Dicionário de Publicidade e Propaganda - Verbetes com a letra S
SACOLA PROMOCIONAL - Peça em diversos materiais, impressa com
mensagens e/ou imagens promocionais.
SAMPLING (Amostra Grátis) - Versão do produto em quantidade
reduzida distribuída gratuitamente aos consumidores para
incentivar a experimentação.
SANGRADA - Página de anúncio que ocupa toda página, não deixa
margem branca em nenhum lado da página.
SCANNER - Equipamento eletrônico utilizado para captar imagens
analógicas e transformá-las em informações digitais.
SHOP IN SHOP - Espaço de comercialização de um grupo de
produtos, dentro do PDV, com atendimento e check-outs próprios.
SHRINK - Processo de empacotamento através de filme transparente
com a finalidade de agrupamento ou proteção.
SILK SCREEN - Processo de impressão por transferência de tinta
sobre um suporte através de uma tela de seda ou nylon.
SOBRA - Quantidade excedente do pedido gerada na produção de um
lote.
SPOT - Rádio falado, só com efeitos sonoros, ruídos, uma
eventual abertura ou encerramento orquestrado.
SPLASH - Forma gráfica de destaque para vantagem ou
característica de produtos / serviços.
STOPPER - Elemento publicitário que se sobressai
perpendicularmente à prateleira ou gôndola.
SACOLA PROMOCIONAL - Sacola confeccionada em
diversos materiais, com mensagens e/ou imagens promocionais
impressas.- SAP - Second Áudio Program. Tecla do televisor que
quando acionada, faz o som original ocupar o lugar da dublagem,
num programa de TV.
SCANNER - 1. Caneta óptica especial ou leitor
óptico que interpreta o código de barras estampado na embalagem
dos produtos, serve para agilizar os pagamentos e controlar a
quantidade de produtos vendidos, num tempo determinado. 2.
Equipamento eletrônico, acoplado a um computador, utilizado para
captar imagens analógicas e transforma-las em informações
digitais.
SERIGRAFIA - Processo re reprodução utilizado
pêra impressão em diferentes materiais, como papel, tecido
cartão, madeira, metal, couro, vidro, cortiça etc. consiste em
fazer passar a tinta, com um rolo ou rodo, através de uma tela
de seda, náilon, aço etc., para a superfície a ser impressa.
Também conhecida como silk screen.
SERVICE FEE - Preço cobrado, em geral, numa
base anual preestabelecida por agência de publicidade ou de
relações públicas para o serviço que deve prestar.
SHARE - Forma abreviada que pode significar
share of market, share of mind ou share of voice, dependendo do
contexto no qual é utilizada.- SIGN - Sinal, luminoso. Peça de
publicidade exterior.
SLIDE - 1. Filme fotográfico diapositivo,
transparente. 2. Transparência para projetar em telas ou vídeos
uma imagem ou pequeno texto.
SLOGAN - 1. Frase curta, geralmente incisiva,
apregoando um serviço, produto idéia. 2. Palavra ou frase usada
com freqüência em geral associada à propaganda comercial,
política etc.
SPLASH - Forma gráfica de destaque para
vantagens ou características de produtos/serviços.
STOPPER - Peça publicitária que se sobressai
perpendicularmente à prateleira ou gôndola.
STORY BOARD - 1. Roteiro especial para produção
de um filme publicitário; de um lado estão desenhadas as cenas
(o vídeo) e, de outro, está escrito o texto correspondente
(áudio). Desenham-se quadros que darão uma idéia das cenas do
filme. 2. Esquema ilustrado do roteiro de um comercial,
definindo algumas de suas cenas principais, de modo a facilitar
sua análise, aprovação e produção.
STRIP - Emenda feita em fotolito ou rotofilme.
SALES AIDS - Material auxiliar de vendas.
SALES MANAGER - Gerente de Vendas.
SALESMAN - Vendedor.
SAMPLING - Amostragem ou degustaçao. Distribuiçao de amostras de
produtos, prestaçao gratuita de serviços, degustaçao de
alimentos e bebidas ou qualquer tipo de experimentaçao promovida
pelo anunciante, com o objetivo de fazer com que os consumidores
tenham contato com seus produtos ou serviços.
SATISFAÇAO - É o sentimento de prazer ou de desapontamento
resultante da comparaçao do desempenho esperado pelo produto (ou
resultado) em relaçao as expectativas da pessoa.
SATURAÇAO - Mercado que já alcançou seu limite de exploraçao
comercial e que tende a um crescimento vegetativo.
SAZONAL - Concentraçao da demanda em determinados períodos.
SCHRINK FILM - Embalagem em filme P.V.C.
SECUNDAGEM - Tempo medido em segundos quando da exposiçao de uma
peça publicitária no rádio, TV ou cinema.
SEGMENTAÇAO - Separaçao do mercado em funçao de características
próprias.
SHARE OF MARKET - Participaçao no mercado.
SHELF-SHARE - Fraçao de prateleira ocupada por um produto.
SISTEMA DE APOIO A DECISAO DE MARKETING - É um conjunto
coordenado de dados, sistemas, ferramentas e técnicas com
software e hardware de apoio pelos quais uma organizaçao reúne e
interpreta informaçoes relevantes da empresa e do ambiente,
transformando-as em base para a açao de marketing.
SISTEMA DE INFORMAÇOES DE MARKETING - Consiste de pessoas,
equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, analisar,
avaliar e distribuir informaçoes de marketing que sejam
necessárias, oportunas e precisas para os tomadores de decisoes
em marketing.
SISTEMA DE INTELIGENCIA DE MARKETING - É um conjunto de
procedimentos e fontes usadas por administradores para obter
informaçoes diárias sobre os desenvolvimentos pertinentes no
ambiente de marketing.
SLOGAN - Frase curta de fácil percepçao e memorizaçao que
divulga as principais características de uma empresa, produto ou
serviço. Origina-se da expressao gálica sluagh-ghairm, que
significa chamamento as armas, convocaçao para o exército, grito
de guerra, grito de chamada.
SPEAKER - Locutor.
SPONSOR - anunciante que detém exclusividade.
SPOT - Texto gravado contendo mensagem publicitária e que pode
vir ou nao acompanhado de fundo musical.
SPREAD - Diferença entre o preço mais alto e o mais baixo em um
produto. Diferença entre o que se paga ao produtor e o que é
pago pelo consumidor.
STAFF - Equipe de apoio. Assessoria que nao atua na operaçao
normal da empresa, o que é feito pelo pessoal de linha.
Subsídio de publicidade - Dinheiro fornecido por um
fabricante a um distribuidor com a finalidade de anunciar um
produto ou marca específica. Ver, também, Publicidade
cooperativa
SUPRIMENTOS E SERVIÇOS - Bens de curta duraçao que facilitam o
desenvolvimento e/ ou administraçao do produto acabado.
SUSTENTAÇAO - Estratégia publicitária destinada a manter
presente nos veículos de mídia a propaganda de um produto ou
serviço já lançados no mercado.
SAC (SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR): Serviço cuja
finalidade é atender reclamações de clientes. Na maioria das
ocorrências, a finalidade principal é conservar com o cliente e
tentar resolver o problema de forma doméstica.
SAFRA - Todos os clientes conquistados em um dado ano, ou uma
data campanha para a conquista de clientes, podem ser agrupados
na mesma safra. A empresa pode usar o índice de clientes que
permanecem naquela safra em qualquer dado ano para representar a
taxa de retenção daquela safra.
SAÍDA DE DADOS - Apresentação de resultados obtidos do
processamento dos dados, tais como mapas, gráficos, relatórios,
etc.
SALE: Veja venda. 1. Ato ou efeito de vender; vendagem,
vendição; mercearia. 2. Idéia de que o consumidor não comprará
uma quantidade suficiente dos produtos da organização a menos
que ela faça um esforço adicional de vendas e promoção.
SALES AMOUNT: Valor das vendas.
SALES FORCE: Veja força de vendas. Vendedores ou representantes
que contatam potenciais compradores com a finalidade de
convencê-los a adquirir seus produtos ou serviços. Equipe.
Quadro de vendas.
SALES PLAN: Plano de vendas, orçamento comercial que contempla a
projeção das vendas para dado período.
SALESMAN: Veja vendedor. Indivíduo que age por uma empresa,
executando uma ou mais das seguintes atividades. Prospecção,
serviços de coleta de informações e vendas.
SAMPLE WITHOUT VALUE: Amostra sem valor.
SAMPLE: Produto oferecido às pessoas como amostra grátis para
que seja avaliado. Os locais e áreas geográficas são
selecionados conforme as características desejadas (classe
social, sexo, idade) para aquele tipo de produto.
SAMPLING: Processo de distribuição de produtos com amostras
grátis para que sejam avaliados pelo público-alvo. Os locais e
as áreas geográficas são selecionados conforme as
características desejadas (classe social, sexo, idade) para
aquele tipo de produto. Veja amostra. 1. Oferta de uma
quantidade grátis de um produto para experimentação; ela pode
ser entregue porta-a-porta, enviada pelo correio, distribuída em
lojas. Instrumento muito eficaz de vendas. Seu objetivo é um
estímulo à experimentação que pretende causar aumento de vendas
do produto. 2. Segmento da população selecionado para pesquisa
de mercado por representar o população como um todo.
SATISFAÇÃO DO CLIENTE: Satisfação do cliente é a forma de
mensurar o sucesso ou o fracasso do processo de fidelização. É a
maneira da organização saber se está ou não no caminho certo,
criar relações duradouras, ou não, com seus clientes.
SATISFAÇÃO EMOCIONAL: Satisfação perseguida pelos consumidores
na forma de status social, prestígio, segurança ou outro
benefício que seja intangível e não mensurável por meio de
padrão.
SATISFAÇÃO FUNCIONAL: Diz respeito aos atributos tangíveis de um
produto ou serviço que podem ser medidos de algum modo
padronizado.
SATURAÇÃO: Mercado que já alcançou o seu limite de exploração
comercial e que tende a um crescimento vegetativo.
SCHEDULE: 1. Programa de datas de inserção ou transmissão de
anúncios. 2. Pauta, programação.
SCOTT FETZER: Conglomerado que a Berkshire Hathaway em 1972.
SEASONAL DEMAND: Veja Sazonalidade. Relativo a sazão ou estação;
próprio de, ou que se verifica em uma sazão ou estação.
SEASONAL DISCOUNT: Veja Desconto sazonal. Desconto oferecido
para os consumidores de um produto ou serviços durante um
período de tempo em que a demanda do produto ou serviço é baixa.
SEASONALITY: Veja Sazonalidade. Relativo a sazão ou estação;
próprio de, ou que se verifica em uma sazão ou estação.
SECUNDAGEM: Tempo medido em segundos quando da exposição de uma
peça publicitária no rádio, na TV ou no cinema.
SECURITAÇÃO. Este termo origina-se da palavra inglesa security,
que significa o processo de transformação de uma dívida com
determinado banco credor em dívida com compradores de títulos
emitidos por esse banco. Na realidade, trata-se da conversão de
empréstimos bancários e outros ativos em títulos (securities)
para a venda a investidores que passam a ser novos credores
dessa dívida.
SEE'S CANDY STORES: Cadeia de doçarias adquirida pela Berkshire
Hathaway em 1972.
SEGMENT: Veja Segmento de mercado. Grupo de consumidores que
correspondem de forma similar a estímulo de marketing.
SEGMENTAÇÃO A POSTERIORI - Subdivisão do mercado em segmentos
onde variáveis que levam à discriminação dos segmentos somente
são conhecidas depois do processamento das informações.
SEGMENTAÇÃO A PRIORI - Subdivisão do mercado em segmentos de
acordo com variáveis previamente conhecidas.
SEGMENTAÇÃO DE DADOS - Nos Sistemas de Informação Geográfica,
diz respeito à desmembramento de elementos complexos em partes
mais simples para fins de análise e modelagem.
SEGMENTAÇÃO DE LISTA: Selecionar nomes para o uso. Poe região,
sexo, idade, renda etc.
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO - Processo de subdividir o mercado em
subconjuntos distintos de clientes que se comportam da mesma
maneira, tem necessidades ou características semelhantes.
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO: 1. Identificação de mercados que
possibilitam diferentes estratégias de marketing. 2. Esforço de
dividir mercados em grupos diretos de compradores que podem
requerer produtos ou compostos de marketing separados. 3.
Processo de classificar clientes em grupos com necessidades,
características e comportamentos diferentes.
SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA - Divisão de mercado onde se leva em
consideração as variáveis demográficas.
SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA: Esforço de dividir o mercado em grupos
com bases variáveis demográficas, tais como idade, sexo, tamanho
da família, ciclo de vida da família, renda, ocupação,
escolaridade, religião, raça e nacionalidade.
SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA: Esforço em dividir o mercado em grupos
com bases variáveis demográficas, tais como idade, sexo, tamanho
da família, renda, ocupação, escolaridade, religião, raça e
nacionalidade.
SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA: Esforço em dividir o mercado em
diferentes unidades geográficas, tais como países, estados,
regiões, municípios, distritos e bairros.
SEGMENTAÇÃO POR BENEFÍCIO: Divisão do mercado em grupos com base
nos benefícios adquiridos, nos valores recebidos e nas
necessidades e desejos atendidos.
SEGMENTAÇÃO POR BENEFÍCIOS - Processo de agrupamento de
clientes, a posteriori, no qual cada participante de um segmento
compartilha características comuns no que se refere aos
benefícios procurados.
SEGMENTAÇÃO POR COMPORTAMENTO: Esforço de dividir o mercado em
grupos com base em conhecimento, atitudes, uso ou resposta a um
produto por parte dos clientes
SEGMENTAÇÃO POR OCASIÕES: Esforço de dividir o mercado em grupos
de acordo com a ocasião em que os compradores têm a idéia, fazem
uma compra, ou utilizam um produto.
SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA - Divisão de mercado onde se leva em
conta classes sociais, estilo de vida, e características de
personalidade.
SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA: Esforço em dividir o mercado em
diferentes grupos com base em classes sociais, no estilo de
vida, ou nas características da personalidade.
SEGMENTAÇÃO: Ato ou efeito de segmentar.
SEGMENTATION: Veja Segmentação. Ato ou efeito de segmentar.
SEGMENTO DE MERCADO - Grupo de clientes que possuem
características comuns, definidas nos critérios de segmentação.
SEGMENTO-ALVO (target) - Segmento de mercado a que a empresa
decidiu dirigir um conjunto de ações comerciais de marketing,
normalmente após ter avaliado o interesse quantitativo e
qualitativo do mesmo para o alcançar dos objetivo estratégicos e
táticos da Organização.
SEGMETAÇÃO POR IDADE E CICLO DE VIDA: Esforço de dividir o
mercado em grupos com base em diferentes grupos etários e de
ciclo de vida.
SEGMETAÇÃO POR RENDA: Esforço em dividir o mercado em diferentes
grupos de renda.
SEGMETAÇÀO POR SEXO: Esforço em dividir o mercado em diferentes
grupos com base no sexo.
SELEÇÃO ALEATÓRIA- Seleção de elementos amostrais de tal forma
que todos os elementos disponíveis para a seleção tenham a mesma
chance de ser escolhidos.
SERVIÇO - Resultado gerado por atividades na interface
fornecedor e cliente, e por atividades internas do fornecedor
para atender às necessidades do cliente. Notas: 1 - O fornecedor
ou o cliente pode ser representado, as interfaces com o
fornecedor podem ser essenciais à prestação do serviço. 2 - As
atividades do cliente na interface com o fornecedor podem ser
essenciais à prestação do serviço. 3 - A entrega ou uso de
produtos tangíveis pode fazer parte da prestação de serviço. 4 -
Um serviço pode estar vinculado à fabricação e ao fornecimento
de um produto tangível.
SERVIÇO DE ATENDIMENTO: O Cliente não os procura em primeiro
termo, mas influenciam o Valor da Transação. Podem ser de
natureza Pessoal (ex.: disposição para servir, empatia),
relacionados ao Ambiente Físico (ex.: beleza das instituições)
ou de Relacionamento (ex.: pré o pós-venda, desde que
gratuitos).
SERVIÇO DE PROTEÇÃ AO CONSUMIDOR: Órgão oficial de proteção ao
consumidor, trabalha com leis próprias, que regem os interesses
de ambas as partes envolvidas. No momento em que o cliente
procura um órgão legal de proteção ao consumidor, o processo de
fidelização atingiu o pior resultado possível, pois a empresa
poderá ser investigada e o cliente insatisfeito se torna uma
propaganda muito negativa.
SERVIÇOS EVOCATIVOS: Inspiram sentimentos favoráveis à
Transação, baseados na boa imagem da empresa fornecedora, ou na
impressão de que o que esta oferece é difícil de ser superado
tecnologicamente a curto prazo.
SERVIÇOS UTILITÁRIOS: Satisfazem necessidades do Cliente que são
relativamente específicas (ex.: transporte de um local a outro,
lazer, processamento de dados etc.).
SETE DOENÇAS MORTAIS - Segundo Deming, a maioria das
organizações ocidentais padece das seguintes doenças mortais: 1
- a doença que incapacita – a falta de constância de propósito;
2 - ênfase nos lucros a curto prazo; 3 - avaliação de
desempenho, classificação por mérito ou revisão anual;4 -
mobilidade da administração; mudança de emprego; 5 -
administração somente pelo uso de números visíveis, com pouca ou
nenhuma consideração aos números desconhecidos ou impossíveis de
conhecer. Além dessas, o Dr. Deming acrescenta mais as seguintes
doenças especificamente para as organizaçãos norte-americanas: 6
- custo excessivo com assistência médica; 7 - custos excessivos
de garantia, alimentados pelos advogados que conseguem subsistir
só com a taxa que recebem.
SETE FERRAMENTAS DA ADMINISTRAÇÃO - Conjunto de ferramentas
gerenciais da qualidade: Diagrama de Afinidades; Diagrama de
Árvore; Diagrama de Relação; Diagrama de Matriz; Diagrama de
Matriz de Dados; Tabela do Programa do Processo de Decisão (PDPC
– Process Decision Program Chart) e Cronograma.
SETE FERRAMENTAS DA QUALIDADE 1 - Conjunto de ferramentas
técnicas da qualidade: Estratificação, Folha de Verificação,
Gráfico de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama de
Correlação, Histograma, Gráficos e Cartas de Controle.
SETE FERRAMENTAS DA QUALIDADE 2 - Conjunto de técnicas
estatísticas de uso consagrado para a melhoria de qualidade de
serviços, produtos e processos, compreendendo: Fluxograma,
Diagrama Causa e Efeito, Diagrama de Pareto, Histograma, Folha
de Coleta de Dados, Diagrama de Dispersão e Carta de Controle.
Nota: 1 - Sete Ferramentas Gerenciais: Conjunto de técnicas para
organização do pensamento e planejamento de atividades
gerenciais, voltado para o tratamento de informações não
numéricas, que complementa e expande as sete ferramentas da
qualidade tradicional. Sete Novas Ferramentas: O mesmo que sete
ferramentas gerenciais.
SHAKE-DOWN - Método de levantamento de problemas. Na fase
inicial de implantação do TQC, quando ainda não se tem os itens
de controle (ver), adota-se o shakedown simplificado. Quando
esses já foram levantados, cada item de controle cujo resultado
não for o desejado constitui um problema.
SHARE-OF-MARKET -Participação de Mercado. Percentual do mercado
total ou de um segmento que uma Empresa ou marca detenha.
SHARE-OF-MIND -Participação na cabeça do consumidor, ou seja, a
percepção de uma Empresa ou marca.
SHARE-OF-VOICE -Participação no volume total de propaganda
veiculada. Percentual de toda comunicação com o mercado ou
segmento que uma Empresa ou marca detenha.
SHARE-PARTICIPAÇÃO. Forma abreviada do que pode significar as
expressões share-of-market, share-of-mind ou share-of-voice.
SHEWHART, W. A. - Pai do Controle Estatístico da Qualidade.
Autor de Economic Control of Quality of Manufactured Product;
Statistical Method from the View Point of Quality Control. Criou
as Cartas de Controle. O ciclo PDCA é também conhecido como
Ciclo de Shewhart.
SIMÉTRICO- Propriedade de dados cuja distribuição pode ser
dividida em duas metades que são aproximadamente imagens uma da
outra, obtidas traçando-se uma reta vertical pelo meio.
SIMULAÇÃO- Processo que se comporta de forma similar a algum
experimento, de modo a produzir resultados similares.
SINERGIA. Efeitos conjuntos ou interações entre as partes de
qualquer sistema. A sinergia positiva ocorre quando as partes
componentes de um sistema resultam no acréscimo de eficiência ou
eficácia ou de ambas. A sinergia negativa resulta em decisões
menos eficazes e/ou eficientes.
SISTEMA - É um conjunto de elementos interrelacionados de modo
que a modificação de um elemento provoca alterações em todos os
outros. Nas organizações, os sistemas são totalidades integradas
visando ao desempenho de funções globais, cujas propriedades não
podem ser reduzidas às de unidades menores. Notas: 1 - Sistema
Aberto: sistema que interage com elementos que não estejam
contidos dentro dele. Sistemas abertos possuem ambiente. Sistema
Abstrato: sistema cujos elementos são todos conceitos, por
exemplo, linguagens, sistemas filosóficos, e sistemas de
números. Num sistema abstrato, os elementos são criados por
definições e as relações entre eles são criadas por suposições
(postulados e axiomas). O estudo dos sistemas conceituais é o
objeto das “ciências formais”. 2 - Sistema Concreto: é aquele
que possui ao menos dois objetos entre seus elementos. A palavra
sistema normalmente é usada como significando sistema concreto.
3 - Sistema da Qualidade: a estrutura organizacional,
responsabilidades, procedimentos, processos e recursos
necessários para implementar a gestão da qualidade. 4 - Sistema
Dinâmico: sistema cujo estado muda no tempo. 5 - Sistema
Estático: sistema que possui um único estado. 6 - Sistema
Fechado: sistema que não interage com elementos que não estejam
contidos nele. Os sistemas fechados, portanto, não têm ambiente.
Sistema Homeostático: sistema estático cujos elementos são
dinâmicos. Um sistema homeostático mantém seu estado em um
ambiente em mudança, por meio de ajustes internos. Uma casa que
mantém temperatura constante quando a temperatura externa muda é
homeostática.
SISTEMA DA QUALIDADE - Estrutura organizacional, procedimentos,
processos e recursos necessários para implementar a gestão da
qualidade. Notas: 1 - O sistema da qualidade deve ter
abrangência necessária para atender os objetivos da organização.
2 - O sistema da qualidade de uma organização é concebido
essencialmente para satisfazer as necessidades gerenciais
internas da organização. Ele é mais amplo do que os requisitos
de um cliente específico, que avalia apenas a parte dos sistema
da qualidade que lhe concerne. 3 - Para fins de avaliação da
qualidade contratual ou mandatória, pode ser exigida a
demonstração da implementação de elementos identificados do
sistema de qualidade.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) - Consiste num conjunto
de pessoas, equipamento e procedimentos que reunem, classificam,
analisam, avaliam e distribuem as informações necessárias,
oportunas e precisas para tomadores de decisões de marketing.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG - Sistema baseado em
computador, que permite ao usuário coletar, manusear e analisar
dados georeferenciados. Combinação de hardware, software, dados,
metodologias e recursos humanos, que operam de forma harmônica
para produzir e analisar informação geográfica.
SISTEMA DE INTELIGÊNCIA DE MARKETING - Conjunto de procedimentos
e fontes usados pelas Empresas para obter informações
pertinentes a seu ambiente de marketing.
SISTEMA DE LIDERANÇA - Conjunto de requisitos que estabelecem
como a liderança é exercida em toda a organização, associado à
forma pela qual as principais decisões são tomadas, informadas e
executadas em todos os níveis.
SISTEMA GIS - Sistema de Geoprocessamento de Informações dentro
do Espaço geográfico ( Geoghrafic Information Systems).
SISTEMÁTICA - Conjunto ordenado de meios de ação, caracterizados
como partes ou elementos de um todo, integrados e organizados
entre si, que constitui uma forma estruturada e peculiar de
execução de um determinado método, processo, plano ou modelo.
Sob controle estatístico- Veja processo estatisticamente
estável.
SQ (erro)- Soma de quadrados representando a variabilidade que
se supõem comum a todas as populações consideradas; usado na
análise da variância.
SQ (total)- Medida da variação total (em torno de x) em todos os
dados amostrais combinados; usado em análise da variância.
SQ (tratamento)- Medida de variação entre as médias amostrais;
usado na análise da variância.
SUPERMERCADO - Loja de auto serviço com uma área superior a 200
m2 e até 2500 m2 (não existe contudo unanimidade nesta
definição)
SUPERVISÃO DA QUALIDADE - Acompanhamento e verificação contínuos
do estado de uma entidade e análise de registros, para garantir
que os requisitos especificados estão sendo atendidos. Notas: 1
- A supervisão da qualidade pode ser efetuada pelo cliente ou em
seu nome. 2 - A supervisão da qualidade pode incluir observação
e acompanhamento de ações que evitem a deterioração ou
degradação de uma entidade (por exemplo: um processo) no
decorrer do tempo. 3 - O termo contínuo pode significar
permanente ou freqüente.
SUSPECTS: Pessoas ou empresas que se enquadram no perfil ideal
do cliente potencial que se quer conquistar.
SWOT - Análise feita durante a fase de planejamento do plano de
marketing visando encontrar as forças e fraquezas da empresa e
as oportunidades e ameaças do mercado atendido por essa mesma
empresa, com a finalidade de traçar estratégias reforças as
forças e oportunidades e eliminar ou diminuir as fraquezas e
ameaças. Uma das partes componentes do Plano de Marketing.
Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas - Dicionário da Propaganda: Fortunecity - Visualy