A meditação faz de você uma pessoa melhor?
22/03/2022

Assim como o Yoga, a meditação é frequentemente retratada nas mídias sociais como uma coisa legal de se fazer. Celebridades postam fotos de si mesmas no modo de meditação , como se fosse algo para se sentir bem. É isso?

O que se passa dentro da mente de um meditador? A meditação realmente faz você se sentir bem? Que benefícios você pode obter com isso. Tentaremos responder a essas perguntas mais adiante. Primeiro, devemos saber como a meditação chegou onde está hoje.

A meditação é uma prática antiga que veio dos budistas na Índia. Naqueles dias, era uma parte fundamental da vida cotidiana. Os livros mencionavam isso o tempo todo, e os gurus (professores) ensinavam aos alunos desde cedo.

A meditação também estava ligada à religião naquela época. Era como fazer uma oração para alcançar a salvação. Por esse motivo, a prática acabou se proliferando nas nações asiáticas vizinhas e acabou chegando ao oeste. A meditação foi inicialmente recebida pelos filósofos ocidentais com ceticismo. Mais tarde, foi lentamente reconhecido por algumas pessoas como uma atividade recreativa. Por exemplo, foi adotado pela cultura popular americana em meados de 1800.

Hoje em dia, o Yoga é praticado por milhões de pessoas em todo o mundo, e parte dele envolve meditação. Para alguns, a meditação tornou-se parte integrante de sua vida diária. Não é apenas para mostrar o quão "legal" é. Mais importante, essas pessoas tratam isso como um exercício da mente.
Então, o que se passa dentro da mente de um meditador? Aqui estão algumas ideias:

A respiração, que muitas vezes é negligenciada, torna-se importante.

Um mantra é falado pela mente repetidamente.

Depois de um tempo, a mente vagueia livremente.

Surgem as preocupações, as hesitações, as possibilidades, as possibilidades e as deficiências.
Distrações são bem-vindas, então deixe ir.

O cérebro e os olhos podem relaxar.

Se o meditador se transformar em Doutor Estranho até o final da sessão, então parabéns! O objetivo foi alcançado! Brincadeiras à parte, a meditação pode ser uma ferramenta poderosa para alcançar o equilíbrio e a paz interior. Você pode não ganhar o poder de voar ou mover coisas com sua mente, mas ficará mais calmo, mais focado e terá uma presença de espírito amplificada em situações cruciais de tomada de decisão.

Benefícios da meditação

Existem estudos de neurocientistas que mostram como meditar regularmente pode melhorar a função cerebral a longo prazo. Isso significa uma melhor recuperação da memória e a capacidade de processar informações mais rapidamente.

Os cientistas acreditam que a meditação é como o treinamento do cérebro. Quanto mais você faz isso, mais você se torna proficiente nisso. Por exemplo, os astrofísicos tentam resolver problemas complexos diariamente e ficam melhores com a idade. O mesmo vale para os músicos. Eles se tornam melhores através da repetição.

Foco Laser

A meditação treina a mente para se concentrar em algo e desconsiderar o ruído de fundo. É extremamente difícil se concentrar, especialmente em um ambiente em rápida mudança. Se você meditar regularmente, então se tornará uma segunda natureza prestar atenção às coisas importantes e ignorar as triviais.

Resfriar sob pressão

A respiração é a melhor maneira de aliviar o estresse. É por isso que seus amigos ou entes queridos dizem para você "respirar fundo" quando perder a calma. Da mesma forma, a meditação também dá uma importância considerável à respiração. Na verdade, começa com a consciência da respiração. A subida e descida do peito é uma maneira simples de praticar a autoconsciência. Quando não há mais nada em que pensar a não ser respirar, sua perspectiva do ambiente muda.

Atitude positiva

A meditação encoraja uma atitude positiva através de exercícios mentais que lidam com amor e compaixão. Os pensamentos que promovem o amor geralmente são usados ​​para levar o meditador a um estado transcendental.

Se sua mente for constantemente treinada para olhar para o lado positivo, você terá maiores chances de obter bons resultados. Até o fracasso tem um lado bom. Leva ao sucesso.
Estes são os benefícios que a meditação pode lhe dar. Você pode não se transformar em um super-herói fazendo isso, mas definitivamente se tornará uma pessoa melhor no processo.