Dicionário de Publicidade e Propaganda - Verbetes com a letra E

 

E- CASH: Nome popular do dinheiro digital, criado pela digicash, hoje quase sinônimo de dinheiro eletrônico na Internet (www.digicash.com) .

E- COMMERCE: Este é um comércio caracterizado pela troca de bits, onde as transações são feitas no Cyberspace. O relacionamento é digital e, portanto, virtual. Os produtos ou serviços se utilizam de uma mídia digital, a multimídia e os principais veículos deste comércio são: CD- ROM, quiosques, BBS e Internet. É também conhecido como comércio virtual ou comércio eletrônico.

E- MARKETING: Veja Marketing digital. Também chamado de Cybermarketing ou E-marketing, o marketing digital está surgindo. Não existe ainda uma definição clara do que é marketing no cyberspace. Os "marketeiros" sérios, como Peter Drucker, Tom Peters ou James Martin, não partilham a mesma opinião entre si. Isso ocorre porque não há, ainda, exemplos consistentes e a mídia não está consolidada. Por exemplo: o texto é, hoje, a mídia mais importante, mas será claramente substituída pela voz. A primeira vantagem do marketing digital é o atendimento totalmente personalizado a um custo de atendimento de massa. O que Stan Rapp previu em seu livro (RAPP, Stan. Maximarketing. São Paulo: Makron Books, 1994) (o consumidor sendo atendido individualmente) não aconteceu, de fato, com o marketing direto, mas vai acontecer com o marketing digital. A segunda grande vantagem, mais imediata, é a substituição dos catálogos e manuais: muito mais completo, atual e barato para quem produz e não ocupa espaço de quem os utiliza. Existe uma enorme gama de vantagens, principalmente para o futuro. O Marketing Digital vai colonizar o cyberspace e tornar a realidade virtual uma virtualidade real, trazendo retorno sobre o investimento e transformando significativamente as relações de negócios.

E.V.A- Economic Value Added ou Valor Econômico Agregado.

ECONOMIA DE ESCALA - Aumento proporcional de todos os fatores de produçao tendo como objetivo a reduçao do custo unitário.

ECONOMIA DE ESCALA: Aumento proporcional de todos os fatores de produção tendo como objetivo a redução do custo unitário.

ECONOMIA FECHADA: Isolamento econômico de um país mantendo as portas fechadas para importações ou exportações, baseando- se na auto- suficiência.

ECONOMIA POPULAR - Conjunto de interesses econômicos de um povo e que está sob a proteçao jurídica do Estado. Para controlar ou fiscalizar este rol de interesses existem mecanismos de defesa do consumidor que devem estar sempre atuantes.

ECONOMIA: Ciência relativa aos estudos de produção acumulação, distribuição e consumo de bens materiais.

ECOSSISTEMA: Relação entre o meio ambiente e toda forma de vida que nele habita, buscando o equilíbrio geológico, atmosférico, meteorológico e biológico.

EDI - Eletronic Data Interchange - Série de Processos que permite o intercâmbio eletrônico de informações, internamente e entre parceiros comerciais.

EDI- Eletronic Data Interchange. Intercâmbio eletrônico de dados entre o cliente e o agente vendedor, geralmente incluindo informações relativas a colocação e atendimento de pedidos, contas em aberto e especificações do produto ou serviço.

EDIÇÃO - Tarefa de editar as cenas gravadas (em videoteipe) de um comercial, organizando, selecionando e colocando-as na seqüência adequada. Esse trabalho (que corresponde à montagem do cinema) geralmente é feito em duas etapas, à primeira para ter uma primeira edição (equivalente ao copião do filme) e a segunda para fazer a edição final do comercial. (Ver Copião e Montagem)

EDITAR - Em jornal, selecionar o que vai ser impresso. Em produção eletrônica, escolher e selecionar a ordem em que vão entrar as diversas cenas filmadas.

EDITOR - Em produção, profissional que faz a edição ou aparelho de videoteipe que realiza esse trabalho. (Ver Edição)

EDITORA - Empresa que edita revistas ou jornais.

EFEITO CUMULATIVO - Conseqüencia da repetiçao de uma mensagem sobre determinado grupo identificado.

EFEITO ESPECIAL - Em produção, qualquer efeito mecânico (realizado durante a filmagem ou gravação), fotográfico ou de edição (realizado na etapa de finalização) capaz de gerar uma imagem especialmente modificada da realidade, dramatizando a intenção de comunicação desejada. (Ver Filmagem, Finalização e Gravação).

EFEITO ICEBERG - Resultado inicial inevitável de aplicação do Gerenciamento da Qualidade Total – os problemas que se encontravam “encobertos” começam avir à tona, dando a impressão de que “as coisas estão piorando”. O efeito iceberg é um bom indicador,uma vez que os problemas que se encontravam mascarados e invisíveis passam a ser identificados e solucionados.

EFEITO MULTIPLICADOR - Retorno de imagem de um produto, serviço ou empresa feito a partir de uma açao promocional e que obteve uma abrangencia superior ao planejado inicialmente e sem investimentos adicionais.

Efeito placebo- Efeito que ocorre quando um indivíduo não tratado acredita, incorretamente, que está recebendo um tratamento real e reporta uma melhora de sintomas.

EFEITO RESIDUAL - Aquilo que fica gravado como lembrança / percepção nas pessoas de uma peça ou campanha de propaganda (Ver Recall)

EFEITO RESIDUAL - Tudo aquilo que ficou guardado em nossa memória após passar algum tempo de termos visto um anúncio ou uma mensagem em geral.

EFICÁCIA DA ASSISTÊNCIA - Mede até que ponto a assistência recebida exerce o efeito desejado com um mínimo de esforço ou desperdício de recursos.

EFICÁCIA: Capacidade de fazer o trabalho atribuído. Razão pela qual se realiza uma ação, observando os resultados alcançados e os objetivos atingidos.

EFICIÊNCIA - Refere-se à capacidade de executar corretamente uma determinada tarefa com o melhor aproveitamento(otimização) dos recursos disponíveis. É fazer certo a coisa.

ELASTICIDADE - Capacidade que o mercado tem em absorver quantidades cada vez maiores de bens de consumo.

ELASTICIDADE DA DEMANDA: Capacidade que o mercado tem em absorver quantidade cada vez maiores de bens de consumo.

ELASTICIDADE DA PROCURA - Relação entre a variação da procura de um produto e as alterações de variáveis com as quais possa estar relacionada, como por exemplo o rendimento dos consumidores ou dos preços.

ELASTICIDADE DA PROPAGANDA - A relação entre uma mudança no orçamento de publicidade e a mudança resultante nas vendas de produtos.

E-LEARNING - Termo conhecido como "aprendizado eletrônico" ou "educaçao a distância".

ELETROCÓPIA - Qualquer tipo de cópia que utiliza o processo de atraçao de partículas de pigmento através da aplicaçao de carga eletrostática.

E-MAIL: 1-Abreviatura de electronic - mail, ou correio eletrônico. Serviço que proporciona a troca de informações on- line à distância. Proporciona ao usuário vantagens que superam o telefone, os correios e o fax, pois com o e- mail qualquer pessoa com uma linha telefônica e um computador dotado de modem terá a possibilidade de interligar- se instantaneamente com o resto do planeta. 2- Correio eletrônico. É o serviço de maior alcance na Internet. Permite a troca de mensagens entre usuários de forma cada vez mais interativa. Poderosa ferramenta de marketing, atualmente no estado da arte, que terá desdobramentos antes nunca imaginados pelo marketing direto.

EMBALAGEM PROMOCIONAL - Embalagem produzida para utilização específica numa determinada promoção (datas comemorativas, "leve 3 pague 2", inclusão de brindes e bônus de volume).

Embalagem Promocional - Embalagem produzida para utilização específica numa determinada promoção (datas comemorativas, "leve 3 pague 2", inclusão de brindes e bônus de volume).

EMBALAGEM: 1- Invólucro que acondiciona e protege produtos. Segundo a ABNT- Associação de Normas Técnicas -, podemos considerar três tipos de embalagens: embalagem de despacho (própria para proteger o produto quando transportado); embalagem intermediária (que somente acondiciona produtos dentro dela servindo para transporte interno); embalagem individual (aquela que normalmente acompanha o produto no ato de aquisição pelo consumidor final). Alguns exemplos de caixas de papelão definidas pela ABNT: caixa normal (quando todas as abas tem o mesmo comprimento); caixa especial (quando as abas internas são maiores que as externas); meia caixa normal com tampa (quando as quatro abas superiores são substituídas por uma tampa). 2- O invólucro ou recipiente usado para embalar. 3- seção de lojas ou fabrica onde embalam as mercadorias, a "vestimenta" do produto, ou seja, a embalagem em todos os aspectos gráficos, cromáticos e figurativos tem alto valor expressivo, pois deve comunicar a natureza e as características do produto quanto a sua personalidade.

EMBALAGENS DISPLAY - Embalagem que também funciona como display.

Embalagens Display - Embalagem que também funciona como display.

EMBARGO: Proibição sobre a importação de certos produtos.

EMISSOR:1- Pessoa ou organização que origina a mensagem em termos de comunicação. O fabricante, que faz a propaganda, é o emissor. Na área de comunicação, é o agente que inicia mensagens de tal maneira que aquele que as receba (receptor)entenda seu significado através de códigos em comum. 2- Em economia, entende- se como a entidade autorizada a emitir moeda- papel.

Empiricamente- Que é fundado ou guiado somente pela experiência ou o poder da cura sem a ajuda da ciência.

EMPLOYE NUMBER: Número de empregados.

EMPOWERMENT - Processo de delegação de poder aos colaboradores,particularmente aqueles que integram a linha de frente.

EMPRATELEIRAMENTO HORIZONTAL - Quando produtos da mesma natureza sao dispostos em faixas horizontais.

EMPRATELEIRAMENTO PARTICIPATIVO - Quando produtos de diversas marcas ocupam áreas divididas seguindo sua participaçao no volume de vendas.

EMPRATELEIRAMENTO VERTICAL - Quando produtos da mesma natureza sao dispostos em faixas verticais.

EMPREENDEDOR: 1- Que empreende; ativo, arrojado. Denominação dada ao profissional com capacidade natural de gerir e impulsionar negócio próprio ou de terceiro a partir de medidas arrojadas e positivas.2- Fundador de uma empresa, ou então, que amplia os negócios de uma já existente e de sua propriedade. Empresa 1:1- A organização que pratica o marketing individualizado (1:1) por meio de (1) acompanhamento individual dos clientes, (2) interação com eles e (3) integração do feedback de cada cliente em seu próprio comportamento junto àquele cliente.

EMPRESA CENTRADA NO CONSUMIDOR: Empresa que se concentra na evolução das expectativas dos consumidores ao projetar suas estratégias.

EMPRESA CENTRADA NO MERCADO: Empresa que equilibra sua atenção entre seus consumidores e seus concorrentes, ao projetar suas estratégias de marketing.

EMPRESA CENTRADA NOS CONCORRENTES: Empresa cujos movimentos são baseados, principalmente, nas ações e reações dos concorrentes; ela despende a maior parte de seu tempo acompanhando os movimentos e participações de mercado dos concorrentes, e tentando encontrar estratégias para atacá-los.

EMPRESA DE CAPITAL ABERTO: Que tem seus títulos negociados na Bolsa de Valores.

EMPRESA DE CAPITAL FECHADO: Aquela cujo capital é constituído pela participação dos sócios e os títulos não podem ser livremente negociados em Bolsa de Valores.

EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA: Empresa de estocagem, de transportes e outras que ajudam uma empresa a estocar e transportar seus bens dos pontos de origem para seus destinos.

EMPRESA GLOBAL: Empresa que, operando em mais de um país, obtém vantagens em P&D, produção, marketing e vantagens financeiras em seus custos e reputação; que não estão disponíveis para concorrentes puramente domésticos.

EMPRESA MULTINACIONAL: Grande empresa cujas operações e divisões se espalham por vários países, mas que é controlada por um escritório central. Empresa um a um- Ver Empresa 1:1.

EMPRESA VIRTUAL: Nova tendência dos negócios, em que as empresas não possuem mais sede, suas funções estão divididas em diferentes localidades e se comunicam por meio de um sistema que permite trabalhar como se tivessem no mesmo local. No conceito de Cybercorp de Janes Martin (MARTIN, James. A grande transição S. 1. : Futura, s.d), a empresa é orientada à administração de processos e não mais à divisão de áreas. Essa nova configuração incentiva a medição do trabalho por resultados e não por horas e trabalho. Uma empresa pode ser totalmente virtual- como a Amazon Book, uma livraria que existe somente na Internet- ou parcialmente virtual - como a Nike. Essa tendência não é uma modernização da administração, mas uma revolução que afetará radicalmente as relações de trabalho e a atuação mercadológica. A maior conquista da empresa virtual é possibilitar condições de trabalho que são igualmente interessantes tanto para os funcionários como para os acionistas.

EMPRESÁRIO: 1- Pessoa responsável pelo bom funcionamento de uma empresa; homem de empresa; referente a empresa. 2- Aquele que se ocupa da vida profissional e dos interesses de pessoas que se distinguem por seu desempenho perante o público.

EMPRESAS DE COURIER: Distribui encomendas, malotes e impressos via aérea.

ENCABEÇAMENTO - Início de uma página feito com uma gravura ou vinheta.

ENCAIXE - 1. Em mídia, disponibilidade de tempo ou espaço em um veículo. 2. Em direção de arte, espaço aberto em um texto para colocar a ilustração, ou vice-versa. 3. Em artes gráficas, técnica de justapor dois ou mais cromos em uma matriz (fotolito, rotofilme, etc.) 4. Ato de preencher uma janela com anúncio ou comercial. (Ver Cromo, Fotolito, Janela e Rotofilme).

ENCAIXE - Disponibilidade financeira da empresa ou, na linguagem de mídia, quando existe espaço ou tempo em algum veículo.

ENCALHE - Diferença entre a circulação e a tiragem de um veículo impresso, que é devolvida pelas bancas e distribuidores às editoras. (Ver Circulação e Tiragem)

ENCANTAR: Surpreender, maravilhar, superar a expectativa do cliente. Muito importante para que o cliente retorne ao negócio e se mostre fidelizado por se sentir encantado com o atendimento recebido.

ENCARTE - Colocaçao de folhas soltas impressas de forma diferenciada, dentro de uma publicaçao.

ENCARTE - Peça publicitária gráfica encartada em jornal e revista, no formato do veículo ou não. Serve para dar visibilidade à mensagem, ser destacada pelo consumidor ou para atingir segmentos geográficos e de mercado.

ENCASAR - Intercalar folhas impressas, umas dentro das outras, a fim de formarem um caderno.

ENDEREÇABILIDADE- Clientes que podem ser individualmente acessados podem ser alvos de remessa de diferentes mensagens individuais, geralmente por meios de comunicação 1:1 (mídia 1:1). Meios de comunicação de massa caracterizam- se por falta de endereçabilidade, uma vez que enviam a mesma mensagem a todos, simultaneamente.

ENDEREÇAMENTO SEGMENTADO - Um esquema de endereçamento utilizado pelos processadores Intel, que divide o espaço do endereço em partes lógicas denominadas segmentos. Para acessar um determinado endereço a aplicação deve especificar o segmento e uma localização dentro dele.

ENDOMARKETING: É a utilização de ações de marketing voltadas para o público interno das empresas.

END-USER: Veja Consumidor. Indivíduo que compra bens ou serviços para consumo próprio e/ou de terceiros.

ENGENHARIA DA QUALIDADE - Ramo da engenharia que tratados princípios e práticas da qualidade.

ENSAIO - Procedimento para determinação de uma ou mais características de um produto.

ENTRAR EM MÁQUINA - Iniciar o processo de impressao a partir da colocaçao de chapa ou forma na máquina.

ENTREFOLHA - Folha em branco intercalada com outras já impressas, de uma mesma publicaçao, e que serve para anotaçoes.

ENTREGA DOMICILIAR: Sistema de entrega de mercadorias realizado por empresa privada, que opcionalmente faz a cobrança do valor de compra. Bastante utilizado para entrega nas grandes cidades devido a maior conveniência em relação ao reembolso postal.

ENTREGA JUSTI IN TIME: Os clientes recebem seus pedidos na ocasião em que necessitam do produto.

Entrelaçamento operacional- Interligar as operações da empresa com as do cliente. Fornecer ferramentas ao cliente para que ele possa desempenhar algumas das funções que de outra forma caberiam à empresa e tornar usual tal fornecimento para que o cliente possa adquirir maior controle sobre o atendimento que lhe está sendo dado.

ENTRELINHA - Em artes gráficas, espaço entre as linhas de um título ou texto.

ENTREPRENEUR: O criador de uma nova empresa ou o administrador que tenta melhorar uma unidade organizacional pela introdução de mudanças produtivas. Veja também Empreendedor.

ENTREPRENEURSHIP: Processo aparentemente descontínuo de combinar recursos para produzir novos bens e serviços.

ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE (DEPTH INTERVIEW) - Entrevista não estruturada através da qual o entrevistador procura, de acordo com o esquema geral, recolher o máximo de informações “naturais” por parte do inquirido.

ENTREVISTADO: Pessoa que responde às perguntas feitas por um entrevistador que a interroga por meios adequados às informações que se têm em mira.

ENVERNIZADO - Proteção de suportes impressos para qualquer tipo de vernizes.

Envernizado - Proteção de suportes impressos para qualquer tipo de vernizes.

ENVOLTÓRIO - Capa. Embrulho. Material que envolve produtos.

ENXERTAR - lntroduzir palavras em um texto.

ENXUGAR - Eliminar elementos desnecessários em um texto e que nao comprometem o sentido final. Limpar um texto. Deixá-lo mais claro.

EQUAÇÃO DE REGRESSÃO- equação algébrica que descreve o relacionamento entre variáveis.

Equação de regressão múltipla- Equação que traduz uma relação linear entre uma variável dependente y e duas ou mais variáveis independentes (x1, x2, ...xk).

EQUIPES DA QUALIDADE - Grupos de 5 a 10 pessoas de qualquer setor da organização(todos os servidores)que desempenham as seguintes atividades:a) pensam conceitualmente a qualidade;b) lêem e discutem literatura técnica sobre o assunto;c) disseminam no grupo a aprendizagem sobre qualidade;d) discutem outros aspectos culturais que possam ajudar no desenvolvimento da capacidade humana e profissional.

ERA DA PRODUÇÃO: Tempo em que uma empresa se concentrava na produção de produtos específicos pois a demanda era maior que a oferta e a concorrência sem grande expansão.

ERA DE EMPRESA DE MARKETING: Diz-se do esforço total da empresa que é orientado pelo conceito de marketing.

ERA DO DEPARTAMENTO DE MARKETING: Fase de desenvolvimento empresarial em que todas as atividades de marketing são mantidas sob o controle de um departamento, para melhorar o planejamento da política a curto prazo e integrar as atividades da empresa.

ERGOMETRIA: Medição de trabalho pelo ergômetro ou por outra maneira de avaliação.

ERGONOMIA: Conjunto de estudos que visam a organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre o homem e a máquina. Ciência ou disciplina que estuda os problemas de ajustamento ao meio por parte das pessoas e subseqüentemente procura adaptar as condições de trabalho às limitações humanas.

ERRATIC DEMAND: Veja sazonalidade. Relativo a sazão ou estação; próprio de, ou que se verifica em uma sazão ou estação.

ERRO AMOSTRAL- Diferença entre um resultado amostral e o verdadeiro resultado populacional: resultado de flutuações amostrais aleatórias..

ERRO DE AMOSTRAGEM: Extensão provável da diferença entre o valor da amostra e o interesse da população.

ERRO MÁXIMO DE ESTIMATIVA- Veja margem de erro.

ERRO- PADRÃO DA MÉDIA- Desvio - padrão de todas as médias amostrais x possíveis.

ERRO PADRÃO DE ESTIMATIVA- Medida da dispersão dos pontos amostrais aleatórias.

ERRO TIPO I- Erro que consiste em rejeitar a hipótese nula quando ela é verdadeira.

ERRO TIPO II- Erro que consiste em não rejeitar a hipótese nula quando ela é falsa.

ERROS NÃO-AMOSTRAIS- Erros conseqüentes de fatores externos não relacionados com a amostragem.

ESCADA DA FIDELIDADE: Forma de medir a atitude do cliente em relação a sua organização. Partimos de clientes em potencial, pesquisa inicial de possíveis clientes e no final encontramos os defensores, que ajudam a vender sua imagem e, dessa forma, executando a propaganda mais forte que se poderá obter.

ESCALA DE CORES - Em artes gráficas, as provas de cada uma das cores (geralmente quatro) de uma matriz para impressão. Serve para que o impressor possa controlar a impressão de cada cor de modo a atingir um bom resultado final.

ESCALA DE CORES - Material que contém inúmeras combinaçoes possíveis de tonalidades a serem utilizadas na impressao em cores.

ESCALA: Relação existente entre a grandeza gráfica e a grandeza real.

ESCAMBO - Troca direta de mercadorias sem o uso de moedas. Permuta.

ESCOPO- As economias de escopo são ortogonais às economias de escala. Escala refere- se à extensão ou porte das operações de uma empresa, ao passo que escopo refere- se à profundidade de entendimento ou de relacionamento com um dado cliente.

ESCOPO ATUAL: Quando se faz as suposições sobre o ambiente em que se atua listando oportunidades e ameaças (fatores externos) e pontos fortes e fracos (fatores internos); nesta fase define-se de forma abrangente quais são de fato os negócios da empresa - enumerando produtos ou serviços principais e mercados mais importantes e o que se pode (ou deve) fazer com cada um deles.

ESCOPO FUTURO: Quando se estabelece onde a empresa quer chegar e em quais ramos poderá atuar, elaborando-se uma lista de sugestões de novos negócios; cada uma dessas opções requer análise detalhada dos cenários de mercado (situação, dimensionamento, concorrência, política do setor etc.).

ESCOPO: Objetivo, alvo do trabalho.

ESCORE PADRONIZADO- Número de desvio- padrão em que determinado valor está acima ou abaixo da média; também chamado escore z .

ESCOREZ- Número de desvios - padrão em que determinado valor está acima ou abaixo da média.

ESCRITA AÉREA - Tipo de mídia onde a mensagem está escrita em uma faixa rebocada por uma aeronave, sendo que no uso noturno utiliza-se moderno sistema de apresentaçao eletrônica normalmente a partir de um helicóptero.

ESFORÇO DE MARKETING: Quantidade total de input da empresa no processo de marketing a fim de estimular vendas.

ESMAGAMENTO DO PONTO - Quando, durante o processo de impressao, se alarga ou engrossa os pontos de retícula, distorcendo a imagem impressa.

ESPACEJAMENTO - Abrir, colocar maior ou menor espaço entre as letras, palavras ou linhas do texto.

ESPACEJAMENTO - Em artes gráficas, espaço entre as letras de um título ou texto.

ESPAÇO - Área delimitada para uma peça publicitária. Tempo de duraçao de um comercial, spot etc. Unidade de medida em mídia.

ESPAÇO - Em mídia, todo e qualquer espaço (na mídia impressa) ou tempo (no rádio, TV e cinema) publicitário. (Ver Tempo)

ESPAÇO AMOSTRAL- Conjunto de todos os resultados ou eventos possíveis de um experimento que não podem mais ser subdivididos.

ESPAÇO DETERMINADO - Posiçao escolhida para veiculaçao de uma peça publicitária tanto na mídia impressa como eletrônica.

Especialidade de publicidade - Um produto impresso com, ou de outra forma, um logotipo ou mensagem promocional. Também chamado de produto promocional.

ESPECIALIZAÇÃO: Estratégia de crescimento de mercado quando uma empresa não dispõe de tecnologia para se aventurar em novos produtos/serviços; ela pode crescer graças a uma especialização que proporcione um fator diferenciador que gere mais vendas.

ESPECIFICAÇÃO - Documento que define requisitos.Notas:1 - Um qualificativo deve ser usado para indicar o tipo de especificação,tais como, especificação de produto e especificação de ensaio.2 - Uma especificação deve referir-se a incluir desenhos, modelos ou outros documentos apropriados bem como indicar os meios e critérios segundo os quais a conformidade pode ser verificada.

ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO: Estágio do processo de compra industrial no qual a organização compradora decide quais são e especifica as melhores características técnicas de produto para um item de que necessita.

ESPELHADO - Em mídia, (designa anúncio em uma página anterior ou posterior a outra que também tem uma mensagem publicitária).

ESPELHADO - Tipo de anúncio veiculado em lado ímpar, de página inteira ou em coluna e que se encontra posicionado frente a outro na mesma posiçao na página par subseqüente.

ESPELHO - Em produçao gráfica, o mesmo que Boneco. Representaçao gráfica para indicar o conteúdo das páginas de uma publicaçao. Em pesquisa, é o resumo do perfil dos participantes de uma Discussao em Grupo.

ESPELHO - Esquema da diagramação de uma publicação (Ver Diagramação)

ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing - entidade de ensino do mercado publicitário, com sede em São Paulo e unidades no Rio de Janeiro e Porto Alegre.

ESTAGFLAÇÃO: Situação caracterizada pela paralisação das atividades econômicas e da produção e em paralelo com a inflação dos preços. É a coexistência da inflação com a estagnação econômica.

ESTÁGIO DE CRESCIMENTO: Estágio do ciclo de vida do produto no qual as vendas do mesmo começam a crescer com rapidez.

ESTÁGIO DE DECLÍNIO: Estágio do ciclo de vida do produto no qual as vendas do mesmo declinam.

ESTÁGIO DE INTRODUÇÃO: Estágio do ciclo de vida do produto no qual o crescimento das vendas é lento e o lucro é praticamente inexistente devido às despesas de lançamento.

ESTÁGIO DE MATURIDADE: Estágio do ciclo de vida do produto no qual o crescimento das vendas se reduz ou estabiliza.

ESTAGNAÇÃO: Condição de taxa mínima de crescimento, ou quando a taxa de crescimento é menor que a esperada; estado estagnado, falta de movimento, paralisação.

ESTANDE - Pequena construção ou balcão armado em feiras ou locais públicos para servir de base a promotores e divulgadores de uma empresa ou marca, receber clientes e prospects, expor mercadorias e amostras, material publicitário ou promocional.

ESTATÍSTICA- Característica medida de uma amostra.

ESTATÍSTICA DE TESTE- Estatística amostral baseada em dados amostrais; usada para tomada de decisão quanto à rejeição da hipótese nula.

Estatística descritiva- Método usado para resumir as principais características de dados populacionais conhecidos.Dados coletados descritos por técnicas como calcular a média e a variação de dados de amostra, preparar mapas das tendências dos dados e calcular correlações de variáveis no conjunto de dados.

Estatística inferencial- Métodos que envolvem o uso de dados amostrais para fazer generalizações ou inferências sobre uma população.

ESTATÍSTICA: Conjunto de fatos numéricos respeitantes a um fato social.Conjunto de métodos para planejar experimentos, obter dados, organizar, resumir, apresentar, analisar, interpretar dados e tirar conclusões neles baseadas.

ESTILO - É a descriçao de como o comprador ve e sente o produto.

ESTILO DE VIDA: Padrão devida de uma pessoa, expresso em suas atividades, interesse e opiniões.

ESTIMADOR- Estatística amostral ( como média amostral x) utilizado para aproximar um parâmetro populacional estimado.

ESTIMADOR NÃO-TENDENCIOSO- estatística amostral que tende a visar o parâmetro populacional estimado.

ESTIMATIVA COMBINADA O2; - Estimativa da variância O2 comum a duas populações, obtida calculando-se a média ponderada das duas variâncias amostrais.

Estimativa combinada p1 e p2- Probabilidade obtida pela combinação dos dados de duas proporções amostrais, dividindo-se o número total de sucessos pelo número total de observações.

Estimativa intervalar- Veja intervalo de confiança.

Estimativa pontual- Valor isolado que serve como estimativa de um parâmetro populacional.

Estimativa- Valor específico ou intervalo de valores utilizado para aproximar um parâmetro populacional.

ESTIMATIVA: Previsão de vendas. Cálculo preliminar de orçamento.

ESTOQUE: Quantidade de mercadorias disponíveis e armazenadas para uso dos canais de distribuição.

ESTOURAR - Quando o texto composto excede o lugar para ele diagramado.

ESTRAPOLAÇÃO: Estimativa de um valor desconhecido através de utilização de uma série de valores conhecidos ( por exemplo: projeção da população mundial para o ano 2500 d.C ).

ESTRATÉGIA - Resultado de estudo analítico, que define a forma de se alcançarem objetivos e/ou metas específicas,aplicando meios e recursos disponíveis, pelo máximo aproveitamento das condições favoráveis.

ESTRATÉGIA COMPETITIVA: Estratégias que posicionem fortemente a empresa contra seus concorrentes e que lhe dêem a vantagem estratégica mais forte possível.

ESTRATÉGIA DE ATRAÇÃO: Plano para formar uma demanda de produto que os canais de distribuição serão forçados a atender.

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇAO - Aplicaçao dos vários recursos de comunicaçao com a finalidade de atingir o público-alvo, mostrando a ele as características dos produtos ou serviços ofertados e induzi-lo ao processo de compra.

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO: Aplicação dos vários recursos de veiculação com a finalidade de atingir o público- alvo, mostrando a ele as características dos produtos ou serviços ofertados e induzi-lo ao processo de compra.

ESTRATÉGIA DE MARKETING: Lógica de marketing pela qual a unidade de negócios espera atingir seus objetivos de marketing. A estratégia de marketing consiste em estratégias específicas para mercados- alvo, mix de marketing e níveis de gastos com marketing. Conjunto de objetivos, políticas e regras que orienta, no decorrer do tempo, o esforço de marketing da empresa- seu nível, seu composto e sua alocação- em parte, independentemente, e em parte, em resposta às condições ambientais e competitivas em mutação.

ESTRATÉGIA DE MÍDIA - Aplicaçao dos vários recursos de veiculaçao com a finalidade de levar as mensagens ao público-alvo.

ESTRATÉGIA DE MÍDIA: Aplicação dos vários recursos de veiculação com a finalidade de levar as mensagens ao público alvo.

ESTRATÉGIA DE MULTIMARCAS: Estratégia de acordo com a qual um vendedor desenvolve duas ou mais marcas da mesma categoria de produto.

ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA - Planejamento das atividades mercadológicas visando viabilizar o fluxo de mercadorias entre produtor e consumidor de modo a atender as necessidades do consumidor e os objetivos de venda da empresa.

ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA: Planejamento das atividades mercadológicas visando viabilizar o fluxo de mercadorias entre o produtor e o consumidor de modo a atender às necessidades do consumidor e os objetivos de venda da empresa.

ESTRATÉGIA OFENSIVA: Estratégia adotada pelas empresas que buscam atender liderança técnica e de mercado, situando-se a frente de seus concorrentes no lançamento de novos produtos. Com esse propósito, investem pesadamente em pesquisa e desenvolvimento, sendo bastante ágeis na exploração de novas oportunidades.

ESTRATÉGIA OPERACIONAL: Estratégia que visa identificar e definir as prioridades e escaloná-las, ao mesmo tempo em que propõem diretrizes básicas de ação, levanta necessidades de recursos e planeja a distribuição desses recursos.

ESTRATÉGIA TRADICIONAL: Estratégia adotada por empresas que atuam em mercados maduros, em que as mudanças tecnológicas se produzem lentamente, não sendo sentida a necessidade de inovação.

ESTRATÉGIA: 1. Arte militar de planejar e executar movimentos e operações de tropas. 2.Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos. 3. Arte de utilizar adequadamente os recursos físicos, financeiros e humanos, com a finalidade de minimizar as ameaças e maximizar as oportunidades.

ESTRATÉGIAS - Formas ou caminhos adotados pela organizaçao, para atingir os seus objetivos estratégicos e cumprir sua missao. Sao linhas de açao que dirigem a obtençao, a disposiçao e o uso dos recursos, com vistas a consecuçao dos objetivos estratégicos. Assim, uma estratégia é um conjunto integrado de açoes destinadas a gerar e manter vantagens.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING - O conjunto de ações previstas para alcançar os objetivos de marketing

ESTRATÉGIAS: Caminhos a seguir, ou planos de ação estabelecidos, para atingir o objetivo.

ESTRATIFICAÇÃO - Processo de classificar os dados em subgrupos baseados em características ou categorias. Estratificar é dividir as informações(dados) em grupos (ou estratos), constituindo-se numa ferramenta para a buscadas causas ou origens de um problema. Os dados devem ser agrupados por tempo,local, tipo, sintoma e outros fatores. A estratificação é fundamental para a construção do Gráfico de Pareto,sendo uma das Sete Ferramentas da Qualidade.

ESTRATIFICAÇAO -Divisao do público em camadas sociais. Segmentaçao por hábitos, sexo, idade, renda etc.

ESTRELA: Produto ou linha de produtos com alta taxa de crescimento e uma considerável participação de mercado que, freqüentemente demandam pesados investimentos para financiar seu crescimento acelerado. Unidade estratégica de negócio que apresenta elevada taxa de crescimento e elevada participação relativa de mercado. Situação de um produto ou linha de produtos segundo a matriz do portfólio de produtos ou matriz BCG.

ESTRUTURA - É o arranjo das funções(ou competências), com vistas ao cumprimento dos objetivos da organização.Compreende todos os órgãos que compõem o esboço de uma organização ou um órgão público.

ESTRUTURA BÁSICA - É o conjunto de órgãos subordinados diretamente aos Ministros de Estado, a titulares de órgãos integrantes da Presidência da República, de autarquias federais ou de fundações públicas.Esses órgãos são responsáveis pelo estabelecimento das principais diretrizes, pelo encaminhamento das soluções necessárias e pelos resultados obtidos. Sua aprovação é feita por meio de lei.

Estrutura de Banco de Dados em Rede - Modelo de banco de dados no qual as entidades se relacionam de forma semelhante à da estrutura hierárquica, permitindo, porém, relações entre entidades de níveis hierárquicos diferentes.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: Estrutura que divide o trabalho de empresa em tarefas especializadas, designa estas tarefas a pessoas e departamentos e as coordena, definindo laços formais entre pessoas e departamentos pelo estabelecimento de linhas de autoridade e comunicação.

ESTRUTURA REGIMENTAL - É o conjunto de unidades organizacionais de um mesmo órgão ou entidade, integrantes de estrutura básica.Sua aprovação, de competência exclusiva do Presidente da República, é feita mediante decreto. A estrutura regimental compreende os órgãos da estrutura básica, com suas competências especificadas até o terceiro nível organizacional. A competência de um Ministério,por exemplo, é distribuída a seus órgãos, mediante decreto de estrutura regimental e especificada em regimentos internos.

ESTUDO DE AMOSTRA PROBABILISTA. Estudo de amostra representativa do mercado a partir do qual a pesquisa pode generalizar com alguma "probabilidade" de exatidão. A amostra é obtida através da seleção de elementos ou grupos de uma população bem definida, por um procedimento que dá a cada elemento uma probabilidade calculável diferente de zero de ser incluído na amostra.

ESTUDO DE MOTIVAÇÃO - Estudo cujo objetivo é a descoberta dos motivos que estão na base do comportamento do consumidor: necessidades, exigências, atitudes, emoções, etc.

ESTUDO DE SEGMENTAÇÃO: Maneira de estratificar um mercado heterogêneos de forma a dispor de estratos mais homogêneos que apresentam as mesmas características.

ESTUDO DE VIABILIDADE - Conjunto de informaçoes necessárias para analisar qual seria o comportamento de um produto, se o mesmo fosse criado e lançado no mercado.

ESTUDO DE VIABILIDADE: Conjunto de informações necessárias para analisar qual seria o comportamento de um produto, se o mesmo fosse criado e lançado no mercado.

ESTUDO OBSERVACIONAL- Estudo em que observamos e avaliamos características específicas, mas não procuramos manipular nem modificar os elementos estudados.

ESTUDOS DE MEIOS (media research) - Estudos sobre a natureza e composição das audiências dos vários meios publicitários (empresa, rádio, televisão, cinema).

ESTUDOS DE MERCADO - Conjunto de ações com vista à recolha e análise sobre o mercado da empresa (análises de clientes, canais de distribuição, publicidade, etc). É vulgar sobrepor estudos de mercado com estudos marketing.

ESTUDOS MARKETING - Recolhimento e análise de elementos sobre o contexto global e específico das organizações.

ESTUDOS PILOTO (PILOTING) - Estudos de verificação dos processos de análise feita em pequena escala antes de se realizar o programa de investigação definitiva.

ETHICS: Sistema de princípios morais e sua aplicação para problemas de conduta.

ÉTICA DE MARKETING: Padrões morais que orientam as decisões e as ações de marketing.

EUROMETER: People meter desenvolvido pela A.C. Nielsen para a Europa. Esse aparelho registra até 300 canais ( UHF,VHF, por assinatura ou a cabo), até 16 pessoas dentro do lar e as diferentes utilizações do monitor de TV ( inclusive o uso de VCR- Sintonia, gravação e reprodução). Vem sendo utilizado como modelo pela empresa em sua operação mundial. Veja também Dataibope, Meter, People meter.

EUROPEAN COMMON MARKET: Mercado Comum Europeu.

EUROPEAN COMMUNIT: Comunidade Européia.

EVENTO COMPOSTO- Combinação de eventos simples.

Evento- Resultado de um experimento.

EVENTO SIMPLES- Resultado experimental que não comporta mais qualquer subdivisão.

EVENTOS DEPENDENTES- Eventos tais que a ocorrência de um deles afeta as probabilidades de ocorrência dos outros.

EVENTOS INDEPENDENTES- Eventos em que a ocorrência de qualquer um deles não afeta as

EVENTOS MUTUAMENTE EXCLUDENTES- Eventos que não podem ocorrer simultaneamente.

EXCELÊNCIA - Capacidade de produzir padrões de qualidade e de desempenho, superiores àqueles já reconhecidos como ideais, pelos usuários.

EXCLUSIVE OUTLET SELLING: Venda exclusiva.

EXCLUSIVIDADE - Compra total do tempo ou espaço disponível em determinado veículo eliminando assim a presença de produtos ou serviços concorrentes. Delimitaçao de área privativa para vendedor ou revendedor comercializar um produto.

EXCLUSIVIDADE: Compra total do tempo ou espaço disponível em determinado veículo, eliminando assim a presença de produtos ou serviços concorrentes. Delimitação de área privativa para vendedor ou revendedor comercializar um produto.

EXECUÇÃO - 1. Em mídia, a tarefa de executar a mídia, emitindo as autorizações e enviando os materiais. 2. Na criação, a tarefa de dar forma física às mensagens. (Ver Autorização e Produção)

EXECUTIVE JET AVIATION: Empresa aérea adquirida pela Berkshire Hathaway em 1998.

EXECUTIVO DE CONTA - Profissional da área de atendimento de agência. (Ver Atendimento)

EXIBIÇAO - Transmissao de um comercial ou filme. Período de exposiçao de um outdoor.

EXIBIÇÃO - Veiculação da mensagem publicitária pelo veículo.

EXIBIDORA - Empresa responsável pela produçao e exibiçao de outdoors, cartazes, luminosos e painéis ao ar livre.

EXPECTATIVA - O que o cliente espera do produto ou serviço. Percepção dos clientes sobre a forma como produtos e serviços podem satisfazer às suas exigências particulares. Está relacionada com a capacidade de demanda e deve ser diferenciada de necessidade.

EXPEDIENTE - Exigencia legal de colocaçao, em lugar de destaque, dos principais dados de uma publicaçao e a nomeaçao dos seus responsáveis.

EXPERIMENTO BINOMIAL- Experimento com um número fixo de provas independentes, em que cada resultado se enquadra exatamente em uma de duas categorias.

EXPERIMENTO CEGO- Processo utilizado em experimentos, segundo o qual o indivíduo não sabe se está recebendo um tratamento ou um placebo.

EXPERIMENTO MULTINOMIAL- Experimento com um número fixo de provas independentes , em que cada resultado se enquadra exatamente em uma de duas categorias.

EXPERIMENTO- Processo de coleta de observações.

EXPLORATORY RESEARCH: Veja Pesquisa exploratória. Pesquisa de mercado para coleta de informações preliminares que ajudarão a definir melhor os problemas e sugerir hipóteses.

EXPORTAÇÃO: Forma de entrar em um mercado estrangeiro exportando produtos ou vendendo-os através de intermediários internacionais de marketing ( exportação indireta), ou através de um departamento, filial, representantes ou agentes de venda da própria empresa (exportação direta).

EXPOSIÇÃO - Sinônimo de cobertura alcançada por um meio, veículo, campanha ou peça publicitária. (Ver Cobertura, Meio e Veículo).

EXPOSIÇAO DE ANÚNCIO - Quantificaçao do número de vezes que o leitor ve uma peça.

EXPOSIÇÃO SELETIVA: Tendência de as pessoas filtrarem a maior parte da informação a que são expostas.

EXPOSITOR - Mostruário. Dísplay (Ingles).

EXTENSÃO DE LINHA DE PRODUTO: Tarefa de aumentar-se uma linha de produto, estendendo-a além de seu alcance atual.

EXTENSÃO DE MARCA: Produto novo ou modificado lançado sob um nome demarca já bem - sucedido.

EXTENSAO DE PRATELEIRA - Artifício de colocar uma lâmina de madeira ou plástico ao longo da gôndola visando aumentar a última prateleira.

EXTENSÃO DE PRATELEIRA: Artifício de colocar uma lâmina de madeira ou plástico ao longo da gôndola, visando aumentar a última prateleira.

EXTERNA - Em produção, a filmagem ou gravação (em videoteipe) de cenas fora de estúdio, ao ar livre. (Ver Filmagem, Gravação e Locação).

EXTRANET - É o acesso a uma parte da Intranet para a conexão de clientes, fornecedores e parceiros. Este acesso é disponibilizado através de senha, onde o usuário poderá entrar apenas nas páginas determinadas pela empresa.

EXTRANET: Internet exclusiva entre cliente e fornecedor; será o principal canal de comunicação entre eles. Poderosa ferramenta de marketing, em que todo o know - how do business to business pode ser potencializado. Funciona como se a empresa residisse no cliente. A qualquer hora, ele pode requisitar qualquer de seus serviços e obter um pronto atendimento. O site reconhece quem é o cliente e habilita as informações específicas para ele.

EXTRAPOLATION: 1. Com base em uma projeção de dados históricos, é possível deduzir tendências futuras. Veja também Extrapolação. Estimativa de um valor desconhecido através da utilização de uma série de valores conhecidos (por exemplo: projeção da população mundial para o ano 2500 d.C).

EYE CAMERA - (Ingles) Aparelho que registra reaçoes dos olhos das pessoas em relaçao as peças promocionais ou de propaganda que lhes sao apresentadas.

 

Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas - Dicionário da Propaganda: Fortunecity - Visualy