Dicionário de Publicidade e Propaganda - Verbetes com a letra H

 

HANDICAP: 1. Vantagens concedida a outra pessoa com objetivo de igualar as chances. 2. Obstáculos. Restrições.

HARD SELL: Venda passada. Expressão utilizada para definir abordagens e mensagens de venda direta, de estilo promocional e sem sutilezas.

HARDWARE - Equipamentos e materiais. Um dos três elementos básicos que compõe as organizações humanas (hardware, software e humanware).

HD: Veja high definition.

HEAD FONE: Fone de ouvido, equipamento utilizado pelos operadores de telemarketing .

HEAVY BUYERS: Veja heavy user.

HEAVY USER I- Consumidor pesado, em inglês. Termo utilizado para designar os consumidores com alto índice de freqüência de um produto.

HEAVY USER: Consumidor de alta freqüência/volume de determinado produto.

HEAVY VIEWER: Telespectador assíduo. Telespectador habitual.

HEMEROTECA: Divisão da biblioteca onde se colecionam jornais e revistas.

HERZBERG, F. - Propôs a teoria da motivação, distinguindo dois tipos de fatores motivacionais – os que trazem conforto e os que trazem desconforto.Influenciou o lado humano do TQC japonês,juntamente com Maslow e McGregor. Escreveu os livros Motivation to Work e Working the Nature of Man.

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW: Abraham Maslow foi pioneiro no estudo da motivação humana. De acordo com seus estudos, as necessidades que as pessoas são motivadas a satisfazer se enquadram numa hierarquia. Em cuja base estão as necessidades fisiológicas e de segurança; acima destas estão as necessidades do ego e as de auto - realização.

HI-FI (HIGH FIDELITY): Alta fidelidade.

HIPERMERCADO: 1. Ponto -de- venda de varejo, Grande sortimento de produtos, localizado em local com vias de fácil acesso por automóvel e grande estacionamento. 2. Enormes lojas que combinam supermercados e varejo de desconto e de depósito; além de alimentos, oferecem móveis, eletrodomésticos, roupas e muitos outros produtos.

Hipótese- Afirmação, ou alegação, sobre uma propriedade de uma população.

Hipótese alternativa- Afirmação equivalente à negação da hipótese nula; denotada por H¹.

Hipótese nula- Afirmação sobre uma características populacional, envolvendo em geral o caso de não haver nenhuma diferença; denotada por H°.

HIPÓTESE: Suposição a ser comprovada para explicar um fato, teoria ou processo.

HISTOGRAMA - Ferramenta da qualidade que representa graficamente a distribuição de freqüência de um conjunto dedados para avaliar a variação que existe para o conjunto de todos os dados.

HISTOGRAMA DE FREQÜÊNCIAS RELATIVAS- Variante do histograma básico em que as freqüências são substituídas por freqüências relativas.

Histograma- Gráfico em barras verticais representando a distribuição de freqüências de um conjunto de dados.

HISTOGRAMA: Representação histográfica, constituída de uma série de retângulos justapostos que têm por base o intervalo de classe. A área de cada retângulo é proporcional à freqüência da classe correspondente e tem grande aceitação nos casos de distribuição contínua de freqüência.

Histogramas de probabilidades- Histograma com os resultados dispostos ao longo do eixo horizontal e as probabilidades marcadas no eixo vertical.

HOLDING: Sociedade cujo capital é formado pela maioria das ações de outras empresas sobre as quais exerce controle.

HOME BANK: Serviço via linha telefônica ou cabo, de acesso ao banco. Pode ou não ser interativo.

HOME PAGE: Nome dado à primeira página de um site. O termo popularizou-se e foi confundido com site. A home page é, normalmente, a página que introduz o visitante ao que será visto no site. Também chamada de welcome page.

HOUSE AGENCY: 1. Agência da casa. 2. Agência de propaganda juridicamente independente, mas ligada acionariamente a um sócio majoritário para o qual ela presta serviços com ou sem exclusividade. 3. Agência formada para atender à própria empresa a que pertence, na house agency, o cliente é de sua agência.

HUMANWARE - Os recursos humanos de uma organização.
 
HOMEM-SANDUÍCHE - Tradicional forma de propaganda na qual uma pessoa, geralmente do sexo masculino, caminha por roteiros previamente definidos, carregando dois cartazes ou placas publicitárias, uma em sua frente e outra atrás.
HORÁRIO NOBRE - Período de maior índice de audiência nas emissoras de rádio e TV. Em televisão, considera-se das 19h00 às 22h00. Os períodos imediatamente anteriores e posteriores a estes horários são chamados de horários marginais.
HOUSE AGENCY - 1. Agência da casa. 2. Agência de propaganda juridicamente independente, mas ligada acionariamente a um sócio majoritário para o qual ela presta serviços com ou sem exclusividade. 3. Agência formada para atender à própria empresa a que pertence, na house agency, o cliente é dono de sua agência.
HOUSE ORGAN - Veículo impresso distribuído para o público interno (funcionários e suas famílias) e público externo (fornecedores, acionistas, clientes, imprensa etc). O mesmo que jornal da empresa, revista da empresa.
HEADLINE - Título. Cabeçalho. Chamada.
HEAVY USER - Consumidor que se destaca ou pela sua assiduidade ou pela força que ele representa no volume de vendas.
HOLOGRAMA - Reproduçao de texto ou imagem através da utilizaçao de raio laser e que dá a sensaçao de movimento e profundidade.
HOME-PAGE - Página inicial de qualquer endereço eletrônico. Serve como ponto de partida para a procura de informaçao referente a uma instituiçao ou pessoa.
HOMEM-SANDUÍCHE - Tradicional forma de propaganda na qual uma pessoa, geralmente do sexo masculino, caminha por roteiros previamente definidos, carregando dois cartazes ou placas publicitárias, uma na sua frente e outra atrás.
HORÁRIO NOBRE - Tradicionalmente reconhecido corno o período de maior índice de audiencia nas emissoras de rádio e TV. Em televisao considera-se das 19 as 22 horas. Os períodos imediatamente anteriores e posteriores a estes horários sao chamados de horários marginais.
HORIZONTE DE PLANEJAMENTO - Prazo-limite para o qual se consideram válidas as premissas e alternativas utilizadas para identificar o cenário futuro em que irá atuar a organizaçao. É o prazo máximo para o qual se consegue fazer previsoes, com relativa segurança. A extensao de tempo desse horizonte de planejamento varia em funçao do ramo de negócio (setor) da organizaçao.
HOST - Computador central. Também chamado de servidor.
HOUSE AGENCY - Agencia da Casa - Agencia de propaganda juridicamente independente, mas ligada acionariamente a um sócio majoritário para o qual ela presta serviços com ou sem exclusividade.
HOUSE-BRAND - Marca da Casa. Marca própria de comercializaçao. Produtos que tem a marca do próprio supermercado e que concorrem com os de outros fabricantes.
HOUSE-ORGAN - Veículo impresso distribuído para público interno (funcionários e familiares) e público externo (fornecedores, acionistas, clientes, imprensa, etc.). O mesmo que jornal da empresa, revista da empresa.
HANDICAP: 1. Vantagens concedida a outra pessoa com objetivo de igualar as chances. 2. Obstáculos. Restrições.

HARD SELL: Venda passada. Expressão utilizada para definir abordagens e mensagens de venda direta, de estilo promocional e sem sutilezas.

HARDWARE - Equipamentos e materiais. Um dos três elementos básicos que compõe as organizações humanas (hardware, software e humanware).

HD: Veja high definition.

HEAD FONE: Fone de ouvido, equipamento utilizado pelos operadores de telemarketing .

HEAVY BUYERS: Veja heavy user.

HEAVY USER I- Consumidor pesado, em inglês. Termo utilizado para designar os consumidores com alto índice de freqüência de um produto.

HEAVY USER: Consumidor de alta freqüência/volume de determinado produto.

HEAVY VIEWER: Telespectador assíduo. Telespectador habitual.

HEMEROTECA: Divisão da biblioteca onde se colecionam jornais e revistas.

HERZBERG, F. - Propôs a teoria da motivação, distinguindo dois tipos de fatores motivacionais – os que trazem conforto e os que trazem desconforto.Influenciou o lado humano do TQC japonês,juntamente com Maslow e McGregor. Escreveu os livros Motivation to Work e Working the Nature of Man.

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW: Abraham Maslow foi pioneiro no estudo da motivação humana. De acordo com seus estudos, as necessidades que as pessoas são motivadas a satisfazer se enquadram numa hierarquia. Em cuja base estão as necessidades fisiológicas e de segurança; acima destas estão as necessidades do ego e as de auto - realização.

HI-FI (HIGH FIDELITY): Alta fidelidade.

HIPERMERCADO: 1. Ponto -de- venda de varejo, Grande sortimento de produtos, localizado em local com vias de fácil acesso por automóvel e grande estacionamento. 2. Enormes lojas que combinam supermercados e varejo de desconto e de depósito; além de alimentos, oferecem móveis, eletrodomésticos, roupas e muitos outros produtos.

Hipótese- Afirmação, ou alegação, sobre uma propriedade de uma população.

Hipótese alternativa- Afirmação equivalente à negação da hipótese nula; denotada por H¹.

Hipótese nula- Afirmação sobre uma características populacional, envolvendo em geral o caso de não haver nenhuma diferença; denotada por H°.

HIPÓTESE: Suposição a ser comprovada para explicar um fato, teoria ou processo.

HISTOGRAMA - Ferramenta da qualidade que representa graficamente a distribuição de freqüência de um conjunto dedados para avaliar a variação que existe para o conjunto de todos os dados.

HISTOGRAMA DE FREQÜÊNCIAS RELATIVAS- Variante do histograma básico em que as freqüências são substituídas por freqüências relativas.

Histograma- Gráfico em barras verticais representando a distribuição de freqüências de um conjunto de dados.

HISTOGRAMA: Representação histográfica, constituída de uma série de retângulos justapostos que têm por base o intervalo de classe. A área de cada retângulo é proporcional à freqüência da classe correspondente e tem grande aceitação nos casos de distribuição contínua de freqüência.

Histogramas de probabilidades- Histograma com os resultados dispostos ao longo do eixo horizontal e as probabilidades marcadas no eixo vertical.

HOLDING: Sociedade cujo capital é formado pela maioria das ações de outras empresas sobre as quais exerce controle.

HOME BANK: Serviço via linha telefônica ou cabo, de acesso ao banco. Pode ou não ser interativo.

HOME PAGE: Nome dado à primeira página de um site. O termo popularizou-se e foi confundido com site. A home page é, normalmente, a página que introduz o visitante ao que será visto no site. Também chamada de welcome page.

HOUSE AGENCY: 1. Agência da casa. 2. Agência de propaganda juridicamente independente, mas ligada acionariamente a um sócio majoritário para o qual ela presta serviços com ou sem exclusividade. 3. Agência formada para atender à própria empresa a que pertence, na house agency, o cliente é de sua agência.

HUMANWARE - Os recursos humanos de uma organização.

 

Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas - Dicionário da Propaganda: Fortunecity - Visualy