A Sustentabilidade e os 3 (ou 5) Rs
Por Julianna Antunes
14/05/2010
Apesar de hoje muitos terem estendido os Rs a cinco (incluindo o
repensar e o reinventar), os clássicos reciclar, reduzir e reutilizar
continuam fortes não apenas quando falamos da sustentabilidade no nosso
dia-a-dia, mas também dentro das empresas. É claro que todos eles são
importantíssimos e, quando praticados, fazem um bem danado ao meio
ambiente. Mas é só isso?
Sempre vou bater na tecla de que a sustentabilidade corporativa é, antes
de tudo, um processo de transformação. Têm-se ferramentas, treinamentos,
planejamento, métricas, metas e cobranças por resultados. Têm-se o lado
estratégico e o lado operacional como qualquer processo de negócio. A
diferença é que se as pessoas (principalmente as impactadas) não
abraçarem a causa, de nada adiantará o esforço de se implementar
projetos da área.
O que acontece com muitas empresas é que elas acham que se fizerem o
óbvio, estarão credenciadas a posarem de sustentáveis. Seja porque
utilizam papel reciclado ou, na melhor das hipóteses, porque mitigam
seus impactos. Não adianta apenas fazer o óbvio ou fazer o que a lei
manda (já ouvi dizer de uma empresa que responsabilidade social é pagar
imposto). Sustentabilidade corporativa tem a ver, e muito, com a postura
e as opções que se fazem nos negócios.
Apesar de ainda muito recente no Brasil (agora que estamos no boom da
responsabilidade social), a sustentabilidade corporativa aponta a
tendência de maior importância para a não geração de impactos do que a
sua mitigação. A 3M, por exemplo, desde a década de 90 não investe em
tecnologias que geram compostos orgânicos voláteis (VOC), independente
do tamanho da oportunidade que se perca.
Pensando em curto prazo, sim, a 3M perdeu muito dinheiro, já que essa
regra interna adiou a melhoria de produtos e o lançamento de novidades.
Mas se pensarmos no longo prazo, é possível identificar um custo
intangível que se deixou de ter, como monitoramento de novas regras,
exposição a novas regulamentações e risco de possíveis multas. Sem
contar, é claro, no aumento do valor da marca corporativa ao transmitir
para colaboradores, stakeholders e shareholders a imagem sólida de
empresa que coloca segurança à frente de qualquer fator, até do lucro.
De alguns meses para cá, a TIM, que enviava aos clientes contas em papel
reciclado, passou a usar papel certificado pelo FSC. Não sei dizer qual
a diferença de impacto ambiental entre ambos, e pode ser que eu esteja
falando besteira, mas pensemos: ainda que tenha todo um manejo
sustentável, o papel certificado advém de árvore que foi derrubada. Já o
papel reciclado é transformação de um papel velho em um novo.
É o mesmo que uma empresa identificar seu rastro de carbono e plantar
milhões de árvores (alguém aqui se lembrou da Vale?) achando que isso é
sustentabilidade. Plantar árvore é medida paliativa. É claro que deve
ser feito, mas não pode ser uma constante do tipo impactou, plantou. Não
resolve.
É preciso criar mecanismos e implementar processos que diminuam o
impacto. Nesse caso da TIM, por que não diminuir o tamanho da conta de
telefone, por exemplo? Reciclado ou certificado, é menos papel que se
utiliza. Ou então, por que não dar aos clientes a opção de ver a conta
detalhada na internet e receber em casa apenas a conta resumida?
Lembram-se do repensar e do reinventar? É isso.
Essas questões valem para o nosso dia-a-dia também. Sustentabilidade não
é fazer coleta seletiva e gerar um volume imenso de lixo por causa de
consumo irresponsável. Não é usar a água com sabão da máquina de lavar
para limpar o quintal e deixar a torneira aberta ao escovar os dentes.
Não é deixar de usar sacolas plásticas nas idas ao supermercado e
continuar consumindo produtos com embalagens que não se degradam com o
tempo. Sustentabilidade é se transformar e transformar os que estão em
nossa volta.
Julianna Antunes é Jornalista, corredora de alto rendimento físico e
baixo rendimento financeiro, pós-graduada em responsabilidade social
empresarial e diretora da Agência de Sustentabilidade, consultoria
estratégica de elaboração e implementação de projetos de
sustentabilidade. E-mail para contato:
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