Dicionário de Marketing - Verbetes com a letra F
FACEBOOK - Facebook é um site que permite aos usuários, que se
cadastram em perfis gratuitos, conectarem-se com amigos, colegas
de trabalho ou pessoas que não conhecem, online. Ele permite que
os usuários compartilhem fotos, músicas, vídeos e artigos, bem
como seus próprios pensamentos e opiniões com quantas pessoas
quiserem.
Os usuários enviam “solicitações de amizade” para pessoas que
eles podem – ou não – conhecer.
Uma vez aceitos, os dois perfis são conectados e ambos os
usuários podem ver o que a outra pessoa postar. Os “Facebookers”
podem postar quase qualquer coisa em sua “linha do tempo”, um
instantâneo do que está acontecendo em seu círculo social a
qualquer momento, e também podem entrar em bate-papo privado com
outros amigos que estão online.
Pessoas com perfis listam informações sobre si mesmas. Seja no
que eles trabalham, onde estudam, idades ou outros detalhes
pessoais, muitos usuários publicam muitas informações que são
facilmente acessíveis a seus amigos e outras pessoas. Além
disso, os usuários podem “curtir” outras páginas que lhes
interessam. Por exemplo, um torcedor do Liverpool FC pode seguir
o clube vinculando-se à sua página no Facebook. Lá, o usuário
pode postar comentários e receber atualizações do clube, fotos
etc.
FACEBOOK AO VIVO - Facebook live refere-se a um recurso básico que oferece capacidade de transmissão de vídeo ao vivo para usuários do Facebook. O Facebook Live foi projetado para ser simples de usar. Os usuários tocam no ícone de transmissão ao vivo que permite a transmissão de vídeo ao vivo de seu smartphone. Os usuários também podem deixar uma descrição para o evento.
FACILITADOR - Membro dos grupos de melhoria da gestão.Servidores
treinados para auxiliara alta administração no processo de
auto-avaliação da gestão e em outras atividades do projeto.
FACTOR ANALYSIS: Veja Análise fatorial. 1. Ferramenta
estatística empregada para determinar a seleção de fatores
dentro de um banco de dados que influenciam a resposta. 2.
Processo estatístico para tentar descobrir uns poucos fatores
básicos que podem fundamentar e explicar correlações entre
grande número de variáveis.
FAIXA DE VALOR- Inserir maior valor no relacionamento com um
cliente através da procura de oportunidades que estão além da
venda do produto em si. Por exemplo, um revendedor de carpetes
pode gerar receita adicional e manter o relacionamento e manter
o relacionamento ativo ao limpar regularmente o carpete do
cliente.
FAKE FOLLOWERS DO INSTAGRAM - Seguidores falsos são perfis
falsos de mídia social que foram criados com a intenção de
seguir em massa outras contas de mídia social por dinheiro.
Essas contas geralmente estão inativas, o que significa que elas
não se envolvem com seu conteúdo. Em raras ocasiões em que eles
ficam ativos, eles geralmente espalham postagens cheias de spam,
desde memes bobos a notícias falsas.
Se uma empresa de marketing digital promete aumentar seus
seguidores em pouco tempo, provavelmente ela comprará seguidores
falsos. Claro, seu número de seguidores vai crescer, mas não o
número de seus clientes em potencial e você vai reduzir sua taxa
de engajamento e perder credibilidade. Se você deseja realmente
crescer seu canal no Instagram, evite esse tipo de serviço e
escolha uma agência de marketing digital honesta que ofereça uma
estratégia do Instagram personalizada para o seu negócio.
FAMÍLIA: Produtos da mesma natureza e espécie.
FANTASMA: Marca de fantasias. Nome fantasia. Nome criado para
identificar um produto ou serviço sem obrigatoriedade de
vinculação como vernáculo, e que pela liberdade expressa em sua
construção, tende a valorizar os processos de leitura,
memorização e identificação deste produto. Exemplo: Kibon,
Bombril, Omo, Cepacol, Ray-o-vac etc. Diz-se também da
tipografia descompromissada, estilizada, com alegorias e
FAST FOOD: Estabelecimento onde são fornecidas refeições
rápidas.
FATOR DE CORREÇÃO PARA POPULAÇÃO FINITA- Fator que corrige o
erro- padrão da média, quando o tamanho da amostra excede em 5%
o tamanho de uma população finita.
FATOR DE REPOSIÇÃO: Tempo estimado entre a entrega de um produto
e o limite de renovação do estoque.
FATOR -Em análise da variância, propriedade ou características
que nos permite distinguir diferentes populações umas das outras
FATOR: Valor que mostra a relação de uma variável com o item que
está sendo analisado.
FATOR-CHAVE - Requisito básico orientador do planejamento
estratégico e da fixação das principais metas da organização.
FATORES DE DESEMPENHO: Atributos da Transação que vale a pena
melhorar continuamente para se manter competitivo.
FATORES EXCITANTES: Atributos de Transação que, se ausentes, não
frustam o Cliente - até porque este nem precisa deles, mas que,
quando presentes, conquistam rapidamente a sua adesão, seja pelo
inusitado, ou porque preenchem necessidades ou expectativas
latentes.
FEEDBACK (RETORNO): Retorno de pesquisa ou de informações
formais e informais. São os mecanismos que a empresa utiliza
para ouvir o cliente, suas reclamações, reivindicações ou
elogios, como resposta a atitudes tomadas em sua organização.
Tais mecanismos são ocasionados por centrais telefônicas
gratuitas para atendimento do consumidor, painéis de
comunicação, caixa de sugestão, pesquisa pós-venda junto aos
clientes etc.
FEEDBACK: 1. Retorno da informação, retorno do processo. Termo
utilizado em comunicação no sentido da obtenção de uma resposta.
2. Parte do controle do sistema em que os resultados das ações
retomam ao indivíduo, permitindo que os procedimentos de
trabalho sejam analisados e corrigidos.
FEFO - First-Expire, First-Out ou Primeiro que Vence é o Primeiro que Sai. Serve para gerenciar a arrumação e expedição das mercadorias do estoque de acordo com o prazo de validade.
FERRAMENTA DE QUALIDADE - Instrumento ou técnica que apóia as
atividades de gestão da qualidade e do melhoramento de um
processo. Por exemplo:PDCA, Diagrama de Ishikawa, gráficos,
dispersão de Pareto, fluxogramas, etc.
FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL - Ferramentas de marketing
digital: As ferramentas de marketing digital referem-se à
tecnologia de software de computador de mídia digital específica
que permite que os profissionais de marketing alcancem os
consumidores com comunicações direcionadas e mensuráveis. As
ferramentas de marketing digital incluem SEO, anúncios online
interativos, marketing móvel, e-mail opt-in e parcerias online,
como patrocínios e marketing de afiliados. As análises da Web
são combinadas com o uso de ferramentas de marketing digital e
usadas para rastrear e visualizar os resultados da campanha,
coletar dados e informar os profissionais de marketing sobre as
atividades online dos usuários, endereços IP e palavras-chave de
pesquisa. Com a combinação de ferramentas de marketing digital e
análise da web, os profissionais de marketing podem usar as
informações coletadas para criar melhor uma campanha de
marketing direcionada.
FIDELIDADE À MARCA (BRAND LOYALTY) - Atitude do consumidor
manifestada através da recompra sucessiva de uma determinada
marca.
FIDELIDADE DE MARCA: Preferência contínua do consumidor em
relação a um produto ou serviço.
FIDELIDADE: Nível de preferência do consumidor a uma determinada
marca ou veículo de comunicação.
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: Fidelizar é tornar alguém fiel a você.
Fiel é aquele que é digno de fé; cumpre aquilo a que se propõe,
é leal, honrado, íntegro, seguro, certo, firme, constante,
perseverante, verdadeiro e amigo.
FIDELIZAÇÃO: Neologismo criado pelo professores de marketing
para definir programas e esforços no sentido de conquistar ou
incentivar a fidelidade dos consumidores a determinada marca ou
empresa.
FIFO ( FIRST- IN - FIRST-OUT ): Veja PEPS. Relativo a
valorização do estoque, o valor final é obtido retirando-se do
estoque o primeiro lote de produtos que entrou (o primeiro a
entra é o primeiro a sair)
FISHER, PHILIP: Famoso consultor econômico norte-americano.
FLOW CHART: Veja Fluxograma. Representação gráfica que mostra o
movimento de formulários e as operações executadas por cada
unidade ou pessoa da organização e as seqüências em que ocorrem
tais movimentos e operações.
FLUXO DE AUDIÊNCIA: Movimento de audiência dentro de um
programa.
FLUXO DE CAIXA: Veja Cash-flow. 1. Fluxo de caixa. 2. Previsão
das necessidades financeiras.
FLUXOGRAMA - Diagrama que apresenta o fluxo ou seqüência normal
de um trabalho ou um processo, por meio de uma simbologia
própria. Maneira gráfica de se visualizar as etapas de um
processo. Ferramenta ou instrumento e técnica de melhoramento da
qualidade que consiste em representar ordenadamente em um
gráfico todos os passos de uma função ou processo. Descrição do
que “entra” e “sai” de um departamento ou seção. As rotinas
operacionais são as bases para o desenho dos fluxogramas.
FMEA (Failure Modes andEffects Analysis) - Análise dos Modos e
Efeitos das Falhas –método de avaliação de projetos(de produtos,
de processos ou de serviços) usado para identificar todos os
possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de
cada uma sobre o comportamento do sistema, antes que elas
aconteçam.
FOB (FREE ON BOARD II): Preço de uma mercadoria quando
compreende sua entrega no local determinado pelo computador,
incluindo, por conta deste, as despesas de frete e seguro bem
como todos os riscos até seu destino.
FOB (Free on Board) I -Designação da cláusula de contrato
segundo a qual o frete não está incluído no custo da mercadoria.
Valor FOB é o preço de venda da mercadoria acrescido de todas as
despesas que o exportador faz até colocá-lo a bordo.
FOCO DE ATUAÇÃO - Consiste em abordar um ou mais segmentos de
mercados menores, em vez do mercado total.
FOCO NO CLIENTE - Um dos sete critérios do modelo de gestão pela
excelência. A principal razão da existência da organização é o
cliente. Assim,o aspecto central referente a esse critério é a
adequada conceituação do cliente e o relacionamento da
organização com ele. O cliente é aquele que demanda um produto
ou serviço, em razão deter necessidades, expectativas ou desejos
que devem ser atendidos. Estes podem ser de diversas naturezas,
por exemplo: por sobrevivência,de natureza psicológica ou
cultural.O cliente é todo aquele que se beneficia dos processos
do órgão/unidade. No caso das unidades que fazem parte da
organização, deve-se levar em conta não só os clientes finais da
mesma, mas também os clientes diretos da unidade. A
possibilidade de mudanças do perfil dos clientes introduz uma
variante que não deve ser menosprezada.Com o tempo, pode haver
uma tendência para que os usuários do produto ou serviço da
organização, ou de suas unidades, sejam ampliados e, até mesmo,
totalmente modificados. Isso pode ser abordado no trabalho de
identificação não só dos clientes atuais, como também dos
clientes potenciais.Há necessidades que o próprio cliente não
identifica, masque existem, e devem ser atendidas. Cabe à
organização adotar um comportamento proativo no sentido de
conheceras necessidades e expectativas de seus clientes,ainda
que muitas vezes estes não as exponham. Alguns aspectos das
necessidades permanecem praticamente inalteráveis e são
facilmente identificáveis por meio de uma simples análise.
Outros, entretanto,podem estar ocultos à simples observação, e,
por isso, requerem um trabalho mais elaborado e sistemático,a
fim de conhecê-las.
FOCUS GROUP: Veja Discussão em grupo. Pesquisa qualitativa de
caráter exploratório de um segmento do mercado, com vistas à
obtenção de dados sobre sua opinião, comportamento, percepções
etc. sobre um assunto, problema, produto ou serviço. Sob a
condução de um moderador, um grupo de pessoas escolhidas por
suas características predeterminadas (classe, idade, sexo,
educação etc.). e/ou específicas de um assunto (como posse da
coisa ou experiência como produto/serviço) se reúnem para
discutir um assunto em foco. Essa discussão é observada e
registrada. A pesquisa com vários grupos permite, após análise
dos resumos das discussões, chegar-se a conclusões utilizáveis
mercadologicamente, sobretudo como base para posteriores estudos
quantitativos. Veja Moderador. Pessoa encarregada de uma
discussão em grupo que apresenta o tema aos participantes e
coordena as ações de cada um.
FOFA - Análise feita durante a fase de planejamento do plano de
marketing visando encontrar as forças e fraquezas da empresa e
as oportunidades e ameaças (SWOT) do mercado atendido por essa
mesma empresa, com a finalidade de traçar estratégias reforças
as forças e oportunidades e eliminar ou diminuir as fraquezas e
ameaças. Uma das partes componentes do Plano de Marketing.
FOLLOW-UP - Termo muito utilizado para designar as atividades de
acompanhamento das ações de marketing das empresas (em especial
de campanhas de comunicação e promoção).
FORÇA DE VENDAS POR MERCADO: Organização da força de vendas de
acordo com a qual os vendedores se especializam em vender apenas
para certos clientes ou indústrias.
FORÇA DE VENDAS POR PRODUTOS: Organização da força de vendas de
acordo com a qual os vendedores se especializam em vender apenas
uma parte dos produtos ou linhas da empresa.
FORÇA DE VENDAS POR TERRITÓRIO: Organização da força de vendas
que designa cada vendedor para um território geográfico
exclusivo para vender a linha completa de produtos da empresa.
FORÇA DE VENDAS: Vendedores ou representantes que contam
potenciais compradores com finalidade de convencê-los a ADQUIRIR
SEUS PRODUTOS OU SERVIÇOS. EQUIPE. QUADRO DE VENDAS.
FÓRMULA DA PROBABILIDADE BINOMIAL- Expressão usada para cálculo
de probabilidades em um experimento binomial ( veja Fórmula 4-5
na Seção 4-3).
FORNECEDOR - Indivíduos ou organizações que fornecem insumos
para o cliente.Notas:1 - Numa situação contratual , o fornecedor
pode ser chamado de contratado.2 - O fornecedor pode ser, por
exemplo,o produtor, o distribuidor, o importador, o montador, ou
a organização prestadora de serviço.3 - O fornecedor pode ser
interno ou externo à organização. Entidade, interna ou externa à
organização,provedora de um produto ou serviço a um cliente, que
também pode ser interno ou externo à organização.
FOTOGRAMETRIA - Com a utilização de aparelhos e métodos
estereoscópicos, refere-se a técnica de elaborar mapas a partir
de fotografias aéreas.
FOUR "O's": Veja Quatro "O's". Conceito de marketing que
considera: objetos de compra, objetivos de compras, organização
para compra, operações da organização de compra.
FOUR "P's": McCarthy popularizou uma classificação das
ferramentas de marketing, que em seu conjunto compõe o composto
de marketing, chamada quatro P's: Produto, Preço, Praça (ponto
de distribuição) e promoção.
FRACTIS- números que particionam os dados em partes
aproximadamente de mesmo tamanho.
FRANCHISE: Empreendedor que adere ao sistema de franchising,
emprenhando-se para administrar seu ponto-de-venda de acordo com
a filosofia do franqueador. Pessoa ou sociedade que por meio de
contrato, ou não, passa a integrar uma rede de franquias,
assumindo obrigações e direitos, e identificando-se com a
empresa franqueadora e sua marca.
FRANCHISING - Método de comercialização de produtos ou serviços
no qual o franqueado obtém o direito de uso de uma marca e opera
de acordo com um padrão de qualidade estabelecido pelo
franqueador em troca de um pagamento de um determinado valor.
FRANCHISING DE DISTRIBUIÇÃO: Sistema que tem como alvo a
distribuição de um ou mais produtos.
FRANCHISING DE PRODUÇÃO: O franqueador é uma indústria que vende
seus produtos por meio de uma rede de franqueados; O sistema
abrange a produção e a venda de um determinado bem. O
franqueador consiste numa empresa industrial que se vale dos
franqueados para distribuir o que produz. Muitas firmas da área
de moda utilizam esta modalidade.
FRANCHISING DE SERVIÇO: O que se vende não é exatamente um
produto, mas uma série de serviços. O sistema objetiva o
fornecimento de serviço. Neste caso, o franqueador é uma
organização que cede um pacote de serviços e a experiência
adquirida na prestação dos mesmos. Esta forma de franchising
envolve principalmente as empresas que operam no campo de
aluguel, de fast - food e restaurantes.
FRANCHISING INDUSTRIAL: Duas empresas industriais tornam-se
parceiras para produzir e vender um produto.
FRANCHISING: Uma associação contratual entre um fabricante,
atacadista ou organização de prestação de serviços e os
franchisees (independentes que compram o direito de possuir e
operar uma ou mais unidades do sistema).
FRANCHISOR: Veja Franqueador. 1. Empresa que estabeleceu uma
forma comercial ( know- how) e a cede para outros junto com sua
marca e sua imagem corporativa, o que distingue seu sistema dos
outros, tornando-o único. Esta concessão ocorre mediante o
pagamento de uma determinada quantia. 2. Empreendedor que
elaborou um formato comercial e cede a outros, junto com a marca
e a imagem por intermédio do pagamento de determinada taxa.
FRANQUEADO: Veja Franchise. Empreendedor que adere ao sistema de
franchising, empenhado-se para administrar seu ponto- de- venda
de acordo com a filosofia do franqueador. Pessoa ou sociedade
que, por meio de contrato, ou não, passa a integrar uma rede de
franquias, assumindo obrigações e direitos, e identificando-se
com a empresa franqueadora e sua marca.
FRANQUEADOR: 1. Empresa que estabeleceu uma forma comercial (
khow- how) e a cede para outros junto com sua marca e sua imagem
corporativa, o que distingue seu sistema dos outros, tornando-o
único. Esta concessão ocorre mediante o pagamento de uma
determinada quantia. 2. Empreendedor que elaborou um formato
comercial e o cede a outros, junto com a marca e a imagem, por
intermédio do pagamento de determinada taxa.
FRANQUIA COMBINADA: Um ou mais franqueadores instalam seus
negócios no mesmo ponto, com um ou mais franqueados, a fim de
fortalecer seus negócios por meio da união das marcas fortes.
FRANQUIA MASTER: O franqueador pode subfranquear o negócio numa
determinada região, o que acelera a expansão das redes e reduz
seu custo de administração. A mobilidade é mais adequada a
setores que protejam um número significativo de unidades (acima
de 1.000), mas tem como inconveniente o menor controle sobre a
rede.
FRANQUIA: 1.Privilégio,concessão. Licença especial concedida
pelo governo ou por uma empresa de negócios para o
desenvolvimento de atividades que lhes são privativas. 2.
Sistema vertical de marketing contratual no qual um membro do
canal, chamado franqueador, concentra em si vários estágios do
processo de produção- distribuição. 3. Tipo de acordo de
licenciamento no qual uma empresa vende um pacote contendo marca
registrada, equipamento, materiais e diretrizes para a
administração.
FREELANCER: 1. Trabalhador avulso, sem vínculo empregatício com
a empresa que contratou seus serviços. 2. Pessoa que trabalha
por tarefa, avulso, sem vínculo empresarial permanente.
FREE-SHOP: Tipo de loja localizada em lugar de transito
internacional que é isenta de diversas taxas na comercialização
dos seus produtos.
FREQÜÊNCIA ACUMULADA- Soma das freqüências de uma classe e de
todas as classes que a precedem.
FREQUÊNCIA ESPERADA- Freqüência teórica para uma célula de uma
tabela de contingência ou tabela multinomial.
FREQÜENCIA MÉDIA: Número médio de vezes em que as pessoas são
potencialmente atingidas por uma propagação de média dentro de
um determinado tempo.
FREQÜÊNCIA OBSERVADA- Contagem efetiva registrada em um célula
de uma tabela de contingência ou tabela multinomial.
FREQUÊNCIA RELATIVA- Freqüência de uma classe, dividida pela
freqüência total.
FREQÜENCIA: 1. Número de vezes (inserções) que uma peça de
comunicação é colocada frente ao público-alvo. 2. Número médio
de vezes em que as pessoas no mercado-alvo é exposta a uma
mensagem de propaganda durante dado período de tempo.
FREQUÊNCIA DE CLASSE- Valor obtido em uma distribuição de
freqüências aumentando-se os limites superiores de classe e
diminuindo-se os limites inferiores de classe da mesma
quantidade, de forma que não haja lacunas entre classes
consecutivas.
FRONT-LIGHT: Luminosos com a iluminação projetada na frente da
tela. Oposto ao back light.
FTA (FAULT TREE ANALYSIS) - Análise de Árvore de Falhas -Método
sistemático e padronizado para correlacionar um determinado
evento (efeito ou eventualmente uma falha) com suas possíveis
causas, a fim de tomar ações preventivas.
FULFILLMENT: Todas as atividades desenvolvidas em marketing
direto, após a impressão das malas diretas/emissão das etiquetas
ou veiculação de anúncio/comerciais. Da resposta direta:
refere-se também a todo o processo deflagrado ao receber um
pedido de compra do consumidor. Pode ser também um pedido de
visita ou solicitação de informação.
FULL TIME: Tempo integral.
FUNÇÃO IUNFORMAÇÃO DE MERCADO: Formada pela coleta, análise de
distribuição da todas as informações necessárias para planejar,
implementar e controlar as atividades de marketing.
FUNÇÃO MERCADOLÓGICA: Atividades do marketing utilizadas na
comercialização de bens e serviços.
FUNCIONÁRIO - Pessoa física que,pela prática de ações e/ou
decisões,exerce função específica de caráter não-eventual,no
processo de uma organização dependente dele, remunerado mediante
salário.
FUNDO DE COMÉRCIO: Negócio que incorpora bens tangíveis e
intangíveis como estoques, prédios, imagem, patentes etc.
FUNDO PERDIDO: Recursos que são utilizados sem expectativa de
retorno.
FUNIS DE MARKETING DIGITAL - Os funis de marketing digital referem-se a um processo de compra do consumidor em cinco etapas. Os cinco estágios incluem exposição da marca, produto ou serviço, descoberta, consideração, conversão e relacionamento com o cliente – retenção e fidelidade. A exposição inclui SEO, marketing de conteúdo, banners, PPC e seguidores/comunidade. A descoberta é quando os consumidores encontram a marca, produto ou serviço. A consideração é quando os consumidores começam a considerar uma compra. A conversão é a compra e o relacionamento com o cliente é o acompanhamento do profissional de marketing para criar retenção e fidelidade à marca. A conclusão de funis de marketing bem-sucedidos cria fidelidade do cliente e clientes recorrentes.
Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas