Green Marketing
Por Carlos Alberto Moura Filho
04/07/2011
Quem diria que o mundo Pós-moderno iria nos gerar tantas criações e
ações ambientalmente corretas. É nesse mesmo pilar, que se baseia o
‘’Green Marketing’’, ou Marketing Verde.
Nunca ouvimos tanto a palavra ‘’sustentabilidade’’, mas afinal, o que
significa isso?
É muito simples o entendimento desse conceito, pois tudo que produzimos
em qualquer atividade, tem por finalidade, devolvermos à natureza, tudo
que tiramos para nossas atividades industriais, comerciais, entre
outras. No entanto, ainda é muito pequena a parcela de empresas que agem
de forma sustentável no Brasil, mais estamos no caminho certo e dando
passos largos a cada ano que passa.
Segue abaixo, uma lista das 20 empresas que mais se engajam por essa
causa:
1ª WALMART
2º Aes Tietê
3º Alcoa
4º Amanco
5º Anglo American
6º Bradesco
7º Brasil Foods
8º Benge alimentos
9º Celce
10º CPFL
11º EDP
12º Fibria
13º Itaú-Unibanco
14º Masisa
15º Natura
16º Philips
17º Promon
18º Serasa Experian
19º Susano papel e células
20º Tetra Pak
O Green Marketing, nada mais é, do que ações coordenadas para que
empresas reutilizem, reciclem e pratiquem o desenvolvimento sustentável
nas empresas, sempre em busca do ciclo ‘’tira e devolve’’ da natureza.
Outro fator importante nesse processo e de extrema importância é a
conscientização por parte dos clientes, para que adotem novos hábitos de
consumo e empresas inovadoras em busca de novos insumos
(matérias-primas), novos materiais, novas formas de produção, entre
outras ações sustentáveis. O Green marketing, trabalha nessa interface
entre o cliente na mudança de atitude, comportamento e novos hábitos. Já
por parte da empresa, novas práticas sustentáveis.
Carlos Alberto Moura Filho é Pós-graduado em Marketing pela FGV