Dicionário de Publicidade e Propaganda - Verbetes com a letra E
E- CASH: Nome popular do dinheiro digital,
criado pela digicash, hoje quase sinônimo de dinheiro eletrônico
na Internet (www.digicash.com) .
E- COMMERCE: Este é um comércio
caracterizado pela troca de bits, onde as transações são feitas
no Cyberspace. O relacionamento é digital e, portanto, virtual.
Os produtos ou serviços se utilizam de uma mídia digital, a
multimídia e os principais veículos deste comércio são: CD- ROM,
quiosques, BBS e Internet. É também conhecido como comércio
virtual ou comércio eletrônico.
E- MARKETING: Veja Marketing digital.
Também chamado de Cybermarketing ou E-marketing, o marketing
digital está surgindo. Não existe ainda uma definição clara do
que é marketing no cyberspace. Os "marketeiros" sérios, como
Peter Drucker, Tom Peters ou James Martin, não partilham a mesma
opinião entre si. Isso ocorre porque não há, ainda, exemplos
consistentes e a mídia não está consolidada. Por exemplo: o
texto é, hoje, a mídia mais importante, mas será claramente
substituída pela voz. A primeira vantagem do marketing digital é
o atendimento totalmente personalizado a um custo de atendimento
de massa. O que Stan Rapp previu em seu livro (RAPP, Stan.
Maximarketing. São Paulo: Makron Books, 1994) (o consumidor
sendo atendido individualmente) não aconteceu, de fato, com o
marketing direto, mas vai acontecer com o marketing digital. A
segunda grande vantagem, mais imediata, é a substituição dos
catálogos e manuais: muito mais completo, atual e barato para
quem produz e não ocupa espaço de quem os utiliza. Existe uma
enorme gama de vantagens, principalmente para o futuro. O
Marketing Digital vai colonizar o cyberspace e tornar a
realidade virtual uma virtualidade real, trazendo retorno sobre
o investimento e transformando significativamente as relações de
negócios.
E.V.A- Economic Value Added ou Valor
Econômico Agregado.
ECONOMIA DE ESCALA - Aumento proporcional
de todos os fatores de produçao tendo como objetivo a reduçao do
custo unitário.
ECONOMIA DE ESCALA: Aumento proporcional de
todos os fatores de produção tendo como objetivo a redução do
custo unitário.
ECONOMIA FECHADA: Isolamento econômico de
um país mantendo as portas fechadas para importações ou
exportações, baseando- se na auto- suficiência.
ECONOMIA POPULAR - Conjunto de interesses
econômicos de um povo e que está sob a proteçao jurídica do
Estado. Para controlar ou fiscalizar este rol de interesses
existem mecanismos de defesa do consumidor que devem estar
sempre atuantes.
ECONOMIA: Ciência relativa aos estudos de
produção acumulação, distribuição e consumo de bens materiais.
ECOSSISTEMA: Relação entre o meio ambiente
e toda forma de vida que nele habita, buscando o equilíbrio
geológico, atmosférico, meteorológico e biológico.
EDI - Eletronic Data Interchange - Série de
Processos que permite o intercâmbio eletrônico de informações,
internamente e entre parceiros comerciais.
EDI- Eletronic Data Interchange.
Intercâmbio eletrônico de dados entre o cliente e o agente
vendedor, geralmente incluindo informações relativas a colocação
e atendimento de pedidos, contas em aberto e especificações do
produto ou serviço.
EDIÇÃO - Tarefa de editar as cenas gravadas
(em videoteipe) de um comercial, organizando, selecionando e
colocando-as na seqüência adequada. Esse trabalho (que
corresponde à montagem do cinema) geralmente é feito em duas
etapas, à primeira para ter uma primeira edição (equivalente ao
copião do filme) e a segunda para fazer a edição final do
comercial. (Ver Copião e Montagem)
EDITAR - Em jornal, selecionar o que vai
ser impresso. Em produção eletrônica, escolher e selecionar a
ordem em que vão entrar as diversas cenas filmadas.
EDITOR - Em produção, profissional que faz
a edição ou aparelho de videoteipe que realiza esse trabalho.
(Ver Edição)
EDITORA - Empresa que edita revistas ou
jornais.
EFEITO CUMULATIVO - Conseqüencia da
repetiçao de uma mensagem sobre determinado grupo identificado.
EFEITO ESPECIAL - Em produção, qualquer
efeito mecânico (realizado durante a filmagem ou gravação),
fotográfico ou de edição (realizado na etapa de finalização)
capaz de gerar uma imagem especialmente modificada da realidade,
dramatizando a intenção de comunicação desejada. (Ver Filmagem,
Finalização e Gravação).
EFEITO ICEBERG - Resultado inicial
inevitável de aplicação do Gerenciamento da Qualidade Total – os
problemas que se encontravam “encobertos” começam avir à tona,
dando a impressão de que “as coisas estão piorando”. O efeito
iceberg é um bom indicador,uma vez que os problemas que se
encontravam mascarados e invisíveis passam a ser identificados e
solucionados.
EFEITO MULTIPLICADOR - Retorno de imagem de
um produto, serviço ou empresa feito a partir de uma açao
promocional e que obteve uma abrangencia superior ao planejado
inicialmente e sem investimentos adicionais.
Efeito placebo- Efeito que ocorre quando um
indivíduo não tratado acredita, incorretamente, que está
recebendo um tratamento real e reporta uma melhora de sintomas.
EFEITO RESIDUAL - Aquilo que fica gravado
como lembrança / percepção nas pessoas de uma peça ou campanha
de propaganda (Ver Recall)
EFEITO RESIDUAL - Tudo aquilo que ficou
guardado em nossa memória após passar algum tempo de termos
visto um anúncio ou uma mensagem em geral.
EFICÁCIA DA ASSISTÊNCIA - Mede até que
ponto a assistência recebida exerce o efeito desejado com um
mínimo de esforço ou desperdício de recursos.
EFICÁCIA: Capacidade de fazer o trabalho
atribuído. Razão pela qual se realiza uma ação, observando os
resultados alcançados e os objetivos atingidos.
EFICIÊNCIA - Refere-se à capacidade de
executar corretamente uma determinada tarefa com o melhor
aproveitamento(otimização) dos recursos disponíveis. É fazer
certo a coisa.
ELASTICIDADE - Capacidade que o mercado tem
em absorver quantidades cada vez maiores de bens de consumo.
ELASTICIDADE DA DEMANDA: Capacidade que o
mercado tem em absorver quantidade cada vez maiores de bens de
consumo.
ELASTICIDADE DA PROCURA - Relação entre a
variação da procura de um produto e as alterações de variáveis
com as quais possa estar relacionada, como por exemplo o
rendimento dos consumidores ou dos preços.
ELASTICIDADE DA PROPAGANDA - A
relação entre uma mudança no orçamento de publicidade e a
mudança resultante nas vendas de produtos.
E-LEARNING - Termo conhecido como
"aprendizado eletrônico" ou "educaçao a distância".
ELETROCÓPIA - Qualquer tipo de cópia que
utiliza o processo de atraçao de partículas de pigmento através
da aplicaçao de carga eletrostática.
E-MAIL: 1-Abreviatura de electronic - mail,
ou correio eletrônico. Serviço que proporciona a troca de
informações on- line à distância. Proporciona ao usuário
vantagens que superam o telefone, os correios e o fax, pois com
o e- mail qualquer pessoa com uma linha telefônica e um
computador dotado de modem terá a possibilidade de interligar-
se instantaneamente com o resto do planeta. 2- Correio
eletrônico. É o serviço de maior alcance na Internet. Permite a
troca de mensagens entre usuários de forma cada vez mais
interativa. Poderosa ferramenta de marketing, atualmente no
estado da arte, que terá desdobramentos antes nunca imaginados
pelo marketing direto.
EMBALAGEM PROMOCIONAL - Embalagem produzida
para utilização específica numa determinada promoção (datas
comemorativas, "leve 3 pague 2", inclusão de brindes e bônus de
volume).
Embalagem Promocional - Embalagem produzida
para utilização específica numa determinada promoção (datas
comemorativas, "leve 3 pague 2", inclusão de brindes e bônus de
volume).
EMBALAGEM: 1- Invólucro que acondiciona e
protege produtos. Segundo a ABNT- Associação de Normas Técnicas
-, podemos considerar três tipos de embalagens: embalagem de
despacho (própria para proteger o produto quando transportado);
embalagem intermediária (que somente acondiciona produtos dentro
dela servindo para transporte interno); embalagem individual
(aquela que normalmente acompanha o produto no ato de aquisição
pelo consumidor final). Alguns exemplos de caixas de papelão
definidas pela ABNT: caixa normal (quando todas as abas tem o
mesmo comprimento); caixa especial (quando as abas internas são
maiores que as externas); meia caixa normal com tampa (quando as
quatro abas superiores são substituídas por uma tampa). 2- O
invólucro ou recipiente usado para embalar. 3- seção de lojas ou
fabrica onde embalam as mercadorias, a "vestimenta" do produto,
ou seja, a embalagem em todos os aspectos gráficos, cromáticos e
figurativos tem alto valor expressivo, pois deve comunicar a
natureza e as características do produto quanto a sua
personalidade.
EMBALAGENS DISPLAY - Embalagem que também
funciona como display.
Embalagens Display - Embalagem que também
funciona como display.
EMBARGO: Proibição sobre a importação de
certos produtos.
EMISSOR:1- Pessoa ou organização que
origina a mensagem em termos de comunicação. O fabricante, que
faz a propaganda, é o emissor. Na área de comunicação, é o
agente que inicia mensagens de tal maneira que aquele que as
receba (receptor)entenda seu significado através de códigos em
comum. 2- Em economia, entende- se como a entidade autorizada a
emitir moeda- papel.
Empiricamente- Que é fundado ou guiado
somente pela experiência ou o poder da cura sem a ajuda da
ciência.
EMPLOYE NUMBER: Número de empregados.
EMPOWERMENT - Processo de delegação de
poder aos colaboradores,particularmente aqueles que integram a
linha de frente.
EMPRATELEIRAMENTO HORIZONTAL - Quando
produtos da mesma natureza sao dispostos em faixas horizontais.
EMPRATELEIRAMENTO PARTICIPATIVO - Quando
produtos de diversas marcas ocupam áreas divididas seguindo sua
participaçao no volume de vendas.
EMPRATELEIRAMENTO VERTICAL - Quando
produtos da mesma natureza sao dispostos em faixas verticais.
EMPREENDEDOR: 1- Que empreende; ativo,
arrojado. Denominação dada ao profissional com capacidade
natural de gerir e impulsionar negócio próprio ou de terceiro a
partir de medidas arrojadas e positivas.2- Fundador de uma
empresa, ou então, que amplia os negócios de uma já existente e
de sua propriedade. Empresa 1:1- A organização que pratica o
marketing individualizado (1:1) por meio de (1) acompanhamento
individual dos clientes, (2) interação com eles e (3) integração
do feedback de cada cliente em seu próprio comportamento junto
àquele cliente.
EMPRESA CENTRADA NO CONSUMIDOR: Empresa que
se concentra na evolução das expectativas dos consumidores ao
projetar suas estratégias.
EMPRESA CENTRADA NO MERCADO: Empresa que
equilibra sua atenção entre seus consumidores e seus
concorrentes, ao projetar suas estratégias de marketing.
EMPRESA CENTRADA NOS CONCORRENTES: Empresa
cujos movimentos são baseados, principalmente, nas ações e
reações dos concorrentes; ela despende a maior parte de seu
tempo acompanhando os movimentos e participações de mercado dos
concorrentes, e tentando encontrar estratégias para atacá-los.
EMPRESA DE CAPITAL ABERTO: Que tem seus
títulos negociados na Bolsa de Valores.
EMPRESA DE CAPITAL FECHADO: Aquela cujo
capital é constituído pela participação dos sócios e os títulos
não podem ser livremente negociados em Bolsa de Valores.
EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA: Empresa de
estocagem, de transportes e outras que ajudam uma empresa a
estocar e transportar seus bens dos pontos de origem para seus
destinos.
EMPRESA GLOBAL: Empresa que, operando em
mais de um país, obtém vantagens em P&D, produção, marketing e
vantagens financeiras em seus custos e reputação; que não estão
disponíveis para concorrentes puramente domésticos.
EMPRESA MULTINACIONAL: Grande empresa cujas
operações e divisões se espalham por vários países, mas que é
controlada por um escritório central. Empresa um a um- Ver
Empresa 1:1.
EMPRESA VIRTUAL: Nova tendência dos
negócios, em que as empresas não possuem mais sede, suas funções
estão divididas em diferentes localidades e se comunicam por
meio de um sistema que permite trabalhar como se tivessem no
mesmo local. No conceito de Cybercorp de Janes Martin (MARTIN,
James. A grande transição S. 1. : Futura, s.d), a empresa é
orientada à administração de processos e não mais à divisão de
áreas. Essa nova configuração incentiva a medição do trabalho
por resultados e não por horas e trabalho. Uma empresa pode ser
totalmente virtual- como a Amazon Book, uma livraria que existe
somente na Internet- ou parcialmente virtual - como a Nike. Essa
tendência não é uma modernização da administração, mas uma
revolução que afetará radicalmente as relações de trabalho e a
atuação mercadológica. A maior conquista da empresa virtual é
possibilitar condições de trabalho que são igualmente
interessantes tanto para os funcionários como para os
acionistas.
EMPRESÁRIO: 1- Pessoa responsável pelo bom
funcionamento de uma empresa; homem de empresa; referente a
empresa. 2- Aquele que se ocupa da vida profissional e dos
interesses de pessoas que se distinguem por seu desempenho
perante o público.
EMPRESAS DE COURIER: Distribui encomendas,
malotes e impressos via aérea.
ENCABEÇAMENTO - Início de uma página feito
com uma gravura ou vinheta.
ENCAIXE - 1. Em mídia, disponibilidade de
tempo ou espaço em um veículo. 2. Em direção de arte, espaço
aberto em um texto para colocar a ilustração, ou vice-versa. 3.
Em artes gráficas, técnica de justapor dois ou mais cromos em
uma matriz (fotolito, rotofilme, etc.) 4. Ato de preencher uma
janela com anúncio ou comercial. (Ver Cromo, Fotolito, Janela e
Rotofilme).
ENCAIXE - Disponibilidade financeira da
empresa ou, na linguagem de mídia, quando existe espaço ou tempo
em algum veículo.
ENCALHE - Diferença entre a circulação e a
tiragem de um veículo impresso, que é devolvida pelas bancas e
distribuidores às editoras. (Ver Circulação e Tiragem)
ENCANTAR: Surpreender, maravilhar, superar
a expectativa do cliente. Muito importante para que o cliente
retorne ao negócio e se mostre fidelizado por se sentir
encantado com o atendimento recebido.
ENCARTE - Colocaçao de folhas soltas
impressas de forma diferenciada, dentro de uma publicaçao.
ENCARTE - Peça publicitária gráfica
encartada em jornal e revista, no formato do veículo ou não.
Serve para dar visibilidade à mensagem, ser destacada pelo
consumidor ou para atingir segmentos geográficos e de mercado.
ENCASAR - Intercalar folhas impressas, umas
dentro das outras, a fim de formarem um caderno.
ENDEREÇABILIDADE- Clientes que podem ser
individualmente acessados podem ser alvos de remessa de
diferentes mensagens individuais, geralmente por meios de
comunicação 1:1 (mídia 1:1). Meios de comunicação de massa
caracterizam- se por falta de endereçabilidade, uma vez que
enviam a mesma mensagem a todos, simultaneamente.
ENDEREÇAMENTO SEGMENTADO - Um esquema de
endereçamento utilizado pelos processadores Intel, que divide o
espaço do endereço em partes lógicas denominadas segmentos. Para
acessar um determinado endereço a aplicação deve especificar o
segmento e uma localização dentro dele.
ENDOMARKETING: É a utilização de ações de
marketing voltadas para o público interno das empresas.
END-USER: Veja Consumidor. Indivíduo que
compra bens ou serviços para consumo próprio e/ou de terceiros.
ENGENHARIA DA QUALIDADE - Ramo da
engenharia que tratados princípios e práticas da qualidade.
ENSAIO - Procedimento para determinação de
uma ou mais características de um produto.
ENTRAR EM MÁQUINA - Iniciar o processo de
impressao a partir da colocaçao de chapa ou forma na máquina.
ENTREFOLHA - Folha em branco intercalada
com outras já impressas, de uma mesma publicaçao, e que serve
para anotaçoes.
ENTREGA DOMICILIAR: Sistema de entrega de
mercadorias realizado por empresa privada, que opcionalmente faz
a cobrança do valor de compra. Bastante utilizado para entrega
nas grandes cidades devido a maior conveniência em relação ao
reembolso postal.
ENTREGA JUSTI IN TIME: Os clientes recebem
seus pedidos na ocasião em que necessitam do produto.
Entrelaçamento operacional- Interligar as
operações da empresa com as do cliente. Fornecer ferramentas ao
cliente para que ele possa desempenhar algumas das funções que
de outra forma caberiam à empresa e tornar usual tal
fornecimento para que o cliente possa adquirir maior controle
sobre o atendimento que lhe está sendo dado.
ENTRELINHA - Em artes gráficas, espaço
entre as linhas de um título ou texto.
ENTREPRENEUR: O criador de uma nova empresa
ou o administrador que tenta melhorar uma unidade organizacional
pela introdução de mudanças produtivas. Veja também
Empreendedor.
ENTREPRENEURSHIP: Processo aparentemente
descontínuo de combinar recursos para produzir novos bens e
serviços.
ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE (DEPTH
INTERVIEW) - Entrevista não estruturada através da qual o
entrevistador procura, de acordo com o esquema geral, recolher o
máximo de informações “naturais” por parte do inquirido.
ENTREVISTADO: Pessoa que responde às
perguntas feitas por um entrevistador que a interroga por meios
adequados às informações que se têm em mira.
ENVERNIZADO - Proteção de suportes
impressos para qualquer tipo de vernizes.
Envernizado - Proteção de suportes
impressos para qualquer tipo de vernizes.
ENVOLTÓRIO - Capa. Embrulho. Material que
envolve produtos.
ENXERTAR - lntroduzir palavras em um texto.
ENXUGAR - Eliminar elementos desnecessários
em um texto e que nao comprometem o sentido final. Limpar um
texto. Deixá-lo mais claro.
EQUAÇÃO DE REGRESSÃO- equação algébrica que
descreve o relacionamento entre variáveis.
Equação de regressão múltipla- Equação que
traduz uma relação linear entre uma variável dependente y e duas
ou mais variáveis independentes (x1, x2, ...xk).
EQUIPES DA QUALIDADE - Grupos de 5 a 10
pessoas de qualquer setor da organização(todos os servidores)que
desempenham as seguintes atividades:a) pensam conceitualmente a
qualidade;b) lêem e discutem literatura técnica sobre o
assunto;c) disseminam no grupo a aprendizagem sobre qualidade;d)
discutem outros aspectos culturais que possam ajudar no
desenvolvimento da capacidade humana e profissional.
ERA DA PRODUÇÃO: Tempo em que uma empresa
se concentrava na produção de produtos específicos pois a
demanda era maior que a oferta e a concorrência sem grande
expansão.
ERA DE EMPRESA DE MARKETING: Diz-se do
esforço total da empresa que é orientado pelo conceito de
marketing.
ERA DO DEPARTAMENTO DE MARKETING: Fase de
desenvolvimento empresarial em que todas as atividades de
marketing são mantidas sob o controle de um departamento, para
melhorar o planejamento da política a curto prazo e integrar as
atividades da empresa.
ERGOMETRIA: Medição de trabalho pelo
ergômetro ou por outra maneira de avaliação.
ERGONOMIA: Conjunto de estudos que visam a
organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das
relações entre o homem e a máquina. Ciência ou disciplina que
estuda os problemas de ajustamento ao meio por parte das pessoas
e subseqüentemente procura adaptar as condições de trabalho às
limitações humanas.
ERRATIC DEMAND: Veja sazonalidade. Relativo
a sazão ou estação; próprio de, ou que se verifica em uma sazão
ou estação.
ERRO AMOSTRAL- Diferença entre um resultado
amostral e o verdadeiro resultado populacional: resultado de
flutuações amostrais aleatórias..
ERRO DE AMOSTRAGEM: Extensão provável da
diferença entre o valor da amostra e o interesse da população.
ERRO MÁXIMO DE ESTIMATIVA- Veja margem de
erro.
ERRO- PADRÃO DA MÉDIA- Desvio - padrão de
todas as médias amostrais x possíveis.
ERRO PADRÃO DE ESTIMATIVA- Medida da
dispersão dos pontos amostrais aleatórias.
ERRO TIPO I- Erro que consiste em rejeitar
a hipótese nula quando ela é verdadeira.
ERRO TIPO II- Erro que consiste em não
rejeitar a hipótese nula quando ela é falsa.
ERROS NÃO-AMOSTRAIS- Erros conseqüentes de
fatores externos não relacionados com a amostragem.
ESCADA DA FIDELIDADE: Forma de medir a
atitude do cliente em relação a sua organização. Partimos de
clientes em potencial, pesquisa inicial de possíveis clientes e
no final encontramos os defensores, que ajudam a vender sua
imagem e, dessa forma, executando a propaganda mais forte que se
poderá obter.
ESCALA DE CORES - Em artes gráficas, as
provas de cada uma das cores (geralmente quatro) de uma matriz
para impressão. Serve para que o impressor possa controlar a
impressão de cada cor de modo a atingir um bom resultado final.
ESCALA DE CORES - Material que contém
inúmeras combinaçoes possíveis de tonalidades a serem utilizadas
na impressao em cores.
ESCALA: Relação existente entre a grandeza
gráfica e a grandeza real.
ESCAMBO - Troca direta de mercadorias sem o
uso de moedas. Permuta.
ESCOPO- As economias de escopo são
ortogonais às economias de escala. Escala refere- se à extensão
ou porte das operações de uma empresa, ao passo que escopo
refere- se à profundidade de entendimento ou de relacionamento
com um dado cliente.
ESCOPO ATUAL: Quando se faz as suposições
sobre o ambiente em que se atua listando oportunidades e ameaças
(fatores externos) e pontos fortes e fracos (fatores internos);
nesta fase define-se de forma abrangente quais são de fato os
negócios da empresa - enumerando produtos ou serviços principais
e mercados mais importantes e o que se pode (ou deve) fazer com
cada um deles.
ESCOPO FUTURO: Quando se estabelece onde a
empresa quer chegar e em quais ramos poderá atuar, elaborando-se
uma lista de sugestões de novos negócios; cada uma dessas opções
requer análise detalhada dos cenários de mercado (situação,
dimensionamento, concorrência, política do setor etc.).
ESCOPO: Objetivo, alvo do trabalho.
ESCORE PADRONIZADO- Número de desvio-
padrão em que determinado valor está acima ou abaixo da média;
também chamado escore z .
ESCOREZ- Número de desvios - padrão em que
determinado valor está acima ou abaixo da média.
ESCRITA AÉREA - Tipo de mídia onde a
mensagem está escrita em uma faixa rebocada por uma aeronave,
sendo que no uso noturno utiliza-se moderno sistema de
apresentaçao eletrônica normalmente a partir de um helicóptero.
ESFORÇO DE MARKETING: Quantidade total de
input da empresa no processo de marketing a fim de estimular
vendas.
ESMAGAMENTO DO PONTO - Quando, durante o
processo de impressao, se alarga ou engrossa os pontos de
retícula, distorcendo a imagem impressa.
ESPACEJAMENTO - Abrir, colocar maior ou
menor espaço entre as letras, palavras ou linhas do texto.
ESPACEJAMENTO - Em artes gráficas, espaço
entre as letras de um título ou texto.
ESPAÇO - Área delimitada para uma peça
publicitária. Tempo de duraçao de um comercial, spot etc.
Unidade de medida em mídia.
ESPAÇO - Em mídia, todo e qualquer espaço
(na mídia impressa) ou tempo (no rádio, TV e cinema)
publicitário. (Ver Tempo)
ESPAÇO AMOSTRAL- Conjunto de todos os
resultados ou eventos possíveis de um experimento que não podem
mais ser subdivididos.
ESPAÇO DETERMINADO - Posiçao escolhida para
veiculaçao de uma peça publicitária tanto na mídia impressa como
eletrônica.
Especialidade de publicidade
ESPECIALIZAÇÃO: Estratégia de crescimento
de mercado quando uma empresa não dispõe de tecnologia para se
aventurar em novos produtos/serviços; ela pode crescer graças a
uma especialização que proporcione um fator diferenciador que
gere mais vendas.
ESPECIFICAÇÃO - Documento que define
requisitos.Notas:1 - Um qualificativo deve ser usado para
indicar o tipo de especificação,tais como, especificação de
produto e especificação de ensaio.2 - Uma especificação deve
referir-se a incluir desenhos, modelos ou outros documentos
apropriados bem como indicar os meios e critérios segundo os
quais a conformidade pode ser verificada.
ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO: Estágio do
processo de compra industrial no qual a organização compradora
decide quais são e especifica as melhores características
técnicas de produto para um item de que necessita.
ESPELHADO - Em mídia, (designa anúncio em
uma página anterior ou posterior a outra que também tem uma
mensagem publicitária).
ESPELHADO - Tipo de anúncio veiculado em
lado ímpar, de página inteira ou em coluna e que se encontra
posicionado frente a outro na mesma posiçao na página par
subseqüente.
ESPELHO - Em produçao gráfica, o mesmo que
Boneco. Representaçao gráfica para indicar o conteúdo das
páginas de uma publicaçao. Em pesquisa, é o resumo do perfil dos
participantes de uma Discussao em Grupo.
ESPELHO - Esquema da diagramação de uma
publicação (Ver Diagramação)
ESPM - Escola Superior de Propaganda e
Marketing - entidade de ensino do mercado publicitário, com sede
em São Paulo e unidades no Rio de Janeiro e Porto Alegre.
ESTAGFLAÇÃO: Situação caracterizada pela
paralisação das atividades econômicas e da produção e em
paralelo com a inflação dos preços. É a coexistência da inflação
com a estagnação econômica.
ESTÁGIO DE CRESCIMENTO: Estágio do ciclo de
vida do produto no qual as vendas do mesmo começam a crescer com
rapidez.
ESTÁGIO DE DECLÍNIO: Estágio do ciclo de
vida do produto no qual as vendas do mesmo declinam.
ESTÁGIO DE INTRODUÇÃO: Estágio do ciclo de
vida do produto no qual o crescimento das vendas é lento e o
lucro é praticamente inexistente devido às despesas de
lançamento.
ESTÁGIO DE MATURIDADE: Estágio do ciclo de
vida do produto no qual o crescimento das vendas se reduz ou
estabiliza.
ESTAGNAÇÃO: Condição de taxa mínima de
crescimento, ou quando a taxa de crescimento é menor que a
esperada; estado estagnado, falta de movimento, paralisação.
ESTANDE - Pequena construção ou balcão
armado em feiras ou locais públicos para servir de base a
promotores e divulgadores de uma empresa ou marca, receber
clientes e prospects, expor mercadorias e amostras, material
publicitário ou promocional.
ESTATÍSTICA- Característica medida de uma
amostra.
ESTATÍSTICA DE TESTE- Estatística amostral
baseada em dados amostrais; usada para tomada de decisão quanto
à rejeição da hipótese nula.
Estatística descritiva- Método usado para
resumir as principais características de dados populacionais
conhecidos.Dados coletados descritos por técnicas como calcular
a média e a variação de dados de amostra, preparar mapas das
tendências dos dados e calcular correlações de variáveis no
conjunto de dados.
Estatística inferencial- Métodos que
envolvem o uso de dados amostrais para fazer generalizações ou
inferências sobre uma população.
ESTATÍSTICA: Conjunto de fatos numéricos
respeitantes a um fato social.Conjunto de métodos para planejar
experimentos, obter dados, organizar, resumir, apresentar,
analisar, interpretar dados e tirar conclusões neles baseadas.
ESTILO - É a descriçao de como o comprador
ve e sente o produto.
ESTILO DE VIDA: Padrão devida de uma
pessoa, expresso em suas atividades, interesse e opiniões.
ESTIMADOR- Estatística amostral ( como
média amostral x) utilizado para aproximar um parâmetro
populacional estimado.
ESTIMADOR NÃO-TENDENCIOSO- estatística
amostral que tende a visar o parâmetro populacional estimado.
ESTIMATIVA COMBINADA O2; - Estimativa da
variância O2 comum a duas populações, obtida calculando-se a
média ponderada das duas variâncias amostrais.
Estimativa combinada p1 e p2- Probabilidade
obtida pela combinação dos dados de duas proporções amostrais,
dividindo-se o número total de sucessos pelo número total de
observações.
Estimativa intervalar- Veja intervalo de
confiança.
Estimativa pontual- Valor isolado que serve
como estimativa de um parâmetro populacional.
Estimativa- Valor específico ou intervalo
de valores utilizado para aproximar um parâmetro populacional.
ESTIMATIVA: Previsão de vendas. Cálculo
preliminar de orçamento.
ESTOQUE: Quantidade de mercadorias
disponíveis e armazenadas para uso dos canais de distribuição.
ESTOURAR - Quando o texto composto excede o
lugar para ele diagramado.
ESTRAPOLAÇÃO: Estimativa de um valor
desconhecido através de utilização de uma série de valores
conhecidos ( por exemplo: projeção da população mundial para o
ano 2500 d.C ).
ESTRATÉGIA - Resultado de estudo analítico,
que define a forma de se alcançarem objetivos e/ou metas
específicas,aplicando meios e recursos disponíveis, pelo máximo
aproveitamento das condições favoráveis.
ESTRATÉGIA COMPETITIVA: Estratégias que
posicionem fortemente a empresa contra seus concorrentes e que
lhe dêem a vantagem estratégica mais forte possível.
ESTRATÉGIA DE ATRAÇÃO: Plano para formar
uma demanda de produto que os canais de distribuição serão
forçados a atender.
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇAO - Aplicaçao dos
vários recursos de comunicaçao com a finalidade de atingir o
público-alvo, mostrando a ele as características dos produtos ou
serviços ofertados e induzi-lo ao processo de compra.
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO: Aplicação dos
vários recursos de veiculação com a finalidade de atingir o
público- alvo, mostrando a ele as características dos produtos
ou serviços ofertados e induzi-lo ao processo de compra.
ESTRATÉGIA DE MARKETING: Lógica de
marketing pela qual a unidade de negócios espera atingir seus
objetivos de marketing. A estratégia de marketing consiste em
estratégias específicas para mercados- alvo, mix de marketing e
níveis de gastos com marketing. Conjunto de objetivos, políticas
e regras que orienta, no decorrer do tempo, o esforço de
marketing da empresa- seu nível, seu composto e sua alocação- em
parte, independentemente, e em parte, em resposta às condições
ambientais e competitivas em mutação.
ESTRATÉGIA DE MÍDIA - Aplicaçao dos vários
recursos de veiculaçao com a finalidade de levar as mensagens ao
público-alvo.
ESTRATÉGIA DE MÍDIA: Aplicação dos vários
recursos de veiculação com a finalidade de levar as mensagens ao
público alvo.
ESTRATÉGIA DE MULTIMARCAS: Estratégia de
acordo com a qual um vendedor desenvolve duas ou mais marcas da
mesma categoria de produto.
ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA - Planejamento das
atividades mercadológicas visando viabilizar o fluxo de
mercadorias entre produtor e consumidor de modo a atender as
necessidades do consumidor e os objetivos de venda da empresa.
ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA: Planejamento das
atividades mercadológicas visando viabilizar o fluxo de
mercadorias entre o produtor e o consumidor de modo a atender às
necessidades do consumidor e os objetivos de venda da empresa.
ESTRATÉGIA OFENSIVA: Estratégia adotada
pelas empresas que buscam atender liderança técnica e de
mercado, situando-se a frente de seus concorrentes no lançamento
de novos produtos. Com esse propósito, investem pesadamente em
pesquisa e desenvolvimento, sendo bastante ágeis na exploração
de novas oportunidades.
ESTRATÉGIA OPERACIONAL: Estratégia que visa
identificar e definir as prioridades e escaloná-las, ao mesmo
tempo em que propõem diretrizes básicas de ação, levanta
necessidades de recursos e planeja a distribuição desses
recursos.
ESTRATÉGIA TRADICIONAL: Estratégia adotada
por empresas que atuam em mercados maduros, em que as mudanças
tecnológicas se produzem lentamente, não sendo sentida a
necessidade de inovação.
ESTRATÉGIA: 1. Arte militar de planejar e
executar movimentos e operações de tropas. 2.Arte de explorar
condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos
específicos. 3. Arte de utilizar adequadamente os recursos
físicos, financeiros e humanos, com a finalidade de minimizar as
ameaças e maximizar as oportunidades.
ESTRATÉGIAS - Formas ou caminhos adotados
pela organizaçao, para atingir os seus objetivos estratégicos e
cumprir sua missao. Sao linhas de açao que dirigem a obtençao, a
disposiçao e o uso dos recursos, com vistas a consecuçao dos
objetivos estratégicos. Assim, uma estratégia é um conjunto
integrado de açoes destinadas a gerar e manter vantagens.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING - O conjunto de
ações previstas para alcançar os objetivos de marketing
ESTRATÉGIAS: Caminhos a seguir, ou planos
de ação estabelecidos, para atingir o objetivo.
ESTRATIFICAÇÃO - Processo de classificar os
dados em subgrupos baseados em características ou categorias.
Estratificar é dividir as informações(dados) em grupos (ou
estratos), constituindo-se numa ferramenta para a buscadas
causas ou origens de um problema. Os dados devem ser agrupados
por tempo,local, tipo, sintoma e outros fatores. A
estratificação é fundamental para a construção do Gráfico de
Pareto,sendo uma das Sete Ferramentas da Qualidade.
ESTRATIFICAÇAO -Divisao do público em
camadas sociais. Segmentaçao por hábitos, sexo, idade, renda
etc.
ESTRELA: Produto ou linha de produtos com
alta taxa de crescimento e uma considerável participação de
mercado que, freqüentemente demandam pesados investimentos para
financiar seu crescimento acelerado. Unidade estratégica de
negócio que apresenta elevada taxa de crescimento e elevada
participação relativa de mercado. Situação de um produto ou
linha de produtos segundo a matriz do portfólio de produtos ou
matriz BCG.
ESTRUTURA - É o arranjo das funções(ou
competências), com vistas ao cumprimento dos objetivos da
organização.Compreende todos os órgãos que compõem o esboço de
uma organização ou um órgão público.
ESTRUTURA BÁSICA - É o conjunto de órgãos
subordinados diretamente aos Ministros de Estado, a titulares de
órgãos integrantes da Presidência da República, de autarquias
federais ou de fundações públicas.Esses órgãos são responsáveis
pelo estabelecimento das principais diretrizes, pelo
encaminhamento das soluções necessárias e pelos resultados
obtidos. Sua aprovação é feita por meio de lei.
Estrutura de Banco de Dados em Rede -
Modelo de banco de dados no qual as entidades se relacionam de
forma semelhante à da estrutura hierárquica, permitindo, porém,
relações entre entidades de níveis hierárquicos diferentes.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: Estrutura que
divide o trabalho de empresa em tarefas especializadas, designa
estas tarefas a pessoas e departamentos e as coordena, definindo
laços formais entre pessoas e departamentos pelo estabelecimento
de linhas de autoridade e comunicação.
ESTRUTURA REGIMENTAL - É o conjunto de
unidades organizacionais de um mesmo órgão ou entidade,
integrantes de estrutura básica.Sua aprovação, de competência
exclusiva do Presidente da República, é feita mediante decreto.
A estrutura regimental compreende os órgãos da estrutura básica,
com suas competências especificadas até o terceiro nível
organizacional. A competência de um Ministério,por exemplo, é
distribuída a seus órgãos, mediante decreto de estrutura
regimental e especificada em regimentos internos.
ESTUDO DE AMOSTRA PROBABILISTA. Estudo de
amostra representativa do mercado a partir do qual a pesquisa
pode generalizar com alguma "probabilidade" de exatidão. A
amostra é obtida através da seleção de elementos ou grupos de
uma população bem definida, por um procedimento que dá a cada
elemento uma probabilidade calculável diferente de zero de ser
incluído na amostra.
ESTUDO DE MOTIVAÇÃO - Estudo cujo objetivo
é a descoberta dos motivos que estão na base do comportamento do
consumidor: necessidades, exigências, atitudes, emoções, etc.
ESTUDO DE SEGMENTAÇÃO: Maneira de
estratificar um mercado heterogêneos de forma a dispor de
estratos mais homogêneos que apresentam as mesmas
características.
ESTUDO DE VIABILIDADE - Conjunto de
informaçoes necessárias para analisar qual seria o comportamento
de um produto, se o mesmo fosse criado e lançado no mercado.
ESTUDO DE VIABILIDADE: Conjunto de
informações necessárias para analisar qual seria o comportamento
de um produto, se o mesmo fosse criado e lançado no mercado.
ESTUDO OBSERVACIONAL- Estudo em que
observamos e avaliamos características específicas, mas não
procuramos manipular nem modificar os elementos estudados.
ESTUDOS DE MEIOS (media research) - Estudos
sobre a natureza e composição das audiências dos vários meios
publicitários (empresa, rádio, televisão, cinema).
ESTUDOS DE MERCADO - Conjunto de ações com
vista à recolha e análise sobre o mercado da empresa (análises
de clientes, canais de distribuição, publicidade, etc). É vulgar
sobrepor estudos de mercado com estudos marketing.
ESTUDOS MARKETING - Recolhimento e análise
de elementos sobre o contexto global e específico das
organizações.
ESTUDOS PILOTO (PILOTING) - Estudos de
verificação dos processos de análise feita em pequena escala
antes de se realizar o programa de investigação definitiva.
ETHICS: Sistema de princípios morais e sua
aplicação para problemas de conduta.
ÉTICA DE MARKETING: Padrões morais que
orientam as decisões e as ações de marketing.
EUROMETER: People meter desenvolvido pela
A.C. Nielsen para a Europa. Esse aparelho registra até 300
canais ( UHF,VHF, por assinatura ou a cabo), até 16 pessoas
dentro do lar e as diferentes utilizações do monitor de TV (
inclusive o uso de VCR- Sintonia, gravação e reprodução). Vem
sendo utilizado como modelo pela empresa em sua operação
mundial. Veja também Dataibope, Meter, People meter.
EUROPEAN COMMON MARKET: Mercado Comum
Europeu.
EUROPEAN COMMUNIT: Comunidade Européia.
EVENTO COMPOSTO- Combinação de eventos
simples.
Evento- Resultado de um experimento.
EVENTO SIMPLES- Resultado experimental que
não comporta mais qualquer subdivisão.
EVENTOS DEPENDENTES- Eventos tais que a
ocorrência de um deles afeta as probabilidades de ocorrência dos
outros.
EVENTOS INDEPENDENTES- Eventos em que a
ocorrência de qualquer um deles não afeta as
EVENTOS MUTUAMENTE EXCLUDENTES- Eventos que
não podem ocorrer simultaneamente.
EXCELÊNCIA - Capacidade de produzir padrões
de qualidade e de desempenho, superiores àqueles já reconhecidos
como ideais, pelos usuários.
EXCLUSIVE OUTLET SELLING: Venda exclusiva.
EXCLUSIVIDADE - Compra total do tempo ou
espaço disponível em determinado veículo eliminando assim a
presença de produtos ou serviços concorrentes. Delimitaçao de
área privativa para vendedor ou revendedor comercializar um
produto.
EXCLUSIVIDADE: Compra total do tempo ou
espaço disponível em determinado veículo, eliminando assim a
presença de produtos ou serviços concorrentes. Delimitação de
área privativa para vendedor ou revendedor comercializar um
produto.
EXECUÇÃO - 1. Em mídia, a tarefa de
executar a mídia, emitindo as autorizações e enviando os
materiais. 2. Na criação, a tarefa de dar forma física às
mensagens. (Ver Autorização e Produção)
EXECUTIVE JET AVIATION: Empresa aérea
adquirida pela Berkshire Hathaway em 1998.
EXECUTIVO DE CONTA - Profissional da área
de atendimento de agência. (Ver Atendimento)
EXIBIÇAO - Transmissao de um comercial ou
filme. Período de exposiçao de um outdoor.
EXIBIÇÃO - Veiculação da mensagem
publicitária pelo veículo.
EXIBIDORA - Empresa responsável pela
produçao e exibiçao de outdoors, cartazes, luminosos e painéis
ao ar livre.
EXPECTATIVA - O que o cliente espera do
produto ou serviço. Percepção dos clientes sobre a forma como
produtos e serviços podem satisfazer às suas exigências
particulares. Está relacionada com a capacidade de demanda e
deve ser diferenciada de necessidade.
EXPEDIENTE - Exigencia legal de colocaçao,
em lugar de destaque, dos principais dados de uma publicaçao e a
nomeaçao dos seus responsáveis.
EXPERIMENTO BINOMIAL- Experimento com um
número fixo de provas independentes, em que cada resultado se
enquadra exatamente em uma de duas categorias.
EXPERIMENTO CEGO- Processo utilizado em
experimentos, segundo o qual o indivíduo não sabe se está
recebendo um tratamento ou um placebo.
EXPERIMENTO MULTINOMIAL- Experimento com um
número fixo de provas independentes , em que cada resultado se
enquadra exatamente em uma de duas categorias.
EXPERIMENTO- Processo de coleta de
observações.
EXPLORATORY RESEARCH: Veja Pesquisa
exploratória. Pesquisa de mercado para coleta de informações
preliminares que ajudarão a definir melhor os problemas e
sugerir hipóteses.
EXPORTAÇÃO: Forma de entrar em um mercado
estrangeiro exportando produtos ou vendendo-os através de
intermediários internacionais de marketing ( exportação
indireta), ou através de um departamento, filial, representantes
ou agentes de venda da própria empresa (exportação direta).
EXPOSIÇÃO - Sinônimo de cobertura alcançada
por um meio, veículo, campanha ou peça publicitária. (Ver
Cobertura, Meio e Veículo).
EXPOSIÇAO DE ANÚNCIO - Quantificaçao do
número de vezes que o leitor ve uma peça.
EXPOSIÇÃO SELETIVA: Tendência de as pessoas
filtrarem a maior parte da informação a que são expostas.
EXPOSITOR - Mostruário. Dísplay (Ingles).
EXTENSÃO DE LINHA DE PRODUTO: Tarefa de
aumentar-se uma linha de produto, estendendo-a além de seu
alcance atual.
EXTENSÃO DE MARCA: Produto novo ou
modificado lançado sob um nome demarca já bem - sucedido.
EXTENSAO DE PRATELEIRA - Artifício de
colocar uma lâmina de madeira ou plástico ao longo da gôndola
visando aumentar a última prateleira.
EXTENSÃO DE PRATELEIRA: Artifício de
colocar uma lâmina de madeira ou plástico ao longo da gôndola,
visando aumentar a última prateleira.
EXTERNA - Em produção, a filmagem ou
gravação (em videoteipe) de cenas fora de estúdio, ao ar livre.
(Ver Filmagem, Gravação e Locação).
EXTRANET - É o acesso a uma parte da
Intranet para a conexão de clientes, fornecedores e parceiros.
Este acesso é disponibilizado através de senha, onde o usuário
poderá entrar apenas nas páginas determinadas pela empresa.
EXTRANET: Internet exclusiva entre cliente
e fornecedor; será o principal canal de comunicação entre eles.
Poderosa ferramenta de marketing, em que todo o know - how do
business to business pode ser potencializado. Funciona como se a
empresa residisse no cliente. A qualquer hora, ele pode
requisitar qualquer de seus serviços e obter um pronto
atendimento. O site reconhece quem é o cliente e habilita as
informações específicas para ele.
EXTRAPOLATION: 1. Com base em uma projeção
de dados históricos, é possível deduzir tendências futuras. Veja
também Extrapolação. Estimativa de um valor desconhecido através
da utilização de uma série de valores conhecidos (por exemplo:
projeção da população mundial para o ano 2500 d.C).
EYE CAMERA - (Ingles) Aparelho que registra
reaçoes dos olhos das pessoas em relaçao as peças promocionais
ou de propaganda que lhes sao apresentadas.
Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas - Dicionário da Propaganda: Fortunecity - Visualy