Dicionário de Publicidade e Propaganda - Verbetes com a letra V

VACUM FORMING - Processo que permite obter objetos na forma desejada a partir de termoplástica pré-aquecidos.

VALE BRINDE - Cédula impressa que dá direito a receber brindes.

VERNIZ U.V. - Verniz secado por radiação ultravioleta usado em impressão gráfica para melhor acabamento.

VINCO - Conformação feita por pressão sobre o papel ou papelão, para permitir seu dobramento.

VOLANTE - Material impresso em uma única lâmina de papel de baixa gramatura.

 

VALE-BRINDE - Técnica proporcional que induz o consumidor a guardar ou colecionar vales que acompanham os produtos e que poderão ser trocados posteriormente por brindes.
VEICULAÇÃO - Colocação inserção de peças publicitárias na mídia impressa e eletrônica.
VEÍCULO - Designação genérica de todos os órgãos de imprensa e meios de comunicação de massa.
VERNIZ - Resina aplicada sobre a superfície impressa para realçar e proteger o trabalho.
VERNIZ U.V. - Usado em impressão gráfica para destacar a visualização e melhorar o acabamento. Ele é secado por radiação ultravioleta.
VT - Abreviação de Vídeotape.

VALE BRINDE - Técnica promocional que induz o consumidor a guardar ou colecionar vales que acompanham os produtos, e que poderao ser trocados posteriormente por brindes.
VALOR - É a satisfaçao das exigencias do consumidor ao menor custo possível de aquisiçao, propriedade de uso.
VALORES - Convicçoes claras e fundamentais que a organizaçao defende e adota como guias para a gestao do seu negócio (crenças e posturas éticas: certo e errado, bom e ruim, importante e nao importante). Em síntese, sao as regras de conduta a serem seguidas pela organizaçao, devendo ser explícitos, éticos e compartilhados por todos os seus membros.
VANTAGEM COMPETITIVA - É a habilidade de uma empresa trabalhar de uma ou mais maneiras que os concorrentes nao podem ou nao irao acompanhar.
VARIÁVEIS AMBIENTAIS CRÍTICAS - Aspectos externos ou internos a organizaçao, cujos comportamentos futuros ou situaçao atual, respectivamente, impactam positivamente ou negativamente um ou mais fatores-chave de sucesso do negócio.
VARIÁVEIS AMBIENTAIS CRÍTICAS EXTERNAS - Aspectos econômicos, políticos, sociais, tecnológicos e outros, cujos comportamentos futuros afetam um ou mais fatores-chave de sucesso, de forma positiva ou negativa, gerando oportunidades ou redundando em ameaças para a organizaçao.
VARIÁVEIS AMBIENTAIS CRÍTICAS INTERNAS - Aspectos ligados a operaçao, produtividade, finanças, processo decisório, estrutura organizacional, recursos humanos e materiais, etc., cuja situaçao atual pode afetar um ou mais fatores-chave de sucesso, de forma positiva ou negativa, constituindo-se em pontos fortes (potencialidades) ou em pontos fracos (vulnerabilidades) da organizaçao.
VARIÁVEIS MERCADOLOGICAS - Fatores controláveis ou incontroláveis que afetam a dinâmica de comercializaçao.
VEICULAÇAO - Colocaçao, inserçao de peças publicitárias na mídia impressa e eletrônica.
VEÍCULO - Meio de comunicaçao, de divulgaçao.
VENDA AVULSA - Venda de jornais e revistas através de bancas de jornal ou outros pontos de venda.
VENDA DIRETA - Venda efetuada pelo fabricante diretamente ao consumidor.
VENDA PORTA A PORTA - Aquela em que o vendedor visita o provável cliente em sua residencia ou local de trabalho e que através de argumentos dirigidos tenta motivá-lo a adquirir um produto.
VENDA SELETIVA - Venda feita em funçao de algumas exigencias, como quantidade do pedido, área de atuaçao, definiçao de público-alvo, etc.
VIDA ÚTIL PLANEJADA - Tempo médio programado para o uso de determinados produtos em funçao da matéria-prima e da tecnologia utilizadas.
VINHETA - Peça publicitária curta e que aparece durante uma programaçao. Pequena ilustraçao que enfeita textos.
VISAO - Conjunto de missao, valores e objetivos declarados pela organizaçao.
VOLANTE - Material de grande tiragem, constituído por pequena folha, sem dobras e impressa em um ou dois lados.

VALIDAÇÃO - Confirmação, por exame e fornecimento de evidência objetiva, de que os requisitos específicos, para um uso pretendido, são atendidos. Notas: 1 - No projeto e desenvolvimento, a validação se refere ao processo de examinar um produto para determinar sua conformidade com as necessidades do usuário. 2 - A validação é feita normalmente no produto final sob condições de operação definidas, podendo contudo tornar-se necessária em fases anteriores. 3 - O termo validade é usado para designar o estado após a validação. 4 - Validações múltiplas podem ser realizadas se existirem diferentes usos pretendidos.

VALIDAÇÃO DE DADOS - Comprovação das características esperadas de dados específicos. Geralmente é aplicada sobre dados que foram recentemente introduzidos num sistema. Serve, por exemplo, para comprovar a existência do número correto de caracteres em cada campo de dados e se estes são do tipo esperado pelo sistema.

Validação de Dados de Entrada num Sistema - Controle sobre os dados de entrada para detectar dados imprecisos, incompletos ou não válidos.

VALOR - 1. Características agregadas ao produto ou serviço. 2. Benefício obtido como resultado da utilização e das experiências vividas com um produto ou serviço. É a percepção do cliente e das demais partes interessadas sobre o grau de atendimento das suas necessidades, considerando-se as características e atributos do produto, seu preço, a facilidade de aquisição, de manutenção e de uso, ao longo de todo seu ciclo de vida. As organizações buscam criar e entregar valor para todas as partes interessadas. Isto requer um balanceamento do valor na percepção dos clientes, acionistas, da força de trabalho e da sociedade.

VALOR CONTÁBIL: O valor dado a uma empresa no ativo do balanço.

VALOR CRÍTICO- Valor que separa a região crítica e os valores da estatística de teste que não conduzem à rejeição da hipótese nula.

VALOR DE UMA PROBABILIDADE- Veja valor P.

VALOR ESPERADO- Para uma variável aleatória discreta, o valor médio dos resultados.

VALOR ESTRATÉGICO- O valor potencial, a logo praz o, de um cliente para a empresa, caso a empresa trabalhe ao máximo o potencial desse cliente. A realização desse potencial pode ocorrer quando (a) a empresa conquista uma participação maior que a da concorrência nos negócios do cliente, (b) o cliente aumenta naturalmente o volume de negócios ou (c) o cliente torna-se mais lucrativo por Ter mudado seu comportamento em algum aspecto que favoreça a empresa.

VALOR INTRÍNSECO DA EMPRESA: O verdadeiro valor de uma empresa, estimado pelo cálculo de seu valor presente e previsões de entradas de dinheiro.

VALOR P- Probabilidade de que uma estatística de teste em um teste de hipóteses seja no mínimo tão extrema quanto a efetivamente obtida.

VALOR PARA O CLIENTE - Relação entre a qualidade percebida de um produto ou serviço e o preço percebido.

VALOR PERCEBIDO - Método que consiste em fixar o preço a partir do valor percebido do produto/serviço por segmentos de clientes.

VALOR PERCEBIDO PELO MERCADO: Graduação atribuída a uma empresa, ou à Transação que esta oferece, numa escala de competitividade que combina Qualidade Percebida e Satisfação com o Preço. Quanto maior o Valor Percebido pelo Mercado, maiores as chances de retenção de Clientes e, portanto, maior competitividade.

VALOR PERCEBIDO. Avaliação sumária de um produto pelo cliente, levando em consideração os benefícios e o preço. O valor total percebido é igual a benefícios percebidos mais o preço percebido. Quando o preço percebido é menor do que o benefício percebido, o valor total percebido é positivo e os clientes sentem que "fizeram um bom negocio". De modo oposto, quando o preço percebido excede o benefício percebido, os clientes concluem que o produto não tem um bom valor e que foram "explorados".

VALOR REAL- Determinação do valor atual de um cliente com base na receita atual esperada. O mesmo que valor vitalício.

VALOR VITALÍCIO (LTV - lifetime value) - Valor atual estimado de um cliente, baseado na receita esperada, como por exemplo, os pagamentos mensais. Fluxo de lucros futuros gerados por um dado cliente, descontados ao presente mediante alguma taxa apropriada para gerar um valor atual líquido. O mesmo que valor atual.

VALORES - Entendimentos e expectativas que descrevem como profissionais da organização se comportam e sobre os quais todas as relações do negócio estão baseadas. As normas, princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe social, sociedade, etc.

VALORES PREDITOS- Valores de uma variável dependente obtidos com o uso de valores de variáveis independentes em uma equação de regressão.

VANTAGEM COMPETITIVA - Atributo ou característica oferecida aos clientes que apresenta diferencial superior de valor, sob o ponto de vista do cliente, sobre a oferta dos concorrentes. É conhecido também por diferencial ou diferencial competitivo.

VANTAGEM RELATIVA. Benefícios proporcionados por uma inovação, mas não pelos arranjos existentes. Pode ser incremental e saneadora (planejada para restaurar o nível desejado de um desempenho anterior), ou preventiva (para diminuir a probabilidade da ocorrência de algo indesejado).

VAR - Revendedor de valor agregado (value-added reseller). Geralmente integrante dos setores de máquinas e equipamentos para escritório e de tecnologia de informação, o VAR vende e instala equipamentos mediante determinada margem de lucro, porém agrega valor à venda (em geral mediante a cobrança de uma taxa adicional ) através da prestação de uma variedade de serviços de consultoria junto ao cliente, especialmente na área de integração de sistemas.

VAREJO: Todas as atividades diretamente envolvidas na venda de bens ou serviços para os clientes finais para seu uso pessoal e não industrial.

VARIAÇÃO ALEATÓRIA- Tipo de variação em um processo devida à chance; o tipo de variação, inerente a qualquer processo, que não seja capaz de produzir bens ou serviços exatamente da mesma maneira a cada vez.

VARIAÇÃO DENTRO DE AMOSTRAS- Em análise da variância, a variação que é devida à chance.

VARIAÇÃO DETERMINÁVEL- Tipo de variação em um processo que resulta de causas que podem ser identificadas.

VARIAÇÃO DEVIDA AO ERRO- Veja variância dentro de amostras.

VARIAÇÃO DEVIDA AO TRATAMENTO- Veja variância entre amostras.

VARIAÇÃO EXPLICADA- Soma dos quadrados dos desvios explicados para todos pares de dados bivariados em uma amostra.

VARIAÇÃO MARGINAL- Para variáveis relacionadas por uma equação de regressão, a variação na variável dependente quando uma das variáveis independentes sofre uma variação de uma unidade e as outras variáveis independentes permanecem constantes.

VARIAÇÃO NÃO- explicada- Soma dos quadrados dos desvios não- explicados para todos os pares de dados bivariados em uma amostra.

VARIAÇÃO TOTAL- Soma dos quadrados do desvio total para todos os pares de dados bivariados em uma amostra.

VARIÂNCIA ENTRE AMOSTRAS- Em análise de variância, a variação entre as diferentes amostras.

VARIÂNCIA- Medida de dispersão obtido com aplicação da Fórmula 2-5 da Seção 2-5.

Variáveis preditoras- Variáveis independentes em uma equação de regressão.

VARIÁVEL ALEATÓRIA CONTÍNUA- Variável aleatória com um número infinito de valores que podem ser associados a pontos de um intervalo contínuo da reta.

VARIÁVEL ALEATÓRIA DISCRETA- Variável aleatória que tem um número finito ou uma quantidade numerável de valores.

VARIÁVEL ALEATÓRIA- Variável (tipicamente representada por x) que tem um valor numérico único (determinado pela chance) para cada resultado de um experimento.

VARIÁVEL DEPENDENTE- Variável y em uma equação de regressão ou de regressão múltipla.

VARIÁVEL INDEPENDENTE- A variável x em uma equação de regressão, ou uma das variáveis x em uma equação de regressão múltipla.

VARIÁVEL OCULTA- Variável que afeta as variáveis consideradas, sem estar, entretanto, incluída no estudo.

VISÃO - Intenção de propiciar o direcionamento dos rumos de uma organização, com vistas a alcançar uma determinada condição.Um sentido de propósito, uma razão de ser, uma filosofia orientadora compartilhada por todos os funcionários de uma companhia. A visão é muito útil para firmas globais descentralizadas e aquelas que já deixaram de lado suas origens organizacionais. Uma visão compartilhada pode ajudar a unir uma força de trabalho grande e espalhada. Não é fácil entender o que é uma visão corporativa. Nos relatórios anuais de organizaçãos, muitas vezes nos deparamos com visões que podem ser vistas como declarações de missão, descrevendo o que a companhia faz com algumas palavras de inspiração. A declaração de visão tem que ser o que a declaração de missão não é. Ela não tem um ponto de chegada; os funcionários devem se esforçar no sentido de atingi-la após o cumprimento das missões.

VISÃO ESTRATÉGICA DE QUALIDADE - A qualidade entendida como caminho para assegurar à organização uma vantagem competitiva de mercado. O foco aqui é o mercado. Para tanto poderão ser necessários trabalhos de revisão da missão, visão e estrutura da organização. Ser o melhor em seu segmento, apurado em ações de benchmark, é o propósito desta dimensão da qualidade.

VMI - Estoque administrado pelo fornecedor ( vendor-managed inventory ) é um processo pelo qual a empresa vendedora administra o estoque do próprio cliente no que se refere a produtos dela adquiridos. O VMI costuma incluir um serviço no qual o estoque do cliente é automaticamente reposto pela empresa fornecedora sem que o cliente precise fazer repetidas ordens de compra.

 

Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas - Dicionário da Propaganda: Fortunecity - Visualy