Marketing Verde: Tendência, Necessidade ou Modismo?
Por Leonardo Aureliano da Silva
06/10/2009
É possível que o termo marketing verde não seja novidade para muitas
pessoas, no entanto, a sua definição ainda permanece obscura entre os
acadêmicos e os seus adeptos pragmáticos. Alguns dizem que o marketing
verde esta relacionado à sustentabilidade, outros afirmam que é o
reconhecimento e a conscientização da empresa como integrante de um
ambiente maior, porém com recursos finitos.
Diretamente relacionado com o tema marketing verde, a sustentabilidade,
vem sendo alvo de muitas empresas que praticam atividades empresariais
de forma responsável. Sustentabilidade é um conceito sistêmico,
relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais,
culturais e ambientais da sociedade humana, consiste em descobrir modos
mais equitativos de produzir, consumir e viver.
A amplitude do conceito de sustentabilidade, tão usual em marketing
verde, permite-nos inferir a partir de então, que a função do marketing
verde vai além da busca da manutenção dos recursos finitos, para a
exigência imediata de conscientização dos responsáveis por esse planeta,
TODOS NÓS!
Atribuir à empresa a responsabilidade pela manutenção dos recursos de
nosso planeta é eximir-se da responsabilidade individual. De acordo com
Jung “a psicologia do indivíduo corresponde a psicologia da nação”. Essa
afirmação também vale para questões de sustentabilidade, sendo assim, “
a psicologia de cada nação se manifesta na forma como ela trata o
planeta” (AURELIANO, 2009).
Algumas ações emergentes estão sendo realizadas para equilibrar o meio
ambiente. A conscientização dos indivíduos será a base para que a
prática sustentável faça parte do dia-a-dia, mostrando que a busca pelo
equilíbrio entre o homem e o meio ambiente é um processo contínuo,
moroso, mas que proporcionará a todos dias melhores, inclusive àqueles
que virão.
Sucesso,
Leonardo Aureliano da Silva é Bacharel em Administração de
Empresas;Especialista em Administração de Marketing;Pesquisador em
marketing e estratégias de marketing;Mestrando em Administração -
UNINOVE;Professor Universitário – Universidade Nove de Julho - UNINOVE;
Leciono disciplinas relacionadas à Administração e Marketing;Atuei em
Empresas do Setor Bancário e Securitário.mkt_academico@yahoo.com.br