A Hora da ISO 26000
Por Antomar Marins e Silva
28/09/2010
Depois de certificar produtividade e compromisso ambiental, como forma
de estimular métodos de produção que valorizem produtos e imagens das
empresas, chegou a hora de estender o conceito às boas práticas nas
relações de trabalho.
Para dezembro deste ano está previsto o lançamento da ISO 26000, a norma
internacional de responsabilidade social construída pela ISO –
International Organization Standardization que definirá parâmetros para
a questão.
O Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social da ISO (ISO/TMB WG) –
responsável pela elaboração da ISO 26000 - é liderado em conjunto pelo
Instituto Sueco de Normalização (SIS - Swedish Standards Institute) e
pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Assim, em decisão
histórica o Brasil, juntamente com a Suécia, passou a presidir de
maneira compartilhada o grupo de trabalho que está “colocando no forno”
a norma internacional para lançamento ainda este ano.
O objetivo dessa norma é estabelecer um entendimento comum sobre o que
de fato significa RESPONSABILIDADE SOCIAL, para que as confusões ou
iniciativas duvidosas sobre este assunto possam ser claramente
resolvidas. A norma visa também orientar as organizações de todos os
tipos e tamanhos sobre os cuidados e princípios que devem ser seguidos
por quem deseja ser socialmente responsável. Deve ainda trazer
orientações sobre o processo de incorporação da responsabilidade social
às atividades de uma organização, e indicações sobre os principais
instrumentos, sistemas e entidades que atualmente tratam do tema.
Diferentemente da ISO 9001 e da ISO 14001, esta não será uma norma para
certificação, ou seja – pelo menos nessa primeira versão – ela servirá
apenas como um “Guia de Diretrizes”, e não como a base para obtenção de
“selos” ou “certificados” de Responsabilidade Social pelas empresas e
outras organizações.
Seguem abaixo as principais características desta norma:
* Será uma norma de diretrizes, sem propósito de certificação;
* Não terá caráter de sistema de gestão;
* Não reduzirá a autoridade governamental;
* Será aplicável a qualquer tipo e porte de organização (empresas,
governo, Organizações não governamentais etc.);
* Será construída com base em iniciativas já existentes (não será
conflitante com tratados e convenções existentes);
* Enfatizará os resultados e melhoria de desempenho;
* Prescreverá maneiras de se implementar a Responsabilidade Social nas
organizações;
* Promoverá a sensibilização para a Responsabilidade Social.
Antomar Marins e Silva é Escritor e Consultor de melhoria de resultados de negócios das organizações e especialista em gestão estratégica, professor e facilitadores de treinamentos para os níveis tático e estratégico das empresas. Autor dos livros: Sonhar é para Estrategistas; Gestão Estratégica de Negócios: Pensamentos e Reflexões; Habilidades Gerenciais; Liderando Seu Time Sem Stress; Qualidade: O Desafio da Secretária; Desperdício: Como Eliminá-lo Através dos 5S´s, Lições Aprendidas e outros, além de mais 1.000 artigos técnicos publicados no Brasil e no exterior. Detentor de inúmeros prêmios profissionais, além de honrarias nacionais e internacionais. E-mail: profamarins@gmail.com