Dicionário de Publicidade e Propaganda - Verbetes com a letra M
MANTA ADESIVA - Material magnético flexível que comporta
impressão de mensagens, como aqueles imas promocionais de colar
na geladeira.
MAQUETE - Projeto em escala reduzida do elemento de
merchandising.
MATCH-PRINT - Prova rápida obtida por processo fotográfico.
MATERIAL PERMANENTE - Peça produzida para ter um longo período
de exposição no PDV.
MÓBILE - Peça promocional aérea sustentada por fios.
MOCK-UP - Simulação / boneco de um produto ou embalagem
geralmente em escala maior, utilizado para produção fotográfica.
MOSTRUÁRIO - Conjunto de amostra de produtos.
MULTIPACK - Embalagem que agrupa uma certa quantidade do mesmo
produto com finalidade promocional.
MAILING - Abreviação de mailing list. (Ver
Mailing List)
MAILING LIST - Lista de correio, em inglês.
Relação de nomes, endereços e dados adicionais de consumidores e
prospects, para realizar ações de marketing direto. (Ver
Marketing Direto e Prospect)
MALA DIRETA -1. Mensagem publicitária ou de
marketing direto enviada pelo correio ou portadores. 2. Tipo de
mídia, que consiste em enviar mensagens pelo correio ou
portadores. (Ver Marketing Direto e Mídia)
MANCHA - Ilustração em rough, feita para dar
uma idéia inicial de como ficará a peça gráfica quando
finalizada. (Ver Rough)
Manta Adesiva - Material magnético flexível que
comporta impressão de mensagens, como aqueles imas promocionais
de colar na geladeira.
MAPA DE PROGRAMAÇÃO - Quadro utilizado no
planejamento e execução de mídia para mostrar visualmente quais
as inserções que serão feitas. (Ver Inserção e Programação)
Maquete - Projeto em escala reduzida do
elemento de merchandising.
MARCA - 1. Símbolo gráfico identificador de uma
empresa, produto ou serviço. 2. Convenção utilizada para definir
um produto, serviço ou empresa, incluindo sua denominação
comercial e origem. (Ver Brand e Logomarca)
MARKETING - 1. Conjunto das atividades
empresariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e
expansão de mercados para as empresas e suas marcas. 2. Área da
empresa encarregada de planejar e administrar as tarefas de
marketing.
MARKETING DIRETO - Ferramenta de marketing e de
comunicação de marketing utilizada para estabelecer o
relacionamento direto entre as empresas e seus consumidores e
prospects (tanto pessoas físicas quanto outras empresas).
MARKETING MIX - O conjunto das atividades
necessárias à realização do marketing. Essas atividades são
reunidas em quatro áreas básicas: Produto (tudo o que se refere
ao produto ou serviço em si, como formulação física,
características, produção, qualidade, etc.); Distribuição
(tarefas necessárias para apresentar o produto / serviço ao
consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo); Promoção
(todas as tarefas de comunicação de marketing, que visam
promover o consumo do produto / serviço); e Preço (política de
preço).
Match-Print - Prova rápida obtida por processo
fotográfico.
MATERIAL - Em mídia, as peças publicitárias em
sua forma física (fotolitos, fitas com comerciais, etc.) que são
encaminhadas aos veículos.
Material Permanente - Peça produzida para ter
um longo período de exposição no PDV.
MEIO - Abreviatura de meio de comunicação. (Ver
Meio de Comunicação)
MEIO DE COMUNICAÇÃO - Os meios pelos quais a
comunicação é feita, como o jornal, revista, rádio, televisão,
outdoor, etc. (Ver Mídia).
MEIO-TOM - Graduação do preto. As partes cinzas
nas peças em preto-e-branco.
MERCADO - Segmento de pessoas, empresas ou área
geográfica onde estão os consumidores e prospects de uma empresa
ou marca. (Ver Mercado-alvo e Mercad-teste)
MERCADO-ALVO - Mercado objetivado pela empresa
ou marca. (Ver Mercado)
MERCADO-TESTE - Mercado escolhido pela empresa
ou marca para fazer testes - de todos ou qualquer dos elementos
do marketing mix - antes do lançamento definitivo de um produto
ou serviço.
MERCHANDISING - Ferramenta de comunicação de
marketing utilizada no ponto de venda e em espaços editoriais
(TV, mídia impressa, etc.) para reforçar mensagens publicitárias
feitas anteriormente (ou mesmo em substituição à propaganda, em
alguns casos).
MÍDIA - 1. Forma adaptada de média, que
significa meio de comunicação, em latim e inglês. 2. Termo
utilizado para designar os veículos de comunicação, no seu
conjunto ou em particular. 3. Técnica publicitária que estuda e
indica os melhores meios, veículos, volumes, formatos e posições
para veicular as mensagens publicitárias. 4. Área especializada
em mídia nas agências de propaganda. 5. Profissional
especializado nas técnicas de mídia. (Ver Meio de Comunicação e
as definições de Mídia a seguir)
MÍDIA BÁSICA - Em um plano de mídia, o meio de
comunicação (ou veículo) utilizado como base da comunicação a
ser feita. (Ver Mídia de Apoio)
MÍDIA DE APOIO - Em um plano de mídia, os meios
de comunicação (ou veículos) utilizados como complemento e apoio
à mídia básica. (Ver Mídia Básica)
MÍDIA ELETRÔNICA - Os meios de comunicação
eletrônicos, como o rádio, a televisão e até certos tipos de
luminosos e outdoors eletronizados. O cinema, apesar de não ser
necessariamente eletrônico, entra nessa categoria, por hábito do
mercado. (Ver Mídia e Mídia Impressa)
MÍDIA IMPRESSA - Os meios de comunicação
impressos, especialmente a revista e o jornal, incluindo também
o outdoor e todo tipo de material impresso. (Ver Mídia e Mídia
Eletrônica)
MÍDIA MIX - Conjunto dos meios, veículos,
formatos e posições utilizados em um plano de mídia. (Ver Mídia
e Multimídia)
MIOLO - Parte interna de um jornal, revista ou
folheto.
Móbile - Peça promocional aérea sustentada por
fios.
Mock-Up - Simulação / boneco de um produto ou
embalagem geralmente em escala maior, utilizado para produção
fotográfica.
MÓDULO - Em um plano de mídia, conjunto de
meios. Veículos, formatos e posições com características
semelhantes, que possam ser repetidos, combinados ou comparados
com outros módulos nas tarefas de avaliação e simulação. (Ver
Avaliação e Simulação)
MONTAGEM - Ação de organizar, selecionar,
emendar e avaliar as cenas e seqüências dos filmes. (Ver Copião
e Moviola)
Mostruário - Conjunto de amostra de produtos.
MOVIOLA - Máquina na qual são organizadas,
selecionadas, emendadas e avaliadas as cenas e seqüências dos
filmes, formando inicialmente o copião e, depois, a montagem
final. (Ver Copião e Montagem)
MULTIMÍDIA - 1. Mensagem que utiliza mais de
uma mídia para ser transmitida, como um audiovisual ou vídeo
interativo (que une videoteipe, disc-laser e computador). 2.
Sinônimo de mídia mix. (Ver Mídia Mix)
Multipack - Embalagem que agrupa uma certa
quantidade do mesmo produto com finalidade promocional.
MAILING LIST - Relaçao de dados contendo principalmente nome e
endereço de pessoas ou empresas de segmentos definidos e que
possam participar de uma açao mercadológica através do envio de
mala direta.
MALA DIRETA - Tipo de propaganda impressa, de produto ou
serviço, que é enviada pelo correio para clientes em potencial
ou que já façam parte do mailing.
MARCA - É um nome, termo, sinal, símbolo ou combinaçao dos
mesmos, que tem o propósito de identificar bens ou serviços de
um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los de
concorrentes.
MARKET SHARE - É o percentual de participaçao de um produto ou
empresa em um mercado definido.
MARKETING DE INCENTIVOS - Processo de premiaçao, por esforço
e/ou resultado, dirigido a equipe de vendas, objetivando a
melhoria da produtividade, motivaçao, mudança de comportamento,
rentabilidade, conquista de mercado, etc.
MARKETING DE RELACIONAMENTO - É a prática da construçao de
relaçoes satisfatórias a longo prazo com partes-chaves -
consumidores, fornecedores e distribuidores - para reter sua
preferencia e negócios a longo prazo.
MARKETING DIRETO - Venda direta. Sistema de venda em que a
figura do vendedor ou de um ponto-de-venda é substituída, no
todo ou em parte, por estímulos de compra feitos através da
mídia impressa ou eletrônica.
MARKETING INTEGRADO - Quando todos os departamentos da empresa
trabalham em conjunto para atender aos interesses dos
consumidores, o resultado é marketing integrado.
MARKETING MIX - Composto mercadológico. As ferramentas do
Marketing que serao utilizadas em urna açao mercadológica.
MATÉRIA PAGA - O mesmo que Informe publicitário.
MATERIAL DE PONTO-DE-VENDA - Peças promocionais colocadas
estrategicamente nos locais de trânsito dos consumidores com a
finalidade de motivar a compra.
MEDIA - (do ingles Mídia) - Setor de uma Agencia encarregado do
estudo dos veículos disponíveis a fim de indicar os mais
adequados a transmitirem as mensagens publicitárias criadas.
Este estudo envolve verificaçao de freqüencia, audiencia,
circulaçao, tiragem, perfil e negociaçao de preços.
MEGAMARKETING - É a coordenaçao estratégica de habilidades
econômicas, psicológicas, políticas e de relaçoes públicas para
a obtençao da cooperaçao das várias partes envolvidas,
possibilitando a entrada e/ou operaçao em determinado mercado.
MEIO DE COMUNICAÇAO - Veículo de comunicaçao.
MERCADO TESTE - Regiao utilizada para avaliar a real
potencialidade de um novo produto ou de uma nova campanha
publicitária.
MERCADOS ÉTNICOS - Os países variam em termos de composiçao
étnica e social. Em um extremo está o Japao, onde a maioria da
populaçao é japonesa; em outro extremo está os Estados Unidos,
com pessoas de todas as naçoes do mundo.
MERCHANDISING - Conjunto das operaçoes de planejamento e de
supervisao da comercializaçao de um produto ou serviço, nos
locais, períodos, preços e quantidades que melhor possibilitarao
a consecuçao dos objetivos de Marketing. (AAM). É também a
técnica de inserir visualmente um produto ou serviço nos espaços
de mídia de maneira sutil e discreta, fazendo com que o objeto
do merchandising seja visto como parte integrante da cena
apresentada.
MERCHANDISING EDITORIAL - Quando um produto, serviço, marca ou
empresa aparece, é citado, consumido ou utilizado num filme,
novela, programa, revista, jogo, etc., numa açao integrada ao
desenvolvimento da cena e pertinente ao seu contexto.
MISSAO - Expressao da natureza do negócio da organizaçao, bem
como de seu âmbito e forma de atuaçao. É a razao de ser da
organizaçao.
MIX DE PRODUTOS - Conjunto de todos os produtos e itens a venda.
MIX MERCADOLÓGICO - Conjunto de estratégias usadas desde a
concepçao do produto até sua colocaçao no mercado.
MÓBILE - Display (Ingles) Peça promocional usada em
pontos-de-venda, suspensa no ar por fios presos ao teto.
MONSTRO - Primeiro esboço do que será um spot ou jingle. Prova
de estúdio.
MULTIMÍDIA - Combinaçao interativa de texto, imagens, som e
cores. Uma soluçao multimídia pode incluir desde slides de
PowerPoint até uma simulaçao interativa completa.
M.B.A- Master in Busines Administation, curso de pós-graduação
com alta carga horária.
MACH CODE: Um código formado por partes de um nome e endereço, o
qual serve para identificar um registro específico. Utilizado
para eliminar duplicidade de nomes.
MACROAMBIENTE - Os ambientes sociais considerados na elaboração
do plano de marketing, a saber: demográfico, econômico, natural,
tecnológico, político e cultural.
MACROLOCALIZAÇÃO - Determinação do melhor local para um grande
negócio, como uma rede de lojas ou um shopping center.
MACROPROCESSOS - São grandes conjuntos de atividades pelas quais
a instituição cumpre sua missão, gerando valores para o cliente.
MAILING LIST - Relação de nomes, endereços e dados adicionais de
consumidores e prospects para realizar ações de marketing.
MAILLING LIST: Lista que contém nomes e endereços usados em
malas direta.
Mais Definições de Marketing
MAKING OFF (POR TRÁS DAS CÂMERAS): Recurso utilizado para
registro visual da situação dos bastidores com comentários e
observações da cenas e dos acontecimentos.
MANAGER: Gerente, administrador, dirigente.
MANUAL DA QUALIDADE - Documento que declara a política da
qualidade e descreve o sistema de qualidade de uma
organização.Notas:1 - Um manual da qualidade pode referir-se à
totalidade das atividades de uma organização ou apenas uma parte
dela. O título e escopo do manual definem o campo de aplicação.2
- Um manual de qualidade deve conter normalmente ou fazer
referência no mínimo a:a) política da qualidade;b)
responsabilidades, autoridades e inter-relações das pessoas que
gerenciam, executam, verificam ou analisam os trabalhos que
afetam a qualidade; c) procedimentos e instruções do sistema da
qualidade;d) disposições relativas à revisão,atualização e
controle do manual.3 - Um manual de qualidade, para se adaptar
às necessidades de uma organização, pode variarem grau de
detalhes e formato.Ele pode compreender mais de um documento.
Dependendo do escopo do manual, um qualificativo pode ser usado,
como por exemplo, manual de garantia da qualidade, manual de
gestão da qualidade.
MANUAL DO PROPRIETÁRIO: Treze princípios empresariais
relacionados aos direitos dos proprietários, escritos por
Buffett para a Berkshire Hathaway, mas aplicáveis a outras
empresas.
MANUTENÇÃO DE DADOS - Consiste no processo de adicionar,
atualizar ou apagar dados nos arquivos de uma base de dados,
visando manter sua integridade e atualidade.
MAPA TEMÁTICO - Mapa que apresenta, sobre a base cartográfica,
informações sobre temas e análises diversas. Mapa cujo objetivo
principal é representar fenômenos de um certo tema.
MARCA - Um nome, sinal, design, símbolo ou quaisquer outras
características que sirvam para diferenciar de forma distinta os
produtos dos demais produtos dos concorrentes.
MARCA DE FABRICANTE: Marca criada e pertencente a um fabricante
de um produto ou serviço.
MARCA DE FAMÍLIA: Diz se do uso da mesma marca nominal para
todos os artigos do produtor.
MARCA DE SERVIÇO: Palavras, símbolos ou sinais legalmente
registrados por uma empresa referentes e uma oferta de serviço.
MARCA PRÓPRIA: Veja Marca privada. MARCA PRIVADA ( ou MARCA DO
INTERMEDIÁRIO, DISTRIBUIDOR OU REVENDEDOR): Marca criada e
pertencente ao revendedor de um produto ou serviço.
MARCA REGISTRADA: Protege os direitos exclusivos do vendedor de
utilizar o nome ou símbolo de uma marca. 2. Inclui o conteúdo
gráfico, bem como a marca nominal.
MARCA: Identificação sob a forma de nome, símbolo, termo,
desenho ou alguma combinação de todos, que diferencia um produto
de seus similares.
MARCK-UP- margem percentual na comercialização sobre o valor de
aquisição do produto, ou seja, compra igual a R$10,00, venda
igual a R$11,00, portanto marck-up igual a 10%.
MARGEM BRUTA: Diferença entre a venda líquida e o custo dos
produtos.
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: Diferença entre o preço de venda e o
custo variável por unidade de produto. Recebe este nome porque
constitui a contribuição que cada unidade vendida dá cobertura
dos custos fixos de produção.
MARGEM DE ERRO- Diferença máxima provável ( com probabilidade 1
- x) entre a estatística amostral observada e o verdadeiro valor
do parâmetro populacional.
MARGEM DE SEGURANÇA: A diferença entre o preço de compra das
ações de uma empresa e seu valor intrínseco mais alto, como
definida por Benjamin Grahan e adotada por Warren Buffett.
MARK- UP EM CADEIA: Seqüência de mark- ups usadas pelas empresas
nos diferentes níveis de canal de distribuição - determinação da
estrutura de preço em todo o canal.
MARK- UP: Quantia adicionada ou custo que determina o preço da
venda.
MARKET CORPORATE PLAN: Plano de marketing da empresa.
MARKET PRICE: Valor que o comprador paga pelo produto ou
serviço, para satisfazer suas necessidades.
MARKET SHARE: Fatia de mercado, participação no mercado. Parte
do mercado controlada por determinado produto; muitas vezes, o
desejo de alcançar uma participação específica do mercado é
anunciado como uma meta do plano de marketing. Veja também
Participação de mercado.
MARKET: Mercado.
MARKET-IN - Orientação pelas necessidades dos
clientes.Corresponde ao controle da qualidade ofensivo.
MARKETING 1:1- A base do marketing individualizado (1:1 ou um a
um) é a participação nos negócios dos clientes, e não apenas a
participação de mercado. Em vez de vender o máximo possível de
produtos, no próximo período de vendas, a quem quer que os
compre, a meta da empresa 1:1 é vender o máximo de produtos por
vez a cada cliente durante toda a sua vida ativa como cliente.
Em essência, o marketing 1:1 simplesmente trata diferentes
clientes de forma diferente.
MARKETING CONCENTRADO - Estratégia de ataque a um mercado, no
qual se busca conquistar uma grande participação em um ou mais
segmentos, com um único composto de marketing.
MARKETING CONCEPT (Conceito de marketing) - Abordagem de gestão
empresarial das Organizações que assenta na identificação e
satisfação das necessidades, preferências e exigências dos
clientes alvo como forma de alcançar melhores resultados da ação
comercial ou de marketing no mercado.
MARKETING DE "MAIOR INTERESSE DO CLIENTE"- O uso de informações
individuais de clientes para conceder ao cliente a melhor oferta
atualmente disponível na empresa, quer o cliente esteja ou não
informado dessa oferta. Uma empresa telefônica de longa
distância que, com base nos padrões de chamadas do mês corrente,
analisa qual plano de chamadas gera a maior economia para o
cliente e então coloca o cliente no plano e credita a sua conta,
estaria praticando marketing de maior interesse do cliente.
MARKETING DE NICHO - Estratégia de ataque a uma parte do
mercado, através de uma segmentação bastante estreita, visando
atender um grupo pequeno desse mercado, com um composto
personalizado e específico para o nicho.
MARKETING DE RELACIONAMENTO: Permitir que empresas mantenham
relacionamento estreito/parceria com seus clientes e com isso
consigam a lealdade dos mesmos. Uma filosofia que visa fidelizar
seus clientes.
MARKETING DE SERVIÇOS: Disciplina que estuda os fenômenos e
fatos que ocorrem na venda de serviços. Entre os serviços,
podemos citar os de lazer (hotéis, excursões), os de interesse
público (transporte , comunicação), os imobiliários (locação,
venda de apartamento, casas), os de alimentação (rotisseries,
congelados), os de engenharia (instalações, manutenção), os de
seguro (de vida, de acidentes pessoais), os de saúde (hospitais,
planos de saúde) entre outros.
MARKETING DE VALOR: Princípio do marketing consciente que
determina que a empresa deveria empregar a maior parte de seus
recursos em investimentos de marketing para aumentar seu valor.
MARKETING DE VAREJO: Atividade comercial responsável por
providenciar mercadorias e serviço desejados pelos consumidores.
Henri Richter definiu o varejo como um processo de compra de
produtos e quantidade relativamente grande dos produtores,
atacadistas e outros fornecedores e posterior venda em
quantidade de menores ao consumidor final.
MARKETING DIFERENCIADO - Estratégia de marketing de ataque no
qual se busca atingir o mercado como um todo, ou parte deste,
através de seus vários segmentos com ofertas diferentes para
cada um desses segmentos – o composto de marketing é específico
para atender as necessidades de cada segmento.
MARKETING DIFERENCIADO: 1. Esforço de marketing concentrado em
um particular segmento de mercado para efeito de um tratamento
exclusivo. 2. Estratégia de cobertura de mercado na qual a
empresa decide visar vários segmentos do mercado e desenvolve
ofertas específicas para cada um deles.
MARKETING DIRETO: 1. Marketing efetuado através de propaganda em
vários tipos de mídia que interagem diretamente com os
consumidores, geralmente solicitando a eles que apresentem uma
resposta direta. 2. Venda direta. 3. Sistema de venda em que a
figura do vendedor ou de um ponto de venda é substituída, no
todo ou em parte, por estímulos de compra feitos através da
mídia impressa ou eletrônicos.
MARKETING EM MASSA: Abordagem de marketing que visa atingir
todos os consumidores de maneira única.
MARKETING FOCADO NO CLIENTE: Obtenção de um valor pleno de
duração de cada cliente e manutenção dessa duração crescente ano
após ano. É usar os lucros excedentes do sucesso alcançado para
custear a conquista de novos clientes a um custo mais baixo. O
objetivo, a logo prazo, é a sobrevivência e o crescimento
rentáveis.
MARKETING INDIFERENCIADO - Estratégia de ataque a um mercado no
qual se busca atingir vários segmentos do mercado com uma única
oferta.
MARKETING INSTITUCIONAL: Atividades empreendidas para criar,
manter ou alterar as atitudes e comportamentos dos clientes-
alvo para com uma organização.
MARKETING INTERNO (OU ENDOMARKETING): Marketing executado por
uma empresa de serviços para treinar e motivar de forma efetiva
os funcionários que entram em contato com o consumidor e com
todo o pessoal de apoio no serviço, de modo a trabalhar uma
equipe para proporcionar a satisfação do cliente.
MARKETING MANAGEMENT (Gestão marketing) - Processo de análise,
planejamento, implementação e controlo de programas conducentes
a criar e manter relações de troca/transação com grupos de
clientes alvo ou, dito de outra forma, de levar à prática o
Conceito de marketing para conseguir atingir os objetivos da
organização no mercado.
MARKETING POLÍTICO: Emprego das ferramentas do marketing a fim
de posicionar o candidato. Destacam-se a pesquisa de mercado
eleitoral, o planejamento do conceito do candidato as
estratégias a serem aplicadas, a mídia a ser utilizada e a
organização geral da campanha.
MARKETING POR BANCO DE CONHECIMENTO- Uso de informações
individuais de cada cliente para para maximizar a vantagem mútua
do relacionamento que o cliente tem com a empresa. Uso dos dados
para descobrir produtos adicionais para oferecer ao cliente e
para remover asbarreiras que possam impedir a realização de mais
negócios com aquele cliente. Em vez de avaliar as informações do
cliente para determinar seu valor para fins de repetição de
venda, usar tais informações como principal patrimônio de
negócios, uma grande vantagem competitiva surgida do
conhecimento profundo que a empresa tem de seu cliente.
MARKETING REVERSO: 1. Busca por parte de uma empresa de
fornecedores. No modelo tradicional era o fornecedor quem
buscava o cliente. Há muitas razões para um comprador aplicar o
marketing reverso entre elas destacam as seguintes: altos
retornos, deficiências de mercado, considerações futuras,
procurações políticas, geográficas e ambientais, tecnologia,
reconhecimento e valorização e tendências atuais.2. Maneira
agressiva e imaginativa de alcançar os objetivos de suprimentos
em que o comprador toma a iniciativa de fazer as propostas,
sejam para fornecedores, sejam para usuários dentro da
organização.
MARKETING SOCIAL: Atividade empreendida para gerar mudança de
comportamento e atitudes visando uma transformação social.
Marketing para causas sociais: estratégia de posicionamento que
associa uma empresa/marca a uma causa social visando agregar
valor à marca e estimular as vendas.
MARKETING UM A UM- Ver Marketing 1:1
MARKETING: 1. Conjunto de atividades cujo objetivo é levar bens
e serviços do produtor ao consumidor. A área de ação do
marketing é mais ou menos ampla conforme o enfoque que lhe dê
cada empresa. 2. Técnica de administração que sustenta que os
objetivos organizacionais dependem da determinação das
necessidades e desejos do mercado - alvo e da sua satisfação
destes de maneira efetiva e eficiente do que os concorrentes. 3.
Processo de planejamento, execução, preço, comunicação e
distribuição de idéias, bens e serviços de modo a criar trocas
que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais. 4.
Processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm
o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de
produtos de valor com outros.
MARKETING-MIX - Expressão utilizada para referir o conjunto das
quatro principais variáveis de atuação do marketing: Produto,
Preço; Distribuição, Comunicação/Promoção. Na terminologia
anglo-saxônica falar de marketing-mix equivale a falar dos 4 P's
- Product; Price, Place, Promotion.
MARKETPLACE: Termo em inglês utilizado para definir a palavra
mercado, do ponto de vista do marketing. Dentro do marketing
digital, esta palavra é usada para diferenciar o mercado físico
(marketplace) do virtual (marketspace).
MARKUP - Determinação de um preço de venda no varejo com base
num aumento percentual sobre o custo de atacado; também chamado
de margem.
MARK-UP - Método elementar de fixação de preços que consiste em
definir um preço a partir de uma taxa standard aplicada sobre o
custo total.
MASLOW, A. H. - Psicólogo norte-americano que desenvolveu um
esquema para explicar a intensidade de certas necessidades
humanas, estabelecendo uma hierarquia entre elas. Maslow defende
a possibilidade real de melhorar a natureza humana e, por
extensão, melhorar a sociedade. Ele estabeleceu três premissas
que influenciam fortemente a política de recursos humanos das
organizações japonesas: a) o potencial mental das pessoas é
distribuído de modo aleatório entre elas;b) a insatisfação é um
estado natural do ser humano;c) o ser humano possui necessidades
básicas que devem ser satisfeitas simultaneamente– necessidades
fisiológicas,de segurança, sociais,de estima e de
auto-realização.É de sua autoria a frase:“Quando falamos sobre
as necessidades dos seres humanos, estamos falando sobre a
essência de suas vidas”.Maslow escreveu,dentre outros, os
seguintes livros: Motivation and Personality, Toward a Psicology
of Being. A introdução do modelo americano de qualidade no Japão
sofreu grande influência da obra de Maslow a partir de1954,
juntamente com McGregor e Herzeberg.
MASP - Método de Análise e Solução de Problemas, consiste na
utilização do PDCA para a solução dos problemas.É um método
gerencial utilizado tanto na manutenção como na melhoria dos
padrões. Este método constitui-se em peça fundamental para o
controle da qualidade e deve ser dominado por todas as pessoas
da organização.“O domínio deste método é o que há de mais
importante no TQC” (Campos,V. F.). O método de solução de
problemas apresenta duas grandes vantagens– possibilita a
solução dos problemas de maneira científica e efetiva e permite
que cada pessoa da organização se capacite para resolver os
problemas específicos de sua responsabilidade.Na aplicação do
MSP são utilizadas as Sete Ferramentas da Qualidade. O Método de
Solução de Problemas é constituído de oito processos:1-
identificação do problema(definição clara do mesmo);2-
observação (investigação das características do problema);3-
análise (descoberta das causas fundamentais);4- planejamento da
ação(planejar a ação de bloqueio das causas do problema);5- ação
(executar o plano de ação para bloquear as causas
fundamentais);6- verificação (verificar se o bloqueio foi
efetivo);7- padronização (prevenir contra o reaparecimento do
problema);8- conclusão recapitulação de todo o processo e
planejamento das ações futuras).
MASS MEDIA: Veja Mídia de massa. Veículos para disseminação de
mensagens ou grande número de pessoas.
MASSA CRÍTICA- Volumes comercializados ou quantidade de
clientes.
MASSIFICAÇÃO: Efeito de massificar, orientar ou influenciar por
meio da comunicação de massa, tomar conhecido por grande número
de pessoas.
MASTER FRANCHISING: Veja Franquia mestre. É o sistema de
franquia em que um franqueador de produtos ou serviços por
necessidade de expansão internacional de sua marca, dá a uma
empresa local o direito de subfranquear a marca no país
estrangeiro.
MATCH CODE: Código de cruzamento. Permite identificar o nome e o
endereço de pessoas que estão cadastradas na lista para assim
identificar e evitar as eventuais sobreposições.
MATERIAL DE PONTO DE VENDA: Conjunto de material promocional que
é colocado nos canais de distribuição, tendo como objetivo
motivar o comprador em trânsito pela loja ou estabelecimento
comercial qualquer.
MATRIZ BCG - Matriz para análise de portfólio criada pelo Boston
Consulting Group. Nesta matriz os produtos podem ser
classificados como ‘Vaca Leiteira’, ‘Abacaxi’, ‘Estrela’ ou
‘Ponto de Interrogação’.
MATRIZ DE ANSOFF - Matriz que ajuda a posicionar ou lançar
produtos novos e atuais em mercados novos ou atuais.
MATURIDADE (CVP) - Fase em que um produto atinge o pico de
vendas e estas tendem a declinar.
MATRIZ DE ANSOFF: A matriz de Igor Ansoff sobre fases de
crescimento empresarial relaciona num dos eixos os mercados
atuais e novos e no outro os produtos atuais e novos.
MATRIZ DE CAPACIDADES DA EMPRESA- Matriz que descreve a
flexibilidade da empresa em termos de produção, logística e
serviço (a empresa faz produtos e serviços padronizados ou
customizados por necessidades individuais?), e comunicação (a
empresa envia mensagens iguais para toda a base de clientes ou
trata e interage com os clientes de forma individualizada?). Ver
também Matriz de diferenciação de clientes.
MATRIZ DE CAPACIDADES- Ver Matriz de capacidades da empresa.
Matriz de diferenciação de clientes- Matriz 2x2 que descreve a
base de clientes de uma empresa por (a) diferenciação por seu
valor para a empresa (a base de clientes tem uma assimetria de
valor acentuada ou leve?), e (b) diferenciação por suas
necessidades em relação à empresa (cada um dos clientes precisa
de algo diferente ou a maioria deles precisa da mesma coisa?)
Ver também Matriz de capacidade da empresa, Diferenciação por
necessidades, Desvio de valor.
MATRIZ DE PLANEJAMENTO DO PRODUTO. Estrutura de Distribuição de
Funções de Qualidade (DFQ) dentro da qual uma equipe de
programas pode consolidar as informações necessárias para
harmonizar a voz do mercado com a voz da firma. Ver Distribuição
de Funções de qualidade.
MATRIZ DE PRIORIZAÇÕES: Ferramenta de programação voltada para
explorar Oportunidades ou resolver Problemas, apoiando-se nas
pessoas que atuam nos processos que desembocam nos Indicadores
de Desempenho, os quais, por sua vez, denunciam a existência
dessas Oportunidades ou Problemas. A Matriz de Priorizações
reúne as pessoas certas em torno das Oportunidades ou Problemas
prioritários.
MATRIZ DO BCG: Veja Boston Consulting Group Matrix. Forma de
representar graficamente o posicionamento de seus produtos no
mercado tendo como variáveis o crescimento do setor e a
participação relativa de mercado. A matriz identifica quatro
tipos de produtos ou famílias de produtos: estrelas, vacas
leiteiras, criança prodígio e cachorros, sugerindo estratégias
adequadas para cada situação.
MATRIZ- Ver Matriz de diferenciação de clientes, Matriz de
capacidade da empresa.
MAXIMARKETING: Faz das técnicas de marketing direto a força
impulsora do processo geral de marketing.
MCGREGOR, D. - Um dos fundadores do Departamento de Relações
Industriais do MIT. Afirmou que as pessoas exercerão autodireção
e autocontrole na busca de objetivos organizacionais, na medida
em que elas estejam compromissadas com aqueles objetivos.
Afirmou ainda que: “gerenciar é essencialmente resolver
problemas...”.Autor de inúmeros trabalhos e dos livros The Human
Side of Enterprisee Leadership and Motivation.Juntamente com
Maslow e Herzeberg, influenciou o lado humano do TQC japonês.
Média ( mean)- Soma de um conjunto de valores dividida; pelo
número respectivo.
MÉDIA (average)- Qualquer um das várias medidas destinadas a
revelar a tendência central de uma coleção de dados.
MÉDIA (ESTATÍSTICA): Valor que numa distribuição se determina
segundo uma regra preestabelecida e que se utiliza para
representar todos os valores da distribuição. Exemplo: média
aritmética, média geométrica, média harmônica.
MÉDIA ARITMÉTICA- Soma de um conjunto de valores dividida pelo
respectivo número; referido em geral como média.
MÉDIA ARITMÉTICA: Quociente da soma de n valores por n.
MEDIA BUYER: Comprador de mídia.
MÉDIA HARMÔNICA: Inverso da média aritmética dos inversos de um
conjunto de valores.
MEDIA PLAN: Plano de mídia.
MÉDIA PONDERADA -Média de uma coleção de valores aos quais foram
atribuídos diferentes graus de importância.
MÉDIA PONDERADA: Quociente da divisão da soma dos produtos dos
números pela soma dos respectivos pesos.
MEDIANA- Valor do meio em um conjunto de valores dispostos em
ordem de grandeza.
MEDIANA: Medida de tendência central, valor de uma distribuição
ordenada que a divide em duas partes iguais: 50% dos valores da
distribuição ficam acima do valor central, 50% abaixo dele. A
mediana de uma distribuição de freqüências é um valor auxiliar
da média aritmética, na interpretação de resultados. Seu uso em
média dá - se na distribuição de freqüências.
MEDIDA DE DISPERSÃO- Uma das diversas medidas destinadas a
refletir a quantidade de variação em um conjunto de valores.
MEDIDA DE TENDÊNCIA CENTRAL- Valor que indica o centro dos
valores de uma coleção de dados.
MEETING: Veja reunião. Grupo de pessoas congregadas em
determinado lugar para discutir objetivos comuns. Conjunto de
pessoas reunidas.
MELHORES PRÁTICAS - Do inglês Best practice. Modo de agir e
fazer que contribui para um desempenho superior.
MELHORIA CONTÍNUA - Componente do modelo de gestão,caracterizado
pelo permanente estudo analítico, de implementação de
requisitos,ações ou racionalização,com o objetivo de aumentara
eficiência das atividades e proporcionar benefícios adicionais
aos resultados de desempenho.
MELHORIA CONTÍNUA: Compromisso de fazer as coisas constantemente
melhores.
MELHORIA DA QUALIDADE -Ações implementadas em toda a organização
a fim de aumentar a eficácia e a eficiência das atividades e dos
processos para proporcionar benefícios adicionais tanto à
organização quanto aos clientes.
MENSURABILIDADE: Grau pelo qual o tamanho e o poder da compra
dos segmentos do mercado podem ser mensurados.
MERCADO - ALVO: O mesmo que mercado atendido. É o conjunto de
consumidores potenciais que possuem características e
necessidades comuns, para os quais a empresa se dispõe em vender
esses produtos. Parte do mercado qualificado disponível a qual
empresa decide servir.
MERCADO - Conjunto de clientes e não clientes atuais e futuros.
MERCADO - Consiste em todos os consumidores potenciais que
compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos
e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa
necessidade ou desejo.
MERCADO ALVO - Mercado objetivado pela empresa ou marca.
MERCADO ALVO - Sub-conjunto de integrantes do mercado que fazem
parte do grupo que a empresa decidiu atender.
MERCADO ATENDIDO: 1. Conjunto de consumidores potenciais que
possuem características e necessidades comuns, para os quais a
empresa se dispõe em vender esses produtos. 2. Parte do mercado
qualificado disponível a qual empresa decide servir.
MERCADO COMUM EUROPEU -Entidade supranacional que congrega doze
países da Europa Ocidental (Alemanha, França, Itália, Holanda,
Bélgica e Luxemburgo em 1957; Irlanda, Inglaterra e Dinamarca em
1973; Grécia em 1981 e Portugal e Espanha em 1986). Os países
membros estabeleceram um sistema que tende a fundir seus
mercados nacionais em um único mercado, instituindo facilidades
para circulação entre eles de mercadorias e serviços; capitais e
mão de obra.
MERCADO CONSUMIDOR: Todos os indivíduos e famílias que compram
ou adquirem produtos e serviços para consumo pessoal.
MERCADO DE CAPITAIS - Rede de Bolsa de Valores e instituições
financeiras (bancos, companhias de investimento e de seguro) que
opera com compra e venda de papéis (ações, títulos de dívida em
geral).
MERCADO DISPONÍVEL: Conjunto de consumidores que têm interesse,
renda e acesso a dado produto ou serviço.
MERCADO POTENCIAL - Conjunto de consumidores que professa um
nível suficiente de interesse por uma oferta de mercado
definida.
MERCADO POTENCIAL: Grupo de consumidores que demonstram algum
nível de interesse por determinado produto / serviço.
MERCADO QUALIFICADO DISPONÍVEL: Grupo de consumidores que têm
interesse, renda e acesso e qualificações necessárias para
determinado produto ou serviço.
MERCADO REVENDEDOR: Todos os indivíduos e organizações que
adquirem bens com o propósito de revendê-los ou alugá-los para
outros, com lucro.
MERCADO SECUNDÁRIO: Área geográfica e/ou segmento da população
que não é tão importante para uma empresa em função de seus
objetivos.
Mercado Teste - Mercado escolhido pela empresa ou marca, antes
do lançamento definitivo de um produto ou serviço.
MERCADO- TESTE: 1. Região utilizada para avaliar a real
potencialidade de um novo produto ou de uma nova campanha
publicitária. 2. Cidade ou região escolhida para avaliar como um
novo produto ou serviço será recebido pela população.
MERCADO: 1. Grupo identificável de consumidores com poder
aquisitivo que estão dispostos e têm a capacidade de pagar por
um produto ou serviço. 2. Grupo de todos os compradores,
existentes ou em potencial, de um produto. 3. Conjunto de
pessoas, consumidores efetivos ou em potencial, considerado de
acordo com sua classe social, sexo, idade, hábitos, cidades ou
regiões.
MERCADOLOGIA: De mercado, referente à marketing. Termo empregado
para traduzir "marketing", seu estudo, sua operação.
MERCHANDISING - Técnicas de utilização da apresentação dos
produtos ou serviços no ponto de venda.
MERCHANDISING I - Ferramenta de comunicação de marketing
utilizada no ponto de venda e em espaços editoriais para
reforçar mensagens publicitárias ou em substituição à
propaganda.
MERCHANDISING II- Atividades e materiais promocionais de um
produto ou serviço.
MERCHANDISING III: 1. Ação promocional ligada a presença do
produto. 2. Qualquer implementação feita no ponto de venda com o
material de comunicação, visando aumentar o rendimento da
propaganda dirigida ao produto.
MERCOSUL: Tratado de Assunção assinado em 1991, colocou
efetivamente em andamento o projeto de integração entre: Brasil,
Argentina, Uruguai e Paraguai, através da criação do rendimento
comum do Cone Sul ( Mercosul ).
META - Uma meta é um objetivo “almejado” que pode ser mensurado
e claramente definido. Pode ser o atingimento de um novo nível
de desempenho ou a conclusão de uma atividade específica como um
projeto. Apalavra meta é freqüentemente usada como sinônimo das
palavras objetivo emissão. Há uma certa confusão quanto ao uso
de visão,missão, objetivos e metas.
META: 1. Ato ou efeito de objetar, réplica, contestação.
2.Oposição, obstáculo.
MÉTODO 5W 1H - Tipo de check-list utilizado para garantir que a
operação seja conduzida sem nenhuma dúvida por parte das chefias
e subordinados. Os 5 W correspondem às seguintes palavras do
inglês: What (o que), Who (quem), When (quando), Where (onde) e
finalmente Why (por que). O 1 H corresponde a How (como), ou
seja,o método a ser utilizado para conduzir a operação.
Atualmente,procura-se incluir um novo H (How Much /Quanto
custa), transformando o método em 5W 2H.
MÉTODO CLÁSSICO DE TESTE DE HIPÓTESES- Método de testes de uma
hipótese baseada na comparação da estatísticas de teste com um
valor críticos.
MÉTODO DOS “POR QUÊ” -Abordagem desenvolvida pela Toyota – uma
pessoa começa com um grande problema e pergunta pelo menos cinco
vezes “por quê?”.O resultado final é a causa fundamental do
problema.
MÉTODO TAGUCHI - Conjunto de técnicas estatísticas desenvolvidas
por Genichi Taguchi (consultor japonês),para otimizar o projeto
e a produção. Estas técnicas são usadas na elaboração de
Projetos Robustos.
METODOLOGIA - Sistema que regula, integra e associa,previamente,
uma série de normas, padrões, medidas e procedimentos, que se
devem realizar de forma a se perceberem, antecipadamente,falhas
evitável sem função da busca de um determinado tipo de
resultado.
METODOLOGIA EXPERIENCIAL - Conjunto de métodos e técnicas para a
implementação e aperfeiçoamento do processo de educação
organizacional, distinguindo-se fundamentalmente em dois
aspectos: a forma de construção do conhecimento e o ambiente de
aprendizado. Atividade, reflexão, generalização e transferência
compõem o ciclo de aprendizado experiencial.
MÉTRICAS - Referem-se às fórmulas ou métodos de cálculo
utilizados para quantificar os indicadores de desempenho e
permitir as comparações com as informações pertinentes
MICROAMBIENTE: 1. Forças próximas a empresa, que afetam sua
habilidade de servir a seus consumidores, a empresa, os canais
de marketing, os mercados consumidores, os concorrentes e os
públicos. 2. Conjunto de todos os operadores do mercado,
fornecedores, intermediários comerciais, clientela, concorrência
e a própria firma, em termos de organização interna, que afetam
diretamente a empresa e que, em graus diferentes, podem ser
controlados pela função de marketing empresarial.
MICROLOCALIZAÇÃO - Determinação do melhor local para um pequeno
negócio.
MÍDIA ELETRÔNICA: Veja Rádio, cinemas, TV. Meio de comunicação e
propaganda de elevada penetração e cobertura geográfica. Na
expansão dos meios de comunicação das últimas décadas, o rádio
foi o primeiro a passar do plano de consumo familiar para o
individual. CINEMA: Meio de comunicação e propaganda que utiliza
filmes, dispositivos e mais recentemente, fitas de vídeo, para a
veiculação de comerciais antes das sessões. A unidade de
comercialização é cine-semana.
MÍDIA I -Termo utilizado para designar os veículos de
comunicação para veicular mensagens publicitárias.
MÍDIA II: Termo aportuguesado do inglês mass media. 1. Canais de
comunicação impessoal que incluem a mídia impressa ( jornais,
revistas, mala direta), a mídia falada ( rádio, televisão) e a
eletrônica ( outdoors, cartazes e posters). 2. Designação dos
meios de comunicação social, como jornais, revistas, cinema,
rádio etc. 3. Propag. Setor de uma agência de propaganda que
planeja e coordena a veiculação de filmes, anúncios, cartazes
etc. 4. Setor que faz a programação, isto é, que distribui os
anúncios e comerciais pelos diferentes veículos à base de um
plano cuidadosamente elaborado. Esse departamento emite a
autorização, documento que tem força de contrato de compra do
espaço ali dimensionado.
MÍDIA SEGMENTADA: Veículo ou campanha publicitária que atinge um
público definido e segmentado por critérios de sexo, idade,
classe social ou uma combinação destes. A segmentação pode ser
também definida por meio de fatores comportamentais ou posse de
bens.
MIGRAÇÃO DO VALOR - Conceito instituído por Adrian J. Slywotzky,
em seu livro homônimo, mostrando como o valor para os clientes
migra ao longo do tempo, e como isso afeta os concorrentes, que
surgem de lugares não imaginados.
MISSÃO - A razão de ser de uma organização associada às
necessidades sociais a que ela atende e ao seu foco fundamental
de competências e atividades. A missão determina a forma, a
natureza do conhecimento técnico,o campo de atuação e o meio
instrumental a ser utilizado pela organização.
MIX DE MARKETING: 1. Conjunto de decisões coerentes (voltadas
para o preço, o produto, a combinação e a distribuição) por meio
das quais a empresa pretende atingir o segmento de consumidores
escolhido como objetivo. 2. Grupo de variáveis de marketing
controláveis que a empresa combina par produzir a resposta que
deseja no mercado - alvo.
MIX DE PRODUTO: Grupo de todas as linhas e itens de produto que
um vendedor em particular oferece aos compradores.
MODA- valor que ocorre com maior freqüência.
MODAIS- Tipos de transporte (rodoviários, ferroviários, fluviais
e outros).
MODELAGEM DE DADOS: Processo estatístico que segmenta os
clientes em grupos homogêneos de células de prospecção.
MODELO DE EXCELÊNCIA - Modelo de gestão baseado em sete
critérios, utilizados para a análise e melhoria da gestão.São
eles: liderança, planejamento estratégico, foco do cliente,
informação e análise,gestão de pessoas, gestão de processos,
resultados institucionais.
MODELO DE GESTÃO - Conjunto sistêmico de valores,
conceitos,tecnologias, instrumentos e práticas levadas a efeito
pela organização para o desenvolvimento de suas atividades.
MODELO DE RETENÇÃO: É a atitude dirigida a reter pessoas,
ligadas a sua organização. Reter o cliente é fidelizar o
cliente. É principalmente a partir dele que conseguimos custear
a aquisição de novos clientes e tornar a organização mais
rentável.
MODELO PARA A GARANTIA DA QUALIDADE - Conjunto de requisitos
padronizados ou selecionados do sistema da qualidade combinados
para atender às necessidades de garantia da qualidade em uma
dada situação.
MODELO VALS: Propaganda, valores e estilos de vida (VALS) do
Stanford Research Institute classifica o público americano em
nove grupos de valores e estilos de vida, baseados na análise
das respostas de 2.713 entrevistadores e cerca de 800 perguntas.
Os nove grupos são: sobreviventes, batalhadores, proprietários,
imitadores, realizadores, egoístas, experimentadores,
socialmente conscientes e íntegros.
MODULAR: Elementos que podem ser montados por justaposição,
superposição ou encaixe segundo as quantidades de produtos a
apresentar, ou de acordo com o espaço disponível.
MÓDULO DE PLANEJAMENTO - Parte ou subdivisão do planejamento da
qualidade, correspondente à categoria do PNQ, que se destina a
facilitar a percepção do desdobramento do desempenho
organizacional.
MOMENTO DA VERDADE: Instante em que o Cliente faz contato coma a
Organização de Serviços - geralmente por meio de um
representante dela - a partir do qual forma uma opinião sobre a
qualidade do produto - serviço.
MONOGRAFIA: Texto que procura esgotar um tema a partir de uma
metodologia estabelecida.
MONOPÓLIO PERFEITO: Mercado com único vendedor - pode seu um
monopólio governamental, um monopólio regulado privado ou um
monopólio não regulado.
MONOPÓLIO PURO: O mesmo que monopólio perfeito.
MONOPÓLIO: Conceito que descreve uma condição em que um único
vendedor domina o mercado. Privilégio. Controle total de
produção ou prestação de serviço.
MOTIVAÇÃO - Conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou
inconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os
quais agem entre si e determinam a conduta de um
indivíduo,despertando sua vontade e interesse para uma tarefa ou
ação conjunta. A motivação surge de dentro das pessoas, não há
como ser imposta. Despertar o interesse das pessoas para a
qualidade é fundamental, uma vez que não se implanta qualidade
por exortação, decretos ou quaisquer mecanismos coercivos.
MOTIVATIONAL RESEARCH: Veja Pesquisa motivacional. Tipo de
pesquisa qualitativa que busca identificar atitudes, intenções
de compra, motivos e hábitos de consumo.
MULTIMODAL- Que tem mais de duas modas.
MULTIPLE REGRESSION ANALYSIS: Veja Análise de regressão
múltipla. 1.Técnica de estimar uma equação que apresenta a
contribuição de variáveis independentes na variável dependente.
2. Utilizada em pesquisa e mercado, para prever o
desenvolvimento futuro e um produto ou serviço através da
utilização da equação de regressão, considerando variáveis
dependentes e independentes.
MULTIPLICADORES - Pessoal preparado para realizar o trabalho de
acompanhar as equipes da qualidade, disseminar informações,
orientar sobre aplicação de ferramentas da qualidade e servir de
ligação entre o GAL de seu CQP e seu departamento de origem.
MULTIVARIATE ANALYSIS: Veja Análise multivariada. Instrumental
estatístico que estuda as múltiplas variáveis independentes,
simultaneamente, para identificar um padrão ou padrões de perfis
de consumidores em um banco de dados. É o estudo de um fenômeno
(pessoas, empresas, objetos etc.) cujo entendimento requer a
análise simultânea de múltiplas variáveis. As técnicas
multivariadas são uma extensão da análise univariada e da
análise bivariada. A seleção apropriada de uma técnica
multivariada envolve a identificação e a mensuração das
variáveis que serão levadas em conta da análise. Veja Técnicas
de dependência, Técnicas de interdependência. Técnicas de
dependência: Na análise multivariada, existência de apenas uma
variável ou então um conjunto de variáveis admitidas como
dependentes e um conjunto de variáveis classificadas como
independentes, ou seja, que influenciam o comportamento das
variáveis dependentes. Como exemplo, tem-se a análise de
regressão, a análise discriminante, a análise conjunta, a
análise de variância, a análise canônica etc. Técnicas de
interdependência: Na análise multi variada, refere-se a uma
classificação de técnicas de análise de dados em que as
variáveis dependentes e independentes. Como exemplo têm-se a
análise de correspondência e o escalonamento multimensional, ou
seja, todas as variáveis são consideradas em um único conjunto,
em que, simultaneamente, apresentam relações de
interdependência.
Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas - Dicionário da Propaganda: Fortunecity - Visualy