Dicionário de Publicidade e Propaganda - Verbetes com a letra N
NAFTA: Veja North America Free Trade Agreement. Acordo americano
de livre comércio. É a denominação dada ao acordo firmado pelos
Estados Unidos, Canadá e México.
NÃO ADOTANTES: Grupo de potenciais consumidores que prefere
manter as tradições e é refratário às novas idéias- às vezes é
chamado de grupo de retardatários. Veja Curva de adoção. Mostra
quando grupos diferentes aceitam idéias.
NÃO-CONFORMIDADE - Não atendimento de um requisito especificado.
Nota: 1 - A definição abrange afastamento ou ausência de uma ou
mais características da qualidade, incluindo características de
dependabilidade ou elemento do sistema da qualidade, em relação
a requisitos especificados.
NASDAQ. Iniciais de National Association for Security Dealers
Active Quotations, que é um sistema de informações
computadorizadas que abastece corretores em todos os Estados
Unidos com as cotações de preços transformados em índice de um
grande número de ações.
NATIONAL INCOME: Renda Nacional.
NBR - ISO-9000 - Série de normas brasileiras (ABNT) equivalentes
a série ISO 9000. Dentre elas destacam- se: a) NBR - ISO 9000-1
– Normas de gestão da qualidade e garantia da qualidade. Parte 1
– Diretrizes para seleção de uso. b) NBR - ISO 9001 – Sistema de
qualidade – modelo para garantia de qualidade em projeto,
desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados. c)
NBR - ISO 9002 – Sistema da qualidade – modelo para a garantia
da qualidade em produção, instalações e serviços associados. d)
NBR - ISO 9003 – Sistema da qualidade – modelo para garantia da
qualidade em inspeção e ensaios finais. e) NBR - ISO 9004 –
Gestão da qualidade e elementos do sistema de qualidade. Parte 1
– Diretrizes. f) NBR - ISO 9004-2 – Gestão da qualidade e
elementos do sistema de qualidade.
NEBRASKA FURNITURE MARKET: Comércio de móveis e artigos
domésticos fundado pela família Blumkin e adquirido pela
Berkshire Hathaway em 1983.
NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO: De acordo com McClelland, é uma
motivação social para se superar, que parece caracterizar os
entrepreneurs de sucesso, especialmente quando reforçada por
fatores culturais.
NECESSIDADE: Qualidade ou caráter de necessário, aquilo que é
necessariamente exigência, aquilo que é inevitável, fatal.
NECESSIDADES DOS CLIENTES - Expectativas e desejos dos clientes
em relação a um produto ou serviço.
NEED: Necessidade do consumidor. Veja Necessidade. Qualidade ou
caráter de necessário, aquilo que é necessariamente exigência,
aquilo que é inevitável, fatal.
NEGOCIAÇÃO: Acordo entre agências, clientes e veículos, em que
se estabelecem preços de compra e venda de tempo e espaço
publicitários, que não constam das tabelas impressas, mas que as
tomam como referências.
Negócio - Atividade comercial, sustentada por um processo
produtivo de bens ou serviços, destinada ao atendimento dos
desejos e expectativas formadores da relação entre fornecedores
e clientes.
NEM BUSINESS: 1. Novos negócios. Com a finalidade de atrair
novos clientes, algumas agências mantêm áreas com esse título.
2. Ato de o publicitário levar o cliente para jantar num bom
restaurante.
NEOLIBERALISMO. Doutrina político-econômica que representa uma
tentativa de adaptar os princípios do liberalismo econômico às
condições do capitalismo moderno. Estruturou-se no final da
década de 30 por meio das obras do norte-americano Walter
Lippmann, dos franceses Maurice Allais, Jacques Rueff e L.Baudin
e dos alemães Walter Eucken, W. Röpke, A. Rüstow. Como a escola
liberal clássica, os neoliberais acreditam que a vida econômica
é regida por uma ordem natural formada a partir das livres
decisões individuais e cuja mola mestra é o mecanismo dos
preços. Defendem o disciplinamento da economia.
NET: 1. Abreviação de network. Significa rede ou cadeia. 2.
Valor líquido expresso em percentagem, sem a influência das
multiplicidades causadas por respostas múltiplas.
Network - Grupo de computadores e periféricos associados e
conectados por um canal de comunicações capaz de compartilhar
arquivos e outros recursos entre vários usuários.
NETWORK: Programação gerada pela rede principal e distribuída
geralmente por satélite para as emissoras afiliadas.
NEURAL NETWORKS: Veja Redes neurais. Ferramenta de apoio ao
marketing que permite simular situações, como vendas futuras,
após ser analisado o resultado de um período anterior.
NICHO - Um segmento pequeno que demanda uma oferta específica de
produto ou serviço.
NICHOS DE MERCADO: Grupo definido de indivíduos, menor que o
segmento de mercado, cujos participantes podem estar à procura
de uma especial combinação de benefícios.
NIELSEN: Importante empresa de pesquisa de mercado que realiza
também auditoria e medida de ratings em televisão.
NÍVEIS HIERÁRQUICOS - Traduzem o posicionamento dos órgãos em
sua estrutura organizacional. Cada órgão tem uma posição
hierárquica própria, em relação ao conjunto da estrutura em que
se integra. O nível hierárquico determina, pois, o
posicionamento e o papel que o órgão representa para o exercício
da competência de um ministério, por exemplo. Também em uma
entidade autárquica ou fundacional refletem o modelo de divisão
de trabalho adotado, cujos fatores condicionantes são: volume,
complexidade e natureza das atividades a serem executadas.
NÍVEL DE CONFIANÇA- Veja grau de confiança.
NÍVEL DE PREÇO: Valor do dinheiro comparativamente num
específico período de tempo.
NÍVEL DE SERVIÇO - São indicadores de qualidade dos serviços
prestados que demonstram a capacidade de uma empresa em atender
as especificações impostas pelos clientes e concorrentes nos
segmentos de mercado onde atua.
NÍVEL DE SIGNIFICÂNCIA- Probabilidade de cometer um erro tipo I
ao fazer um teste de hipótese.
NO ADVERTINSING: tudo o que não é propaganda é chamado de no
advertising, no media ou "bellow the line".
NOME DA MARCA: A parte que pode ser verbalizada, a parte
pronunciável, tal como Avon, Chevrolet, Disneyland, American
Express, UCLA.
NOME FANTASIA: Nome especialmente criado para divulgar produto
ou serviço.
Nominal- Nível de mensuração de dados; caracteriza dados que
consistem somente em nomes, rótulos ou categorias.
Normas - É um conjunto de regras ou instruções para fixar os
procedimentos, a organização, os métodos e técnicas que serão
utilizados no desenvolvimento de atividades.
NEGATIVO - Fotografia ou filme revelado.
Impressão de textos ou figuras vazadas (em branco) sobre fundo
negro. Imagem fotográfica em que as regiões de sombras e luzes
do original estão invertidas.
NEGRITO - Caracteres com uma família de letras
mais grossas que os tipos comuns.
NICHOS DE MERCADO - Grupo definido de
indivíduos, menor que o segmento de mercado, cujos participantes
podem estar à procura de uma especial combinação de benefícios.
NIELSEN - Importante empresa de pesquisa de
mercado que realiza também auditoria e medida de ratings em
televisão.
NOME FANTASIA - Nome especialmente criado para
divulgar produto ou serviço.
NEWSLETTER - Boletim informativo.
NOME FANTASIA - Ou Marca de fantasia. Nome especialmente criado
para divulgar produto ou serviço, que tende a valorizar os
processos de leitura, memorizaçao e identificaçao deste produto.
NAFTA: Veja North America Free Trade Agreement. Acordo americano
de livre comércio. É a denominação dada ao acordo firmado pelos
Estados Unidos, Canadá e México.
NÃO ADOTANTES: Grupo de potenciais consumidores que prefere
manter as tradições e é refratário às novas idéias- às vezes é
chamado de grupo de retardatários. Veja Curva de adoção. Mostra
quando grupos diferentes aceitam idéias.
NÃO-CONFORMIDADE - Não atendimento de um requisito especificado.
Nota: 1 - A definição abrange afastamento ou ausência de uma ou
mais características da qualidade, incluindo características de
dependabilidade ou elemento do sistema da qualidade, em relação
a requisitos especificados.
NASDAQ. Iniciais de National Association for Security Dealers
Active Quotations, que é um sistema de informações
computadorizadas que abastece corretores em todos os Estados
Unidos com as cotações de preços transformados em índice de um
grande número de ações.
NATIONAL INCOME: Renda Nacional.
NBR - ISO-9000 - Série de normas brasileiras (ABNT) equivalentes
a série ISO 9000. Dentre elas destacam- se: a) NBR - ISO 9000-1
– Normas de gestão da qualidade e garantia da qualidade. Parte 1
– Diretrizes para seleção de uso. b) NBR - ISO 9001 – Sistema de
qualidade – modelo para garantia de qualidade em projeto,
desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados. c)
NBR - ISO 9002 – Sistema da qualidade – modelo para a garantia
da qualidade em produção, instalações e serviços associados. d)
NBR - ISO 9003 – Sistema da qualidade – modelo para garantia da
qualidade em inspeção e ensaios finais. e) NBR - ISO 9004 –
Gestão da qualidade e elementos do sistema de qualidade. Parte 1
– Diretrizes. f) NBR - ISO 9004-2 – Gestão da qualidade e
elementos do sistema de qualidade.
NEBRASKA FURNITURE MARKET: Comércio de móveis e artigos
domésticos fundado pela família Blumkin e adquirido pela
Berkshire Hathaway em 1983.
NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO: De acordo com McClelland, é uma
motivação social para se superar, que parece caracterizar os
entrepreneurs de sucesso, especialmente quando reforçada por
fatores culturais.
NECESSIDADE: Qualidade ou caráter de necessário, aquilo que é
necessariamente exigência, aquilo que é inevitável, fatal.
NECESSIDADES DOS CLIENTES - Expectativas e desejos dos clientes
em relação a um produto ou serviço.
NEED: Necessidade do consumidor. Veja Necessidade. Qualidade ou
caráter de necessário, aquilo que é necessariamente exigência,
aquilo que é inevitável, fatal.
NEGOCIAÇÃO: Acordo entre agências, clientes e veículos, em que
se estabelecem preços de compra e venda de tempo e espaço
publicitários, que não constam das tabelas impressas, mas que as
tomam como referências.
Negócio - Atividade comercial, sustentada por um processo
produtivo de bens ou serviços, destinada ao atendimento dos
desejos e expectativas formadores da relação entre fornecedores
e clientes.
NEM BUSINESS: 1. Novos negócios. Com a finalidade de atrair
novos clientes, algumas agências mantêm áreas com esse título.
2. Ato de o publicitário levar o cliente para jantar num bom
restaurante.
NEOLIBERALISMO. Doutrina político-econômica que representa uma
tentativa de adaptar os princípios do liberalismo econômico às
condições do capitalismo moderno. Estruturou-se no final da
década de 30 por meio das obras do norte-americano Walter
Lippmann, dos franceses Maurice Allais, Jacques Rueff e L.Baudin
e dos alemães Walter Eucken, W. Röpke, A. Rüstow. Como a escola
liberal clássica, os neoliberais acreditam que a vida econômica
é regida por uma ordem natural formada a partir das livres
decisões individuais e cuja mola mestra é o mecanismo dos
preços. Defendem o disciplinamento da economia.
NET: 1. Abreviação de network. Significa rede ou cadeia. 2.
Valor líquido expresso em percentagem, sem a influência das
multiplicidades causadas por respostas múltiplas.
Network - Grupo de computadores e periféricos associados e
conectados por um canal de comunicações capaz de compartilhar
arquivos e outros recursos entre vários usuários.
NETWORK: Programação gerada pela rede principal e distribuída
geralmente por satélite para as emissoras afiliadas.
NEURAL NETWORKS: Veja Redes neurais. Ferramenta de apoio ao
marketing que permite simular situações, como vendas futuras,
após ser analisado o resultado de um período anterior.
NICHO - Um segmento pequeno que demanda uma oferta específica de
produto ou serviço.
NICHOS DE MERCADO: Grupo definido de indivíduos, menor que o
segmento de mercado, cujos participantes podem estar à procura
de uma especial combinação de benefícios.
NIELSEN: Importante empresa de pesquisa de mercado que realiza
também auditoria e medida de ratings em televisão.
NÍVEIS HIERÁRQUICOS - Traduzem o posicionamento dos órgãos em
sua estrutura organizacional. Cada órgão tem uma posição
hierárquica própria, em relação ao conjunto da estrutura em que
se integra. O nível hierárquico determina, pois, o
posicionamento e o papel que o órgão representa para o exercício
da competência de um ministério, por exemplo. Também em uma
entidade autárquica ou fundacional refletem o modelo de divisão
de trabalho adotado, cujos fatores condicionantes são: volume,
complexidade e natureza das atividades a serem executadas.
NÍVEL DE CONFIANÇA- Veja grau de confiança.
NÍVEL DE PREÇO: Valor do dinheiro comparativamente num
específico período de tempo.
NÍVEL DE SERVIÇO - São indicadores de qualidade dos serviços
prestados que demonstram a capacidade de uma empresa em atender
as especificações impostas pelos clientes e concorrentes nos
segmentos de mercado onde atua.
NÍVEL DE SIGNIFICÂNCIA- Probabilidade de cometer um erro tipo I
ao fazer um teste de hipótese.
NO ADVERTINSING: tudo o que não é propaganda é chamado de no
advertising, no media ou "bellow the line".
NOME DA MARCA: A parte que pode ser verbalizada, a parte
pronunciável, tal como Avon, Chevrolet, Disneyland, American
Express, UCLA.
NOME FANTASIA: Nome especialmente criado para divulgar produto
ou serviço.
Nominal- Nível de mensuração de dados; caracteriza dados que
consistem somente em nomes, rótulos ou categorias.
Normas - É um conjunto de regras ou instruções para fixar os
procedimentos, a organização, os métodos e técnicas que serão
utilizados no desenvolvimento de atividades.
Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas - Dicionário da Propaganda: Fortunecity - Visualy