Falando um pouquinho sobre o ROI na Sustentabilidade
Por Julianna Antunes
24/10/2010
Uma das principais diferenças da sustentabilidade em relação à
responsabilidade social é a estratégia que o conceito apresenta. Muito
mais do que custo, a sustentabilidade corporativa é um investimento que
pode gerar retorno em curto, médio ou longo prazo. Antes que venha
alguém buzinar dizendo que a responsabilidade social também é
estratégica, se ela não está inserida nos processos de negócio, ela é
apenas a reação da empresa a uma demanda, a uma movimentação de mercado,
a regulamentações ou algum outro motivo.
Acontece que quando a gente fala de estratégia e de investimento,
independente do tempo que se leve para pagar, a gente tem de falar de
retorno. Nenhuma empresa investe pesadamente em marketing, em TI, em
qualificação profissional ou qualquer outra coisa se não souber que, de
alguma forma, isso vai gerar retorno. É assim que o mundo capitalista
funciona e não vejo problema em tratar a sustentabilidade desta forma.
Caso contrário vira filantropia e seria um retrocesso ao modelo
proposto.
Um dos jargões corporativos mais usados para falar de retorno é o tal do
ROI (return on investment), sigla que foi pega emprestada da galera de
finanças e hoje é amplamente usada no dia-a-dia das outras áreas. Quando
o ROI saiu das finanças e começou a povoar as mentes de pessoas que não
pensam apenas em números, foi um baita burburinho principalmente porque
a metodologia usada depende de informações unicamente numéricas e o
resultado nada mais é do que um dado financeiro.
Não apenas do ponto de vista da sustentabilidade, mas mesmo de outras
áreas como o RH, por exemplo, é extremamente complexo quantificar um
retorno que é qualitativo. É claro que há indicadores mais tangíveis,
principalmente quando se trata da parte ambiental, como redução de
custos energéticos, consumo de matéria prima, reaproveitamento de
resíduos ou transporte.
Mas e quando o retorno a ser avaliado é sobre um investimento cujo
resultado não gera aumento de venda ou redução de custo? Como avaliar o
ROI que um bom relacionamento com stakeholders pode gerar para a
empresa? Os custos são basicamente de mão de obra, deslocamento e gestão
de projetos. Mas será que o retorno a ser avaliado é só sobre isso?
Neste caso, não caberia incluir algumas variáveis que não se medem por
dinheiro, como o risco que uma má gestão desse público pode trazer para
a empresa?
Algumas consultorias criaram suas próprias metodologias para avaliar o
retorno intangível que, não necessariamente precisa ter como resultado
final um valor financeiro (tem gente que dá, até, outro nome).
Independente de como será feito ou o nome que a metodologia vai ganhar,
é fundamental para uma empresa que trata a sustentabilidade como
estratégia que ela avalie todo o investimento realizado no processo. E
se esse retorno não for positivo, é o caso de repensar as ações e a
própria estratégia. “Simples”, como é feito por qualquer outra área.
Julianna Antunes é Jornalista, corredora de alto rendimento físico e
baixo rendimento financeiro, pós-graduada em responsabilidade social
empresarial e diretora da Agência de Sustentabilidade, consultoria
estratégica de elaboração e implementação de projetos de
sustentabilidade. E-mail para contato:
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