Dicionário de Marketing - Verbetes com a letra V
VALIDAÇÃO - Confirmação, por exame e fornecimento de
evidência objetiva, de que os requisitos específicos, para um
uso pretendido, são atendidos. Notas: 1 - No projeto e
desenvolvimento, a validação se refere ao processo de examinar
um produto para determinar sua conformidade com as necessidades
do usuário. 2 - A validação é feita normalmente no produto final
sob condições de operação definidas, podendo contudo tornar-se
necessária em fases anteriores. 3 - O termo validade é usado
para designar o estado após a validação. 4 - Validações
múltiplas podem ser realizadas se existirem diferentes usos
pretendidos.
VALIDAÇÃO DE DADOS - Comprovação das características
esperadas de dados específicos. Geralmente é aplicada sobre
dados que foram recentemente introduzidos num sistema. Serve,
por exemplo, para comprovar a existência do número correto de
caracteres em cada campo de dados e se estes são do tipo
esperado pelo sistema.
VALOR - 1. Características agregadas ao produto ou
serviço. 2. Benefício obtido como resultado da utilização e das
experiências vividas com um produto ou serviço. É a percepção do
cliente e das demais partes interessadas sobre o grau de
atendimento das suas necessidades, considerando-se as
características e atributos do produto, seu preço, a facilidade
de aquisição, de manutenção e de uso, ao longo de todo seu ciclo
de vida. As organizações buscam criar e entregar valor para
todas as partes interessadas. Isto requer um balanceamento do
valor na percepção dos clientes, acionistas, da força de
trabalho e da sociedade.
VALOR CONTÁBIL: O valor dado a uma empresa no ativo do
balanço.
VALOR CRÍTICO- Valor que separa a região crítica e os
valores da estatística de teste que não conduzem à rejeição da
hipótese nula.
VALOR DO CICLO DE VIDA DO CLIENTE (CLV) - O
valor vitalício do cliente refere-se à previsão de um
profissional de marketing do lucro líquido atribuído a todo o
futuro de um relacionamento com o cliente. Os profissionais de
marketing usam o modelo de previsão que pode incluir o exame de
dados e informações para o uso de técnicas sofisticadas de
análise preditiva. O CLV pode ser complexo, sofisticado e
preciso.
VALOR ESPERADO- Para uma variável aleatória discreta, o
valor médio dos resultados.
VALOR ESTRATÉGICO- O valor potencial, a logo praz o, de
um cliente para a empresa, caso a empresa trabalhe ao máximo o
potencial desse cliente. A realização desse potencial pode
ocorrer quando (a) a empresa conquista uma participação maior
que a da concorrência nos negócios do cliente, (b) o cliente
aumenta naturalmente o volume de negócios ou (c) o cliente
torna-se mais lucrativo por Ter mudado seu comportamento em
algum aspecto que favoreça a empresa.
VALOR INTRÍNSECO DA EMPRESA: O verdadeiro valor de uma
empresa, estimado pelo cálculo de seu valor presente e previsões
de entradas de dinheiro.
VALOR P- Probabilidade de que uma estatística de teste em
um teste de hipóteses seja no mínimo tão extrema quanto a
efetivamente obtida.
VALOR PARA O CLIENTE - Relação entre a qualidade
percebida de um produto ou serviço e o preço percebido.
VALOR PERCEBIDO - Método que consiste em fixar o preço a
partir do valor percebido do produto/serviço por segmentos de
clientes.
VALOR PERCEBIDO PELO MERCADO: Graduação atribuída a uma
empresa, ou à Transação que esta oferece, numa escala de
competitividade que combina Qualidade Percebida e Satisfação com
o Preço. Quanto maior o Valor Percebido pelo Mercado, maiores as
chances de retenção de Clientes e, portanto, maior
competitividade.
VALOR PERCEBIDO. Avaliação sumária de um produto pelo
cliente, levando em consideração os benefícios e o preço. O
valor total percebido é igual a benefícios percebidos mais o
preço percebido. Quando o preço percebido é menor do que o
benefício percebido, o valor total percebido é positivo e os
clientes sentem que "fizeram um bom negocio". De modo oposto,
quando o preço percebido excede o benefício percebido, os
clientes concluem que o produto não tem um bom valor e que foram
"explorados".
VALOR REAL- Determinação do valor atual de um cliente com
base na receita atual esperada. O mesmo que valor vitalício.
VALOR VITALÍCIO (LTV - lifetime value) - Valor atual
estimado de um cliente, baseado na receita esperada, como por
exemplo, os pagamentos mensais. Fluxo de lucros futuros gerados
por um dado cliente, descontados ao presente mediante alguma
taxa apropriada para gerar um valor atual líquido. O mesmo que
valor atual.
VALORES - Entendimentos e expectativas que descrevem como
profissionais da organização se comportam e sobre os quais todas
as relações do negócio estão baseadas. As normas, princípios ou
padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe
social, sociedade, etc.
VALORES PREDITOS- Valores de uma variável dependente
obtidos com o uso de valores de variáveis independentes em uma
equação de regressão.
VANTAGEM COMPETITIVA - Atributo ou característica
oferecida aos clientes que apresenta diferencial superior de
valor, sob o ponto de vista do cliente, sobre a oferta dos
concorrentes. É conhecido também por diferencial ou diferencial
competitivo.
VANTAGEM RELATIVA. Benefícios proporcionados por uma
inovação, mas não pelos arranjos existentes. Pode ser
incremental e saneadora (planejada para restaurar o nível
desejado de um desempenho anterior), ou preventiva (para
diminuir a probabilidade da ocorrência de algo indesejado).
VAR - Revendedor de valor agregado (value-added
reseller). Geralmente integrante dos setores de máquinas e
equipamentos para escritório e de tecnologia de informação, o
VAR vende e instala equipamentos mediante determinada margem de
lucro, porém agrega valor à venda (em geral mediante a cobrança
de uma taxa adicional ) através da prestação de uma variedade de
serviços de consultoria junto ao cliente, especialmente na área
de integração de sistemas.
VAREJO: Todas as atividades diretamente envolvidas na
venda de bens ou serviços para os clientes finais para seu uso
pessoal e não industrial.
VARIAÇÃO ALEATÓRIA- Tipo de variação em um processo
devida à chance; o tipo de variação, inerente a qualquer
processo, que não seja capaz de produzir bens ou serviços
exatamente da mesma maneira a cada vez.
VARIAÇÃO DENTRO DE AMOSTRAS- Em análise da variância, a
variação que é devida à chance.
VARIAÇÃO DETERMINÁVEL- Tipo de variação em um processo
que resulta de causas que podem ser identificadas.
VARIAÇÃO DEVIDA AO ERRO- Veja variância dentro de
amostras.
VARIAÇÃO DEVIDA AO TRATAMENTO- Veja variância entre
amostras.
VARIAÇÃO EXPLICADA- Soma dos quadrados dos desvios
explicados para todos pares de dados bivariados em uma amostra.
VARIAÇÃO MARGINAL- Para variáveis relacionadas por uma
equação de regressão, a variação na variável dependente quando
uma das variáveis independentes sofre uma variação de uma
unidade e as outras variáveis independentes permanecem
constantes.
VARIAÇÃO NÃO EXPLICADA- Soma dos quadrados dos desvios
não- explicados para todos os pares de dados bivariados em uma
amostra.
VARIAÇÃO TOTAL- Soma dos quadrados do desvio total para
todos os pares de dados bivariados em uma amostra.
VARIÂNCIA ENTRE AMOSTRAS- Em análise de variância, a
variação entre as diferentes amostras.
VARIÂNCIA- Medida de dispersão obtido com aplicação da
Fórmula 2-5 da Seção 2-5.
VARIÁVEIS PREDITORAS- Variáveis independentes em uma
equação de regressão.
VARIÁVEL ALEATÓRIA CONTÍNUA- Variável aleatória com um
número infinito de valores que podem ser associados a pontos de
um intervalo contínuo da reta.
VARIÁVEL ALEATÓRIA DISCRETA- Variável aleatória que tem
um número finito ou uma quantidade numerável de valores.
VARIÁVEL ALEATÓRIA- Variável (tipicamente representada
por x) que tem um valor numérico único (determinado pela chance)
para cada resultado de um experimento.
VARIÁVEL DEPENDENTE- Variável y em uma equação de
regressão ou de regressão múltipla.
VARIÁVEL INDEPENDENTE- A variável x em uma equação de
regressão, ou uma das variáveis x em uma equação de regressão
múltipla.
VARIÁVEL OCULTA- Variável que afeta as variáveis
consideradas, sem estar, entretanto, incluída no estudo.
VISÃO - Intenção de propiciar o direcionamento dos rumos
de uma organização, com vistas a alcançar uma determinada
condição.Um sentido de propósito, uma razão de ser, uma
filosofia orientadora compartilhada por todos os funcionários de
uma companhia. A visão é muito útil para firmas globais
descentralizadas e aquelas que já deixaram de lado suas origens
organizacionais. Uma visão compartilhada pode ajudar a unir uma
força de trabalho grande e espalhada. Não é fácil entender o que
é uma visão corporativa. Nos relatórios anuais de organizações,
muitas vezes nos deparamos com visões que podem ser vistas como
declarações de missão, descrevendo o que a companhia faz com
algumas palavras de inspiração. A declaração de visão tem que
ser o que a declaração de missão não é. Ela não tem um ponto de
chegada; os funcionários devem se esforçar no sentido de
atingi-la após o cumprimento das missões.
VISÃO ESTRATÉGICA DE QUALIDADE - A qualidade entendida
como caminho para assegurar à organização uma vantagem
competitiva de mercado. O foco aqui é o mercado. Para tanto
poderão ser necessários trabalhos de revisão da missão, visão e
estrutura da organização. Ser o melhor em seu segmento, apurado
em ações de benchmark, é o propósito desta dimensão da
qualidade.
VISUALIZAÇÕES DE GUIAS: Este
é o número total de vezes que cada guia em sua página do Facebook
foi visualizada quando as pessoas estavam conectadas ao Facebook
durante o período de tempo selecionado.
VISUALIZAÇÕES DE VÍDEO: Este
é o número total de vezes que um vídeo postado por sua Página foi
visto por três segundos ou mais.
VISUALIZAÇÕES de
página: as visualizações de página são o número total de vezes que
sua página do Facebook foi visualizada durante o período
selecionado.
VISUALIZAÇÕES de
postagem: as visualizações de postagem são o número de vezes que uma
história publicada no Feed de notícias da sua página do Facebook foi
visualizada durante o período de tempo selecionado.
VMI - Estoque administrado pelo fornecedor (
vendor-managed inventory ) é um processo pelo qual a empresa
vendedora administra o estoque do próprio cliente no que se
refere a produtos dela adquiridos. O VMI costuma incluir um
serviço no qual o estoque do cliente é automaticamente reposto
pela empresa fornecedora sem que o cliente precise fazer
repetidas ordens de compra.
Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas