Administração - Servindo a uma direção
Por Leonardo Aureliano da Silva
20/12/2010
A palavra administração tem a sua origem no latim, ad igual à direção e minister o mesmo que servir. Baseado na etimologia desta palavra se faz necessário pensar em qual direção estamos servindo. Em direção ao sucesso ou ao fracasso?
Uma empresa forte e saudável se expressa na relação cordial com os seus funcionários, com a sociedade e com os seus clientes. Diante desta afirmativa, podemos fazer um breve paralelo entre o ser humano e o ser “pessoa jurídica”. Todo ser humano tem uma missão e um objetivo em sua vida, a vontade de viver e o esforço para melhorar a condição de vida no presente e no futuro tornam-se uma constante. Assim, também ocorre com as organizações empresariais que baseadas nas diretrizes organizacionais, isto é, missão e visão manifestam a sua razão de ser e o futuro que desejam alcançar.
Tomar consciência de que a empresa existe pelas pessoas e para as pessoas é fundamental para delinear suas potencialidades. O jeito de ser organizacional é resultado do jeito de ser de seus funcionários.
Por isso se torna cada vez mais importante o investimento no ser humano. Evitei propositalmente o termo contemporâneo “capital intelectual”, pois nivelar a inteligência do ser humano ao valor subjetivo do dinheiro é coisificar a vida. Pergunto: Quanto vale a sua vida?
Ao aceitarmos trabalhar em uma organização devemos estar cientes que serviremos a uma determinada direção. Nossos valores pessoais devem estar em consonância com os valores propostos pela empresa, que nessa relação poderemos obter o sucesso ou o fracasso.
Conhecer o mercado que a empresa atua, o tempo que ela está no mercado, e alguém que já trabalha na empresa em questão, nos levará a pensar se esta é ou não a direção que queremos servir, mesmo porque o que está em jogo não é apenas um emprego, mas sobretudo a nossa vida!
Leonardo Aureliano da Silva é Bacharel em Administração de Empresas;Especialista em Administração de Marketing;Pesquisador em marketing e estratégias de marketing;Mestrando em Administração - UNINOVE;Professor Universitário – Universidade Nove de Julho - UNINOVE; Leciono disciplinas relacionadas à Administração e Marketing;Atuei em Empresas do Setor Bancário e Securitário.mkt_academico@yahoo.com.br
Por Leonardo Aureliano da Silva
20/12/2010
A palavra administração tem a sua origem no latim, ad igual à direção e minister o mesmo que servir. Baseado na etimologia desta palavra se faz necessário pensar em qual direção estamos servindo. Em direção ao sucesso ou ao fracasso?
Uma empresa forte e saudável se expressa na relação cordial com os seus funcionários, com a sociedade e com os seus clientes. Diante desta afirmativa, podemos fazer um breve paralelo entre o ser humano e o ser “pessoa jurídica”. Todo ser humano tem uma missão e um objetivo em sua vida, a vontade de viver e o esforço para melhorar a condição de vida no presente e no futuro tornam-se uma constante. Assim, também ocorre com as organizações empresariais que baseadas nas diretrizes organizacionais, isto é, missão e visão manifestam a sua razão de ser e o futuro que desejam alcançar.
Tomar consciência de que a empresa existe pelas pessoas e para as pessoas é fundamental para delinear suas potencialidades. O jeito de ser organizacional é resultado do jeito de ser de seus funcionários.
Por isso se torna cada vez mais importante o investimento no ser humano. Evitei propositalmente o termo contemporâneo “capital intelectual”, pois nivelar a inteligência do ser humano ao valor subjetivo do dinheiro é coisificar a vida. Pergunto: Quanto vale a sua vida?
Ao aceitarmos trabalhar em uma organização devemos estar cientes que serviremos a uma determinada direção. Nossos valores pessoais devem estar em consonância com os valores propostos pela empresa, que nessa relação poderemos obter o sucesso ou o fracasso.
Conhecer o mercado que a empresa atua, o tempo que ela está no mercado, e alguém que já trabalha na empresa em questão, nos levará a pensar se esta é ou não a direção que queremos servir, mesmo porque o que está em jogo não é apenas um emprego, mas sobretudo a nossa vida!
Leonardo Aureliano da Silva é Bacharel em Administração de Empresas;Especialista em Administração de Marketing;Pesquisador em marketing e estratégias de marketing;Mestrando em Administração - UNINOVE;Professor Universitário – Universidade Nove de Julho - UNINOVE; Leciono disciplinas relacionadas à Administração e Marketing;Atuei em Empresas do Setor Bancário e Securitário.mkt_academico@yahoo.com.br