Dicionário de Publicidade e Propaganda - Verbetes com a letra P
PDV - Ponto de venda, ou seja, o local onde o produto esta sendo
exposto e comercializado. Podem ser bares, magazines,
supermercados, padaria, etc.
PACKSHOT - Tomada exclusiva em close do produto usado na
produção da mídia eletrônica.
PÉ-AMERICANO - Suporte de armar fixado atrás de um display,
permitindo a sua colocação na posição vertical.
Pesquisa de publicidade - Pesquisa realizada para melhorar
a eficácia da publicidade. Ele pode se concentrar em um anúncio
ou campanha específico, ou pode ser direcionado a uma
compreensão mais geral de como a publicidade funciona ou como os
consumidores usam as informações na publicidade. Pode envolver
uma variedade de abordagens de pesquisa, incluindo perspectivas
psicológicas, sociológicas, econômicas e outras.
PILHA - Agrupamento de produtos em locais de grande circulação
dentro do estabelecimento.
Plano de publicidade - Um esboço
explícito de quais objetivos uma campanha publicitária deve
atingir, como atingir esses objetivos e como determinar se a
campanha foi ou não bem-sucedida em atingir esses objetivos.
PONTA DE GÔNDOLA - Espaço nobre localizado nas extremidades das
gôndolas e muito utilizada para promover e aumentar giro de
produtos.
PONTO FOCAL (EXIBIDOR) - Expositor que sintetiza uma ou várias
unidades de uma família de produtos que estão a venda .
POSICIONAMENTO - Lugar que o produto ou serviço deve ocupar na
mente do consumidor.
PORTA CARTAZETE - Suporte com trilhos laterais que permite
constante troca dos cartazetes.
PORTA FOLHETO (Take One) - Display que oferece folhetos.
PÔSTER - Suporte de papel ou papelão para ser colocado em
superfícies verticais.
Prêmio antecipado - Um prêmio
fornecido a um consumidor, sob a condição de alguma compra
posterior.
PROMOTOR - Profissional designado para divulgar, demonstrar,
expor, organizar, alocar e repor produtos dentro do
estabelecimento comercial.
PROTÓTIPO - Projeto em tamanho natural do elemento de
merchandising, construído artesanal ou mecanicamente.
PROVA DE MÁQUINA - Prova obtida na máquina no início da
impressão .
PÚBLICO ALVO - Termo que indica o grupo de pessoas que se deseja
atingir com uma atividade de comunicação. São reunidas por
alguma característica, seja ela região, idade, sexo, atividade,
interesse, etc.
P.I. - Abreviação de Pedido de Inserção, que
corresponde à autorização emitida pela agência ou anunciante
para os veículos. (Ver Autorização)
PDV - Ponto de venda, ou seja, o local onde o
produto esta sendo exposto e comercializado. Podem ser bares,
magazines, supermercados, padaria, etc.
PÁGINA - Unidade básica de anúncio no caso das
revistas.
PÁGINA DUPLA - Duas páginas de anúncio.
PAICA - Forma adaptada do inglês pica, medida
bastante utilizada em artes gráficas.
PAINEL - Tipo de cartaz, pintado diretamente
sobre o muro, madeira, metal ou outro suporte. (Ver Pôster)
PAL - Padrão alemão de televisão em cores,
adaptado para uso em diversos países. No Brasil, por exemplo,
utiliza-se o Pal-M. (Ver NTSC e SECAM).
PAN - Abreviação de panorâmica. (Ver
Panorâmica)
PANORÂMICA - Movimento da câmera (da esquerda para a direita ou
vice-versa) que mostra uma tomada geral de um objeto, cena ou
pessoa que está sendo filmada ou gravada. (Ver Filmagem,
Gravação, Travelling e Zoom).
PANTONE - Padrão de cores muito utilizado em
artes gráficas como referência para impressão.
PASTE-UP - Montagem de qualquer peça gráfica,
com a colagem da composição, do bromuro e artes-finais sobre um
cartão. Quando pronto, é encaminhado ao fotolito ou rotofilme
junto com o eventual cromo. Atualmente, com o desenvolvimento
dos computadores gráficos, esse trabalho vem sendo
gradativamente eliminado. (Ver Arte-final, Bromuro, Composição,
Cromo, Fotolito, Rotofilme, DTP, DTR e DTPrint).
Packshot - Tomada exclusiva em close do produto usado na
produção da mídia eletrônica.
PB - Abreviação de preto-e-branco. (Ver
Preto-e-branco)
Pé-Americano - Suporte de armar fixado atrás de
um display, permitindo a sua colocação na posição vertical.
PENETRAÇÃO - Em mídia, termo utilizado para
definir o índice de atingimento de um determinado veículo sobre
o total de consumidores de um meio, um segmento de mercado ou
uma região geográfica.
PESQUISA - -Técnica para se conhecer as
motivações, atitudes e comportamentos dos consumidores e
prospects. Pode ser regular (quando realizada de forma
sistemática), ad hoc (quando realizada de forma específica para
um cliente), quantitativa e qualitativa. (Ver Ad Hoc, Prospect e
demais definições de pesquisa a seguir).
PESQUISA DE COMUNICAÇÃO - Tipo de pesquisa
realizada para aferir aspectos ligados à comunicação de
marketing, como percepção da marca, índice de recall,
compreensão da mensagem, etc. (Ver demais definições de pesquisa
e Recall).
PESQUISA DE MERCADO - Tipo de pesquisa
realizada para aferir aspectos ligados ao produto em si e ao
mercado, como motivações de consumo, necessidades e desejos dos
consumidores e prospects, conceito dos principais concorrentes,
etc. (Ver demais definições de pesquisa e Prospect).
PESQUISA DE MÍDIA - Tipo de pesquisa realizada
para aferir aspectos ligados à mídia, como índices e perfil de
audiência, hábitos de consumo de veículos e programas,
relacionamento com os veículos, etc. (Ver demais definições de
pesquisa).
PESQUISA QUALITATIVA - Tipo de pesquisa
realizada para aferir aspectos qualitativos de alguma questão,
como percepção de imagem, atitudes diante de marcas e veículos,
motivações, etc. (Ver demais definições de pesquisa).
PESQUISA QUANTITATIVA - Tipo de pesquisa
realizada para mensurar segmentos do mercado e as informações
qualitativas pré-existentes ou levantadas pela pesquisa
qualitativa. (Ver demais definições de pesquisa)
Pilha - Agrupamento de produtos em locais de
grande circulação dentro do estabelecimento.
PLANEJAMENTO - 1. Tarefa de realizar planos (de
marketing, comunicação, mídia, etc.). 2. Sinônimo de plano. 3.
Área ou departamento das agências e demais empresas. (Ver
Briefing)
PLUS - Extra, em inglês. Termo utilizado em
Promoção para definir aquela coisa a mais que será oferecida ao
consumidor (como um desconto, que é um valor menor em dinheiro,
mas também é um plus).
POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO - Estratégia básica de
comunicação de uma empresa ou marca. Regras (polices) que devem
ser seguidas no trabalho de planejamento, criação, produção e
mídia de todas as ferramentas de comunicação.
POLÍTICA DE PROPAGANDA - Estratégia básica de
propaganda de uma empresa ou marca, que deve estar em
consonância com a política de comunicação (quando esta existe).
Regras (polices) que devem ser seguidas no trabalho publicitário
de planejamento, criação, produção e mídia. (Ver Política de
Comunicação)
Ponta de gôndola - Espaço nobre localizado nas extremidades das
gôndolas e muito utilizada para promover e aumentar giro de
produtos.
PONTO-DE-VENDA - Local onde as vendas são
efetivamente realizadas, como supermercados, lojas,
pontos-de-dose (bares, restaurantes, etc.), centros de serviços
e muitos outros. (Ver PV)
Ponto Focal (Exibidor) - Expositor que
sintetiza uma ou várias unidades de uma família de produtos que
estão a venda .
PORTA-FÓLIO - Versão brasileira (pouco usada)
de portfólio.
PORTFOLIO - Ver Porta-Fólio. 1. Conjunto de
marcas, produtos e serviços de uma empresa. 2. Conjunto das
contas de uma agência, produtora, fornecedor ou profissional. 4.
Conjunto dos títulos de uma editora e de programas de uma
emissora de rádio e TV.
POSIÇÃO - Localização de uma mensagem
publicitária dentro do veículo como o anúncio em uma revista,
jornal ou outro veículo impresso; o comercial na seqüência da
programação de uma emissora de rádio ou televisão, etc.
Posicionamento - Lugar que o produto ou serviço deve ocupar na
mente do consumidor .
PÓS-TESTE - Tipo de pesquisa qualitativa /
quantitativa realizada após a veiculação de comercial, anúncio
ou campanha para saber o nível de eficiência da mensagem (grau
de atingimento dos objetivos). (Ver definição de Pesquisa,
anteriormente, e Pré-teste e Day After Call).
Porta Cartazete - Suporte com trilhos laterais
que permite constante troca dos cartazetes.
Porta Folheto - (Take One) - Display que
oferece folhetos.
Pôster - Suporte de papel ou papelão para ser
colocado em superfícies verticais.
PREÇO BRUTO - Em mídia, preço cobrado pelo
veículo aos clientes, que é o da sua tabela menos os descontos
obtidos nas negociações. (Ver Preço Líquido) -
PREÇO LÍQUIDO - Em mídia, o preço cobrado pelo veículo das
agências, que é o preço bruto menos sua comissão. (Ver Comissão
e Preço Bruto)
PREMIUM - 1. Produto / serviço de qualidade e
preço superiores. 2. Palavra inglesa para designar brinde,
bastante utilizada na área de Promoção. - É a
materialização do plus, aquele objeto ou serviço que é dado ao
consumidor que cumpra determinada condição da promoção. (Ver
Plus)
PRESS-KIT - Conjunto de informações, textos,
ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à
imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de
imprensa.
PRESS-RELEASE - Texto com informações para a
imprensa. (Ver Release)
PRÉ-TESTE - Tipo de pesquisa qualitativa
realizada antes da produção ou veiculação de comercial, anúncio
ou campanha para saber qual as perspectivas da mensagem (nível
de atingimento dos seus objetivos) e analisar como o target
percebe seu conteúdo e approach criativo. (Ver definições de
Pesquisa e de Pós-teste, anteriormente, Animatic e Approach).
PRETO-E-BRANCO - Peça publicitária que utiliza
apenas a cor preta e seus matrizes de cinza. (Ver Black and
White e Meio Tom)
PRODUÇÃO - 1. Tarefa de dar forma física às
mensagens publicitárias imaginadas pela criação. 2. Área da
agência responsável pela produção e pelo relacionamento com as
produtoras e os fornecedores gráficos. (Ver Criação, Produção
Gráfica e RTV).
PRODUÇÃO GRÁFICA - 1. Tarefa de dar forma
física às peças publicitárias gráficas imaginadas pela criação.
2. Área da agência encarregada da produção e do relacionamento
com os fornecedores gráficos. (Ver Criação, Produção Gráfica e
RTV).
PRODUTOR - 1. Profissional que trabalha na área
de produção da agência. 2. Nas produtoras de som e de
comerciais, profissionais especializados nas diversas tarefas
que viabilizam a produção.
PROGRAMAÇÃO - 1. Conjunto dos programas de uma
emissora de rádio ou televisão, incluindo sua estratégia de
transmissão. 2. Conjunto de veiculações programadas em um meio
ou veículo. (Ver Mídia)
PROGRAMAÇÃO VISUAL - Ver Identidade Visual.
PROJETO ESPECIAL - Formato de mensagem ou tipo
de programação de mídia fora do habitual proposta pelos veículos
para anunciantes determinados ou desenvolvidos pelas agências
para atender a necessidades específicas de seus clientes. (Ver
Formato, Mídia e Programação).
PROMOÇÃO - erramenta de marketing e de
comunicação de marketing que tem a função de motivar
consumidores e prospects.
Promotor - Profissional designado para
divulgar, demonstrar, expor, organizar, alocar e repor produtos
dentro do estabelecimento comercial.
PROOF - Prova de artes gráficas feita
eletronicamente, muitas vezes no próprio equipamento de
editoração eletrônica (Workstation DTP) da agência. (Ver DTP
Prova e Workstation).
PROPAGANDISTA - Profissional que faz propaganda
pessoalmente para um consumidor ou intermediário (como os
representantes de laboratórios, que visitam médicos e
farmácias). (Ver Publicitário)
PROSPECT - Pessoa não-consumidora de um
determinado produto ou serviço que tem potencial de vir a se
tornar um consumidor, se devidamente motivado. Também chamado
Cliente Potencial.
PROSPECTO - Ver Folheto.
Protótipo - Projeto em tamanho natural do
elemento de merchandising, construído artesanal ou
mecanicamente.
PROVA - 1. Em artes gráficas, a impressão
manual e limitada do fotolito, para analisar se ele está correto
e ter uma visão prévia de como será o resultado final. No caso
dos trabalhos em cores, além da prova com todas as cores
utilizadas, há uma prova de escala com cada cor utilizada, que
serve de guia para a impressão. 2. Esboço de spot ou jingle,
para aprovação de uma idéia criativa, letra e música e para
servir de guia para a produção. (Ver Escala, Fotolito, Jingle e
Spot).
Prova de Máquina - Prova obtida na máquina no início da
impressão .
PUBLICITÁRIO - Qualquer profissional que
trabalhe em propaganda (seja anunciante, agência, veículo,
fornecedor ou produtora), com exceção dos propagandistas. (Ver
Propagandista)
Público Alvo - Termo que indica o grupo de
pessoas que se deseja atingir com uma atividade de comunicação.
São reunidas por alguma característica, seja ela região,
idade, sexo, atividade, interesse, etc.
PÚBLICO EXTERNO - Grupo de pessoas de fora da
empresa com as quais ela tem que se relacionar (como
consumidores, prospects, governo, imprensa, formadores de
opinião, etc.). (Ver demais definições de Público)
PÚBLICO INTERMEDIÁRIO - Grupo de pessoas de
fora da empresa (como distribuidores, varejistas, imprensa,
formadores de opinião, etc.) que se relacionam com o consumidor
final de seus produtos e serviços. (Ver demais definições de
Público)
PÚBLICO INTERNO - Grupo de pessoas de dentro da
empresa (como funcionários, vendedores, gerentes, acionistas,
etc.). (Ver demais definições de Público)
PÚBLICO MULTIPLICADOR - Grupo de pessoas de
fora da empresa (como a imprensa, formadores de opinião, etc.)
que exercem influência sobre as demais pessoas. (Ver demais
definições de Público)
PV - Abreviação de ponto-de-venda. (Ver
Ponto-de-venda)
PUBLIEDITORIAL - Expressão que designa os
anúncios feitos na forma de matérias editoriais em qualquer
mídia.
PACKAGE - Pacote. Embalagem. Artifício usado em promoçao, no
qual diversos produtos sao oferecidos em conjunto a um preço
total menor do que seria a soma do valor individual de cada um.
PACOTE - Lote de programas que comprados de uma só vez resulta
em economia no custo final.
PÁGINA DE ROSTO - Página que inicia um livro e que contém, com
mais detalhes, as informaçoes da capa. Frontispício.
PÁGINA DETERMINADA - Anúncio ou mensagem colocada em página
indicada pela Mídia.
PÁGINA ESPELHADA - Anúncio colocado frente a frente com outro
sem haver matéria editorial entre eles.
PÁGINA INDETERMINADA - Anúncio colocado segundo a vontade do
veículo.
PAINEL - Tipo de propaganda ao ar livre com mensagem pintada
sobre material durável. Grupo de pessoas selecionadas por
amostragem e que fazem parte de um grupo permanente, ao qual
cabe analisar e discutir situaçoes mercadológicas.
PAL - Phase Alternate Line - Sistema de TV a cores desenvolvido
na Alemanha e adotado no Brasil. O M existente no sistema
brasileiro ocorreu em funçao de ser um sistema específico para
nosso mercado.
PARTICIPAÇAO - Percentagem de audiencia obtida por um veículo.
Parte do mercado que está sob domínio de um produto. Comercial
colocado em um programa sem vínculo de patrocínio.
PASTE-UP - (Ingles) Arte-final de uma página contendo o texto,
artes e fotos diagramadas.
PAUTA - Agenda. Programaçao. Listagem de assuntos a serem
abordados em uma reuniao, em um programa de mídia eletrônica ou
que serao editados na mídia impressa.
PENETRAÇAO - Número de pessoas atingidas por um veículo em
relaçao ao universo total.
PERFIL - Descriçao do consumidor ou de qualquer público-alvo
segundo elementos predefinidos.
PERIODICIDADE - Intervalo regular de tempo entre a publicaçao de
duas ediçoes sucessivas.
PERMUTA - Troca de espaço ou tempo em um veículo por produtos ou
serviços do anunciante.
PERSONAL SELLING - Venda pessoal.
PESQUISA - Procedimento sistemático de investigaçao para
averiguar e estudar um fato, objeto ou acontecimento.
Levantamento das atitudes e opinioes de um público definido.
Avaliaçao de dados que orientem uma tomada de decisao.
PESQUISA DE MERCADO - Determinaçao das características de um
mercado, medindo sua extensao e avaliando seu potencial de
vendas.
PICO DE AUDIENCIA - O ponto mais alto alcançado pela audiencia.
PILOTO - Programa de rádio ou TV feito para uma avaliaçao de seu
real potencial. Texto básico a ser analisado antes do texto
final.
PIRÂMIDE - Tipo de diagramaçao onde os anúncios pequenos estao
colocados acima dos maiores.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Processo que, seguindo uma
metodologia, permite estabelecer, para a organizaçao como um
todo, orientaçoes amplas de atuaçao, objetivos a serem
alcançados e estratégias a serem utilizadas. Tem, como base, a
análise sistemática das ameaças/oportunidades do ambiente
externo e as vulnerabilidades/potencialidades internas da
organizaçao, sempre tendo em mente a missao assumida.
PLANEJAMENTO MERCADOLÓGICO - Elaboraçao das açoes que irao
determinar os objetivos de comercializaçao, expondo também
quais, os meios necessários para atingir estes objetivos.
PLATAFORMAS DE APRENDIZADO - Sites internos ou externos, em
geral organizados em torno de tópicos especializados, com
tecnologias - desde aplicativos de bate-papo até softwares para
trabalho em grupo (groupware) - que permite aos usuários enviar
e obter informaçoes.
PONTOS FORTES (Potencialidades) - Características da organizaçao
que a colocam estrategicamente favorável para um desempenho
eficaz, relativamente a um ou mais fatores-chave de sucesso.
PONTOS FRACOS (Vulnerabilidades) - Características da
organizaçao que a colocam em posiçao estrategicamente
desfavorável para um desempenho eficaz, relativamente a um ou
mais fatores-chave de sucesso.
PORTAL DE APRENDIZADO - Qualquer site da Internet que ofereça
aos indivíduos e organizaçoes acesso a recursos de capacitaçao e
aprendizado de múltiplas fontes.
PÓS-VENDA - Fase posterior a conclusao da venda e que tem por
objetivos verificar a correta entrega do bem ou produto vendido,
assim como o grau de satisfaçao do cliente.
POSICIONAMENTO - É o ato de desenvolver a oferta e a imagem da
empresa, de maneira que ocupem uma posiçao competitiva distinta
e significativa nas mentes dos consumidores-alvos.
POTENCIAL DE MERCADO - Total do público que poderá consumir
determinado bem ou serviço.
PRÉ-TESTE - Reuniao de amostragem a fim de verificar a
eficiencia de uma mensagem.
PRÉ-VENDA - As diversas etapas que antecipam a colocaçao de um
produto ou serviço no mercado.
PRECIFICAÇAO - Determinaçao do preço.
PREÇO BRUTO - O que inclui todos os impostos. Preço de inserçao
de peça publicitária incluindo comissao da Agencia de
Propaganda.
PREÇO DE CUSTO - O que nao inclui lucro.
PREÇO DE MERCADO - Preço obtido em funçao da oferta e da
procura.
PREÇO LÍQUIDO - O que nao inclui impostos. Preço de inserçao de
peça publicitária já descontada a comissao da Agencia.
PRESS-KIT - Material escrito e ilustrado que visa informar os
jornalistas sobre fato, produto ou serviço que se deseja
divulgar.
PRESS-RELEASE - Texto informativo preparado especialmente para a
imprensa.
PRICING - Fixaçao de preço.
PROCESSO DE ADMINISTRAÇAO DE ESTOQUES - Todas as atividades
envolvidas no desenvolvimento e administraçao dos estoques de
matéria-prima, produtos semi-acabados e produtos finais, de
maneira que os suprimentos adequados estejam disponíveis,
evitando-se os altos custos de estocagem.
PROCESSO DE MARKETING - Consiste da análise de oportunidades,
desenvolvimento de estratégias, planejamento de programas e
administraçao do esforço de marketing.
PROCESSO DE REALIZAÇAO DE NOVOS PRODUTOS - Todas as atividades
envolvidas em pesquisa, desenvolvimento e lançamento de novos
produtos de alta qualidade com rapidez e dentro do orçamento.
PROCESSO DE SERVIÇO AOS CLIENTES - Todas as atividades
envolvidas na facilidade de acesso dos clientes as pessoas
adequadas dentro da empresa para receberem serviços rápidos e
satisfatórios, respostas as dúvidas e soluçoes de problemas.
PRODUCT MIX - Ou Mix de Produtos, Composto de produtos.
PRODUTO DE COMBATE - Perda proposital da margem de lucro de um
produto de primeira linha com o objetivo de atrair a atençao dos
consumidores para a loja.
PROJEÇAO - Extensao dos resultados obtidos em uma amostragem
para todo o universo inerente a coleta.
PROMOÇAO DE VENDAS - Incentivos de curto prazo com o fim de
encorajar a compra de um produto ou serviço. Esforço específico
de promoçao com objetivos claros de incentivo a vendas através
da oferta de condiçoes especiais ou vantagens como sorteios,
brindes, descontos, venda conjunta, amostras, etc.
PROPAGANDA SUBLIMINAR - Transmissao de mensagens nao percebidas
conscientemente pelas pessoas em funçao da baixa intensidade do
estímulo, e que atuam sobre o inconsciente. Um exemplo de uso
dessa técnica é obtido quando uma determinada mensagem visual é
transmitida em estímulos super-rápidos, em velocidade de até
1/3000 de segundo, uma vez a cada 5 segundos. Dessa maneira,
esta mensagem só será captada pelo subconsciente. Usada como
estratégia de guerra, esse tipo de propaganda é proibido por
lei.
PROSPECT - Cliente potencial.
PUBLIC RELATIONS - Relaçoes Públicas.
PUBLICO EXTERNO - Conjunto de pessoas que tem interesses comuns
com uma empresa ou instituiçao, como fornecedores, sindicatos,
autoridades, consumidores etc.
PÚBLICO INTERNO - Funcionários, acionistas e dirigentes de uma
empresa ou instituiçao.
PÚBLICO-ALVO - Segmento de público que se pretende atingir.
PUBLISHER - Editor.
PUSH - Pressao intempestiva feita junto aos distribuidores para
que vendam rapidamente as mercadorias ao consumidor final.
P.D.V- Ponto de vendas de produtos ao consumidor final.
PACKAGE: 1. Pacote, embalagem. 2. Artifício usado em promoção,
no qual diversos produtos são oferecidos em conjunto a um preço
total menor do que seria a soma do valor individual de cada um.
PACKAGING: Veja embalagem. 1. Invólucro que acondiciona e
protege produtos. Segundo a ABNT- Associação Brasileira de
Normas Técnicas-, podemos considerar três tipos de embalagens:
embalagem de despacho ( própria para proteger o produto quando
transportado); embalagem intermediária ( que somente acondiciona
produtos dentro dela servindo para transporte interno);
embalagem individual ( aquela que normalmente acompanha o
produto no ato de aquisição pelo consumidor final). Alguns
exemplos de caixas de papelão definidas pela ABNT: caixa normal
(quando todas as abas tem o mesmo comprimento); caixa especial (
quando todas as abas internas são maiores que as externas); meia
caixa normal com tampa ( quando as quatro abas superiores são
substituídas por uma tampa). 2. O invólucro ou recipiente usado
para embalar. 3. Seção de lojas ou fábrica onde embalam as
mercadorias, a "vestimenta" do produto, ou seja, a embalagem em
todos os aspectos gráficos, cromáticos e figurativos tem alto
valor expressivo, pois deve comunicar a natureza e as
características do produto quando a sua personalidade.
PACKING LIST: Lista de mercadorias, documento com as
características dos diferentes volumes que constituem o
embarque; romaneio de carga.
PACOTE DE PRODUTO E SERVIÇO- Serviços e características que
cercam um produto central, tais como faturamento, entrega,
financiamento, embalagem e carga, promoção e assim por diante.
Ver também Produto essencial, Conjunto de necessidades
incrementado.
PADRÃO - Medida adotada como referência para comparação visando
a unificar e simplificar um objetivo, desempenho, estado,
movimento, método, procedimento, conceito ou meta a ser
alcançada.
PADRÃO CULTURAL - Conjunto de crenças, valores, hábitos,
práticas, etc. que a população desenvolveu para lidar com seus
problemas.
PADRÃO DE DESEMPENHO: Valor concreto atribuído ao Indicador de
Desempenho (ex.: 3 minutos de demora na fila).
PADRÃO DE QUALIDADE - Modelo ou objeto para exprimir a
magnitude, usado como referência para permitir a universalidade
na medida.
PADRÃO DE TRABALHO - Diz respeito à das práticas de gestão
(rotinas de trabalho, métodos de análise, procedimentos da
qualidade, normas administrativas ou qualquer meio que permita
orientar a gestão) e à quantificação dos níveis de desempenho
que se pretende atingir. O padrões de trabalho pode ser definido
em função de normas internacionais, de estudos de benchmarking,
do nível do referencial de excelência ou de metas
organizacionais.
PADRÕES DE ACURÁCIA - Conjunto de condições (dados, software,
hardware e métodos), que visam a garantir a qualidade das
informações geradas por um Sistema de Informação Geográfica.
PADRONIZAÇÃO - Ato ou efeito de padronizar, de estabelecer
padrões. A padronização é considerada a mais fundamental das
ferramentas gerenciais nas organizações modernas. “Não existe
controle sem padronização” (Juran, J.M.). “Só é possível manter
o domínio tecnológico de um sistema através da padronização.”
(Campos, V.F.).
PAINEL DE CONSUMIDORES (consumer panel) - Tipo de estudo de
mercado realizado de uma forma permanente e junto de amostra
constante de consumidores com o objetivo de recolher dados e
informações sobre temas ligados a situações de consumo.
PAINEL DE CONSUMIDORES: Grupo de consumidores que fornecem
informações em base contínua.
PAL: Phase Line - Sistema de tv em cores desenvolvido na
Alemanha e adotado no Brasil. O M existente no sistema
brasileiro ocorreu em função de ser um sistema específico para
nosso mercado.
PALETE: Plataforma de madeira sobre a qual se empilha carga com
a finalidade de estocagem ou transporte.
PARADIGMA - Termo utilizado por Thomas Khun no livro Estrutura
das Revoluções Científicas. Designa uma teoria científica ou uma
visão do mundo, incluindo métodos e recursos, experiências e
resultados obtidos, indicando linhas de investigação que
congregam a comunidade científica, estabelecendo metas e
objetivos comuns. Assume um quadro conceitual com uma função
dogmática que orienta a atividade da ciência normal
constituindoa como uma atividade de solução de enigmas
(puzzle-solving). É o paradigma que estabelece os problemas a
resolver e as soluções aceitáveis. Enquadra a atividade da
ciência normal impedindo a dispersão, rejeitando questões que
não se revelem importantes para a sua consolidação, excluindo
todos os que a ele não adiram, impedindo o dispêndio de esforço
em polêmicas sobre os fundamentos da ciência. A ocorrência de
falhas em um paradigma introduz uma crise na ciência normal,
iniciando a fase de ciência extraordinária. A superação da crise
do antigo paradigma exige uma revolução científica e a
instauração de um novo paradigma. Designa, portanto, um conjunto
de regras baseadas em uma explícita ou implícita série de
suposições aceitas por uma comunidade e que explicam como as
coisas funcionam ou deveriam funcionar.
PARÂMETRO - É algo aceito ou estabelecido com autoridade, como
um índice para medir quantidade, qualidade, peso e valor.
PARÂMETRO- Característica determinada para uma população.
PARCEIRO - Entidade com afinidade de interesses com a
organização, com o processo ou com a atividade, que se propõe a
dividir esforços e/ ou recursos para alcançar os objetivos.
PARCERIA - Estágio de relacionamento especial e estreito entre
duas ou mais organizações obtido em função de fatores e razões
diversos. As parcerias objetivam o fortalecimento das relações
com os clientes ou com os fornecedores. No primeiro caso, os
fatores ou razões podem incluir melhor possibilidade do
conhecimento dos requisitos e necessidades do cliente e, no
segundo caso, o volume de negócios entre a organização e o
fornecedor, grau de dependência da organização em relação ao
fornecedor, criticidade do produto ou serviço oferecido pelo
fornecedor.
PARCERIA: Reunião de pessoas para im fim de interesse comum,
sociedade, companhia.
PARTES INTERESSADAS - Indivíduo ou grupo de indivíduos com
interesse no desempenho da organização e no ambiente em que ela
opera. A maioria das organizações possui os seguintes
interessados: 1) clientes/usuários; 2) força de trabalho; 3)
acionistas e proprietários; 4) fornecedores e parceiros; 5)
comunidade e sociedade.
PARTICIPAÇÃO DE MERCADO: 1. Parte do mercado controlada pelo
determinado produto; muitas vezes o desejo de alcançar uma
participação específica do mercado é anunciado como uma reta do
plano de marketing. 2. Objetivos de parcela de mercado.
PARTICIPAÇÃO NOS NEGÓCIOS DO CLIENTE- Em contraste com a
participação de mercado, a participação nos negócios do cliente
refere- se à porcentagem que uma empresa consegue dos negóciosde
um lado cliente durante sua vida como cliente ativo. Relação
entre o valor real e o valor estratégico de um cliente.
PAY TV: Televisão por assinatura.
PAY-PER-VIEW I : Sistema de audiência de televisão no qual o
telespectador, pagando uma taxa adicional, solicita o acesso a
determinada programação.
PAY-PER-VIEW II - Os clientes pagam a cada solicitação de uso ou
de programação. Relevante à discussão sobre " oferta explícita",
uma vez que os anunciantes podem oferecer patrocínio individual
a espectadores ou usuários on- line que estejam dispostos a
fornecer informações sobre si próprios e que assistirão ou lerão
a mensagem dos anunciantes.
PDCA - Ferramenta da qualidade cuja abreviatura corresponde à
seqüência de palavras em inglês ( plan, do, check, act), que
representam a metodologia estruturada para formular e
implementar ações de qualquer tipo. Em português , tem sido
traduzido para PFVA (planejar, fazer verificar, atuar); também é
conhecido como ciclo de Shewhart ou ciclo Deming.
PDV: Ponto de venda.
PENETRAÇÃO NO MERCADO: Estratégia de crescimento, de
participação no mercado em que com o produto / serviço atual, se
pode explorar melhor e mais intensamente o mercado atual.
PENETRAÇÃO: Porcentagem ou número de pessoas ou lares que são
atingidos por qualquer veículo de comunicação ou que usam
determinado produto ou serviço.
PEOLE METER: Aparelho eletrônico que constitui um sistema de
coleta de dados de audiência individual de TV. Pode ser active
ou passive. Active: tipo de people meter que registra a presença
de uma pessoa diante do televisor desde que a mesma aperte uma
tecla correspondente a sua identificação no controle do
aparelho. Passive: tipo de people meter capaz de identificar
automaticamente a presença de uma pessoa diante do televisor
ligado, dispensando o uso do controle de registro de presença.
PER CAPITA: O que corresponde a cada indivíduo.
PERCENTIL- Os 99 valores que dividem dados ordenados em 100
grupos com aproximadamente 1% dos valores em cada grupo.
PERCEPÇÃO DO CLIENTE: É o processo pelo qual o cliente
operacionaliza seus julgamento de qualidade. São mais subjetivos
do que um processo rigoroso de controle de qualidade de um
fabricante. Todavia, as percepções do cliente, não importando
sua subjetividade, são a realidade do mercado com o qual a
empresa deve lidar. A percepção do cliente é tudo que existe!
PERCEPÇÀO SELETIVA: Processo pelo qual um indivíduo escolhe
entre os estímulos disponíveis aqueles a que prestará atenção.
PERCEPÇÃO: 1. Processo pelo qual as pessoas selecionam,
organizam e interpretam informações para formar uma imagem
significativa do mundo. 2. É a maneira como cada um de nós
interpreta os estímulos oriundos do ambiente que usamos para
criar nossa própria "realidade".
PERDAS DA QUALIDADE - Perdas ocasionadas pela não utilização do
potencial de recursos nos processos e atividades. Nota: 1 -
Perda de satisfação do cliente, perda da oportunidade de agregar
valor em benefício do cliente, da organização, da sociedade,
desperdícios de recursos e de materiais são exemplos de perdas
na qualidade.
PERFIL DA ORGANIZAÇÃO - Refere- se ao resumo das principais
atividades e setores da organização, seus produtos, seu porte,
sua forma de atuação, seus clientes principais, a composição da
força de trabalho, seus principais processos, equipamentos,
tecnologias e instalações, seus principais processos,
equipamentos, tecnologias e estratégias e planos de ação. O
perfil serve para ajudar a compreender melhor quem é, o que faz
e o que é importante e pertinente para a organização.
PERFIL DE ATITUDE: Maneira de se conhecer a opinião do cliente
sobre determinado produto ou serviço.
PERFIL DO PROSPECT: Delineamento de todos os itens de descrição
de compradores potenciais (prospect) de determinado produto ou
serviço, inclusive informação financeira, demográfica e aquela
referente à atividade profissional exercida.
PERFIL: 1. Descrição do consumidor ou de qualquer público-alvo
segundo elementos predefinidos. 2. Perfil da audiência de um
veículo é a descrição de seu público segundo dados demográficos,
socioeconômicos, psicográficos e culturais.
PERFORMACE: Atuação, desempenho.
PERGUNTA ABERTA/EXPLORATÓRIA: Perguntas que procuram saber
razões de preferência, justificativas, causa e efeitos etc.,
cujas respostas são explicativas ou dissertativas. Geralmente,
são perguntas do tipo "por que"?
PERGUNTA ABERTA: Aquela que normalmente evita uma resposta
apenas "sim" ou "não", exigindo que o interlocutor formule a
resposta com suas próprias palavras. Em pesquisa, é um tipo de
pergunta em que o entrevistado responde livremente o que pensa
sobre o assunto.
PERGUNTA DICOTÔMICA: Em pesquisa, a pergunta que permite
resposta afirmativa ou negativa.
PERGUNTA FECHADA/OBJETIVA: Pergunta que já tem alternativas de
resposta. É a do tipo "quando", "onde", "quantos", "quais" etc.
Geralmente, as perguntas desse tipo vêm acompanhadas das
alternativas que são assinaladas pelo entrevistador de acordo
com a resposta dada pelo entrevistador. Tem objetivo meramente
quantitativo.
PERGUNTA SEMI-ABERTA: Em pesquisa, é a representação ao
entrevistado de uma pergunta com alternativa prevista de
resposta, mas que depois complementa, justificando sua resposta.
PERGUNTAS COM ORDEM DE PREFERÊNCIA: Em pesquisa, questões cuja
resposta dada pelo entrevistador estabelece uma ordem de
prioridade.
PERGUNTAS ENCADEADAS: Em pesquisa, questões cujas resposta
dependem da resposta anterior.
PERGUNTAS FECHADAS: Em pesquisa, tipo de pergunta que já
apresenta as possíveis respostas aos entrevistados, bastando uma
escolha por parte do mesmo.
PERMISSÃO DE DESVIO PRÉ-PRODUÇÃO - Autorização escrita que
permite o desvio dos requisitos especificados originalmente para
um produto, antes da sua produção. Nota: 1 - Uma Permissão de
Desvio Pré-produção restringe-se a uma quantidade, ou a um
período de tempo limitado e a um uso especificado.
PERSONAL SELLING: Veja Venda pessoal. 1. Apresentação oral, em
uma conversação com um ou mais compradores em potencial, com o
propósito de venda. 2. Venda efetuada através de uma pessoa,
geralmente o(a) vendedor(a) da empresa.
PESQUISA AD HOC: Tipo de levantamento especificamente
encomendada pelo cliente.
PESQUISA AUTO SELECIONADA- Pesquisa em que os próprios
entrevistados decidem se devem ser incluídos. Pesquisa de Clima
organizacional - Usada para avaliar o grau de satisfação e as
demandas do cliente interno, aspectos motivacionais e
atitudinais de seu comportamento, com a aplicação de
questionário em uma mostra representativa do conjunto dos
funcionários, permitindo a livre manifestação, evitando
constrangimentos decorrentes da identificação do entrevistado.
PESQUISA DE CONSUMO - Processo contínuo pelo qual o produto é
aperfeiçoado continuamente e modificado para atender às mudanças
de exigências do consumidor. Usada de maneira inteligente,
permite que a organização produza de modo equilibrado, sem
excedentes e sem baixa produção.
PESQUISA DE MARKETING - Pesquisa para se descobrir as
necessidades dos clientes.
PESQUISA DE MARKETING: Coleta, registro, análise e interpretação
de modo sistemático, objetivo e acurado de informação relevante
par determinado problema em marketing.
PESQUISA DE MERCADO - Estudos feitos junto aos clientes e ao
mercado buscando informações relevantes para a atuação do
marketing.
PESQUISA DE MERCADO: 1. Prática que liga o consumidor, o cliente
e o público ao profissional de marketing por meio de informações
usadas para identificar e definir problemas de marketing;
melhorar a avaliar ações de marketing; monitorar o desempenho de
marketing; e melhorar a compreensão do processo de marketing. 2.
Levantamento de registro, análise ou coleta de fatores
relacionados com os problemas de distribuição e venda mercadoria
ou de prestação de serviços. 3. Coleta, análise, apresentação e
utilização de dados a respeito de atitudes , bens,
características ,comportamentos, hábitos, motivações,
necessidades, opiniões ou sentimentos de indivíduos, grupos,
órgãos ou instituições.
PESQUISA DE PREÇOS: Levantamento dos preços de venda,
normalmente realizada pelos estabelecimentos comerciais
varejistas para atender a aspectos mercadológicas diversos.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE: Aplicação do método
científico à descoberta do Valor Percebido pelo Mercado. À
primeira vista, assemelha-se à PESQUISA DE Mercado, mas há
importantes diferenças, Primeiro, a Pesquisa da Satisfação do
Cliente costuma se restringir à população de Clientes que já
existem ou existiram, até porque seu objetivo é preservar a base
de Clientes, e não de descobrir a receptividade do mercado a
novos produtos. Em segundo lugar, embora as ferramentas de
pesquisa sejam semelhantes em ambos os casos (ex.: Focus Groups,
questionários), o ordenamento dos dados para análise é
diferente.
PESQUISA DESCRITIVA: Pesquisa de mercado que descreve problemas,
situações ou mercados - tais como o mercado potencial para um
produto ou os dados demográficos e atitudes dos consumidores.
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO (P&D): Função entrepreneurial que
dedica ativos da organização para o projeto, a avaliação de
novos produtos. Pesquisa Exploratória - Investigação
exploratória buscando a identificação de situações, construção
de cenários, estruturação de tipologias e desenho de quadros que
constituem a primeira aproximação ao assunto investigado, quando
o objeto do Estudo é desconhecido.
PESQUISA EXPLORATÓRIA: Pesquisa de mercado para coleta de
informações preliminares que ajudarão a definir melhor os
problemas e sugerir hipóteses.
PESQUISA MOTIVACIONAL: Tipo de pesquisa qualitativa que busca
identificar atitudes, intenções de compra, motivos e hábitos de
consumo. Pesquisa Qualitativa - Pesquisas que possibilitam
explorar dimensões subjetivas do comportamento do consumidor,
relativas as suas percepções, expectativas e aos seus desejos e
sentimentos.
PESQUISA QUALITATIVA: 1. Técnica que visa conhecer o estilo de
vida, o comportamento, perfil e opiniões dos entrevistados. As
técnicas mais difundidas são: discussão em grupo e entrevistas
em profundidade. Veja Discussão em grupo. 2. Tipo de pesquisa
realizada para aferir aspectos qualitativos de alguma questão,
como percepção de imagens, atitudes diante de marcas e veículos,
motivações etc. Discussão em grupo: Pesquisa qualitativa de
caráter exploratório de um segmento do mercado, com vistas à
obtenção de dados sobre sua opinião, comportamento, percepções
etc. sobre um assunto, problema, produto ou serviço. Sob a
condução de um moderador, um grupo de pessoas escolhidas por
suas características predeterminadas (classe, idade, sexo,
educação etc.) e/ ou específicas de um assunto (como posse da
coisa ou experiência como produto/serviço) se reúnem para
discutir um assunto em foco. Essa discussão é observada e
registrada. A pesquisa com vários grupos permite, após análise
dos resumos das discussões, chegar-se a conclusões utilizáveis
mercadologicamente, sobretudo como base para posteriores estudos
quantitativos. Veja Moderador. Pessoa encarregada de uma
discussão em grupo que apresenta o tema aos participantes e
coordena as ações de cada um.
PESQUISA QUANTITATIVA: Feita com questionários pré- elaborados
que admitem respostas alternativas e cujos resultados são
apresentados de modo numérico, permitindo uma avaliação
quantitativa dos dados.
PESQUISADOR DE MERCADO: Qualquer pessoa que planeje ou realiza,
total ou parcialmente, sozinho ou com associados, por conta
própria ou não, uma pesquisa de mercado, ou que atue como
consultor numa pesquisa desse tipo.
PESSOAL DE CAMPO - Todo o tipo de pessoal que executa trabalho
de campo.
PIB. Sigla constituída pelas iniciais de produto Interno bruto,
é a soma dos valores de todos os bens e serviços produzidos num
determinado país durante um ano. É por meio do aumento ou
diminuição do PIB que se conhece a situação de uma economia,
isto é, se houve ou não crescimento em determinado ano. O
resultado final é dado em termos absolutos (tantos bilhões de
dólares, por exemplo) ou relativos, quando aparece uma
porcentagem de crescimento (ou de decréscimo) em relação ao ano
anterior.
PILOT TEST: Veja Teste- piloto. Teste realizado preliminarmente
em uma escala menor de abrangência, ou seja, menor número de
entrevistas, que servirá como orientação para a realização da
pesquisa propriamente dita, uma vez que fornecerá as devidas
correções de questionário, amostra etc.
PIRÂMIDE DE NECESSIDADES - Maneira gráfica de se representar e
organizar as necessidades dos clientes de maneira lógica e
inter-relacionada. A pirâmide de necessidades possibilita o
desdobramento ou ramificação de uma necessidade primária em
necessidades secundárias e terciárias. Quando se planeja para a
qualidade é indispensável analisar as necessidades secundárias e
terciárias dos clientes.
PLANEJAMENTO COMPLETAMENTE ALEATORIZADO- Processo em um
experimento segundo o qual cada elemento tem a mesma chance de
pertencer a qualquer uma das diversas categorias ou tratamentos.
PLANEJAMENTO DA QUALIDADE - Atividades que determinam os
objetivos e os requisitos para a qualidade assim como os
requisitos para a aplicação dos elementos que compõem o sistema
da qualidade. Nota: 1 - O planejamento da qualidade inclui: a)
planejamento do produto – identificação, classificação e
ponderação das características relativas à qualidade, bem como a
definição dos objetivos, dos requisitos para a qualidade e das
restrições. b) planejamento gerencial e operacional – preparação
da aplicação do sistema da qualidade, incluindo a organização e
a programação. c) preparação de planos da qualidade e a
identificação de ações para a melhoria da qualidade.
PLANEJAMENTO DE PORTFÓLIO - O processo feito para se atacar um
segmento ou o mercado através de um conjunto de ofertas,
avaliado sob o ponto de vista da satisfação dos clientes, do
nível de concorrência, da participação no mercado ou segmento.
Visa também a alocação de recursos dadas as diferentes
contribuições dos componentes do portfólio.
PLANEJAMENTO EM BLOCOS ALEATORIZADOS- planejamento em que se
obtém uma medida para cada tratamento em cada um de vários
indivíduos emparelhados de acordo com características similares.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Processo Gerencial de desenvolvimento
e manutenção de um ajuste estratégico entre os objetivos,
experiências e recursos da organização e as oportunidades do
mercado. Baseia- se no desenvolvimento de uma missão da empresa,
objetivos de apoio, um portfólio de negócios bem estruturado e
estratégias funcionais coordenadas. Planejar estrategicamente é
criar condições para que as organizações decidam rapidamente
diante de oportunidades e ameaças, otimizando as vantagens
competitivas em relação ao ambiente concorrencial em que atuam.
É o direcionamento estratégico que permite às organizações
reagirem rapidamente às turbulências do meio ambiente,
explorarem melhor as oportunidades de mercado e desenvolverem
novas técnicas de administração. Para a seqüência do tempo.Para
conseguir a fidelidade dos clientes, a empresa pode trabalhar
basicamente em direções: Ter uma marca forte que crie lealdade
dos consumidores ou envolver os clientes pelos serviços que
oferece.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 1- Conjunto de atividades necessárias
para determinar as metas (visão) e os métodos (estratégia) e o
desdobramento dessas metas e métodos. É a arte gerencial de
posicionar os meios disponíveis da organização visando a manter
ou melhorar posições relativas a potenciais favoráveis a futuras
ações táticas na guerra comercial. O planejamento estratégico
visa a garantir a sobrevivência da organização. É o processo de
decidir a partir dos objetivos, das suas alterações e dos
recursos utilizados para alcançá-los, as diretrizes que irão
nortear a aquisição, o uso e a distribuição desses mesmos
recursos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2 - Um dos sete critérios do modelo de
gestão pela excelência. O planejamento estratégico visa a
adequar as ações da organização a um enfoque de longo prazo, de
tal forma que ela se ajuste, com antecedência, às mudanças
prováveis no macroambiente e aos objetivos que pretende
alcançar, ao mesmo tempo que considera, nesse percurso rumo ao
futuro, as condições e características de que dispõe no presente
e aquelas que pretende alcançar. É um processo que busca a
melhoria e o aprendizado contínuos. No exercício de antever as
mudanças macroambientais, consideram-se diversos aspectos, tais
como as relativas ao perfil dos clientes e suas expectativas,
novas frentes de ação, desenvolvimento tecnológico, tendências e
variações nos quadros político, econômico e social.
Analisando-se a atual realidade da organização, identificam-se
pontos fracos e fortes, e, considerando as perspectivas de
mudanças ambientais, visualizam-se oportunidades de melhoria.
Somem-se a isso o conhecimento das necessidades e desejos dos
clientes e a consciência dos recursos que lhe estão disponíveis,
tem-se aí os principais ingredientes necessários para a
definição de aspectos que compõem o plano estratégico, tais como
missão, visão de futuro, objetivos estratégicos e estratégias de
ação. Da elaboração do plano estratégico, resultam metas
mensuráveis de desempenho, que estão diretamente relacionados
aos fatores críticos de sucesso. O plano estratégico deve ser
desdobrado em planos a serem aplicados a cada uma das áreas e
unidades da organização.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORIENTADO PARA O MERCADO: Processo pelo
qual a empresa desenvolve e mantém uma relação adequada entre os
objetivos, experiências, recursos e oportunidades num mercado
continuamente em mudança.
PLANEJAMENTO MERCADOLÓGICO: Elaboração das ações que irão
determinar os objetivos de comercialização, expondo também quais
os meios necessários para atingir esses objetivos.
PLANEJAMENTO RIGOROSAMENTE CONTROLADO- Planejamento de
experimento em que todos os fatores são forçados a ser
constantes para que os efeitos de fatores estranhos sejam
eliminados.
PLANEJAMENTO: Ato ou efeito de planejar, elaboração por etapas,
com bases técnicas. Planificação.
PLANEJAR ESTRATEGICAMENTE: Gerar condições para que a empresa
possa decidir com rapidez frente as situações ambientais e
oportunidades e ameaças, permitindo obter vantagens competitivas
em relação ao ambiente competitivo em que atuam. Segundo Porter,
"Planejar Estrategicamente produtos e serviços significa
estabelecer condições que criem barreiras competitivas
duráveis".
PLANO 1 - Conjunto de métodos e medidas para a execução de um
empreendimento; o plano estabelece o que deve ser feito para
realizar uma meta.
PLANO 2 - Instrumento que materializa o planejamento e
possibilita a construção do processo de mudança, estabelecendo
diretrizes. Agregação estruturada de projetos com o mesmo fim.
PLANO ANUAL: Plano de marketing de curto alcance que descreve a
situação atual de marketing, os objetivos da empresa, as
estratégias de marketing para aquele ano, os programas de ação,
orçamentos e controle.
PLANO DA QUALIDADE - Documento que estabelece as práticas, os
recursos e a seqüência de atividades relativas à qualidade de um
determinado produto, projeto ou contrato. Notas: 1- Um plano da
qualidade faz geralmente referência às partes do manual da
qualidade aplicáveis ao caso específico. 2- Dependendo do escopo
do plano, um qualificativo pode ser usado, como, por exemplo,
“Plano da garantia da qualidade”, plano de gestão da qualidade.
PLANO DE AÇÃO - Documento que estabelece as práticas, os
recursos, os métodos, os responsáveis, a prioridade e a
seqüência das atividades operacionais da organização, em
conseqüência do desenvolvimento dos módulos, itens e diretrizes
do planejamento da qualidade, integrados ao planejamento do
negócio.
PLANO DE INSPEÇÃO - Documento que relaciona seqüencialmente
atividades de inspeção, inclusive pontos de parada, organizações
envolvidas, procedimentos, normas e demais documentos a serem
utilizados.
PLANO DE MARKETING - Documento formal contendo os objetivos,
pressupostos, programas de ação, orçamento, calendário e resumo
econômico das ações estratégicas (plano estratégico de
marketing) ou operacionais (plano anual de marketing) das
empresas no mercado.
PLANO DE MARKETING: Documento que orienta a implementação das
atividade de marketing.
PLANO DE MELHORIA DA GESTÃO - Documento elaborado com base nos
resultados da auto-avaliação, contendo as ações de melhoria, as
metas e os indicadores de desempenho da organização.
PLANO DE MÍDIA: O plano de mídia faz parte do plano de
propaganda, em que devem ser incluídos os objetivos a cumprir e
as táticas a serem seguidas. Atividade que pode variar de pessoa
a pessoa, de agência a agência. Esse plano é um documento da
análise dos dados e alternativas que estabelecem a ação a ser
desenvolvida em mídia para determinada situação mercadológica.
PLANO DE NEGÓCIOS: Documento formal contendo uma declaração de
missão, a descrição dos bens ou serviços da empresa, uma análise
de mercado, projeções financeiras e uma descrição das estratégia
da direção para alcançar os objetivos da empresa.
PLANO DE TRANSIÇÃO- A forma menos traumática de se transformar
uma empresa concorrente de mercado agregado em empresa 1:1,
orientada para o cliente. Envolve colocar uma cerca de piquetes
em torno dos CMVs da empresa, conforme a tecnologia e a expansão
das capacidades da empresa o permitem, expandindo a cerca
gradualmente em torno do espectro de clientes de modo a abranger
clientes de valor progressivamente menor. Ver também Cerca de
piquetes.
PNC - Participação nos negócios do cliente.
POCKET BOOK: Livro de bolso.
PODER DE RETENÇÃO: Capacidade do comercial capturar e manter a
atenção da audiência.
PODER DE UM TESTE- Probabilidade de rejeitar uma hipótese nula
falsa.
POLÍGONO DE FREQUÊNCIA- Representação gráfica de uma
distribuição de dados por meio de segmentos retilíneos unidos.
POLÍTICA DA QUALIDADE - Intenções e diretrizes globais de uma
organização relativas à qualidade, formalmente expressas pela
alta administração. Nota: 1 - A política da qualidade é um dos
elementos da política da organização e é aprovada pela alta
administração.
POLÍTICA DE VENDAS: Conjunto de táticas empregadas para vender.
Modo de manter, aumentar ou diminuir a venda de uma mercadoria.
POLÍTICAS - Vários elementos que compõem o sistema de regras que
indicam as intenções e diretrizes globais da organização para a
obtenção dos resultados desejados.
PONDERAÇÃO/PESO: Atribuição de valores ou quocientes a
quantidades de uma amostra para dar equilíbrio e
representatividade a seus diversos segmentos.
PONTO DE EQUILÍBRIO - Nível de atividade de uma empresa onde os
custos totais são iguais às receitas, ou seja, o lucro é zero. O
Ponto de Equilíbrio pode ser calculado em quantidade, medido por
unidades de vendas ou pelo valor das receitas necessárias.
PONTO DE EQUILÍBRIO: Definição de um preço para cobrir os custos
de fabricação e marketing de um produto ou para atingir um lucro
desejado. Ponto onde a oferta é igual à demanda, volume de venda
em que se igualam custo e receita e no qual a empresa não
apresenta lucro ou prejuízo.
PONTO DE INFLUÊNCIA- Ponto que afeta fortemente o gráfico de uma
reta de regressão.
PONTO MÉDIO- Semi - soma do maior e menor valores.
PONTOS DE VENDA - Locais onde o consumidor compra os
produtos/serviços.
PONTOS MÉDIOS- Pontos médios das classes em uma tabela de
freqüências.
POOL: Convênio estabelecido entre empresas autônomas, a fim de
obter nivelação de benefícios, os quais são concentrados num
fundo comum e depois distribuídos entre os participantes.
POPULAÇÃO- Coleção completa e total dos elementos a serem
estudados.
POPULAÇÃO/UNIVERSO - Total dos indivíduos ou objetos de um
Estudo marketing a partir do qual se poderão extrair amostras.
POPULAÇÃO: Em pesquisa de marketing, o grupo total em que se
esta interessado.
PORFOLIO - Grupo de clientes gerenciado por um gerente de
clientes ou gerente de porfolio. Tais clientes foram separados
por valor para a empresa e também diferenciados por necessidade.
Porfolio não é o mesmo que segmento. Segmentos se originam da
divisão de uma população ou mercado em grupos menores, alguns
dos quais podem se sobrepor, de modo que um cliente pode
integrar mais de um segmento ao mesmo tempo. Porfolios começam
com clientes individuais, aos quais vão se somando outros
clientes de forma também individual e exclusiva. Nenhum cliente
pode integrar mais de um porfolio porque só pode haver um único
gerente de clientes responsável por aumentar o valor de qualquer
dado cliente.
PORTFÓLIO - Conjunto de produtos, serviços oferecidos por uma
empresa a um mercado ou a segmentos deste.
PORTFÓLIO DE NEGÓCIOS: Negócios e produtos que constituem a
empresa.
PORTFÓLIO:1. Em geral, o vendedor que oferece um novo produto
para uma clientela de varejistas, ou a variação de um produto
existente, leva um portfólio; 2.Coleção de cópias de inserções
publicitárias, de comerciais de televisão e que qualquer outra
iniciativa que se pretende utilizar a ação da venda do produto;
costuma ser um recurso eficaz na fase de introdução do ciclo de
vida do produto. Pasta que contém a coleção de trabalhos da
agência ou de um artista. 3. Ferramenta com a qual a empresa se
identifica e avalia seus vários negócios.
PORTIFÓLIO- É a quantidade de tipos e o posicionamento dos
nossos produtos no mercado.
PÓS- VENDA: Fase posterior à conclusão da venda e que tem por
objetivo verificar a correta entrega do bem ou produto vendido,
sim como o grau de satisfação do cliente.
POSICIONAMENTO - A percepção que o cliente tem, ou se quer que
tenha, de uma determinada marca, empresa, produto ou serviço
frente aos concorrentes.
POTENCIAL DE MERCADO - A máxima demanda possível entre os
clientes de um segmento ou de um mercado; previsão numérica do
número de clientes potenciais em um determinado mercado ou
segmento deste mercado.
Posicionamento - Ato de desenvolver a oferta e imagem da
empresa, de forma que ocupem um lugar distinto e valorizado na
mente dos consumidores alvo.
POSICIONAMENTO DO PRODUTO: Esforço de formular um posicionamento
competitivo e um mix de marketing detalhado de um produto.
POSICIONAMENTO NO MERCADO: Ações empreendidas para que um
produto ocupe um aposição clara, distinta e desejável, em
relação aos produtos dos concorrentes, na mente
POSICIONAMENTO: Estratégia de marketing que se concentra em um
segmento específico do mercado pela tentativa de relacionar um
determinado produto aos que concorrem com ele. Nos EUA, quando a
alugadora de automóveis Avis disse que era a número 2 do ramo,
estava procurando posicionar- se favoravelmente ao lado da
gigantesca Hertz.
POSITIONING: Posicionamento.
POSTO- Posição numérica de um elemento em um conjunto de dados
ordenados.
PÓS-VENDA: Atendimento para o feitio de reparos, manutenção e
fornecimento de peças sobressalentes após Ter-se efetuado a
transação, também se levando em conta vendas futuras.
POTENCIAL COMPETITION: Possibilidade de entrada no mercado de
novos concorrentes, produtos substituídos, materiais similares
ou de qualidade superior. Potencial de Mercado - Mensuração das
possibilidades de venda de um determinado produto/serviço em um
segmento de mercado ou região.
POTENCIAL DE MERCADO - Estimativa da quantidade ou do valor de
vendas de uma empresa para um certo período de tempo e ação
marketing planeada Ide acordo com a definição do mercado a
adotar).
POTENCIAL DE MERCADO: Total do público que poderá consumir
determinado bem ou serviço.
POTENCIAL DE VENDAS: Oportunidade relativa de vender um
determinado produto, numa dada área.
POTENCIAL DEMAND: Demanda que pode tornar-se efetiva no futuro.
POTENCIAL: Totalidade dos meios disponíveis, considerada em um
determinado momento, em um determinado ambiente.
PPV- Ver Pay-per-view. Os clientes pagam a cada solicitação de
uso ou de programação. Relevante à discussão sobre "oferta
explícita", uma vez que os anunciantes podem oferecer patrocínio
individual a espectadores ou usuários on-line que estejam
dispostos a fornecer informações sobre si próprios e que
assistirão ou lerão a mensagem do anunciante.
PRÁTICAS DE GESTÃO - São as atividades executadas regularmente
com a finalidade de gerir uma organização.
PRECIFICAÇÃO: Determinação do preço.
PRECISÃO DO ATRIBUTO - Em geoprocessamento, diz respeito ao grau
de precisão dos atributos armazenados em um banco de dados
espacial, referente não só ao valor do atributo mas também ao
seu relacionamento com coordenadas geográficas.
PREÇO - Expressão, normalmente monetária, das transações
comerciais.
PREÇO BRUTO: Preço que inclui todos os impostos. Preço de
inserção de peça publicitária incluindo comissão da agência de
propaganda.
PREÇO DE CUSTO MÉDIO: Acréscimo de um mark-up "razoável" ao
custo médio de um produto.
PREÇO DE CUSTO: Preço que não inclui lucro.
PREÇO DE MERCADO - Método de fixação de preços que toma em
consideração a concorrência mais do que os custos ou a procura.
PREÇO: 1. Volume de dinheiro cobrado por um produto ou serviço,
ou a soma dos valores que os consumidores trocam pelos
benefícios proporcionados pela posse ou uso de um produto ou
serviço. Valor atribuído a um serviço ou produto. 2. Uma das
variáveis da classificação do composto mercadológico em quatro
P's de McCarthey.
PREFERÊNCIAS - Necessidades específicas e particulares dos
clientes ou das demais partes interessadas, normalmente não
explicitadas por eles. Por exemplo, o cliente prefere adquirir
um produto que possui características que atendem suas
necessidades particulares em detrimento de outros que não as
possuem. A capacidade de gerir preferências está ligada à de
aprender sobre os clientes e demais partes interessadas.
Exemplos de preferências incluem: condições de pagamento e de
entrega, atributos opcionais, formas de aquisição e de
atendimento e marcas específicas.
PRÊMIO DEMING - Foi instituído em 1951, no Japão, em homenagem
ao professor William Edward Deming, que esteve naquele país, em
1950, para disseminar conceitos que fundamentaram o esforço
japonês pela qualidade. O Prêmio Deming é dividido em duas
categorias: para indivíduos que contribuíram para o controle da
qualidade e aplicação de métodos estatísticos naquele país, e
para organizações que apresentaram desempenho da qualidade
segundo critérios previamente estabelecidos. O Prêmio Deming é
considerado a maior honraria japonesa no campo da qualidade.
PRÊMIO MALCOM BALDRIGE - Prêmio concedido a organizações que
apresentem desempenho de acordo com determinados padrões de
qualidade, nos Estados Unidos. Seu nome é uma homenagem ao
ex-secretário de comércio dos EUA, que morreu acidentalmente
durante um rodeio.
PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE - Criado em 1991, o PNQ é o prêmio
concedido pela FPNQ às organizações que atingem um nível de
excelência de desempenho – classe mundial – na gestão. É
inspirado no Prêmio Malcolm Baldridge e no Prêmio Deming.
PRÊMIO QUALIDADE DO GOVERNO FEDERAL - Criado em 1998, o PQGF é o
instrumento de reconhecimento formal do Governo Federal às
instituições públicas comprometidas com a qualidade da gestão e
com os usuários dos serviços públicos. Tem como fundamento os
critérios e procedimentos da Fundação Prêmio Nacional da
Qualidade – FPNQ com a participação da sociedade civil.
PRE-SELECTED: Pré seleção de entrevistas por meio de um método
de amostragem.
PRESELLING: Venda antecipada.
PRESS RELEASE: Noticiário de interesse do cliente distribuído à
imprensa pela agência.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇO - Atividades necessárias do fornecedor para
o serviço.
PREVENÇÃO - Estratégia orientada para o futuro, objetivando a
melhoria da qualidade, direcionando análises e ações para a
correção dos processos de produção. A prevenção é a base da
filosofia da melhoria contínua.
PREVISÃO DE VENDAS - Estimativa das vendas para um determinado
período podendo ser feita em volume ou em valor e utilizando
técnicas qualitativas e/ou quantitativas.
PREVISÃO DE VENDAS: Estimativa das vendas válida para um
conjunto específico de condições econômicas e para um período de
tempo limitado.
PRICE LEADER: Veja líder de preço.
PRICING: 1. Fixação de preço. 2. Trabalho que o gerente
desempenha para determinar um preço para um produto ou serviço.
PRIME TIME: Horário privilegiado numa emissora de TV. Horário
nobre.
PRINCÍPIO DE PARETO - Estabelece que para todo problema existem
poucos itens (ou causas) vitais e muitos triviais. As principais
e maiores causas dos problemas estão concentradas em poucos
itens vitais e não são em muitos itens triviais.
PRIVATIZAÇÃO. Este termo de origem no fato de tanto a União como
Estados e municípios serem acionistas majoritários de empresas
denominadas empresas estatais. A partir de 1991 o governo
federal iniciou um agressivo programa de venda das ações e do
controle acionário dessas empresas, passando para o setor
privado da economia uma série delas, como, por exemplo, as
siderúrgicas, a Vale do Rio Doce, as do setor energético, as de
telecomunicações e algumas empresas do setor financeiro.
Proatividade - Capacidade de identificar oportunidades e ameaças
em potencial, antevendo consequências e ou resultados e
antecipar-se na ação, agindo com rapidez e eficácia.
PROATIVIDADE - Capacidade de tomar a iniciativa e autonomia para
antecipar-se aos fatos com ações preventivas. Por exemplo, o uso
da técnica FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) serve para
identificar problemas potenciais e disparar ações contingenciais
ou de prevenção.
PROBABILIDADE- Medida da possibilidade de ocorrência de um
evento; expressa como um número entre 0 e 1.
PROBABILIDADE SUBJETIVA- Conjectura ou estimativa de uma
probabilidade baseada no conhecimento de circunstâncias
relevantes. probabilidades de ocorrência dos outros.
Probalidade condicional - Probabilidade de um evento, sabendo-se
que algum outro evento já ocorreu.
PROCESSO - Conjunto de recursos e atividades inter-relacionados
que transformam insumos (entradas) em produtos e serviços para o
cliente (saídas). Nota: 1 - Os recursos podem incluir pessoal,
finanças, instalações, equipamentos, métodos e técnicas.
PROCESSO DE FIDELIZAÇÃO: O processo de fidelização nada mais é
do que a aplicação de determinadas estratégias a um processo
contínuo, cuja finalidade é alcançar a fidelização dos clientes.
Genericamente, obedece às mesmas estratégias em qualquer tipo de
empresa. Porém, cada empresa tem suas particularidades e deverá
adaptar essas estratégias às suas necessidades.
PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE DEMANDA - Técnicas para previsão de
demanda, que utilizam ferramentas matemáticas e ou pesquisas nos
pontos de consumo para prever/acompanhar o comportamento do
mercado para um determinado produto.
PROCESSO DE MELHORAMENTO CONTÍNUO - Busca de níveis cada vez
mais elevados da qualidade, isolando as fontes de defeitos. A
meta é atingir o nível “Zero Defeito”. os japoneses chamam esse
processo de Kaizen.
PROCESSO ESTATISTICAMENTE ESTÁVEL- Processo com apenas uma
variação natural e sem nenhum padrão, ciclo ou pontos raros.
PROCESSOS CRÍTICOS - Processos que apresentam sérios riscos à
vida humana, saúde e meio ambiente, ou de perda de grande
quantidade de dinheiro. São processos que devem ser planejados
com grande margem de segurança quanto à integridade estrutural,
provisões à prova de falhas, etc.
PROCESSOS DE APOIO - São os processos que dão apoio aos
processos relativos ao produto (projeto, produção e entrega dos
produtos) e que são usualmente projetados em função de
necessidades relacionadas à estrutura e aos fatores internos à
organização.
Processos de comparação múltipla- Processos que permitem
identificar que médias são diferentes, após concluir que pelo
menos três médias não são iguais.
PROCESSOS RELATIVOS AO PRODUTO - Referem-se aos processos
diretamente relaciona dos à criação de valor para os clientes.
Estão estão associados tanto à manufatura de bens como à
prestação de serviços necessários dos clientes e da sociedade.
São comumente, conhecidos por processos de projeto, processos de
execução (produção de bens ou prestação de serviços), processos
de entrega do produto (expedição, transporte e distribuição de
bens ou conclusão de um serviço) e processos-fim ou finalísticos
(prestação de serviços públicos).
PRODUCT LIFE CYCLE: Veja Ciclo de vida do produto.1. Curso das
vendas e lucros de um produto. 2. Desenvolvimento das vendas de
um produto no mercado, seguindo as quatro fases: introdução,
crescimento ou aceitação, maturidade e declínio. Alguns autores
consideram uma Quinta fase, que é a turbulência, localizada
entre o crescimento e a maturidade.
PRODUCT LINE: Veja Linha de produto. Grupo de produtos que são
intimamente relacionados porque funcionam de maneira similar,
são vendidos para os mesmos grupos de consumidores , são
colocados no mercado através dos mesmos tipos de pontos de venda
ou estão dentro do mesmo nível de preço.
PRODUCT MANAGER: Executivo responsável pela abordagem de
marketing, promoção, precificação, distribuição, estabelecimento
das características do produto.
PRODUCT MIX - Conjunto das variáveis controláveis do produto
(produto físico, embalagem, marca e serviços associados).
PRODUCTIVITY: Veja Produtividade. Medida de eficiência da
produção.
PRODUCT-OUT - Corresponde ao controle da qualidade defensivo, ou
seja, consiste em fazer com que os produtos apenas atendam às
especificações, sem se preocupar com as expectativas e
necessidades dos clientes.
PRODUTIVIDADE - Quociente entre faturamento e custos. Inclui
todos os insumos da organização – equipamentos e materiais
(hardware); procedimentos (software) e ser humano (humanware).É
a relação entre o que a organização produz e o que ela consome.
É o mesmo que taxa de valor agregado.
PRODUTO - Resultado de atividades ou processos. Notas: 1 - O
termo produto pode incluir serviço, materiais e equipamentos,
materiais processados, informações, ou uma combinação destes. 2
- Um produto pode ser tangível (como, por exemplo: montagens ou
materiais processados) ou intangível (por exemplo, conhecimento
ou conceitos), ou uma combinação dos dois. 3 - Um produto pode
ser intencional (por exemplo, oferta aos clientes): ou não
intencional (por exemplo, um poluente ou efeitos indesejáveis).
PRODUTO AMPLIADO: Serviços e benefícios adicionais para o
consumidor criados em torno dos produtos central e ampliado.
PRODUTO DE COMBATE: Produto de primeira linha que apresenta
perda proposital da margem de lucro, com o objetivo de atrair a
atenção dos consumidores para a loja.
Produto essencial - Produto ou serviço básico fornecido pela
empresa, pelo qual ela é identificada. As características de um
produto essencial incluem tamanho, configuração, estilo e cor.
Se o produto essencial for, na verdade, em serviço, suas
características incluirão cronograma, freqüência, âmbito etc.
PRODUTO NACIONAL BRUTO: Valor total de todos os produtos ou
serviços comercializados no mercado de um país durante um
período de tempo determinado, usualmente de um ano.
PRODUTO TANGÍVEL: As partes, estilo, aspectos, marca, embalagem
e outros atributos que, combinados, fornecem os benefícios
básicos do produto.
PRODUTO: Aquilo que é produzido pela natureza resultado de
qualquer atividade humana, resultado, conseqüência. 2. Um dos
quatro P's da classificação do composto mercadológico de
McCarthy.
PRODUTOS (BENS) DE GRANDE CONSUMO DURADOUROS - Todos os produtos
(bens) destinados ao cliente final (consumidor) e com uma
duração de consumo relativamente demorada no tempo. Englobam,
sobretudo, os produtos do tipo eletrodomésticos e outros
equipamentos para o lar.
PRODUTOS (BENS) DE GRANDE CONSUMO NÃO DURADOUROS - Todos os
produtos (bens) destinados ao cliente final (consumidor) e a
serem consumidos no imediato ou curto prazo. Englobam sobretudo
os produtos alimentares, de higiene pessoal e de limpeza para o
lar.
PRODUTOS (BENS) INDUSTRIAIS - Todos os produtos (bens)
destinados a serem utilizados na produção de bens ou serviços de
grande consumo não duradouros ou duradouros ou outros bens ou
serviços industriais.
PRODUTOS BRANCOS - Produtos embalados sem marca ou com a marca
do distribuidor.
PRODUTOS DE CONSUMO: Produtos destinados ao consumo final.
PRODUTOS DE CONVENIÊNCIA: Produtos necessários, mas para os
quais os consumidores não estão dispostos a gastar tempo ou
empregar maior esforço para adquiri-los.
PRODUTOS DE IMPULSO: Produtos comprados rapidamente; compras não
planejadas em função da necessidade instantaneamente despertada;
normalmente, são produtos de baixo valor de compra.
PRODUTOS GENÉRICOS: Produtos sem marca, com embalagem que
identifica apenas o conteúdo e o fabricante ou o intermediário.
PRODUTOS HETEROGÊNEOS DE COMPRA COMPARADA: Produtos de compra
comparada, mas que o consumidor considera diferentes e deseja
examinar a qualidade e a adequação de uso de cada um para
escolher o que para ele atende melhor a suas necessidades.
PROFIT CENTER: Veja Centro de lucro. Segmento de negócio
responsável pelas receitas e despesas.
PROFIT OBJECTIVES: Lucro esperado por toda a estratégia de
marketing.
PROFIT: Veja Margem. Espaço branco que fica entre o quadro
impresso e o corte do papel.
PROJEÇÃO: Em estatísticas, possibilidade de estender os
resultados de uma amostra ao universo de onde foram coletados.
Desenvolvimento e disseminação de comunicações persuasivas sobre
a oferta, planejadas para atrair os consumidores.
PROJETO DA QUALIDADE - Projeto que propõe melhorias e
aperfeiçoamento de processos, serviços e produtos. É
desenvolvido por um grupo de qualidade.
PROMOÇÃO DE VENDAS - Consiste de um conjunto diversificado de
ferramentas de incentivo, em sua maioria de curto prazo, que
visa estimular a compra mais rápida e/ou em maior volume de um
produto específico por consumidores ou comerciantes.
PROMOTER: 1. Promotor. 2. Profissional que tem como
responsabilidade promover o produto e/ou o serviço.
PROMOTIONAL DISCOUNT: Veja Desconto promocional. Desconto
oferecido a intermediários como compensação por atividades
promocionais.
PROPAGAÇÃO DE ERROS - Um problema muito comum em Sistemas de
Informação Geográfica, devido ao uso de dados provenientes de
diferentes fontes, com diferentes níveis de precisão e detalhe.
Tal aspecto leva à necessidade de uma análise detalhada do
impacto que pode ocorrer sobre os resultados derivados desses
dados.
PROPAGANDA COOPERATIVA: Sistema em que os custos da propaganda
de certos artigos são partilhados entre os fabricantes e os
varejistas.
PROPAGANDA: A divulgação de produto/empresa claramente
patrocinada. Atua diretamente no consumidor para induzi-lo a
comprar o produto. Quadro comparativo entre publicidade,
propaganda e promoção de vendas.
PROPENSÃO À RECOMPRA: Relação entre o grau de satisfação do
Cliente e seu desejo de repetir a Transação, tal como declarado
na Pesquisa da Satisfação do Cliente. Também pode ser um
confronto entre o tal grau de satisfação e dados relativos à
recompra efetiva. O Coeficiente de Lealdade é uma outra forma de
se abordar esta tendência.
PROPOSTA DE ESTUDO (research proposal) - Documento contendo os
objetivos, metodologia e calendário de uma investigação
marketing.
PROPOSTA DE VALOR: Projeção do que a empresa deseja fazer
doravante para preservar a sua competitividade no mercado,
pautada no cálculo do Valor Percebido pelo Mercado.
PROPRIEDADES DE MÍNIMOS QUADRADOS- Propriedade segundo a qual,
em uma reta de regressão, a soma dos quadrados dos desvios
verticais entre os pontos amostrais e os pontos da reta de
regressão é a menor possível.
PROSPECÇÃO: Etapa do processo de venda na qual o vendedor
identifica o consumir potencial qualificado.
PROSPECT: 1. Cliente que a agência tem em perspectiva. 2. Pessoa
ou empresa que demonstra interesse em comprar um produto.
PROSPECTO: Pequeno impresso ilustrado, com ou sem dobra.
Prospects - Não consumidores de um determinado produto/ marca ou
serviço com potencial pata tornar-se consumidor, se devidamente
motivado. Também chamado de cliente potencial.
PROSPECTS: Pessoas ou empresas que demonstram interesse em
comprar um produto.
PROTECIONISMO: Barreiras comerciais estabelecidas para proteger
a indústria nacional da concorrência estrangeira.
PROTECTION: Veja Barreira de proteção. Estabelecimento de
elevadas tarifas de importação com a finalidade de proteger a
indústria nacional.
PSICOGRÁFICA: 1.Característica que denota o estilo de vida ou
atitude do consumidor. Imprescindível considerar na construção
de banco de dados, pelo alto grau de precisão que oferece na
definição de perfis do consumidor. É fundamental em estudos de
segmentação. 2. Referente a psicografia.
PUBLICIDADE: Toda divulgação de produto/empresa na qual não
esteja caracterizado a existência de patrocínio (formato
notícia).
PUBLICITY: Publicidade.
PÚBLICO ALVO I- Grupo de consumidores ou prospects aos quais são
dirigidas ações de comunicação ou marketing.
PÚBLICO ALVO II- Público de interesse ao nosso negócio.
PÚBLICO- ALVO: 1. Na linguagem publicitária, tipo de consumidor
que se deseja atingir com uma campanha; se o público- alvo é
constituído por núcleos familiares, o fato de adotar mais de um
título dirigido à família pode provocar risco de sobreposição.
2. Componentes de um segmento de consumidores que se quer
atingir ou avaliar.
Público Externo -Grupo de pessoas de fora da Empresa com as
quais ela tem que se relacionar (consumidores, prospects,
governo, imprensa, formadores de opinião...)
PÚBLICO EXTERNO: Conjunto de pessoas que têm interesses comuns
com uma empresa ou instituição, como fornecedores, sindicato,
autoridades, consumidores, etc.
PÚBLICO INTERMEDIÁRIO -Grupo de pessoas de fora da Empresa que
se relacionam com o consumidor final de seus produtos e serviços
( varejistas, distribuidores, imprensa, formadores de
opinião...)
PÚBLICO INTERNO -Grupo de pessoas de dentro da Empresa
(funcionários, vendedores, gerentes, acionistas,...)
PÚBLICO INTERNO: Funcionários, acionistas e dirigentes de uma
empresa ou instituição.
PULL - Estratégia de marketing que privilegia o contacto com o
cliente final/consumidor através de forte apoio de comunicação,
em particular publicidade e promoção de vendas e com o objetivo
de provocar uma maior procura e compra.
PURCHASE DECISION: Veja Decisão de Compra. Estágio no qual o
consumidor compra.
PUSH - Estratégia de marketing que privilegia o contacto com os
clientes intermediários e com o objetivo de “pressionar” o
aumento da procura e da compra pelo cliente final.
Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas - Dicionário da Propaganda: Fortunecity - Visualy