Green Marketing
Por Carlos Alberto Moura Filho
04/07/2011

Quem diria que o mundo Pós-moderno iria nos gerar tantas criações e ações ambientalmente corretas. É nesse mesmo pilar, que se baseia o ‘’Green Marketing’’, ou Marketing Verde.
Nunca ouvimos tanto a palavra ‘’sustentabilidade’’, mas afinal, o que significa isso?
É muito simples o entendimento desse conceito, pois tudo que produzimos em qualquer atividade, tem por finalidade, devolvermos à natureza, tudo que tiramos para nossas atividades industriais, comerciais, entre outras. No entanto, ainda é muito pequena a parcela de empresas que agem de forma sustentável no Brasil, mais estamos no caminho certo e dando passos largos a cada ano que passa.

Segue abaixo, uma lista das 20 empresas que mais se engajam por essa causa:

1ª WALMART
2º Aes Tietê
3º Alcoa
4º Amanco
5º Anglo American
6º Bradesco
7º Brasil Foods
8º Benge alimentos
9º Celce
10º CPFL
11º EDP
12º Fibria
13º Itaú-Unibanco
14º Masisa
15º Natura
16º Philips
17º Promon
18º Serasa Experian
19º Susano papel e células
20º Tetra Pak

O Green Marketing, nada mais é, do que ações coordenadas para que empresas reutilizem, reciclem e pratiquem o desenvolvimento sustentável nas empresas, sempre em busca do ciclo ‘’tira e devolve’’ da natureza. Outro fator importante nesse processo e de extrema importância é a conscientização por parte dos clientes, para que adotem novos hábitos de consumo e empresas inovadoras em busca de novos insumos (matérias-primas), novos materiais, novas formas de produção, entre outras ações sustentáveis. O Green marketing, trabalha nessa interface entre o cliente na mudança de atitude, comportamento e novos hábitos. Já por parte da empresa, novas práticas sustentáveis.

Carlos Alberto Moura Filho é Pós-graduado em Marketing pela FGV