Portal do Marketing

Tudo sobre Marketing
  • Home
  • Artigos
  • Dinâmicas
  • Dicionários
  • Frases
  • Profissionais
  • Busca
  • YouTube
      

 

Um guia abrangente para gerenciamento ágil de projetos

Agile não é apenas uma metodologia, mas um modo de vida. Uma abordagem iterativa e ágil adotada pelas Organizações para acompanhar as mudanças e responder às incertezas. Um Agile Project Management ajuda a dividir grandes responsabilidades em partes menores e entregar projetos mais rápido e melhor.

História do Ágil

O desenvolvimento de software no final da década de 1990 enfrentou a maior crise ou a chamada 'Crise de Desenvolvimento de Aplicativos'. O enorme intervalo de tempo entre as operações e a entrega do projeto frustrou os desenvolvedores, e as mudanças sem precedentes nos requisitos do cliente, tecnologia e outras variáveis ​​pioraram as coisas.

Esse problema levou os desenvolvedores de software a realizar reuniões informais e inovar uma abordagem mais flexível. E assim, a reunião deliberada de 2001 no Snowbird Ski Resort em Wasatch Mountains de Utah - deu origem a um novo método - a Metodologia Ágil.

Ágil e seus princípios

Com o Agile veio a Agile Alliance e o Manifesto for Agile Software Development ou o Agile Manifesto. Em sua essência, o Manifesto fala por 4 valores e 12 princípios que os desenvolvedores de software devem usar para orientar seu trabalho.

Os 4 valores fundamentais são:

Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas
Software que trabalha sobre uma documentação completa
Colaboração do cliente sobre a negociação do contrato
Respondendo à mudança ao invés de seguir um plano
Os 12 princípios são:

Para satisfazer os clientes com entrega mais rápida de projetos valiosos
Abraçando os requisitos em mudança ao longo do processo de desenvolvimento
Enfatizando prazos mais curtos e entrega frequente de trabalho
Colaboração entre desenvolvedores de software e partes interessadas de negócios durante todo o processo de desenvolvimento
Motivar e apoiar as equipes para que o trabalho seja feito
A conversa cara a cara entre os desenvolvedores melhorará a comunicação
Um software funcional entregue ao cliente será a principal medida de progresso
Processos ágeis promovem o desenvolvimento sustentável e cada equipe acompanha o ritmo uma da outra
Uma verificação constante das habilidades técnicas e do design aumentará a agilidade
Simplicidade - desenvolver apenas o suficiente é essencial
Equipes auto-organizadas incentivam as melhores arquiteturas, requisitos e designs
A equipe reflete regularmente para se tornar mais eficaz e se ajustar de acordo
Gerenciamento Ágil de Projetos
Antes que possamos formular uma declaração definitiva, vamos detalhar os fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos.

Iterativo - O processo ágil é iterativo. O desenvolvimento de software é empilhado em iterações e cada iteração é inspirada na iteração anterior. Os desenvolvedores podem detectar problemas e alterá-los em cada iteração. O projeto é desenvolvido em diferentes seções. A comunidade scrum já havia usado a palavra 'sprint' para descrever essas seções, mas nos tempos contemporâneos ambas as palavras são frequentemente usadas de forma intercambiável.

Abraçando a mudança e respondendo a ela - uma vez que a tecnologia e os requisitos do cliente estão mudando continuamente e manter o ritmo com eles é o fator dominante de sucesso, o Agile ajuda as organizações a responder às incertezas e evoluir ao longo do processo de desenvolvimento. Embora o trabalho seja dividido em diferentes seções, cada iteração agrega valor ao produto, tornando-o flexível para mudanças. As equipes são motivadas a abraçar o fracasso e experimentar. A cada tentativa fracassada, eles aprenderão sobre as deficiências e farão os ajustes necessários.

Comunicação de valores e feedback - A Agile Alliance colocou mais ênfase na comunicação e interação humana do que em documentos, ferramentas e processos. Com a comunicação direta, tanto os desenvolvedores quanto as partes interessadas do negócio se mantêm informados sobre o progresso e o feedback regular em cada iteração incentiva um produto em funcionamento a ser testado. Por exemplo, uma conversa de 30 segundos abrirá mais oportunidades do que um e-mail.

Entregue o produto mais rápido e melhor - Agile facilita um ambiente de trabalho colaborativo com ciclos de trabalho mais curtos. Como há uma melhor colaboração entre as equipes e entre a organização e as partes interessadas do negócio, isso nega a norma tradicional de estágios longos e lineares de desenvolvimento. Assim, o produto é entregue em um prazo menor e é mais eficaz e eficiente.

Para resumir, o Agile Project Management é uma metodologia de desenvolvimento colaborativa e iterativa que abraça a mudança e motiva as equipes a responder a ela, valoriza a comunicação e o feedback humano e incentiva a entrega de produtos de maneira mais rápida e melhor.

Melhores práticas de gerenciamento ágil de projetos

Desenvolvimento iterativo - Como já mencionado anteriormente, dividir o trabalho em iterações facilita o foco nessas partes específicas. Por meio desses segmentos pequenos, sua equipe pode terminar cada peça de maneira oportuna e eficiente.

Reuniões diárias e comunicação contínua - Uma abordagem Agile incentiva o emprego das especialidades de cada trabalhador. Para isso, a comunicação entre cada equipe é importante. Realizar reuniões diárias curtas e concisas pode manter todos informados sobre o andamento do trabalho.

Aproveitando as ferramentas - O uso de ferramentas projetadas especificamente para gerenciamento pode aliviar a dor de se levantar das mesas e correr pelo escritório, e todos ainda estão na mesma página. Isso não é mais uma opção, mas uma necessidade para o bom funcionamento da Organização.

Experimentos e aceitação de falhas - A metodologia tradicional era negativa em relação a testes e experimentos, razão pela qual as organizações orientadas pela abordagem em cascata só conseguiam entregar projetos incompetentes. O Agile incentiva experimentos e aprendizado com o fracasso. Quando sua equipe encontra falhas nesses experimentos, eles podem criar rotas melhores e mais eficientes para entregar um produto aprimorado.

Feedback - Um pequeno apreço por sua equipe pode motivá-los a trabalhar duro. Ao mesmo tempo, lembrá-los de quando eles estragam as coisas os ajudará a aprender com seus erros. Você sempre pode fornecer feedback sobre o progresso e o desempenho de sua equipe sempre que puder.




 


Copyright © 2000 - 2022 - Portal do Marketing - Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade