Desafios dos Projetos em Sustentabilidade Corporativa
Por Val Sátiro
25/05/2012
Como diz um amigo meu ‘estamos em um momento pragmático’ quando se fala
em sobrevivência envolvendo as dimensões, inclusive o modelo do ´tripé
da Sustentabilidade´.
Os valores do consumidor mudam. Empresas que não oferecem negócios ou
produtos sustentáveis, com ações como o Marketing Responsável ou ações
em 3.0 tenderão a perder mercado.
SUSTENTABILIDADE NÃO É MODISMO, É QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA.
E quando se trata de ações corporativas, onde o retorno financeiro é uma
prioridade constante, como engajar um tema que para muitos ainda é visto
com conceitos equivocados?
Alguns acham que são ações sociais com base no assistencialismo,
preocupações ambientais onde o desenvolvimento econômico e até pessoal é
nocivo, poucas preocupações com o fator humano de seus colaboradores e
outras desinformações.
Um das saídas é através da EDUCAÇÃO, por meio da sensibilização e
conscientização do corpo diretivo das empresas, da alta gestão.
O desafio é levar informações aos dirigentes e os executivos sobre a
importância da aplicação de práticas, de forma permanente, no seu setor
ou segmento inserindo o Planejamento Estratégico da Sustentabilidade em
seu Planejamento Estratégico Geral, assim como outras áreas como
Marketing, Financeiro, RH, Comercial e outras.
Especialistas apontam que para que para ser sustentável, ser usar
estratégias de ´greenwashing´, e para que estejam sempre a frente no
mercado é preciso que a empresa esteja ligada às escolhas do consumidor.
A SUSTENTABILIDADE DEVE FAZER PARTE ESTRATÉGICA DAS EMPRESAS, E PARTE DA
VIDA DAS PESSOAS.
• A empresa deve ainda desenvolver modelos estratégicos de abordagens,
de modo a caracterizar a visão da instituição sobre o tema junto aos
ambientes internos e externos em que atua.
• Envolver, também, através desta visão, os colaboradores, parceiros, ou
seja, o corpo funcional.
• Caracterizar estas práticas, de modo a valorizar a imagem
institucional – MARCA ou ‘ branding’, em relação aos seus
“multistakeholders”, em todos os níveis.
• Envolver empresas associadas, parceiras e fornecedoras,
incentivando-as, a partir do tema Sustentabilidade, à prática da
pesquisa, desenvolvimento de projetos e de novos conhecimentos, análises
de competências, exercício da cidadania, da liderança, reconhecimento de
valores éticos, percepção social, comunitária e solidária, entre outras.
Há diversos casos, com estas ações a serem citados, não somente das
grandes corporações nacionais ou estrangeiras, como de micros, pequenos
e médios empresários, já com esta conscientização e preocupação em temas
diversos que envolvem ações Sustentáveis como a Educação Financeira,
Educação ao Consumo, Educação Socioambiental, Educação para Saúde e
Bem-estar, ou resumindo: se educaram e comunicam, dialogam e incentivam
a EDUCAR.
Val Sátiro – Diretora Executiva e Empreendedora do Portal SEU MUNDO
SUSTENTÁVEL - www.seumundosustentavel.com.br, Mestranda em Antropologia
– PUC/SP, MBA em Marketing – FGV, Extensão em Marketing de
Relacionamento – FGV, Empreendedorismo Sustentável pelo Gaia Education,
publicitária pela - UNIBAN e com diversos cursos de aprimoramento.
Membro da ABRAPS - Associação Brasileira dos Profissionais de
Sustentabilidade.