Dicionário de Publicidade e Propaganda - Verbetes com a letra I
ÍCONE - Sinal identificador.
IDENTIDADE VISUAL - 1. Conjunto de elementos
como marca, cor, logotipo, impressos internos, identificação de
veículos, fachadas de loja etc., que ajudam a identificar e definir
visualmente uma empresa. 2. Parte essencial de qualquer imagem
corporativa de marca e que se constitui num sistema de signos
visuais (logotipo, cores, letras etc) que dão homogeneidade à marca.
IDENTIDADE VISUAL - Conjunto de elementos como
marca, cor, logotipo, placas de sinalizaçao, papelaria interna,
identificaçao de veículos, fachadas de loja etc., que ajudam a
identificar e definir visualmente uma empresa.
IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA - Estágio do processo
de compra industrial no qual um indivíduo da empresa reconhece um
problema ou necessidade que pode ser satisfeita com a aquisição de
um bem ou serviço.- ILHA - Exposição de produtos, em uma vitrine,
que permite a visualização por todos os ângulos.
IGUALDADE DE QUALIDADE- Empresa que tem, ao
mesmo tempo, o produto e serviço de melhor qualidade e a clara
liderança do mercado. Todavia, como as iniciativas orientadas para a
qualidade tornaram- se importantes em maior número de empresas de
todos os setores, a alta qualidade tornou- se um critério
necessário, embora insuficiente, para o sucesso. Na maioria dos
setores, a qualidade de produto tornou- se uma característica
igualitária, oferecendo portanto pouca vantagem competitiva.
ILHA DE EDIÇÃO - Centro tecnológico, cheio de
luzes, monitores, comandos, onde se faz a edição de áudio e vídeo.
IMAGEM - É o conjunto e crenças, idéias e
impressoes que uma pessoa mantém em relaçao a um objeto. As atitudes
e as açoes de uma pessoa em relaçao a um objeto sao altamente
condicionadas pela imagem desse objeto ou da imagem corporativa a
ele relacionado.
IMAGEM CORPORATIVA - 1. Imagem de marca. 2.
Imagem de uma empresa, produto ou serviço tem junto ao público. Do
inglês bran image.
IMAGEM CORPORATIVA - Conjunto de percepções em
relação a uma Empresa, tanto junto a seus consumidores como ao
mercado como um todo.
IMAGEM DE MARCA - 1. Grupo de crenças que os
consumidores têm acerca de determinada marca. 2. Uniformidade de
todos os elementos internos e externos do ponto de venda. Contribui,
junto com os produtos, para tornar "única" a atmosfera
característica daquele sistema de franchising.
Imagem de Marca - O mesmo que imagem
corporativa, mas aplicada a um produto/serviço ou linha deles.
IMAGEM DO PRODUTO - Forma pela qual
consumidores percebem um produto real ou potencial.
IMAGEM DO PRODUTO: Forma pela qual consumidores
percebem um produto real ou potencial.
IMAGEM INSTITUCIONAL - A forma pela qual um
indivíduo vê uma organização.
IMAGEM MULTI TEMPORAL - Sobreposição de imagens
de uma mesma área, coletadas em épocas diferentes. Essas imagens são
normalmente usadas na análise da evolução das variáveis estudadas.
IMAGEM: 1. Representação gráfica, plástica ou
fotográfica de pessoa ou objeto. 2. Representação dinâmica,
cinematográfica ou televisionada de pessoa, animal, objeto, cena
etc.
IMPACT: Veja impacto. 1. Impressão variável
provocada no público por uma notícia, fato ou mensagem publicitária.
2. Método forçado, impelido. 3. Impressão muito forte, profunda,
causada por diversos motivos.
IMPACTO - 1. Impressão variável provocada no
público por uma notícia, fato ou mensagem publicitária. 2. Método
forçado, impelido. 3. Impressão muito forte, profunda, causada por
diversos motivos.- IMPRESSÃO - 1. Ato ou efeito de imprimir. 2.
Marca ou sinal, deixado por um corpo sobre o outro. 3. Processo
utilizado para obtenção de jornais, revistas, livros, formulários,
folhetos etc.
IMPACTO - Impressao variável provocada no
público por uma notícia, fato ou mensagem publicitária.
IMPACTOS - Total acumulado, em números
absolutos das pessoas atingidas por uma mensagem transmitida através
de mídia impressa ou eletrônica, durante um determinado período.
Exemplo: uma revista com tiragem de 20 mil exemplares e uma média de
4 leitores por exemplar pode nos dar a cada inserçao de anúncio um
total de 80 mil impactos.
IMPLANTADORES DE EQUIPES DA QUALIDADE -
Responsáveis pela reunião de implantação de cada equipe de
qualidade, na qual informará e debaterá com os componentes da equipe
os sistemas de qualidade,o objetivo da equipe de qualidade e as
orientações para a continuidade dos trabalhos da equipe.
IMPLEMENTAÇÂO DE MARKETING - É o processo que
transforma planos de marketing em açoes específicas e assegura a
execuçao dessas açoes de modo a realizar os objetivos estabelecidos
pelos planos.
IMPRENSA AMARELA - Assim definida aquele tipo
de imprensa sensacionalista, mais conhecida no Brasil corno imprensa
marrom.
IMPRENSA AMARELA: Tipo de imprensa
sensacionalista, mais conhecida no Brasil como imprensa marrom.
IMPRENSA MARROM: Veja imprensa amarela. Tipo de
imprensa sensacionalista, mais conhecida no Brasil como imprensa
marrom.
IMPRESSÃO CONTÍNUA - Impressão utilizando um
suporte em bobina sobre a máquina rotativa, como acontece nos
jornais.
IMPULSIONADORES-CHAVE DO NEGÓCIO - Requisitos
relativos aos processos vitais da organização,ou seja, aqueles
relativos às áreas de atuação,cujo desempenho causa impacto mais
crítico no sucesso da organização.
IMPULSO - Desejo de comprar algo que nao estava
planejado.
IN BOUND: No telemarketing é o funcionário que
recebe as chamadas; receptivo.
IN PACK: Mensagens promocionais ou de resposta
direta empresas e coladas dentro da embalagem.
INCENTIVO DE VENDAS: Dinheiro ou outro fator
motivador oferecido a vendedores ou representantes com a finalidade
de fazê-los exceder o nível de vendas.
INCENTIVO: Recursos motivadores que tem por
objetivo estimular a venda ou compra de produtos e serviços.
INDETERMINADO - Anúncio, comercial, peça
publicitária veiculada em mídia impressa ou eletrônica sem posiçao
de inserçao predeterminada. Tem o preço de comercializaçao menor que
a peça com espaço determinado.
Indexação Espacial -Procedimento através do
qual é possível selecionar porções bem delimitadas de uma grande
base de dados, dentro do espaço geográfico.
INDICADOR DE GÔNDOLA - 1. Informações que
mostram o conteúdo daquela gôndola. 2. Letreiro.
INDICADOR DE GÔNDOLA - Informaçoes que mostram
o conteúdo daquela gôndola. Letreiro.
INDICADORES - São instrumentos elaborados e
usados para valorar o cumprimento dos objetivos e metas. São as
variáveis dependentes do modelo experimental, usadas para
quantificar o resultado das ações. São critérios explícitos de
medida,que permitem estabelecer conclusões objetivas sobre aspectos
particulares dos programas.
INDICADORES DE VALOR: Expressão mensurável do
Atributo de uma Transação (ex.: Rapidez = Número de minutos de
espera na fila).
ÍNDICE BIG MAC. É um indicador do poder de
compra das principais moedas mundiais, baseado no preço do sanduíche
produzido pelas lojas McDonald´s com as mesmas matérias-primas e
vendido praticamente em todo o mundo. Criado pela revista The
Economist, de Londres, suas variações mensais podem refletir
alterações de custos e aumentos ou perdas de eficiência em cada
economia na produção dos componentes que entram na produção desse
sanduíche.
ÍNDICE BOVESPA. Também denominado Ibovespa
(Índice da Bolsa de Valores de São Paulo), é um número que exprime a
variação média diária dos valores das negociações, na bolsa de
Valores de São Paulo, de uma carteira de ações de cerca de cem
empresas selecionadas.
ÍNDICE DE AFINIDADE: Coeficiente entre o
percentual de participação de um target no total de consumidores de
determinado veículo e o percentual de participação desse mesmo
segmento na população. O resultado dessa divisão indica o grau de
"afinidade" que o veículo tem como target considerado, à medida que,
quando maior do que 100, aponta para uma participação do target na
audiência maior do que seria esperada se esse veículo fosse
horizontalmente dirigido a toda a população. O conceito tem sido
mais aplicado à programação de televisão.
ÍNDICE DE AUDIENCIA - Número relativo da
audiencia de determinado veículo em horário definido. Quando se
tratar de mídia impressa, usa-se a expressao índice de leitura, que
indicará a penetraçao de um jornal OU revista em um mercado
definido.
ÍNDICE DE PREÇOS: Medida de relação entre o
preço de um bem num momento determinado e o preço fixado como
padrão, mostrando numericamente suas altas e baixas.
ÍNDICE DE RESPOSTA: Porcentagem de
questionários desenvolvidos em uma pesquisa.
ÍNDICE DE RETENÇÃO DE AUDIÊNCIA: Indicador que
representa a variação percentual da audiência no início e no final
do programa.
INDOOR - Painéis, cartazes ou quaisquer
materiais de divulgação de um produto ou serviço afixados dentro de
estabelecimentos como metrô, ônibus.
INELASTIC DEMAND: Veja Inelasticidade da
demanda. Condição pela qual a mudança do preço do produto para mais
ou para menos não alteram a quantidade de demanda.
INFLÁVEL - Peça feita de material plástico
flexível e hermético que se pode encher de ar, onde pode ser
impressas ou pintadas mensagens e /ou imagens.
INFLÁVEL - Peça pintada ou impressa com
mensagens e/ou imagens, feita de material plástico flexível e
hermético que se pode encher de ar.
INFLÁVEL GIGANTE - Objeto de grandes proporções
feito de material emborrachado ou nylon com alimentação contínua de
ar ou através de um motor.
Inflexão- Ponto em que ocorre uma mudança de
comportamento de uma curva matemática. A tangente à curva no ponto
de inflexão é igual a zero.
INFLUÊNCIA BOCA A BOCA: Comunicação pessoal
sobre um produto entre os compradores - alvo e seus vizinhos,
amigos, membros da família e colegas.
INFLUÊNCIA DE COMPRA MÚLTIPLA: Quando não há um
único decisor, como na aquisição de máquina e equipamentos em que a
área de produção e técnica deve sempre ser ouvida.
INFLUÊNCIA PESSOAL: Efeito das afirmações
feitas por um indivíduo, pelas atitudes ou ações de compra realizada
por uma pessoa que, por sua posição desfruta de poder de influência.
INFLUENCIADOR: 1. Pessoa cujo o ponto de vista
ou opiniões tem algum peso na tomada de decisão de compra final. 2.
Alguém que faz parte do processo, e que, por sua experiência ou
autoridade de posição, influencia na decisão de compra de um serviço
ou produto.
INFORMAÇÃO E ANÁLISE - Um dos sete critérios do
modelo de gestão pela excelência.Este critério considera que as
informações são o mais importante instrumento para a tomada de
decisão. Um gerenciamento adequado das informações visa a alinhá-las
às orientações estratégicas da organização. As informações são
insumos que surgem em diversas etapas do processo
produtivo,incluindo não só as atividades-fim, mas também as
atividades-meio. O correto tratamento,a adequada disponibilização e
a boa utilização das informações contribuem para o êxito no alcance
dos objetivos da organização. A falta de informações adequadas
resulta em processos decisórios mais demorados e de maior risco. Por
outro lado, o excesso de informações confunde, atrapalha.Por isso,
deve-se definir quais são as informações relevantes e necessárias ao
processo decisório, visando especialmente às atividades finalísticas
da instituição.Essa análise deve ser aplicada aos vários níveis da
organização,de tal forma que,em todas as áreas, o fluxo de
informações contribua para a integração de todos os órgãos rumo ao
atingimento do fim institucional. Às vezes, por inércia, acumulam-se
informações cuja obtenção era prática habitual no passado, mas que,
mesmo sem uso atual, dá-se prosseguimento no trabalho de sua
obtenção, gerando um custo desnecessário. Costuma-se também acumular
um conjunto de fontes primárias de informações,sem se ter em vista
sua aplicação no processo produtivo,estando as mesmas em desarmonia
com a estratégia institucional. Em suma, toda informação que se
pretenda obter, consolidar e disponibilizar,deve ser submetida a uma
análise que permita compreender alguns aspectos,tais como: a tomada
de decisão que necessitará da informação; o agente decisor; a
possibilidade de agilização do processo decisório; a relevância da
informação face à decisão a ser tomada.
INFORMAÇÕES COMPARATIVAS -Práticas de gestão ou
resultados de concorrentes,referenciais de excelência,melhor do
setor e/ou outros referenciais que possam ser utilizadas para fins
de comparação pela semelhança na natureza da atividade, das
estratégias e das prioridades considerando o perfil da organização.
INFORMAÇÕES QUALITATIVAS -Fatos ocorridos
interna ou externamente à organização que, após análise, se
transforma em informações não quantificáveis e que servem de base
para a tomada de decisões sobre as práticas de gestão
organizacionais.
INFORME PUBLICITÁRIO - 1. Matéria paga. 2. Tipo
de mensagem publicitária que utiliza características de apresentação
gráfica que a tornam parecida com matérias normais do veículo em que
foi impressa.
INFORME PUBLICITÁRIO - Matéria paga. Tipo de
mensagem publicitária que utiliza características de apresentaçao
gráfica que a tornam parecida com matérias normais do veículo onde
foi impressa.
INICIADOR: 1. Pessoa que sugere pela primeira
vez ou tem a idéia de comprar dado produto ou serviço. 2. Em
marketing, indivíduo que sugere que a compra deve ser feita.
INOVAÇÃO - O desenvolvimento de um novo
processo,produtos ou serviços em resposta antecipada a necessidades
e expectativas de clientes.
INOVAÇÃO I: Estratégia de crescimento de
mercado em que a empresa de produtos e serviços pode ter em sua em
sua missão a inovação como fator diferenciador, para que isto
proporcione sempre um aumento de negócios.
INOVAÇÃO II: Integra os Serviços Evocativos.
Tem a ver com a presunção, fundamentada em fatos, de que o produto
fornecido provém de fonte atualizada e moderna.
INOVADORES: Indivíduos que buscam sempre
atualizar suas empresas, quer do ponto de vista administrativo, quer
tecnológico.
INPUT - (ingles) Entrada.
INPUT/OUTPUT ANALYSIS: Análise insumo/produto,
análise de trocas intersetoriais.
INPUT: 1. Informação liberada do mundo exterior
para um dispositivo de processamento de dados. 2. Insumo; fator de
produção. Também produzido como entrada.
INSERÇÃO - 1. Publicação ou transmissão de um
anúncio ou matéria. 2. Colocação.
INSERÇAO - Publicaçao ou transmissao de um
anúncio ou matéria. Colocaçao.
INSERÇÃO DE SANFONA - Um anúncio inserido
em uma revista, dobrado com uma dobra estilo sanfona.
INSERT - (ingles) Encarte.
INSIGHT: Expressão usada quando se faz uma
descoberta no momento em que se está criando algum texto ou anúncio.
INSTITUCIONAL - Propaganda sem o objetivo
imediato de vender produtos ou serviços. Sua funçao básica é criar
uma atitude positiva em relaçao ao objeto de sua divulgaçao.
INSTITUCIONAL: Campanha destinada a
institucionalizar a marca em geral, em preocupação especifica de
vender determinado produto. Veja propaganda institucional.
Propaganda com o propósito de promover um conceito ou a imagem de
uma empresa.
INSUMOS: Recursos retirados do meio ambiente,
como matéria-prima e mão-de-obra, que podem entrar em qualquer
sistema organizacional.
INTANGIBILIDADE DOS SERVIÇOS: Características
central dos serviços - eles não podem ser vistos, provados,
sentidos, ouvidos ou cheirados antes de serem comprados.
INTANGÍVEL: 1. Bem em que não pode ser tocar,
impalpável, intocável. 2. Bem cuja reputação não pode ser tocada; é
inatacável, ilibada.
INTEGRIDADE DA INFORMAÇÃO - É um dos aspectos
relacionados à segurança das informações que trata da proteção da
informação contra modificações não-autorizadas, garantindo que ela
seja confiável, completa e exata. Com exemplos de informações
passíveis de proteção, em função do perfil da organização e do seu
nível requerido de segurança.
INTERAÇÃO- Em análise da variância de dois
critérios, o efeito de quando um dos fatores varia segundo
diferentes categorias do outro fator.
INTERCEPTO Y- Ponto em que uma reta corta o
eixo y.
INTERFACE- Meio conveniente e preciso de o
cliente especificar exatamente o que ele necessita. Aspecto
importante da customização de massa.
INTERSCIENCE: Estudos de segmentação de
mercado.
INTERVALAR- Nível de mensuração de dados;
caracteriza dados podem ser dispostos em ordem, e para os quais as
diferenças entre valores são significativas.
INTERVALO DE CONFIANÇA- Conjunto, ou intervalo,
de valores usados para estimar um parâmetro populacional com nível
especificado de confiança; chamado também estimativa intervalar.
INTERVALO DE PREDIÇÃO- Estimativa intervalar de
confiança para um valor predito de y.
Intervalo interinterquartil- Metade da
diferença entre o primeiro e o terceiro quartil.
Intervalo interquartil- Diferença entre o
primeiro e o terceiro quartis.
INTERVIEW: Método de pesquisa em que duas
pessoa discutem o tema, baseando-se num questionário estruturado ou
não.
INTRANET - Rede de área local (LAN) e de área
ampla (WAN) que utilizam os protocolos TCP/IP, HTML, SMTP e outros
padroes abertos, por meio da Internet, para transportar informaçoes.
Uma intranet é de propriedade de uma empresa e só pode ser acessada
pelos que trabalham nela.
INTRANET I - rede de comunicação interna de uma
empresa, via Internet, democratizando o conhecimento. Funciona como
ferramenta de integração da organização, reforçando a
infra-estrutura de comunicação. Qualquer empresa pode ter sua
Intranet. As informações e usos da Intranet podem ser os mais
variados, como notícias financeiras, troca de mensagens entre
funcionários, clipping de jornais, novidades corporativas, enfim,
qualquer coisa relacionada ao fluxo de trabalho. Um software impede
o acesso a usuários externos. Diversas empresas brasileiras
implantaram a Intranet no dia-dia de seus usuários, que através de
uma senha, têm acesso a importantes informações da empresa, de
qualquer lugar do mundo, otimizando a rotina de trabalho.
INTRANET II: Rede eletrônica local, privada que
utilizam os mesmos protocolo da Internet. Tem por objetivo facilitar
a comunicação interna das organizações, por meio de uma linguagem
cada vez mais universal. É a principal porta de entrada na Internet,
pois permite o aculturamento e a aprendizagem para o melhor uso
dessa nova mídia.
INTRAPRENEURING: Entrepreneurship na empresa
grande, através do qual uma organização procura expandir-se
explorando novas oportunidades através de novas combinações de
recursos existentes.
INTRÍNSECO: 1. Algo que está dentro de uma
coisa ou pessoa e lhe é próprio, interior, íntimo. 2. Algo que está
inseparavelmente ligado a uma pessoa ou coisa.
INTRODUÇÃO (CVP) - Fase em que um produto foi
desenvolvido e está sendo colocado à disposição do mercado.
INVASÃO DE COR - Predominância indesejada de
uma cor em uma peça impressa.
INVESTIMENTO CONCENTRADO: Aplicação do total
dos investimentos em poucas ações.
IP(INTERNET PROTOCOLO): Protocolo de
comunicação de dados no qual se baseia a Internet.
IPSIS LITTERIS: 1. Igualmente. 2. Com as mesmas
letras. 3. Citação textual.
ISHIKAWA, K. - Pioneiro nas atividades de TQC
no Japão.Em 1943, ele desenvolveu o Diagrama de Causa e Efeito,
conhecido também como Diagrama de Ishikawa ou de Espinha de Peixe.
Professor da Universidade de Tóquio, Ishikawa publicou dentre
outros, os seguintes livros: What is Total Quality Control?
The Japanese Way, Quality Control Circles at
Work, Guide to Quality Control, Introductionto Quality
Control.Ishikawa morreu em 1989.
ISO 1 - International Organizationfor
Standardization(Organização Internacional de Normalização).
ISO 14000 - Série de normas internacionais que
tratam de sistemas de gestão ambiental.
ISO 2 - Abreviação para Internacional Standard
Organization– organização com sede em Genebra que preparou standards
para certificação de produtores de bens ou serviços ou de partes
dessas instituições. A finalidade das normas ISO(numeradas em
9000-9004,por exemplo) é ajudar as organizações a documentar com
eficácia os elementos dos sistemas que devem ser postos em prática
para mantê-los eficientes e com qualidade.
ISO 9000 - Série de normas internacionais sobre
gestão e garantia de qualidade. NoBrasil, série NBR-ISO-9000.
ISSUE LIFE: Vida útil de uma edição.
ISSUE: Número, edição de uma publicação.
ITÁLICO - 1. Grifo. 2. Tipo de letra inclinada
que imita a letra manuscrita.
ITEM - Parte ou subdivisão do módulo de
planejamento da qualidade, correspondente ao item de avaliação do
PNQ, que se destina a facilitara percepção do desdobramento do
desempenho organizacional.
ITEM DE CONTROLE - Índice numérico estabelecido
sobre os efeitos de cada processo para medir a sua qualidade total.
Os resultados de um item de controle podem ser acompanhados pelos
itens de verificação. Os itens de controle visam a medir a qualidade
total e os resultados de um processo, permitindo que esse processo
seja gerenciado, atuando na causa de desvios. “Quem não tem itens de
controle, não gerencia.” (Ishikawa, K.).Conjunto de características
mensuráveis de um produto cuja verificação deverá garantira
satisfação do cliente em relação ao mesmo. São as medidas que
permitem controlar a qualidade do produto ou serviço em questão.
ITEM DE VERIFICAÇÃO - Índice numérico (medida)
estabelecido sobre as causas que afetam determinado item de
controle.
ITEM NÃO-CONFORME - Item que não está de acordo
comas especificações ou com o padrão de inspeção.
IVC (INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO):
Órgão controlador da circulação de revistas.
Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas - Dicionário da Propaganda: Fortunecity - Visualy