Qual o Real Critério para uma Empresa ser Listada em um Índice de
Sustentabilidade?
Por Julianna Antunes
21/01/2011
Qual o real critério para uma empresa ser listada em um índice de
sustentabilidade?
O tema de hoje me veio à cabeça recentemente em uma conversa com amigos
via Facebook quando o tema da discussão era o fato de eu estar em vias
de processar a TIM. Conversa vai, conversa vem, um amigo fala da audácia
dela, mesmo diante de constantes problemas, de publicar relatório de
sustentabilidade. Nisso eu respondo: e ela está listada no ISE Bovespa!
É claro que uma empresa não vai deixar de ser sustentável por conta de
um problema pontual com um cliente. Acontece que segundo o Sindec
(Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), há anos a TIM
aparece na lista das 10 empresas mais reclamadas no Procon. Que fique
claro, não só a TIM, mas diversas outras empresas que fazem parte do
índice.
E aí eu me pergunto: quais critérios são avaliados para uma empresa ser
listada no ISE Bovespa ou algum outro índice de sustentabilidade do
mundo? Talvez a pergunta a ser feita seja: o que as bolsas de valores
chamam de sustentabilidade? Ou então: qual o peso de um bom
relacionamento com stakeholders na classificação das empresas? Porque
por mais que esse peso seja pequeno, não tem a menor coerência manter na
carteira empresas que, comprovadamente, viram as costas para os
clientes.
Acontece que é muito atrativo para uma Bolsa, a cada anúncio das
empresas listadas, mostrar o impacto financeiro atrelado à imagem de
sustentabilidade. Em 2011, por exemplo, o valor de mercado do ISE
Bovespa é de R$ 1,17 trilhão, com 46,1% das companhias com ações
negociadas na bolsa. Então, por mais que o questionário seja super
detalhado, super bem feito, a forma de entrada no ISE tem como fator
principal o dinheiro, o potencial de lucro da empresa. Porque,
convenhamos, se realmente fosse sustentabilidade, muita empresa ficaria
de fora!
O triste da história é que, por causa de ações mascaradas como essa, se
perde uma baita oportunidade de mostrar para o mercado corporativo que
vale a pena ser sustentável. Infelizmente não fica claro que as empresas
listadas possuem performance superior por causa da sustentabilidade. Mas
fica claro que não importa o quanto uma empresa tem problemas com seus
clientes.
Aliás, não importa se uma empresa deixou de investir em melhorias ou
deixou de investir em sustentabilidade. Se respondeu direitinho ao
questionário do ISE de qualquer bolsa do mundo, e gera muitos dividendos
aos seus acionistas, parabéns, para o mercado de ações ela é uma empresa
sustentável!
Julianna Antunes é Jornalista, corredora de alto rendimento físico e
baixo rendimento financeiro, pós-graduada em responsabilidade social
empresarial e diretora da Agência de Sustentabilidade, consultoria
estratégica de elaboração e implementação de projetos de
sustentabilidade. E-mail para contato:
sustentabilidade@sustentabilidadecorporativa.com -
www.agenciadesustentabilidade.com.br - Blog:
www.sustentabilidadecorporativa.com - Twitter: @sustentabilizar
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