Eventos Sustentáveis: Adote esta prática
Por Val Sátiro
28/03/2012
Podemos definir um evento sustentável como aquele que incorpora o tripé
ambiental, social e ética sustentável para minimizar o seu impacto sobre
o meio ambiente.
Para termos uma noção dessa magnitude do impacto ambiental e social,
vamos usar um exemplo, de um megaevento de organização urbana global,
que incluiu: viagens, o consumo de alimentos e bebidas, resíduos de
produtos e uma parte da infraestrutura do palco deixou uma pegada de
carbono de 3.000 hectares. As viagens foram os maiores contribuintes: 43
milhões de quilômetros, uma média de 591 quilômetros por pessoa, quase
metade dos quais foram percorridos em carros particulares.
Uma das práticas mais difundidas nesta área é compensar as emissões de
CO2 geradas pelo evento, que dá também a possibilidade para que o
público se envolva em projetos de reflorestamento, de cooperação e
desenvolvimento.
Aos poucos, o mercado global está mostrando o impacto da
Responsabilidade Socioambiental na cadeia de valor. Ao organizar e
planejar eventos sustentáveis deve-se rever com os parceiros atuais, a
possibilidade de se adaptar a novos materiais e serviços. Além disso,
criar novos fornecedores para atender a nova demanda, a criação de uma
economia alternativa em torno dos eventos.
Com isto gera-se à necessidade de compromissos globais de
sustentabilidade e de longo prazo.
Após a realização do evento, é importante comunicar os resultados dos
impactos dos serviços e produtos usados, como:
• De gestão de resíduos
• De materiais utilizados
• Clima e energia
• Transporte
• Alimentos e água
• Acessibilidade
• Hotéis e acomodações
• Atividades Paralelas
• Comunicação
Como questões sociais e ambientais, podemos ainda citar:
- Redução de custos, ao controlar o consumo de recursos, e controlar o
processo de produção.
- Acesso a novos mercados, mais especializados.
- Compromisso público e moral com o meio ambiente e sociedade.
- Associação da imagem através de uma política geral de sustentabilidade
ou estratégia de responsabilidade social e ambiental corporativa.
- Contribuição para o desenvolvimento sustentável, com a contribuição
para um processo de mudança rumo a um ideal, onde os hábitos de
produção, consumo e investimento irão permitir que as pessoas no
presente e no futuro, possam aproveitar o material, social e ambiental
que lhes dê acesso a uma dignidade e uma melhor qualidade de vida.
- Auxiliar no desenvolvimento de novos mercados éticos e estimular a
demanda por produtos sustentáveis.
- Incentivar a criação de postos de trabalho focados no meio ambiente e
social, para a geração de renda e Inclusão Social.
Em alguns países começaram a surgir, algumas certificações para eventos
sustentáveis, o pioneiro foi o BS8901 norma da inglesa BSI Group, e há
países, desenvolvendo outros certificados associados a ISO.
Val Sátiro – Diretora Executiva e Empreendedora do Portal SEU MUNDO
SUSTENTÁVEL - www.seumundosustentavel.com.br, Mestranda em Antropologia
– PUC/SP, MBA em Marketing – FGV, Extensão em Marketing de
Relacionamento – FGV, Empreendedorismo Sustentável pelo Gaia Education,
publicitária pela - UNIBAN e com diversos cursos de aprimoramento.
Membro da ABRAPS - Associação Brasileira dos Profissionais de
Sustentabilidade.