Dicionário de Publicidade e Propaganda - Verbetes com a letra V
VACUM FORMING - Processo que permite obter objetos na forma
desejada a partir de termoplástica pré-aquecidos.
VALE BRINDE - Cédula impressa que dá direito a receber brindes.
VERNIZ U.V. - Verniz secado por radiação ultravioleta usado em
impressão gráfica para melhor acabamento.
VINCO - Conformação feita por pressão sobre o papel ou papelão,
para permitir seu dobramento.
VOLANTE - Material impresso em uma única lâmina de papel de
baixa gramatura.
VALE-BRINDE - Técnica proporcional que induz o
consumidor a guardar ou colecionar vales que acompanham os
produtos e que poderão ser trocados posteriormente por brindes.
VEICULAÇÃO - Colocação inserção de peças
publicitárias na mídia impressa e eletrônica.
VEÍCULO - Designação genérica de todos os
órgãos de imprensa e meios de comunicação de massa.
VERNIZ - Resina aplicada sobre a superfície
impressa para realçar e proteger o trabalho.
VERNIZ U.V. - Usado em impressão gráfica para
destacar a visualização e melhorar o acabamento. Ele é secado
por radiação ultravioleta.
VT - Abreviação de Vídeotape.
VALE BRINDE - Técnica promocional que induz o consumidor a
guardar ou colecionar vales que acompanham os produtos, e que
poderao ser trocados posteriormente por brindes.
VALOR - É a satisfaçao das exigencias do consumidor ao menor
custo possível de aquisiçao, propriedade de uso.
VALORES - Convicçoes claras e fundamentais que a organizaçao
defende e adota como guias para a gestao do seu negócio (crenças
e posturas éticas: certo e errado, bom e ruim, importante e nao
importante). Em síntese, sao as regras de conduta a serem
seguidas pela organizaçao, devendo ser explícitos, éticos e
compartilhados por todos os seus membros.
VANTAGEM COMPETITIVA - É a habilidade de uma empresa trabalhar
de uma ou mais maneiras que os concorrentes nao podem ou nao
irao acompanhar.
VARIÁVEIS AMBIENTAIS CRÍTICAS - Aspectos externos ou internos a
organizaçao, cujos comportamentos futuros ou situaçao atual,
respectivamente, impactam positivamente ou negativamente um ou
mais fatores-chave de sucesso do negócio.
VARIÁVEIS AMBIENTAIS CRÍTICAS EXTERNAS - Aspectos econômicos,
políticos, sociais, tecnológicos e outros, cujos comportamentos
futuros afetam um ou mais fatores-chave de sucesso, de forma
positiva ou negativa, gerando oportunidades ou redundando em
ameaças para a organizaçao.
VARIÁVEIS AMBIENTAIS CRÍTICAS INTERNAS - Aspectos ligados a
operaçao, produtividade, finanças, processo decisório, estrutura
organizacional, recursos humanos e materiais, etc., cuja
situaçao atual pode afetar um ou mais fatores-chave de sucesso,
de forma positiva ou negativa, constituindo-se em pontos fortes
(potencialidades) ou em pontos fracos (vulnerabilidades) da
organizaçao.
VARIÁVEIS MERCADOLOGICAS - Fatores controláveis ou
incontroláveis que afetam a dinâmica de comercializaçao.
VEICULAÇAO - Colocaçao, inserçao de peças publicitárias na mídia
impressa e eletrônica.
VEÍCULO - Meio de comunicaçao, de divulgaçao.
VENDA AVULSA - Venda de jornais e revistas através de bancas de
jornal ou outros pontos de venda.
VENDA DIRETA - Venda efetuada pelo fabricante diretamente ao
consumidor.
VENDA PORTA A PORTA - Aquela em que o vendedor visita o provável
cliente em sua residencia ou local de trabalho e que através de
argumentos dirigidos tenta motivá-lo a adquirir um produto.
VENDA SELETIVA - Venda feita em funçao de algumas exigencias,
como quantidade do pedido, área de atuaçao, definiçao de
público-alvo, etc.
VIDA ÚTIL PLANEJADA - Tempo médio programado para o uso de
determinados produtos em funçao da matéria-prima e da tecnologia
utilizadas.
VINHETA - Peça publicitária curta e que aparece durante uma
programaçao. Pequena ilustraçao que enfeita textos.
VISAO - Conjunto de missao, valores e objetivos declarados pela
organizaçao.
VOLANTE - Material de grande tiragem, constituído por pequena
folha, sem dobras e impressa em um ou dois lados.
VALIDAÇÃO - Confirmação, por exame e fornecimento de evidência
objetiva, de que os requisitos específicos, para um uso
pretendido, são atendidos. Notas: 1 - No projeto e
desenvolvimento, a validação se refere ao processo de examinar
um produto para determinar sua conformidade com as necessidades
do usuário. 2 - A validação é feita normalmente no produto final
sob condições de operação definidas, podendo contudo tornar-se
necessária em fases anteriores. 3 - O termo validade é usado
para designar o estado após a validação. 4 - Validações
múltiplas podem ser realizadas se existirem diferentes usos
pretendidos.
VALIDAÇÃO DE DADOS - Comprovação das características esperadas
de dados específicos. Geralmente é aplicada sobre dados que
foram recentemente introduzidos num sistema. Serve, por exemplo,
para comprovar a existência do número correto de caracteres em
cada campo de dados e se estes são do tipo esperado pelo
sistema.
Validação de Dados de Entrada num Sistema - Controle sobre os
dados de entrada para detectar dados imprecisos, incompletos ou
não válidos.
VALOR - 1. Características agregadas ao produto ou serviço. 2.
Benefício obtido como resultado da utilização e das experiências
vividas com um produto ou serviço. É a percepção do cliente e
das demais partes interessadas sobre o grau de atendimento das
suas necessidades, considerando-se as características e
atributos do produto, seu preço, a facilidade de aquisição, de
manutenção e de uso, ao longo de todo seu ciclo de vida. As
organizações buscam criar e entregar valor para todas as partes
interessadas. Isto requer um balanceamento do valor na percepção
dos clientes, acionistas, da força de trabalho e da sociedade.
VALOR CONTÁBIL: O valor dado a uma empresa no ativo do balanço.
VALOR CRÍTICO- Valor que separa a região crítica e os valores da
estatística de teste que não conduzem à rejeição da hipótese
nula.
VALOR DE UMA PROBABILIDADE- Veja valor P.
VALOR ESPERADO- Para uma variável aleatória discreta, o valor
médio dos resultados.
VALOR ESTRATÉGICO- O valor potencial, a logo praz o, de um
cliente para a empresa, caso a empresa trabalhe ao máximo o
potencial desse cliente. A realização desse potencial pode
ocorrer quando (a) a empresa conquista uma participação maior
que a da concorrência nos negócios do cliente, (b) o cliente
aumenta naturalmente o volume de negócios ou (c) o cliente
torna-se mais lucrativo por Ter mudado seu comportamento em
algum aspecto que favoreça a empresa.
VALOR INTRÍNSECO DA EMPRESA: O verdadeiro valor de uma empresa,
estimado pelo cálculo de seu valor presente e previsões de
entradas de dinheiro.
VALOR P- Probabilidade de que uma estatística de teste em um
teste de hipóteses seja no mínimo tão extrema quanto a
efetivamente obtida.
VALOR PARA O CLIENTE - Relação entre a qualidade percebida de um
produto ou serviço e o preço percebido.
VALOR PERCEBIDO - Método que consiste em fixar o preço a partir
do valor percebido do produto/serviço por segmentos de clientes.
VALOR PERCEBIDO PELO MERCADO: Graduação atribuída a uma empresa,
ou à Transação que esta oferece, numa escala de competitividade
que combina Qualidade Percebida e Satisfação com o Preço. Quanto
maior o Valor Percebido pelo Mercado, maiores as chances de
retenção de Clientes e, portanto, maior competitividade.
VALOR PERCEBIDO. Avaliação sumária de um produto pelo cliente,
levando em consideração os benefícios e o preço. O valor total
percebido é igual a benefícios percebidos mais o preço
percebido. Quando o preço percebido é menor do que o benefício
percebido, o valor total percebido é positivo e os clientes
sentem que "fizeram um bom negocio". De modo oposto, quando o
preço percebido excede o benefício percebido, os clientes
concluem que o produto não tem um bom valor e que foram
"explorados".
VALOR REAL- Determinação do valor atual de um cliente com base
na receita atual esperada. O mesmo que valor vitalício.
VALOR VITALÍCIO (LTV - lifetime value) - Valor atual estimado de
um cliente, baseado na receita esperada, como por exemplo, os
pagamentos mensais. Fluxo de lucros futuros gerados por um dado
cliente, descontados ao presente mediante alguma taxa apropriada
para gerar um valor atual líquido. O mesmo que valor atual.
VALORES - Entendimentos e expectativas que descrevem como
profissionais da organização se comportam e sobre os quais todas
as relações do negócio estão baseadas. As normas, princípios ou
padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe
social, sociedade, etc.
VALORES PREDITOS- Valores de uma variável dependente obtidos com
o uso de valores de variáveis independentes em uma equação de
regressão.
VANTAGEM COMPETITIVA - Atributo ou característica oferecida aos
clientes que apresenta diferencial superior de valor, sob o
ponto de vista do cliente, sobre a oferta dos concorrentes. É
conhecido também por diferencial ou diferencial competitivo.
VANTAGEM RELATIVA. Benefícios proporcionados por uma inovação,
mas não pelos arranjos existentes. Pode ser incremental e
saneadora (planejada para restaurar o nível desejado de um
desempenho anterior), ou preventiva (para diminuir a
probabilidade da ocorrência de algo indesejado).
VAR - Revendedor de valor agregado (value-added reseller).
Geralmente integrante dos setores de máquinas e equipamentos
para escritório e de tecnologia de informação, o VAR vende e
instala equipamentos mediante determinada margem de lucro, porém
agrega valor à venda (em geral mediante a cobrança de uma taxa
adicional ) através da prestação de uma variedade de serviços de
consultoria junto ao cliente, especialmente na área de
integração de sistemas.
VAREJO: Todas as atividades diretamente envolvidas na venda de
bens ou serviços para os clientes finais para seu uso pessoal e
não industrial.
VARIAÇÃO ALEATÓRIA- Tipo de variação em um processo devida à
chance; o tipo de variação, inerente a qualquer processo, que
não seja capaz de produzir bens ou serviços exatamente da mesma
maneira a cada vez.
VARIAÇÃO DENTRO DE AMOSTRAS- Em análise da variância, a variação
que é devida à chance.
VARIAÇÃO DETERMINÁVEL- Tipo de variação em um processo que
resulta de causas que podem ser identificadas.
VARIAÇÃO DEVIDA AO ERRO- Veja variância dentro de amostras.
VARIAÇÃO DEVIDA AO TRATAMENTO- Veja variância entre amostras.
VARIAÇÃO EXPLICADA- Soma dos quadrados dos desvios explicados
para todos pares de dados bivariados em uma amostra.
VARIAÇÃO MARGINAL- Para variáveis relacionadas por uma equação
de regressão, a variação na variável dependente quando uma das
variáveis independentes sofre uma variação de uma unidade e as
outras variáveis independentes permanecem constantes.
VARIAÇÃO NÃO- explicada- Soma dos quadrados dos desvios não-
explicados para todos os pares de dados bivariados em uma
amostra.
VARIAÇÃO TOTAL- Soma dos quadrados do desvio total para todos os
pares de dados bivariados em uma amostra.
VARIÂNCIA ENTRE AMOSTRAS- Em análise de variância, a variação
entre as diferentes amostras.
VARIÂNCIA- Medida de dispersão obtido com aplicação da Fórmula
2-5 da Seção 2-5.
Variáveis preditoras- Variáveis independentes em uma equação de
regressão.
VARIÁVEL ALEATÓRIA CONTÍNUA- Variável aleatória com um número
infinito de valores que podem ser associados a pontos de um
intervalo contínuo da reta.
VARIÁVEL ALEATÓRIA DISCRETA- Variável aleatória que tem um
número finito ou uma quantidade numerável de valores.
VARIÁVEL ALEATÓRIA- Variável (tipicamente representada por x)
que tem um valor numérico único (determinado pela chance) para
cada resultado de um experimento.
VARIÁVEL DEPENDENTE- Variável y em uma equação de regressão ou
de regressão múltipla.
VARIÁVEL INDEPENDENTE- A variável x em uma equação de regressão,
ou uma das variáveis x em uma equação de regressão múltipla.
VARIÁVEL OCULTA- Variável que afeta as variáveis consideradas,
sem estar, entretanto, incluída no estudo.
VISÃO - Intenção de propiciar o direcionamento dos rumos de uma
organização, com vistas a alcançar uma determinada condição.Um
sentido de propósito, uma razão de ser, uma filosofia
orientadora compartilhada por todos os funcionários de uma
companhia. A visão é muito útil para firmas globais
descentralizadas e aquelas que já deixaram de lado suas origens
organizacionais. Uma visão compartilhada pode ajudar a unir uma
força de trabalho grande e espalhada. Não é fácil entender o que
é uma visão corporativa. Nos relatórios anuais de organizaçãos,
muitas vezes nos deparamos com visões que podem ser vistas como
declarações de missão, descrevendo o que a companhia faz com
algumas palavras de inspiração. A declaração de visão tem que
ser o que a declaração de missão não é. Ela não tem um ponto de
chegada; os funcionários devem se esforçar no sentido de
atingi-la após o cumprimento das missões.
VISÃO ESTRATÉGICA DE QUALIDADE - A qualidade entendida como
caminho para assegurar à organização uma vantagem competitiva de
mercado. O foco aqui é o mercado. Para tanto poderão ser
necessários trabalhos de revisão da missão, visão e estrutura da
organização. Ser o melhor em seu segmento, apurado em ações de
benchmark, é o propósito desta dimensão da qualidade.
VMI - Estoque administrado pelo fornecedor ( vendor-managed
inventory ) é um processo pelo qual a empresa vendedora
administra o estoque do próprio cliente no que se refere a
produtos dela adquiridos. O VMI costuma incluir um serviço no
qual o estoque do cliente é automaticamente reposto pela empresa
fornecedora sem que o cliente precise fazer repetidas ordens de
compra.
Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas - Dicionário da Propaganda: Fortunecity - Visualy