Dicionário de Publicidade e Propaganda - Verbetes com a letra G
GALLUP: Instituto de Pesquisas.
Especializado em Recall de comerciais de televisão.
GAMA DE PRODUTOS - Conjunto de produtos
ligados entre si e que tenham um mesmo tipo de funcionamento,
destinados aos mesmos clientes ou que são vendidos no mesmo tipo
de pontos de venda ou na mesma zona de preços.
GAME: Alguma atividade competitiva,
envolvendo habilidade, sorte e perseverança por parte do
participante, que joga de acordo com certas regras.
GANCHO - Elemento que ressalta dentro de
uma peça e que serve para chamar a atenção do leitor.
GARANTIA DA QUALIDADE - Conjunto de
atividades planejadas e sistemáticas, implementadas no sistema
de qualidade e demonstradas como necessárias, para prover
confiança adequada em uma entidade que atenderá os requisitos
para qualidade.Notas:1- A garantia da qualidade visa
simultaneamente aos objetivos internos e externos:a) garantia da
qualidade interna dentro de uma organização, a garantia da
qualidade dá confiança à administração;b) garantia da qualidade
externa em situações contratuais ou outras,a garantia da
qualidade dá confiança aos clientes ou a outros.2- Algumas ações
do controle da qualidade e da garantia da qualidade são
inter-relacionadas.3- Se os requisitos para a qualidade não
refletirem inteiramente as necessidades do usuário, a garantia
da qualidade pode não dar a confiança adequada.
GARGALEIRA - Elementos de promoção colocado
nas embalagens que têm formato de garrafa, mas especificamente
no seu gargalo.
Gargalo- toda a operação que gera espera de
outras, atrapalhando o fluxo de um processo.
GAROTO(A) PROPAGANDA - Rapaz ou moça que
faz publicidade pelos meios visuais de comunicação.
GATT: Acordo multilateral de comércio
destinado à ampliação do comércio internacional. Tem por
finalidades a redução dos obstáculos ao intercâmbio comercial
(tarifas, cotas) e a fixação de regras para o comércio entre os
países membros.
GENERAL RE: Empresa de resseguros adquirida
pela Berkshire Hathaway em 1998.
GENERAL STORE - (Ingles) Tipo de lojas que
vende artigos das mais diferentes variedades e utilidades.
Varejao.
GENERAL STORE: Tipo de lojas que vende
artigos das mais diferentes variedades e utilidades. Varejão.
Geodésia - Ciência que se ocupa do estudo do tamanho e da forma
da Terra (geóide), por meio de medições como triangulação,
nivelamento e observações gravimétricas
GEO-LOCALIZAÇÃO - Localização geográfica de
um elemento.
GEOPROCESSAMENTO - Tecnologia que abrange o
conjunto de procedimentos de entrada, manipulação armazenamento
e análise de dados espacialmente referenciados.
Geo-referenciamento - Método que provê uma
chave de índices que podem ser usados em conjunto com uma
tabela, para determinação das coordenadas de um ponto. Como
exemplo, pode-se mencionar os códigos postais, endereços e
unidades de censo.
GEOTECNOLOGIA - Conjunto de ferramentas
tecnológicas voltadas para identificação e monitoramento de
dados dentro do espaço geográfico.
GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO
DIA-A-DIA (KANRI) - Conjunto de atividades voltadas para
alcançar os objetivos atribuídos a cada processo. Essas
atividades são: definição de função,macro fluxograma,
determinação dos itens de controle,montagem (de forma
39participativa, dos fluxogramas das tarefas para ajudara
padronização, definição dos métodos para se atingiras metas).
Definição clara dos problemas e de como resolvê-los com a
participação de todas as pessoas e,finalmente, educação e
treinamento do pessoal.
GERENCIAMENTO DAS DIRETRIZES- Procedimento
gerenciais necessários para garantir que as diretrizes sejam
executadas em todos os níveis hierárquicos,dos mais altos para
os mais baixos.
Gerenciamento de Categoria - Processo entre
fornecedor e o cliente de administração de categorias de produto
como unidades estratégicas de negócio, com o objetivo de
maximizar venda, eficiência e rentabilidade, satisfazendo as
necessidades dos consumidores.
GERENCIAMENTO DE CLIENTES - Atribuir a
gerentes de cliente portfólios de clientes separados e
individualmente identificáveis, os quais foram diferenciados por
valor e agrupados por necessidades. A missão do gerente de
cliente é aumentar o valor de seu portfólio e sua principal
responsabilidade será controlar todas as formas de comunicação
endereçável ou interativa com clientes de seu portfólio. Cada
cliente pode integrar a um único portfólio. Ver também Marketing
1:1, Gerente de capacidades, concorrência orientada para o
cliente, Portfólio.
GERENCIAMENTO DE MELHORIAS- Gerenciamento
que busca a melhoria dos processos,mediante a alteração dos seus
padrões, para níveis nunca atingidos.
GERENCIAMENTO DE ROTINA - Gerenciamento das
tarefas do dia-a-dia da organização.
GERENCIAMENTO INTERFUNCIONAL (Hoshin) -
Cuida da solução de problemas prioritários da alta administração
pelo desdobramento das diretrizes e seu controle interfuncional
(interdepartamentos).Tem como função olhar para o futuro da
organização.É o gerenciamento estratégico, de responsabilidade
da alta administração.
GERENCIAMENTO PELAS DIRETRIZES(HOSHIN
KANRI) - É um sistema administrativo praticado por todas as
pessoas da organização, que visa a garantir a sobrevivência da
mesma à competição internacional(Campos, V. F.). O Gerenciamento
pelas diretrizes é constituído por dois sistemas: o
gerenciamento funcional e gerenciamento interfuncional. A
implantação do gerenciamento pelas diretrizes depende dos
seguintes pré-requisitos:comprometimento da alta administração,
bom sistema de coleta e análise de dados,elevada competência no
MSP (Método de Solução de Problemas) e sólido gerenciamento da
rotina do trabalho do dia-a-dia.
GERENCIAR - No gerenciamento da qualidade
total gerenciar significa conduzir simultaneamente duas ações:
Rotina e Melhorias. Segundo McGregor, gerenciar é essencialmente
resolver problemas.
Gerente de capacidades- Em geral, um ex-
gerente de produto ou de programa. O papel do gerente de
capacidades é descobrir, comprar ou desenvolver os produtos de
que um gerente de clientes precisa para melhor atender às
necessidades do cliente. A primeira decisão do gerente de
capacidades geralmente se refere a se a empresa deve fabricar ou
comprar (ver Aliança estratégica).
GERENTE DE PROPAGANDA - Profissional
responsável nas empresas pelo esforço de venda em massa por
televisão, jornais, revistas e outros instrumentos de mídia.
GESALT: 1. Doutrina relativa a fenômenos
psicológicos e biológicos, que veio a alcançar domínio
filosófico. Consiste em considerar esses fenômenos não mais como
soma de elementos por isolar, analisar e dissecar, mas como
conjuntos que constituem unidade autônoma, manifestando uma
solidariedade interna e possuindo leis próprias, donde resulta
que o modo deve ser de cada elemento depende da estrutura do
conjunto e das leis que o reagem, não podendo nenhum dos
elementos preexistir ao conjunto. 2. Teoria da forma.
GESTÃO DA QUALIDADE - Todas as atividades
da função gerencial que determinam apolítica da qualidade, os
objetivos e as responsabilidades e o implemento por meios tais
como: planejamento da qualidade,controle da qualidade,garantia
da qualidade e melhoria da qualidade dentro do sistema da
qualidade.Notas:1 - A gestão da qualidade é responsabilidade de
todos os níveis da administração, mas tem que ser liderada pela
alta administração.Sua implementação envolve todos os membros da
organização.2 - A gestão da qualidade leva em consideração os
aspectos econômicos.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL - Modo de gestão
de uma organização, centrado na qualidade,baseado na
participação de todos os seus membros,visando ao sucesso alongo
prazo, por meio da satisfação do cliente e dos benefícios para
todos os membros da organização e para a sociedade.Notas:1 -
Pela expressão “todos os seus membros” entende-se o pessoal de
todos os departamentos e de todos os níveis de estrutura
organizacional.2 - Uma liderança forte e persistente da alta
administração e a educação e o treinamento de todos os membros
da organização são indispensáveis ao sucesso desse modo de
gestão.3 - Na gestão da qualidade total, o conceito de qualidade
se refere à consecução de todos os objetivos gerenciais.4 - O
conceito de “benefícios para a sociedade” implica no atendimento
de “requisitos da sociedade”,conforme necessário.
GESTÃO DE PESSOAS - Um dos sete critérios
do modelo de gestão pela excelência, o sucesso da organização
depende de atributos que se concentram nas pessoas.Seus
conhecimentos e habilidades determinam a capacidade de produção
e a qualidade dos outputs da organização.As pessoas
determinam-se a pôr seus conhecimentos e habilidades à
disposição da organização na proporção de sua motivação a
fazerem isso. O grau de motivação resulta de um processo de
troca entre a organização e o indivíduo. Quanto maior for a
“empatia”,mais se predisporá este a pôr seus conhecimentos e
habilidades à disposição daquela.Quando o indivíduo sente-se
parte da organização,e constata que em seu crescimento pessoal a
organização participa de forma positiva,estabelece-se um vínculo
de simpatia, fazendo-o sentir-se bem dentro da mesma.Percebe-se
que estão abertos os canais para uma compensação justa do seu
esforço pessoal em benefício do crescimento organizacional,então
estabelecem-se as condições para um alto grau de motivação pela
atividade profissional.As pessoas sentem-se bem sucedidas quando
sentem que estão crescendo, que estão aprendendo, que estão
adquirindo novas capacidades,que suas habilidades são
imprescindíveis para a criação de soluções para as questões
organizacionais e quando existem as oportunidades para
manifestação dessas habilidades na criação de soluções. O
aumento do aprendizado, quando voltado para os objetivos da
organização devem estar vinculados a oportunidades decrescimento
do funcionário dentro da mesma, como incentivo ao alinhamento
entre os objetivos pessoais e os objetivos organizacionais.O
rodízio de funções proporciona uma forma de aprendizado, além de
permitir que o funcionário identifique a área de atuação que
melhor se enquadra ao seu perfil. Um aspecto importante na
gestão de pessoas diz respeito ao seu alinhamento em relação aos
processos de mudança estratégica. Isso é algo que depende do
grau de aprofundamento e maturidade da instituição no processo
de definição de suas diretrizes estratégicas. Uma instituição
que não está acostumada a pensar estrategicamente tem
dificuldade de alinhar todos os demais processos ao
encaminhamento e em uma só direção. E assim,muitas vezes, vários
de seus setores atuam de forma incoerente em relação a outros e
em relação ao que pensa sua liderança. Portanto, é preciso
implantar a cultura do planejamento estratégico, de tal forma
que seja um procedimento habitual e contínuo.
Gestão de processos - Um dos sete critérios
do modelo de gestão pela excelência, o critério avalia como a
organização realiza a gestão de seus processos. Os processos de
trabalho, à medida que vão sendo melhorados, geram efeitos como
maior agilidade, custos menores e maior flexibilidade no
atendimento aos clientes, maior produtividade e maior qualidade
do produto.Geralmente, considera-se três níveis de esforços na
gestão de processos: melhoria contínua de processos – reduza
variação na qualidade dos produtos e serviços e introduz
melhorias no fluxo de trabalho; redesenho de processos– remove
passos ou tarefas que não agregam valor ao produto ou
serviço,reduz o tempo de ciclo e a velocidade de resposta do
processo, diminui os custos dos processos; reengenharia de
processos – transforma radicalmente o processo por meio de
aplicação de tecnologia apropriadas, com ganhos exponenciais na
efetividade e eficiência. A gestão de processos inclui o projeto
do produto, a produção,os processos de apoio e os processos dos
fornecedores e parceiros.
GESTOR DE MARCA - Idem relativamente ao
Gestor de Produto, mas ponderando que um mesmo produto pode ser
comercializado sob mais de uma marca.
GESTOR DE MERCADO - Idem relativamente ao
Gestor de Produto e ao Gestor de Marca mas ponderando a forma
como a empresa define o(s) seu(s) mercados de atuação: Mercado
geográfico, mercado por dimensão dos clientes, etc.
GESTOR DE PRODUTO - Elemento da equipe
Comercial-Marketing que coordena e controla as atividades
relativas à produção/comercialização de um determinado produto
da empresa. Deverá funcionar como pólo dinamizador das relações
interfuncionais conducentes ao êxito do seu produto no mercado e
procurar sistematicamente a coerência das suas ações com a
estratégia e táctica de marketing da empresa no seu todo.
GIFT PACK - Processo de vendas em que a
mercadoria vem acompanhada de um brinde como oferta.
GIGANTOGRAFIA - Processo que amplia um
fotolito para a impressão de um outdoor, permitindo que o cartaz
seja visto com boa definição da imagem.
GIMMICH: Efeito visual ou auditivo quase
sempre comum a todas as peças de uma campanha de propaganda, é o
elemento promocional que não se confunde com o logotipo.
GIMMICK - Artifício. Recurso. Truque para
chamar o público.
GIMMICK: Item gerador de impacto,
geralmente tridimensional, inserido em uma mala- direta.
GLOBALIZAÇÃO: Mudança nas economias
nacionais, fechadas e protegidas, para uma economia
internacionalizada, sem fronteiras de produção e comercialização
dos seus bens e serviços.
GNP: Veja Produto Nacional Bruto. Valor de
todos os produtos ou serviços comercializados no mercado de um
país durante um período de tempo determinado, usualmente de um
ano.
GOAL OBJECTIVE: Objetivo final de uma
campanha.
GÔNDOLA - Armaçao. Cesta utilizada em
supermercados.
GÔNDOLA - Estante de supermercado, que
serve como suporte para material de ponto de venda.
GÔNDOLA - Estante ou conjunto de
prateleiras de super ou de hipermercado.
GÔNDOLA - Prateleiras utilizadas para
exposição de produtos no PDV.
GOOD WILL: Posse de um bem intangível que
permite a um negócio continuar obtendo lucros acima do normal.
GOODWILL CONTÁBIL: veja
Goodwill econômico; Goodwill financeiro.
GOODWILL ECONÔMICO: A parcela dos lucros de
uma empresa acima do valor contábil.
GOODWILL FINANCEIRO: A diferença entre o
preço mais alto pago por uma empresa e o valor contábil de seus
ativos.
GPS - Sistema Global de Posicionamento -
Sistema de satélites, utilizados em levantamentos geodésicos que
transmitem sinais que podem ser decodificados por receptores
especialmente projetados para determinar, com precisão, posições
sobre a superfície da Terra.
GRÁFICA - Empresa que produz materiais
impressos - folhetos, catazes etc.
GRÁFICO DE CONTROLE- Um dentre diversos
tipos de gráficos ( capítulo 12) que ilustram alguma
característica de um processo a fim de determinar se há
estabilidade estatística.
GRÁFICO DE NP - Carta de controle em que os
números de defeitos são marcados de forma que possa monitorar um
processo.
Gráfico de p- Carta de controle usada para
monitorar a proporção p.
GRÁFICO DE PARETO: Representação gráfica
que mostra o número de vezes que um problema ocorre, com suas
causas ordenadas, das mais freqüentes para as menos freqüentes.
Também usado para mostrar que 80% das vendas de uma empresa
decorrem de 20% de seus clientes e que 80% dos lucros procedem
de 20% dos produtos- a chamada regra 80/20.
GRÁFICO DE R- Carta de controle baseada em
intervalos amostrais, usada para monitorar variação em um
processo.
GRÁFICO DE REPETIÇÕES- Gráfico seqüencial
de valores individuais de dados ao longo do tempo, onde um
eixo(em geral o vertical) é usado para os valores dos dados, e o
outro eixo ( em geral o horizontal) é usado
GRÁFICO DE S- Carta de controle, baseada em
desvios - padrão amostrais, usada para monitorar a variação de
um processo.
GRÁFICO DE X- Gráfico de controle usado
para monitorar a média de um processo.
Gráfico em caixas- Representação gráfica de
um conjunto de dados.
GRÁFICO EM SETORES- Representação gráfica
de dados em forma de um círculo dividido em setores.
GRÁFICO RAMO- E- FOLHAS- Método de
disposição dos dados para revelar sua distribuição.
GRÁFICOS EM PONTOS- gráfico em que cada
valor é marcado como um ponto ao longo de uma escala de valores.
GRAHAM-BENJAMIN: O guru da área de
investimentos, de quem Buffett foi aluno na Columbia Business
School.
GRAMATURA - Unidade que exprime o peso de
papel em gramas por metro quadrado.
GRAU DE ACURÁCIA - Representa a proximidade
dos resultados oriundos das observações, computações e cálculos,
em relação aos valores reais ou aos valores aceitos como sendo
reais. A acurácia relaciona-se com a exatidão do resultado e se
distingue da precisão, que se relaciona com a exatidão do
procedimento pelo qual se obtém o resultado.
GRAU DE CONFIANÇA- Probabilidade de um
parâmetro populacional estar contido em determinado intervalo de
confiança; também chamado nível de confiança.
GRAU DE PRECISÃO - Significa o grau de
fidelidade na representação de um elemento, em relação à posição
e ao valor real do elemento representado, dentro de um mapa. Num
banco de dados geográficos, a precisão também levar em
consideração o conteúdo, a correta identificação de detalhes, a
freqüência, a característica temporal dos dados e a sua
integridade topológica.
GRAUS DE LIBERDADE DO DENOMINADOR- Número
de graus de liberdade correspondente ao denominador da
estatística de teste F.
GRAUS DE LIBERDADE DO NUMERADOR- Número de
graus de liberdade correspondente ao numerador da estatística F.
GRAUS DE LIBERDADE- Número de valores que
podem variar após terem sido impostas certas restrições a todos
os valores.
GRID DE VENDAS: Cruzamento de dois
interesses do vendedor. O primeiro é objetivar uma venda e o
segundo a maneira pela qual ele se interessa por seus clientes.
GROSS MARGIN: Lucro bruto.
GROSS NATIONAL PRODUCT: Veja Produto
Nacional Bruto. Valor total de todos os produtos ou serviços
comercializados no mercado de um país durante um período de
tempo determinado, usualmente de um ano.
GROSS WEIGHT: Veja Peso Bruto. Peso da
mercadoria mais a embalagem.
GROUP DISCUSSION: Discussão de grupo.
Reunião de elementos representativos de mercado sob orientação
de psicólogos, debatem um produto, uma campanha de propaganda,
um relatório, um laudo; na discussão de grupo devem surgir os
motivos mais profundos que geram a atitude do mercado.
GRP (GROSS RATING POINT) - 1. Soma das
audiências brutas dos programas em que os comerciais foram
colocados. 2. Um elemento de mensuração de mídia; é, em última
análise, o número de vezes - ou impactos em que o comercial
atinge o telespectador.
GRP (GROSS RATING POINT): 1.Soma das
audiências brutas dos programas em que os comerciais foram
colocados. 2. Um elemento de mensuração de mídia; é, em última
análise, o número de vezes - ou impactos - em que o comercial
atinge o telespectador. Veja custo por cobertura.
GRUPO DA QUALIDADE - Grupo de colaboradores
que desenvolvem um projeto da qualidade, coordenados ou
supervisionados por um gerente.O grupo é dissolvido quando o
projeto da qualidade estiver completado.
GRUPO DE APOIO LOGÍSTICO (GAL) - Grupo de
colaboradores que assessoram o GSQP e os comitês de qualidade
das diretorias, na formulação de diretrizes, elaboração de
relatórios e no desenvolvimento de ações facilitadoras para a
criação e implantação de Equipes de Qualidade e no
assessoramento e acompanhamento das ações provenientes dos
Planos de Ação da Qualidade.
GRUPO DE INTERESSE: Ampla variedade de
indivíduos e organizações que têm importância na influência
sobre as empresas; normalmente, consideram-se quatro grupos:
grupos de interesse do consumidor, grupos do governo, política
pública e compradores. A coalizão dos grupos de interesse do
consumidor influencia diretamente as empresas e o governo.
GRUPO DE REFERÊNCIA: 1. Grupo de indivíduos
que influenciam o eleitorado. 2. Qualquer agregação interatuante
de pessoas que influencie as atitudes ou comportamento de um
indivíduo.
GRUPO SUPERVISOR DE QUALIDADE E
PRODUTIVIDADE - Grupo composto de um representante, no nível de
superintendente, de cada área da administração superior da
organização,para garantir a interconexidade das ações da
qualidade. Seu papel basicamente é:- ajudar a consolidação, no
corpo social da organização, dos princípios norteadores da
“Política da Gestão com Qualidade Total”;- consolidar
trimestralmente,a partir de sua supervisão dos comitês, um
Relatório Gerencial da Qualidade e Produtividade da Companhia;-
autorizar a implantação de novas equipes de qualidade.
Grupos de controle- Grupo de indivíduos em
um experimento que não recebem um tratamento particular.
GRUPOS DE TRATAMENTO- Grupo de indivíduos a
quem é ministrado determinado tratamento em um experimento.
Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas - Dicionário da Propaganda: Fortunecity - Visualy