A Importância dos Indicadores de Sustentabilidade
Por Julianna Antunes
20/02/2011
Em outubro do ano passado escrevi, ainda que brevemente, sobre o ROI na
sustentabilidade e a dificuldade de se medir valores intangíveis.
Voltando rapidinho ao tema, ROI, sigla para Return on Investment, é uma
informação financeira que as empresas têm diante de um investimento
feito. É um dado basicamente quantitativo, mas importante para guiar o
planejamento estratégico das áreas e da própria empresa como um todo.
Para quem encara a sustentabilidade como um processo de negócios e não
um coletivo de projetos sociais e/ou ambientais, é fundamental não
apenas prestar contas do dinheiro, mas prestar contas do que o uso do
dinheiro significou para a empresa. Afinal, sustentabilidade não é
custo, é investimento. Mas sendo o ROI importante para o sucesso de uma
organização do ponto de vista da sustentabilidade, há uma etapa que deve
ser cumprida antes de se pensar nele: a criação dos indicadores de
desempenho.
Dentro do ambiente corporativo, os indicadores de avaliação ou
desempenho servem para monitorar ações, projetos ou áreas e o resultado
dessa medição vai indicar o caminho a ser seguido. A maioria dos
indicadores encontrados é quantitativa, mas acontece que a
sustentabilidade não é algo tão simples de ser medido. Assim, para o
sucesso de um relacionamento com a comunidade, por exemplo, é mais
importante saber quanto um curso de capacitação incrementou na renda
familiar da região do que quantos moradores fizeram esse curso.
É claro que os indicadores quantitativos são necessários. Diria que eles
são a ferramenta de análise dos primeiros resultados de sustentabilidade
dentro de uma empresa. Mas diante da complexidade, da relação de causa e
efeito e de um retorno não tão em curto prazo, é fundamental que numa
segunda etapa os indicadores qualitativos sejam inseridos na geração de
dados. E aí que vem a dificuldade: como estabelecer indicadores de
qualidade que contemplem não apenas o aspecto financeiro, mas também o
social, o ambiental e, dependendo do contexto, o cultural e o
geográfico?
Há uma série de metodologias que funciona bem dentro do escopo de
desenvolvimento sustentável, como o ecological footprint method, o
dashboard of sustainability (bem completo) e o barometer of
sustainability. Mas mais importante que a metodologia utilizada, que nem
é tão necessária dependendo do tamanho da ação, é ter em mente o
objetivo pelo qual aquilo está sendo realizado. Se os objetivos forem
claros e, principalmente, honestos, não será nem um pouco difícil
estabelecer indicadores qualitativos para medir a atividade. Agora, se o
objetivo for greenwashing, um simples cala a boca ou algo ainda menos
nobre, talvez nem os indicadores quantitativos sejam necessários.
Julianna Antunes é Jornalista, corredora de alto rendimento físico e
baixo rendimento financeiro, pós-graduada em responsabilidade social
empresarial e diretora da Agência de Sustentabilidade, consultoria
estratégica de elaboração e implementação de projetos de
sustentabilidade. E-mail para contato:
sustentabilidade@sustentabilidadecorporativa.com -
www.agenciadesustentabilidade.com.br - Blog:
www.sustentabilidadecorporativa.com - Twitter: @sustentabilizar
Artigo Licenciado sobre uma licença Creative Commons - Atribuição - Uso
Não-Comercial - Não a obras derivadas 3.0 Unported License