Scrum e sua adaptabilidade
De acordo com a Wikipedia, no rugby, scrum é o ato ou método de reiniciar o jogo após uma infração quando os dois grupos adversários de atacantes se agrupam com as cabeças para baixo e os braços entrelaçados e empurram para ganhar terreno enquanto o meio scrum joga a bola e as prostitutas tentar colher isso para sua própria equipe. Um scrum é normalmente chamado pelo árbitro (set scrum), mas pode ser formado espontaneamente (loose scrum).
Scrum é um framework e não uma metodologia. Os frameworks são mais flexíveis e precisam ser implementados em um projeto antes que seus benefícios possam ser aproveitados.
Figura 1: Estrutura Scrum
Scrum é um framework que pode ser usado para implementar metodologias ágeis. Suas regras geralmente unem um conjunto de eventos, papéis e artefatos que geralmente governam as relações e interações entre eles.
É mais fácil rastrear, monitorar e redesenhar pequenas partes do produto em vez do produto real. Quando pequenos segmentos do produto são desenvolvidos periodicamente de forma sustentada, torna-se viável o cumprimento dos prazos de conclusão do projeto.
O produto real é dividido em "histórias de usuário" implantáveis menores. Cada história é executada no padrão 3-Amigos, onde um designer, um desenvolvedor e um testador trabalham juntos para lançar uma história. Scrum suporta ciclos incrementais do produto, conhecidos como "sprints".
Figura 2: Processo Scrum
O processo Scrum Agile é regido pelo "envolvimento humano e tomada de decisão".
Três papéis principais que controlam o processo Scrum são o Product Owner, a equipe de desenvolvimento e o Scrum Master. PO ignora o que precisa ser implantado e de forma estruturada. A equipe de desenvolvimento colabora e facilita histórias de usuários "implantáveis" de maneira incremental. O Scrum Master observa que a equipe não enfrenta nenhum obstáculo técnico.
Figura 3: Funções
DevOps é uma prática para integrar a equipe de desenvolvimento e a equipe de operações. Isso é para acelerar o processo de desenvolvimento, lançamento e gerenciamento. Maximize a eficiência e minimize as ameaças.
HISTÓRIA DO MODELO ÁGIL SCRUM
Product Owner é quem lista os recursos do produto a serem implantados e os prioriza, mantendo seu valor de negócio; é conhecido como Sprint Backlog. Na atividade Sprint Planning, a equipe de desenvolvimento (ou seja, Scrum de jogadores no Rugby) seleciona as características do produto e estima os esforços. Discutir mutuamente e concordar com o escopo do trabalho que deve ser feito durante esse sprint. 3-A equipe do Amigo trabalha em conjunto para liberar o recurso no prazo estimado, conhecido como Sprint. O sprint atual dura de 5 a 7 dias, enquanto os convencionais duram de 2 a 4 semanas. Na reunião de Stand-up Diário, que dura 15 minutos, a equipe atualiza sobre o que cada indivíduo completou, planejou e quaisquer impedimentos. O Scrum Master observa que a equipe não enfrenta nenhum problema técnico. O Product Owner verifica o desenvolvimento realizado, servindo de proxy para os stakeholders da equipe. Um gráfico de queima de liberação é preparado; é um gráfico de execução de trabalho notável.
Figura 4: Objetivos da Retrospectiva do Sprint
No final de um sprint, a equipe realiza dois eventos: a revisão do sprint e a retrospectiva do sprint. Na Revisão da Sprint, a equipe: Revisa o trabalho que foi concluído e o que não foi concluído. Apresenta o trabalho concluído para as partes interessadas. A equipe e as partes interessadas colaboram sobre o que trabalhar em seguida. Duas questões principais são feitas na Sprint Retrospective: O que correu bem durante o sprint? O que poderia ser melhorado no próximo sprint?
Figura 5: Gráfico Burndown de Liberação
ADAPTAÇÃO DO SCRUM
Introduzir o Scrum em uma empresa é análogo a ensinar a escrever alfabetos ingleses no jardim de infância. Um professor ensinará como escrever o alfabeto "A" e pedirá às crianças que pratiquem "A". Ela vai um por um, ou ela pode bater os alfabetos semelhantes "I" e "L". Da mesma forma, as equipes do 3-Amigo escolhem os recursos, ou similares/relacionados ao clube, para desenvolver. O modelo tradicional Waterfall funciona - Análise dá ao Desenvolvedor, dá ao Testador. Mas no modelo Scrum, o lead time é removido e os hand-offs são reduzidos.
As mudanças de DevOps e Agile estão unindo as equipes. As operações não serão em silos.
No Projeto Kick-off, negócios, usuários e desenvolvedores estão todos em uma sala. Este workshop multifuncional dá a toda a equipe uma noção concreta do objetivo, do quadro geral e ajuda a afrouxar os limites entre análise, desenvolvimento e teste.
Equipes ágeis precisam ser voluntárias, não recrutas. É fácil lidar com pessoas que não têm certeza se isso funcionará, mas não com aquelas que têm certeza de que não. Eles podem garantir que não. Não venda a descoberto, use a técnica dos 5 Porquês para chegar ao fundo da resistência e responder eficazmente a essas razões.
A melhor abordagem para introduzir o Scrum é que o Scrum Master incentive continuamente a equipe a pensar ágil. O maior obstáculo é a mudança de cultura da equipe e, uma vez estabelecido, é mais fácil fazer outras coisas. Com uma atitude colaborativa, abertura para aprender novas habilidades e paciência, um grupo de especialistas pode evoluir para uma equipe de especialistas generalizados de alto desempenho.
O que acontece depois do Scrum?
"As principais decisões devem ser tomadas pelas pessoas envolvidas com o conhecimento certo".
Os Product Owners descrevem a visão e o propósito para novos Product Backlogs
Os gerentes descrevem a estrutura de capacitação, por exemplo, localização física das novas equipes
Os funcionários decidem a qual equipe pertencem
A formação de equipes é facilitada pelos Scrum Masters através da formação de equipes e outras atividades relevantes
A adoção do Scrum é uma jornada que resulta em uma transformação nas formas como a organização de TI e os negócios funcionam.
Nós nos concentramos em passar de "fazer ágil" para "ser ágil". As partes mecânicas do Scrum estão funcionando e o foco agora é ser ágil e ter uma mentalidade ágil.
Temos clientes reais como donos de produtos.
Nossos proprietários de produtos são funcionários contratados em nossos clientes. Eles se sentam conosco fisicamente em nosso local diariamente e participam de todos os eventos.
Temos buy-in da gestão.
Eles apoiam a transformação e entendem o que significa ter uma mentalidade ágil - na verdade, muitos deles estão trabalhando em equipes de gerenciamento fazendo Scrum para planejar seu trabalho.
Temos muitos coaches ágeis.
Para facilitar a melhoria contínua, temos coaches ágeis ancorados localmente que são capacitados.