários, o scrum master atribui um valor médio dos
dois números, ou seja,
| Pontos de história
Programador experiente | 10
Programador iniciante | 5
Valor médio | [(10 + 5) / 2] (dois programadores) =
7,5
O valor de pontos de história para o exemplo acima
seria 7,5.
Como os pontos da história e a velocidade estão
relacionados?
Uma vez que o backlog do produto é criado, o
proprietário do produto é responsável por fornecer
uma estimativa sobre a conclusão do projeto. A
pessoa começa a atribuir pontos de história às
histórias de usuário contidas no backlog. Ele ou ela
também pode solicitar ajuda ou aconselhamento do
scrum master conforme e quando necessário ao
atribuir os pontos. Uma vez que todas as histórias
estejam ligadas com os pontos de história
apropriados, todos os pontos são somados para formar
um total geral. Esse total fornece uma ideia de quão
grande ou grande é todo o projeto. Por exemplo, um
projeto pode incluir histórias de usuários que podem
totalizar trezentos pontos. Torna-se possível criar
uma estimativa assim que um total geral estiver
disponível.
Pontos da história do backlog do produto | 300
pontos
Número total de pontos que podem ser |
desenvolvido com sucesso por toda a equipe |
durante o sprint (suponha ou suponha) | 30 pontos /
sprint
Portanto, o total de sprints necessários para
processar |
o backlog do produto | 300 / 30 = 10 sprints
Um sprint dura por | 2 semanas
Portanto, 10 sprints podem se estender por | 2
semanas x 10 sprints = 20 semanas
O projeto inteiro pode ser estimado para ser
concluído em 20 semanas.