O gráfico Burn Down Uma
ferramenta eficaz de planejamento e monitoramento no
Scrum
Os gráficos de burn down são ferramentas comuns de
rastreamento de sprint usadas na metodologia scrum.
Seu uso e aplicação podem variar dependendo de como
o proprietário do produto decide implementar o
projeto scrum. Muitos fatores como:
A natureza do produto
Os níveis de complexidade do projeto
Tempo total em que o projeto deve ser concluído
O que as partes interessadas desejam que o projeto
entregue, etc.
Afeta a maneira pela qual o scrum deve ser
implementado. Mesmo que o scrum possa ser aplicado
em um projeto de várias maneiras e maneiras, um
aspecto sempre permanece consistente,
independentemente do método usado para implementar o
scrum - é muito importante monitorar a atividade
diária do sprint e garantir que os sprints sejam
realizados de acordo com o cronograma decidido
durante a reunião de planejamento do sprint. No
scrum, a quantidade ou quantidade de trabalho a ser
realizada é determinada durante a reunião de
planejamento do sprint. O proprietário do produto
escolhe várias histórias de usuário dependendo de
suas prioridades e prepara uma lista de histórias a
serem desenvolvidas pelos membros da equipe. Esta
lista é composta pelo backlog do sprint. Cada
história de usuário no sprint backlog é
posteriormente dividida em tarefas individuais que
são desenvolvidas pelos membros da equipe durante o
sprint. À medida que o sprint diário avança, as
tarefas são desenvolvidas e as histórias de usuários
são concluídas como resultado do processo de
desenvolvimento. É muito importante monitorar quais
histórias do usuário foram concluídas e quantas
delas ainda estão pendentes no sprint atual. Os
gráficos de burn down são usados para rastrear
quantas histórias de usuários ou "trabalhos" foram
concluídos e quanto ainda está pendente.
Dependendo das preferências pessoais, a equipe pode
usar dois tipos de gráficos:
1. Queime gráficos
Para exibir as histórias de usuários que foram
concluídas até a data no sprint
2. Queime gráficos
Para exibir as histórias de usuários pendentes no
sprint atual
Como criar um gráfico de burn down eficaz
Durante a segunda metade da reunião de planejamento
do sprint, a equipe de desenvolvimento analisa as
histórias de usuário incluídas no sprint backlog e
as divide em tarefas que podem ser desenvolvidas
para fins de programação pelos membros da equipe.
Cada tarefa deve estar associada a uma certa duração
dentro da qual deve ser desenvolvida. É importante
limitar o tempo necessário para a atividade de
desenvolvimento, pois não fazer isso pode resultar
em sprints incompletos. O limite de tempo é
geralmente definido em termos de "horas de
trabalho". Uma vez que o detalhamento da tarefa
esteja disponível, torna-se possível traçar o
gráfico de burn down. Se a equipe scrum estiver
usando uma ferramenta de gerenciamento scrum, o
gráfico de burn down pode ser criado usando a
ferramenta específica após especificar o sprint
backlog arrastando as histórias do usuário para ele
(feito pelo proprietário do produto). No entanto,
Em sua forma mais simples, o gráfico de burn down
pode ser plotado especificando os dias de sprint
diários ao longo do eixo X horizontal e o esforço
restante ao longo do eixo Y vertical. Muitas vezes,
uma linha diagonal é esticada do lado superior
esquerdo do gráfico até o lado inferior direito do
gráfico. Esta linha representa a velocidade "ideal"
na qual o trabalho deve ser realizado para completar
com sucesso o sprint. Quando mencionamos uma
conclusão bem-sucedida do sprint, geralmente
queremos dizer que todas as tarefas e histórias de
usuário contidas no backlog do sprint são concluídas
até o último dia do sprint e a última hora do
sprint, após o qual toda a iteração do sprint
termina e uma nova um é iniciado após a próxima
reunião de planejamento do sprint.
Para fins de explicação, consulte o seguinte sprint
hipotético:
Duração do Sprint 2 semanas
Equipe Tamanho 7 membros
Horas por dia no sprint diário 6 horas
Esforço restante ou o total de tarefas a serem
concluídas durante todo o sprint 420 horas
No primeiro dia, ou o "Dia 1" do sprint, o esforço
restante é equivalente a todo o sprint backlog, já
que o sprint está apenas começando e nenhuma das
tarefas foi concluída. A condição pode ser plotada
usando as coordenadas (0,420) no gráfico. À medida
que o sprint avança, até o final do primeiro dia e o
início do segundo dia ou "Dia 2" do sprint, o
trabalho igual a 20 "horas de trabalho" foi
concluído. Isso indica que o total de trabalho
restante agora é de 420 - 20 = 400 horas de
trabalho. A condição é plotada usando as coordenadas
(1.400) no gráfico. A coordenada pode ser
interpolada desenhando uma linha imaginária que se
estende desde o segundo dia ao longo do eixo X em
uma direção vertical onde o valor de X é igual a 1,
e estendendo outra linha imaginária ao longo do eixo
Y na direção horizontal onde o valor de Y é
equivalente a 400. O ponto de interseção de ambas as
linhas imaginárias que se estendem dos eixos é
(1.400). Da mesma forma, outros pontos de
coordenadas podem ser plotados no gráfico calculando
a diferença do trabalho restante e o número total de
dias que o sprint progrediu.