Portal do Marketing

Tudo sobre Marketing
  • Home
  • Artigos
  • Dinâmicas
  • Dicionários
  • Frases
  • Profissionais
  • Busca
  • YouTube
 
    

 

Philip Kotler

Philip Kotler é um renomado professor universitário, autor, palestrante e consultor de marketing, nascido em 27 de maio de 1931 em Chicago, nos Estados Unidos. Ele é amplamente considerado como o "pai do marketing moderno" e é conhecido por suas inúmeras contribuições para a teoria e prática do marketing.

Primeiros Anos e Educação

Kotler cresceu em Chicago e frequentou a Universidade DePaul, onde se formou em economia em 1953. Em seguida, ele obteve um mestrado em economia na Universidade de Chicago em 1956 e um Ph.D. em marketing na mesma instituição em 1959.

Carreira Acadêmica

Kotler começou sua carreira acadêmica em 1959, lecionando na Universidade de Chicago. Ele passou a lecionar em várias outras universidades, incluindo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Universidade Northwestern e a Universidade de Stanford.

Em 1988, Kotler foi nomeado professor titular da Kellogg School of Management, na Northwestern University, onde fundou o Centro de Marketing Internacional. Ele também atuou como presidente da Associação Americana de Marketing (AMA) e recebeu vários prêmios por sua excelência em ensino e pesquisa.

Contribuições para o Marketing

Kotler é amplamente considerado o "pai do marketing moderno" por sua inestimável contribuição para o desenvolvimento da teoria e prática do marketing. Ele é autor de vários livros e artigos sobre o assunto e é conhecido por ter introduzido muitos conceitos importantes no campo.

Um de seus trabalhos mais influentes é o livro "Administração de Marketing", que foi publicado pela primeira vez em 1967 e agora está em sua 15ª edição. O livro é amplamente utilizado em cursos de marketing em todo o mundo e é considerado um clássico do marketing moderno.

Além disso, Kotler é conhecido por ter criado o conceito de marketing social, que se concentra em usar técnicas de marketing para promover mudanças sociais positivas. Ele também desenvolveu a ideia de marketing de relacionamento, que enfatiza a importância de criar e manter relacionamentos duradouros com os clientes.

Outras Contribuições

Além de sua contribuição para o campo do marketing, Kotler também é conhecido por seu trabalho em outras áreas, incluindo economia, administração e estratégia de negócios. Ele é autor de vários livros sobre esses temas e é amplamente respeitado por sua experiência nessas áreas.

Kotler também é um palestrante e consultor procurado por empresas e organizações em todo o mundo. Ele já trabalhou com empresas como IBM, General Electric e McDonald's, entre outras, e é conhecido por sua habilidade em ajudar as empresas a desenvolver estratégias de marketing bem-sucedidas.

Reconhecimento

Kotler recebeu inúmeros prêmios e honrarias ao longo de sua carreira, incluindo a Medalha Paul D. Converse da AMA, a Medalha de Ouro da Fundação de Marketing Directo e a Ordem do Mérito Comercial da Espanha.

Além disso, Kotler foi incluído na lista de "50 Gurus da Gestão" da revista BusinessWeek e foi eleito um dos "10 Maiores Gurus do Marketing de Todos os Tempos" pela revista Financial Times.

Além disso, Kotler é um membro honorário de várias organizações profissionais, incluindo a Associação Americana de Marketing e a Academia de Marketing Internacional. Ele também foi eleito membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e recebeu um doutorado honorário da Universidade de Estocolmo.

Legado

O legado de Kotler na teoria e prática do marketing é inegável. Ele ajudou a definir e moldar a disciplina do marketing moderno e continua a ser uma influência significativa na área. Seus conceitos e ideias sobre marketing social, marketing de relacionamento e outras áreas continuam a ser aplicados em empresas e organizações em todo o mundo.

Kotler também é conhecido por ter sido um professor e mentor influente para muitos estudantes e profissionais de marketing. Sua paixão pelo assunto e seu compromisso com a excelência no ensino continuam a inspirar gerações de estudantes e profissionais.

Conclusão

Philip Kotler é um líder em marketing que ajudou a moldar a disciplina em todo o mundo. Seus livros, artigos e palestras têm sido influentes para estudantes, professores e profissionais em todo o mundo. Sua contribuição para a teoria e prática do marketing continuará a ter um impacto significativo na disciplina por muitos anos.





 


Copyright © 2000 - 2022 - Portal do Marketing - Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade