Dicionário de Marketing - Verbetes com a letra D
DADO: Aquilo que se torna como base para um cálculo quantitativo ou qualitativo.
DADOS- Números ou informações que descrevem
alguma característica.
DADOS BIVARIADOS - Dados dispostos em pares.
DADOS CATEGÓRICOS - Dados que podem ser
separados em diferentes categorias que se distinguem por alguma
característica não- numérica.
DADOS CONTÍNUOS- Dados que resultam de um
número infinito de valores contínuos que podem ser associados a
pontos de uma escala contínua, sem lacunas ou interrupções.
DADOS DE ATRIBUTOS- Dados que podem ser
separados em categorias diferentes que se distinguem por alguma
característica não - numérica.
DADOS DE CLASSIFICAÇÃO: Conjunto de itens
predeterminados ( bens, escolaridade, renda etc) cuja posse ( ou
não) indica a que classe sócio- econômica pertence o
entrevistado. Para cada item possuído, há a atribuição de um
determinado número de pontos que indicam a classe social do
entrevistado.
DADOS DE PROCESSOS - Dados dispostos segundo
uma seqüência temporal que medem uma características de bens ou
serviços resultante de uma combinação de equipamento, pessoas,
materiais, métodos e condições.
DADOS DISCRETOS- Dados que resultam de um
número finito ou de uma quantidade enumerável de valores
possíveis.
DADOS NUMÉRICOS - Dados numéricos que
representam contagens ou mensurações.
DADOS PRIMÁRIOS: Informação coletada para
propósitos específicos e que não está disponível num primeiro
momento; Informação original colhida para um estudo específico
de pesquisa de mercado.
DADOS QUALITATIVOS- Dados que podem ser
separados em categorias diferentes que se distinguem por alguma
característica não - numérica
DADOS QUANTITATIVOS- Dados numéricos que
representam contagens ou medidas.
DADOS SECUNDÁRIOS: Informação que já foi
colhida para outras finalidades e já se acha publicada, podendo
ser utilizada como dado para tomada de decisão.
DADOS TEMPORAIS - Dados em que o fator tempo é
preponderante para análise de sua dinâmica.
DAIRY QUEEN: Cadeia de sorveterias comprada
pela Berkshire Hathaway em 1997.
DATA BASE MARKETING: Marketing desenvolvido a
partir do Banco de Dados de clientes. Aprofunda a captação e
utilização das informações efetuando múltiplos cruzamentos das
informações.
DATA BASE: Conjunto de arquivos com dados
demográficos e psicográficos / estilo se vida dos consumidores.
DATA WAREHOUSE: Armazenamento de dados. Banco
de dados centralizador de todas as informações importantes sobre
clientes.
DATA: Dados.
DATABASE MARKETING: Marketing desenvolvido a
partir do banco de dados de clientes. Aprofunda a captação e a
utilização das informações efetuando múltiplos cruzamentos das
informações.
DATA-BASE: Data original do início da vigência
do acordo coletivo de trabalho, convenção coletiva de trabalho,
acordo judicial ou sentença normativa do tribunal do trabalho.
de um médico, de um contabilista, entre outros.
DEADLINE: Último prazo para entrega de um
material ou serviço.
DEALER: 1.Revendedor.2. Distribuidor,
negociante. No mercado de capitais dos EUA, "é o comerciante que
mantém estoques de determinados títulos e geralmente se
especializa em comprar e vender certas classes de títulos, dando
cotações firmes e permanentes de compra e venda".
DECIL - Cada um dos nove valores que dividem
dados ordenados em dez grupos com aproximadamente 10% dos
valores em cada grupo.
DECISÃO DE COMPRA: Estágio no qual o consumidor
compra o produto.
DECISOR: A pessoa que toma a decisão final ou
de qualquer parte da mesma- seja o que, como ou onde comprar.
DECLÍNIO DE VENDAS: Estágio do ciclo de venda
de produto em que novos produtos substituem o antigo.
DECODIFICAÇÃO: Processo no qual as mensagens
são interpretadas pelo receptor.
DEFEITO - Não-atendimento de um requisito ou de
uma expectativa razoável do cliente.
DEFESA DO CONSUMIDOR: Movimento de cidadãos e
do governo para fortalecer os direitos e poder dos compradores.
DÉFICIT. Em linguagem corrente, é um excesso de
despesas em relação às receitas. Em linguagem contábil, é um
excesso de passivo em relação ao ativo, isto é, as despesas e
pagamentos são maiores que o faturamento e o total de crédito.
DEL CREDERE: Do direito comercial. Determina
que alguém, interessado mediante comissão assuma a
responsabilidade de garantir a solvência de terceiro com quem
vier a contratar no interesse e por conta de comitente ( aquele
que paga a comissão). A comissão atribuída pelo veículo à
agência tem a natureza de del credere, conforme estabelece o
item 12 do código de ética dos profissionais de propaganda. Veja
Apêndice. Decreto Federal.
DELEGAÇÃO DE PODERES (EMPOWERMENT): Divisão de
tarefas em equipe, distribuindo responsabilidades a todos,
supervisionando resultados.
DEMANDA - Número de compras possíveis para um
determinado produto ou serviço, num determinado mercado e em um
determinado espaço de tempo.
DEMANDA DE MERCADO - Volume total de um produto
que seria comprado por um grupo definido de consumidores, em
determinada área geográfica, em um período de tempo definido, em
um ambiente de mercado definido.
DEMANDA DERIVADA: Demanda organizacional que
deriva, em última instância, de demanda total por um produto que
é pouco afetado por mudanças de preços, especialmente a curto
prazo.
DEMANDA ELÁSTICA: Condição em que uma mudança
percentual em preço ocasiona uma mudança percentual maior na
quantidade comparada.
DEMANDA INELALÁSTICA: Condição em que uma
mudança percentual em preço ocasiona uma mudança percentual
menor na quantidade comparada.
DEMANDA PRIMÁRIA: Nível de demanda total para
todas as marcas de dado produto ou serviço. Por exemplo: a
demanda total por motocicletas.
DEMANDA SELETIVA: Demanda por uma certa marca
de um produto ou serviço: Por exemplo: a demanda por
motocicletas Honda.
DEMANDA TOTAL DE MERCADO: Volume total de um
produto ou serviço que pode ser adquirido por um grupo definido
de consumidores em uma área geográfica definida, durante um
tempo definido, em um ambiente de mercado definido, sob dado
nível de esforço de marketing.
DEMANDA: 1. Ação de demandar, ação judicial,
processos, litígio, contestação, discussão, disputa, combate,
peleja, pugna.. 2. Recall de anúncios em revistas.
DEMING, W. E. - Nasceu em Iowa, formou-se em
engenharia eletrônica na Universidade de Wyoming e doutorou-se
em matemática aplicada à física em Yale.Professor e consultor de
renome internacional na área da qualidade, levou a indústria
japonesa a adotar novos princípios de administração.Como
reconhecimento por sua contribuição à economia japonesa, a JUSE
instituiu o prêmio Deming. Publicou mais de200 trabalhos, dentre
os quais: Quality, Productivity and Competitive Position e Out
of Crisis (Qualidade – a Revolução na Administração).Nesse
último livro o Dr.Deming apresenta o “SaberProfundo” e os
“QuatorzePrincípios” contendo os pontos básicos de sua
filosofia.O ciclo PDCA é também conhecido como ciclo de Deming.
O professor Deming faleceu em dezembro de 1993.
DEMOGRAFIA - As características mensuráveis de
um mercado ou de uma população em termos de número de pessoas,
densidade territorial, sexo, idade, raça, estado civil,
formação, ocupação, etc. Características estatísticas de grupos
populacionais
DEMOGRAFIC SEGMENTATION: Veja Segmentação
demográfica. Esforço em dividir o mercado em grupos com bases
variáveis demográficas, tais como idade, sexo, tamanho da
família, ciclo de vida da família, renda, ocupação,
escolaridade, religião, raça e nacionalidade.
DEPRESSÃO: Quando a quantidade de bens
produzida e consumida per capita e o número de trabalhadores são
inferiores à média normal, existindo, paralelamente, excesso de
recursos econômicos não utilizados.
DESÁGIO: Desconto dado em um título de crédito
quando o pagamento é feito à vista. Depreciação da moeda.
DESCONTO DE BAIXA ESTAÇÃO: Redução de preço
para clientes que compram mercadorias ou serviços fora da
estação.
DESCONTO DE CAIXA: Redução de preços para os
clientes que pagam suas contas com mais rapidez.
DESCONTO DE COMPRA: Redução concedida na
aquisição de um produto ou serviço.
DESCONTO DE FREQUÊNCIA: Desconto concedido pelos veículos aos
anunciantes em função do nível de freqüência de suas
veiculações.
DESCONTO PARA PAGAMENTO A VISTA: Redução no preço quando a
fatura é paga a vista. Esse desconto é passado, pela agência, ao
anunciante.
DESCONTO PROGRESSIVO: Valor crescente de desconto concedido
pelos veículos aos anunciantes que cumprem determinadas
condições de volume, freqüência e posição em suas veiculações.
DESCONTO PROMOCIONAL: Desconto oferecido a intermediários como
compensação por atividades promocionais.
DESCONTO PSICOLÓGICO: Processo de oferecer um produto ou serviço
a um preço baixo ilusório pela comparação do preço atual com um
preço anterior que realmente nunca existiu (por exemplo: preço
atual R$ 80,00, anterior R$ 100,00- o preço real do produto é R$
80,00, mas para o cliente a comparação é feita com R$ 100,00).
DESCONTO SAZONAL: Desconto oferecido para os consumidores de um
produto ou serviços durante um período de tempo em que a demanda
do produto ou serviço é baixa.
DESCONTO SOBRE VOLUME: Redução de preço para clientes que
compram um produto em grande volume.
DESEJO - Forma em que uma necessidade humana assume quando
moldada pela cultura e pelas características de um indivíduo.
Diferentemente da necessidade, que indica a privação de uma
satisfação básica, o desejo é uma atitude ou emoção moldada ou
culturalmente ou por traço de personalidade ou por estilo de
vida.
DESEMPENHO 1 - Capacidade de um indivíduo, grupo ou organização
para executar os processos que aumentam a probabilidade de obter
os resultados desejados.
DESEMPENHO 2 - Conjunto de resultados, definidos
numericamente,obtido pela execução de processos, que permite a
avaliação comparativa com as metas estabelecidas por meio do
exame dos métodos, padrões e requisitos adotados para o alcance
desses resultados. Os cinco tipos de desempenho mais relevantes
a serem verificados são:1) desempenho relativo à satisfação dos
clientes;2) desempenho financeiro;3) desempenho relativo às
pessoas;4) desempenho relativo aos fornecedores e parceiros;5)
desempenho relativo ao produto e aos processos.
DESEMPENHO GLOBAL - Refere-se à síntese dos resultados
relevantes para a organização como um todo, levando-se em
consideração todas as partes interessadas. É o desempenho
planejado pela estratégia da organização.
DESEMPENHO SUSTENTÁVEL - Modelo de gestão que parte da Gestão
pela Qualidade Total (GQT) expandindo as análises para incluir
as variáveis ambientais presentes no funcionamento das
organizações. Seus principais princípios são: 1) análise
integrada, exigindo que a organização seja entendida e
administrada como um sistema;2) considera a interdependência
ecológica e exige que todos os processos, produtos e serviços da
organização sejam revistos ou substituídos de modo a assegurar
sua compatibilidade com os ecossistemas naturais;3) é orientado
para resultados e exige o claro compromisso dos líderes com
resultados mensuráveis;4) exige que as organizações reconheçam
que há custos associados com os recursos e ecossistemas do
planeta, que precisam ser incluídos nos processos contáveis,
impondo limites à dimensão e natureza das atividades;5) processo
aberto e comunicativo com relação a todos os aspectos da
organização para todas as partes interessadas.
DESIGN DE PRODUTO: Processo de projetar o estilo e função do
produto, criando um produto que seja atrativo, fácil, seguro e
de baixo custo para uso e manutenção, simples e econômico para
produzir e distribuir.
DESIGN: Ferramenta de comunicação de marketing que trabalha com
formas, traços e cores.
DESIGNER: Indivíduo que planeja ou concebe um projeto ou modelo.
Desenhista industrial, desenhista de produto, programador
visual.
DESK RESEARCH: Coleta de todas as informações disponíveis sobre
determinado assunto, usando como fonte os dados internos (da
própria empresa) e dados externos (publicações oficiais, dados
de associações, sindicato etc.).
DESTAQUES DO INSTAGRAM - O Instagram Stories dura apenas 24h,
mas você pode salvá-los por tempo ilimitado nos destaques do seu
perfil. Os destaques são úteis para exibir informações sobre
você e sua empresa ou como F.A.Q. Seção.
DESVIO ABSOLUTO- Medida de dispersão igual à soma dos desvios de
cada valor em relação à média, dividida pelo número de valores.
DESVIO DE VALOR- O grau em que uma base de clientes é passível
de diferenciação por valor. Um desvio de valor acentuado
descreve uma base de clientes na qual uma minúscula proporção de
clientes responde por elevada proporção dos lucros da empresa,
enquanto um leve desvio de valor descreve uma base de clientes
na qual o valor dos clientes é relativamente uniforme.
DESVIO - Diferença entre um valor e a média: expressa -se como
x-.
DESVIO EXPLICADO - Diferença entre o valor predito y e a média
dos valores y, em um par de valores de uma coleção de dados
bivariados.
DESVIO MÉDIO- Medida de variação igual à soma dos desvios de
cada valor a contar da média, dividida pelo número de valores.
DESVIO NÃO-EXPLICADO- A diferença entre a coordenada y e o valor
predito em um par de valores em uma coleção de bivariados.
DESVIO PADRÃO - Unidade Estatística da medida da dispersão em
torno da média aritmética de um conjunto dedados. Pontos
situados amais de três desvios da média são, usualmente,
considerados pontos distantes.
DESVIO TOTAL- Soma do desvio explicado e do desvio não -
explicado para determinado par de valores em uma coleção de
dados bivariados.
DESVIO-PADRÃO- Medida de variação igual à raiz quadrada da
variância
DETERMINANTES DO VALOR: Qualidade Percebida e Satisfação com o
Preço ambos vis-à-vis a concorrência.
DEVELOPMENT: Desenvolvimento.
DIA DA PROPAGANDA: O dia 4 de dezembro é comemorado
mundialmente.
DIAGNÓSTICO - Conjunto de dados e informações nos quais se
baseiam a determinação do conhecimento de uma relação de causa e
efeito.
DIAGRAMA DE ÁRVORE - Ferramenta da administração que facilita a
definição clara e precisa de todas as ações que serão
necessárias para se atingir determinado fim ou objetivo. O ponto
de partida ou a raiz da árvore será sempre o nosso objetivo
principal,expresso através de um verbo de ação mais um
complemento.Ao partir deste objetivo-raiz, passamos à definição
dos meios ou das ações que precisaremos realizar para chegar à
sua concretização. Esses meios também serão sempre expressos
através de um verbo de ação mais um complemento.O desdobramento
termina quando conseguimos especificar claramente pelos verbos
de ação mais um complemento, um conjunto de tarefas
executáveis.É uma das Sete Ferramentas da Administração.
DIAGRAMA DE ÁRVORE DE ESTRATÉGIA- Diagrama composto de um
diagrama de árvore e de um quadro de informações complementares
(como os 5W 1H). Tem por finalidade estabelecer um plano
estratégico para se alcançar um objetivo.
DIAGRAMA DE BARRAS - Ferramenta ou técnica de melhoramento da
qualidade que consiste em registrar pontos de dados de um
período sobre um gráfico para detectar possíveis tendências.
DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO - Mostra a relação entre um conjunto
de causas (processo)que provoca um ou mais efeitos. É uma forma
organizada de correlacionar o efeito com suas causas,
agrupando-se em “famílias de causas”, tais como: matéria
prima,máquina, mão-de-obra,medida, método e meio ambiente. O
diagrama de causa e efeito proporciona ao gerente melhor
entendimento de que ele tem autoridade sobre as causas e
responsabilidade sobre os efeitos (resultados) de um processo. É
também conhecido como o Diagrama de Ishikawa ou de Espinha de
Peixe. É uma das Sete Ferramentas de Qualidade.
DIAGRAMA DE DISPERSÃO - Ferramenta, instrumento ou técnica de
melhoria da qualidade que consiste em mostrarem um gráfico o que
acontece com uma variável quando outra variável é mudada. Tem a
finalidade de tentar provar que as duas variáveis estão
relacionadas.
DIAGRAMA DE DISPERSÃO- Representação gráfica de dados
emparelhados ( x e y).
DIAGRAMA DE IMPACTO: É representado pelos meios que compõem uma
campanha de propaganda: jornais, TV, rádios, folhetos, cartazes,
cinemas, outdoors, displays, seminários, exposições e mala
direta.
DIAGRAMA DE ISHIKAWA - Ver diagrama de causa e efeito.
DIAGRAMA EM ÁRVORE- Gráfico pictótico dos diferentes resultados
possíveis em um evento composto.
DIAGRAMAÇÃO: Layout. Colocação estudada de textos e ilustrações
em determinado espaço de uma folha.
DIÁLOGO- Comunicação interativa entre empresa e cliente. Em uma
empresa 1:1, cada contato mantido com o cliente servirá também
de ponto de coleta de dados.
DIFERENCIAÇÃO DE CLIENTES- Forma de separação de clientes com
base em dois critérios fundamentais: os clientes têm diferentes
necessidades em relação à empresa e representam diferentes
valores para a empresa. Ver também Diferenciação por
necessidades, Valor, Assimetria de valor.
DIFERENCIAÇÃO ESTRATÉGICA: Estratégia de crescimento de
participação no mercado que, através do desenvolvimento de novos
produtos/serviços, pode atender melhor e mais diferenciadamente
o mercado atual.
DIFERENCIAÇÃO POR NECESSIDADES- Diferenças entre clientes
segundo aquilo que necessitam da empresa. Dois clientes podem
comprar exatamente o mesmo produto ou seviço por dois motivos
extremamente diferentes. As necessidades do cliente referem- se
a por que o cliente compra, e nâo o que ele compra. Livrarias
têm clientes com significativas diferenças de necessidade porque
cada pessoa que entra em uma livraria quer um diferente. Postos
de gasolina tê4m clientes com limitadas diferenças de
necessidade. Ver também Diferenciação de clientes.
DIFERENCIAÇÃO TECNOLÓGICA: Diferença que existe quando o fator
tecnológico pode constituir uma vantagem competitiva, à medida
que proporciona uma diferenciação notável do produto ou serviço
existente, ou através de novos produtos, satisfazendo as
necessidades dos consumidores antes não atendidas.
DIFERENCIAÇÃO: Ato ou efeito de diferenciar-se, ato de calcular
a diferencial de uma função.
DIFERENCIAL - Atributo de um serviço que diferencia uma empresa
dos seus concorrentes, sob a ótica dos seus clientes-alvo. Ver
também Vantagem Competitiva.
DIFERENCIAL COMPETITIVO- Diferença positiva de um produto ou
serviço, percebido pelo cliente,e que seu concorrente não tenha.
DIFERENCIAL: Neologismo criado para caracterizar a diferença
competitiva de um produto, serviço ou empresa em relação ao
mercado onde atua.
DIFERENTIATION: Veja Diferenciação. Ato ou efeito de
diferenciar-se, ato de calcular a diferencial de uma função.
DINÂMICA DE GRUPO: Técnica de interação entre participantes de
um grupo de trabalho, que pode levar a mudanças de atitude,
conduta e relações resultantes dessa interação.
DINHEIRO ELETRÔNICO: Também conhecido como dinheiro digital,
digicash, dinheiro virtual ou e-cash, é o dinheiro sob a forma
de bits, que pode estar em smart card, transações via Internet
ou links dedicados. O dinheiro eletrônico, principalmente nas
operações de baixo valor, representa uma megamudança nas
operações financeiras, que até então eram controladas por um
banco central. Segundo Walter Wirston (Apud KELLY, Kevin Wired,
São Francisco: Wired Ventures, out. 1996), um dos maiores
consultores financeiros, o dinheiro digital representará um
incremento mundial gigantesco no giro da moeda.
DINHEIRO VIRTUAL: Para entender como funciona o dinheiro virtual
é preciso primeiro entender como funciona o dinheiro em si. A
moeda nasceu da necessidade de facilitar as trocas e de se obter
uma base para a comparação de valores. Enquanto as trocas
ocorriam por meio de mercadorias, o valor era real, visível. O
dinheiro, na realidade, já era virtual, pois representava sua
equivalência em ouro ou outro metal precioso usado para lastro.
Embora simples, isso é fundamental para entender que a
virtualidade do dinheiro já existe há muito tempo. O que torna
real é sua aceitação, sua conversibilidade. Veja Dinheiro
Eletrônico.
DIRECT MAIL: Veja Mala direta. 1. Do inglês direct mail, é a
propaganda que se envia pelo correio. A tradução correta nos
teria dado "direto pelo correio". No Brasil adotou-se, porém, a
expressão mala direta, que designa a propaganda enviada
diretamente ao provável consumidor. 2. Forma de comunicação em
que a mensagem é dirigida para um público definido.
DIRECT SELLING: Veja Marketing direto. 1. Marketing efetuado
através de propaganda em vários tipos de mídia que interagem
diretamente com os consumidores, geralmente solicitando a eles
que apresentem uma resposta direta. 2. Venda direta. 3. Sistema
de venda em que a figura do vendedor ou de um ponto - de - venda
é substituída, no todo ou em parte, por estímulos de compra
feitos através da mídia impressa ou eletrônica.
DIRETRIZES ORGANIZACIONAIS -O conjunto de
instruções,procedimentos, propósitos,normas ou indicações que
devem ser considerados para se levar a termo um plano de ação.
Incluem-se aqui a missão, a visão e os objetivos da organização.
DISCADOR AUTOMÁTICO: Dispositivo de um aparelho de telefone que
serve para armazenar em memória própria números de telefone para
fins de acesso futuro e discagem automática.
DISCOUNT HOUSE: Veja Loja de desconto. Instituição varejista que
vende mercadorias - padrão por preços menores aceitando margens
mais baixas e vendendo maiores volumes. Tem como objetivo
facilitar o escoamento de ponta de estoque. Exemplo:
Promocenter, Multishop.
DISCOUNT OFF: Veja Cupom de desconto. Peça promocional que
contém uma oferta de desconto de preço, normalmente por
determinado período. Distribuído através de mala direta, mídia
impressa, embalagem de produtos ou nos postos de venda.
DISCOUNT PRICE: Veja Desconto no preço.
DISCOUNT STORE: Veja Loja de desconto. Instituição varejista que
vende mercadorias- padrão por preços menores aceitando margens
mais baixas e vendendo maiores volumes. Tem como objetivo
facilitar o escoamento de ponta de estoque. Exemplo:
Promocenter, Multishop.
DISCRIMINAÇÃO NO PREÇO: Concorrência danosa que se origina ao
vender os mesmos produtos a compradores diferentes com preços
diferentes.
DISCRIMINATORY PRICING: Venda de produtos ou serviços a
diferentes preços para diferentes consumidores.
DISCUSSÃO EM GRUPO: Pesquisa qualitativa de caráter exploratório
de um segmento do mercado, com vistas à obtenção de dados sobre
sua opinião, comportamento, percepções etc. sobre um assunto,
problema, produto ou serviço. Sob a condução de um moderador, um
grupo de pessoas escolhidas por suas características
predeterminadas (classe, idade, sexo, educação etc.). e/ou
específicas de um assunto (como posse da coisa ou experiência
como produto/serviço) se reúnem para discutir um assunto em
foco. Essa discussão é observada e registrada. A pesquisa com
vários grupos permite, após análise dos resumos da discussões,
chegar-se a conclusões utilizáveis mercadologicamente, sobretudo
como base para posteriores estudos quantitativos. Veja
Moderador. MODERDOR: Pessoa encarregada de uma discussão em
grupo que apresenta o tema aos participantes e coordena as ações
de cada um.
DISORIENTEDS: A integração européia os desorientou e tornou
instáveis, enxergaram a realidade de um modo extremamente
pessimista e, por isso, procuram segurança econômica com
desespero, são sensíveis às ameaças sociais e têm pouquíssima
confiança em si mesmo e no mundo que os rodeias (que enxergam
caindo, sem que possa fazer nada).
DISPLAY COUNTER: Display de balcão.
DISPLAY DISPENSER: Display de prateleira.
DISPLAY FLOOR: Display de assoalho.
DISPLAY WALL: Display de parede.
DISPLAY: 1. Dispositivo para representação visual da informação
através de palavras, números e gráficos. A imagem da informação.
2. Mostruário. Veja também Móbile. Peça promocional usada em
pontos de venda, suspensa no ar por fios presos ao teto.
DISPOSIÇÃO DE NÃO-CONFORMIDADE- Ação a ser implementada na
entidade em situação irregular de modo a resolvera
não-conformidade.Nota:1 - A ação pode tomar forma, dentre
outras, de uma correção, por exemplo, um reparo ou um
retrabalho,reclassificação, sucata,concessão, pós-produção e
modificação de um documento.
DISSONÂNCIA COGNITIVA: Sensação de desconforto causada no
consumidor pelo conflito pós- compra. Sensação desagradável
decorrente da existência de cognições incompatíveis entre si.
Por exemplo, acreditar que o trabalho deve Ter justa
remuneração, mas estar recebendo elevado salário para quase nada
fazer, o que provoca o desconforto de sentir estar
''aproveitando da organização''.
DISSONÂNCIA: Tensão causada pela incerteza sobre uma decisão
tomada.
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DE MEDIDAS AMOSTRAIS- Distribuição das
médias amostrais obtida quando extraímos repetidas amostras de
mesmo tamanho e da mesma população.
DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA: Número de vezes em que determinados
segmentos de públicos são expostos a determinada mensagem
publicitária em função de sua maior ou menor exposição à mídia.
Exemplo: se temos um público de 1 milhão de pessoas 40% (400
mil) viram determinado anúncio, encontraremos a distribuição de
freqüência quando segmentarmos esse público de 400 mil pessoas
entre vários grupos: os que viram o anúncio apenas uma vez,
aqueles que viram duas, três etc. Tabela que agrupa os elementos
segundo o número de ocorrências. Para a mídia, divide os
indivíduos (ou domicílios) que viram, leram ou ouviram (ou
tiveram a oportunidade de ver, ler ou ouvir) a mensagem
publicitária, segundo a freqüência de exposição.
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON- Distribuição discreta de probabilidade
que se aplica a ocorrências de um evento ao longo de um
intervalo especificado de tempo, distância, área, volume ou
outra unidade semelhante.
DISTRIBUIÇÃO DIRETA: Utilização dos sistemas de mala direta,
reembolso postal ou door to door (porta a porta) para levar o
produto ou serviço diretamente ao consumidor.
DISTRIBUIÇÃO DUAL: Diz- se quando um fabricante usa vários
canais correntes para atingir o mesmo mercado- alvo.
DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA: Conceder a um número limitado de
revendedores o direito exclusiva de distribuição os produtos da
empresa em seus territórios.
DISTRIBUIÇÃO F- Distribuição contínua de
probabilidade.
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA: Operação envolvendo diversas etapas como
estoque, transporte e armazenamento de produtos desde o produtor
até o consumidor.
DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA: Estocagem de produtos em tantos
estabelecimentos quantos possíveis.
DISTRIBUIÇÃO NORMAL BIVARIADA- distribuição de dados
emparelhados em que, para qualquer fixo de uma variável se
distribuem segundo a normal.
DISTRIBUIÇÃO NORMAL- Distribuição de probabilidade em forma de
sino, dada algebricamente pela fórmula 5-1 na Seção 5-1.
DISTRIBUIÇÃO NORMAL PADRONIZADA- Distribuição normal com média 0
e desvio- padrão 1.
DISTRIBUIÇÃO NUMÉRICA: Relação entre o número de lojas onde a
marca está presente frente ao número de lojas do universo em que
se atua.
DISTRIBUIÇÃO PONDERADA: Volume de vendas em espécie (dinheiro)
das lojas onde a marca está presente, frente ao número de vendas
negociado pela categoria de produtos.
DISTRIBUIÇÃO QUI-QUADRADO- Uma distribuição contínua de
probabilidade ( introduzida na Seção 6-5)
DISTRIBUIÇÃO SELETIVA: Utilização e mais de um (mas não de
todos) intermediário, que esteja disposto a trabalhar os
produtos da empresa.
DISTRIBUIÇÃO T DE STUDENT- Distribuição em forma de sino, em
geral associada a experimentos com pequenas amostras; chamada
também distribuição T.
DISTRIBUIÇÃO UNIFORME- Distribuição de probabilidade em que todo
valor da variável aleatória tem a mesma chance.
DISTRIBUIÇÃO: 1. Ato de distribuição, repartição, serviço de
entrega, da correspondência postal aos destinatários. 2. Estudo
da riqueza como fato econômico, sob o aspecto de sua repartição
social por meio de salários, ordenados, aluguéis, juros e
lucros.
DISTRIBUIDOR: Atacadista
DIVERSIFICAÇÃO DAS REDES: Modalidade onde se utiliza tecnologia
de algumas redes na criação e no desenvolvimento de outras,
destinados a públicos distintos.
DIVERSIFICAÇÃO HORIZONTAL: Quando os novos produtos são
introduzidos numa linha já existente.
DIVERSIFICAÇÃO: Estratégia de crescimento da empresa que
consiste em iniciar ou adquirir novos negócios diferentes dos
atuais.
DIVERSIFICÇÃO VERTICAL: Quando a empresa inclui entre suas
operações normais atividades que antes eram executadas por
terceiros, como produção de matéria- prima ou distribuição junto
ao público final, por exemplo.
DIVIDENDO: Parte dos lucros referentes à rentabilidade dos
recursos investidos pela empresa e proporcional à quantidade de
ações possuídas.
DMQL - LEAD QUALIFICADO DE MARKETING DIGITAL - Lead qualificado
de marketing digital refere-se a um consumidor ou empresa que
possui as características e critérios que os categorizam como
uma possível venda. DMQLs mostram interesse na marca, produto ou
serviço do profissional de marketing. O interesse pode ser obter
informações sobre um produto por meio da página da web de um
profissional de marketing. Os profissionais de marketing pontuam
os leads, usando uma métrica para determinar a qualidade do lead
e onde o consumidor/empresa está no ciclo de compra.
DOGS (abacaxis): Negócios com baixa taxa de desenvolvimento com
as quais a empresa tem participação de mercado marginal. Geram
pouco ou nenhum lucro. Veja também Boston Consulting Group
Matrix.
DOMICÍLIO: Em propaganda, unidade de moradia receptora de
mensagens publicitárias.
DOMINÂNCIA: Excesso de exposição de determinado serviço ou
produto por meio da utilização maciça dos meios de comunicação e
com objetivo de dificultar a penetração da concorrência.
DOOR TO DOOR SAMPLING: Técnica de amostragem em que o produto é
distribuído porta à porta, por equipes especializadas.
DOOR TO DOOR: Vendas porta à porta. Exemplo: o sistema difundido
pela Avon na venda de seus cosméticos.
DOTAÇÃO: Quantia reservada para determinado gasto ou
investimento.
DOW JONES. Denominação de um índice utilizado para o
acompanhamento de evolução dos negócios na Bolsa de Valores de
Nova York. Seu cálculo é feito a partir de uma média das
cotações entre as trinta empresas industriais de maior
importância, as vinte companhias ferroviárias mais destacadas e
as quinze maiores empresas concessionárias de serviços públicos.
DOWNLOAD: Ato de trazer algo que está em algum site na Internet
para dentro do próprio computador. Em termos de marketing,
catálogos e manuais serão disponibilizados na Internet, com a
vantagem de poder ser ampliados e atualizados (fotos, vídeos,
depoimentos e outras mídias) conforme a necessidade. No entanto,
para arquivos maiores, que requerem mais memória (por exemplo
vídeo, música etc.), é necessário, ainda hoje, fazer um download
para poder "abrir" essas mídias no próprio computador e
visualizá-las.
DPS: Anúncio de página dupla.
DRUCKER, PETER - Considerado o pai da
Administração,nasceu na Áustria e
trabalhou como jornalista em Londres,antes de ir para os EUA em
1937. Escreveu o primeiro livro em 1946,Concept of the
Corporation,e criou conceitos como a gestão por objetivos. Para
ele, a gestão é uma disciplina humana que tem por base o
conhecimento e a formação das pessoas.
DRUG STORE: Terminologia já muito difundida entre nós e que
caracteriza uma loja cuja atividade principal é a venda de
drogas(produtos farmacêuticos em geral) e que ao mesmo tempo
vende outros produtos direta ou indiretamente ligados à
atividade principal.
DRY TEST: Obter pedidos de um produto ainda não disponível, para
determinar sua probabilidade de sucesso em vendas, através de
peças de resposta direta, utilizando mala direta ou mídia
impressa. Teste feito com uma pequena quantidade de produto o
qual foi produzido especificamente para pesquisar sua demanda
junto ao público-alvo. Dumping -Venda de produtos a preços mais
baixos que os custos, com a finalidade de eliminar a
concorrência e conquistar fatias maiores de mercado.
DUMPING: Exportação e venda de mercadorias a preços inferiores
aos estabelecidos pelo mercado internacional ou local, caso em
que concorrerão com os fabricantes locais, de forma a prejudicar
venda destes no país e até o dispositivo industrial do país
importador. É tida como prática desleal para colocação dos
produtos no mercado. A prática do dumping é coibida pelo GATT,
no âmbito internacional.
DUOPÓLIO: Sistema de marcado com apenas dois produtores de um
bem homogêneo ou de dois bens substituíveis, no mundo inteiro.
Por exemplo: só existem dois fabricantes de sorvetes de cera,
utilizados em fotos publicitárias (os verdadeiros derretiam sob
a luz do estúdio).
DUÓPOLY: Veja duopólio. Sistema de mercado com apenas dois
produtores de um bem homogêneo ou de dois bens substituíveis, no
mundo inteiro. Por exemplo: só existem dois fabricantes de
sorvete de cera, utilizados em fotos publicitárias (os
verdadeiros derretiam sob a luz do estúdio).
DUPLO CEGO- Processo usado em um experimento, segundo o qual a
pessoa não sabe se está recebendo um tratamento ou um placebo; a
pessoa que administra o tratamento também não sabe.
DVD: Originalmente denominado Digital Vídeo Disk e atualmente
Digital Versatile Disk. Possui capacidade bem maior que o CD: de
4.7 GB até 17 GB, dependendo de ter face simples ou dupla,
camada simples ou dupla. Em quanto o CD permite 74 minutos de
informação, o DVD permite mais de 32 horas.
Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas