O Mercado de Sustentabilidade para o profissional de administração
Por Julianna Antunes
14/09/2010
Evito misturar o “Sustentabilidade Corporativa” com a “Agência de
Sustentabilidade”, apesar de saber o quanto o blog é estratégico para a
empresa. Mas acatando uma sugestão do Facó, achei que seria interessante
fazer um jabazinho. E vamos lá!
Na última quarta-feira, conforme anunciei aqui, fiz uma palestra na
UniverCidade para a semana de administração. O tema foi o mercado de
sustentabilidade para o profissional de administração e marketing. O
legal de todas as palestras que faço, sem puxar sardinha para a minha
brasa, é ver a reação das pessoas no final. Nada de surpreendente, mas
algo do tipo: “é, nunca tinha parado para pensar sob esse ponto de
vista”.
Quem acompanha o blog e a minha visão sobre sustentabilidade,
provavelmente não se surpreenderia com o falo nesses eventos. Mas ao
mesmo tempo em que é bom para mim ver a surpresa das pessoas, me
preocupa saber que o mercado ainda está muito desalinhado a essa visão.
Não falo nada de mirabolante e nem de ultrainovador. Essa abordagem,
sequer, foi criada por mim. Apenas concordo com dois papas da
sustentabilidade.
Nessa palestra em especial falei de como o administrador pode se inserir
do mercado de sustentabilidade. Falei de como é o perfil que a área
demanda e as competências que alguém que vai trabalhar nisso deve ter
além das básicas (liderança, proatividade, comprometimento, bla bla
bla). Expliquei como trabalha o profissional dentro das empresas e quais
ações são comuns a todas elas, independente do segmento em que atuam.
Falei, ainda, das portas que esses profissionais podem abrir nos três
setores da economia, ressaltando o mundo a se fazer na iniciativa
pública (praticamente tudo), incluindo aí as agências de fomento, como o
Rio Negócios; a oportunidade de trabalhar a gestão do terceiro setor; e
o crescente mercado de auditorias, dentre outras oportunidades no
segundo setor.
Além disso, também chamei atenção para a vantagem do administrador ser
um profissional com perfil generalista, que tem, em tese, habilidade
para enxergar a empresa como um todo e atuar no que eu chamo de três
níveis de sustentabilidade (estratégia, operação e processos). Ao mesmo
tempo apontei algum dos principais desafios, principalmente o de ter a
visão estratégica da sustentabilidade e de como o marketing vai inserir
o conceito em processo que não é lá tão, digamos, sustentável.
Na próxima semana farei uma palestra parecida na Semana de Publicidade
da PUC-Rio, mas dessa vez o foco será no mercado de comunicação, que
também tem um mundaréu de oportunidades. Mas enfim, se você, empresa,
universidade, ou órgão público se interessou pelo assunto e quer levar
uma palestra temática ou generalista para seus profissionais ou alunos,
que tal entrar em contato? Pode ser pelo email do blog, disponibilizado
na barra lateral, ou então entrar em contato com o email da Agência de
Sustentabilidade, que pode ser encontrado clicando no site da empresa.
Julianna Antunes é Jornalista, corredora de alto rendimento físico e
baixo rendimento financeiro, pós-graduada em responsabilidade social
empresarial e diretora da Agência de Sustentabilidade, consultoria
estratégica de elaboração e implementação de projetos de
sustentabilidade. E-mail para contato:
sustentabilidade@sustentabilidadecorporativa.com -
www.agenciadesustentabilidade.com.br - Blog:
www.sustentabilidadecorporativa.com - Twitter: @sustentabilizar
Artigo Licenciado sobre uma licença Creative Commons - Atribuição - Uso
Não-Comercial - Não a obras derivadas 3.0 Unported License