A Teoria Neoclássica
24/06/2008
Características
As principais características da Teoria
Neoclássica são as seguintes:- Ênfase na prática da administração.
- Reafirmação dos postulados clássicos.
- Ênfase nos princípios gerais de administração.
- Ênfase nos objetivos e nos resultados.
- Ecletismo nos conceitos.
- Ênfase na departamentalização.
Administração como técnica social
Para os neoclássicos, a “Administração
consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um
grupo de pessoas para um objetivo comum. O administrador é
aquele que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o
mínimo dispêndio de recursos e de esforço e com menos atritos
com outras atividades úteis”. A Administração é uma atividade
essencial a todo esforço humano coletivo, seja na empresa
industrial ou de serviços, no exército, hospitais, na igreja
etc. O ser humano necessita cooperar com outras pessoas para
atingir seus objetivos. A Administração é basicamente uma
técnica social de lidar com pessoas, influenciando-as para
conquistar objetivos e resultados... Conforme as necessidades
internas e externas, a organização pode ser estruturada seguindo
uma especialização vertical ou uma especialização horizontal, a
saber:Especialização vertical = maior número de
níveis hierárquicosEspecialização horizontal =
departamentalização - maior número de órgãos
Aspectos administrativos comuns às organizações
Todas as instituições são organizações e têm
uma dimensão administrativa comum. Cada organização deve ser
considerada sob o ponto de vista de eficácia e de eficiência,
simultaneamente. Eficácia é a medida do alcance de resultados,
enquanto eficiência é a medida da utilização dos recursos nesse
processo. Em termos econômicos, a eficácia da empresa refere-se
à sua capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade por
meio do suprimento de produtos (bens ou serviços), enquanto a
eficiência é uma relação técnica entre entradas e saídas. Assim,
a eficiência é uma relação entre custos e benefícios, ou seja,
uma relação entre os recursos aplicados e o produto final
obtido: é a razão entre esforço e resultado, entre despesa e
receita, entre custo e benefício resultante. Contudo, nem sempre
a eficácia e a eficiência andam de mãos dadas. Uma empresa pode
ser eficiente em suas operações e pode não ser eficaz, ou
vice-versa. Pode ser ineficiente em suas operações e, apesar
disso, ser eficaz, muito embora a eficácia fosse bem melhor
quando acompanhada da eficiência. Pode também não ser eficiente
nem eficaz. O ideal seria uma empresa igualmente eficiente e
eficaz, ao qual se poderia dar o nome de excelência.
Princípios básicos da organização
Os neoclássicos dão algumas pinceladas
adicionais no conceito de organização formal. A organização
consiste em um conjunto de posições funcionais hierárquicas
orientado para o objetivo econômico de produzir bens ou
serviços. Os princípios fundamentais da organização formal são:- Divisão do trabalho.
- Especialização.
- Hierarquia.
- Amplitude administrativa.
- Autoridade é alocada em posições da organização e não em pessoas. Os administradores têm autoridade devido às posições que ocupam. Outros administradores nas mesmas posições têm a mesma autoridade.
- Autoridade é aceita pelos subordinados. Os subordinados aceitam a autoridade dos superiores porque acreditam que eles têm o direito legítimo, transmitido pela organização, de dar ordens e esperar o seu cumprimento.
- A autoridade flui para baixo através da hierarquia verticalizada. A autoridade flui do topo até a base da organização, e as posições do topo têm mais autoridade do que as posições da base.
A responsabilidade é o outro lado da moeda. Significa o dever de desempenhar a tarefa ou atividade para a qual a pessoa foi designada. O grau de autoridade é proporcional ao grau de responsabilidade assumida pela pessoa. Para os autores neoclássicos, a responsabilidade provém da relação superior-subordinado e do fato de alguém ter autoridade para exigir determinadas tarefas de outras pessoas. É a relação contratual pela qual o subordinado concorda em executar serviços em troca de retribuições ou compensação monetária. A autoridade emana do superior para o subordinado, enquanto a responsabilidade é a obrigação exigida do subordinado para que este realize tais deveres. Como se diz, a responsabilidade é delegada a subordinados, embora o que se delega é a autoridade e não somente a responsabilidade. Sobre este assunto há muita discussão e controvérsia.DelegaçãoDelegação é o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia. Muitas organizações encorajam seus gerentes a delegar autoridade aos níveis mais baixos a fim de proporcionar o máximo de flexibilidade para satisfazer as necessidades do cliente e se adaptar ao ambiente. As técnicas de delegação de autoridade são as seguintes:
- Delegar a tarefa inteira, O gerente deve delegar uma tarefa inteira a uma pessoa, em vez de subdividi-la entre várias pessoas. Isso dá a cada indivíduo a responsabilidade completa e aumenta sua iniciativa, enquanto proporciona ao gerente melhor controle sobre os resultados.
- Delegar à pessoa certa. O administrador deve conciliar o talento da pessoa com a tarefa para que a delegação seja eficaz e avaliar os subordinados que são independentes nas decisões e que desejam assumir responsabilidades.
- Delegar responsabilidade e autoridade. Designar apenas as tarefas não constitui uma delegação completa. A pessoa deve ter responsabilidade para realizar a tarefa e autoridade para desempenhar a tarefa da maneira que julgar melhor.
- Proporcionar informação adequada. A delegação deve incluir informação sobre o quê, por que, quando, onde, quem e como. O subordinado deve compreender a tarefa e os resultados esperados.
- Manter retroação. Retroação significa linhas abertas de comunicação com o subordinado para responder questões e proporcionar orientação, mas sem exercer controle. A retroação dá ao subordinado a pista certa, e as linhas abertas de comunicação aumentam a autoconfiança.
- Avaliar e recompensar o desempenho. O administrador deve avaliar os resultados alcançados e não apenas os métodos. Quando os resultados não alcançam as expectativas, o gerente deve mostrar os erros e conseqüências. Quando alcançam ou ultrapassam as expectativas, o gerente deve recompensar o trabalho bem-feito com orgulho, recompensas financeiras e delegação de novas atividades.
Centralização e descentralização
Enquanto a Teoria Clássica de Fayol defendia
a organização linear caracterizada pela ênfase dada à
centralização da autoridade, a Administração Científica de
Taylor defendia a organização funcional caracterizada pela
descentralização da autoridade. O problema da centralização
versus descentralização é um assunto amplamente discutido pela
Teoria Neoclássica. A centralização e a descentralização
referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser
tomadas. Centralização significa que a autoridade para tomar
decisões está centrada no topo da organização. Com a
descentralização, a autoridade de tomar decisões é delegada aos
níveis baixos da organização.CentralizaçãoA centralização enfatiza as relações
escalares, isto é, a cadeia de comando. A organização é
desenhada dentro da premissa de que o indivíduo no topo possui a
mais alta autoridade e que a autoridade dos demais indivíduos é
escalada para baixo, de acordo com sua posição relativa no
organograma. A cadeia escalar — ou cadeia de comando — está
intimamente relacionada à unidade de comando.Vantagens
A centralização foi valorizada no passado devido às seguintes vantagens:
- As decisões são tomadas por pessoas que têm visão global da empresa.
- Os tomadores de decisão no topo são mais bem treinados e preparados do que os dos níveis mais baixos.
- As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais.
- A centralização elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz custos operacionais.
- Funções — como compras e tesouraria — permitem maior especialização e vantagens com a centralização.
Todavia, a centralização tem suas desvantagens, como:
- As decisões tomadas na cúpula estão distanciadas dos fatos locais e das circunstâncias.
- Os tomadores de decisão no topo têm pouco contato com as pessoas e situações envolvidas.
- As linhas de comunicação ao longo da cadeia escalar provocam demoras e maior custo operacional.
- As decisões passam pela cadeia escalar através de pessoas intermediárias e possibilitam distorções no processo de comunicação das decisões.
A descentralização faz com que as decisões sejam pulverizadas para os níveis mais baixos da organização. A tendência moderna é descentralizar para dar melhor utilização dos recursos humanos. O princípio que rege a descentralização é assim definido: a autoridade para tomar ou iniciar a ação deve ser delegada tão próximo da cena quanto possível. A descentralização é tanto maior quanto:
- As decisões importantes são tomadas nos níveis mais baixos da hierarquia.
- Menor a supervisão sobre as decisões tomadas. A descentralização significa relativa autonomia e independência para tomar decisões. Ocorre quando não há nenhum controle direto sobre a tomada de decisão.
- Complexidade dos problemas organizacionais. O avanço tecnológico, as inovações, a intensificação das comunicações, a diversificação das linhas de produtos e mercados em desenvolvimento requerem versatilidade, rapidez e precisão nas decisões, o que é impossível quando a autoridade é concentrada em um só executivo no topo da organização. Aí, um só pensa, enquanto a totalidade das pessoas trabalha dependendo de suas decisões. A descentralização utiliza todos os cérebros e músculos da organização.
- Delegação de autoridade. A organização, como um organismo vivo, deve estar apta ajustar-se e expandir-se continuamente para sobreviver e crescer. O crescimento é um sinal de vitalidade e garantia de sobrevivência. Para não atrofiar essa vitalidade com sobrecarga de trabalho, a delegação de autoridade a resposta correta para aumentar o esforço da organização.
- Mudança e incerteza. Quanto maior a necessidade de mudança e de inovação, tanto maior será a necessidade de descentralização.
- Em tempos de estabilidade. A descentralização é preferível em épocas de certeza e previsibilidade. Em situações de risco, crise ou dificuldade, a autoridade é centralizada no topo, enquanto durar a emergência, e a descentralização somente voltará quando o perigo for ultrapassado. Essa visão é criticada. A descentralização é hoje enfatizada em tempos de mudança e de emergências.
A descentralização permite que as decisões sejam tomadas pelas unidades situadas nos níveis mais baixos da organização, proporcionando um considerável aumento de eficiência.As vantagens que a descentralização pode proporcionar são:
- Os gerentes ficam próximos do ponto no qual devem tomar as decisões. A descentralização corta os atrasos nas decisões causadas pelas consultas à matriz ou a supervisores distantes. As pessoas que vivem os problemas são as indicadas para resolvê-los no local, economizando tempo e dinheiro.
- Aumenta a eficiência e a motivação, aproveita melhor o tempo e a aptidão dos funcionários, evitando que fujam à responsabilidade.
- Melhora a qualidade das decisões à medida que seu volume e sua complexidade se reduzem, aliviando os chefes do trabalho decisório. Os altos funcionários concentram-se nas decisões importantes.
- Reduz a quantidade de papelório e os gastos respectivos. Ganha-se tempo: toma-se na hora uma decisão que levaria vários dias para ser comunicada.
- Os gastos de coordenação são reduzidos em face da autonomia para tomar decisões. Isso requer uma estrutura organizacional definida, com políticas que definam até onde as unidades podem tomar suas decisões.
- Permite a formação de executivos locais ou regionais motivados e mais conscientes dos seus resultados operacionais. A estrutura descentralizada produz gerentes gerais em vez de simples especialistas.
A descentralização tem suas limitações e traz certas desvantagens, a saber:
- Falta de uniformidade nas decisões. A padronização e a uniformidade reduzem custos operacionais. A descentralização provoca perda de uniformidade nas decisões. As reuniões de coordenação entre o pessoal central e o regional podem reduzir esse problema.
- Insuficiente aproveitamento dos especialistas. Os especialistas de staff(suporte, assesoria) se concentram na matriz e são mais utilizados, desde que a direção defina as relações entre a matriz e o campo de atividades para assegurar o equilíbrio.
- Falta de equipe apropriada no campo de atividades. A descentralização requer treinamento e designação paulatina de funções.
Processo Administrativo
As funções do administrador correspondem aos
elementos da Administração que Fayol definira no seu tempo
(prever, organizar, comandar, coordenar e controlar), mas com
uma roupagem atualizada. Dentro da linha proposta por Fayol, os
autores neo-clássicos adotam o processo administrativo como
núcleo de sua teoria eclética e utilitarista. Cada autor,
todavia, desvia-se dos demais por adotar funções administrativas
ligeiramente diferentes. Quando consideradas em um todo
integrado, as funções administrativas formam o processo
administrativo. De um modo geral, aceita-se hoje o planejamento,
a organização, a direção e o controle como as funções básicas do
administrador. Essas quatro funções básicas — planejar,
organizar, dirigir e controlar — constituem o chamado processo
administrativo. As funções do administrador que formam o
processo administrativo são mais do que uma seqüência cíclica,
pois elas estão intimamente relacionadas em uma interação
dinâmica. O processo administrativo é cíclico, dinâmico e
interativo. Toda a literatura neoclássica se assenta no processo
administrativo para explicar como as várias funções
administrativas são desenvolvidas nas organizações. Na seqüência
abordaremos cada uma das quatro funções administrativas.PlanejamentoAs organizações não trabalham na base da
improvisação. Tudo nelas é planejado antecipadamente. O
planejamento é a primeira função administrativa, por servir de
base para as demais funções. O planejamento é a função
administrativa que define quais os objetivos a atingir e como se
deve fazer para alcançá-los. Trata-se de um modelo teórico para
a ação futura. Começa com a definição dos objetivos e detalha os
planos para atingi-los da melhor maneira possível. Planejar é
definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para
alcançá-los. O planejamento define onde se quer chegar, o que
deve ser feito, quando, como e em que seqüência.Estabelecimento de objetivosO planejamento é um processo que começa com
os objetivos e define os planos para alcançá-los. O
estabelecimento dos objetivos a serem alcançados é o ponto de
partida do planejamento. A fixação dos objetivos é a primeira
coisa a ser feita: saber onde se pretende chegar para se saber
exatamente como chegar até lá. Objetivos são resultados futuros
que se pretende atingir. São alvos escolhidos que se pretende
alcançar em um certo espaço de tempo, aplicando-se determinados
recursos disponíveis ou possíveis. Assim, os objetivos são
pretensões futuras que, uma vez alcançadas, deixam de ser
objetivos para se tornarem realidade.Abrangência do planejamentoAlém da hierarquia de objetivos, existe
também uma hierarquia do planejamento. Nesse sentido, existem
três níveis distintos de planejamento: o planejamento
estratégico, o tático e o operacional.- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. É o
planejamento mais amplo e abrange toda a organização. Suas
características são:
- É projetado no longo prazo e seus efeitos e conseqüências são estendidos para vários anos (em geral, cinco) pela frente.
- Envolve a empresa como uma totalidade, abrange todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional.
- É definido pela cúpula da organização (no nível institucional) e corresponde ao plano maior ao qual todos os demais estão subordinados.
- PLANEJAMENTO TÁTICO. É o planejamento
que abrange cada departamento ou unidade da organização.
Suas características são:
- É projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual.
- Envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais.
- É definido no nível intermediário, em cada departamento da empresa.
- PLANEJAMENTO OPERACIONAL. É o
planejamento que abrange cada tarefa ou atividade
específica. Suas características são:
- É projetado para o curto prazo, para o imediato.
- Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas.
- É definido no nível operacional, para cada tarefa ou atividade.
- Procedimentos. São planos relacionados a métodos de trabalho ou de execução. Quase sempre, os procedimentos são planos operacionais. São representados por gráficos denominados fluxogramas.
- Orçamentos. São planos relacionados a dinheiro, receita ou despesa, dentro de um determinado espaço de tempo. Os orçamentos são planos estratégicos quando envolvem a empresa como uma totalidade e abrangem um período longo, como é o caso do planejamento financeiro estratégico. São planos táticos quando cobrem determinada unidade ou departamento da empresa por médio prazo, como são os orçamentos departamentais de despesas e que envolvem o exercício anual, ou os orçamentos anuais de despesas de propaganda etc. São planos operacionais quando a dimensão é local e sua temporalidade é de curto prazo, como é o caso do fluxo de caixa (cash flow), dos orçamentos de reparos ou de manutenção etc.
- Programas ou programações. São os planos relacionados a tempo. Os programas se baseiam na correlação entre duas variáveis: tempo e atividades a serem executadas. Os métodos de programação variam, indo desde programas simples (nos quais se utiliza um simples calendário para programar atividades, como uma agenda) até programas complexos (que exigem técnicas matemáticas avançadas ou processamento de dados por computador para correlacionar interdependências entre variáveis). A programação — seja simples ou complexa — constitui uma ferramenta básica no planejamento. O programa mais simples é o cronograma: um gráfico de dupla entrada no qual as linhas representam as tarefas ou atividades e as colunas definem espaços de tempo (horas, dias ou meses). Os programas complexos utilizam técnicas complicadas, como PERT (Program Evaluation Review Technique) — técnica de avaliação e revisão de programas.
- Regras ou regulamentos. São planos operacionais relacionados a comportamentos solicitados às pessoas. Especificam como as pessoas devem se comportar em determinadas situações. Visam substituir o processo decisório individual, restringindo o grau de liberdade das pessoas em determinadas situações previstas de antemão.
A palavra organização pode assumir vários significados:
- Organização como uma entidade social. É
a organização social dirigida para objetivos específicos e
deliberadamente estruturada. A organização é uma entidade
social porque é constituída por pessoas. É dirigida para
objetivos porque é desenhada para alcançar resultados — como
gerar lucros (empresas em geral) ou proporcionar satisfação
social (clubes) etc. É deliberadamente estruturada pelo fato
de que o trabalho é dividido e seu desempenho é atribuído
aos membros da organização. Nesse sentido, a palavra
organização significa um empreendimento humano moldado
intencionalmente para atingir determinados objetivos. Essa
definição se aplica a todos os tipos de organizações, sejam
elas lucrativas ou não, como empresas, bancos, financeiras,
hospitais, clubes, igrejas etc. Dentro desse ponto de vista,
a organização pode ser visualizada sob dois aspectos:
- Organização formal. É a organização baseada em uma divisão de trabalho racional que especializa órgãos e pessoas em determinadas atividades. É a organização planejada definida no organograma, sacramentada pela direção e comunicada a todos por meio dos manuais de organização. É a organização formalizada oficialmente.
- Organização informal. É a organização que emerge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de posições na organização formal e a partir dos relacionamentos humanos como ocupantes de cargos. Forma-se a partir das relações de amizade (ou de antagonismos) e do surgimento de grupos informais que não aparecem no organograma ou em qualquer outro documento formal.
- Organização como função administrativa e parte integrante do processo administrativo. Nesse sentido, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre eles.
- Determinar as atividades necessárias ao alcance dos objetivos planejados (especialização);
- Agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização);
- Designar as atividades às pessoas específicas (cargos e tarefas).
A organização pode ser estruturada em três níveis diferentes:
- Organização em nível global. É a organização que abrange a empresa como uma totalidade. É o desenho organizacional que pode assumir três tipos: a organização linear, a organização funcional e a organização do tipo linha/staff. Os três tipos de organização serão estudados no próximo capítulo.
- Organização em nível departamental. É a organização que abrange cada departamento da empresa. É o chamado desenho departamental ou departamentalização. Os tipos de departamentalização serão vistos no capítulo subseqüente.
- Organização em nível das operações. É a organização que focaliza cada tarefa, atividade ou operação. É o chamado desenho dos cargos ou tarefas. É feito por meio da descrição e análise dos cargos.
- Direção em nível global. Abrange a organização como uma totalidade. É a direção propriamente dita. Cabe ao presidente da empresa e a cada diretor em sua respectiva área. Corresponde ao nível estratégico da organização.
- Direção em nível departamental. Abrange cada departamento ou unidade da organização. É a chamada gerência. Envolve o pessoal do meio do campo, isto é, do meio do organograma. Corresponde ao nível tático.
- Direção em nível operacional. Abrange cada grupo de pessoas ou de tarefas. É a chamada supervisão. Envolve o pessoal da base do organograma. Corresponde ao nível operacional da organização.
A palavra controle pode assumir vários significados em Administração, a saber:
- Controle como função restritiva e coercitiva. Utilizado no sentido de coibir ou limitar certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não-aceitos. Neste sentido, o controle apresenta um caráter negativo e limitativo, sendo muitas vezes interpretado como coerção, delimitação, inibição e manipulação. Éo chamado controle social aplicado nas organizações e na sociedade para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas.
- Controle como um sistema automático de regulação. Utilizado no sentido de manter automaticamente um grau constante de fluxo ou funcionamento de um sistema, como o controle automático de refinarias de petróleo, indústrias químicas de processamento contínuo e automático. O controle detecta desvios e proporciona automaticamente ação corretiva para voltar à normalidade. Quando algo está sob controle significa que está dentro do normal.
- Controle como função administrativa. É o controle como parte do processo administrativo, como o planejamento, a organização e a direção.
- Estabelecimento de padrões ou critérios. Os padrões representam o desempenho desejado. Os critérios representam normas que guiam as decisões. São balizamentos que proporcionam meios para se definir o que se deverá fazer e qual o desempenho ou resultado a ser aceito como normal ou desejável. São os objetivos que o controle deverá assegurar. Os padrões são expressos em tempo, dinheiro, qualidade, unidades físicas, custos ou de índices. A Administração Científica preocupou-se em desenvolver padrões, como o tempo padrão no estudo dos tempos e movimentos. Custo padrão, padrões de qualidade, padrões de volume de produção são exemplos de padrões ou critérios.
- Observação do desempenho. Para se controlar um desempenho deve-se pelo menos conhecer algo a respeito dele, O processo de controle atua no sentido de ajustar as operações a determinados padrões previamente estabelecidos e funciona de acordo com a informação que recebe. A observação ou verificação do desempenho ou do resultado busca obter informação precisa a respeito daquilo que está sendo controlado.
- Comparação do desempenho com o padrão estabelecido. Toda atividade proporciona algum tipo de variação, erro ou desvio. Deve-se determinar os limites dentro dos quais essa variação será aceita como normal. Nem toda variação exige correções, mas apenas as que ultrapassam os limites da normalidade. O controle separa o que é excepcional para que a correção se concentre unicamente nas exceções ou nos desvios. Para tanto, o desempenho deve ser comparado ao padrão para verificar eventuais desvios. A comparação do desempenho com o padrão estabelecido é feita por meio de gráficos, relatórios, índices, porcentagens, medidas estatísticas etc. Esses meios de apresentação supõem técnicas à disposição do controle para que este tenha maior informação sobre aquilo a ser controlado.
- Ação corretiva. O objetivo do controle é manter as operações dentro dos padrões definidos para que os objetivos sejam alcançados da melhor maneira. Variações, erros ou desvios devem ser corrigidos para que as operações sejam normalizadas. A ação corretiva visa fazer com que aquilo que é feito seja feito exatamente de acordo com o que se pretendia fazer.e uma função importante......
Abrangência do controle
Enquanto o planejamento abre o processo
administrativo, o controle serve de fechamento. A abrangência do
controle pode ser em nível global, departamental ou operacional,
respectivamente, dentro dos planos estratégico, tático e
operacional .
Apreciação crítica da teoria Neoclássica
A literatura neoclássica se assenta no
processo administrativo para explicar como as funções
administrativas devem ser desenvolvidas nas organizações. A
velha concepção de Fayol — administrar é prever, organizar,
comandar, coordenar e controlar passou incólume por décadas e
continua firme, apesar das mudanças de conteúdo e de
significado. Hoje se fala em processo administrativo: planejar,
organizar, dirigir e controlar. As funções administrativas —
como planejamento, organização, direção e controle — são
universalmente aceitas, porém sem tantos princípios prescritivos
e normativos que as tornam rígidas e invariáveis. Em um mundo em
constante mudança e transformação, o processo administrativo se
mostra flexível, maleável e adaptável às situações variadas e
circunstâncias diferentes. Conclui-se que o processo
administrativo não é somente o núcleo da Teoria Neoclássica, mas
o fundamento da moderna Administração. Nenhuma concepção mais
avançada conseguiu ainda deslocá-lo dessa posição privilegiada.
Resumo
- A Teoria Neoclássica (Escola Operacional ou do Processo Administrativo) surgiu da necessidade de utilizar os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, expurgando-os dos exageros e distorções típicos do pioneirismo e condensando-os com outros conceitos válidos e relevantes oferecidos por outras teorias administrativas mais recentes.
- A Teoria Neoclássica é identificada por algumas características marcantes: ênfase na prática da Administração, reafirmação relativa (e não absoluta) dos postulados clássicos, ênfase nos princípios clássicos de administração, ênfase nos resultados e objetivos e, sobretudo, o ecletismo aberto e receptivo.
- A Teoria Neoclássica considera a Administração uma técnica social básica. Isso leva à necessidade de que o administrador conheça, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, aspectos relacionados à direção de pessoas dentro das organizações.
- A Teoria Neoclássica surgiu com o crescimento exagerado das organizações. Uma das questões foi o dilema sobre centralização versus descentralização. Os neoclássicos focalizam os fatores de descentralização e as vantagens e desvantagens da centralização.
- A Teoria Neoclássica enfatiza as funções do administrador: planejamento, organização, direção e controle. No conjunto, elas formam o processo administrativo.
- O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos e como alcançá-los. O estabelecimento dos objetivos é o primeiro passo do planejamento. Há uma hierarquia de objetivos para conciliar os objetivos simultâneos em uma organização, cobrindo objetivos organizacionais, políticas, diretrizes, metas, programas, procedimentos, métodos e normas. Em sua abrangência, o planejamento ocorre em três níveis: estratégico, tático e operacional. Existem quatro tipos de planos: procedimentos, orçamentos, programas ou programações e normas ou regulamentos.
- A organização é a função administrativa que consiste no agrupamento das atividades necessárias para realizar o planejado. Quanto à sua abrangência, a organização pode ocorrer em três níveis: nível global (desenho organizacional), nível departamental (desenho departamental) e nível das tarefas e operações (desenho de cargos e tarefas).
- A direção é a função administrativa que orienta e guia o comportamento das pessoas na direção dos objetivos a serem alcançados. É uma atividade de comunicação, motivação e liderança e refere-se a pessoas. Em sua abrangência, a direção ocorre em três níveis: nível global (direção), nível departamental (gerência) e nível operacional (supervisão).
- O controle é a função administrativa que busca assegurar se o planejado, organizado e dirigido cumpriu os objetivos pretendidos. O controle é constituído por quatro fases: estabelecimento de padrões, observação do desempenho, comparação do desempenho com o padrão estabelecido e ação corretiva para eliminar os desvios. Em sua abrangência, o controle pode ocorrer em três níveis: estratégico, tático e operacional. E muitas coisas mais podem ser faladas a respeito do assunto em questão, apenas seria preciso vontade de fazê-lo.
- Harold Koontz e Cyril O’Donnell, Princípios de Administração — Uma Análise das Funções Administrativas. São Paulo: Editora Pioneira, 1976.
- Theo Haiman, Dirección y Gerencia. Barcelona: Ed. Hispano Europea, 1965.
- V. Também: William H. Newman, Ação Administrativa. As Técnicas de Organização e Gerência. São Paulo: Ed. Atlas, 1972; MichaelJ. Jucius e William F. Schlender, Introdução à Administração — Elementos de Ação Administrativa. São Paulo: Ed. Atlas, 1972; Ernest Dale e L. C. Michelon, Gerência Empresarial — Métodos Modernos. Rio de Janeiro: Edições Bloch, 1969.
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