Dicionário de Publicidade e Propaganda - Verbetes com a letra D
DADOS BIVARIADOS- Dados dispostos em pares.
DADOS CATEGÓRICOS- Dados que podem ser
separados em diferentes categorias que se distinguem por alguma
característica não- numérica.
DADOS CONTÍNUOS- Dados que resultam de um
número infinito de valores contínuos que podem ser associados a
pontos de uma escala contínua, sem lacunas ou interrupções.
DADOS DE ATRIBUTOS- Dados que podem ser
separados em categorias diferentes que se distinguem por alguma
característica não - numérica.
DADOS DE CLASSIFICAÇÃO: Conjunto de itens
predeterminados ( bens, escolaridade, renda etc) cuja posse ( ou
não) indica a que classe sócio- econômica pertence o
entrevistado. Para cada item possuído, há a atribuição de um
determinado número de pontos que indicam a classe social do
entrevistado.
DADOS DE PROCESSOS- Dados dispostos segundo
uma seqüência temporal que medem uma características de bens ou
serviços resultante de uma combinação de equipamento, pessoas,
materiais, métodos e condições.
DADOS DISCRETOS- Dados que resultam de um
número finito ou de uma quantidade enumerável de valores
possíveis.
DADOS NUMÉRICOS- Dados numéricos que
representam contagens ou mensurações.
DADOS- Números ou informações que descrevem
alguma característica.
DADOS PRIMÁRIOS: Informação coletada para
propósitos específicos e que não está disponível num primeiro
momento; Informação original colhida para um estudo específico
de pesquisa de mercado.
DADOS QUALITATIVOS- Dados que podem ser
separados em categorias diferentes que se distinguem por alguma
característica não - numérica
DADOS QUANTITATIVOS- Dados numéricos que
representam contagens ou medidas.
DADOS SECUNDÁRIOS: Informação que já foi
colhida para outras finalidades e já se acha publicada, podendo
ser utilizada como dado para tomada de decisão.
DADOS TEMPORAIS - Dados em que o fator
tempo é preponderante para análise de sua dinâmica.
DAIRY QUEEN: Cadeia de sorveterias comprada
pela Berkshire Hathaway em 1997.
DATA BASE MARKETING: Marketing desenvolvido
a partir do Banco de Dados de clientes. Aprofunda a captação e
utilização das informações efetuando múltiplos cruzamentos das
informações.
DATA BASE: Conjunto de arquivos com dados
demográficos e psicográficos / estilo se vida dos consumidores.
DATA WAREHOUSE: Armazenamento de dados.
Banco de dados centralizador de todas as informações importantes
sobre clientes.
DATA: Dados.
DATABASE MARKETING: Marketing desenvolvido
a partir do banco de dados de clientes. Aprofunda a captação e a
utilização das informações efetuando múltiplos cruzamentos das
informações.
DATA-BASE: Data original do início da
vigência do acordo coletivo de trabalho, convenção coletiva de
trabalho, acordo judicial ou sentença normativa do tribunal do
trabalho.
de um médico, de um contabilista, entre
outros.
DEADLINE - Último dia para qualquer serviço
em qualquer fase de execução.
DEADLINE: Último prazo para entrega de um
material ou serviço.
DEALER - Revendedor.
DEALER: 1.Revendedor.2. Distribuidor,
negociante. No mercado de capitais dos EUA, "é o comerciante que
mantém estoques de determinados títulos e geralmente se
especializa em comprar e vender certas classes de títulos, dando
cotações firmes e permanentes de compra e venda".
Decil- Cada um dos nove valores que dividem
dados ordenados em dez grupos com aproximadamente 10% dos
valores em cada grupo.
DECISÃO DE COMPRA: Estágio no qual o
consumidor compra o produto.
DECISOR: A pessoa que toma a decisão final
ou de qualquer parte da mesma- seja o que, como ou onde comprar.
DECLÍNIO DE VENDAS: Estágio do ciclo de
venda de produto em que novos produtos substituem o antigo.
DECODIFICAÇÃO: Processo no qual as
mensagens são interpretadas pelo receptor.
DECUPAR - Marcar cenas em um roteiro de
filmagem para TV ou Cinema.
DEFEITO - Não-atendimento de um requisito
ou de uma expectativa razoável do cliente.
DEFESA DO CONSUMIDOR: Movimento de cidadãos
e do governo para fortalecer os direitos e poder dos
compradores.
DÉFICIT. Em linguagem corrente, é um
excesso de despesas em relação às receitas. Em linguagem
contábil, é um excesso de passivo em relação ao ativo, isto é,
as despesas e pagamentos são maiores que o faturamento e o total
de crédito.
DEFLAGRAR - Iniciar uma açao promocional ou
publicitária.
DEGOLAR - Cortar textos ou imagens
impressas de maneira errada, cortando partes importantes para a
compreensao da mensagem.
DEGRADÉ - Atenuação da cor, que vai
esmaecendo em tonalidades cada vez mais claras, do mais escuro
para o mais claro.
DEL CREDERE: Do direito comercial.
Determina que alguém, interessado mediante comissão assuma a
responsabilidade de garantir a solvência de terceiro com quem
vier a contratar no interesse e por conta de comitente ( aquele
que paga a comissão). A comissão atribuída pelo veículo à
agência tem a natureza de del credere, conforme estabelece o
item 12 do código de ética dos profissionais de propaganda. Veja
Apêndice. Decreto Federal.
DELEGAÇÃO DE PODERES (EMPOWERMENT): Divisão
de tarefas em equipe, distribuindo responsabilidades a todos,
supervisionando resultados.
DEMANDA - Número de compras possíveis para
um determinado produto ou serviço, num determinado mercado e em
um determinado espaço de tempo.
DEMANDA DE MERCADO - Volume total de um
produto que seria comprado por um grupo definido de
consumidores, em determinada área geográfica, em um período de
tempo definido, em um ambiente de mercado definido.
DEMANDA DERIVADA: Demanda organizacional
que deriva, em última instância, de demanda total por um produto
que é pouco afetado por mudanças de preços, especialmente a
curto prazo.
DEMANDA ELÁSTICA: Condição em que uma
mudança percentual em preço ocasiona uma mudança percentual
maior na quantidade comparada.
DEMANDA INELALÁSTICA: Condição em que uma
mudança percentual em preço ocasiona uma mudança percentual
menor na quantidade comparada.
DEMANDA PRIMÁRIA: Nível de demanda total
para todas as marcas de dado produto ou serviço. Por exemplo: a
demanda total por motocicletas.
DEMANDA SELETIVA: Demanda por uma certa
marca de um produto ou serviço: Por exemplo: a demanda por
motocicletas Honda.
DEMANDA TOTAL DE MERCADO: Volume total de
um produto ou serviço que pode ser adquirido por um grupo
definido de consumidores em uma área geográfica definida,
durante um tempo definido, em um ambiente de mercado definido,
sob dado nível de esforço de marketing.
DEMANDA: 1. Ação de demandar, ação
judicial, processos, litígio, contestação, discussão, disputa,
combate, peleja, pugna.. 2. Recall de anúncios em revistas.
DEMING, W. E. - Nasceu em Iowa, formou-se
em engenharia eletrônica na Universidade de Wyoming e
doutorou-se em matemática aplicada à física em Yale.Professor e
consultor de renome internacional na área da qualidade, levou a
indústria japonesa a adotar novos princípios de
administração.Como reconhecimento por sua contribuição à
economia japonesa, a JUSE instituiu o prêmio Deming. Publicou
mais de200 trabalhos, dentre os quais: Quality, Productivity and
Competitive Position e Out of Crisis (Qualidade – a Revolução na
Administração).Nesse último livro o Dr.Deming apresenta o
“SaberProfundo” e os “QuatorzePrincípios” contendo os pontos
básicos de sua filosofia.O ciclo PDCA é também conhecido como
ciclo de Deming. O professor Deming faleceu em dezembro de 1993.
DEMOGRAFIA - As características mensuráveis
de um mercado ou de uma população em termos de número de
pessoas, densidade territorial, sexo, idade, raça, estado civil,
formação, ocupação, etc. Características estatísticas de grupos
populacionais
DEMOGRAFIC SEGMENTATION: Veja Segmentação
demográfica. Esforço em dividir o mercado em grupos com bases
variáveis demográficas, tais como idade, sexo, tamanho da
família, ciclo de vida da família, renda, ocupação,
escolaridade, religião, raça e nacionalidade.
DEMONSTRAÇAO - Colocaçao de um produto ou
serviço em contato direto como consumidor a fim de que o mesmo
seja testado.
DEMONSTRADOR - Profissional designado para
demonstrar os atributos de produtos ao consumidor.
DENSITÔMETRO - Aparelho com célula
fotoelétrica que mede a densidade da tonalidade das cores,
utilizando no controle de fotolito e provas.
DEPARTAMENTO DE ARTE - Área em uma agência
de propaganda ou promoção destinada a profissionais responsável
pela confecção de peças impressas.
DEPARTAMENTO DE CRIAÇÃO - Área em uma
agência de propaganda ou promoção destinada a profissionais
responsáveis por toda a criação de qualquer peça de comunicação
para as mídias impressa ou eletrônica. Deve integrar-se
harmoniosamente com as outras áreas ou departamentos da empresa
em busca de um objetivo mercadológico previamente traçado.
DEPARTAMENTO DE MÍDIA - Área que analisa e
planeja a compra de espaços nos veículos de comunicação para
divulgação das mensagens publicitárias ou promocionais.
DEPARTAMENTO DE PESQUISA - Área responsável
pela formulação e compra de estudos que irão orientar cliente e
agência na elaboração de estratégias mercadológicas.
DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO - Área responsável
por produzir fisicamente as peças promocionais e publicitárias
utilizando-se de fornecedores.
DEPARTAMENTO DE PROPAGANDA E PROMOÇÃO -
Setor encarregado, dentro de uma empresa, de coordenar todas as
atividades ligadas à propaganda e promoção de vendas, sendo
também o elo principal entre clientes e agência. Em algumas
empresas, devido ao porte e características, estes departamentos
atuam separadamente.
DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS - Setor
especializado nas tarefas de Relações Públicas. Os serviços de
Relações Públicas tanto podem ser executados por um setor dentro
da empresa ou instituição, como podem também ser efetuados por
terceiros, isto é, empresas especialmente constituídas para
prestar este tipo de serviço.
DEPARTAMENTO DE TRÁFEGO - Setor responsável
pelo controle e andamento de todos os serviços que envolvem as
áreas de criação e produção.
DEPRESSÃO: Quando a quantidade de bens
produzida e consumida per capita e o número de trabalhadores são
inferiores à média normal, existindo, paralelamente, excesso de
recursos econômicos não utilizados.
DERRUBAR - Abaixar os preços deslealmente.
DESÁGIO: Desconto dado em um título de
crédito quando o pagamento é feito à vista. Depreciação da
moeda.
DESCONTO - Instrumento que exerce atração
inesgotável tanto sobre consumidores, como homens de negócios,
sendo principalmente eficaz quando o valor do produto ou serviço
foi bem definido. Há três tipos: desconto por pagamento a vista,
por pedido na data de lançamento e por volume de compra; Uma
redução direta no preço de compra, durante um período fixo de
tempo
DESCONTO DE BAIXA ESTAÇÃO: Redução de preço
para clientes que compram mercadorias ou serviços fora da
estação.
DESCONTO DE CAIXA: Redução de preços para
os clientes que pagam suas contas com mais rapidez.
DESCONTO DE COMPRA: Redução concedida na
aquisição de um produto ou serviço.
DESCONTO DE FREQUÊNCIA: Desconto concedido
pelos veículos aos anunciantes em função do nível de freqüência
de suas veiculações.
DESCONTO PARA PAGAMENTO A VISTA - Redução
no preço quando a fatura á paga a vista. Esse desconto é
passado, pela agência, ao anunciante.
DESCONTO PARA PAGAMENTO A VISTA: Redução no
preço quando a fatura é paga a vista. Esse desconto é passado,
pela agência, ao anunciante.
DESCONTO PROGRESSIVO - Valor crescente de
desconto concedido pelos veículos aos anunciantes que cumprem
determinadas condições de volume, freqüência e posição em suas
veiculações.
DESCONTO PROGRESSIVO: Valor crescente de
desconto concedido pelos veículos aos anunciantes que cumprem
determinadas condições de volume, freqüência e posição em suas
veiculações.
DESCONTO PROMOCIONAL: Desconto oferecido a
intermediários como compensação por atividades promocionais.
DESCONTO PSICOLÓGICO: Processo de oferecer
um produto ou serviço a um preço baixo ilusório pela comparação
do preço atual com um preço anterior que realmente nunca existiu
(por exemplo: preço atual R$ 80,00, anterior R$ 100,00- o preço
real do produto é R$ 80,00, mas para o cliente a comparação é
feita com R$ 100,00).
DESCONTO SAZONAL: Desconto oferecido para
os consumidores de um produto ou serviços durante um período de
tempo em que a demanda do produto ou serviço é baixa.
DESCONTO SOBRE VOLUME: Redução de preço
para clientes que compram um produto em grande volume.
DESEJO - Forma em que uma necessidade
humana assume quando moldada pela cultura e pelas
características de um indivíduo. Diferentemente da necessidade,
que indica a privação de uma satisfação básica, o desejo é uma
atitude ou emoção moldada ou culturalmente ou por traço de
personalidade ou por estilo de vida.
DESEMPENHO 1 - Capacidade de um indivíduo,
grupo ou organização para executar os processos que aumentam a
probabilidade de obter os resultados desejados.
DESEMPENHO 2 - Conjunto de resultados,
definidos numericamente,obtido pela execução de processos, que
permite a avaliação comparativa com as metas estabelecidas por
meio do exame dos métodos, padrões e requisitos adotados para o
alcance desses resultados. Os cinco tipos de desempenho mais
relevantes a serem verificados são:1) desempenho relativo à
satisfação dos clientes;2) desempenho financeiro;3) desempenho
relativo às pessoas;4) desempenho relativo aos fornecedores e
parceiros;5) desempenho relativo ao produto e aos processos.
DESEMPENHO GLOBAL - Refere-se à síntese dos
resultados relevantes para a organização como um todo,
levando-se em consideração todas as partes interessadas. É o
desempenho planejado pela estratégia da organização.
DESEMPENHO SUSTENTÁVEL - Modelo de gestão
que parte da Gestão pela Qualidade Total (GQT) expandindo as
análises para incluir as variáveis ambientais presentes no
funcionamento das organizações. Seus principais princípios são:
1) análise integrada, exigindo que a organização seja entendida
e administrada como um sistema;2) considera a interdependência
ecológica e exige que todos os processos, produtos e serviços da
organização sejam revistos ou substituídos de modo a assegurar
sua compatibilidade com os ecossistemas naturais;3) é orientado
para resultados e exige o claro compromisso dos líderes com
resultados mensuráveis;4) exige que as organizações reconheçam
que há custos associados com os recursos e ecossistemas do
planeta, que precisam ser incluídos nos processos contáveis,
impondo limites à dimensão e natureza das atividades;5) processo
aberto e comunicativo com relação a todos os aspectos da
organização para todas as partes interessadas.
DESENHO A TRAÇO - Arte em preto-e-branco
feita com pena ou pincel.- DESIGN - Produto de comunicação de
marketing que trabalha com formas, traços e cores.
DESGASTE - Diminuiçao do efeito que
determina mensagem pretendia ter, em virtude do excesso de
exposiçao.
DESIGN DE PRODUTO - Processo de projetar o
estilo e função do produto, criando um produto que seja
atrativo, fácil, seguro e de baixo custo para o uso e
manutenção, simples e econômico para produzir e distribuir.
DESIGN DE PRODUTO: Processo de projetar o
estilo e função do produto, criando um produto que seja
atrativo, fácil, seguro e de baixo custo para uso e manutenção,
simples e econômico para produzir e distribuir.
DESIGN: Ferramenta de comunicação de
marketing que trabalha com formas, traços e cores.
DESIGNER - Indivíduo que planeja ou concebe
um projeto ou modelo. Desenhista industrial, desenhista de
produto, programador.
DESIGNER: Indivíduo que planeja ou concebe
um projeto ou modelo. Desenhista industrial, desenhista de
produto, programador visual.
DESK RESEARCH - Pesquisa efetuada no
próprio local de trabalho, utilizando dados paralelos,
pré-existentes, também chamados de pesquisa secundária.
DESK RESEARCH: Coleta de todas as
informações disponíveis sobre determinado assunto, usando como
fonte os dados internos (da própria empresa) e dados externos
(publicações oficiais, dados de associações, sindicato etc.).
DESVIO ABSOLUTO- Medida de dispersão igual
à soma dos desvios de cada valor em relação à média, dividida
pelo número de valores.
DESVIO DE VALOR- O grau em que uma base de
clientes é passível de diferenciação por valor. Um desvio de
valor acentuado descreve uma base de clientes na qual uma
minúscula proporção de clientes responde por elevada proporção
dos lucros da empresa, enquanto um leve desvio de valor descreve
uma base de clientes na qual o valor dos clientes é
relativamente uniforme.
DESVIO- Diferença entre um valor e a média:
expressa -se como x-.
DESVIO EXPLICADO- Diferença entre o valor
predito y e a média dos valores y, em um par de valores de uma
coleção de dados bivariados.
DESVIO MÉDIO- Medida de variação igual à
soma dos desvios de cada valor a contar da média, dividida pelo
número de valores.
DESVIO NÃO-EXPLICADO- A diferença entre a
coordenada y e o valor predito em um par de valores em uma
coleção de bivariados.
DESVIO PADRAO - Dispersao de dados medidos
tendo como base a sua média aritmética.
DESVIO PADRÃO - Unidade Estatística da
medida da dispersão em torno da média aritmética de um conjunto
dedados. Pontos situados amais de três desvios da média são,
usualmente, considerados pontos distantes.
DESVIO TOTAL- Soma do desvio explicado e do
desvio não - explicado para determinado par de valores em uma
coleção de dados bivariados.
DESVIO-PADRÃO- Medida de variação igual à
raiz quadrada da variância
DETERMINADO - Espaço publicitário
determinado.
DETERMINANTES DO VALOR: Qualidade Percebida
e Satisfação com o Preço ambos vis-à-vis a concorrência.
DEVELOPMENT - Desenvolvimento.
DEVELOPMENT: Desenvolvimento.
DIA DA PROPAGANDA - O dia 4 de dezembro é
comemorado mundialmente.
DIA DA PROPAGANDA: O dia 4 de dezembro é
comemorado mundialmente.
DIAGNÓSTICO - Conjunto de dados e
informações nos quais se baseiam a determinação do conhecimento
de uma relação de causa e efeito.
DIAGRAMA - Representaçao gráfica de um
fenômeno. Tipo de cenário miniaturizado.
DIAGRAMA DE ÁRVORE - Ferramenta da
administração que facilita a definição clara e precisa de todas
as ações que serão necessárias para se atingir determinado fim
ou objetivo. O ponto de partida ou a raiz da árvore será sempre
o nosso objetivo principal,expresso através de um verbo de ação
mais um complemento.Ao partir deste objetivo-raiz, passamos à
definição dos meios ou das ações que precisaremos realizar para
chegar à sua concretização. Esses meios também serão sempre
expressos através de um verbo de ação mais um complemento.O
desdobramento termina quando conseguimos especificar claramente
pelos verbos de ação mais um complemento, um conjunto de tarefas
executáveis.É uma das Sete Ferramentas da Administração.
DIAGRAMA DE ÁRVORE DE ESTRATÉGIA- Diagrama
composto de um diagrama de árvore e de um quadro de informações
complementares (como os 5W 1H). Tem por finalidade estabelecer
um plano estratégico para se alcançar um objetivo.
DIAGRAMA DE BARRAS - Ferramenta ou técnica
de melhoramento da qualidade que consiste em registrar pontos de
dados de um período sobre um gráfico para detectar possíveis
tendências.
DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO - Mostra a
relação entre um conjunto de causas (processo)que provoca um ou
mais efeitos. É uma forma organizada de correlacionar o efeito
com suas causas, agrupando-se em “famílias de causas”, tais
como: matéria prima,máquina, mão-de-obra,medida, método e meio
ambiente. O diagrama de causa e efeito proporciona ao gerente
melhor entendimento de que ele tem autoridade sobre as causas e
responsabilidade sobre os efeitos (resultados) de um processo. É
também conhecido como o Diagrama de Ishikawa ou de Espinha de
Peixe. É uma das Sete Ferramentas de Qualidade.
DIAGRAMA DE DISPERSÃO - Ferramenta,
instrumento ou técnica de melhoria da qualidade que consiste em
mostrarem um gráfico o que acontece com uma variável quando
outra variável é mudada. Tem a finalidade de tentar provar que
as duas variáveis estão relacionadas.
DIAGRAMA DE DISPERSÃO- Representação
gráfica de dados emparelhados ( x e y).
DIAGRAMA DE IMPACTO: É representado pelos
meios que compõem uma campanha de propaganda: jornais, TV,
rádios, folhetos, cartazes, cinemas, outdoors, displays,
seminários, exposições e mala direta.
DIAGRAMA DE ISHIKAWA - Ver diagrama de
causa e efeito.
DIAGRAMA EM ÁRVORE- Gráfico pictótico dos
diferentes resultados possíveis em um evento composto.
DIAGRAMAÇAO - ou Layout - Colocaçao
estudada de textos e ilustraçoes em determinado espaço de uma
folha.
DIAGRAMAÇÃO: Layout. Colocação estudada de
textos e ilustrações em determinado espaço de uma folha.
DIAL - Mostrador do rádio, com os números.
Os números do canal de TV.
DIÁLOGO- Comunicação interativa entre
empresa e cliente. Em uma empresa 1:1, cada contato mantido com
o cliente servirá também de ponto de coleta de dados.
DIAS FORA DO MÊS - Indica o dia de
pagamento de um título contando a partir do primeiro dia do mês
que se segue após a entrega do bem.
DIFERENCIAÇÃO DE CLIENTES- Forma de
separação de clientes com base em dois critérios fundamentais:
os clientes têm diferentes necessidades em relação à empresa e
representam diferentes valores para a empresa. Ver também
Diferenciação por necessidades, Valor, Assimetria de valor.
DIFERENCIAÇÃO ESTRATÉGICA: Estratégia de
crescimento de participação no mercado que, através do
desenvolvimento de novos produtos/serviços, pode atender melhor
e mais diferenciadamente o mercado atual.
DIFERENCIAÇÃO POR NECESSIDADES- Diferenças
entre clientes segundo aquilo que necessitam da empresa. Dois
clientes podem comprar exatamente o mesmo produto ou seviço por
dois motivos extremamente diferentes. As necessidades do cliente
referem- se a por que o cliente compra, e nâo o que ele compra.
Livrarias têm clientes com significativas diferenças de
necessidade porque cada pessoa que entra em uma livraria quer um
diferente. Postos de gasolina tê4m clientes com limitadas
diferenças de necessidade. Ver também Diferenciação de clientes.
DIFERENCIAÇÃO TECNOLÓGICA: Diferença que
existe quando o fator tecnológico pode constituir uma vantagem
competitiva, à medida que proporciona uma diferenciação notável
do produto ou serviço existente, ou através de novos produtos,
satisfazendo as necessidades dos consumidores antes não
atendidas.
DIFERENCIAÇÃO: Ato ou efeito de
diferenciar-se, ato de calcular a diferencial de uma função.
DIFERENCIAL - Atributo de um serviço que
diferencia uma empresa dos seus concorrentes, sob a ótica dos
seus clientes-alvo. Ver também Vantagem Competitiva.
DIFERENCIAL COMPETITIVO- Diferença positiva
de um produto ou serviço, percebido pelo cliente,e que seu
concorrente não tenha.
DIFERENCIAL: Neologismo criado para
caracterizar a diferença competitiva de um produto, serviço ou
empresa em relação ao mercado onde atua.
DIFERENTIATION: Veja Diferenciação. Ato ou
efeito de diferenciar-se, ato de calcular a diferencial de uma
função.
DINÂMICA DE GRUPO - Técnica de interação
entre participantes de um grupo de trabalho, que pode levar a
mudança de atitude, conduta e relações resultantes dessa
interação.
DINÂMICA DE GRUPO: Técnica de interação
entre participantes de um grupo de trabalho, que pode levar a
mudanças de atitude, conduta e relações resultantes dessa
interação.
DINHEIRO ELETRÔNICO: Também conhecido como
dinheiro digital, digicash, dinheiro virtual ou e-cash, é o
dinheiro sob a forma de bits, que pode estar em smart card,
transações via Internet ou links dedicados. O dinheiro
eletrônico, principalmente nas operações de baixo valor,
representa uma megamudança nas operações financeiras, que até
então eram controladas por um banco central. Segundo Walter
Wirston (Apud KELLY, Kevin Wired, São Francisco: Wired Ventures,
out. 1996), um dos maiores consultores financeiros, o dinheiro
digital representará um incremento mundial gigantesco no giro da
moeda.
DINHEIRO VIRTUAL: Para entender como
funciona o dinheiro virtual é preciso primeiro entender como
funciona o dinheiro em si. A moeda nasceu da necessidade de
facilitar as trocas e de se obter uma base para a comparação de
valores. Enquanto as trocas ocorriam por meio de mercadorias, o
valor era real, visível. O dinheiro, na realidade, já era
virtual, pois representava sua equivalência em ouro ou outro
metal precioso usado para lastro. Embora simples, isso é
fundamental para entender que a virtualidade do dinheiro já
existe há muito tempo. O que torna real é sua aceitação, sua
conversibilidade. Veja Dinheiro Eletrônico.
DIRECT MAIL - Mala Direta. Forma de
comunicaçao onde a mensagem é dirigida para um público definido.
DIRECT MAIL: Veja Mala direta. 1. Do inglês
direct mail, é a propaganda que se envia pelo correio. A
tradução correta nos teria dado "direto pelo correio". No Brasil
adotou-se, porém, a expressão mala direta, que designa a
propaganda enviada diretamente ao provável consumidor. 2. Forma
de comunicação em que a mensagem é dirigida para um público
definido.
DIRECT SELLING - Venda direta, sem
intermediário.
DIRECT SELLING: Veja
Marketing direto. 1. Marketing efetuado através de
propaganda em vários tipos de mídia que interagem diretamente
com os consumidores, geralmente solicitando a eles que
apresentem uma resposta direta. 2. Venda direta. 3. Sistema de
venda em que a figura do vendedor ou de um ponto - de - venda é
substituída, no todo ou em parte, por estímulos de compra feitos
através da mídia impressa ou eletrônica.
DIREITOS - Reivindicações que habilitam uma
pessoa a realizar uma determinada ação.
DIRETOR - Em produção, denominação do
profissional encarregado da direção geral de um comercial.
DIRETOR ASSISTENTE - Pessoa que auxilia o
diretor geral comunicando-lhe as "deixas" que devem
ser observadas, os sinais de movimentos feitos no texto etc.
DIRETOR DE ARTE - Chamado em certos casos,
layout man, compõe, com o redator, a dupla de criação. Produz os
rafes e os layouts das diferentes peças; orienta o trabalho de
produção e assegura a boa qualidade visual do produto.
Profissional normalmente integrante de uma "dupla de
criação; e que é o responsável por toda parte gráfica e de
comunicação visual de uma peça, dividindo com o redator a
criação desta peça.
DIRETOR DE CONTA - Pessoa responsável por
uma ou várias contas de propaganda de uma agência.
DIRETOR DE CRIAÇÃO - Pode ser um redator ou
outro especialista, cabe-lhe o comando geral do departamento de
criação. Quando não há um diretor de planejamento, é quem
organiza o plano geral da campanha. A extensão de suas funções
depende do organograma e da orientação interna de cada agência.
O diretor de criação pode, inclusive, ser o diretor de operações
ou gerente da agência.
DIRETRIZES ESTRATÉGICAS - Conjuntos de
indicaçoes, de caráter amplo, que direcionam o comportamento da
organizaçao como um todo e orientam o processo de tomada de
decisoes, visando ao alcance dos objetivos estratégicos.
DIRETRIZES ORGANIZACIONAIS -O conjunto de
instruções,procedimentos, propósitos,normas ou indicações que
devem ser considerados para se levar a termo um plano de ação.
Incluem-se aqui a missão, a visão e os objetivos da organização.
DISCADOR AUTOMÁTICO: Dispositivo de um
aparelho de telefone que serve para armazenar em memória própria
números de telefone para fins de acesso futuro e discagem
automática.
DISCOUNT HOUSE: Veja Loja de desconto.
Instituição varejista que vende mercadorias - padrão por preços
menores aceitando margens mais baixas e vendendo maiores
volumes. Tem como objetivo facilitar o escoamento de ponta de
estoque. Exemplo: Promocenter, Multishop.
DISCOUNT OFF: Veja Cupom de desconto. Peça
promocional que contém uma oferta de desconto de preço,
normalmente por determinado período. Distribuído através de mala
direta, mídia impressa, embalagem de produtos ou nos postos de
venda.
DISCOUNT PRICE: Veja Desconto no preço.
DISCOUNT STORE: Veja Loja de desconto.
Instituição varejista que vende mercadorias- padrão por preços
menores aceitando margens mais baixas e vendendo maiores
volumes. Tem como objetivo facilitar o escoamento de ponta de
estoque. Exemplo: Promocenter, Multishop.
DISCOUNT-HOUSE - Loja de descontos. Tem
como objetivo facilitar o escoamento de pontas de estoque.
DISCRIMINAÇÃO NO PREÇO: Concorrência danosa
que se origina ao vender os mesmos produtos a compradores
diferentes com preços diferentes.
DISCRIMINATORY PRICING: Venda de produtos
ou serviços a diferentes preços para diferentes consumidores.
DISCUSSAO EM GRUPO - ou Focus Group - Forma
de pesquisa qualitativa visando obter informaçoes de um grupo
específico sobre produtos, serviços e campanhas publicitárias.
DISCUSSÃO EM GRUPO: Pesquisa qualitativa de
caráter exploratório de um segmento do mercado, com vistas à
obtenção de dados sobre sua opinião, comportamento, percepções
etc. sobre um assunto, problema, produto ou serviço. Sob a
condução de um moderador, um grupo de pessoas escolhidas por
suas características predeterminadas (classe, idade, sexo,
educação etc.). e/ou específicas de um assunto (como posse da
coisa ou experiência como produto/serviço) se reúnem para
discutir um assunto em foco. Essa discussão é observada e
registrada. A pesquisa com vários grupos permite, após análise
dos resumos da discussões, chegar-se a conclusões utilizáveis
mercadologicamente, sobretudo como base para posteriores estudos
quantitativos. Veja Moderador. MODERDOR: Pessoa encarregada de
uma discussão em grupo que apresenta o tema aos participantes e
coordena as ações de cada um.
DISORIENTEDS: A integração européia os
desorientou e tornou instáveis, enxergaram a realidade de um
modo extremamente pessimista e, por isso, procuram segurança
econômica com desespero, são sensíveis às ameaças sociais e têm
pouquíssima confiança em si mesmo e no mundo que os rodeias (que
enxergam caindo, sem que possa fazer nada).
DISPLAY - Peça utilizada para exposiçao de
produtos e para atrair a atençao do público-alvo. Podem ter a
forma de gôndolas, prateleiras móveis, cartazes etc. O display
pode simplesmente mostrar graficamente um produto como também
conter o próprio produto em seu interior, induzindo o consumidor
a pegá-lo.
DISPLAY - Qualquer elemento destinado a
promover, apresentar, expor, demonstrar e ajudar a vender
qualquer produto ou serviço, podendo ser colocado diretamente no
solo, vitrine, balcão e gôndola.
DISPLAY COUNTER: Display
de balcão.
DISPLAY DISPENSER: Display de prateleira.
DISPLAY FLOOR: Display
de assoalho.
DISPLAY WALL: Display de
parede.
DISPLAY: 1. Dispositivo para representação
visual da informação através de palavras, números e gráficos. A
imagem da informação. 2. Mostruário. Veja também Móbile. Peça
promocional usada em pontos de venda, suspensa no ar por fios
presos ao teto.
DISPOSIÇÃO DE NÃO-CONFORMIDADE- Ação a ser
implementada na entidade em situação irregular de modo a
resolvera não-conformidade.Nota:1 - A ação pode tomar forma,
dentre outras, de uma correção, por exemplo, um reparo ou um
retrabalho,reclassificação, sucata,concessão, pós-produção e
modificação de um documento.
DISSONÂNCIA COGNITIVA: Sensação de
desconforto causada no consumidor pelo conflito pós- compra.
Sensação desagradável decorrente da existência de cognições
incompatíveis entre si. Por exemplo, acreditar que o trabalho
deve Ter justa remuneração, mas estar recebendo elevado salário
para quase nada fazer, o que provoca o desconforto de sentir
estar ''aproveitando da organização''.
DISSONÂNCIA: Tensão causada pela incerteza
sobre uma decisão tomada.
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DE MEDIDAS AMOSTRAIS-
Distribuição das médias amostrais obtida quando extraímos
repetidas amostras de mesmo tamanho e da mesma população.
DISTRIBUIÇAO DE FREQUENCIA - Número de
vezes em que determinados segmentos de públicos sao expostos a
uma determinada mensagem publicitária em funçao de sua maior ou
menor exposiçao a mídia. Exemplo: se temos um público de l
milhao de pessoas e 40% (400 mil) viram determinado anúncio,
encontraremos a distribuiçao de freqüencia quando segmentarmos
esse público de 400 mil pessoas entre vários grupos: os que
viram o anúncio apenas uma vez, aqueles que viram duas, tres
etc.
DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA: Número de vezes
em que determinados segmentos de públicos são expostos a
determinada mensagem publicitária em função de sua maior ou
menor exposição à mídia. Exemplo: se temos um público de 1
milhão de pessoas 40% (400 mil) viram determinado anúncio,
encontraremos a distribuição de freqüência quando segmentarmos
esse público de 400 mil pessoas entre vários grupos: os que
viram o anúncio apenas uma vez, aqueles que viram duas, três
etc. Tabela que agrupa os elementos segundo o número de
ocorrências. Para a mídia, divide os indivíduos (ou domicílios)
que viram, leram ou ouviram (ou tiveram a oportunidade de ver,
ler ou ouvir) a mensagem publicitária, segundo a freqüência de
exposição.
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON- Distribuição
discreta de probabilidade que se aplica a ocorrências de um
evento ao longo de um intervalo especificado de tempo,
distância, área, volume ou outra unidade semelhante.
DISTRIBUIÇAO DIRETA - Utilizaçao dos
sistemas de mala direta, reembolso postal ou door to door para
levar o produto ou serviço diretamente ao consumidor.
DISTRIBUIÇÃO DIRETA: Utilização dos
sistemas de mala direta, reembolso postal ou door to door (porta
a porta) para levar o produto ou serviço diretamente ao
consumidor.
DISTRIBUIÇÃO DUAL: Diz- se quando um
fabricante usa vários canais correntes para atingir o mesmo
mercado- alvo.
DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA: Conceder a um
número limitado de revendedores o direito exclusiva de
distribuição os produtos da empresa em seus territórios.
DISTRIBUIÇÃO F- Distribuição contínua de
probabilidade introduzida na Seção 8-4.
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA: Operação envolvendo
diversas etapas como estoque, transporte e armazenamento de
produtos desde o produtor até o consumidor.
DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA: Estocagem de
produtos em tantos estabelecimentos quantos possíveis.
DISTRIBUIÇÃO NORMAL BIVARIADA- distribuição
de dados emparelhados em que, para qualquer fixo de uma variável
se distribuem segundo a normal.
DISTRIBUIÇÃO NORMAL- Distribuição de
probabilidade em forma de sino, dada algebricamente pela fórmula
5-1 na Seção 5-1.
DISTRIBUIÇÃO NORMAL PADRONIZADA-
Distribuição normal com média 0 e desvio- padrão 1.
DISTRIBUIÇAO NUMÉRICA - Relaçao entre o
número de lojas onde a marca está presente X o número de lojas
do Universo em que atua.
DISTRIBUIÇÃO NUMÉRICA: Relação entre o
número de lojas onde a marca está presente frente ao número de
lojas do universo em que se atua.
DISTRIBUIÇAO PONDERADA - Volumes de vendas
em espécie (dinheiro) das lojas onde a marca está presente X o
número de vendas negociado pela categoria de produtos.
DISTRIBUIÇÃO PONDERADA: Volume de vendas em
espécie (dinheiro) das lojas onde a marca está presente, frente
ao número de vendas negociado pela categoria de produtos.
DISTRIBUIÇÃO QUI-QUADRADO- Uma distribuição
contínua de probabilidade ( introduzida na Seção 6-5)
DISTRIBUIÇÃO SELETIVA: Utilização e mais de
um (mas não de todos) intermediário, que esteja disposto a
trabalhar os produtos da empresa.
DISTRIBUIÇÃO T DE STUDENT- Distribuição em
forma de sino, em geral associada a experimentos com pequenas
amostras; chamada também distribuição t.
DISTRIBUIÇÃO UNIFORME- Distribuição de
probabilidade em que todo valor da variável aleatória tem a
mesma chance.
DISTRIBUIÇÃO: 1. Ato de distribuição,
repartição, serviço de entrega, da correspondência postal aos
destinatários. 2. Estudo da riqueza como fato econômico, sob o
aspecto de sua repartição social por meio de salários,
ordenados, aluguéis, juros e lucros.
DISTRIBUIDOR: Atacadista
DIVERSIFICAÇÃO - Estratégia de crescimento
da empresa que consiste em iniciar ou adquirir novos negócios
diferentes dos atuais.
DIVERSIFICAÇÃO DAS REDES: Modalidade onde
se utiliza tecnologia de algumas redes na criação e no
desenvolvimento de outras, destinados a públicos distintos.
DIVERSIFICAÇAO HORIZONTAL - Quando os novos
produtos sao introduzidos numa linha já existente.
DIVERSIFICAÇÃO HORIZONTAL: Quando os novos
produtos são introduzidos numa linha já existente.
DIVERSIFICAÇAO VERTICAL - Quando a empresa
inclui dentre suas operaçoes normais atividades que antes eram
executadas por terceiros, como produçao de matéria-prima ou
distribuiçao junto ao público final, por exemplo.
DIVERSIFICAÇÃO: Estratégia de crescimento
da empresa que consiste em iniciar ou adquirir novos negócios
diferentes dos atuais.
DIVERSIFICÇÃO VERTICAL: Quando a empresa
inclui entre suas operações normais atividades que antes eram
executadas por terceiros, como produção de matéria- prima ou
distribuição junto ao público final, por exemplo.
DIVIDENDO: Parte dos lucros referentes à
rentabilidade dos recursos investidos pela empresa e
proporcional à quantidade de ações possuídas.
DOGS (abacaxis): Negócios com baixa taxa de
desenvolvimento com as quais a empresa tem participação de
mercado marginal. Geram pouco ou nenhum lucro. Veja também
Boston Consulting Group Matrix.
DOMICÍLIO: Em propaganda, unidade de
moradia receptora de mensagens publicitárias.
DOMINÂNCIA - Excesso de exposiçao de um
determinado serviço ou produto por meio da utilizaçao maciça dos
meios de comunicaçao e com o objetivo de dificultar a penetraçao
da concorrencia.
DOMINÂNCIA: Excesso de exposição de
determinado serviço ou produto por meio da utilização maciça dos
meios de comunicação e com objetivo de dificultar a penetração
da concorrência.
DONWLOAD - Ato de trazer algo que está em
algum site na Internet para dentro do próprio computador. Em
termos de marketing, catálogos e manuais serão disponibilizados
na Internet, com a vantagem de poder ser ampliados e atualizados
(fotos, vídeos, depoimentos e outras mídias) conforme a
necessidade. No entanto, para arquivos maiores, que requerem
mais memória (por exemplo, vídeo, música etc), é necessário,
ainda hoje, fazer um donwload para poder "abrir" essas
mídias no próprio computador e visualiza-las.
DOOR TO DOOR - Vendas porta a porta.
DOOR TO DOOR SAMPLING: Técnica de
amostragem em que o produto é distribuído porta à porta, por
equipes especializadas.
DOOR TO DOOR: Vendas porta à porta.
Exemplo: o sistema difundido pela Avon na venda de seus
cosméticos.
DOTAÇÃO: Quantia reservada para determinado
gasto ou investimento.
DOW JONES. Denominação de um índice
utilizado para o acompanhamento de evolução dos negócios na
Bolsa de Valores de Nova York. Seu cálculo é feito a partir de
uma média das cotações entre as trinta empresas industriais de
maior importância, as vinte companhias ferroviárias mais
destacadas e as quinze maiores empresas concessionárias de
serviços públicos.
DOWNLOAD: Ato de trazer algo que está em
algum site na Internet para dentro do próprio computador. Em
termos de marketing, catálogos e manuais serão disponibilizados
na Internet, com a vantagem de poder ser ampliados e atualizados
(fotos, vídeos, depoimentos e outras mídias) conforme a
necessidade. No entanto, para arquivos maiores, que requerem
mais memória (por exemplo vídeo, música etc.), é necessário,
ainda hoje, fazer um download para poder "abrir" essas mídias no
próprio computador e visualizá-las.
DPS: Anúncio de página dupla.
DRAWBACK - Devoluçao ou isençao de impostos
quando da importaçao de matérias-primas que servirao
exclusivamente para serem transformadas em produtos visando a
exportaçao.
DRUCKER, PETER - Considerado o pai da
gestão,nasceu na Áustria e trabalhou como jornalista em
Londres,antes de ir para os EUA em 1937. Escreveu o primeiro
livro em 1946,Concept of the Corporation,e criou conceitos como
a gestão por objetivos. Para ele, a gestão é uma disciplina
humana que tem por base o conhecimento e a formação das pessoas.
DRUG STORE: Terminologia já muito difundida
entre nós e que caracteriza uma loja cuja atividade principal é
a venda de drogas(produtos farmacêuticos em geral) e que ao
mesmo tempo vende outros produtos direta ou indiretamente
ligados à atividade principal.
DRY TEST - Teste feito com uma pequena
quantidade de produto o qual foi produzido especificamente para
pesquisar sua demanda junto ao público-alvo.
DRY TEST: Obter pedidos de um produto ainda
não disponível, para determinar sua probabilidade de sucesso em
vendas, através de peças de resposta direta, utilizando mala
direta ou mídia impressa. Teste feito com uma pequena quantidade
de produto o qual foi produzido especificamente para pesquisar
sua demanda junto ao público-alvo. Dumping -Venda de produtos a
preços mais baixos que os custos, com a finalidade de eliminar a
concorrência e conquistar fatias maiores de mercado.
DUMPING - Forma exploratória de incentivar
artificialmente a exportaçao de determinado produto isentando-o
de impostos ou taxas que deveriam ser cobrados e ao mesmo tempo
punindo o consumidor interno através do aumento excessivo destes
impostos a fim de compensar o baixo preço para o mercado
externo.DADO: Aquilo que se torna como base para um cálculo
quantitativo ou qualitativo.
DUMPING: Exportação e venda de mercadorias
a preços inferiores aos estabelecidos pelo mercado internacional
ou local, caso em que concorrerão com os fabricantes locais, de
forma a prejudicar venda destes no país e até o dispositivo
industrial do país importador. É tida como prática desleal para
colocação dos produtos no mercado. A prática do dumping é
coibida pelo GATT, no âmbito internacional.
DUOPÓLIO: Sistema de marcado com apenas
dois produtores de um bem homogêneo ou de dois bens
substituíveis, no mundo inteiro. Por exemplo: só existem dois
fabricantes de sorvetes de cera, utilizados em fotos
publicitárias (os verdadeiros derretiam sob a luz do estúdio).
DUOPOLY: Veja duopólio. Sistema de mercado
com apenas dois produtores de um bem homogêneo ou de dois bens
substituíveis, no mundo inteiro. Por exemplo: só existem dois
fabricantes de sorvete de cera, utilizados em fotos
publicitárias (os verdadeiros derretiam sob a luz do estúdio).
DUPLA CENTRAL - Anúncio de página dupla em
jornal ou revista e que coincida com o meio do caderno.
DUPLA DE CRIAÇÃO - Tradicionalmente
conhecida como a que reúne um redator e um diretor de arte os
quais se incumbem do processo de criação de peças de peças
promocionais ou de propaganda.
DUPLA FALSA - Anúncio de página dupla que o
mesmo não estando na parte central do jornal ou revista mantém
sua característica de inteireza gráfica, não havendo separação
da mensagem entre as páginas.
DUPLEX - Papel composto por duas camadas de
pasta unidas sem uso de cola durante seu processo de fabricação
e que tem como característica principal as faces de cores ou de
texturas diferentes.
DUPLO CEGO- Processo usado em um
experimento, segundo o qual a pessoa não sabe se está recebendo
um tratamento ou um placebo; a pessoa que administra o
tratamento também não sabe.
DURATRANS KODAK R - Filme de poliéster
translúcido produzido por processo fotográfico, utilizado para
impressão de mensagem e/ou imagem em black lights.DEADLINE - O
mesmo que fechamento. Último prazo para entrega de um material
ou serviço.
DVD: Originalmente denominado Digital Vídeo
Disk e atualmente Digital Versatile Disk. Possui capacidade bem
maior que o CD: de 4.7 GB até 17 GB, dependendo de ter face
simples ou dupla, camada simples ou dupla. Em quanto o CD
permite 74 minutos de informação, o DVD permite mais de 32
horas.
Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas - Dicionário da Propaganda: Fortunecity - Visualy