Dicionário de Marketing - Verbetes com a letra T

TABELA DE CONTINGÊNCIA- Tabela de freqüências observadas em que as linhas correspondem a uma variável de classificação e as colunas e as colunas correspondem a outra variável de classificação; chamada também tabela de dois critérios.

TABELA DE DUPLA ENTRADA- Veja tabela de contingência.

TABELA DE FREQÜÊNCIA- Relação de categorias de valores juntamente com suas freqüências correspondentes.

TABELA DE FREQÜÊNCIAS ACUMULADAS- Tabela de freqüências em que cada classe e cada freqüência representa os dados acumulados até aquela classe, inclusive.

Tabela de freqüências relativas- Variante da tabela básica de freqüências, em que a freqüência de cada classe é dividida pela freqüência total.

TAMANHO DA AMOSTRA- Número de elementos em uma amostra.

TANGIBILIZAÇÃO: Tornar tangível, tocável, perceptível um serviço ao cliente, por exemplo. Só será possível fidelizar um cliente, se o mesmo perceber seu ato e responder positivamente ao estímulo. As técnicas de tangibilização estão disponíveis ao serviço da busca da fidelização do cliente.

TANGÍVEIS: Características de bens que podem ser facilmente percebidas por meio da visão, tato, paladar ou olfato.

 

TÁTICAS - As táticas são planos de curto prazo que não se desviam da estratégia geral. Essas são as ações que influenciam o sucesso ou o fracasso de uma estratégia de negócios. Como eles definem uma ação, geralmente são limitados no tempo e podem ser bastante fluidos.

 

TÁTICAS DE MARKETING DIGITAL - As táticas de marketing digital referem-se a técnicas digitais que são usadas para atingir públicos-alvo. Os profissionais de marketing usam várias técnicas, como criar sites ricos em conteúdo e palavras-chave, marketing de conteúdo e campanhas de PPC para aumentar o reconhecimento da marca e se envolver nas mídias sociais. As táticas de marketing digital incluem SEO, marketing de mídia social, gerenciamento de lista de e-mail, análise de palavras-chave / concorrência, gerenciamento de reputação e redação de artigos e blogs.

 

TAXA DE CLIQUES (CTR) - A taxa de cliques refere-se ao número de consumidores que clicam em um anúncio depois de visualizá-lo. Os profissionais de marketing usam a fórmula de dividir o número de cliques em anúncios pelo número de impressões de anúncios (visualizações). O conceito de CTR é para os profissionais de marketing avaliarem melhor a eficácia de seus anúncios. Um anúncio com alto número de visualizações e baixo número de cliques é um sinal de que o anúncio não tem apelo ao consumidor.

 

TAXA DE CONVERSÃO - A taxa de conversão refere-se à porcentagem de visitantes do site que concluem uma transação no site. A transação é chamada de meta predefinida do profissional de marketing. Uma meta predefinida pode ser considerada uma compra ou uma solicitação de informações do visitante. Por exemplo, 100 consumidores visitam um site e 10 compram o site. A taxa de conversão é de 10%.

 

TAXA DE ENGAJAMENTO DO INSTAGRAM - Essa proporção é definida calculando o número total de curtidas e comentários recebidos em uma postagem e dividindo-o pelo número de seguidores da conta que postou. Existem também algumas ferramentas de marketing que analisam os perfis do Instagram e incluem nessa proporção todas as ações realizadas pelos seguidores, como compartilhamentos e economias. Uma boa taxa de engajamento indica uma forte relação entre o dono da conta do Instagram e os seguidores e é um dos indicadores de poder efetivo de influenciar o público.

TAXA DE JUROS REAL. É a taxa de juros corrente ou nominal da qual foi descontada a inflação.

TAXA DE JUROS SELIC. Selic são as iniciais de Sistema Especial de Liquidação e Custódia e significa que as taxas de juros cobradas por esse organismo são as taxas de juros básicas do sistema financeiro brasileiro, uma vez que são garantidas por títulos da dívida pública federal.

 

TAXA DE REJEIÇÃO - Refere-se a um termo de marketing digital usado na análise de tráfego da web. Os profissionais de marketing usam a taxa de rejeição para calcular a porcentagem de visitantes que saem do site antes de interagir na página ou visualizar outras páginas da web dentro do site. A fórmula usada para calcular a taxa de rejeição é o tempo que um visitante passa no site. A taxa de rejeição fornece aos profissionais de marketing informações sobre a eficácia do site. Uma alta taxa de rejeição permite que o profissional de marketing saiba que o tempo de carregamento é lento ou que o site não envolve seus visitantes. O relatório do Google Analytics permite que os proprietários de sites calculem a taxa de rejeição de seus sites.

 

TAXA DE SAÍDA - Taxa de saída é um termo usado na análise de tráfego do site. No marketing digital, a taxa de saída é a porcentagem de visitantes que visitam um site que sai ativamente de uma página específica do site para visitar outro site.

TENDÊNCIA JENKINS. Método de previsão baseado em modelos em série de tempo e que conta com a capacidade de captar de modo sistemático a tendência, os ciclos e outras características da série.

TEOREMA CENTRAL DO LIMITE- Teorema que afirma que as médias amostrais tendem a Ter uma distribuição normal com média...... e desvio- padrão.......

TEOREMA DE TCHEBICHEV- Teorema que utiliza o desvio- padrão para ar informação sobre uma distribuição de dados.

 

Teste A/B - Refere-se a uma maneira descomplicada de testar as alterações da página da Web em relação ao texto de uma página da Web existente. O texto existente é chamado de controle e é comparado à cópia atualizada, chamada de variação. O ideal é comparar o texto para determinar qual texto é mais eficaz. O teste A/B também é conhecido como teste de divisão ou teste de balde. O teste é um experimento aleatório com duas variáveis, o controle e a variação para o teste ou experimento controlado. A análise estatística é usada para determinar qual texto tem melhor desempenho, medindo o impacto das alterações nas métricas para identificar resultados positivos ou negativos.

TESTE BICAUDAL- O mesmo que teste bilateral.

TESTE BILATERAL (duas caudas)- Teste de hipóteses em que a região crítica é dividida entra as áreas extremas direita e esquerda da distribuição da probabilidade.

TESTE DA SOMA DE POSTOS DE WILCOXON- Teste não- paramétrico de hipóteses, usado para comparar duas amostras independentes.

TESTE DE ADERÊNCIA- Teste para avaliar quão bem uma distribuição de freqüências observadas se ajusta a uma distribuição teórica.

TESTE DE HIPÓTESES- Método para testar afirmações populações; chamado também teste de significância.

TESTE DE HOMOGENEIDADE- Teste da afirmação de que diferentes populações têm a mesma proporção de determinada característica.

TESTE DE INDEPENDÊNCIA- Teste da hipótese nula de que, em uma tabela de contingência, as variáveis linha e as variáveis coluna não são relacionadas.

TESTE DE KRUSKAL-WALLIS- Teste não- paramétrico de hipótese usado para comparar três ou mais amostras independentes; chamado também teste H.

TESTE DE POSTOS COM SINAIS DE WILCOXON- Teste não- paramétrico e hipóteses, usado para comparar duas amostras dependentes.

TESTE DE REPETIÇÕES- Método não- paramétrico para testar aleatoriedade.

TESTE DE SIGNIFICÂNCIA- Veja teste de hipóteses.

TESTE DE U DE MANN- WHITNEY- Teste de hipóteses equivalente ao teste da soma de postos de Wilcoxon para duas amostras independentes.

TESTE DOS SINAIS- Teste de hipóteses não- paramétrico usado para comparar amostras de duas populações.

TESTE H- Veja Teste de Kruskal-Wallis.

TESTE UNICAUDAL DIREITO- O mesmo que teste unilateral à direita.

TESTE UNICAUDAL ESQUERDO- O mesmo que teste unilateral à esquerda.

TESTE UNILATERAL À DIREITA- Teste de hipóteses em que a região crítica está localizada na área direita extrema da distribuição de probabilidade.

TESTE UNILATERAL À ESQUERDA- Teste de hipóteses em que a região crítica está localizada área esquerda extrema da distribuição de probabilidade.

TESTES LIVRES DE DISTRIBUIÇÃO- Testes que não exigem uma distribuição particular. Veja também testes não- paramétricos.

TESTES NÃO- PARAMÉTRICOS- Processos estatísticos para testar hipóteses ou estimar parâmetros, quando não há suposições formuladas sobre a natureza ou a forma das distribuições populacionais; chamados também testes livres de distribuição.

TESTES PARAMÉTRICOS- Processos estatísticos baseados em parâmetros populacionais para testar hipóteses ou estimar parâmetros.

 

Texto alternativo - Refere-se a uma palavra que é usada em HTML (Hypertext Markup Language) para fornecer uma alternativa textual às informações visuais. A adição do texto ao código HTML para imagens permite aos visitantes do site com deficiência visual informações sobre o conteúdo da imagem.

 

Texto âncora - Refere-se às palavras clicáveis em um hiperlink. O texto âncora é usado nas práticas de SEO como um sinal de classificação para o Google. O hiperlink fornece contexto ligando a exibição a outro documento ou site na rede. O mecanismo de pesquisa e os usuários podem coletar informações sobre o destino do link por meio de informações de hiperlink.

TI- Tecnologia da informação.

 

TICKER:  O Ticker está posicionado no lado direito da página inicial do Facebook e é atualizado com as atividades de seus amigos em tempo real. Você pode usá-lo para acompanhar as últimas notícias à medida que elas acontecem, ouvir música com seus amigos ou passar o mouse sobre uma história para participar da conversa

 

TRAFICO DIRETO - Tráfego direto refere-se a um usuário da rede indo diretamente para uma página da web. Em outras palavras, o usuário da rede digita uma URL em seu navegador ou usa um marcador para acessar um site. Considera-se tráfego direto os visitantes do site que acessam uma página da web sem clicar em um anúncio, serem atraídos por um CTA ou responder a um e-mail ou alguma outra forma de anúncio anterior. O Google Analytics fornece um resumo do tráfego, comportamentos do consumidor e conversões de canais orgânicos, de referência, e-mail pago, social, direto etc.

TRANSFORMAÇÃO: Mudar, transformar, modificar uma situação ou comportamento. Em um mundo cada vez mais globalizado, sofremos constantes transformações. Estamos vivendo a transformação de uma sociedade industrial de massa, em uma sociedade fundamentada na informação e no serviço.

TRATAMENTO- Propriedade ou característica que permite distinguir uma das outras diferentes populações; usado em análise da variância. Trazendo esses conceitos para a realidade empresarial, cliente fiel é aquele que está envolvido, presente, não muda, mantém consumo freqüente, ou aquele que é leal à empresa em vista de sua marca, seus produtos e seus serviços.

TURNOVER- rotatividade em função de demissões de funcionários.

 

Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas