Dicionário de Publicidade e Propaganda - Verbetes com a letra L
LAY-OUT MONTADO - Lay-out apresentado colado em cima de uma
folha maior, geralmente preta, que serve como base.
LETREIRO - Denominação nominal ou simbólica de uma marca
comercial afixada na parte externa do PDV.
LETREIRO ANIMADO - Letreiro equipado com dispositivos mecânicos
,eletrônicos ou elétricos que permitem movimentar a mensagem ou
apresentação.
LOGOMARCA, LOGOTIPO - Marca do cliente, acompanhada ou não de
figuras, desenhos ou qualquer traço.
LAYOUT - 1. Esboço artístico mostrando a
posição relativa das ilustrações, títulos e texto de uma peça
promocional ou de resposta direta. 2. Projeto de anúncio,
rascunho bem acabado que permite uma visão exata do que vai ser
o anúncio. Divisão do espaço dentro de ponto de venda.
LETREIRO - 1. Denominação nominal ou simbólica
de marca comercial afixada na parte externa do PDV. 2. Em TV,
texto sobre impresso.- LETREIRO ANIMADO -
Letreiro com dispositivos mecânicos ou eletrônicos que permitem
a movimentação da mensagem ou apresentação.
LETRISTA - Especialista em desenho de letra.
LEVANTAMENTO - Coleta de dados primários por
meio de perguntas sobre atitudes, preferências e comportamento
de compra das pessoas; utiliza-se o questionário como
instrumento de coleta de dados.
LIQUIDAÇÃO - Técnica muito utilizada pelos
canais de distribuição para aumentar a venda de um produto
mediante a redução de seu preço.
LOCAL - Transmissão de rádio ou TV restrita a
determinada área geográfica. Diferente de network ou rede que
transmite sinais para todas as emissoras.
LOCUTOR - Profissional responsável pela
narração de um programa.
LOGO - Abreviação de logotipo.
LOGOMARCA - Parte da marca que pode ser
reconhecida, mas que não pode ser verbalizada, tal como símbolo,
design, colorido ou letras distintas. Por exemplo: o Pudim da
Pillsbury e o K vermelho da caixa de filmes da KODAK.
LOGOTIPO - Conjunto de símbolos que constituem
a marca da empresa.
LOJA VIRTUAL - Loja que está no cyberspace, ou
seja, não existe no mundo real. Seu alcance via Internet é
mundial e com possibilidades de interagir, conhecer e atender
seu consumidor de maneira totalmente individualizada,
utilizando-se de um meio de massa. É também considerada loja
virtual qualquer uma que tenha acesso remoto, como BBS, CR-ROM
com linha dedicada ou outros.
LABEL - Rótulo.
LAYOUT - (Ingles) Esboço de um anúncio ou peça gráfica. Estágio
posterior ao "rough". No layout já estao demarcados o título,
ilustraçao e texto.
LEAD - Abertura resumida de um texto a partir da qual se procura
dar todas as informaçoes básicas do texto integral.
LEMBRANÇA - Em ingles "recall". Intensidade de memorizaçao de um
anúncio.
LETREIRO DE CAIXA - Informaçao escrita e que identifica os
check-outs.
LÍDER DE PREÇO - Empresa que serve de parâmetro para as outras
no tocante a sua política de preços. Em ingles "price leader".
LINHA DE PRODUTO - Produtos que sao inter-relacionados quanto as
faixas de preço, uso ou perfil de clientes.
LINKING - (Ingles) Uniao. Elo existente entre dois interesses.
LOGOMARCA - O mesmo que logotipo. Símbolo formado por palavras
ou letras, com desenho característico e que tem a funçao de agir
como elemento de identidade visual de uma empresa, produto ou
serviço.
LOJA DE DESCONTOS - Muito conhecidas nos Estados Unidos, as
"discount house" caracterizam-se por oferecerem preços baixos em
virtude de uma pequena margem de lucro e quase nenhum serviço de
apoio ao comprador.
LOJA DE FÁBRICA - Estabelecimento que comercializa no varejo, a
sua própria produçao.
LOJA DE PREÇO ÚNICO - Onde todos os itens sao comercializados
por um único preço. Ex - lojas de R$ 1,99 no Brasil.
LABEL: Rótulo.
LAST-IN FORST-OUT: Veja UEPS. Processo de valorizar os estoques.
Essa valorização é feita considerando que o último a entrar é o
primeiro a sair.
LAYOUT: 1. Esboço artístico mostrando a posição relativa das
ilustrações, títulos e texto de uma peça promocional ou de
resposta direta. 2. Projeto de anúncio, rascunho bem acabado que
permite uma visão exata do que vai ser o anúncio. Divisão do
espaço dentro do ponto de venda.
LEALDADE: Ser leal é ser confiável, é não trair aquele que
confia e conta com você. É ser confiável e leal a determinada
marca, seu produto e organização. A lealdade, na atual mudança
de século, em virtudes da globalização, tem sido muito difícil
de se alcançar, exigindo que as empresas repensem sua estratégia
de marketing.
Leasing - Operação financeira entre uma empresa proprietária de
determinados bens (máquina, carro, etc.) e uma pessoa jurídica,
que usufrui desses bens contra o pagamento de prestações. A
grande vantagem do leasing é a não imobilização de capital,
sobretudo nos casos em que o valor do bem é muito alto e que
terá utilização limitada.
LEI DA ACELERAÇÃO : Os programas bem-sucedidos não se baseiam em
"coqueluches". Baseiam-se em tendências.
LEI DA CATEGORIA : Se não puder ser o primeiro em uma categoria,
estabeleça uma nova categoria em que seja o primeiro.
LEI DA DIVISÃO : Com o tempo, a categoria se divide e se
transforma em duas ou mais categorias.
LEI DA DUALIDADE : Com o passar do tempo, todo mercado
transforma-se em uma corrida com dois concorrentes.
LEI DA ESCADA : A estratégia a adotar depende do degrau ocupado
na escada.
LEI DA EXCLUSIVIDADE : Duas empresas não podem representar a
mesma palavra na mente.
LEI DA EXTENSÃO DE LINHA : Há uma pressão irresistível para
estender o patrimônio líquido da marca.
LEI DA IMPREVISIBILIDADE : Sem prever os planos do concorrente,
é impossível prever o futuro.
LEI DA LIDERANÇA : É melhor ser o primeiro do que ser o melhor.
LEI DA MENTE : É melhor ser o primeiro na mente do que o
primeiro no mercado.
LEI DA PERCEPÇÃO : O marketing não é uma batalha de produtos, é
uma batalha de percepção.
LEI DA PERSPECTIVA : Os efeitos do marketing ocorrem por um
período prolongado.
LEI DA SINCERIDADE : Quando admitimos um negativo, o cliente em
perspectiva nos dá um positivo.
LEI DA SINGULARIDADE : Em cada situação, apenas um único
movimento produz resultados substanciais.
LEI DE ATRIBUTOS : Para cada atributo, há um atributo oposto,
igualmente eficaz.
LEI DE MOORE- Denominada segundo Gordon Moore, executivo
principal da Intel, que observou que, a cada ano e meio, dobra a
quantidade de transistores contidos em uma única polegada
quadrada de silício.
LEI DE RECURSOS : A idéia que não tiver fundos suficientes não
decolará.
LEI DO ALARDE : Com freqüência, a situação é o oposto da maneira
como aparece na imprensa.
LEI DO FOCO : Em marketing, o mais poderoso conceito é
representar uma palavra na mente.
LEI DO FRACASSO : O fracasso deve ser esperado e aceito.
LEI DO OPOSTO : A estratégia de quem está almejando o segundo
lugar é determinada pelo líder.
LEI DO SACRIFÍCIO : A fim de conseguir alguma coisa é preciso
desistir de alguma coisa.
LEI DO SUCESSO : Com freqüência, o sucesso leva à arrogância e a
arrogância ao fracasso.
LEITOR PRIMÁRIO: Leitor cujo o interesse pela leitura de um
anúncio é suficiente para motivar sua compra.
LEITOR SECUNDÁRIO: Leitor cujo o interesse pela leitura de um
anúncio não é suficientemente grande para motivar sua compra.
LEITOR: Pessoa que lê com freqüência, determinada publicação.
LEITORES ADICIONAIS: O conjunto de leitores de um meio que não
são compradores nem assinantes do mesmo.
LEMBRANÇA ESPONTÂNEA: Lembrança que o entrevistado obtém de uma
marca, produto ou serviço sem a utilização de nenhum estímulo.
LEMBRANÇA ESTIMULADA/INDUZIDA: Lembrança de marca, produto ou
serviço obtida a partir da utilização de um estímulo que pode
ser um cartão ou foto do qual constam todas as marcas, produtos
ou serviços pesquisados.
LEMBRANÇA: 1. Recall. 2. Intensidade de memorização de um
anúncio. 3. Avaliação por técnicas especiais, da intensidade e
de como um anúncio ou comercial foi memorizado pelas pessoas que
o leram, ouviram ou assistiram.
LEVANTAMENTO: Coleta de dados primários por meio de perguntas
sobre atitudes, preferenciais e comportamento de compra das
pessoas; utiliza-se o questionário como instrumento de coleta de
dados.
LÍDER DE MERCADO: Empresa em um ramo de negócios com maior
participação de mercado; usualmente, lidera outras empresas em
alterações de preços, introdução de novos produtos, cobertura de
distribuição e gastos com promoção.
LÍDER DE PREÇO: Empresa que serve de parâmetro para as outras no
tocante a sua política de preços. Em inglês price leader.
LIDERANÇA - Um dos sete critérios do modelo de gestão pela
excelência. Considera o grau de envolvimento pessoal da alta
administração nos projetos da organização, especialmente
naqueles de importância estratégica. Identifica como a
influência e autoridade do dirigente é utilizada para:-
estimular os projetos estratégicos;- obter a integração entre os
valores internos e as necessidades das partes interessadas das
atividades da organização(clientes, governo,trabalhadores,
fornecedores,parceiros, etc.); - incentivar atitudes de
iniciativa,criatividade, participação e aprendizado contínuo da
força de trabalho,além de favorecer a buscado crescimento
pessoal em consonância com o crescimento organizacional;-
disseminar internamente valores, além de aspectos referentes às
definições estratégicas,como a missão institucional, sua visão
de futuro,políticas e diretrizes organizacionais.
LIDERANÇA DE PREÇO: Política de apreçamento em que uma empresa
procura estabelecer o preço para todos os concorrentes do mesmo
ramo da indústria.
LÍDERES DE OPINIÃO: Pessoas dentro de um grupo de referência que
exercem influência sobre outros devido a suas habilidades
especiais, conhecimento, personalidade, ou outras
características.
LIGHT USER: Quem consome produtos com pouca freqüência e/ou
quantidade.
LIGHT VIEWER: Telespectador não assíduo ou menos freqüente;
telespectador esporádico.
LIMITE DE CONTROLE- Fronteira usada em um gráfico de controle
para identificar pontos raros.
LIMITE INFERIOR DE CONTROLE- fronteira usada em um gráfico de
controle para separar pontos excepcionalmente baixos.
LIMITE SUPERIOR DE CONTROLE- Fronteira usada em um gráfico de
controle para separar pontos excepcionalmente altos.
LIMITES DE UM INTERVALO DE CONFIANÇA- dois números usados como
fronteiras superior e inferior de um intervalo de confiança.
LIMITES INFERIORES DE CLASSE- O menor número que pode
efetivamente pertencer a diferentes classes em uma tabela de
freqüência.
Limites superiores de classe- Os maiores números que podem
pertencer a diferentes classes em uma tabela de freqüência.
Linguagem Estruturada de Consulta - (STRUCTURED QUERY LANGUAGE -
SQL) - Linguagem de banco de dados estruturada, que permite ao
usuário fazer consultas, formuladas de maneira semelhante à da
linguagem falada, permitindo ver os dados de diferentes formas.
Linha de centro- Linha usada em um gráfico de controle para
representar um valor central das medidas características.
LINHA DE PRODUTO: Grupo de produtos que são intimamente
relacionados porque funcionam de maneira similar, são vendidos
para os mesmos grupos de consumidores, são colocados no mercado
através dos mesmos tipos de ponto de venda ou estão dentro do
mesmo nível de preço.
LINK: 1. Conexão, ligação, linkagem.2. Ligação, associação. A
palavra link passou a ser largamente utilizada pela Internet e
significa ligar texto, símbolo, imagem etc. a um outro local. A
Internet é toda formada de links e hiperlinks. Pela popularidade
do termo, apalavra link incorporou-se no dia-a-dia de nosso
vocabulário, e é usada hoje quando se quer dizer que uma coisa
se relaciona à outra.
LIST PRICE: Veja Preço de lista. Preço total cotado para um
cliente potencial e geralmente recomendado pelo fabricante.
LISTA DE VERIFICAÇÃO - Documento que relaciona quesitos a serem
verificados.
LOBBY: Indivíduo ou grupo que surge quando um segmento da
sociedade, representando um consenso da maioria de seus
componentes, leva ao legislador as informações, aspirações e
reivindicações desta classe, tentando ocasionalmente influenciar
a aprovação, modificação ou veto de uma lei; com base nessas
manifestações, o legislativo toma as decisões. Veja também Grupo
de pressão. União de líderes de uma comunidade ou de uma
organização que tem objetivos comuns. Utiliza a força desta
união para exercer influência sobre outro grupo, tentando
induzi-lo a mudar de atitude. Usa-se também a expressão lobby.
Segmentos da sociedade que agem politicamente em favor de seus
interesses.
LOBBYING: Atividade de influência e pressão política junto ao
poder executivo.
Logística - Atividades da administração de Empresas responsáveis
pelo planejamento, operação e controle de todo fluxo de
mercadorias e informações, desde a fonte fornecedora até o
consumidor.
LOGOMARCA - Símbolo Gráfico identificador de uma empresa ou
marca, quando composta do símbolo em si mais o logotipo.
LOGOTIPO - Letras utilizadas para compor o nome de marca ou
empresa.
LOJA DE COMPRA COMPARADA: Loja de produtos denominados de compra
comparada porque o cliente, antes de adquirir o bem, compara os
diversos preços e serviços oferecidos.
LOJA DE CONVENIÊNCIA: Pequena loja, localizada próxima a uma
área residencial, aberta durante muitas horas, sete dias por
semana, que oferece uma linha limitada de produtos de
conveniência de alto giro.
LOJA DE DEPARTAMENTOS: Organização varejista que oferece ampla
variedade de linhas de produtos - roupas, móveis e produtos para
o lar; cada linha é operada como um departamento separado,
gerenciado por especialistas ou profissionais de marketing.
LOJA DE DESCONTO: Instituição varejista que vende
mercadorias-padrão por preços menores aceitando margens mais
baixas e vendendo maiores volumes. Tem como objetivo facilitar o
escoamento de pontas de estoque. Exemplo: Promocenter,
Multishop.
LOJA DE ESPECIALIDADE: Loja de varejo que oferece uma linha
limitada de produtos com um amplo sortimento dentro desta linha.
LOJA VIRTUAL: Loja que está no cyberspace, ou seja, não existe
no mundo real. Seu alcance via Internet é mundial e com
possibilidades de interagir, conhecer e atender seu consumidor
de maneira totalmente individualizada, utilizando-se de um meio
de massa. Ë também considerada loja virtual qualquer uma que
tenha acesso remoto, como BBS, CD- ROOM com linha dedicada ou
outros.
LOJAS DE FABRICANTES: Varejistas que compram por preços
inferiores ao valor de venda normal dos atacadistas e vendem por
preços inferiores ao normal do varejo, geralmente oferendo uma
coleção instável, em constante mudança, de mercadoria de melhor
qualidade, freqüentemente produtos excedentes, sobras e
irregularidades obtidos dos fabricantes por preços reduzidos.
Incluem distribuidores de fábrica, distribuidores independentes
e clubes de armazéns.
LOJAS DE FÁBRICAS: Operações de lojas de fabricantes
pertencentes e operadas pelos fabricantes e que normalmente
oferecem seus excessos de produção e produtos descontinuados ou
irregulares.
LOTE - Quantidade definida de itens de um só tipo e de mesmas
características, proveniente de uma única origem.
LTV- Valor vitalício.
LUCRO BRUTO: Resultado que resta ao comerciante entre o valor
que ele pagou na compra e por quanto ele vendeu. Neste cálculo
de subtração não entra as despesas que ocorrem entre estas duas
operações.
LUCRO LÍQUIDO: Resultado que resta ao comerciante entre o valor
que ele pagou na compra, mais todas as despesas que ele teve até
a efetiva venda daquele bem.
LUCROS TRANSPARENTES: Todos os lucros sobre os quais o
investidor tem direito de propriedade.
Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas - Dicionário da Propaganda: Fortunecity - Visualy