Dicionário de Publicidade e Propaganda - Verbetes com a letra A
AAA - Academia Americana de Publicidade.
Uma associação de educadores, estudantes e ex-educadores em
publicidade.
AAAA - Associação Americana de Agências de
Publicidade. Uma associação cujos membros são agências de
publicidade.
ABA - Associação Brasileira de Anunciantes
- entidade que congrega a principais empresas anunciantes do
país.
ABA (Associação Brasileira de Anunciantes):
Associação civil sem fins lucrativos, com sedes em São Paulo,
que reúne empresas anunciantes de todo o país.
ABA (Associação Brasileira de Anunciantes):
Associação civil sem fins lucrativos, com sedes em São Paulo,
que reúne empresas anunciantes de todo o país.
ABAP - Associação Brasileira de Agências de
Propaganda - entidade que congrega as principais agências do
país.
ABAP (Associação Brasileira das Agências de
Propaganda): Associação civil sem fins lucrativos, com sede
nacional em São Paulo, que reúne todas as agências de
propagandas do Brasil. Fundação: 1º-8-1949.
ABAP (Associação Brasileira das Agências de
Propaganda): Associação civil sem fins lucrativos, com sede
nacional em São Paulo, que reúne todas as agências de
propagandas do Brasil. Fundação: 1º-8-1949
ABDI: Associação Brasileira de Direitos de
Informática e Telecomunicação.
ABEMD: Associação Brasileira de Marketing
Direito. Associação que reúne empresas e usuários do sistema de
marketing.
ABERT - Associação Brasileira de Emissoras
de Rádio e Televisão - entidade que congrega as principais
emissoras de rádio e televisão do país.
ABERT ( Associação Brasileira De Emissores
De Rádio e TV ): Associação civil sem fins lucrativos, com sede
nacional em Brasília, que reúne emissoras de rádio e TV.
Fundação: 27-11-1962.
ABINEE: Associação Brasileira de
Eletroeletrônica.
ABIPEME - Associação Brasileira de
Institutos de Pesquisa de Mercado - tradicional entidade das
empresas de pesquisa, bastante reduzida depois que um grupo das
principais organizações da área deixou a Associação para fundar
a ANEP.
ABIPEME (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS
INSTITUTOS DE PESQUISAS DE MERCADO): Reúne parte das empresas do
setor, estimulando o desenvolvimento da pesquisa de mercado no
Brasil. Fundação: 9-12-1974, com sede em São Paulo. Veja
ABORDAGEM CLÁSSICA DA PROBABILIDADE:
Abordagem em que a probabilidade de um evento é determinada
dividindo-se o número de maneiras como um evento pode ocorrer
pelo número total de resultados possíveis.
ABORDAGEM CONTINGENCIAL: Concepção de que a
técnica de administração que melhor contribui para o alcance dos
objetos organizacionais pode variar em situações ou
circunstâncias diferentes.
ABORDAGEM DE CUSTO TOTAL: Sistema de
análise que avalia cada sistema de distribuição física possível
e identifica todos os custos de cada alternativa.
ABORDAGEM DE MERCADO - ALVO MÚLTIPLO: É a
escolha de dois ou mais segmentos de mercado, tratando cada um
deles com um composto de marketing diferente.
ABORDAGEM DE MERCADO - ALVO ÚNICO: É a
escolha de segmento homogêneo com alvos da empresas.
ABORDAGEM SISTÊMICA: Visão da organização
como um sistema unificado e direcionado de pares
inter-relacionadas.
ABORDAGEM: 1. Etapa do processo de venda na
qual o vendedor se encontra como comprador e tem sua primeira
conversa com ele, devendo dar-se um inicio positivo ao
relacionamento. 2. Maneira de tratar a criação de um anúncio ou
determinada campanha.
ABP - Associação Brasileira de Propaganda -
entidade, com sede no Rio de Janeiro, que reúne empresas e
profissionais da área de propaganda e é a mais antiga das
associações brasileiras na área publicitária.
ABP (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROPAGANDA):
Com sede no Rio de Janeiro, foi fundada em 16-7-1937.
ABP (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROPAGANDA):
Com sede no Rio de Janeiro, foi fundada em 16-7-1937.
ABSOLESCÊNCIA PLANEJADA: 1. Estratégia que
faz com que os produtos se tornem obsoletos antes que necessitem
realmente de substituição. 2. Prática de fabricar produtos com
um tempo previsível de vida limitada pelo uso de material de
qualidade inferior, que permite um preço de venda mais baixo.
ABSORÇÃO DE FRETE: Técnica segundo a qual
vendedores assumem parte ou todo o ônus do frete, deduzindo-o de
seus lucros.
ABTA: Associação Brasileira de TV por
assinatura.
AÇÃO CORRETIVA - Atuação ou efeito
implementado para eliminar as causas de uma não-conformidade,
defeito ou situação indesejável detectada, a fim de evitar sua
repetição.Notas: 1 - As ações corretivas podem envolver
mudanças, como por exemplo, em procedimentos e sistemas, para
obter a melhoria da qualidade em qualquer fase do ciclo da
qualidade. 2 - Correção e ação corretiva são diferentes –
correção se refere a um reparo, um retrabalho ou um ajuste e
está relacionada à disposição de uma não-conformidade
existente;ação corretiva está relacionada à eliminação das
causas de uma não-conformidade.
AÇÃO PREVENTIVA - Atuação ou efeito
implementado para eliminar as causas de uma possível
não-conformidade,defeito ou situação indesejável,a fim de evitar
sua ocorrência.
ACCOUNT DIRECTOR: Diretor de conta (ou de
grupo de atendimento).
ACCOUNT DIRECTOR: Diretor de conta (ou de
grupo de atendimento).
ACCOUNT EXECUTIVE: 1. Executivo de conta,
um contato. 2. Termo não adotado no Brasil, mas usado nas
agências americanas que aqui operam.
ACCOUNT SAMPLING: Em uma pesquisa de
mercado, escolha de elementos ao acaso.
ACCOUNT: Veja Contato. 1. Elemento chave da
agência que representa junto ao cliente. 2. Elemento de ligação.
3. Modernamente, exige-se do contato, além de conhecimentos
completos de propaganda, conhecimentos de marketing.
ACCOUNT: Veja Contato. 1. Elemento chave da
agência que representa junto ao cliente. 2. Elemento de ligação.
3. Modernamente, exige-se do contato, além de conhecimentos
completos de propaganda, conhecimentos de marketing.
ACESSIBILIDADE: Grau pelo qual os segmentos
do mercado tendo o mesmo objetivo. Publicidade acumulativa.
ACESSO: Ingresso, entrada, trânsito,
passagem.
ACETATO
ACONDICIONAMENTO: Do inglês packing -
envoltório com a finalidade de acomodar e proteger produtos
embalados.
ACÓRDÃO: Documento do Conselho de ética do
Conar, que pode consolida a resolução do colegiado após o
anúncio ser julgado. Descreve o objeto do processo ético, e auto
- regulamentação aplicável e a decisão adotada. Veja também
Conar, Processo ético, Regimento interno do conselho de ética.
Conar (Conselho de auto - regulamentação publicitária): Entidade
formada por anunciantes, veículos e agências que administra o
cumprimento do Código Brasileiro de Auto - Regulamentação
Publicitária. Processo Ético: Conjunto de atos que, de forma
sistematizada, propicia elementos de convicção para o julgamento
de anúncio submetido ao Conselho de Ética do Conar, á luz do
Código Brasileiro de Auto - Regulamentação Publicitária. Tem
início com a representação ("petição inicial") subscrita por
consumidor, pelo próprio diretor executivo do Conar ou por
anunciante, agência, veículo ou autoridade; é instruído Por
exemplar de anúncio ou campanha, defesa do anunciante e/ou da
agência responsável, laudo de especialista, relatório e parecer
do relator, acordam etc. Regimento Interno do Conselho de Ética:
RICE. Regula o processo e o julgamento de anúncio pelo Conselho
de Ética do Conar.
ACORDO DE PREÇO: Ação ilegal, praticada por
algumas empresas, de aumentar, baixar ou estabilizar preços em
conjunto,.
ACREDITAÇÃO - Procedimento de avaliação
periódico e confidencial dos recursos institucionais, que tende
a garantir a qualidade da atenção por meio da observação de
padrões previamente aceitos.Pode-se dizer que uma instituição é
acreditada quando a organização dos seus recursos e atividades
conformam um processo cujo resultado final tende a obter uma
atenção médica assistencial de adequada qualidade.
ACTIVE PEOPLE METER: Veja Meter e People
meters. Meter: Nome dado ao aparelho eletroeletrônico utilizado
na medição de audiência de TV. Estão divididos em dois grupos,
de acordo com sua função: Set meters: identifica o estado de
sintonia dos televisores, permitindo que audiências domiciliares
sejam estimadas sem identificação da audiência individual.
People meters: além da identificação do estado de sintonia do
televisor, permite que as pessoas registrem sua presença
identificando a audiência individual. No Brasil, várias gerações
de meters receberam os nomes de tevêmetro, tevetron, teletron,
dataibope e eurometer.
ACTIVE PEOPLE METER: Veja Meter e People
meters. Meter: Nome dado ao aparelho eletroeletrônico utilizado
na medição de audiência de TV. Estão divididos em dois grupos,
de acordo com sua função: Set meters: identifica o estado de
sintonia dos televisores, permitindo que audiências domiciliares
sejam estimadas sem identificação da audiência individual.
People meters: além da identificação do estado de sintonia do
televisor, permite que as pessoas registrem sua presença
identificando a audiência individual. No Brasil, várias gerações
de meters receberam os nomes de tevêmetro, tevetron, teletron,
dataibope e eurometer.
ACTIVE: Veja Atritos. Profissional que
exerce ação, que age, funciona, trabalha, se move etc.
ACUMULAÇÃO - Um método de contagem de
audiência, onde cada pessoa exposta a um veículo específico é
contada uma vez dentro de um determinado período de tempo.
AD HOC - Trabalho feito sob encomenda,
especialmente para um cliente. Termo geralmente utilizado na
área de pesquisa.
AD HOC: Pesquisa solicitada por apenas um
cliente, com objetivos específicos.
AD: Abreviatura de Advertisement, anúncio.
Adaptabilidade. Capacidade de alterar ou modificar um centro de
consultas para adaptá-lo às circunstâncias do usuário.
AD: Abreviatura de Advertisement, anúncio.
Adaptabilidade. Capacidade de alterar ou modificar um centro de
consultas para adaptá-lo às circunstâncias do usuário.
ADEQUAÇÃO DE MÍDIA - Estudo que tem por
finalidade escolher o melhor meio de Comunicação (rádio, jornal,
TV, folheto, outdoor, que corresponda as necessidades de
divulgação do produto. É também a técnica de ajustar um produto
e um segmento de mercado pré-escolhido.
ADEQUAÇÃO: Similaridade editorial existente
entre um veículo e uma campanha ou uso do produto. Estudo que
tem por finalidade escolher o melhor meio de comunicação (rádio,
TV, folheto, outdoor que corresponda ás necessidades de
divulgação do produto. É também uma técnica de ajustar um
produto e um segmento de mercado de mercado pré - escolhido.
ADJACÊNCIA - Relação topológica que permite
distinguir elementos que têm pelo menos um ponto em comum.
Tomando-se um atributo comum, o conceito de adjacência é
utilizado para se agrupar elementos geográficos.
Adjacências - Períodos de tempo
imediatamente antes e depois de um programa de televisão,
normalmente usados como intervalo comercial entre os
programas.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE TOTAL (TQM):
Atualmente, uma preocupação constante em todas as empresas, que
se caracteriza pela busca constante da qualidade geral
envolvendo toda a empresa para melhor atender ás necessidades do
cliente.
ADMINISTRAÇÃO DE FORÇA DE VENDAS:
Objetivos, estratégicas, estrutura e remuneração das atividades
da força de vendas; inclui a definição dos objetos de força de
vendas, o projeto de sua estratégia e o recrutamento, seleção,
treinamento, supervisão e avaliação dos vendedores da empresa.
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING: 1. Processo de
análise das oportunidades de marketing, de pesquisa e seleção de
mercados - alvos, de desenvolvimento da estratégia de marketing,
de elaboração de planos de marketing, de organização,
implementação e controle do esforço de marketing. 2. Controle de
toda atividade mercadológica de uma empresa que compreende a
escolha de objetivos e estratégias para os produtos existentes e
também o estudo de oportunidade para o lançamento de produtos.
3. Esforço de compradores e/ou vendedores para conduzir a
relação de troca, tendo em vista o ganho mútuo ou pessoal.
ADMINISTRAÇÃO DE PREÇO: Ajustamento de
preços á medida que estes se deslocam através dos canais de
distribuição e são confrontados com certas condições de mercado.
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUTO: Área do marketing
que se ocupa especificamente de um produto de uma linha de
produtos ou grupo de uma linha de produtos ou grupo de produtos
afins. O gerente ou administrador de produto tem
responsabilidade de manter os produtos já existentes,
desenvolver, testar e lançar novos produtos, sua
comercialização, seu envolvimento promocional e publicitário,
sistemas de atendimento ao consumidor e assistência técnica aos
produtos por ele geridos. O mesmo que gerência de produtos.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA: Engloba as
tarefas de coordenação do plano estratégico, seus primeiros
passos, montagem do sistema de informação sobre o ambiente e, se
necessário, do lobby que irá defender os interesses do grupo
junto ao poder público.
Adnorm - Uma medida das médias de
leitores para publicações impressas durante um período de dois
anos, usada como linha de base para comparar anúncios
específicos a uma média.
ADOÇÃO - Processo pelo qual uma pessoa ou
organização inicia o uso de um produto ou serviço.
ADOÇÃO: Decisão tomada por um indivíduo de
tornar-se usuário regular de um produto.
ADOTANTES INICIAIS - Aqueles que seguem ou
imitam os inovadores e são importantes para a adoção pelos
demais grupos.
ADOTANTES INOVADORES - O primeiro segmento
da população a adotar um novo produto ou serviço.
ADOTANTES MAIORIA INICIAL - Um grande grupo
que segue os Adotantes iniciais.
ADOTANTES MAIORIA TARDIA - O outro grande
grupo que segue os adotantes da maioria inicial.
ADOTANTES RETARDATÁRIOS - A última parte da
população a adotar.
ADS SMALL: Pequenos anúncios classificados.
Anúncios econômicos.
ADS SMALL: Pequenos anúncios classificados.
Anúncios econômicos.
ADVANCE PREMIUM: Prêmio adiantado. Prêmio
entregue anteriormente á realização de uma compra.
ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas
do Brasil - entidade que congrega profissionais da área de
marketing e propaganda.
ADVERTISED PRICE: Preço anunciando em um
exemplar, estabelecido pelo editor.
ADVERTISED PRICE: Preço anunciando em um
exemplar, estabelecido pelo editor.
ADVERTISEMENT: Veja Anúncio. 1. Maneira
através da q2ual o conteúdo de uma mensagem publicitária é
apresentado, utilizando para isso os recursos da comunicação
imprensa ou eletrônica. Sua finalidade básica é informar,
convencer, persuadir, segmentos de públicos em relação a idéias,
serviços ou produtos. 2. Notícia ou aviso sobre qualquer fato
levado ao conhecimento público.
ADVERTISEMENT: Veja Anúncio. 1. Maneira
através da q2ual o conteúdo de uma mensagem publicitária é
apresentado, utilizando para isso os recursos da comunicação
imprensa ou eletrônica. Sua finalidade básica é informar,
convencer, persuadir, segmentos de públicos em relação a idéias,
serviços ou produtos. 2. Notícia ou aviso sobre qualquer fato
levado ao conhecimento público.
ADVERTISER: Anunciante.
ADVERTISER: Anunciante.
ADVERTISING - Propaganda comercial, em
inglês.
ADVERTISING BUDGET: Orçamento de
publicidade. Verba destinada á publicidade. Desdobramento do
volume de dinheiro dotado pelo anunciante para sua publicidade.
ADVERTISING BUDGET: Orçamento de
publicidade. Verba destinada á publicidade. Desdobramento do
volume de dinheiro dotado pelo anunciante para sua publicidade.
ADVERTISING CAMPAIGN: Campanha
publicitária. Série de anúncios inseridos em um ou mais
veículos, com a finalidade de atingir um objetivo específico.
ADVERTISING CAMPAIGN: Campanha
publicitária. Série de anúncios inseridos em um ou mais
veículos, com a finalidade de atingir um objetivo específico.
ADVERTISING COST: Todo custo de propaganda
relativo á preparação e inserção de anúncios, material
promocional e atividades correlatas.
ADVERTISING COST: Todo custo de propaganda
relativo á preparação e inserção de anúncios, material
promocional e atividades correlatas.
ADVERTISING DEPARTAMENT: Departamento de
propaganda de uma empresa que se dedica ao setor publicitário,
quer preparando e inserindo seus próprios anúncios, ou contanto
com os serviços de uma agência especializada.
ADVERTISING DEPARTAMENT: Departamento de
propaganda de uma empresa que se dedica ao setor publicitário,
quer preparando e inserindo seus próprios anúncios, ou contanto
com os serviços de uma agência especializada.
ADVERTISING PAGE: Página de anúncios.
ADVERTISING PAGE: Página de anúncios.
ADVERTISING: Propaganda.
ADVERTISING: Propaganda.
AEPAL - Associação Brasileira das Empresas
de Propaganda ao Ar Livre - entidade que congrega as principais
empresas que fazem propaganda ao ar livre, tais como painéis,
luminosos, placas em prédios e ruas, outdoors e assemelhados.
AFERIÇÃO - Procedimento metrológico em que
se verifica e registra a relação entre o valor observado e o
correspondente valor fornecido por um padrão apropriado de mesma
natureza,rastreado a padrões reconhecidos por órgão oficial.
AFFICHE: Cartaz.
AFFICHE: Cartaz.
AFFILIATE: Veja Afiliada. Emissora de rádio
ou TV, empresarialmente independente, mas vinculada a outra pela
retransmissão de alguns programas ou a totalidade da programação
desta.
AFP (AGENCE FRANCE PESSE): Agência Francesa
de Notícias.
AFTER MARKET. Expressão em inglês que
significa, literalmente, "depois do mercado", consiste nas
operações realizadas pela bolsa de valores de São Paulo
(Bovespa) e as corretoras credenciadas, depois do encerramento
do pregão normal (entre 11:00 e 18:00). Os negócios são
realizados pela internet e têm início às 19:00, prosseguindo até
as 22:00.
AFTER MARKET. Expressão em inglês que
significa, literalmente, "depois do mercado", consiste nas
operações realizadas pela bolsa de valores de São Paulo
(Bovespa) e as corretoras credenciadas, depois do encerramento
do pregão normal (entre 11:00 e 18:00). Os negócios são
realizados pela internet e têm início às 19:00, prosseguindo até
as 22:00.
AFTER MARKETING: Pós - marketing, um dos
componentes - chave do marketing de relacionamento. Trata das
relações duradouras com o cliente, antes, durante e
principalmente depois da venda. Mais do que uma simples atitude,
o marketing de relacionamento é uma filosofia que deve envolver
todos os escalões da empresa para surtir efeito real e
eficiente. O pós - marketing significa o fortalecimento da
lealdade dos clientes ao encontrar e administrar suas
expectativas.
AFTER MARKETING: Pós - marketing, um dos
componentes - chave do marketing de relacionamento. Trata das
relações duradouras com o cliente, antes, durante e
principalmente depois da venda. Mais do que uma simples atitude,
o marketing de relacionamento é uma filosofia que deve envolver
todos os escalões da empresa para surtir efeito real e
eficiente. O pós - marketing significa o fortalecimento da
lealdade dos clientes ao encontrar e administrar suas
expectativas.
AGE GROUP: Agrupamento pela idade.
Classificação de um grupo social por idades, para assim ser
analisado como a mensagem publicitária é compreendida pelo
receptor.
AGE GROUP: Agrupamento pela idade.
Classificação de um grupo social por idades, para assim ser
analisado como a mensagem publicitária é compreendida pelo
receptor.
AGÊNCIA - 1. Empresa dedicada à arte e
técnica da propaganda. 2. Empresa especializada em agenciar
modelos e intérpretes.
AGÊNCIA DE PROPAGANDA OU PUBLICIDADE:
Prestadora de serviços que tem por finalidade analisar e propor
alternativas mercadológicas ao cliente, utilizando para isso as
peças de comunicação mais adequadas, como anúncios, comercias de
TV, folhetos, jingles, spots, cartazes, posters etc. É utilizada
para difundir no mercado uma empresa ou produto que se queira
tornar público.
AGÊNCIA DE PROPAGANDA OU PUBLICIDADE:
Prestadora de serviços que tem por finalidade analisar e propor
alternativas mercadológicas ao cliente, utilizando para isso as
peças de comunicação mais adequadas, como anúncios, comercias de
TV, folhetos, jingles, spots, cartazes, posters etc. É utilizada
para difundir no mercado uma empresa ou produto que se queira
tornar público.
AGÊNCIA DE PROPAGANDA OU PUBLICIDADE:
Prestadora de serviços que tem por finalidade analisar e propor
alternativas mercadológicas ao cliente, utilizando para isso as
peças de comunicação mais adequadas, como anúncios, comercias de
TV, folhetos, jingles, spots, cartazes, posters etc. É utilizada
para difundir no mercado uma empresa ou produto que se queira
tornar público.
AGÊNCIAS DE CRÉDITO (RATING). São agências
internacionais de avaliação de crédito que depois de examinar a
situação econômica e financeira de países, empresas,
instituições etc. aconselham seus clientes a investir ou não
nesses mercados, ou avisam sobre o risco existente nos
investimentos.
AGÊNCIAS DE CRÉDITO (RATING). São agências
internacionais de avaliação de crédito que depois de examinar a
situação econômica e financeira de países, empresas,
instituições etc. aconselham seus clientes a investir ou não
nesses mercados, ou avisam sobre o risco existente nos
investimentos.
AGÊNCIAS DE TELEMARKETING: Em empresa que
cria, implanta, executa e mantém programas completos de
telemarketing.
AGÊNCIAS DE TELEMARKETING: Em empresa que
cria, implanta, executa e mantém programas completos de
telemarketing.
AGENCY AGREEMENT: Um acordo entre agências
de publicidade, estabelecendo normas de colaboração ou
atividade. Também pode ser um acordo de uma agência com um
cliente.
AGENCY AGREEMENT: Um acordo entre agências
de publicidade, estabelecendo normas de colaboração ou
atividade. Também pode ser um acordo de uma agência com um
cliente.
AGENCY AGREEMENT: Um acordo entre agências
de publicidade, estabelecendo normas de colaboração ou
atividade. Também pode ser um acordo de uma agência com um
cliente.
AGENCY: Agência de propaganda.
AGENCY: Agência de propaganda.
AGENCY: Agência de propaganda.
AGENTE - Elemento do sistema de
comunicação/distribuição da empresa que executa vendas de um
produto em nome do fabricante. Não faz parte dos quadros da
empresa, não compra para revender e apenas recebe comissão pelas
vendas realizadas.
AGENTE - Elemento do sistema de
comunicação/distribuição da empresa que executa vendas de um
produto em nome do fabricante. Não faz parte dos quadros da
empresa, não compra para revender e apenas recebe comissão pelas
vendas realizadas.
AGENTE DE COMPRAS: Aquele que representa
uma empresa e é o encarregado de efetuar compras em determinada
região.
AGENTE DE COMPRAS: Aquele que representa
uma empresa e é o encarregado de efetuar compras em determinada
região.
AGENTE DE MUDANÇA: Em marketing social, um
indivíduo, uma organização ou uma aliança que procure introduzir
uma mudança social.
AGENTE DE MUDANÇA: Em marketing social, um
indivíduo, uma organização ou uma aliança que procure introduzir
uma mudança social.
AGENTES DE VENDAS: Intermediários que em
sua atividade assumem a tarefa de marketing que deveria ser
desenvolvida pelos fabricantes.
AGENTES DE VENDAS: Intermediários que em
sua atividade assumem a tarefa de marketing que deveria ser
desenvolvida pelos fabricantes.
ÁGIO. De origem italiana, este termo foi
usado antigamente em Veneza para designar a diferença na troca
entre moedas depreciadas e o metal do qual eram constituídas.
Essas trocas eram efetuadas pelos bancos de Veneza, de Hamburgo,
de Gênova, de Amsterdã e de outras cidades comerciais e
financeiras; e esses bancos fixavam o ágio em cada caso. De
forma genérica, o ágio significa um prêmio resultante da troca
de um valor (moedas, ações, títulos etc.) por outro.
ÁGIO. De origem italiana, este termo foi
usado antigamente em Veneza para designar a diferença na troca
entre moedas depreciadas e o metal do qual eram constituídas.
Essas trocas eram efetuadas pelos bancos de Veneza, de Hamburgo,
de Gênova, de Amsterdã e de outras cidades comerciais e
financeiras; e esses bancos fixavam o ágio em cada caso. De
forma genérica, o ágio significa um prêmio resultante da troca
de um valor (moedas, ações, títulos etc.) por outro.
AGREGAÇÃO DE MERCADO: Estratégia de
produzir um único produto e oferecê-lo a todos os consumidores
com um só programa mercadológico.
AGREGAÇÃO DE MERCADO: Estratégia de
produzir um único produto e oferecê-lo a todos os consumidores
com um só programa mercadológico.
AGREGADO: Veja Tag. Etiqueta. Texto
adicional, indicativo do nome varejista, atacadista ou
distribuidor, que é adicionado a comerciais de cinema ou
televisão.
AGREGADO: Veja Tag. Etiqueta. Texto
adicional, indicativo do nome varejista, atacadista ou
distribuidor, que é adicionado a comerciais de cinema ou
televisão.
AJUSTE FISCAL. É a ação do governo voltada
para a criação de mecanismos e políticas que reduzam ou eliminem
o déficit público.
AJUSTE FISCAL. É a ação do governo voltada
para a criação de mecanismos e políticas que reduzam ou eliminem
o déficit público.
ALCANCE: Porcentagem de pessoas no mercado-
alvo exposta a uma campanha de propaganda, ou a certos tipos de
veículos ou mídias durante um período de tempo.
ALCANCE: Porcentagem de pessoas no mercado-
alvo exposta a uma campanha de propaganda, ou a certos tipos de
veículos ou mídias durante um período de tempo.
ALEATÓRIO: Termo muito conhecido em
pesquisa de mercado, estende-se como processo de escolha de uma
amostra feita ao acaso, mas com a características de que cada
elemento dentro deste universo tenha igual probabilidade de ser
incluído na amostragem.
ALEATÓRIO: Termo muito conhecido em
pesquisa de mercado, estende-se como processo de escolha de uma
amostra feita ao acaso, mas com a características de que cada
elemento dentro deste universo tenha igual probabilidade de ser
incluído na amostragem.
ALFA - Símbolo usado para representar a
probabilidade de um erro tipo I. Veja também nível de
significância.
ALFA - Símbolo usado para representar a
probabilidade de um erro tipo I. Veja também nível de
significância.
ALGORITMO - Série de passos para abordar um
problema ou assunto específico, geralmente representado
graficamente.
ALGORITMO - Série de passos para abordar um
problema ou assunto específico, geralmente representado
graficamente.
ALIANÇA ESTRATÉGICA- Parceria com outra
empresa, ou talvez com outra divisão dentro de uma empresa de
várias divisões, para oferecer a um cliente produtos ou serviços
que estejam fora da competência essencial daquela empresa.
Embora a maioria das alianças estratégicas seja feitas com
organizações não concorrentes, pode valer a pena fazer uma
aliança estratégica até mesmo com um concorrente para manter o
relacionamento com um dado cliente.
ALIANÇA ESTRATÉGICA- Parceria com outra
empresa, ou talvez com outra divisão dentro de uma empresa de
várias divisões, para oferecer a um cliente produtos ou serviços
que estejam fora da competência essencial daquela empresa.
Embora a maioria das alianças estratégicas seja feitas com
organizações não concorrentes, pode valer a pena fazer uma
aliança estratégica até mesmo com um concorrente para manter o
relacionamento com um dado cliente.
ALINHAMENTO - Unificação e coerência de
processos,ações, informações e decisões com as metas da
organização,por meio do entendimento e prática dos seus
propósitos, indicadores,monitoramento, análise e melhoria.
ALINHAMENTO - Unificação e coerência de
processos,ações, informações e decisões com as metas da
organização,por meio do entendimento e prática dos seus
propósitos, indicadores,monitoramento, análise e melhoria.
ALL-TYPE - Anúncio de jornal ou revista,
outdoor ou qualquer outro tipo de material impresso apenas com
frases escritas, sem nenhum tipo de ilustração.
ALOCAÇÃO DE MARKETING: Divisão do esforço
de mercado de uma empresa entre seus produtos, seus segmentos de
clientes e suas áreas de venda.
ALOCAÇÃO DE MARKETING: Divisão do esforço
de mercado de uma empresa entre seus produtos, seus segmentos de
clientes e suas áreas de venda.
ALOCAÇÃO: Na linguagem de marketing e de
vendas, dá-se preferência ao termo alocação, do inglês
allocation, para dar idéia da ação de distribuição proporcional
de vendedores no território em que eles devem operar. Expressão
usada também para definir o montante de recursos a ser investido
em uma campanha ou evento.
ALOCAÇÃO: Na linguagem de marketing e de
vendas, dá-se preferência ao termo alocação, do inglês
allocation, para dar idéia da ação de distribuição proporcional
de vendedores no território em que eles devem operar. Expressão
usada também para definir o montante de recursos a ser investido
em uma campanha ou evento.
ALTO-CONTRASTE - Efeito empregado em
fotografia (estática ou cinematográfica) para eliminar os
meios-tons, deixando apenas os contornos em preto-e-branco ou
nas cores dominantes.
AMBIENTE COMPETITIVO: É a denominação dada
ao conjunto de fatores e de condições que um gerente de
marketing deve analisar e no qual deve atuar de maneira
estratégica para poder enfrentar, de forma mais adequada, os
diversos concorrentes e seus prováveis comportamentos .
AMBIENTE COMPETITIVO: É a denominação dada
ao conjunto de fatores e de condições que um gerente de
marketing deve analisar e no qual deve atuar de maneira
estratégica para poder enfrentar, de forma mais adequada, os
diversos concorrentes e seus prováveis comportamentos .
AMBIENTE CULTURAL: Forças que afetam
valores básicos, percepções, preferências e comportamento da
sociedade.
AMBIENTE CULTURAL: Forças que afetam
valores básicos, percepções, preferências e comportamento da
sociedade.
AMBIENTE DO MARKETING: Atores e forças
ambientais que afetam a habilidade das empresas de marketing em
desenvolver e manter com sucesso suas transações com seus
consumidores- alvos.
AMBIENTE DO MARKETING: Atores e forças
ambientais que afetam a habilidade das empresas de marketing em
desenvolver e manter com sucesso suas transações com seus
consumidores- alvos.
AMBIENTE ECONÔMICO: Fatores que afetam o
poder de compra e padrões de gastos dos consumidores .
AMBIENTE ECONÔMICO: Fatores que afetam o
poder de compra e padrões de gastos dos consumidores .
AMBIENTE EMPRESARIAL: Clima da empresa
resultante da forma com que os gerentes da empresa trabalham com
outras pessoas da empresa .
AMBIENTE EMPRESARIAL: Clima da empresa
resultante da forma com que os gerentes da empresa trabalham com
outras pessoas da empresa .
AMBIENTE EXTERNO: Todos os elementos que,
atuando fora de uma organização, são relevantes para suas
operações; incluem elementos de ação direta e de ação indireta.
AMBIENTE EXTERNO: Todos os elementos que,
atuando fora de uma organização, são relevantes para suas
operações; incluem elementos de ação direta e de ação indireta.
AMBIENTE TECNOLÓGICO: Forças que criam
novas tecnologias, gerando novas oportunidades de mercado .
AMBIENTE TECNOLÓGICO: Forças que criam
novas tecnologias, gerando novas oportunidades de mercado .
AMORTIZAÇÃO: Redução de uma dívida ao longo
do tempo.
AMORTIZAÇÃO: Redução de uma dívida ao longo
do tempo.
AMOSTRA - 1: Oferta de uma quantidade
grátis de um produto para experimentação; ela pode ser entregue
porta- a- porta, enviada pelo correio, distribuída em lojas.
Instrumento muito eficaz de vendas. Seu é um estímulo à
experimentação que pretende causar aumento de vendas do produto.
2. Segmento de população selecionado para pesquisa de mercado
por representar a população como um todo.
AMOSTRA - 1: Oferta de uma quantidade
grátis de um produto para experimentação; ela pode ser entregue
porta- a- porta, enviada pelo correio, distribuída em lojas.
Instrumento muito eficaz de vendas. Seu é um estímulo à
experimentação que pretende causar aumento de vendas do produto.
2. Segmento de população selecionado para pesquisa de mercado
por representar a população como um todo.
AMOSTRA - Um ou mais itens de uma população
presumivelmente homogênea, destinado(s) a fornecer informações
sobre a mesma.
AMOSTRA - Um ou mais itens de uma população
presumivelmente homogênea, destinado(s) a fornecer informações
sobre a mesma.
AMOSTRA ALEATÓRIA- Amostra selecionada de
tal maneira que cada elemento da população tenha a mesma
AMOSTRA ALEATÓRIA- Amostra selecionada de
tal maneira que cada elemento da população tenha a mesma
AMOSTRA ALEATÓRIA SIMPLES- Amostra de
determinado tamanho, selecionada de modo que todas as amostras
possíveis de mesmo tamanho tenham a mesma chance de ser
escolhidas.
AMOSTRA ALEATÓRIA SIMPLES- Amostra de
determinado tamanho, selecionada de modo que todas as amostras
possíveis de mesmo tamanho tenham a mesma chance de ser
escolhidas.
AMOSTRA ALEATÓRIA SIMPLES: Amostra
probabilística em que cada elemento da população tem uma chance
igual e conhecida de ser incluída .
AMOSTRA ALEATÓRIA SIMPLES: Amostra
probabilística em que cada elemento da população tem uma chance
igual e conhecida de ser incluída .
AMOSTRA ALEATÓRIA: Amostra que foi
escolhida ao acaso. O processo de amostragem aleatória permite
obter uma amostra realmente representativa da população que se
deseja estudar, isto é, cada elemento da população tem igual
probabilidade de ser incluído na amostra. Uma das maneiras mais
conhecidas de selecionar amostras representativas da população é
a utilização da tabela de números equiprováveis, especialmente
construída para esse fim.
AMOSTRA ALEATÓRIA: Amostra que foi
escolhida ao acaso. O processo de amostragem aleatória permite
obter uma amostra realmente representativa da população que se
deseja estudar, isto é, cada elemento da população tem igual
probabilidade de ser incluído na amostra. Uma das maneiras mais
conhecidas de selecionar amostras representativas da população é
a utilização da tabela de números equiprováveis, especialmente
construída para esse fim.
AMOSTRA DE CONVENIÊNCIA: Amostra
improbabilística em que os respondentes entram por acidente na
amostragem.
AMOSTRA DE CONVENIÊNCIA: Amostra
improbabilística em que os respondentes entram por acidente na
amostragem.
AMOSTRA DEPENDENTE- Amostra cujos valores
estão relacionados com os valores de outra amostra.
AMOSTRA DEPENDENTE- Amostra cujos valores
estão relacionados com os valores de outra amostra.
AMOSTRA ESTRATIFICADA: Amostra
probabilística que se distingue por um procedimento em duas
etapas em que (1) a população é dividida em subgrupos chamados
estratos e (2) a amostra aleatória simples é escolhida
independentemente em cada subgrupo ou estrato .
AMOSTRA ESTRATIFICADA: Amostra
probabilística que se distingue por um procedimento em duas
etapas em que (1) a população é dividida em subgrupos chamados
estratos e (2) a amostra aleatória simples é escolhida
independentemente em cada subgrupo ou estrato .
AMOSTRA IMPROBABILÍSTICA: Procedimento de
amostragem em que a seleção de um membro de uma população como
base para a amostra tem por fundamento, em parte, o julgamento
do entrevistador ou do pesquisador .
AMOSTRA IMPROBABILÍSTICA: Procedimento de
amostragem em que a seleção de um membro de uma população como
base para a amostra tem por fundamento, em parte, o julgamento
do entrevistador ou do pesquisador .
AMOSTRA INDEPENDENTE- Amostra cujos valores
não estão relacionados com os valores de outra amostra.
AMOSTRA INDEPENDENTE- Amostra cujos valores
não estão relacionados com os valores de outra amostra.
AMOSTRA POR ÁREA: Amostra probabilística em
que a população é dividida em áreas pelo emprego de mapas;
depois é selecionada uma amostra das áreas.
AMOSTRA POR ÁREA: Amostra probabilística em
que a população é dividida em áreas pelo emprego de mapas;
depois é selecionada uma amostra das áreas.
AMOSTRA POR JULGAMENTO: Amostra
improbabilística em que os respondentes são escolhidos por uma
pessoa que esteja informada o quanto eles representam a
população em estudo.
AMOSTRA POR JULGAMENTO: Amostra
improbabilística em que os respondentes são escolhidos por uma
pessoa que esteja informada o quanto eles representam a
população em estudo.
AMOSTRA POR QUOTA: Amostra improbabilística
em que o entrevistador recebe uma quota que especifica as
características das pessoas a serem entrevistadas, mas cuja
seleção dos membros as serem pesquisados depende da escolha do
entrevistador.
AMOSTRA POR QUOTA: Amostra improbabilística
em que o entrevistador recebe uma quota que especifica as
características das pessoas a serem entrevistadas, mas cuja
seleção dos membros as serem pesquisados depende da escolha do
entrevistador.
AMOSTRA PROBABILÍSTICA: Amostra em que cada
elemento da população tem uma chance conhecida de ser
selecionado.
AMOSTRA PROBABILÍSTICA: Amostra em que cada
elemento da população tem uma chance conhecida de ser
selecionado.
AMOSTRAGEM - O processo de tomar uma
pequena parte ou quantidade de algo para ser analisado.
AMOSTRAGEM - O processo de tomar uma
pequena parte ou quantidade de algo para ser analisado.
AMOSTRAGEM DE CONVENIÊNCIA- Amostragem em
que os dados são selecionados em função da facilidade de acesso
aos mesmos.
AMOSTRAGEM DE CONVENIÊNCIA- Amostragem em
que os dados são selecionados em função da facilidade de acesso
aos mesmos.
AMOSTRAGEM ESTRATIFICADA- Processo de
amostragem em que as amostras são extraídas de estratos.
(classes).
AMOSTRAGEM ESTRATIFICADA- Processo de
amostragem em que as amostras são extraídas de estratos.
(classes).
AMOSTRAGEM POR CONGLOMERADO- Dividir a área
populacional em seções ( ou conglomerados), selecionar
aleatoriamente algumas dessas seções e escolher então todos os
elementos das seções selecionadas.
AMOSTRAGEM POR CONGLOMERADO- Dividir a área
populacional em seções ( ou conglomerados), selecionar
aleatoriamente algumas dessas seções e escolher então todos os
elementos das seções selecionadas.
AMOSTRAGEM SISTEMÁTICA- Amostragem em que é
selecionado cada k elemento.
AMOSTRAGEM SISTEMÁTICA- Amostragem em que é
selecionado cada k elemento.
AMOSTRAGEM: Procedimento através do qual é
realizada a amostra da população. Há vários métodos de
amostragem sistemática (após ordenada a população, seleciona-se
a amostra probabilística ); amostragem por estágios múltiplos
(utilização de um tipo de amostragem aleatória em cada um de
seus estágios); amostragem estratificada, por cotas etc.
AMOSTRAGEM: Procedimento através do qual é
realizada a amostra da população. Há vários métodos de
amostragem sistemática (após ordenada a população, seleciona-se
a amostra probabilística ); amostragem por estágios múltiplos
(utilização de um tipo de amostragem aleatória em cada um de
seus estágios); amostragem estratificada, por cotas etc.
AMOSTRAS EMPARELHADAS- Duas amostras que
são dependentes, no sentido de que os valores dos dados
correspondem aos pares.
AMOSTRAS EMPARELHADAS- Duas amostras que
são dependentes, no sentido de que os valores dos dados
correspondem aos pares.
AMPLITUDE DE CLASSE- Diferença entre dois
limites inferiores de classe consecutivos em uma tabela de
freqüências.
AMPLITUDE DE CLASSE- Diferença entre dois
limites inferiores de classe consecutivos em uma tabela de
freqüências.
AMPLITUDE DE PERCENTIS 10-90- Diferença
entre o 10º e o 90º percentil.
AMPLITUDE DE PERCENTIS 10-90- Diferença
entre o 10º e o 90º percentil.
AMPLITUDE- Medida de variação que consiste
na diferença entre o maior e o menor valor.
AMPLITUDE- Medida de variação que consiste
na diferença entre o maior e o menor valor.
AMPRO - Associação de Marketing
Promocional.
Ampro - Associação de Marketing
Promocional.
ANA - Associação de Anunciantes Nacionais.
Uma associação cujos membros são anunciantes, ou seja, empresas
que anunciam seus produtos ou serviços.
ANÁLISE ABC: Técnica administrativa
desenvolvida nos Estados Unidos que afirma que poucos problemas
são realmente vitais, enquanto grande número de outros apenas
tomam tempo. Essa situação é denominada síndrome dos 20/80. Veja
também Gráfico de pareto.
ANÁLISE ABC: Técnica administrativa
desenvolvida nos Estados Unidos que afirma que poucos problemas
são realmente vitais, enquanto grande número de outros apenas
tomam tempo. Essa situação é denominada síndrome dos 20/80. Veja
também Gráfico de pareto.
ANÁLISE CRÍTICA - Avaliação profunda e
global de um projeto,produto, processo, serviço ou informação,
em relação aos seus requisitos,objetivando a identificação de
problemas, irregularidades ou não-conformidades e a proposição
de soluções.
ANÁLISE CRÍTICA - Avaliação profunda e
global de um projeto,produto, processo, serviço ou informação,
em relação aos seus requisitos,objetivando a identificação de
problemas, irregularidades ou não-conformidades e a proposição
de soluções.
ANÁLISE CRÍTICA DO PROJETO - Exame
documentado, completo e sistemático de um projeto para avaliar
sua capacidade de atender aos requisitos para a qualidade,
identificar problemas, se houver, e propor o desenvolvimento de
soluções. Nota: A análise crítica do projeto pode ser conduzida
em qualquer estágio do processo do projeto,porém, deve em
qualquer situação ser realizada na conclusão desse processo.
ANÁLISE CRÍTICA DO PROJETO - Exame
documentado, completo e sistemático de um projeto para avaliar
sua capacidade de atender aos requisitos para a qualidade,
identificar problemas, se houver, e propor o desenvolvimento de
soluções. Nota: A análise crítica do projeto pode ser conduzida
em qualquer estágio do processo do projeto,porém, deve em
qualquer situação ser realizada na conclusão desse processo.
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO - Forma de comparar
os custos e benefícios de planos, projetos e atividades. Pode
ser usada para comparar os resultados financeiros segundo
diferentes atividades e determinar se uma ação em particular tem
sentido, do ponto de vista econômico e financeiro.
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO - Forma de comparar
os custos e benefícios de planos, projetos e atividades. Pode
ser usada para comparar os resultados financeiros segundo
diferentes atividades e determinar se uma ação em particular tem
sentido, do ponto de vista econômico e financeiro.
ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA: Diz respeito a
avaliação das forças e fraquezas dos diferentes concorrentes e
suas estratégias habituais.
ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA: Diz respeito a
avaliação das forças e fraquezas dos diferentes concorrentes e
suas estratégias habituais.
ANÁLISE DA VARIÂNCIA DE UM CRITÉRIO-
Análise da variância envolvendo dados classificados em grupos
segundo um único critério.
ANÁLISE DA VARIÂNCIA DE UM CRITÉRIO-
Análise da variância envolvendo dados classificados em grupos
segundo um único critério.
ANÁLISE DA VARIÂNCIA DE UM FATOR- Veja
análise da variância de um critério.
ANÁLISE DA VARIÂNCIA DE UM FATOR- Veja
análise da variância de um critério.
ANÁLISE DE ADEQUAÇÃO DE LUGARES - Técnica
geográfica analítica utilizada para apresentar quadros da
situação de uma localização baseada no uso dos atributos das
entidades estudadas com relação a vários temas, para encontrar
um lugar que melhor se adapte a uma futura utilização ou
estabelecimento de uma determinada atividade. Análise de
Agrupamento - Tipo de classificação que envolve a determinação
do número de classes, o desvio padrão e o número de elementos em
cada classe. Baseia-se no agrupamento desses elementos por meio
de medidas de similaridade de seus atributos ou atributo
analisado, sendo o limite de semelhança normalmente estipulado
pelo usuário.
ANÁLISE DE ADEQUAÇÃO DE LUGARES - Técnica
geográfica analítica utilizada para apresentar quadros da
situação de uma localização baseada no uso dos atributos das
entidades estudadas com relação a vários temas, para encontrar
um lugar que melhor se adapte a uma futura utilização ou
estabelecimento de uma determinada atividade. Análise de
Agrupamento - Tipo de classificação que envolve a determinação
do número de classes, o desvio padrão e o número de elementos em
cada classe. Baseia-se no agrupamento desses elementos por meio
de medidas de similaridade de seus atributos ou atributo
analisado, sendo o limite de semelhança normalmente estipulado
pelo usuário.
ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS SIMILARES. Análise
estática que agrupa pessoas ou objetos com
ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS SIMILARES. Análise
estática que agrupa pessoas ou objetos com
ANÁLISE DE DECISÃO E RISCO. Processo para
assegurar a qualidade da tomada de decisão, dando ênfase
especial a áreas de incerteza sobre o problema.
ANÁLISE DE DECISÃO E RISCO. Processo para
assegurar a qualidade da tomada de decisão, dando ênfase
especial a áreas de incerteza sobre o problema.
ANÁLISE DE DISCREPÂNCIAS. A diferença entre
a previsão dos gerentes sobre a conclusão de uma pesquisa e o
resultado real. Quanto maior a discrepância entre os resultados
reais e os previstos, mais valiosa é essa informação.
ANÁLISE DE DISCREPÂNCIAS. A diferença entre
a previsão dos gerentes sobre a conclusão de uma pesquisa e o
resultado real. Quanto maior a discrepância entre os resultados
reais e os previstos, mais valiosa é essa informação.
ANÁLISE DE DISCRIMINANTE: 1. Técnica
utilizada para identificar perfis inovadores. 2. Desenvolve
critérios importantes para segmentação do mercado e examina o
comportamento de preferência de marca do consumidor.
ANÁLISE DE DISCRIMINANTE: 1. Técnica
utilizada para identificar perfis inovadores. 2. Desenvolve
critérios importantes para segmentação do mercado e examina o
comportamento de preferência de marca do consumidor.
ANÁLISE DE FATORES. Conjunto de técnicas
estatísticas que estudam as inter-relações entre as variáveis
observadas. Seu propósito é determinar se um grande número de
variáveis têm um pequeno número de fatores comuns responsáveis
por sua inter-correlação.
ANÁLISE DE FATORES. Conjunto de técnicas
estatísticas que estudam as inter-relações entre as variáveis
observadas. Seu propósito é determinar se um grande número de
variáveis têm um pequeno número de fatores comuns responsáveis
por sua inter-correlação.
ANÁLISE DE MERCADO - Atividade que visa
obter a direção das mudanças que provavelmente vão afetar os
mercados e a demanda de produtos e serviços de uma empresa.
ANÁLISE DE MERCADO - Atividade que visa
obter a direção das mudanças que provavelmente vão afetar os
mercados e a demanda de produtos e serviços de uma empresa.
ANÁLISE DE MERCADO: Função que estabelece e
delimita as características do mercado a ser atingido, definindo
sua potencialidade.
ANÁLISE DE MERCADO: Função que estabelece e
delimita as características do mercado a ser atingido, definindo
sua potencialidade.
ANÁLISE DE NEGÓCIOS: Revisão da análise de
vendas, custos e projeções de lucros para um novo produto para
descobrir se estes fatores satisfazem os objetivos da empresa.
ANÁLISE DE NEGÓCIOS: Revisão da análise de
vendas, custos e projeções de lucros para um novo produto para
descobrir se estes fatores satisfazem os objetivos da empresa.
ANÁLISE DE PARETO - Método que ajuda a
classificar e priorizar os problemas em duas classes – os poucos
problemas vitais e os muitos triviais. Consta de cinco etapas:
identificação do problema; estratificação; levantamento de
dados; elaboração do Gráfico de Pareto e priorização.Na análise
de Pareto são utilizadas três das Sete Ferramentas da Qualidade–
Estratificação,Folha de Verificação e Gráfico de Pareto.
ANÁLISE DE PARETO - Método que ajuda a
classificar e priorizar os problemas em duas classes – os poucos
problemas vitais e os muitos triviais. Consta de cinco etapas:
identificação do problema; estratificação; levantamento de
dados; elaboração do Gráfico de Pareto e priorização.Na análise
de Pareto são utilizadas três das Sete Ferramentas da Qualidade–
Estratificação,Folha de Verificação e Gráfico de Pareto.
ANÁLISE DE PARTICIPAÇÃO DE MERCADO: 1. Ato
de a empresa verificar se está ocupando maior ou menor espaço no
mercado ou segmento de atuação. 2. Avaliação das vendas da
empresa em relação a seus concorrentes no mercado.
ANÁLISE DE PARTICIPAÇÃO DE MERCADO: 1. Ato
de a empresa verificar se está ocupando maior ou menor espaço no
mercado ou segmento de atuação. 2. Avaliação das vendas da
empresa em relação a seus concorrentes no mercado.
ANÁLISE DE PORTFÓLIO - O processo feito
para se detectar as diferentes contribuições dos componentes de
um portfólio sob o ponto de vista da satisfação dos clientes, do
nível de concorrência, da participação no mercado ou segmento.
ANÁLISE DE PORTFÓLIO - O processo feito
para se detectar as diferentes contribuições dos componentes de
um portfólio sob o ponto de vista da satisfação dos clientes, do
nível de concorrência, da participação no mercado ou segmento.
ANÁLISE DE PROCESSO - Método para
identificar o relacionamento entre as principais causas e seus
efeitos. Pode ser utilizada para identificara causa fundamental
de um problema, para se determinar padrões de valores ótimos
para as causas, de modo a se obter os melhores efeitos, para
reduzir a dispersão, etc. Consiste em se partir de um resultado
e procurar a causa fundamental entre várias que compõe o
processo.
ANÁLISE DE PROCESSO - Método para
identificar o relacionamento entre as principais causas e seus
efeitos. Pode ser utilizada para identificara causa fundamental
de um problema, para se determinar padrões de valores ótimos
para as causas, de modo a se obter os melhores efeitos, para
reduzir a dispersão, etc. Consiste em se partir de um resultado
e procurar a causa fundamental entre várias que compõe o
processo.
ANÁLISE DE REGRESSÃO - Estudo da relação
entre uma variável dependente e uma ou mais variáveis
independentes. Pode ser múltipla, quando envolve mais do que uma
variável independente ou simples, quando envolve só uma variável
independente.
ANÁLISE DE REGRESSÃO - Estudo da relação
entre uma variável dependente e uma ou mais variáveis
independentes. Pode ser múltipla, quando envolve mais do que uma
variável independente ou simples, quando envolve só uma variável
independente.
ANÁLISE DE REGRESSÃO MÚLTIPLA: 1. Técnica
de estimar uma equação que apresenta a contribuição de variáveis
independentes na variável dependente. 2. Utilizada em pesquisa
de mercado, para prever desenvolvimento futuro de um produto ou
serviço através da utilização equação de regressão, considerando
variáveis dependentes e independentes.
ANÁLISE DE REGRESSÃO MÚLTIPLA: 1. Técnica
de estimar uma equação que apresenta a contribuição de variáveis
independentes na variável dependente. 2. Utilizada em pesquisa
de mercado, para prever desenvolvimento futuro de um produto ou
serviço através da utilização equação de regressão, considerando
variáveis dependentes e independentes.
ANÁLISE DE REGRESSÃO: Recurso estatístico
empregado para melhorar a previsibilidade da resposta baseada na
análise de relacionamento múltiplo dentro de um banco de dados.
ANÁLISE DE REGRESSÃO: Recurso estatístico
empregado para melhorar a previsibilidade da resposta baseada na
análise de relacionamento múltiplo dentro de um banco de dados.
ANÁLISE DE ROTAS - Em SIG, refere-se à
análise do tipo melhor caminho, menor distância entre pontos,
visando destacar rotas específicas a partir de uma determinada
necessidade das empresas.
ANÁLISE DE ROTAS - Em SIG, refere-se à
análise do tipo melhor caminho, menor distância entre pontos,
visando destacar rotas específicas a partir de uma determinada
necessidade das empresas.
ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS: Forma de
análise estatística que consiste em dividir as vendas passadas
de um produto ou serviços em seus componentes de tendência, de
ciclo, de sazonalidadee de eventos irregulares e, em seguida,
recombina-los para produzir uma previsão de vendas.
ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS: Forma de
análise estatística que consiste em dividir as vendas passadas
de um produto ou serviços em seus componentes de tendência, de
ciclo, de sazonalidadee de eventos irregulares e, em seguida,
recombina-los para produzir uma previsão de vendas.
ANÁLISE DE VALOR: 1. Método sistemático de
avaliação de matérias-primas e componentes de um produto, para
permitir aperfeiçoamentos e economia na produção. Em geral, essa
análise serve de base para que as empresas industriais façam
comparações entre os produtos e serviços que lhes são
oferecidos. 3. Método de análise no qual os componentes são
estudados com o propósito de determinar se estes podem ser
projetados, padronizados ou feitos por métodos menos
dispendiosos, visando otimização dos resultados.
ANÁLISE DE VALOR: 1. Método sistemático de
avaliação de matérias-primas e componentes de um produto, para
permitir aperfeiçoamentos e economia na produção. Em geral, essa
análise serve de base para que as empresas industriais façam
comparações entre os produtos e serviços que lhes são
oferecidos. 3. Método de análise no qual os componentes são
estudados com o propósito de determinar se estes podem ser
projetados, padronizados ou feitos por métodos menos
dispendiosos, visando otimização dos resultados.
ANÁLISE DE VARIÂNCIA - Método de análise da
variância de uma população a fim de fazer inferências sobre a
mesma.
ANÁLISE DE VARIÂNCIA - Método de análise da
variância de uma população a fim de fazer inferências sobre a
mesma.
ANÁLISE DE VARIÂNCIA DE DOIS CRITÉRIOS-
Análise da variância envolvendo dados classificados segundo dois
fatores diferentes.
ANÁLISE DE VARIÂNCIA DE DOIS CRITÉRIOS-
Análise da variância envolvendo dados classificados segundo dois
fatores diferentes.
ANÁLISE DECISÓRIA. Método de alcançar
qualidade decisória através da combinação de aspectos da teoria
de análise de sistemas e decisão estatística para formar um
corpo de conhecimento que possa tratar com pragmatismo as
escolhas em situações complexas, dinâmicas e incertas.
ANÁLISE DECISÓRIA. Método de alcançar
qualidade decisória através da combinação de aspectos da teoria
de análise de sistemas e decisão estatística para formar um
corpo de conhecimento que possa tratar com pragmatismo as
escolhas em situações complexas, dinâmicas e incertas.
ANÁLISE DO AMBIENTE - É o processo de
identificação de Oportunidades, Ameaças, Pontos Fortes e Pontos
Fracos que afetam a Empresa.
ANÁLISE DO AMBIENTE - É o processo de
identificação de Oportunidades, Ameaças, Pontos Fortes e Pontos
Fracos que afetam a Empresa.
ANÁLISE DO CONCORRENTE: Processo de
identificar os principais concorrentes, analisar seus objetivos,
forças, fraquezas, estratégias e padrões de reação e selecionar
quais concorrentes atacar e quais evitar.
ANÁLISE DO CONCORRENTE: Processo de
identificar os principais concorrentes, analisar seus objetivos,
forças, fraquezas, estratégias e padrões de reação e selecionar
quais concorrentes atacar e quais evitar.
ANÁLISE DO ESTILO DE VIDA: Muito importante
para a área de marketing é análise do padrão de vida de uma
pessoa, que é normalmente expresso por suas atividades,
interesses e opiniões, recebe também a denominação de perfil
psicográfico ou análise psicográfica.
ANÁLISE DO VALOR - Esforço organizado
dirigido à análise das funções de sistemas, produtos,
especificações, padrões, práticas e procedimentos com a
finalidade de satisfazer às funções requeridas a um custo total
menor.O mesmo que Engenharia do Valor e Gerenciamento do Valor.
ANÁLISE ESTATÍSTICA DE DEMANDA: Conjunto de
procedimentos estatísticos utilizado para descobrir os fatores
reais mais importantes que afetam as vendas de qualquer produto
e a influência relativa de cada um desses fatores. Os fatores
mais comumente analisados são preço, renda, população e
promoção.
ANÁLISE ESTIMATIVA. Descrição de eventos
futuros tais como o treinamento necessário para que o pessoal do
escritório trabalhe no "escritório do futuro" ou a natureza de
sistemas de entretenimento doméstico no ano de 2000. Pode ser um
resumo descrevendo o envolvimento de uma seqüência de eventos ou
apenas um instantâneo de uma situação futura.
ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS ( EDA)- Ramo
da estatística que enfatiza a investigação de dados.
ANÁLISE FATORIAL: 1. Ferramenta estatística
empregada para determinar a seleção de fatores dentro de um
banco de dados que influenciam a resposta. 2. Processo
estatísticos para tentar descobrir uns poucos fatores básicos
que podem fundamentar e explicar correlações entre grande número
de variáveis.
ANÁLISE MULTIVARIADA: Instrumental
estatístico que estuda as múltiplas variáveis independentes,
simultaneamente, para identificar um padrão ou padrões de perfis
de consumidores em um banco de dados. É o estudo de um fenômeno
(pessoas, empresas, objetos etc.) cujo entendimento requer a
análise simultânea de múltiplas variáveis. As técnicas
multivariadas são uma extensão da análise univariada e da
análise bivariada. A seleção apropriada de uma técnica
multivariada envolve a identificação e a mensuração das
variáveis que serão levadas em conta da análise. Veja Técnicas
de dependência, Técnicas de interdependência.
ANÁLISE PSICOGRÁFICA: Veja Análise de
estilo de vida. Muito importante para a área de marketing é a
análise do padrão de vida de uma pessoa, que é normalmente
expresso por suas atividades, interesses e opiniões, recebe
também a denominação de perfil psicográfico ou análise
psicográfica.
ANÁLISE QUALITATIVA: Técnica que avalia
informações geradas de forma não numérica, com entrevistas
detalhadas de consumidores ou clientes , e que requer o emprego
de métodos da análise mais interpretativos.
ANÁLISE QUANTITATIVA: Técnica que enfatiza
a inspeção dos dados através da utilização de elementos
estatísticos. Os métodos quantitativos são objetivos e
imparciais, embora sua interpretação possa ser feita de maneira
parcial.
ANÁLISES DE TENDÊNCIAS: Estudo que se
baseia na análise e interpretação das inclinações, preferências
ou propensão das diferentes variáveis de mercado, como a
econômica, financeira, tecnológica, entre outras.
ANALYSIS: Veja Análise. Um dos quatro A's
do sistema de marketing do professor Raimar Richers, que
consiste em analisar as informações internas e externas que
podem ser obtidas por pesquisas primárias e secundárias. É a
apuração dos dados da pesquisa de marketing, para assim reunir
informações que permitam chegar a uma conclusão.
ANATEL: Agência Nacional de
Telecomunicações. Órgão regulador do setor no Brasil.
ANEP - Associação Nacional de Empresas de
Pesquisa - entidade que congrega os principais institutos de
pesquisa do país.
ANEP (Associação Nacional das Empresas de
Pesquisa). Reúne parte das empresas do setor, incentivando o
desenvolvimento da pesquisa de mercado no Brasil. Com sede em
São Paulo, foi fundada em 19-2-1992.
ANER - Associação Brasileira de Editores de
Revistas - entidade que congrega as principais editoras de
revistas do país.
ANIMATIC - Esboço de um comercial de
Televisão ou cinema, feito com ilustrações e movimentos básicos,
de forma a explicar melhor como será o resultado após sua
efetiva produção. Geralmente empregado em pesquisa, para fazer
pré-teste de comerciais.
ANJ (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS):
Associação civil sem fins lucrativos, com sede nacional no Rio
de Janeiro, fundada em 17-8-1979, que reúne as empresas editoras
de jornais diários de circulação paga.
ANO-BASE: Ano em que se tomam iguais a 100
os valores da intensidade de um fato, cujos números - índices
pretendemos calcular.
ANOVA- Veja Análise da variância.
ANSOFF, IGOR - Acadêmico e consultor
norte-americano,formado em engenharia e matemática. É o
principal responsável pela formulação do conceito de gestão
estratégica. Criou o modelo Ansoff de planejamento estratégico,
baseado na expansão e diversificação empresariais por meio de
uma seqüência de decisões. Na base do modelo estão os conceitos
de análise de desvios – diferença entre o previsto e o realizado
– e de sinergia – aproveitamento das competências combinadas de
dois departamentos ou empresas.
ANUNCIANTE - Ver Cliente.
ANÚNCIO - Peça publicitária em revista ou
jornal. Também utilizado como sinônimo de qualquer peça de
propaganda.
ANÚNCIO COOPERADO - Anúncio feito por mais
de uma empresa, em conjunto, com os custos divididos entre elas.
O exemplo mais comum está nos anúncios de lojas de varejo que
destacam as marcas de determinados fabricantes.
ANÚNCIO COOPERATIVO: Mensagem utilizada
quando da necessidade de um fabricante e seus fornecedores ou
distribuidores divulgarem conjuntamente seus produtos ou
serviços, dividindo os custos envolvidos nesta veiculação. Pode
ser institucional ou promocional.
AP: 1. Sigla utilizada pelos departamentos
de mídia para designar apropriação de verba. 2. Autorização de
publicação. Veja Autorização. Documento que autoriza a
veiculação de peça publicitária. Também conhecida como ordem de
inserção.
APELO EMOCIONAL: Mensagem que utiliza
fatores da emoção para gerar reações positivas ou negativas.
APELO MORAL: Mensagem direcionada que
utiliza o senso comum daquilo que é justo e correto.
APELO RACIONAL: Mensagem que apela para o
auto - interesse do público, mostrando os benefícios do produto.
Exemplo: qualidade, economia, valor ou desempenho do produto.
APELO: Aquilo que demais interessante, de
mais atrativo, existe em um produto ou serviço e que servirá de
estímulo para sua decisão de compra, seja ela emocional ou
racional.
APOIO A VENDAS: Aplicação do telemarketing
que proporciona à equipe de vendas de campo contatos "quentes" e
maneiras para desempenhar uma variedade de funções de apoio,
como qualificação de leads, verificação de posição de créditos,
controle de pedidos e entrega ou recebimento de pedidos.
APP - Associação dos Profissionais de
Propaganda - entidade, sediada em São Paulo, que reúne empresas
e profissionais da área de propaganda.
APPEAL: Veja Apelo. Aquilo que demais
interessante, de mais atrativo, existe em um produto ou serviço
e que servirá de estímulo para sua decisão de compra, seja ela
emocional ou racional.
APPROACH - Abordagem, em inglês. Termo
utilizado para definir a linha de comunicação adotada ou o
gancho criativo da peça de propaganda.
APPROACH: Veja Abordagem. 1. Etapa do
processo de vendas na qual o vendedor se encontra com o
comprador e tem sua primeira conversa com ele, devendo dar-se um
início positivo ao relacionamento. 2. Maneira de tratar a
criação de um anúncio ou determinada campanha .
APRESENTAÇÃO DE CAMPANHA: Exibição do
conjunto de peças que compõe a campanha que a agência realiza
junto ao cliente.
APRESENTAÇÃO DE LINHA DE PRODUTO: Tarefa de
selecionar um ou alguns itens de uma linha de produto para
representá-la.
APRESENTAÇÃO DE VENDAS: Parte do processo
de venda entre a abordagem e o momento em que o cliente em
perspectiva começa a fazer perguntas e objeções.
APRESENTAÇÃO DE VENDAS: Parte do processo
de venda entre a abordagem e o momento em que o cliente em
perspectiva começa a fazer perguntas e objeções.
APROPRIAÇÃO DE VERBA: 1. Verba designada
para uma operação determinada . O cliente 'apropria' a verba,
isto é, reserva-a para uma campanha específica, ou para um
período determinado. 2. É importante para que a empresa possa
manter em ordem seus compromissos financeiros com os veículos de
propaganda. 3. Também conhecida com AP. 4. Utilização prática do
montante de verba autorizado pelo cliente para custear todas as
etapas constantes de um plano de mídia, incluindo formatação das
peças, tempo de veiculação, comissão de agência, impostos
devidos etc.
APROXIMAÇÃO DA PROBABILIDADE PELA
FREQÜÊNCIA RELATIVA- Valor da probabilidade estimado com base em
observações reais.
ARBITRAGEM: Tirar proveito da diferença
entre dois preços distintos para uma mesma ação ou commodity.
ÁREA COMERCIAL: Região demarcada de um
centro de distribuição de produtos, caracterizada pelos apelos
de diversificação e precificação dos produtos oferecidos tanto
em nível de atacado como de varejo.
ÁREA DE ATRAÇÃO COMERCIAL: Região na qual
residem os consumidores que se poderiam tornar clientes de
determinado ponto- de- venda.
ÁREA DE INFLUÊNCIA- Raio de ação de atração
de um ponto de venda, medida potencialmente pelo tempo ou
distância ideal de deslocamento do consumidor .
ÁREA GEOGRÁFICA: 1. Área coberta por
determinado veículo de mídia. 2. Área de cobertura de um plano
de mídia. Veja Região geográfica: Divisão de um país em partes,
constituída por um grupo de estados. No caso do Brasil, está
dividido em cinco regiões geográficas, com diferentes níveis de
potencial de mercado.
ÁREAS NIELSEN: Sete áreas geográficas
definidas pela empresa A.C. Nielsen, para realização de
pesquisas de mercado de varejo brasileiro. Abrangem os estados
litorâneos do Ceará ao Rio Grande do Sul, Minas Gerais e
Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Goiás, compreendendo
cerca de 89% da população Brasileira.
ARGUMENTAÇÃO: Ato de explorar positivamente
o principal atributo de um produto ou serviço, levando o
consumidor a aceitá-lo e adquiri-lo. Também conhecida como
argumento de venda.
ARQUIVO DE DADOS - Uma coleção de registros
do mesmo tipo, contendo dados inter relacionados, de tal forma
que podem ser identificados e acessados por um único nome. Esses
arquivos usam, em geral, a extensão .DAT em seus nomes.
ARTE - Qualquer ilustração utilizada para
compor uma peça publicitária.
ARTE FINAL - Produto final gráfico ou
informatizado do qual se obtém o fotolito.
Arte Final - Produto final gráfico ou
informatizado do qual se obtém o fotolito.
ARTEMÍDIA: O vocábulo artemídia, forma
aportuguesada do inglês media arts, tem se generalizado nos
últimos anos como a expressão mais universal e mais abrangente
para designar todas as formas de expressão artística que se
apropriam de recursos tecnológicos recentemente desenvolvidos
sobretudo pelas indústrias da eletrônica e da informática e que
disponibilizam interfaces áudio-tátil-moto-visuais propícias
para a realização de trabalhos artísticos, seja nos campos mais
consolidados das artes visuais e audiovisuais, literatura,
música e artes performáticas, seja em campos ainda não
inteiramente mapeados e conceitualizados, como arte colaborativa
baseada em redes, intervenções em ambientes físicos ou virtuais,
aplicação de recursos de hardware e software para a geração de
obras interativas, probabilísticas, potenciais, acessáveis
remotamente etc. O termo abrange, portanto, todos aqueles
trabalhos criativos que, pelas suas qualidades no plano da
conceitualização, da realização e da exploração das
possibilidades de linguagem abertas pelos novos meios, possam
ser fruídos como formas de expressão artísticas de nosso tempo.
Abrange também experiências de diálogo, colaboração e
intervenção crítica nos meios de comunicação de massa. Nesse
sentido, artemídia abrange e extrapola expressões anteriores,
como arte & tecnologia, artes eletrônicas, arte-comunicação,
poéticas tecnológicas etc. (extraído do site itaú cultural)
ARTIGO DE COMBATE: Produto vendido por um
varejista por preço inferior ao oferecido pelo comércio normal e
que tem a função de atrair consumidores . Também é utilizado
quando o comerciante pretende trocar determinada linha de
produtos.
ARTIGOS DE IMPULSO: Bens de conveniência
que o consumidor não planeja comprar, mas os adquire em
conseqüência de alguma forte necessidade imediatamente sentida.
ASB (ADVANCED SET-TOP BOX): Aparelho que
permite o acesso a diferentes serviços, como, por exemplo ,
acesso à Internet e ao VDO, entre outros.
ASSIMÉTRICO- Não simétrico, prolongando-se
mais para um lado do que para o outro.
ASSIMÉTRICO- Não simétrico, prolongando-se
mais para um lado do que para o outro.
ASSIMÉTRICO NEGATIVAMENTE- Assimétrico à
esquerda.
ASSIMÉTRICO POSITIVAMENTE- Assimétrico à
direita
ASSOCIATION ADVERTISING: Veja Propaganda
cooperativa. Sistema em que os custos da propaganda de certos
artigos são partilhados entre os fabricantes e os varejistas.
ATACADISTA CASH-AND-CARRY: É o
intermediário que não entrega a mercadoria e cujo pagamento
normalmente é a vista. Sua tradução livre do inglês seria "pegue
e leve".
ATACADISTA: Empresa envolvida primariamente
em atividades de comercialização de grandes volumes.
ATACADO: Todas as atividades envolvidas na
venda de bens ou serviços para aqueles que compram para revenda
ou uso industrial.
ATENDIMENTO 1. Área da agência (do veículo,
produtora ou fornecedor) que atende os clientes da empresa. 2.
Profissional que cumpre a tarefa de atendimento. 3. Ato de
atender a um cliente, ou seja, trabalhar de forma permanente e
regular para ele.
ATENDIMENTO: 1. Forma de prestação de
serviço que uma agência de propaganda faz ao cliente
integrando-se às as suas necessidades de comunicação de forma a
acompanhar todas as etapas de levantamento, pesquisa, criação,
produção e execução de serviços de comunicação mercadológica. 2.
Área ou setor de uma gerência de propaganda encarregada de conta
do cliente. 3. Procedimento das pessoas que servem de elo de
ligação entre a gerência e o cliente.
ATINGIMENTO: 1. Neologismo criado pelos
profissionais de marketing e comunicação. 2. Ato de atingir um
consumidor através de mensagem publicitária. 3. Região
geográfica ou segmento de consumidores cobertos por um meio ou
veículo de comunicação.
ATITUDE QUESTION: Pergunta feita para se
analisar a atitude, o comportamento e as reações do público.
ATITUDE: Avaliações, cognitivas, emocionais
e tendências consistentes de uma pessoa em relação a um objeto
ou idéia, sejam estes favoráveis ou desfavoráveis.
ATIVAÇÃO: 1. Ato ou efeito de ativar. 2. Um
dos elementos dos 4 A's de Raimar Richers, que diz respeito a
venda, distribuição, marketing direto, promoção de vendas e
comunicação entre outros.
ATRIBUTO: Característica principal de um
produto ou serviço, que é próprio dele.
ATRIBUTOS DO PRODUTO - Referem-se às
propriedades importantes para um desempenho adequado do produto
que, na percepção do cliente,possa exercer influência na sua
preferência ou na sua fidelidade.Essas são características que
normalmente diferenciamos produtos da organização em relação aos
dos concorrentes, entre as quais se incluem preço e valor para o
cliente.
ATRIBUTOS: Característica da Transação que
influenciam significativamente a satisfação do Cliente.
Agrupam-se em Áreas de Valor, várias das quais, por sua vez,
integram um certo Determinante do Valor. (ex.: Qualidade
Percebida pelo Mercado).
ATTENTION FACTOR: Fator de atenção.
Primeiro fator psicológico do anúncio.
ATTENTION VALUE: Até onde o anúncio pode
garantir, que prende a atenção inicial do leitor. Valor atenção.
Atrativo publicitário.
AUDIÊNCIA - Pessoas atingidas pelos
veículos de comunicação. Termo aplicado tanto para definir as
pessoas que ouvem determinada emissora de rádio como as que
assistem a determinado canal de televisão ou lêem determinado
título de jornal ou revista.
AUDIÊNCIA ACUMULADA - Considera-se como o
grupo de pessoas que sistematicamente foi exposto a determinada
peça publicitária tanto em um único veículo de comunicação como
em vários deles.
AUDIÊNCIA BRUTA - Somatória de todas as
audiências obtidas, sem descontar as duplicações.
AUDIÊNCIA CATIVA - Pessoas ou grupo de
pessoas que demonstram fidelidade a determinados veículos de
comunicação.
AUDIÊNCIA DUPLICADA - Forma de apresentar a
uma mesma pessoa uma peça publicitária através de dois ou mais
veículos de comunicação.
AUDIÊNCIA HERDADA: Quando um programa de
rádio ou TV recebe influência, em sua audiência, do programa que
o antecede.
AUDIÊNCIA LÍQUIDA - Volume total de
audiência obtida, descontadas as duplicações. Soma dos que
viram, ouviram ou leram a mensagem no mínimo uma vez, contando
apenas uma vez cada pessoa.
AUDIÊNCIA LÍQUIDA -Audiência simples, sem
superposição.
AUDIÊNCIA MÉDIA - 1. Volume habitual de
audiência de um veículo. 2. Média das audiências obtidas com o
emprego de diversos veículos de comunicação ou programas.
AUDIÊNCIA MÉDIA - Soma de audiências
registradas em diferentes transmissões, dividida pelo número de
vezes em que houve transmissões.
AUDIÊNCIA PRIMÁRIA - Audiência obtida
prioritariamente por um veículo de comunicação (ou programa);
como, por exemplo, as crianças em um programa infantil, os
assinantes de uma revista, os compradores de um jornal, etc.
AUDIÊNCIA SECUNDÁRIA: Audiência obtida
entre pessoas ás quais o veículo de comunicação não é destinado,
como, por exemplo, os adultos em um programa infantil ou as
pessoas que pedem emprestado uma revista ou jornal.
AUDIÊNCIA: 1. Qualidade total de indivíduos
atingidos por uma peça/campanha de marketing direto. 2. Audição,
atenção dada a quem fala, conjunto de pessoas que sintonizam
determinado programa de rádio ou televisão. 3. Número de
ouvintes ou de telespectadores de rádio ou TV. Para jornais e
revistas usa - se a expressão "número de leitores".
AUDI-MARKET: Veja Audipainel. Painel
domiciliar para o estudo do comportamento de compra de produtos
de consumo.
AUDIMETER: Veja Audímetro. Espécie de
aparelho utilizado para medir a audiência de programas de rádio
e TV através de dispositivos eletrônicos.
AUDÍMETRO - Espécie de aparelho utilizado
para medir a audiência de programas de rádio e TV através de
dispositivos eletrônicos.
AUDÍMETRO: Espécie de aparelho utilizado
para medir a audiência de programas de rádio e TV através de
dispositivos eletrônicos.
AUDITOR DE QUALIDADE - Pessoa qualificada
para efetuar auditorias de qualidade.Nota:1 - Um auditor de
qualidade designado para conduzir uma auditoria de qualidade é
chamado de auditor-líder.
AUDITORIA DA QUALIDADE - Exame sistemático
e independente para determinar se as atividades da qualidade e
seus resultados estão de acordo com as disposições planejadas,
se estas foram implementadas com eficácia e se são adequadas à
consecução dos objetivos. Notas: 1 - A auditoria da qualidade se
aplica essencialmente, mas não está limitada a um sistema da
qualidade ou aos elementos deste, a processos, a produtos ou a
serviços. Tais auditorias são chamadas,freqüentemente, de:
“auditoriado sistema da qualidade”,“auditoria da qualidade do
processo”, “auditoria da qualidade do produto” e “auditoriada
qualidade do serviço”. 2 - As auditorias da qualidade são
executadas por pessoas que não tem responsabilidade direta nas
áreas a serem auditadas,mas que, de preferência, trabalham em
cooperação com o pessoal dessas áreas. 3 - Um dos objetivos de
uma auditoria da qualidade é avaliar a necessidade de melhoria
ou de ação corretiva. Não se deve confundir a auditoria com
atividades de supervisão da qualidade ou inspeção, executadas
com o propósito de controle do processo e do produto. 4 - As
auditorias da qualidade podem ser realizadas com propósitos de
controle do processo ou de aceitação do produto.
AUDITORIA DE MARKETING - A análise do macro
ambiente: do produto, dos clientes, do mercado e dos
concorrentes para elaboração do plano de marketing.
AUDITORIA DE MARKETING - É um exame
abrangente, sistemático, independente e periódico do ambiente,
objetivos, estratégias e atividades de marketing de uma empresa
ou unidade de negócio, visando encontrar ameaças e oportunidades
e recomendar um plano de ação para melhorar o desempenho de
marketing da empresa.
AUTOMATIC SELLING - Moderno sistema de
vendas onde o consumidor, utilizando moedas ou cartões
plásticos, retira de máquinas apropriadas a mercadoria
escolhida.
AUTORIZAÇÃO - Documento entregue pela
agência ou anunciante autorizando a veiculação de mensagem
publicitária em um veículo de comunicação.
AVALIAÇÃO - Na área de mídia, tanto pode
ser o trabalho inicial de análise do que as marcas concorrentes
estão fazendo em termos de propaganda, como o estudo da melhor
alternativa (plano) de mídia a ser empregada, ou a comparação
entre os objetivos definidos e os resultados efetivamente
alcançados.
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE - Exame sistemático
para determinar até que ponto uma entidade é capaz de atender
aos requisitos especificados. Notas: 1 - Uma avaliação de
qualidade pode ser usada para determinara capacidade de um
fornecedor no que se refere à qualidade. Nesse caso, dependendo
de circunstâncias específicas, o resultado da avaliação da
qualidade pode ser usado para fins de qualificação, aprovação,
registro,certificação ou credenciamento. 2 - Um qualificativo
pode ser adicionado ao termo avaliação de qualidade, dependendo
do escopo, processo pessoal, sistema e do momento em que ocorre
a avaliação da qualidade, por exemplo – antes do contrato, tal
como – avaliação da qualidade do processo antes do contrato. 3 -
Uma avaliação global da qualidade do fornecedor pode incluir
também a avaliação dos recursos técnicos e financeiros.
AVALIAÇÃO DO CLIENTE- O valor de um cliente
para a empresa, composto de dois elementos. Valor real é o atual
valor vitalício do cliente, e valor estratégico é o valor
potencial do cliente, se ele puder ser desenvolvido até seu
potencial máximo. Ver também Valor real, Valor vitalício,
Participação nos negócios do cliente, Valor estratégico.
AVALIAÇÃO- O valor de um cliente. Ver
também Valor real, Avaliação do cliente, Valor vitalício, Valor
estratégico, Desvio de valor.
AVANT-PREMIÈRE: Expressão francesa que
significa apresentação especial antes da primeira de uma sessão
especial.
AVERAGE COST: Veja Custo Médio. Quociente
dos custos de todos os produtos pela quantidade produzida.
AVERAGE: Veja Média. Valor que numa
distribuição se determina uma regra preestabelecida e que se
utiliza para representar todos os valores da distribuição.
Exemplo: média aritmética, média geométrica, média harmônica.
AVERAGE: Veja Média. Valor que numa
distribuição se determina uma regra preestabelecida e que se
utiliza para representar todos os valores da distribuição.
Exemplo: média aritmética, média geométrica, média harmônica.
AVILTAR: Alteração ilógica do preço.
AWARD: Veja Bonificação, Prêmio. BV -
bonificação por volume. Descontos ou vantagens oferecidas pelos
veículos em função do volume de trabalho executado por uma
agência de propaganda. Ou mesmo que bônus. Prêmios: Bens
oferecidos gratuitamente ou por custos reduzidos como incentivo
para a compra de um produto.
AWARD: Veja Bonificação, Prêmio. BV -
bonificação por volume. Descontos ou vantagens oferecidas pelos
veículos em função do volume de trabalho executado por uma
agência de propaganda. Ou mesmo que bônus. Prêmios: Bens
oferecidos gratuitamente ou por custos reduzidos como incentivo
para a compra de um produto.
AWARENESS: 1. Conjuntos de marcas citadas
espontaneamente pelos nossos consumidores, quando perguntados
sobre quais marcas de determinada categoria de produto conseguem
lembrar. 2. Conhecimento espontâneo, normalmente associado a
marcas ou anúncios. Veja: Share of mind, Top of mind. Nível de
conhecimento, lembrança espontânea, de determinado produto,
serviço, propaganda etc. que tem como base de cálculo o total
das marcas citadas em primeiro lugar. Percentual de participação
da marca na mente do consumidor. Top of mind: Marca de produto
ou serviço mais lembrado ou conhecido entre todas as marcas
citadas espontaneamente. O mais citado pelo consumidor, ou seja,
o primeiro lugar na mente do entrevistador. Os grupos se excluem
mutuamente e são relativamente homogêneos.
Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas - Dicionário da Propaganda: Fortunecity - Visualy