Dicionário de Publicidade e Propaganda - Verbetes com a letra C
CABO ELEITORAL: Em marketing político,
indivíduo que por meio de relações pessoais e prestígio
individual arregimenta o eleitorado.
CACHÊ: Pagamento efetuado a profissionais
ou amadores para desempenharem determinadas funções por tempo
determinado. A importância que se paga ao artista por
representação ou, ainda, ao modelo por posse fotográfica em
anúncio ou filme comercial.
CADASTRO: Mailing list - relação de dados
que contém principalmente nome e endereço de pessoas ou empresas
de segmentos que possam participar de uma ação mercadológica
através do envio de mala direta.
CADEIA DE DEMANDA- A cadeia de transações a
começar pelo cliente, passando pela rede de distribuição, até o
fabricante ou prestador de serviços original. A cadeia de
demanda é similar à cadeia de fornecimento, porém vista da
perspectiva oposta.
CADEIA DE EMISSORAS: Reunião permanente ou
temporária de emissoras de rádio ou TV para transmissão
simultânea de fatos ou programas.
CADEIA DE LOJAS: Dois ou mais
distribuidores que pertencem à mesma fonte e são por ela
controlados, fazem compras e marketing centralizado e vendem
mercadorias similares.
CADEIAS VOLUNTÁRIAS - Associações
voluntárias de varejistas organizadas para beneficiar de
melhores condições de compra (força negocial). Encontram-se
habitualmente no ramo alimentar.
CADERNO - Cada uma das partes de uma
revista ou jornal. Geralmente impressas em uma única folha e -
posteriormente - dobradas.
CADERNO - Termo jornalístico que especifica
seçao voltada para um único tema ou público-alvo determinado.
CADERNO REGIONAL - Suplemento publicitário
(com ou sem adição de material editorial) das revistas e jornais
nacionais veiculados em regiões específicas.
CADERNO REGIONAL: Suplemento publicitário
das revistas e jornais nacionais, veiculado em regiões
específicas.
CADERNO: Termo jornalístico que especifica
seção voltada para um único tema ou público - alvo determinado.
CAIXA ALTA (CA) - Letra maiúscula ou texto
escrito todo em letras maiúsculas.
CAIXA ALTA E BAIXA (CAb) - Texto escrito em
letras maiúsculas e minúsculas.
CAIXA BAIXA (cb) - Letra minúscula ou texto
todo escrito em letras minúsculas.
CALENDÁRIO PROMOCIONAL - Peça de
Comunicaçao contendo as datas dos principais eventos
promocionais de determinado período.
CALENDÁRIO PROMOCIONAL - Plano anual de
promoções e eventos promocionais de uma marca ou empresa.
CALHAU - Anúncio ou comercial colocado no
lugar de um espaço não-comercializado, que iria ficar em branco.
Geralmente, os veículos colocam suas próprias mensagens, peças
comunitárias ou de utilidade pública.
CALHAU: Pequeno texto ou anúncio utilizado
para preencher espaços não comercializados em revistas ou
jornais.
CALL RATE: Quantidade de contatos pessoais
feitos com clientes, dentro de um intervalo de tempo.
CAMADA SOCIAL: Divisão dos consumidores que
seguem parâmetro de cultura, costumes, padrões e renda.
CAMPANHA - Conjunto integrado de peças e
esforços publicitários ou promocionais.
CAMPANHA DE MANUTENÇÃO: Esforço
publicitário, realizado após o lançamento do produto com o
objetivo de manter a situação desfrutada atualmente pelo produto
ou serviço.
CAMPANHA DE VENDAS: Programa que tem por
finalidade incentivar o aumento de demanda de um produto ou
serviço.
CAMPANHA PUBLICITÁRIA: Totalidade de peças
publicitárias criadas segundo um planejamento anterior e que
serão veiculadas para um público - alvo definido.
CAMPANHA: Conjunto de ações e esforços para
se atingir um fim determinado. Totalidade das peças
publicitárias criadas segundo um planejamento anterior e que
serão veiculadas para um público - alvo definido. Conjunto de
operações mercadológicas com um objetivo determinado.
CAMPO - Regiao delimitada para aplicaçao de
uma pesquisa.
CAMPO: Denominação atribuída ao trabalho de
entrevistas de uma pesquisa, sua verificação ou supervisão.
Diz-se também da área pesquisada, que é o campo da pesquisa. É
errôneo seu uso como sinônimo de amostra ou de universo.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO IMPESSOAL: Meios eu
transmitem mensagem sem contato ou intervenção pessoal,
incluindo mídia, atmosfera e eventos.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO PESSOAL: Canais
através dos quais ou mais pessoas se comunicam diretamente umas
com as outras, incluindo comunicação face a face, de uma pessoa
para o público, pelo telefone ou pelo correio.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - Meios que são
utilizados para fazer com que os produtos e serviços saiam do
produtor e cheguem a cliente final. São os meios utilizados para
se definir o P Praça (um dos 4 Ps do marketing).
CANAIS DE MARKETING - Sao conjuntos de
organizaçoes interdependentes envolvidos no processo de tornar
um produto ou serviço disponível para uso ou consumo.
CANAIS PREMIUM: Canais opcionais agregados
ao pacote básico oferecidos por uma operadora de TV por
assinatura, pelos quais o cliente paga uma taxa adicional. Veja
Canais basic. Canais sugeridos pela operadora de TV por
assinatura para toda sua carteira de assinantes. Geralmente o
pacote é constituído aberto e outros, exclusivos para os
assinantes. Veja Canais basic. Canais sugeridos pela operadora
de TV por assinatura para toda sua carteira de assinantes.
Geralmente o pacote é constituído por canais abertos e outros,
exclusivo para os assinantes.
CANAIS REVERSOS: São canais de recepção de
produtos empregados para recuperar mercadorias não desejadas
pelos consumidores.
CANAL - Meio ou veiculo de comunicaçao
utilizado para levar a mensagem até o público alvo.
CANAL CONVENCIONAL DE DISTRIBUIÇÃO: Canal
que consiste em um ou mais produtores, atacadista e varejistas
independentes, cada um constituindo um negócio separado,
tentando maximizar seus próprios lucros, mesmo às custas dos
lucros do sistema como um todo.
CANAL DE DISTRIBUIÇAO - Todas as etapas do
caminho percorrido para a distribuiçao de bens desde o produtor
até o consumidor.
CANAL DE DISTRIBUIÇÃO- Tipos de
estabelecimento com o mesmo perfil, cujo objetivo é o suprimento
ou abastecimento de um determinado produto ao consumidor final.
CANAL DE DISTRIBUIÇÃO: 1. Todas as etapas
do caminho percorrido para a distribuição de bens desde o
produto até o consumidor. 2. Grupo de organizações
interdependente envolvido no processo de tornar um produto ou
serviço disponível para uso ou consumo pela indústria ou pelo
consumidor.
CANAL DE MARKETING DIRETO: O mais conhecido
uso do marketing direto; é empregado como um típico canal de
distribuição para venda de produtos e serviços diretamente ao
consumidor. Pedido por correspondência.
CANAL: Meio ou veículo de comunicação
utilizado para levar a mensagem até o público - alvo.
CANCELAMENTO - Contra-ordem da autorização
dada a um veículo para veicular um anúncio ou comercial.
CANIBALIZAÇÃO - Diminuição das vendas de um
determinado produto/marca em função das vendas de outro produto,
concorrente da mesma empresa, numa situação de mercado
estagnado.
CANIBALIZAÇÃO DE MERCADO: Resultado da
introdução de um novo produto que tomará parte do mercado de um
produto já existente do mesmo fabricante.
CANIBALIZAÇÃO: Em marketing político, nova
mensagem que se sobrepõe à anterior, tirando-lhe a força. Ocorre
quando um produto novo é acrescentado à linha existente, tirando
da mesma vendas e lucros.
CANNIBALIZING THE MARKET: Veja
Canibalização de mercado. Resultado da introdução de um novo
produto que tomará parte do mercado de um produto já existente
do mesmo fabricante.
CAPACIDADE GERENCIAL: Equipe qualificada,
apta a tomar decisões com agilidade. É uma vantagem competitiva.
CAPACIDADE OCIOSA. É a diferença existente
entre o volume efetivo da produção e o que seria possível
produzir com a capacidade instalada.
CAPITAL ABERTO: Empresa que tem suas ações
distribuídas entre seus acionistas, as quais são negociadas em
Bolsa de Valores.
CAPITAL DE GIRO - Parte dos bens de uma
empresa representados pelo estoque de produtos e pelo disponível
(imediatamente e a curto prazo).
CAPITAL DE RISCO - Capital investido em
atividades em que existe a possibilidade de perdas.
CAPITAL FECHADO: Empresa que tem seu
capital subscrito por número determinado de sócios.
CAPITAL INTELECTUAL - É o valor agregado
aos produtos da organização por meio de informação e
conhecimento. É composto pelas habilidades e conhecimentos das
pessoas,pela tecnologia, pelos processos ou pelas
características específicas de uma organização. Os dados
trabalhados se transformam em informação. A análise da
informação produz o conhecimento.O conhecimento utilizado, de
maneira organizada,como forma de incrementar o acervo de
experiências e a cultura da organização,se constitui o capital
intelectual.
CAPITAL INTENSIVE: Quantidade de capital
investido em uma atividade na qual o peso do custo da
mão-de-obra é inferior ao de emprego de capital. Por exemplo:
extração de petróleo, indústria automobilística etc.
CAPITAL: Bens e patrimônio da empresa.
CAPITALIZAÇÃO: Reaplicação dos lucros de
uma empresa em seu próprio patrimônio.
CAPTION: Pequeno texto que acompanha uma
imagem a fim de esclarecer o assunto.
CARACTERÍSTICA: Toda qualidade que
constitui um ponto de diferenciação. Usado no plural, o termo
indica complexo de dados relativos a um produtos ou serviço.
Característica opcionais: são particularidades inerentes a cada
produto ou serviço, as características são do tipo cores
diferentes, tamanhos originais etc.
CARONA - Artifício utilizado em uma peça
publicitária ou promocional para divulgar outro produto ou
serviço além daquele que é o principal foco de atençao.
CARRO-CHEFE- Produto de maior representação
dentro de uma linha de produtos.
CARRY-OVER - Ponta de estoque
CARTA DE CRÉDITO - Carta cujo signatário
autoriza o destinatário a entregar a uma terceira pessoa certa
importância em dinheiro ou determinada quantidade de
mercadorias.
CARTA DE CRÉDITO: Importância colocada à
disposição de determinadas pessoas durante período definido.
CARTA PATENTE: Documento decidido pelo
governo garantido uma concessão por período definido e segundo
condições predeterminadas.
CARTAO RESPOSTA - Peça comumente usada no
Marketing Direto e que visa facilitar a resposta, por parte do
consumidor, sobre o pedido de determinado produto ou serviço.
Exemplo: quando da assinatura de jornais ou revistas.
CARTÃO- RESPOSTA: Peça comumente usada no
marketing direto e que facilita a resposta, por parte do
consumidor, sobre o pedido de determinado produto ou serviço.
Exemplo: quando da assinatura de jornais ou revistas.
CARTAZ - 1. Qualquer mensagem publicitária
gráfica impressa em papel ou pintada diretamente sobre madeira,
metal ou outro material. 2. Unidade padrão do meio outdoor. (Ver
Outdoor)
CARTAZ AÉREO - Cartaz produzido em qualquer
material destinado a ser suspenso no alto dentro do PDV.
Cartaz Aéreo - Cartaz produzido em qualquer
material destinado a ser suspenso no alto dentro do PDV.
CARTAZ DE PDV - Peça impressa em papel ou
outra superfície, apresentando mensagem e / ou imagem, para ser
fixado no PDV.
Cartaz de PDV - Peça impressa em papel ou
outra superfície, apresentando mensagem e / ou imagem, para ser
fixado no PDV.
CARTAZ DE PDV: Veja Cartaz de ponto- de-
venda. Peça impressa em diversos tipos de material, com
finalidade de promover o produto, utilizando-se para isso de
mensagem escrita ou imagens, para ser fixado no PDV.
CARTAZ DE PONTO - DE -VENDA: Peça impressa
em diversos tipos de material, com finalidade de promover o
produto, utilizando-se para isso de mensagem escrita ou imagens,
para ser fixado no PDV.
CARTAZETE - Tipo de cartaz, de pequenas
dimensões, geralmente utilizado no ponto-de-venda
(supermercados, bares, lojas, etc.).
CARTAZETE: Peça de ponto de venda. É um
pequeno cartaz que se usa para colocar em cima do produto e
destacá-lo na loja.
CARTEIRA - Lista ou relaçao de clientes.
CARTEL - Uniao ilegal de empresários do
mesmo ramo visando, através de práticas ilegais, combater a
concorrencia.
CARTEL: 1. Entendimento comercial entre
empresas produtoras, as quais, embora conservem a autonomia
interna, organizando-se em grupos para distribuir entre si os
mercados e determinar os preços, suprimindo a livre
concorrência. 2. União ilegal de empresários do mesmo ramo
visando, através de práticas ilegais, combater a concorrência.
CASCATA DE DISTRIBUIÇÃO- A cascata de
diferentes relacionamentos dentro do sistema de distribuição.
Tais relacionamentos começam no fornecedor original do produto
ou do serviço, e vão se estendendo em cascata pelo armazém /
distribuidor, varejista ou revendedor, até o cliente final. Cada
"nível" desta cascata pode ser tratado com uma base de clientes
caracterizada por seu próprio conjunto característico de
necessidades e de diferenças de valor.
CASE - Abreviação de case history e termo
usado mais freqüentemente.
CASE - O mesmo que caso. Normalmente usa-se
esta palavra para exemplificar determinado acontecimento citando
todas as etapas que o compuseram. Acontecimento de sucesso.
CASE HISTORY - História de um caso, em
inglês. Termo utilizado para definir uma história, geralmente de
sucesso, vivida por uma empresa ou marca.
CASE STORY: História de um caso de
marketing ou propaganda, aqui, o empréstimo lingüístico se torna
absolutamente necessário.
CASE: 1. O mesmo que caso. Normalmente, usa
- se esta palavra para exemplificar determinado acontecimento
pela citação de todas as etapas que o compuseram. 2.
Acontecimento de sucesso. Um "caso", em português, nunca será o
de marketing.
CASH DISCOUNT: Desconto para o pagamento a
vista.
CASH FLOW: 1. Fluxo de caixa. 2. Previsão
das necessidades financeiras.
CASH: Pagamento a vista.
CASH-FLOW - Fluxo de caixa. Previsao das
necessidades financeiras.
CATALIZAR - Incentivar. Concentrar esforços
em determinado objetivo mercadológico.
CATÁLOGO - Material destinado a ilustrar os
produtos / serviços que a empresa disponibiliza aos clientes.
Catálogo - Material destinado a ilustrar os
produtos / serviços que a empresa disponibiliza aos clientes.
CATEGORIA - Conjunto de produtos
gerenciáveis entre si que atendem a uma necessidade do
consumidor, percebidos como substitutos ou interelacionados.
CAUSA PRIMÁRIA - Razão original,principal
ou causa básica para o alcance de uma condição, relativa ao
negócio da organização.
CAVALETE - Elemento de sinalização móvel,
geralmente na entrada do PDV.
Cavalete - Elemento de sinalização móvel,
geralmente na entrada do PDV.
CDL (CLUBE DOS DIRIGENTES LOJISTAS):
Entidade que reúne todas os comerciantes da área de mercadorias,
englobando eletrodomésticos, móveis, roupas, presentes, ótica
etc.
CD-ROM (COMPACT
DISC-READ ONLY MEMORY): 1. CD com memória somente para
leitura. É um disco de leitura a laser que contém informações
digitais para serem lidas por um computador. Em termos de
marketing, é um excelente veículo, que permite o uso da
multimídia e da interatividade. É capaz de guardar 650
Megabytes. Será substituído pelo DVD. 2. Plataforma básica da
multimídia. Disco com leitura a laser que armazena grande volume
de dados. Sua capacidade de armazenamento é de 650 MD de
informações, o equivalente a 250 mil páginas de texto impresso
ou 75 minutos de filme digital full motion.
CÉLULA- Categoria utilizada para separar
dados qualitativos ( ou atributos ).
CÉLULAS DE PROSPECÇÃO: Segmento (grupo) de
consumidores potenciais identificados como prospect.
CENÁRIO DE REFÊNCIA: Cenário que agrupa
fatores internos e externos a empresa, que possa, de alguma
maneira, indicar novas oportunidades ou até mesmo evidenciar
alguns problemas.
CENÁRIO SETORIAL - Prognóstico do
comportamento futuro de um conjunto de variáveis ambientais
críticas, do ambiente externo da organizaçao, que caracterizam
as oportunidades e as ameaças existentes em um futuro previsível
(horizonte de planejamento).
CENSO - Tipo de pesquisa realizado com a
populaçao-alvo total, e nao por amostra.
CENSO- Coleção de dados referentes a cada
elemento de uma população.
CENSO GEOGRÁFICO - Levantamento físico de
todos os pontos de venda/distribuição relacionados a um segmento
do mercado
CENSO: Reunião de dados estatísticos dos
habitantes de uma região.
CENTIMETRAGEM - Tamanho de um anúncio de
jornal, definindo quantos centímetros / coluna ele ocupa. (Ver
Centímetro / Coluna)
CENTIMETRAGEM - Utilizada na área
jornalística, serve para delimitar espaços de um anúncio a
partir da multiplicaçao do número de colunas pela altura em
centímetros (cm/coluna).
CENTIMETRAGEM: Utilizada na área
jornalística, serve para delimitar espaços de um anúncio a
partir da multiplicação do número de colunas pela altura em
centímetros (cm/coluna).
CENTÍMETRO / COLUNA - Espaço-padrão de um
jornal, ou seja, um centímetro de comprimento por uma coluna de
largura.
CENTÍMETRO DE COLUNA - Unidade para cálculo
dos espaços comercializados em jornais. Corresponde a altura de
um centímetro e a largura de mais ou menos 4.5 centímetros.
Exemplo de cálculo: Um anúncio com 18 cm de largura (= a 4
colunas) e 20 cm de altura teria um total de 80 cm de coluna (4
col. x 20 cm).Se cada cm/col. custar R$ 5,00 é só multiplicar 80
cm de coluna pelo preço de cada cm/col. ou seja, 80 x R$ 5,00 =
R$ 400,00.
CENTÍMETRO DE COLUNA: Unidade para cálculo
dos espaços comercializados em jornais. Corresponde à altura de
um centímetro à largura de mais ou menos 4,5 cm.
CENTRAL DE COMPRAS - Empresa ou
departamento de empresa cujo objetivo é a compra centralizada
após encomenda de vários armazéns ou empresas.
CENTRAL DE MÍDIA - Unidade - localizada no
anunciante ou na agência - que centraliza as operações de
planejamento, negociação, compra e execução de mídia de um
determinado cliente.
CENTRAL LOCATION: Local de afluxo de
pessoas onde possíveis entrevistas são abordados. Comumente,
refere-se a uma loja ou sala em local comercial que serve como
centro de pesquisas e para onde são levados os consumidores
conectados previamente. Esta é uma técnica muito utilizada em
testes de produtos.
CENTRO COMERCIAL - Espaço físico
constituído por pontos de venda de diferentes ramos e apoiado
por uma infra-estrutura comum.
CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO: Depósito de grande
parte, altamente automatizado, projetado para receber produtos
de várias fábricas e fornecedores, receber pedidos, preenchê-los
de forma eficiente e entregar os produtos aos clientes com a
maior rapidez possível.
CENTRO DE LUCRO: Segmento de negócio
responsável pelas receitas e despesas.
CENTRÓIDE- O ponto ( x e y) de uma coleção
de dados.
CERCA DE PIQUETES- Forma de descrever o
tratamento especial que uma empresa dará a seus clientes mais
valioso, juntos aos quais praticará o marketing 1:1. A cerca de
piquetes divide esses clientes e os protege das iniciativas de
marketing orientado para produto e programa, as quais
caracterizam a concorrência tradicional de mercado agregado. Ver
também Plano de transição.
CHAMADA - Comercial de rádio ou televisão
promovendo sua própria programação.
CHAMADA ABANDONADA: Chamada recebida pelo
equipamento automático de um centro de telemarketing que não
chegou ao posto de trabalho do tele operador porque a pessoa
desligou, geralmente por ter esperado demais.
CHAMADA EFETIVA: Chamada feita a um cliente
ou prospect a partir de um centro de telemarketing.
CHAMADA OCUPADA: Chamada que não é
completada porque o cliente recebe um sinal de "ocupado" no
telefone.
CHANCELA - Assinatura de um patrocinador em
determinado momento de um programa de TV. Patrocínio.
CHANCES A FAVOR- ( odds in favor) Razão da
probabilidade da ocorrência para a probabilidade da não-
ocorrência de um evento, usualmente expressa como a razão de
dois inteiros sem fatores comuns.
CHANCES CONTRA- ( odds aagainst ) Razão da
probabilidade da não ocorrência de um evento para a da
ocorrência de um evento, usualmente expressa na forma a:b, onde
a e b são inteiros sem fatores comuns.
CHAPA - Lâmina de metal que serve como
matriz para impressão
CHAPADO - Trabalho gráfico com fundo
uniforme de uma única cor.
CHAT - Comunicaçao on-line em tempo real.
CHAT: Do inglês chit and chat (bate-papo),
a palavra chat, na Internet, como o próprio nome diz, significa
lugar onde as pessoas batem papo, geralmente dividido por temas
ou assuntos de interesse. Inicialmente, isso ocorria apenas por
meio de textos escritos, mas atualmente já é possível "bater
papo" com imagens, voz e avatares (personagem). Em termos de
marketing digital, chat é um instrumento que pode ser
potencializado de várias maneiras, por exemplo, convidando-se
uma personalidade ou especialista em determinado assunto para
participar do papo.
CHECK OUT: Caixa registradora de
supermercado.
CHECK: Verificar, controlar o
desenvolvimento de criação e produção de peças de comunicação em
suas diversas etapas.
CHECKING - Conferindo, em inglês. Trabalho
de conferência da efetividade da veiculação das mensagens
autorizadas, incluindo a qualidade de impressão ou transmissão e
a precisão de horário ou posição.
CHECKING: Trabalho de conferência de
efetividade da veiculação das mensagens autorizadas, incluindo a
qualidade de impressão ou transmissão e a precisão de horário ou
posição. Veja Verificação. Processo de controle de qualidade e
fiscalização pelo qual uma parte dos entrevistados é revisitada
para verificar se a coleta das informações foi feita conforme o
treinamento e instrução recebida.
CHECK-LIST - Lista de itens a verificar,
controlar o desenvolvimento e produçao em suas diversas etapas.
CHECKLIST: Lista dos itens que devem ser
verificados quanto a sua obediência a padrões previamente
estabelecidos, seja de quantidade, seja de qualidade, ou de
ambos.
CHEF EXECUTIVE OFFICE (CEO): Principal
executivo de uma organização.
CHROMA KEY - Recurso técnico do videoteipe
que permite sobrepor uma imagem à outra de fundo, ou colocar uma
imagem de fundo, geralmente externa, em uma cena que está sendo
gravada em estúdio. (Ver Back Projection e Newsmatte)
CICLO DE SERVIÇO: Série de "momentos da
verdade" atribuída a um cliente, ou segmento de Clientes,
deflagrada a partir do momento em que este entra em contato com
a Organização de Serviços.
CICLO DE VENDA DO PRODUTO: Ciclo
representado num gráfico que mostra, com base no ritmo de vendas
durante determinado período, a evolução do produto ao longo de
quatro fases consecutivas: introdução, crescimento, maturidade,
e declínio.
CICLO DE VIDA - Termo utilizado para
definir os períodos da vida de um produto, que começa com seu
lançamento, passa pelo seu crescimento, sustentação, declínio e
- muitas vezes - reciclagem.
CICLO DE VIDA - Termo utilizado para
definir os períodos de vida de um produto, que começa com seu
lançamento, sustentação, declínio e, muitas vezes, reciclagem.
CICLO DE VIDA DO CANDIDATO: Em marketing
político, estágios por que deve passar o candidato: lançamento,
crescimento, maturidade e declínio.
CICLO DE VIDA DO PRODUTO (CVP) - Descreve
qual o estágio ou a fase em que um produto se encontra. Ver
Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.
CICLO DE VIDA FAMILIAR: 1. Estágios pelos
quais uma família pode passar à medida que seus membros
amadurecem. 2. Estágios relacionados com a forma como a família
se forma, cresce, se desenvolve e muda seus padrões de consumo.
CICLO DEMING - Trata-se do ciclo PDCA – do
inglês Plan Do Check Act – desenvolvido por Walter A. Shewharte
publicado pela primeira vez em 1939. Deming o utilizou no Japão
a partir de 1950 e lá foi adotado com o nome de ciclo Deming.
CICLO MERCADOLÓGICO - A vida de um produto
desde a sua concepçao, estudos dos diversos períodos que compoem
a criaçao, produçao, divulgaçao, comercializaçao e aceitaçao de
um produto.
CICLO MERCADOLÓGICO: 1. Vida de um produto
desde sua concepção. 2. Estudos dos diversos períodos que
compõem a criação, a produção, a divulgação, a comercialização e
a aceitação de um produto.
CIF - Cost, lnsurance, Freight -
Determinaçao especificada dentre um contrato de compra e venda e
que inclui a entrega da mercadoria no ponto de embarque, o
respectivo frete e também o seguro,. dentro de um valor
pré-estipulado.
CIF (COST, INSURANCE, FREIGHT):
Determinação especificada em um contrato de compra e venda que
inclui a entrega da mercadoria no ponto de embarque, o
respectivo frete e também o seguro, dentro de um valor pré -
estipulado.
CIMEIRA. Significa uma reunião de cúpula ou
do mais alto nível entre representantes de governos ou de
instituições políticas ou econômicas.
CINESTESIA: 1. Movimento. 2. Sentido pelo
qual se percebem os movimentos característicos do corpo. 3.
Segundo o estudioso Umberto Eco, as posições do corpo, os
comportamentos gestuais e as expressões do rosto são fenômenos
que estão entre o comportamento e o comunicativo.
CIRCUITO ABERTO - Em rádio ou televisão,
serve para definir as emissões de caráter aberto, que qualquer
aparelho sintonizador pode pegar.
CIRCUITO ABERTO: Em rádio ou televisão, as
emissões de caráter aberto, que qualquer aparelho sintonizador
pode captar.
CIRCUITO FECHADO - Em radio ou televisão,
serve para definir as emissões de caráter fechado destinadas
apenas aos aparelhos que tenham o decodificador da transmissão
ou estejam diretamente ou fisicamente ligadas à fonte emissora.
Também usado para definir esforço publicitário ou promocional
dirigido a pequenos Segmentos de públicos.
CIRCUITO FECHADO - Tipo de transmissao
televisiva restrita, dirigida a público definido.
CIRCUITO FECHADO: Tipo de transmissão
restrita, dirigida a público definido.
CIRCULAÇAO - Número, quantidade final de
exemplares efetivamente distribuídos. Pode ser paga, gratuita ou
mista (paga e gratuita ao mesmo tempo).
CIRCULAÇÃO - Total dos exemplares de um
jornal ou revista efetivamente distribuídos ou comprados pelos
eleitores. (Ver Encalhe e Tiragem)
CIRCULAÇÃO CONTROLADA - Total da circulação
gratuita dirigida a determinados segmentos da população ou
grupos profissionais.
CIRCULAÇÃO CONTROLADA: Total da circulação
gratuita dirigida a determinados segmentos da população ou a
grupos profissionais.
CIRCULAÇÃO DIRIGIDA - O mesmo que
Circulação Controlada.
CIRCULAÇÃO DIRIGIDA: Veja Circulação
controlada. Total da circulação gratuita dirigida a determinados
segmentos da população ou a grupos profissionais.
CIRCULAÇÃO FRACIONADA: Este de anúncio é
aplicado apenas em revistas ou jornais, quando o anunciante
pretende divulgar seu produto ou serviço em determinadas regiões
do país.
CIRCULAÇÃO FRACIONÁRIA: Veja Circulação
fracionada. Este de anúncio é aplicado apenas em revistas ou
jornais, quando o anunciante pretende divulgar seu produto ou
serviço em determinadas regiões do país.
CIRCULAÇÃO GRATUITA: Veja Circulação
promocional. Circulação gratuita dirigida aos anunciantes,
agências e segmentos de formadores de opinião.
CIRCULAÇÃO PAGA - Total da circulação
efetivamente paga pelos leitores, através de assinaturas ou
compra em bancas.
CIRCULAÇÃO PROMOCIONAL - Total da
circulação gratuita dirigida aos anunciantes, agências e
segmentos de formadores de opinião.
CIRCULAÇÃO PROMOCIONAL: Circulação gratuita
dirigida aos anunciantes, agências e segmentos de formadores de
opinião.
CIRCULAÇÃO VERIFICADA: Circulação
certificada por um instituto especializado em verificações de
circulação ou firma de auditoria contábil.
CIRCULAÇÃO: 1. Total de exemplares de uma
edição de jornal ou revista efetivamente distribuídos ou
vendidos. 2. Diferença entre tiragem e o encalhe de uma edição.
CÍRCULOS DE QUALIDADE - Grupos de estudos e
trabalho para o melhoramento pessoal da qualidade, formado pelos
trabalhadores de um setor e liderados pelos supervisores.
CLAQUETE - Tela de identificação de um
comercial (com título, duração, nome do anunciante, agência,
produtora, etc.) colocada antes de seu começo e que jamais é
exibida ao público.
CLASSE SOCIAL - Divisões relativamente
homogêneas e duradouras de uma sociedade, que são ordenadas
hierarquicamente e cujos membros compartilham valores,
interesses e comportamento similares.
CLASSE SOCIAL: Estrato de pessoas que em
uma sociedade ocupam posições próximas por causa da semelhança
na profissão, instrução e renda.
CLASSE SÓCIO-ECONÔMICA - Parcela da
população agrupada por suas características de renda, arbitradas
pelas entidades representativas do mercado publicitário. No
Brasil, foram definidas cinco classes: A, B, C, D e E.
CLASSE SOCIOECONÔMICA: Parte da população
agrupada por suas características de renda, arbitradas pelas
entidades representativas do mercado publicitário. As pessoas
são classificadas em grupos segundo critério que mede a
propensão do consumo, perguntando às pessoas que tipos de bens e
quanto desses bens possui. O critério mais utilizado pelas
agências de propaganda e veículos de comunicação é o da
ABI-ABIPEME, que define cinco classes: A, B, C, D e E.
CLASSIFICADO: Tipo de anúncio, geralmente,
de pequenas dimensões, publicado pelos jornais. Agrupado por
área de interesse.
CLASSIFICADOS - Tipo de anúncio, geralmente
de pequenas dimensões, publicados pelos jornais (e algumas
revistas) agrupados por área de interesse (aluguel e venda
imóveis, empregos, venda de automóveis, etc.).
CLICHÊ - Matriz para impressão em metal ou
plástico, utilizada nos processos tipográficos mais primitivos.
(Ver Tipografia)
CLIENTE - 1. Empresa anunciante que é uma
usuária habitual da propaganda e do mercado publicitário. 2.
Profissional que trabalha no anunciante e é responsável pela
propaganda.
CLIENTE - a) Destinatário, beneficiário ou
usuário externo à organização, de um produto ou serviço provido
por um fornecedor, que pode ser interno ou externo à
organização. b) Aquele que compra bens ou serviços, para si ou
para presentear.
CLIENTE FINAL: Consumidor ou usuário final
dos bens ou serviços gerados a partir da tecnologia.
CLIENTE FLUX - Clientes de um ponto de
venda que residem ou trabalham num raio de 3 a 5 minutos de
caminhada.
CLIENTE INATIVO: Cliente que não compra ou
não se serve mais da empresa por diversos motivos. Os dados
desse cliente são importantes para a empresa, pois são uma fonte
de informações.
CLIENTE INTERNO: Quadro funcional da
empresa. Envolve todos os escalões e departamentos. É o ponto de
partida para o sucesso do programa de fidelização. O trabalho em
equipe assume importância na sua base, pois, se não houver
comprometimento do time interno, o cliente externo não poderá
ser fidelizado.
CLIENTE POTENCIAL: Cliente que poderia ser
da empresa, mais ainda não é.
CLIENTE PRIME: O cliente apontado pelos
dados da Pesquisa de Satisfação do Cliente como sendo leal à
empresa ou à marca. Aquele que irá pensar duas vezes antes de
aceitar ou não uma oferta concorrente, mesmo que seja
aparentemente melhor. Diferencia-se de outros Clientes tidos
como "satisfeitos", "vulneráveis" e "de risco".
CLIENTE SEMIFLUX - Clientes de um ponto de
venda que residem ou trabalham num raio de 10 a 15 minutos de
caminhada.
CLIENTE TOTAL: O cliente que avalia e busca
aumentar o Valor extraído de uma Transação. (Ou seja, aquele que
não se conforma em adquirir apenas um produto ou um serviço bem
feito e de baixo custo.)
CLIENTE TRAFFIC - Clientes de um ponto de
venda que residem ou trabalham num raio de mais de 15 minutos de
automóvel
CLIENTE: 1. Constituinte, em relação ao
advogado, ou procurador. Divididos em mercado - alvos, podem
ser: consumidores, industriais, revendedores, empresas
governamentais e internacionais. 2. Forma pela qual os
publicitários designam os anunciantes, os empresários em geral,
quando vinculados a uma agência de propaganda. Veja Quatro
"C's". Cross Cultural Consumer characteristics (Características
culturais comparadas de consumidores). Método para dividir os
mercados globais, desenvolvido pela Young e Rubicam, usando um
algoritmo que combina o perfil socioeconômico do consumidor com
respostas a 22 tipos de estilos de vida. Considera: cliente,
conveniência, custo e comunicação.
CLIENTE: Toda a entidade ou pessoa que se
beneficia com o resultado de uma Transação.
CLIENTES ABAIXO DE ZERO (BZ- BELOW ZERO)-
Clientes BZ, no grau da hierarquia, cujo custo de atendimento é
maior do que o retorno que possam algum dia vir a dar. Este
grupo é o outro lado da moeda do princípio de Pareto: os 20 por
cento da base que geram 80 por cento dos prejuízos, dores de
cabeça, telefonemas de cobrança etc.
CLIENTES DO SEGUNDO NÍVEL- Clientes não tão
valiosos quanto os CMVs, mas que poderiam vir a sê- lo, caso a
empresa conseguisse aumentar sua participação nos negócios
daqueles clientes.
CLIENTES INDUSTRIAIS E ORGANIZACIONAIS: São
formados por empresas que adquirem produtos para revender ou
para produzir outros bens e serviços.
CLIENTES MAIS VALIOSOS- Aqueles com o mais
alto valor real para a empresa- os clientes que mais fazem
pedidos, geram as mais altas margens e se mostram mais dispostos
a cooperar, tendem a ser os mais leais, em cujos negócios a
empresa tem a maior participação. Ver também Clientes abaixo de
zero, Clientes do segundo nível.
CLIMBERS: Indivíduos divididos entre seus
laços tradicionais e a abertura para as últimas novidades
culturais e técnicas, buscam soluções de compromisso entre o
risco e a segurança.
CLIP ART - Ilustraçoes e desenhos
computadorizados.
CLIPPING - Coleção de material impresso, de
rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa,
pessoa ou marca.
CLIPPING - Conjunto de recortes, assuntos,
anúncios, sobre assunto predeterminado.
CLIPPING FILE: Pastas que armazenam
recortes de anúncio. Muito usados em departamentos de criação.
CLIPPING: Conjunto de recortes, assuntos e
anúncios sobre assunto predeterminado.
CLOSE - Abreviação casual de Close Up.
Fotografia ou tomada videocinematográfica em grande detalhe de
um objeto, situação ou pessoa.
CLUBE DE CRIAÇÃO - Entidade que reúne
profissionais de criação. O principal deles é o de São Paulo
(CCSP), que edita um Anuário com o melhor da criação
publicitária de cada ano, sendo seguido em importância pelo
Clube de Criação do Rio de Janeiro.
CLUBES DE DEPÓSITO ou CLUBES ATACADISTAS:
Lojas de fabricantes que vendem uma seleção limitada de itens de
mercearia com marcas, eletrodomésticos, roupas e uma mixórdia de
outros produtos com grandes descontos para membros que pagam
anuidades.
CLUSTER: Conglomerado urbano onde se
realiza a coleta de dados. É comumente chamado de quarteirão,
mas pode ser um conjunto de quarteirões de uma região na qual o
entrevistador deverá realizar determinado número de entrevistas.
CMP/MALA DIRETA: Custo total de envio de
mil malas diretas. É composto de quatro partes: custo de
impressão, custo da lista, custo de postagem e custo de
manipulação/expedição. Ao contrário dos EUA, onde não é usual
incluir o custo de criação e produção, no Brasil ele é
normalmente considerado, provavelmente pela constante
instabilidade econômico - mercadológica que reduz drasticamente
a via útil de uma peça de mala direta.
CMV- Cliente mais valioso.
COBERTURA - Área atingida por determinado
veículo de comunicaçao. Número de pessoas atingido por um
veículo de comunicaçao.
COBERTURA DE MERCADO: Parte do mercado
potencial que a força de vendas da empresa está em condições de
contatar e explorar.
COBERTURA: 1. Cobertura de público, é total
de pessoas atingidas pelo menos uma vez por veículo ou
combinação de veículos de uma programação. 2. Cobertura
geográfica ou alcance é a distância máxima a que pode chegar a
emissão ou distribuição de um meio ou veículo de comunicação.
CÓDIGO DE BARRAS: Conjunto de barras de
espessuras diferentes, colocado na parte externa da embalagem
dos produtos que serve para identificar todas suas
características, como preço, fabricante etc.
CÓDIGO DE ÉTICA: Conjunto de normas que
devem ser seguidas pelos profissionais que atuam em determinado
campo profissional. No caso de pesquisa de mercado e de opinião
pública, os principais órgãos que regem essa atividade no Brasil
são os códigos das entidades representativas dos institutos
(ANEP, ABIPEME) e dos profissionais de pesquisa (SBPM e ESOMAR).
Coeficiente ajustado de determinação-
Coeficiente múltiplo de determinação R² modificado para levar em
conta o número de variáveis e o tamanho da amostra.
COEFICIENTE ANGULAR- Medida da inclinação
de uma reta.
COEFICIENTE DE CONFIANÇA- Veja grau de
confiança.
COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO DE POSTOS- Medida
da intensidade do relacionamento entre duas variáveis, baseada
nos postos dos valores.
COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO LINEAR- Medida da
intensidade entre duas variáveis
COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO- Medida da
intensidade da relação entre duas variáveis.
COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO MOMENTO-PRODUTO
DE PEARSON- Veja coeficiente da correlação linear.
COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO POR POSTOS DE
SPEARMAN- Veja coeficiente de correlação por postos.
COEFICIENTE DE DETERMINAÇÃO- Valor da
variação em y explicada pela reta de regressão.
COEFICIENTE DE LEALDADE DO CLIENTE:
Indicador estatístico que resulta da combinação das
distribuições de respostas dadas pelos entrevistados às questões
que supostamente medem "lealdade", numa Pesquisa da Satisfação
do Cliente ("Impacto no Cliente" seria uma expressão
equivalente.)
COEFICIENTE DE VALOR PERCEBIDO PELO
MERCADO: Índice matemático que se alimenta dos dados da Pesquisa
de Satisfação do Cliente. Resulta da relação entre outros dois
coeficientes: o da Qualidade Percebida pelo Mercado e o da
Satisfação com o Preço. O cálculo sempre abrange um conjunto de
Atributos, a importância relativa de cada um deles para o
Cliente e a respectiva satisfação derivada do seu desempenho,
comparando com o que a concorrência oferece.
COEFICIENTE MÚLTIPLO DE DETERMINAÇÃO- Mede
quão bem uma equação de regressão múltipla se ajusta aos dados
amostrais.
COLABORAÇÃO- O ato de o cliente investir no
relacionamento com a empresa. O esforço necessário para
especificar tamanho, cor, estilo, preferência, detalhes de
engenharia etc. Tempo, energia ou esforço despendido pelo
cliente para ajudar a empresa a criar ou projetar um produto ou
serviço que atenda às necessidade individuais daquele cliente,
em oposição à melhoria geral de um produto em benefício de um
mercado. Ver também Relacionamento de Aprendizado Contínuo.
COLETA DE DADOS - Procedimentos que compõem
o levantamento, identificação e obtenção dos dados a serem
utilizados em um sistema.
COLUMBIA GRADUATE BUSINESS SCHOOL:
Faculdade de pós-graduação em administração de empresas onde
Buffett fez seu mestrado e conheceu Benjamin Graham.
COMERCIAL - Peça publicitária para rádio,
cinema ou televisão.
COMERCIALIZAÇÃO - Estágio em que um novo
produto ou serviço inicia suas vendas no mercado ou segmento.
COMISSÃO - Remuneração paga pelos veículos
às agências de propaganda pela propaganda a eles encaminhada.
COMISSAO - Taxa de 20% regulamentada por
Lei e que dá a Agencia de Propaganda uma remuneraçao em funçao
das autorizaçoes para veiculaçao.
COMMODITY (COMMODITIES). Em inglês, este
termo significa, literalmente, "mercadoria". Nas relações
comerciais internacionais, o termo designa um tipo particular de
mercadoria em estado bruto ou produto primário de importância
comercial, como é o caso do petróleo, da carne, do café, do chá,
da lã, do algodão, da juta, do estanho, do cobre etc.
COMMODITY: Produto que não apresenta
diferenciação, como: chapas de aço, produtos químicos, papel,
milho, feijão, entre outros.
COMPATIBILIDADE DE DADOS - Possibilidade
que um computador tem de aceitar e processar programas e dados
preparados em outro computador sem necessidade de modificações
ou ajustes. Condição que os dados devem satisfazer para poderem
ser manipulados em um SIG. Diz respeito à escala, à atualidade,
à precisão e à forma de obtenção.
COMPENSAÇÃO - Veiculação adicional de
comercial ou anúncio para compensar peça que não tenha sido
veiculada ou que tenha sido exibida ou publicada em más
condições técnicas ou em desacordo com a autorização do cliente
/ agência. (Ver Autorização)
COMPENSAÇÃO: Inserção do comercial
programado em outro dia, quando a emissora não o transmite. O
mesmo termo é utilizado para jornais e revistas,
indistintamente.
COMPETÊNCIA DA LINHA DE FRENTE EXCELENTE:
Atitudes, comportamentos etc. que todo integrante da Linha de
Frente deveria apresentar sistematicamente no momento do
atendimento ao Cliente, se o objetivo for encantá-lo.
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS -Do inglês core
competences.É o que uma organização tem de melhor (habilidades,
conhecimento,tecnologia). São características específicas
relacionadas diretamente à missão,ao produto ou ao serviço
prestado ao consumidor.São processos ou funções que não poderiam
ser desativados sem perdas substanciais para a
organização.Aqueles processos internos nos quais você é muito
bom (melhor que seus competidores) e que não podem ser
facilmente copiados por eles. Viabilizam o alcance do objetivo
estratégico.
COMPETIDOR: Veja Concorrente. Empresa que
possui os mesmos artigos ou produtos similares.
COMPETITIVE ADVANTAGE: Vantagem
competitiva.
COMPETITIVE STRATEGY: Estratégia
competitiva.
COMPETITIVIDADE - Capacidade de busca de
uma determinada condição, relativa ao negócio da
organização,exercida simultaneamente com outras entidades.
COMPLEMENTO DE UM EVENTO- Todos os
resultados em que o evento original não ocorre.
COMPORTAMENTO DE COMPRA ROTINEIRA:
Comportamento de compra que ocorre nos casos em que o comprador
se vê diante de uma decisão de compra que envolve itens simples,
de baixo custo e pouco envolvimento, pertencente a classes de
produtos conhecidas. Os compradores não refletem muito nem
despendem muito tempo com busca e compra desse tipo de produto.
Comportamento do consumidor - Processo pelo
qual as pessoas ou os grupos de pessoas passam para selecionar,
comparar, usar, utilizar, dispor de produtos, serviços e
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: Maneira pela
qual um indivíduo ou grupo toma decisões relacionadas à seleção,
compra e uso dos bens e serviços.
COMPOSIÇÃO - Texto de anúncio, cartaz ou
outro material gráfico composto na sua forma final (no tipo,
corpo e medidas definidas) e pronto para montar o paste-up. (Ver
Tipo, Corpo, Paste-up e Fotocomposição).
COMPOSITOR - Profissional especializado na
criação do som publicitário - spot, jingle e trilha - que
geralmente trabalha como free-lancer ou ligado a uma produtora.
(Ver Criação, Free-Lancer, Jingle, Produtora, Spot e Trilha
Sonora).
COMPOSTO DE MARKETING - Conjunto de
ferramentas que a empresa uso para atingir seus objetivos de
marketing no mercado-alvo. Os 4 Ps do Composto de Marketing são
Produto, Preço, Promoção e Praça.
COMPOSTO DE MARKETING: 1. Mescla dos
elementos de planejamento de produto, estratégia de
distribuição, comunicação e preço, a fim de serem atendidas as
necessidades de um mercado específico. 2. Estratégias usadas
desde a concepção do produto até sua colocação no mercado.
COMPOSTO MERCADOLÓGICO: Veja Composto de
marketing. 1. Mescla dos elementos de planejamento de produto,
estratégia de distribuição, comunicação e preço, a fim de serem
atendidas as necessidades de um mercado específico. 2.
Estratégias usadas desde a concepção do produto até sua
colocação no mercado.
COMPRA POR IMPULSO: Aquisição de bens sem
qualquer planejamento ou esforço de procura, já que são
amplamente expostos e normalmente de baixo preço, tais como
revistas, chocolates etc.
COMPRAS DE BAIXO ENVOLVIMENTO: Refere-se a
compra de um produto que pelo valor monetário ou emocional
envolvido não apresenta grande preocupação para o cliente.
COMPROVANTE - Documento emitido pelas
emissoras de rádio e televisão assegurando que o comercial foi
veiculado conforme a autorização. (Ver Autorização)
COMPUTER AIDED DESING- CAD: 1. Projeto
assistido por computador. 2. Tecnologia em que a computação é
utilizada como instrumento de apoio na concepção, análise,
dimensionamento e representação (desenhos) de projetos.
COMUNICAÇÃO DE MASSA: Refere-se à exposição
simultânea, ou em curto período de tempo de audiência ampla,
dispersa e heterogênea, a mensagens transmitidas por sistema
industrial de meios. A comunicação de massa, caracteriza-se por
recepção ou audiência de massa, embora a produção das mensagens
se faça por segmentos minoritários da sociedade. Por isso é
também estudada como indústria cultural. A produção dos meios de
comunicação de massa, ou cultura de massa, não deve ser
confundida com cultura popular- conceito este fora do âmbito de
nosso dicionário.
COMUNICAÇÃO INTERATIVA: É toda e qualquer
comunicação que se utiliza da interatividade como principal
veículo. Está se tornando cada vez mais uma das principais
formas de comunicação. Quando se fala em Marketing Digital,
necessariamente está se falando de uma comunicação interativa.
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL: Comunicação
direta estabelecida entre dois ou mais indivíduos, por meio de
fala frente a frente, carta, telefone etc.
CONAR - Conselho Nacional de
Auto-Regulamentação Publicitária - entidade formada por
anunciantes, veículos e agências que administra o cumprimento do
Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária. (Ver
Código)
CONAR ( CONSELHO DE AUTO- REGULAMENTAÇÃO
PUBLICITÁRIA): Entidade formada por anunciantes, veículos e
agências que administram o comprimento de Código Brasileiro de
Auto - Regulamentação Publicitária.
CONCEITO - Geralmente, o diferencial do
produto ou serviço. Ex: Antártica uma paixão nacional. Brahma a
número 1.
Conceito - Geralmente, o diferencial do
produto ou serviço. Ex: Antártica uma paixão nacional. Brahma a
número 1.
CONCEITO DE MARKETING SOCIETAL - Assume que
a tarefa de organizaçao é determinar as necessidades, desejos e
interesses dos mercados-alvos e atender as satisfaçoes desejadas
mais eficaz e eficiente dos que os concorrentes, de maneira a
preservar ou ampliar o bem-estar dos consumidores e da
sociedade.
CONCEITO DE PRODUÇAO - Assume que os
consumidores darao preferencia aos produtos que estiverem
amplamente disponíveis e forem de preço baixo. Os gerentes de
organizaçoes orientadas para a produçao concentram-se em atingir
eficiencia de produçao elevada e distribuiçao ampla.
CONCEITO DE PRODUTO - Assume que os
consumidores favorecerao aqueles produtos que oferecerem mais
qualidade, desempenho ou características inovadoras.Os gerentes
das organizaçoes orientadas para produto focam sua energia em
fazer produtos superiores, melhorando-os ao longo do tempo.
CONCEITO DE VENDA - Assume que os
consumidores, se deixados sozinhos, normalmente, nao comprarao o
suficiente dos produtos das organizaçoes. Assim a organizaçao
deve empregar um esforço agressivo de venda e de promoçao.
CONCENTRAÇÃO: Estratégia que visa a maior
rendimento e otimização, por meio da centralização de recursos
e/ ou atividades. 1. Utilização da verba num só veículo, grupo
de veículos ou meio, numa campanha. 2. Utilização da verba de
uma campanha num curto período de tempo. 3. Veiculação de uma
campanha em poucas ou somente numa área geográfica.
CONCESSÕES: Ocorre quando um fabricante ou
intermediário negocia condições diferenciadas para seus clientes
ou consumidores, seja de preço prazo de pagamento ou de entrega
dos produtos, entre outras.
CONCORRÊNCIA - Entidades que disputam, por
meio da prática da competitividade, a oferta de produtos ou
serviços iguais, semelhantes, ou ainda, que atendam aos mesmos
objetivos daqueles produzidos pela organização.
CONCORRÊNCIA DE MERCADO AGREGADO- Modelo
competitivo tradicional no qual as empresas definem a população
de clientes como "mercado" e tentam vender produtos ou serviços
aos membros daquele mercado através da promoção dos benefícios
ou características que eles acreditam ser mais atraentes para o
membro médio ou típico. Recorre principalmente à amostragem
estatística para obter o maior entendimento possível do cliente
médio do mercado. Inclui marketing de massa, marketing
segmentado e de nicho, e a maioria das formas de marketing
dirigido. Inclui marketing por banco de dados quando é antes
regida por oferta de programa ou produto, campanha a campanha,
do que pelo cultivo de relacionamentos cliente a cliente.
CONCORRÊNCIA DIRETA: Concorrência entre
duas empresas que comercializam o mesmo produto ou serviço para
o mesmo mercado.
CONCORRÊNCIA INDIRETA: Concorrência entre
duas empresas que comercializam produtos ou serviços diferentes,
mas que substituem. Por exemplo, Coca- Cola e Guaraná.
CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA: Mercado em que
muitos consumidores e vendedores comercializam dentro de um
espectro de preços e não com base em um único mercado.
CONCORRÊNCIA NÃO RELACIONADA A PREÇO: É a
ação agressiva desenvolvida por um fabricante de produtos ou por
um fornecedor de serviços que se baseia em um ou mais dos quatro
Ps, que não seja preço.
CONCORRÊNCIA OLIGOPOLISTA: Mercado em que
existem poucos vendedores, que são altamente sensíveis aos
preços e estratégias de marketing uns dos outros.
CONCORRÊNCIA ORIENTADA PARA O CLIENTE-
Concorrência baseada em produtos e serviços personalizados para
cada cliente- seja ele um cliente individual ou outra empresa -
, desenvolvidos a partir de feedback e interação com o cliente.
É o oposto da concorrência de mercado agregado. Ver também
Marketing 1:1, Concorrência de mercado agregado.
CONCORRÊNCIA PERFEITA: Situação de mercado
que ocorre quando existem diversos concorrentes atuando com
produtos homogêneos, havendo também muitos compradores e
facilidade de entrada de compradores e vencedores.
CONCORRÊNCIA: Disputa entre empresas
produtoras, ou entre comerciantes, para conseguir colocar no
mercado o melhor produto pelo preço mais baixo.
CONFIABILIDADE: Em pesquisa, significa que
os métodos utilizados garantem a imparcialidade da informação.
Se o estudo fosse repetido nas mesmas condições, os resultados
seriam similares.
CONFLITO DE CANAL: Desacordo entre os
membros do canal de marketing sobre objetivos e papéis- sobre
quem deve fazer o quê e por quais recompensas.
CONFORMIDADE - Atendimento aos requisitos
(ver não-conformidade).
CONFUNDIMENTO- Situação que ocorre quando
os efeitos de duas ou mais variáveis não podem ser distinguidos
uns dos outros.
CONHECIMENTO DA COMUNIDADE- Informações
sobre os gostos e preferências de uma comunidade de clientes
dotada de gostos e preferências similares, possibilitando à
empresa fazer recomendações a um cliente com base naquilo que
outros clientes de perfil semelhante desejariam.
CONJUNTO DE NECESSIDADES INCREMENTADO-
Conjunto de necessidades do cliente que pode ser inferido com
base na necessidade original do cliente em relação a um produto
essencial ou a um pacote de produto/serviço. De modo geral, a
empresa só poderá responder ao conjunto de necessidades
incrementado de um cliente através da expansão de sua oferta ou
da formação de uma aliança estratégica com outra empresa que
possa atender àquelas necessidades. Ver também Produto
essencial, Pacote produto- serviço, Aliança estratégica.
CONSIGNAÇÃO: Ato de entregar mercadorias
mediante a promessa de pagamento quando efetuada a venda.
CONSUMER BEHAVIOR: Veja comportamento do
consumidor.
CONSUMER PRODUCT SAFETY ACT: Lei federal
norte-americana de 1927 que criou a Comissão de Produtos de
Consumo, para estimular maior consciência de segurança no design
de produtos.
CONSUMERISMO: 1. Movimento em que os
consumidores exigem que as entidades vendedoras dêem mais
atenção a suas necessidades e desejos, bem como à qualidade do
produto ou serviço. 2. Movimento de defesa e proteção do
consumidor.
CONSUMIDOR - Aquele que faz uso dos bens ou
serviços, adquiridos por si ou por outros.
CONSUMIDOR PRIMÁRIO ( OU PRINCIPAL) :
Segmento da população que independendo da quantidade, consome a
maior parte de um produto / serviço, tornando-se, portanto, o
target (grandes consumidores) a que são, em geral, dirigidas as
campanhas publicitárias.
CONSUMIDOR SECUNDÁRIO: Segmento do mercado
de importância relativamente menor para o produtor /
comerciante. Conforme a estratégia do mercado, este consumidor
secundário pode passar a ser público- alvo, e assim Ter uma
campanha publicitária voltada especialmente para ele.
CONSUMO: Satisfação das necessidades
humanas por meio de produtos e / ou serviços.
CONTA - Termo utilizado para designar o
atendimento publicitário permanente da agência a determinado
produto, serviço, marca ou empresa. (Ver Atendimento)
CONTA MARGINAL: Conta que, devido ao baixo
volume de vendas ou remota localização geográfica, torna o
trabalho de uma equipe de vendas de campo de baixo nível de
produtividade e alto nível de despesas de vendas.
CONTATO - Outra denominação do profissional
de atendimento seja de agência, veículo, produtora ou
fornecedor. (Ver Atendimento)
CONTEÚDO - A propriedade intelectual e o
conhecimento que se transmitem. O conteúdo é o investimento e o
ativo mais importante do e-learning. Os diferentes tipos de
conteúdo de e-learning incluem texto, áudio, vídeo, animaçao e
simulaçao.
CONTEXTO DE MARKETING - Conjunto de
elementos e condições envolventes da atuação de qualquer
Organização, abrangendo as de caráter Global e as de caráter
Específico. Também são habitualmente chamados de macro e micro
meio envolvente/ambiente marketing.
CONTEXTO ESPECÍFICO DE MARKETING - Conjunto
formado pelos clientes finais, clientes intermediários/canais de
distribuição, fornecedores, concorrentes, grupos de pressão
internos e externos (também designados de públicos) e que duma
forma mais direta e sistemática influenciam a ação marketing das
empresas
CONTEXTO GLOBAL DE MARKETING - Conjunto de
elementos e condições demográficas, econômicas, político-legais,
sócio-culturais, ambientais e tecnológicas, influenciadores das
atividades marketing.
CONTINUIDADE: 1. Variável de planejamento
de mídia que estabelece o período de tempo de veiculação de uma
campanha. 2.Esquema dos anúncios de modo uniforme dentro de dado
período.
CONTRAPROPAGANDA: Propaganda destinada a
combater ou anular a propaganda do produto ou serviço
concorrente.
CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE: Contrato que
proíbe os intermediários negociarem com produtos concorrentes,
exceto quando isso tiver por feito reduzir a concorrência ou
criar monopólio.
CONTROLE - Processo que compreende técnicas
de monitoramento da execução das atividades operacionais,
deforma a eliminar as causas de desempenho insatisfatório.
CONTROLE DE MARKETING: 1. Processo de
mensuração e avaliação dos resultados das estratégias e planos
de marketing. 2. Adoção de ações corretivas para assegurar queos
objetivos de marketing sejam atingidos.
CONTROLE DE PREÇOS: 1.Regulamentação de
preços de produtos e serviços para reduzir a inflação no custo
de vida. 2. Estratégia imposta pelo governo.3. Sistema que
obriga o revendedor de determinado produto de um fabricante a
não vendê-lo por preço diferente do estabelecido pelo fabricante
para venda ao consumidor.
CONTROLE DE QUALIDADE DOS DADOS - Processo
de tomar provas ou realizar controles para garantir que a
qualidade dos dados esteja dentro do padrão previsto para o
sistema.
CONTROLE DE QUALIDADE: Processo de análise
da qualidade, que utiliza padrões estabelecidos, realizando após
a produção com a finalidade de evitar que produtos não conformes
sejam enviados aos clientes. Tem por funções elaborar padrões
para medir a excelência, comparar o realizado com esses padrões
e tomar medidas corretivas, caso haja diferenças, bem como
concretizar a estrutura necessária para realizar tais funções.
Difere da simples inspeção, que apenas descarta as peças
defeituosas. Originalmente, aplicava-se unicamente ao controle
de produtos fabricados, mas hoje se estende a todos os processos
operacionais, a exemplo da transformação de pessoas de menos
para mais instruídas, ou de doentes em curadas.
CONTROLE DO PROCESSO - Aplicação da
filosofia PDCA nas atividades requeridas para satisfazer às
necessidades e expectativas do cliente.
CONTROLE DO PROCESSO ESTATÍSTICO ( CPE) -
Utilização de processos estatísticos, como cartas de controle,
para analisar um processo ou seus resultados, a fim de tomar
medidas apropriadas para atingir e manter uma situação de
controle estatístico e melhorar a capacidade do processo.
CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE-
Expressão muito usada durante as décadas de 50 e 60para
descrever o conceito de utilização das ferramentas estatísticas
para auxiliar o controle de qualidade de processos.
CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE(CEQ) 2 -
A utilização de técnicas estatísticas para medir e melhorar a
qualidade dos processos. O CEQ inclui o CEP, as ferramentas de
diagnóstico, os planos de amostras e outras técnicas
estatísticas.
CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO -
Expressão utilizada para explicar o uso de técnicas estatísticas
para auxiliar no controle de qualidade de processos.
CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO(CEP) 2 -
Utilização de técnicas estatísticas para medir e analisar
variações nos processos.
CONTROLE GEODÉSICO - Pontos de controle
levantados dentro dos padrões nacionais de precisão. Servem para
apoiar levantamentos de menor precisão e para ajustar
levantamentos cartográficos ao sistema de coordenadas adotado.
CONVERSÃO: 1. Transformação de um material
original colorido em preto e branco.2. Processo de converter uma
solicitação, consulta ou pedido experimental em uma venda real.
3. Processo de transformar um consumidor potencial em consumidor
de produtos ou serviços.
CO-PATROCÍNIO: Divisão de cotas entre
empresas que patrocinam um mesmo programa ou evento. Exemplo:
Copa do Mundo.
COPIAO - Cópia sem cortes de um comercial
ou filme e que servirá de caminho para a cópia final.
COPIÃO - Primeira seleção montada das cenas
- filmadas - de um comercial, para análise e decisão final sobre
a montagem ou edição. (Ver Edição e Montagem)
COPY - Texto, em inglês. Termo utilizado
para definir o texto de uma peça publicitária.
COPY-DESK - Reescritura de textos
tornando-os mais claros, melhores, prontos para ser impressos.
COPYRIGHT - Direito legal de propriedade de
um texto, frase, livro, obra de arte, música ou qualquer outra
forma de expressão.
COPYRIGHT: Direito legal exclusivo de
reproduzir, publicar e vender uma obra literária, musical ou
artística.
CORNER - Conjunto de elementos de
apresentação de uma marca ou de uma linha de produtos formando
uma mini loja dentro do PDV.
Corner - Conjunto de elementos de
apresentação de uma marca ou de uma linha de produtos formando
uma mini loja dentro do PDV.
COROA - Peça impressa a ser fixada na parte
superior do expositor.
Coroa - Peça impressa a ser fixada na parte
superior do expositor.
CORPO - Em termos gráficos, o tamanho da
letra que é utilizada na composição dos textos. (Ver Composição)
CORREÇÃO DE CONTINUIDADE- Ajuste feito
quando uma variável aleatória discreta é aproximada por uma
variável aleatória contínua ( seção 5 - 6 ).
CORRELAÇÃO- Associação estatística entre
duas variáveis.
COTA - Em mídia, divisão do valor de
patrocínio de um programa (edição ou projeto especial) entre
mais de um anunciante.
COTA DE PATROCÍNIO: Fração devida a marcas
ou produtos patrocinadores de um evento ou programa.
COTA DE VENDAS: Padrão definido para os
vendedores, que determina o volume que devem vender e como as
vendas devem ser divididas entre os produtos da empresa.
COTA: Limite sobre o volume de produtos que
o país importador irá aceitar em certas categorias de produtos;
tem como objetivo limitar a troca de moeda nacional por moeda
estrangeira e proteger a indústria e a mão-de-obra locais.
COUCHE - Tipo de papel, coberto por uma
fina camada de gesso, indicado pra impressos de boa qualidade.
COVERAGE: Densidade e alcance de cobertura
atingido por um jornal, revista, rádio ou televisão.
CPM - Custo por mil.
CPM - Ver Custo por Mil.
CRÉDITO - Identificaçao de quem criou
determinado anúncio, texto, foto etc. É também a possibilidade
de efetuar algum tipo de transaçao sem a necessidade de efetuar
o pagamento a vista.
CRESCIMENTO (CVP) - Fase em que um produto
começa a aumentar rapidamente suas vendas.
CRIAÇÃO - 1. Tarefa de idealizar as peças
publicitárias. 2. Departamento encarregado do trabalho criativo
dentro da agência. 3. Profissionais especializados na criação de
peças publicitárias. (Ver Diretor de Arte, Dupla e Redator).
CRISE DE INSOLVÊNCIA. É uma situação na
qual um país deixa de pagar suas dívidas.
CRITÉRIO ABA- ABIPEME: Critério de
definição das classes socioeconômicas adotado em conjunto pela
ABA e pela ABIPEME, utilizando como padrão pelo mercado. Com a
criação da ANEP e a proposta de revisão e atualização conjunta
deste critério, seu nome foi modificado para Critério ABA- ANEP.
CRITÉRIO ABA-ABIPEME - Critério de
definição das classes sócio-econômicas adotado em conjunto pela
ABA e ABIPEME e utilizado como padrão pelo mercado. Com a
criação da ANEP e a proposta de revisão e atualização conjunta
desse critério, seu nome foi modificado para Critério ABA-ANEP.
(Ver ABA, ABIPEME, ANEP e Classe Sócio-Econômica).
CRITÉRIO ABA-ANEP - Critério de definição
das classes sócio-econômicas adotado em conjunto pela ABA e ANEP
e utilizado como padrão pelo mercado. (Ver Critério ABA-ABIPEME)
CRITÉRIO ABA-ANEP: Critério de definição
das classes sócio-econômicas adotado em conjunto pela ABA e pela
ANEP.
CROMALIM - Utilizado no offset é um
processo de prova de um material impresso que utiliza pigmentos
coloridos da mesma tonalidade das tintas de impressao.
CROMALIM, Du Pont - Prova obtida
rapidamente por um processo fotográfico com depósito de
pigmentos coloridos.
Cromalim, Du Pont - Prova obtida
rapidamente por um processo fotográfico com depósito de
pigmentos coloridos.
CROMO - Fotografia em cores em positivo
(tipo dispositivo) de alta qualidade técnica para ser
reproduzida em anúncios, cartazes e outros materiais gráficos.
CROSBY, P.B. - Criou o conceito de zero
defeito. É o autor de “Qualidade é Investimento”e “Qualidade sem
Lágrimas”, entre outras obras.
CROSS SECTION: Veja Estratificação. Divisão
do público em camadas sociais. Segmentação por hábitos, sexo,
idade,renda etc.
CROSS SELING: Veja Venda cruzada. Ato de
oferecer produtos complementares e/ ou agregados áquele que o
consumidor adquiriu ou possui. Ação sistemática e automática em
operações de data-base marketing.
CRUZAMENTO: Utilização das respostas de uma
pergunta para detalhar a informação obtida em outra pergunta, ou
seja, as respostas de duas perguntas são "cruzadas".
CSN- Cliente do segundo nível.
CULTURA ADMINISTRATIVA: Cultura da empresa
enfocada nas oportunidades, nas estruturas organizacionais e nos
procedimentos de controle já existentes, de acordo com Stevenson
e Gumpert.
CULTURA DA EMPRESA: Sistema de valores e
crenças compartilhado pelas pessoas em uma organização- a
identidade coletiva e o significado da empresa.
CULTURA ENTREPRENEURAL (CULTURA DE EMPRESAS
EMPREENDEDORAS) : Cultura da empresa enfocada na emergência de
novas oportunidades, nos meios de capitalizá-las e na criação da
estrutura apropriada para aproveitá-las, de acordo com Stevenson
e Gumpert.
CULTURA: Grupo de valores, percepções,
preferências e comportamentos básicos de um membro de uma
sociedade aprende de sua família e outras instituições
importantes.
CUPOM - Peça distribuída aos consumidores,
oferecendo vantagens (descontos, sorteios, brindes e outros) na
aquisição de determinado produto.
Cupom - Peça distribuída aos consumidores,
oferecendo vantagens (descontos, sorteios, brindes e outros) na
aquisição de determinado produto. CADEIA DE EMISSORAS - Reuniao
permanente ou temporária de emissoras de rádio ou TV para
transmissao simultânea de fatos ou programas.
CUPOM DE DESCONTO: Peça promocional que
contém uma oferta de desconto de preço, normalmente por
determinado período. Distribuído através de mala direta, mídia
impressa, embalagem de produtos ou nos pontos de venda.
CUPOM DE RESPOSTA DIRETA: Peça ou parte de
uma peça de resposta direta que objetiva ser preenchida pelo
respondente e retorna ao anunciante. Vulgarmente conhecido por
carta resposta.
CUPOM: 1.Pequeno papel impresso, muitas
vezes numerado, que permite ao cliente ou consumidor a
participação em determinado evento promocional ou a solicitação
de algum produto ou serviço. 2. Certificado que garante aos
compradores um desconto na compra dos produtos especificados.
CUPONAGEM: Mensagem que estimula o
preenchimento e o envio de um recorte de jornal ou revista.
CURVA ABC: Curva de gráfico em que figura o
custo total de compra de cada item adquirido pela empresa (
obtido multiplicando as quantidades pelo custo unitário). Este
gráfico é dividido em três faixas. A primeira, denominada A,
inclui poucos itens, mas de maior peso nos gastos com sua
aquisição; a terceira chamada C, envolve os mais numerosos,
porém de menor peso nas despesas de compras; finalmente, em
posição intermediária, está a B.
CURVA DE ADOÇÃO: Mostra quando grupos
diferentes aceitam idéias.
CURVA DE APRENDIZAGEM: Veja Curva de
experiência. Queda no custo médio por unidade produzida
decorrente do acúmulo de experiência de produção.
CURVA DE DEMANDA: 1. Representação gráfica
da quantidade de um produto ou serviço procurado para vários
níveis de preço. 2.Curva que mostra o número de unidades que o
mercado irá comprar em dado período por diferentes preços.
CURVA DE DENSIDADE- Gráfico de uma
distribuição contínua de probabilidade.
CURVA DE EXPERIÊNCIA: Queda no custo médio
por unidade produzida decorrente do acúmulo de experiência de
produção.
CURVA NORMAL - É a distribuição simétrica
ideal dos dados em torno da tendência central da amostra.
CUSTO - 1. Valor de qualquer espaço,
trabalho de produção, material e projeto publicitário. 2. Valor
em dinheiro da unidade de espaço (página, centímetro / coluna,
cartaz, segundos, etc.) comercializada pelo veículo. (Ver Custo
por GRP e Custo por Mil)
CUSTO - Representa o conjunto de valores
que a organização retirada sociedade (materiais,energia,
informação) e os quais agrega valor para essa mesma sociedade.
Uma das cinco dimensões da Qualidade Total.
CUSTO BRUTO - Custo total de um veículo,
espaço ou programação de mídia a ser pago pelo anunciante. (Ver
Audiência, Espaço e Programação).
CUSTO BRUTO: Preço que o veículo de
publicação cobra antes da dedução do desconto de agência e de
volume.
CUSTO DE COBERTURA - Ou G.R.P. ou Custo por
Milheiro, define o valor obtido na divisao do montante investido
em determinada açao publicitária pelo número de pessoas que
presumivelmente foram atingidas.
CUSTO DE OPORTUNIDADE DA AQUISIÇÃO: Fato de
um consumidor ou cliente ao escolher um produto ou serviço de
uma empresa, abrir mão da oportunidade de comprar e possuir o
produto ou serviço de outra empresa.
CUSTO DE PRODUTOS VENDIDOS: Custo líquido
para a empresa de todos os produtos vendidos durante dado
período de tempo.
CUSTO DE TARGET: Custo para atingir o
target ou público-alvo de uma campanha.
CUSTO DE VENDAS: Valor total envolvido na
comercialização de um produto em determinado período.
CUSTO DO TARGET - Custo (bruto, líquido,
por GRP ou por mil) para atingir o target ou público-alvo de uma
campanha. (Ver definições anteriores de Custo, bem como
Público-Alvo e Target).
CUSTO FINAL PARA O COMPRADOR- Inclui o
preço do produto e das despesas decorrentes do seu desempenho e
das irregularidades de seu funcionamento.
CUSTO FIXO MÉDIO UNITÁRIO: Custo fixo
dividido pela quantidade de produtos que foi fabricada.
CUSTO FIXO: Custo que não varia com o nível
de produção ou de vendas.
CUSTO LÍQUIDO - Custo total de um veículo,
espaço ou programação de mídia menos a comissão de agência. (Ver
Audiência, Espaço e Programação).
CUSTO MARGINAL: Variação no custo total,
resultante da produção de uma unidade adicional.
CUSTO MÉDIO: Quociente dos custos de todos
os produtos pela quantidade produzida.
CUSTO PERMISSÍVEL: Investimento admissível
para gerar uma venda em marketing direto, por qualquer um de
seus métodos. O valor do custo permissível é diretamente
influenciado pelo volume de respostas. É um dos principais
parâmetros de marketing direto, tão significativo como o
conceito de verba em propaganda.
CUSTO POR COBERTURA: Custo que define o
valor obtido na divisão do montante investido em determinada
ação publicitária pelo número de pessoas que presumivelmente
foram atingidos.
CUSTO POR GRPC - usto para atingir 1% da
audiência de um veículo, espaço ou programação de mídia. (Ver
Audiência, Espaço, Programação e GRP).
CUSTO POR MIL (CPM) - Custo para atingir
mil consumidores através de um veículo, espaço ou programação de
mídia. (Ver Audiência, Espaço e Programação).
CUSTO POR MIL: Veja Custo por cobertura.
Custo que define o valor obtido na divisão do montante investido
em determinada ação publicitária pelo número de pessoas que
presumivelmente foram atingidos.
CUSTO POR MILHEIRO: Veja Custo por
cobertura. Custo que define o valor obtido na divisão do
montante investido em determinada ação publicitária pelo número
de pessoas que presumivelmente foram atingidos.
CUSTO POR PEDIDO: Resultado da divisão do
custo da venda de uma campanha de marketing direto pela
quantidade de pedidos que se converteram em vendas reais.
CUSTO TOTAL : Soma dos custos fixos e
variáveis para qualquer nível dado de produção.
CUSTO UNITÁRIO MÉDIO: Custo total dividido
pela quantidade produzida ou comercializada.
CUSTO VARIÁVEL MÉDIO INITÁRIO: Custo
variável total dividido pela quantidade produzida ou
comercializada.
CUSTO VARIÁVEL TOTAL: Soma de todos os
custos variáveis diretamente relacionados com o produto, como,
por exemplo, despesas de componentes, salários, material de
embalagem, frente e comissão de vendas.
CUSTO VARIÁVEL: Custo que varia diretamente
com o nível de produção.
CUSTOMIZAÇÃO EM MASSA- Produção em massa (e
eficiente em custos) de bens e serviços em partidas unitárias ou
de poucas unidades por vez. Customização rotineira.
CUSTOS RELATIVOS À QUALIDADE- Custos
incorridos para garantir e assegurar a qualidade,bem como
aqueles decorrentes das perdas,quando essa qualidade não é
obtida.
CVP: Veja Corte no preço. Técnica
promocional para o consumo que oferece ao comprador a percepção
imediata da vantagem oferecida.
experiências para satisfazer suas
necessidades e desejos.
Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas - Dicionário da Propaganda: Fortunecity - Visualy