Os Impactos Ambientais nos Produtos e Serviços
Por Julio Cesar S. Santos
06/10/2011
Que Impactos os Ambientes Provocam nas Organizações? Que Variáveis
Compõem Esses Ambientes? Como Transformar em Oportunidades as Ameaças
Que os Ambientes Provocam?
Como sabemos, os negócios sofrem ações de variáveis que as organizações
não conseguem controlar, atuando nas diversas atividades empresariais
com maior ou menor possibilidade de representarem ameaças ou
oportunidades. Nesse cenário, as empresas vêm sofrendo fortes impactos
ambientais que são causados tanto pela economia, quanto pela tecnologia,
sociedade, cultura e até pela política.
No ambiente econômico – por exemplo – observamos que uma inflação alta
pode significar uma ameaça aos produtos e serviços comercializados por
uma empresa, embora possam representar uma oportunidade para os
consultores que prestam serviços de consultoria empresarial.
O caso da GM (General Motors) é emblemático. Durante a década de 1920
novos elementos se incorporaram ao ambiente econômico dos EUA como a
venda de veículos a prestações, a aceitação do carro usado como parte do
pagamento e o modelo novo anual. A empresa reagiu rapidamente à essas
mudanças, transformando uma possível ameaça numa grande oportunidade e
acabou derrotando seu concorrente (a Ford).
O ambiente tecnológico não é diferente, embora essa variável só venha
sendo considerada no planejamento estratégico a partir dos anos 80.
Porém, se a estratégia visa alcançar vantagens competitivas para as
organizações, a tecnologia representa grande inspiração para os
estrategistas porque ela diferencia produtos (e serviços) e as empresas
acabam obtendo vantagens competitivas.
Em 1992, a Credicard (antiga empresa de cartões de crédito) foi ameaçada
pela VISA, a qual atraia alguns de seus bancos filiados oferecendo-lhes
a possibilidade de administrarem seu próprio cartão. Nos plásticos da
VISA o nome do banco vinha destacado, enquanto que nos da Credicard
ficava em segundo plano.
Os bancos atuavam como vendedores e recebiam uma pequena comissão sobre
os cartões vendidos, o Credicard ficava com a maior parte e, com isso, a
VISA passou a atrair os principais bancos para si. Mas, a Credicard
conseguiu transformar a ameaça numa oportunidade ao deixar os bancos
financiarem os usuários de seus cartões.
O ambiente sócio-cultural também provoca impactos na comercialização de
produtos e serviços, pois é através desse ambiente que se propagam as
vantagens competitivas de produtos e/ou serviços. No Japão e nos EUA –
por exemplo – a venda porta-a-porta é mais comum do que no Brasil, em
função da cultura local. Outro hábito cultural que vem se incorporando à
nossa sociedade é o uso do vale refeição pelas empresas, o qual facilita
a vida dos seus funcionários.
No ambiente público e político pode-se perceber claramente o crescimento
do poder público nas comunidades e do poder político dos governos, o que
tem levado muitas organizações a reverem suas abordagens estratégicas.
Dessa forma, a política de preços das empresas – por exemplo – deve ser
estabelecida para cobrir custos e proporcionar lucros, embora não se
deva descuidar do papel social das organizações no contexto de uma
sociedade.
Durante muito tempo, os laboratórios farmacêuticos multinacionais
instalados no Brasil enfrentaram um ambiente político adverso – em
termos de pressão governamental – porque o preço de seus produtos era
controlado pelo CIP (Conselho Interministerial de Preços). Além disso, a
patente de muitos produtos inovadores era constantemente quebrada pelo
governo, em benefício de pequenos laboratórios brasileiros.
Diante desse ambiente desfavorável, muitos fabricantes de medicamentos
acabaram diversificando suas linhas lançando produtos com preços não
controlados, tais como aditivos alimentares, cosméticos e adoçantes. E,
dessa forma, eles transformaram as ameaças do ambiente político em
ótimas oportunidades de negócios.
Julio Cesar S. Santos é Professor, Consultor, Palestrante e Co-Autor do
Livro: "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados". Elaborou o
curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra Palestras e
Treinamentos Sobre Marketing, Administração, Técnicas de Atendimento ao
Cliente, Secretariado e Recursos Humanos. Contatos: jcss_sc@yahoo.com.br
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