Dicionário de Publicidade e Propaganda - Verbetes com a letra B

BABY BOOM: Crescimento anual da taxa de natalidade que se seguiu à Segunda Guerra Mundial e durou até o começo dos anos 60. Os baby boomers, agora na meia idade, são um dos principais alvos dos profissionais de marketing.

BABY BOOMERS: Veja Baby boom. Crescimento da taxa anual de natalidade que se seguiu à Segunda Guerra Mundial e durou até o começo dos anos 60. Os Baby boomers, agora na meia-idade, são um dos principais alvos dos profissionais de marketing.

BACKGROUND: 1. Breve histórico sobre as condições que geram o objetivo da pesquisa. 2. Qualquer tipo de ruído ou som que surge ao fundo de uma mensagem publicitária.

BAIXA DE PREÇOS: Redução do valor de bens de consumo ou serviços, pelo fato de terem tornado-se obsoletos ou em virtude da concorrência entre produtores.

BAIXA DE VALOR: Diminuição do valor de algum bem ou serviço.

BAIXA NO MERCADO OU CRASH: Desaceleração violenta no ritmo de um ramo de atividade econômica em mercado determinado.

BAIXO RELEVO - 1. Impressão ou gravura em que certas partes encontram-se em nível mais baixo ao plano que lhe serve de base. 2. Escultura em que figuras sobrelevam muito pouco o plano que lhes serve de base.

BALAO - Utilizaçao, em anúncios, do mesmo recurso de histórias em quadrinhos, onde as falas estao escritas em espaços junto aos personagens.

BALÃO - Utilização, em anúncios, do mesmo recurso de histórias em quadrinhos, onde falas estão escritas em espaços (balão) junto aos personagens.

BALÃO INFLÁVEL - Balão que utiliza gás e fica preso ao solo por meio de corda. Utilizado na divulgação de mensagens promocionais, institucionais ou simplesmente para sinalização.

BALAO INFLÁVEL - Utiliza gás e fica preso ao solo por meio de corda. É utilizado na divulgaçao de mensagens promocionais, institucionais ou simplesmente para sinalizaçao.

BALCÃO - Móvel utilizado para atendimento ao público que também pode conter produtos.

BALCÃO DE DEGUSTAÇÃO - Stand que tem como objetivo dar a conhecer ou divulgar de forma personalizada um produto apresentado por um promotor ou demonstrador.

BALCÃO DE DEGUSTAÇÃO - Stand que tem como objetivo oferecer ou divulgar de forma personalizada um produto apresentado por um promotor ou demonstrador.

BANCO DE DADOS - Armazenamento de dados de forma ordenada, objetivando controlar a existência de duplicidade nas informações e facilitando o acesso às informações armazenadas.

BANCO DE DADOS DE MARKETING - É o processo de desenvolver, manter e usar bancos de dados de clientes e outros bancos de dados (produtos, fornecedores, revendedores) com o propósito de contato e transaçao.

BANCO DE DADOS ENRIQUECIDO - Aquele obtido pela combinação de diferentes informações que se completam.

BANCO DE DADOS ENRIQUECIDO: Aquele obtido pela combinação de diferentes informações que se completam.

BANCO DE DADOS PARA MARKETING - Rede de dados organizados sobre clientes individuais ou potenciais, que pode ser utilizada para gerar e qualificar a conduta dos clientes, vender produtos e serviços e manter relações com os clientes.

BANCO DE DADOS PARA MARKETING: Rede de dados organizados sobre clientes individuais ou potenciais, que podem ser utilizada para gerar a qualificar a conduta dos clientes, vender produtos e serviços e manter relações com os clientes.

BANCO DE DADOS RELACIONAL: Modelo que se refere às relações de registros, ou seja, tabelas, listas de registros. Não confundir com o conceito de relacionamento.

BANCO DE DADOS TEMPORAL- Banco de dados geográficos no qual uma mesma área e seus atributos são enfocados em diferentes momentos .

BANCO DE DADOS: Armazenamento de dados de forma ordenada, objetivando controlar a existência de duplicidade nas informações e facilitando o acesso ás informações armazenadas.

BANCO DE DADOS: Banco de dados é um arquivo de dados de clientes, cuja finalidade é armazenar informações importantes que possam definir e orientar o comportamento do consumidor. É importante que o banco de dados contenha informações realmente pertinentes e não apenas dados que em nada contribuirão para a empresa e suas constantes e rápidas necessidades de ação.

BAND ADVERTISING - Toda propaganda feita utilizando-se de tiras e faixas.

BANDED PACK - Artifício de venda em que se juntam dois ou mais produtos, sendo que um deles é de interesse efetivo e real no processo de venda e os outros sao apresentados como brindes. Também utilizado para designar a oferta de um grupo de produtos por preço inferior a somatória de preços individuais.

BANDEIRA: Veja Cruzamento. Utilização das respostas de uma pergunta para detalhar a informação obtida em outra pergunta, ou seja, as respostas de duas perguntas são "cruzadas".

BANDEIROLA - "Material de ponto-de-venda". Tipo de pequena bandeira utilizada para enfeitar as lojas, nela se escrevendo o nome do produto a promover. Também conhecida como banner, é utilizada em pontos-de-venda, contendo mensagem promocional. Pode ser confeccionada em pano, plástico ou papel.

BANNER - É o formato pelo qual as propagandas aparecem na internet. Geralmente, são linkáveis aos sites dos anunciadores. Segundo a Júpiter Research, uma das principais empresas de pesquisa na internet, esse formato de propaganda tende a ser substituído por outros mais eficazes. O primeiro banner que surgiu foi em novembro/94 no site da Hot Wired. Veja bandeirola.

BANNER - É utilizada em pontos-de-venda contendo mensagem promocional. Tem a forma de uma pequena bandeira e pode ser confeccionada em pano, plástico ou papel.

BANNER - Peça em material rígido ou flexível terminada em formato arredondado ou em "V", para ser fixada verticalmente.

BANNER: É o formato pelo qual as propagandas aparecem na Internet. Geralmente, são linkáveis aos sites dos anunciadores. Segundo a Jupiter Recearch, uma das principais empresas de pesquisa na Internet, esse formato de propaganda tende a ser substituído por outros mais eficazes. O primeiro banner que surgiu foi e novembro/94 no site da Hot Wired. Veja bandeirola. Bandeirola: "Material de ponto de vendas". Tipo de pequena bandeira utilizada para enfeitar as lojas, nela se escrevendo o nome do produto a promover. Também conhecida como banner, é utilizada em pontos de vendas, conteúdo mensagem promocional. Pode ser confeccionada em pano, plástico ou papel.

BARREIRA À SAÍDA OU BARREIRA DE INCONVENIÊNCIA- O esforço investido pelo cliente no Relacionamento de Aprendizado Contínuo com uma empresa. Faz com que o cliente permaneça fiel porque a reinvenção do relacionamento com um concorrente seria por demais inconveniente.

BARREIRA COMERCIAL NÃO TARIFÁRIA: Barreira não monetária para produtos estrangeiros, tais como oposição a priori a ofertas de empresas estrangeiras ou padrões que sejam contrários aos aspectos dos produtos da empresa estrangeira.

BARREIRA COMERCIAL: Restrição artificial ao livre comércio de bens ou serviços entre dois países.

BARREIRA DE ENTRADA: Obstáculo ao estabelecimento ou criação de novas empresas resultantes de vantagens políticas ou econômicas desfrutadas pelas empresas estabelecidas.

BARREIRA DE TRANSAÇÃO. Fator que inibe uma troca bem-sucedida entre a firma e o cliente.

BARREIRA DEPROTEÇÃO: Estabelecimento de elevadas tarifas de importação com a finalidade de proteger a indústria nacional.

BARREIRA: Ruído. Qualquer interferência que dificulte o processo de entendimento em um sistema de comunicação.

BARREIRAS COMPETITIVAS: São condições específicas de um negócio, local ou situação que podem dificultar ou impossibilitar a instalação da concorrência a uma empresa em determinado mercado.

BARREIRAS- Obstáculos que impedem um maior intercâmbio comercial entre empresa e cliente. Algumas barreiras ocorrem naturalmente, tais como pressão e inércia. Outras são criadas pela própria empresa, tais como horário restrito de funcionamento ou falta de disponibilidade de recursos financeiros. O uso de informações individuais dos clientes como forma de superar as barreiras pode resultar em mais transações por cliente, margens maiores por transação e um cliente mais fiel.

BASE CARTOGRÁFICA - Mapa que contém os elementos planialtimétricos fundamentais necessários à representação de um determinado espaço geográfico. Um conjunto de dados cartográficos que propiciam referências para os dados do usuário.

BASE PRICE: Veja Lista de preço. Relação dos produtos diversos produtos de uma empresa.

BASE: Número de elementos utilizados como início de cálculo de percentagem de uma tabela.

BASIC DATA: Informações básicas e fundamentais.

BB (B-2) - É o papel para impressão de formato 66 X 96 cm também chamado de formato "Germânia".

BB (B-2): É o papel para impressão de formato 66 ´ 96 cm também chamado de formato "germânica".

BCG: Veja Bostom Consulting Group Matrix. Forma de representar o posicionamento de seus produtos no mercado tendo como variáveis o crescimento do setor e a participação relativa de mercado. A matriz identifica quatro tipos de produtos ou famílias de produtos: estrelas, vacas, leiteiras, criança prodígio e cachorros, sugerindo estratégias adequadas para cada situação.

BELOW THE LINE: Termo utilizado freqüentemente para definir veículos promocionais que não pagam comissões.

BEM DE CAPITAL: Produto duradouro, com máquinas e equipamentos que são utilizados para fabricação de outros produtos, que pode ser usado e depreciado em muitos anos.

BEM DE COMPRA COMPARADA: Bem de consumo que o consumidor, no processo de seleção e compra, faz comparações com base em adequação, qualidade, preço e estilo.

BEM DE CONSUMO - Bem comprado pelos consumidores finais para consumo pessoal. São aqueles que os consumidores compram regularmente (sabonete, refeição, pasta de dente, etc...).

BEM DE CONSUMO DURÁVEL - Bem que não se deteriora com o uso imediato, conservando ao longo do tempo certo valor econômico (roupas, canetas "de marca", malas, carteiras, etc.).

BEM DE CONSUMO DURÁVEL: Bem que não se deteriora com o uso imediato, conservando ao longo do tempo certo valor econômico (roupa, canetas "de marca", malas, carteiras etc.).

BEM DE CONSUMO IMEDIATO - Produto geralmente destinado à satisfação de uma necessidade imediata do consumidor e/ou de sua família, exaurem-se com o uso e têm, em geral, durabilidade limitada.

BEM DE CONSUMO IMEDIATO: Produto geralmente destinado á satisfação de uma necessidade imediata do consumidor e/ ou de sua família, exaurem-se com o uso e têm, em geral, durabilidade limitada.

BEM DE CONSUMO: Bem comparado pelos consumidores finais para consumo pessoal. São aqueles que os consumidores compram regularmente (sabonete, refeição, pasta de dente etc.)

BEM DE CONVENIÊNCIA - Bem que o consumidor costuma compras com freqüência, de imediato e com o mínimo esforço durante o processo de comparação e compra.

BEM DE CONVENIÊNCIA: Bem que o consumidor costuma comprar com freqüência, de imediato e com o mínimo esforço durante o processo de comparação e compra.

BEM DE ESCOLHA: Bem adquirido somente depois de terem sido avaliados os produtos concorrentes, em torno de preço, qualidade, estilo e cor.

BEM DE TRANSFORMAÇÃO: Matéria-prima ou produto semi-acabado que entra na fabricação de bens de consumo.

BEM DURÁVEL: Veja Bem de consumo durável. Bem que não se deteriora com o uso imediato, conservando ao longo do tempo certo valor econômico (roupas, canetas "de marca", malas, carteiras etc.)

BEM IMATERIAL: Bem que, embora não existindo a natureza, é objeto de relações jurídicas, como, por exemplo: o nome e as marcas características da empresa, os direitos autorais e os direitos de invenção.

BEM INDUSTRIAL: Bem comprado por indivíduos e organizações para novo processamento ou para utilização na condução de negócios.

BEM INTANGÍVEL: Bem que não pode ser percebido pelos sentidos, como os serviços

BEM NÃO DURÁVEL: Veja Bem de consumo imediato. Produto geralmente destinado a satisfação de uma necessidade imediata do consumidor e/ ou de sua família, exaurem-se com o uso e têm, em geral, durabilidade limitada.

BEM NÃO PROCURADO: Bem de consumo cuja existência o consumidor desconhece ou normalmente não pensa em procurar.

BEM TANGÍVEL: Bem cujas características podem ser fisicamente percebidas, através de visão, audição, tato, paladar ou olfato.

BEM: Aquilo que se produz em função de uma necessidade material. Benchmark - Conjunto de atividades preparadas para medir a performance de um determinado sistema, tanto para hardware como para software, numa configuração pré-determinada, definida como padrão de referência.

Benchmark - Líder reconhecido mundialmente, no País,na região e/ou no setor, utilizado para efeito de comparação de desempenho. O termo também pode ser utilizado para designar uma prática ou um resultado que seja considerado o melhor da classe.

BENCHMARK STUDY - Estudo feito para se ter base para uma avaliação de futuros projetos de pesquisa.

BENCHMARK STUDY: Estudo feito para se ter base para uma avaliação de futuros projetos de pesquisa.

BENCHMARKING - 1. Comparação do desempenho de produtos e processos com o daqueles de empresas líderes. 2. Arte de descobrir como e por que algumas empresas podem desempenhar muito mais tarefas do que outras. O propósito de uma empresa fazer bechmarking é imitar ou melhorar os melhores desempenhos de outras empresas.

BENCHMARKING - Atividade de comparar produtos, serviços,estratégias, processos,operações e procedimentos com líderes reconhecidos para a identificação de oportunidades de melhoria da gestão. O termo indica os “melhores resultados do mundo” dentre as organizações do setor, em determinados itens de controle. Observa-se atualmente a tendência de se ir além da análise do setor e procurar apresentar um desempenho ainda melhor como referencial.O objetivo do benchmarking é conhecer e, se possível, incorporar o que os outros estão fazendo de melhor.

BENCHMARKING: 1. Comparação do desempenho de produtos e processos com o daqueles de empresas líderes. 2. Arte de descobrir como e por que algumas empresas podem desempenhar muito mais tarefas do que outras. O propósito de uma empresa fazer benchmarking é imitar ou melhorar os melhores desempenhos de outras empresas.

BENDAY - Palavra originada do nome do criador desta tecnologia (Benjamim Day - 1838 - 1916), a qual, na reprodução de ilustração a traço, incluí retículas uniformes, obtendo assim efeitos diferentes; aplicação de retículas na reprodução do clichê.

BENDAY - Palavra originada do nome do criador desta tecnologia (Benjamim Day - 1838/1916), onde, na reproduçao de ilustraçao a traço, inclui retículas uniformes, obtendo assim efeitos diferentes.

BENEFÍCIO PERCEBIDO. O que os clientes acham que devem pagar pelos benefícios que recebem de um produto ou serviço.

BENEFÍCIO SOCIAL - Valor para a sociedade resultante de um ato específico.

BENEFÍCIOS - Atributos ou conjunto destes que represente atendimento a desejos de um segmento ou mercado ou, ainda, o atributo que motiva o comportamento de compra.

BENEFIT: Benefício (vantagem) que deve ser o princípio da mensagem num anúncio.

BENS DE CAPITAL - Bens de longa duraçao que facilitam o desenvolvimento e/ou administraçao de produtos acabados. Classificam-se em dois grupos: instalaçoes e equipamentos.

BENS DE COMPRA COMPARADA - Sao os que o consumidor, no processo de seleçao e compra, compara, caracteristicamente, baseado em adequaçao, qualidade, preço e estilo. Exemplos incluem móveis, vestuário, carros usados e grandes eletrodomésticos.

BENS DE CONSUMO: Bens comprados pelos consumidores finais para o consumo pessoal. São aqueles que os consumidores compram regularmente.

BENS DE CONVENIENCIA - Sao bens que o consumidor, geralmente, compra com freqüencia, de imediato e com mínimo esforço. Exemplos incluem produtos de tabaco, saboes e jornais.

BENS DE ESPECIALIDADE - Bens com características e/ou identificaçao de marcas exclusivas, para as quais um grupo significativo de compradores está habitualmente disposto a fazer um esforço especial de compra. Exemplos incluem marcas e tipos específicos de artigos de luxo, carros, equipamentos de som, equipamentos fotográficos e ternos masculinos.

BENS NÂO PROCURADOS - Bens sobre os quais o consumidor nao tem conhecimento ou sobre os quais sabe pouco, mas que nao pensa normalmente em comprar. Novos produtos, como detectores de fumaça e processadores de alimentos, sao bens nao procurados até que o consumidor tome conhecimento deles pela propaganda. Exemplos clássicos conhecidos sao seguro de vida, lotes em cemitérios, lápides de túmulos e enciclopédias.

BERKSHIRE HATHAWAY: Companhia têxtil comprada por Buffett em 1965 e por ele transformada em veículo extremamente bem-sucedido para outras atividades.

BETA ( B)- Símbolo usado para representar a probabilidade de um erro tipo II.

BETACAM - Câmara ou vídeotape em formato Beta, podendo ser analógica ou digital. Tornou-se o material predominante para a gravação de comerciais para a TV. Hoje em dia, está sendo substituída pela câmara Umatic.- BG - Veja Background.

BG - Fala-se, usa-se, quando se quer dizer que a música deve ser abaixada para se ouvir o que o pessoal ou locutor do filme ou do spot de rádio vai falar. BG é Background - fundo. Usa-se com vários sentidos: o seu background profissional tem magistério, banco, etc. O cenário que fica no fundo do teatro ou do cinema é background.

BG: Veja Background. 1. Breve histórico sobre as condições que geram o objetivo da pesquisa. 2. Qualquer tipo de ruído ou som que surge ao fundo de uma mensagem publicitária.

BILBOARD - O mesmo que cartaz, painel, outdoor.

BILLBOARD - Quadros próprios para fixação de cartazes, situados nos andaimes, nos tapumes das construções ou à beira das estradas.- BIOMBO - Elemento de três ou mais partes que tem a função de display num ponto-de-venda.

BILLING - Faturamento.

BILLING: Faturamento total. Em desuso no Brasil. Substituímos pela palavra portuguesa faturamento.

BIMODAL- Que tem duas modas.

BIODEGRADÁVEL: Material que se decompõe através da ação de microorganismos.

BIOMBO - Elemento de três ou mais partes que cumpre função de display articulado no ponto de venda.

BIRÔ DE MÍDIA - Entidade que representa o anunciante ou a agência de propaganda nas negociações com os veículos utilizados para comunicação. Prestadora de serviços de planejamento e/ou compra de espaços publicitários. Podem ser de quatro espécies: 1. os independentes - não associados a agências ou anunciantes (brokers); 2. os vinculados à agência ou anunciante - neste último caso, também chamados in house - media busying; 3. as centrais ou consórcios de agências; e 4. as centrais de mais de um anunciante.

BIRÔ DE MÍDIA: Entidade que representa o anunciante ou a agência de propaganda nas negociações com os veículos utilizados para comunicação. Prestadora de serviços de planejamento e/ ou compra de espaços publicitários. Podem ser de quatro espécies: 1. os independentes - não associados a agências ou anunciantes (brokers); 2. Os vinculados à agência ou anunciante - neste último caso, também chamados in house - media buying; 3. as centrais ou consórcios de agências; e 4. As centrais de mais de um anunciante.

BIT - Menor quantidade possível de informação transmitida por um sistema.

BIT: Menor quantidade possível de informação transmitida por um sistema.

BITMenor quantidade possível de informaçao transmitida por um sistema.

BITOLA - Medida que determina a largura de um filme. Exemplos: 8 mm - 16 mm - 35 mm - 70 mm.

BLACK AND WHITE - Preto-e-branco.

BLACK MARKET : Situação em que os bens e os serviços são comercializados a preços mais elevados, devido a escassez ou falta de disponibilidade nos canais normais de distribuição.

BLIMP - Elemento inflável hermético de grandes dimensões, contendo mensagem e/ou imagem, normalmente alimentado por gás hélio. Montado em ambientes amplos e externos.

BLIMP - Inflável hermético de grande dimensão colocado em ambientes amplos e externo contendo mensagem e/ou imagem normalmente alimentado por gás hélio.

BLIND TEST - (teste-cego) - Estudo de mercado sobre um produto do qual o consumidor não conhece a marca.

BLISTER - Apresentação de um produto embalado entre um suporte de cartão e uma estrutura de plástico transparente, permitindo visualização.

BLISTER - Embalagem de papelao e bolha plástica estufada contendo pequenos produtos, como cápsulas, remédios e amostras líquidas.

BLISTER - Embalagem de papelão e bolha plástica estufada que contém pequenos produtos.

BLOCO - Inserçao de propaganda durante determinado período.

BLOCO- Em análise da variância, um grupo de indivíduos similares.

Bloqueio - Eliminação definitiva da(s) causa(s) fundamental(is) de um problema.O bloqueio somente será efetivo após a etapa de verificação e padronização.

BLOW UP - Ampliação do detalhe de uma fotografia, destacando-a.

BLUE CHIP STAMPS: Empresa de comércio de selos comprada pela Berkshire Hathaway em 1983.

BOBINA - Peça usada para condicionar fios, cordas etc.

BODY COPY: Parte principal do texto, onde se desenvolve a persuasão para a venda.

BODY: Corpo de anúncio. Pode ser também as fontes de tipos usados na composição gráfica .

BODY-TYPE - Denominaçao do corpo do texto para diferenciá-lo das letras do título.

BOI DE PIRANHA - Artifício de ofertar um produto em condiçoes diferenciadas, visando colocar outros produtos no mercado.

BOI DE PIRANHA: Artifício de ofertar um produto em condições diferenciadas, visando colocar outros produtos no mercado. Em marketing político, candidato indicado para ser queimado e derrotado.

BOICOTE: Constrangimento, provocação de dificuldades nas relações comerciais.

BOLA - Expressão popularmente utilizada para descrever o recebimento de vantagens financeiras incorretas no decorrer de uma negociação.

BOLACHA - Gíria para denominar disco.

BOLAR - Criar, arquitetar, conceber uma peça de comunicação.

BOLD - Letra em negrito.

BOLD - Letra em negrito.

BONECO - Peça publicitária acabada, apresentada da forma de layout.

BONECO - Peça publicitária acabada, apresentada na forma de layout.

BONECO - Projeto de material gráfico destinado a dar uma idéia do aspecto que terá a peça.

BONIFICAÇÃO

BONIFICAÇÃO: BV - bonificação por volume. Descontos ou vantagens oferecidas pelos veículos em função do volume de trabalho executado por uma agência de propaganda. O mesmo que bônus.

BÔNUS DE DESCONTOS: Forma difundida para intervir de maneira tática, ou seja, a curto prazo, no preço do produto, sem mexer em sua embalagem, são distribuídos por meios de diversos canais para aqueles consumidores que possuírem a prova de compra do produto.

BONUS PACK - Embalagem promocional que oferece ao consumidor uma quantidade a mais do produto em relação à embalagem convencional pelo mesmo preço.

BONUS PACK: Embalagem promocional que oferece ao consumidor uma quantidade a mais do produto em relação à embalagem convencional pelo mesmo preço.

BOOM - Crescimento anormal dos negócios em período determinado.

BOOM: Crescimento anormal dos negócios em período determinado.

BOOMERANG: Técnica para ultrapassar as objeções de venda que utiliza os argumentos do cliente para não comprar como base para traçar as razões de compras.

BORDER: Cercadura. Contorno de fios ou vinhetas que se põem em composição ou gravura, guarnição, orla, tarja, quadro.

BOSTON CONSULTING GROUP MATRIX (MATRIZ DO BCG): Forma de representar graficamente o posicionamento dos seus produtos no mercado tendo como variáveis o crescimento do setor e a participação relativa de mercado. A matriz identifica quatro tipos de produtos ou famílias de produtos: estrelas, vacas leiteiras, criança prodígio e cachorros, sugerindo estratégias adequadas para cada situação.

BOTTON / PIN - Peça promocional em forma de broche, que pode ser produzido em diferentes formatos.

BOULEVARD - Rua larga. Avenida. Espaço reservado para ações promocionais.

BOX - 1. Bloco de palavras que se destaca dentro do anúncio. 2. Moldura ou cercadura, em paginação e layout.

BOX - Destaque dado a um bloco de palavras dentro de um anúncio.

BOX / PALLET - Caixa utilizada para o transporte e a apresentação de mercadoria nos PDV’s de grande volume (supermercados, hipermercados e atacadistas).

BOX PALLET: Caixa que pode ser produzida de diferentes materiais, utilizada para o transporte e a apresentação de grandes quantidades de mercadorias em pontos-de-vendas, como: supermercados, hipermercados, lojas atacadistas e varejistas.

BOX SET - Construção de paredes para cenografia de um programa de TV.

BRADIES. São os títulos da dívida externa brasileira. Eles foram apelidados de bradies logo após a adesão do Brasil ao Plano Brady em 1994 e o seu lançamento no mercado. O Plano Brady foi idealizado por Nicholas Brady, ex-secretário do tesouro dos EUA. Ele conseguiu refinanciar vários países endividados ao propor aos bancos credores que abrissem mão de uma parte de créditos a receber em troca de novos títulos lastreados por papéis do Tesouro dos EUA, considerados de risco zero pelo mercado.

BRAINSTORM - Reunião descontraída, livre de crítica, onde os participantes têm direito pleno de emitir qualquer idéia, por mais absurda que seja. O brainstorm, geralmente, é a fase inicial dos trabalhos de uma campanha de propaganda na agência.

BRAINSTORM - Também conhecida como "Tempestade Cerebral", trata-se de uma técnica que reúne diversas pessoas em busca de soluçoes criativas para determinado problema. Nao há a necessidade de estas pessoas serem de uma mesma área. Após esta primeira reuniao, realiza-se geralmente uma outra, dirigida para algumas das soluçoes propostas.

BRAINSTORMING - Procedimento utilizado para auxiliar um grupo a criar o máximo de idéias no menor tempo possível.O brainstorming pode ser utilizado das seguintes formas: Brainstorming não Estruturado, Brainstorming Estruturado e Brainstorming Estruturado e Programado. No Brainstorming não Estruturado, os participantes do grupo dão suas idéias à medida em que elas surgem em suas mentes. Esse procedimento tem a vantagem de criar uma atmosfera mais espontânea entre os integrantes do grupo. Por outro lado,pode favorecer o risco da dominação por parte dos participantes mais extrovertidos.No Brainstorming Estruturado todas as pessoas devem dar uma idéia a cada rodada ou “passar” até que chegue a próxima vez.

BRANCH 0FF ICE - Escritório regional.

BRANCH HOUSE: Filial.

BRANCH OFFICE: Escritório regional.

BRAND - Maneira de identificar um produto ou empresa. Pode ser através de um símbolo, marca, nome, desenho ou sinal.

BRAND ACCEPTANCE: Aceitação dada a uma marca ou produto.

BRAND ASSOCIATION: Associação da marca. É a marca identificada pelo consumidor por meio de uma pesquisa ou associada à satisfação de um desejo

BRAND CONSCIOUSNESS: Consciência de marca.

BRAND DEMAND: Preferência do consumidor por determinada marca.

BRAND EQUITY: Valor agregador resultado de transformação de um produto numa marca. O conceito de brand equity atribui a determinadas marcas um valor superior ao que os consumidores lhe atribuem.

BRAND EXTENSION: Adição de um novo produto a uma linha já existente sob a mesma marca.

BRAND FAMILIARITY: Habilidade do consumidor de conhecer uma particular marca de produto.

BRAND IMAGE: Veja Imagem corporativa. 1. Grupo de crenças que os consumidores têm acerca de determinada marca. 2. Uniformidade de todos os elementos internos e externos do ponto de venda. Contribui, junto com os produtos, para tornar "única" a atmosfera característica daquele sistema de franchising.

BRAND LEADER: Marca líder. Produto considerado o melhor em seu mercado ou comercializado de acordo com esse pressuposto.

BRAND LOYALTY: É a fidelidade em relação a marca de um produto, dada pelo consumidor.

BRAND NAME: Nome da marca, sua parte verbal, por oposição à pactória.

BRAND PREFERENCE: Preferência de uma marca.

BRAND RECOGNITION: Reconhecimento de um produto por meio de um anúncio.

BRAND STRATEGY: Estratégia de marca. Planos e táticas relativos à utilização de marcas.

BRAND SWITCHING: Mudanças do consumidor na compra de uma marca.

BRAND: Veja Marca. Identificação sob a forma de nome, símbolo, termo, desenho ou alguma combinação de todos, que diferencia um produto de seus similares.

BRANDED: Artigos de marca registrada.

BREAK - Em marketing e propaganda, desconto; em rádio e televisão, intervalo comercial.

BREAK IN - Embutir nos clichês letras iniciais visando recompor o texto.-

BREAK-EVEN POINT: Veja Ponto de equilíbrio e ponto de nivelamento. Definição de um preço para cobrir os custos de fabricação e marketing de um produto ou para atingir um lucro desejado. Ponto onde a oferta é igual à demanda, volume de venda em que se igualam custo e receita e no qual a empresa não apresenta lucro ou prejuízo. Ponto de nivelamento: Volume de vendas quando a receita total é igual aos custos totais.

BREAK-EVEN-POINT - Método de fixação de preços por forma a obter uma taxa de rentabilidade e baseada na relação custos/vendas.

BREAK-EVEN-POINT - Ponto de equilíbrio. É quando os custos se equiparam as receitas.

BREAK-UP - Quebra de mercadorias utilizando-as por não poderem ser vendidas normalmente.

BREAK-UP: Quebra de mercadorias inutilizando-as por não poderem ser vendidas normalmente.

BRIEF: Soma de conhecimento que abrangem a situação de mercado e o produto ou serviço em relação a suas características intrínsecas, aos concorrentes e aos objetivos gerais da empresa e do plano de marketing, em termos de venda ou imagem.

BRIEFING - 1. Resumo de uma discussão; são os pontos a discutir. Geralmente, é aquilo que o cliente transmite, como expressão de trabalho que necessita, ao contato ou, diretamente, a um grupo da agência. 2. Passagem de informações e de instruções de modo ordenado, fornecida para o correto desenvolvimento de uma entrevista. De maneira geral, o briefing é um documento que o profissional de marketing transmite a quem vai realizar uma campanha publicitária promocional, de relações públicas ou uma pesquisa de mercado.- BRIFAR - Ato de passar o briefing para a outra parte envolvida.

BRIEFING - Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para estudos de promoção e merchandising, elaboração de campanhas e confecção de peças em geral.

BRIEFING - Informaçoes dadas pelo cliente a Agencia e que servirao de início para a formulaçao de estratégias de planejamento e criaçao.

BRIEFING: 1.Resumo de uma discussão; são os pontos a discutir. Geralmente, é aquilo que o cliente transmite, como expressão do trabalho que necessita ao contato, ou diretamente, a um grupo da agência. 2. Passagem de informações e de instruções de modo ordenado, fornecida para o correto desenvolvimento de uma entrevista. De maneira geral, o briefing é um documento que um profissional de marketing transmite a quem vai realizar uma campanha publicitária promocional, de relações públicas ou uma pesquisa de mercado.

BRIFAR: Ato de passar o briefing para outra parte envolvida.

BRINDE - Instrumento utilizado para reforço de vendas; na determinação dos brindes, os fatores importantes para identificação ou análise são: adequação dos brindes, efeito sobre os recompras, lucro líquido, custo do brinde e remessa.

BRINDE DE PROPAGANDA - Artigos úteis com o nome do fabricante impresso, oferecido como presentes aos consumidores.

BRINDE DE PROPAGANDA: Artigos úteis com o nome do fabricante impresso, oferecido como presentes aos consumidores.

BRINDE: Instrumento utilizado para reforço de vendas; na determinação dos brindes, os fatores importantes para identificação ou análise são: adequação dos brindes, efeito sobre as recompras, lucro líquido, custo de brinde e remessa.

BROADCAST - 1. Palavra usada para designar a estratégia de programação da televisão. Vem sendo muito utilizada para definir a estratégia de programação de conteúdo da Internet, pois as duas partem da mesma concepção. 2. Radiodifusão em canais abertos, de livre acesso ao público. Termo indicativo de rede de rádio ou TV.

BROADCAST ADVERTISING: Publicidade utilizada em rádio.

BROADCAST: 1. Palavra usada para designar a estratégia de programação de televisão. Vem sendo muito utilizada para definir a estratégia de programação de conteúdo da Internet, pois as duas partem da mesma concepção. 2. Radiodifusão em canais abertos, de livre acesso ao público. Termo indicativo de rede de rádio ou TV.

BROADSIDE - 1. Folha de papel larga impressa de um lado. 2. Folheto destinado à rede de revenda no qual o fabricante presta minuciosas informações sobre a campanha de propaganda que pretende realizar. 3. Peça muito importante nas relações entre os produtores e o canal de distribuição.- BROCHURA - Determinado tipo de encadernação no qual os cadernos são colados ou costurados, tendo como capa um cartão ou papel de alta gramatura, chamada comumente de "capa mole".

BROADSIDE - Folheto destinado ao público interno e intermediário (distribuidores e varejistas) apresentando o produto e a sua campanha de comunicação.

BROADSIDE - Peça publicitária que contém todas as etapas de uma Campanha de Propaganda e que normalmente é enviada a Área de Vendas para servir de incentivo. Diz-se também de material impresso contendo informaçoes sobre uma empresa e seus produtos.

BROCHURA: Determinado tipo de encadernação no qual os cadernos são colocados ou costurados, tendo como carta um cartão ou papel de alta gramatura, chamada comumente de "capa mole".

BROWSER - A palavra browser significa "procurar", "fuçar". Browser é uma interface de busca na Internet, que tem, em português, o nome de navegador. O primeiro browser, Mosaic, foi criado em 1991 pelo laboratório Cern. Hoje, os mais conhecidos são o Netscape e o Explorer. Em termos de marketing, o browser permite uma série de interação com o usuário, desde saber suas preferências de layout de tela até os lugares por onde andou. Isso tende a se sofisticar cada vez mais.

BROWSER: A palavra browse significa "procurar", "fuçar". Browser é uma interface de busca na Internet, que tem, em português o nome de navegador. O primeiro browser, Mosaic, foi criado em 1991 pelo laboratório Cern. Hoje, os mais conhecidos são o Netscape e o Explorer. Em termos de marketing, o browser permite uma série de interações com o usuário, desde saber suas preferências da layout de tela até os lugares por onde andou. Isso tende a se sofisticar cada vez mais.

BUDGET - É a tradução inglesa de orçamento, verba, dinheiro. "Isso está fora do meu budget" - Isso está fora do dinheiro que tenho para gastar.

BUDGET - Forma final de apresentaçao dos custos/investimentos a serem feitos por um setor ou pela empresa como um todo. Orçamento.

BUDGET - Orçamento em inglês. Geralmente utilizado para definir a verba disponível para um projeto ou período de tempo.

BUDGET - Veja Orçamento.

BUDGET (1): Veja Orçamento. 1. Cálculo da receita ou da despesa. 2. Estimativa das entradas e despesas correspondentes a determinado período de tempo. 3. Cálculo de custo futuro. 4. Instrumento de programação das atividades da empresa e de controles dos resultados, a fim de avaliar eventuais desvios do programa.

BUFFALO EVENING NEWS: Empresa jornalística comprada pela Berkshire Hathaway em 1977.

BUILD-UP: Veja Promoção. 1. Tarefa de informar, persuadir e influenciar os indivíduos na escolha de certo produto ou serviço. 2. Um dos quatro P's da classificação do composto mercadológico de MaCarthy.

BULA - Texto que acompanha o produto informando sobre seu uso.

BULK DISCOUNT: Veja Desconto sobre volume. Redução de preço para cliente que clientes que compram um produto em grande volume.

BULLETIN: Boletim informativo de mala direta ou cartaz pintado de anúncio externo, e ainda podendo ser publicidade ao ar livre.

BUSINESS CARD - Cartão de empresa comercial.

BUSINESS CARD: Cartão de empresa comercial.

BUSINESS GIFTS: Brindes para utilização em escritórios, tais como agendas, canetas, porta - lápis, abridores de cartas etc.

BUSINESS INTERNET - Negócios na Internet. A Internet, originalmente um espaço acadêmico, necessitou de um termo que deixasse clara sua utilização comercial. A World Wide Web, criada em 1991, era o espaço permitido ao uso comercial. Num curto espaço de tempo, a WWW ocupou toda a Internet. Hoje, quando se fala em Internet, está se falando de WWW.- BUSINESS PRESS - Publicações especializadas.

BUSINESS PAPER: Publicidade especializada e direcionada a determinada empresa.

BUSINESS TO BUSINESS - Empresas que vendem produtos ou prestam serviços para outras.

BUTTON - Botão, geralmente de plástico, com símbolos e frases sobre determinada marca, muito usado em promoções para identificar pessoas ou ser distribuído como brinde.

BUTTON: Botão geralmente de plástico, com símbolos e frases sobre determinada marca, muito usado em promoções para identificar pessoas ou ser distribuído como brinde.

BUYER BEHAVIOR: Veja Comportamento do consumidor. Maneira pela qual um indivíduo ou grupo toma decisões relacionadas à seleção, compra e uso dos bens e serviço.

BV - Bonificaçao por Volume - Descontos ou vantagens oferecidas pelos veículos em funçao do volume de trabalho executado por uma Agencia de Propaganda. O mesmo que Bônus.

BV - bonificação por volume. Descontos ou vantagens oferecidas pelos veículos em função do volume de trabalho executado por uma agência de propaganda. O mesmo que bônus.

BYTE - Unidade básica de informação, constituída geralmente de oito bits

BZs- Ver Clientes abaixo de zero.

 

 

Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas - Dicionário da Propaganda: Fortunecity - Visualy