Dicionário de Publicidade e Propaganda - Verbetes com a letra O
Overlay - Tira que se coloca, geralmente sobre o título de um anúncio, para apresentar dois títulos no mesmo anúncio. Levanta-se a tira, que é presa só de um lado e, embaixo, tem outro título escrito.
ONE WAY - Embalagem sem retorno ao fabricante.
ORÇAMENTO - 1. Cálculo da receita e da despesa.
2. Estimativa das entradas e despesas correspondentes e
determinado período de tempo. 3. Cálculo do custo futuro. 4.
Instrumento de programação das atividades da empresa e de
controles dos resultados, a fim de avaliar eventuais desvios do
programa.
ORIGINAL - Anúncio já montado. Desenho ou
montagem que entram em gravação. Texto a ser composto
tipograficamente.
OUTDOOR - Do inglês outdoor advertising, ou
seja, propaganda feita fora. Significa cartaz de rua,
especialmente o cartaz impresso que é, depois, colado em
painéis.
OUTLET - 1. Ponto-de-venda. 2. Passagem.
OVERLAY - Superposição. Papel transparente
colocado em cima da arte final a fim de protege-la e, ao mesmo
tempo, indicar correções a serem feitas.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS - Resultados esperados ou estados futuros
desejados a serem atingidos pela organizaçao, no horizonte de
planejamento considerado. Os objetivos devem expressar o quanto
a empresa quer atingir e em que prazo, considerando-se o cenário
futuro previsto.
ONE WAY - Embalagem sem retorno ao fabricante.
OPORTUNIDADE DE MARKETING - É uma área de necessidade do
comprador em que a empresa pode atuar de forma rentável.
Orçamento publicitário - Dinheiro
reservado pelo anunciante para pagar a publicidade. Há uma
variedade de métodos para determinar o tamanho mais desejável de
um orçamento de publicidade.
ORDEM DE INSERÇAO - Autorizaçao para veicular anúncio.
ORELHA - Acréscimo no tamanho da página, dobrado para dentro
contendo informaçoes sobre o autor, a obra, editora etc.
OUTDOOR - Propaganda ao ar livre na forma de cartazes, painéis,
luminosos etc. A forma mais popular do Outdoor é uma peça com
impressao de apenas um dos lados, que fica exposta em grandes
armaçoes. O período normal de exibiçao de um Outdoor é de 15
dias.
OUTLET - Ponto-de-venda. Passagem.
OVER PRICE - Sobre preço que o intermediário coloca em um
produto, a seu favor.
OVERHEAD - Diferença apresentada entre o preço de um bem e o seu
custo efetivo.
OBJEÇÃO: 1. Ato ou efeito de objetar, réplica, contestação.2.
Oposição, obstáculo.
OBJETIVO - Meta em direção à qual uma companhia ampliará sua
devoção e seus esforços. O termo objetivo que tende a ser
específico, com valores- alvos definidos, é muito parecido com o
termo meta e, de certa forma, com o termo missão. Os objetivos
podem ser subdivididos em objetivos específicos relativos às
diversas áreas ou funções de uma organização.
OBJETIVO DE MAXIMIZAÇÃO DE LUCRO: Orientação de mercado de uma
empresa que está interessada na busca da obtenção do maior lucro
possível.
OBJETIVO: 1. Relativo ao objeto, prático, positivo. 2. Alvo ou
desígnio que se pretende atingir, objeto de uma ação, idéia ou
sentimento.
OBJETIVOS: 1. Definições do a empresa deve realizar nas
principais áreas, num período específico de tempo. 2. São regras
de decisão que habilitam a administração a orientar e medir o
desempenho da empresa no sentido da consecução e seus
propósitos.
OBSERVAÇÃO DA AUDITORIA DA QUALIDADE - Constatação de fato,
feita durante uma auditoria de qualidade consubstanciada por
evidência objetiva.
OBSTÁCULOS- Barreiras internas à adoção do sistema 1:1. Tais
obstáculos geralmente recaem em categorias previsíveis: cultura,
estrutura ou organização, sistemas de medição/avaliação e de
remuneração, canais de distribuição, e custos e tecnologia. Em
alguns casos, restrições reguladoras e legais constituem também
obstáculos.
OFERTA ELÁSTICA: A quantidade de produtos ou serviços colocados
à disposição do mercado que cresce se o preço aumentar.
OFERTA EXPLÍCITA- O volume cada vez maior de mensagens enviadas
dificulta cada vez mais atingir determinado cliente atual ou em
potencial. Ao usar a mídia 1:1 (endereçável e interativa), a
empresa pode oferecer "bons negócios" individuais para garantir
para si o tempo, a atenção e o feedback do cliente.
OFERTA IMPLÍCITA- Anunciantes de mídia de massa contam com
leitores e telespectadores que consomem material televisivo e
editorial para absorver a mensagem de propaganda que patrocina o
programa ou a publicação. Todavia, como a mídia de massa não é
interativa, é impossível se qualquer cliente específico
efetivamente recebe a mensagem.
OFERTA INELÁSTICA: A quantidade ofertada, quer de serviços ou
produtos, não aumenta muito se o preço aumentar.
OFERTAS DE FULFILLMENT: Complementação da venda efetuada com a
apresentação de um produto complementar, fundamenta-se na
premissa: o melhor momento para vender a alguém é logo depois
que comprou.
OGIVA- Representação gráfica de uma tabela de freq6uências
acumuladas.
OLIGOPÓLIO: Condição de mercado caracterizada por relativamente
poucos vendedores.
OLIGOPOLY: Veja oligopólio. Condição de mercado caracterizada
por relativamente poucos vendedores.
OMAHA,NEBRASKA: Cidade onde Buffett nasceu e sede da Berkshire
Hathaway.
Ombudsman – Palavra de origem sueca que significa “o homem que
representa os interesses” ouvidor, profissional que tem como
missão intermediar a comunicação entre o público e a empresa.
OMC. São as iniciais de Organização Mundial do Comércio,
organismo que substitui o Gatt (General Agreement on Trade and
Tariffs, Acordo Geral sobre Comércio e tarifas), que esgotou
suas atividades de acordo provisório na reunião de Marrakesh
(Marrocos), onde 97 países assinaram um acordo para a sua
constituição a partir de 1995. À diferença do Gatt, a OMC terá
caráter permanente, tendo entrado em funcionamento em 1999. A
OMC é o foro onde são tratados e decididos assuntos relacionados
ao comércio de mercadorias e serviços entre os países que
compõem este organismo.
OMNIBUS: Pesquisa conjunta realizada para um grupo de diferentes
clientes, que permite a cada um a inclusão de determinado número
de questões e divide, de forma partilhada, o custo total. Alguns
institutos de pesquisa oferecem tais pesquisas em intervalos
regulares.
ON PACK: 1. Denominação de conjunto promocional, do tipo leve
três e pague dois ou a agregação de um brinde ao pacote original
do produto, confeccionado com filme termo encolhível. 2.
Mensagens promocionais ou de respostas diretas impressas na
embalagem.
ONE WAY: Embalagem sem retorno ao fabricante.
OPÇÃO DE AÇÕES (STOCK OPTION): Direito concedido a um
funcionário de, em uma data futura, comprar ações de sua empresa
a um preço predeterminado(geralmente o praticado no mercado na
data de emissão).
OPÇÃO DE COMPRA: Preferência que o comprador de mídia tem por um
espaço no veículo seja ele impresso ou eletrônico.
OPEN-MARKET: Mercado aberto. Operações através das quais se
procura manter o controle dos meios de pagamento do sistema
econômico.
OPORTUNIDADE DE BREAKTHROUGH: Oportunidade que ajuda os
inovadores a desenvolverem estratégias de marketing consistentes
e muito rentáveis a curto prazo.
OPORTUNIDADE DE MARKETING: Área de necessidade em que a empresa
pode atuar rentavelmente.
OPORTUNIDADE: 1. Variável externa à empresa, que pode levá-la a
aumentar a satisfação de seus clientes, as vendas e os lucros.
2. Unidade de negócios de pequena participação em mercados com
alta taxa de crescimento. É necessário muito dinheiro para
manter essa participação nos mercados e tornar um produto
"estrela".
OPORTUNITY: Veja oportunidade. 1. Variável externa á empresa,
que pode levá-la a aumentar a satisfação de seus clientes,
permitindo-lhe aumentar o número de clientes, as vendas e os
lucros. 2. Unidade de negócios de pequena participação em
mercados com alta taxa de crescimento. É necessário muito
dinheiro para manter essa participação nos mercados e tornar um
produto "estrela".
ORÇAMENTO DE MARKETING: Parte do plano de marketing que mostra
receitas, custos e lucros projetados.
ORÇAMENTO: 1. Cálculo da receita e da despesa. 2. Estimativa das
entradas e despesas correspondentes a determinado período de
tempo. 3. Cálculo do custo futuro. 4. Instrumento de programação
das atividades da empresa e de controles dos resultados, afim de
avaliar eventuais desvios do programa.
Ordinal- Nível de mensuração de dados; caracteriza dados que
podem ser dispostos em ordem, mas as diferenças entre valores de
dados ou não podem ser determinadas ou não têm significado.
ORGANIZAÇÃO - Companhia, corporação, firma, organização ou
instituição, ou parte destas, pública ou privada, sociedade
anônima, limitada ou com outra forma estatutária que tem funções
e estrutura administrativa próprias.
ORGANIZAÇÃO DE MARKETING: Implementação de idéias do conceito de
marketing.
ORGANIZAÇÃO DE PRODUÇÃO: Fabricar quaisquer produtos fáceis de
produzir e depois tentar vendê-los.
ORGANIZAÇÃO DE VENDAS: Estrutura que uma empresa prepara para
fazer frente à comercialização de seus produtos ou serviços.
ORGANIZAÇÃO GEOGRÁFICA: Estrutura organizacional na qual a força
de vendas nacional da empresa (e talvez outras funções) se
especializam por áreas geográficas.
ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE - Do inglês learning organization.
Abordagem organizacional consagrada no livro A 5.ª Disciplina de
P. Senge. Baseiase em cinco disciplinas de aprendizado: 1)
Maestria pessoal: aprender a expandir a capacidade pessoal para
criar os resultados que mais desejamos e criar um ambiente
organizacional que estimule os seus membros a se desenvolverem
na direção das metas e fins escolhidos. 2) Modelos mentais:
reflexionar, esclarecer continuamente e melhorar nossos quadros
internos do mundo, e determinar como eles moldam nossas ações e
decisões. 3) Visão compartilhada: construir um senso de
compromisso em grupo, desenvolvendo imagens compartilhadas do
futuro que buscamos criar, e os princípios e práticas
orientadoras pelos quais esperamos chegar lá. 4) Aprendizado em
equipe: transformar as habilidades conversacionais e coletivas
de raciocínio, de modo que grupos de pessoas possam,
confiavelmente, desenvolver inteligência e capacidade maiores do
que a soma dos talentos individuais. 5) Pensamento sistêmico: um
modo de apreciar, e uma linguagem para descrever e entender as
forças e inter-relações que moldam o comportamento de sistemas.
Essa disciplina ajuda-nos a entender como mudar sistemas de modo
mais eficaz e agir em melhor sintonia com os processos maiores
do mundo natural e econômico.
ORGANIZAÇÃO SOCIAL - Entidade de direito privado, sem fins
lucrativos, que tenha autorização específica do Poder
Legislativo para celebrar contrato de gestão com o Poder
Executivo e assim ter direito à dotação orçamentária, destinadas
a executar serviços competitivos ou não-exclusivos.
ORGANOGRAMA: Gráfico que ilustra de modo sintético as funções,
as tarefas e os cargos existentes em determinada estrutura
empresarial, em termos de organização do trabalho.
ÓRGÃO - É uma unidade de serviço assim identificada por possuir
propriedades comuns a todos os seus elementos, podendo
fracionar-se em subunidades, que são suas partes componentes.
OTIMIZAÇÃO: 1. Modelo matemático de seleção de veículos que visa
maximizar cobertura, otimizar distribuição de freqüência e
rentabilizar custos, a partir de pesquisas de audiência. 2.
Processo pelo qual se determina o valor ótimo de uma grandeza.
3. Ato ou efeito de otimizar.
OUTBOUND: Ligações efetuadas de dentro para fora. Normalmente,
denominado de telemarketing ativo; o correto seria telemarketing
emissor.
OUTDOOR: Do inglês outdoor advertising ou seja, propaganda feita
fora. Significa cartaz de rua, especialmente o cartaz impresso
que é, depois, colocado em painéis.
OUTLET: 1. Ponto -de- venda. 2. Passagem. Veja Discount store e
Loja de descontos. Instituição varejista que vende
mercadorias-padrão por preços menores aceitando margens mais
baixas e vendendo maiores volumes. Tem como objetivo facilitar o
escoamento de pontas de estoque. Exemplo: Promocenter,
Multishop. Outliers (valores extremos)- valores extremamente
raros, no sentido de que estão muito afastados da maioria dos
dados.
OUTPUT: 1. Em informática, significa a informação produzida pela
operação de processamento de dados. Produto de um sistema,
também conhecido como "saída". 2. Em economia, insumo, fator de
produção.
OVER PRICE: Sobrepreço que o intermediário coloca em um produto,
a seu favor.
OVERHEAD: 1. Diferença apresentada entre o preço de um bem e seu
custo efetivo. 2. Despesas gerais.
OVERLAPPING: Superposição. Dá-se quando um leitor, ouvinte ou
telespectador não se restringe apenas à leitura de uma
publicação, ou a assistir a um canal de rádio ou televisão.
Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas - Dicionário da Propaganda: Fortunecity - Visualy