O Mundo Corporativo em prol da sustentabilidade
Por Eduardo Macedo
10/10/2014
Analise feita pela Universidade de Harvard mostra a performance das
empresas de diversos setores, portes e estruturas de capital atuando em
prol da sustentabilidade no universo corporativo. O estudo aponta que 90
empresas que se preocupam com meio ambiente e desenvolvem ações
sustentáveis apresentaram as melhores taxas de retorno em um período de
18 anos.
• Valorização de Patrimônio: Alta Sustentabilidade: 33x / Baixa
Sustentabilidade: 26x
• Retorno 1992 ~ 2010: Alta Sustentabilidade: 7x / Baixa
Sustentabilidade: 3,5x
A National Geographic Society também fez um estudo que analisa o
comportamento dos consumidores em 17 países. O resultado foi que o
consumidor brasileiro é o terceiro mais consciente, perdendo apenas para
os indianos e chineses. O perfil do consumidor socialmente consciente é
mais jovem e verde: 63% mais novos que 40 anos e 66% pensam que empresas
devem apoiar o meio ambiente.
Outro dado bacana foi visto em um estudo recente da Accenture que
descobriu que um terço das empresas estão correndo para acompanhar a
demanda dos seus consumidores por produtos “verdes”. Isso mostra que
cerca de 60% afirmam que eles cobram mais por esses produtos, com um
adicional de até 25%. Esses dados comprovam que o consumidor está cada
vez mais consciente e bem informado sobre os efeitos ambientais e
processos produtivos sustentáveis, está disposto a pagar mais
caro por marcas associadas a uma atitude positiva em relação ao meio
ambiente.
Para o consumidor brasileiro, a maior referência para definir
sustentabilidade é preservação ambiental. Em 2005, apenas 9% das
empresas eram consideradas sustentáveis com a preservação ambiental. Em
2012 já somavam 39% das empresas consideradas sustentáveis pela
preservação ambiental.
O mundo corporativo ganha muito com ações voltadas para
sustentabilidade, não apenas ajudando a melhorar o planeta, mas os
benefícios de investir em meio ambiente estão no ganho da reputação da
marca no aumento da vantagem competitiva.
Há alguns anos, ser sustentável no mundo corporativo era considerado um
diferencial. Entretanto, atualmente, é indispensável que a empresa
encare a sustentabilidade como parte da estratégia e planejamento
corporativo.
Nesse contexto, surgiu o conceito de sustentabilidade corporativa, cuja
atuação é apresentar resultados econômicos, minimizar impacto ambiental
e melhorar o relacionamento da empresa com a sociedade.
A empresa que estabelece a política de sustentabilidade integrada à
estratégia e planejamento consegue atrair e fidelizar os clientes
conscientes, agregando um valor imensurável à marca concomitante à
minimização da degradação ambiental.
Vale ressaltar que é necessário um investimento constante e gradual em
relação à sustentabilidade com o intuito de aplicar desde a fase de
planejamento de marca, produto ou serviço e seja expandida para os
processos empresariais até a aquisição pelo consumidor final.
Conscientizando seus consumidores as empresas fazem sua parte por um
mundo melhor.
*Eduardo Macedo é CEO da Site Sustentável