Este jogo apresenta em sua estrutura a
reprodução de um cenário empresarial em todos os seus processos mais
importantes.
Pode ser usado para abrir um tema, reforçar conceitos ou promover a
conscientização de papéis.
Já foi aplicado uma centena de vezes em nossos programas de
capacitação por competências, com grande envolvimento dos
participantes e excelentes resultados.
Por tratar-se de atividade lúdica, estimula as pessoas a colocar
suas competências em ação e favorece o surgimento de link com o
cotidiano empresarial.
Objetivo:
Vivenciar situações do cotidiano empresarial onde as competências
são fundamentais no alcance de resultados, através de:
• Planejamento compartilhado
• Negociação
• Visão Sistêmica
• Comunicação assertiva
• Relacionamento Interpessoal
• Administração de Conflitos
• Gestão de recursos
• Liderança participativa
Aplicabilidade:
Desenvolvimento gerencial e de equipes, cujos temas a serem
reforçados abordem uma das competências citadas no objetivo.
Tempo estimado:
2 a 3 horas, incluindo o CAV – Ciclo da Aprendizagem Vivencial.
Número de participantes:
Até 40
Material necessário:
• Kit contendo papel fantasia, cartolina, pincel atômico, cola,
tesoura, papel crepom e outros materiais que permitam usar a
criatividade.
• Cartazes com orientações às equipes.
• Roteiro de pontuação para o facilitador.
Disposição do grupo:
Duas ou três equipes organizadas distantes umas das outras, em mesas
com cadeiras.
O material todo fica no centro da sala, acondicionado em uma caixa
ou mala.
Desenvolvimento:
• Após informar sobre o cenário do jogo, o facilitador repassa as
informações por escrito ao grupo e deixa que tomem as iniciativas.
• Marca o tempo de 60 minutos para o cumprimento dos desafios e ao
final deste tempo, simula o papel de cliente, avaliando os
resultados e fornecendo feedback.
O resultado poderá ser:
• Fechamento de contrato parcial (quando alguns critérios de
qualidade não forem cumpridos).
• Contrato permanente (critérios obedecidos)
O facilitador poderá definir um percentual mínimo de cumprimento dos
critérios de qualidade.
CAV – Ciclo da Aprendizagem Vivencial:
• Levantar sentimentos surgidos durante o empreendimento
• Oferecer espaços para identificação de dificuldades e facilidades
para cumprir os desafios
• Discutir sobre as principais competências disponibilizadas pelas
pessoas durante o jogo.
• Estimular comentários sobre a cooperação como fator positivo no
alcance de resultados
• Analogias do jogo com a vida real (puxar do grupo)
• Identificação de “sacadas”, aprendizados, “insigth” surgidos a
partir da vivência.
• fechar a atividade solicitando ao grupo para elaborar uma
construção coletiva (PAINEL) com frases sobre cooperação.
Fechamento pelo facilitador:
Preparar uma breve fala sobre funcionamento de equipes/times de
sucesso, incentivando o grupo a colocar na prática o que foi
aprendido durante o jogo.
ANEXOS:
INFORMAÇÕES A SEREM REPASSADAS PARA OS JOGADORES (cartazetes
plastificados – um jogo com 10 cópias)
DADOS SOBRE A EMPRESA
CENÁRIO:
• Nossa empresa é campeã no mercado.
• Temos um sólido patrimônio e nossa situação financeira é estável.
• A direção está investindo na internacionalização de nossos
produtos e serviços.
• Vamos receber um cliente da França daqui a 60 dias.
• Para tal, precisamos de todas as equipes envolvidas na preparação
de nossa empresa para receber o novo cliente.
• Temos grandes chances de fechar contrato com a França.
• A direção desafia a todos para participar deste mutirão.
NOSSO NEGÓCIO:
• Somos uma empresa que trabalha de forma integrada com equipes de
alta performance.
• Preparamos crianças carentes para trabalhar com a arte circence.
• Não temos fins lucrativos.
• Vivemos de campanhas e projetos aprovados pela Lei específica para
projetos na área social.
• O cliente francês vem conhecer nossa empresa e provavelmente será
um dos beneficiários, doando uma grande verba ou contratando nossa
consultoria para projeto similar na França.
NOSSO OBJETIVO:
Superar as expectativas do cliente, apresentando os pontos fortes de
nossa empresa
COMO ENCANTÁ-LO?
• Vamos fazer um realinhamento geral em algumas áreas da empresa
visando passar a melhor imagem ao cliente e ao mercado.
• Demonstraremos que somos uma equipe eficaz e que enfrenta desafios
de forma competente.
• Mostraremos qualidade acima de tudo: do atendimento ao resultado
(produtos e serviços).
• Vamos preparar a empresa no prazo de 60 dias (60 minutos)
Metas
1. Mudar o nome da empresa (o novo nome deve ser sugestivo e atual).
2. Redigir a missão da empresa em um cartaz e fixar na porta da
empresa.
3. Criar uma logomarca.
4. Criar um slogan chamativo.
5. Criar um personagem com nome que lembre o nosso negócio.
6. Montar a árvore das competências de nossa empresa, indicando os
pontos-chave do trabalho em equipe (nosso forte).
7. Criar um hino/música que dê ênfase nos nossos pontos fortes.
8. Montar uma escultura humana na porta da empresa, cujo significado
chame a atenção das pessoas.
9. Escolher três cores que serão a base de todo o layout da empresa.
10. Organizar a empresa em equipes, cada uma com um nome sugestivo.
Critérios de Qualidade | Pontos |
Nome da empresa: Máximo, 6 letras | 10 |
Cartaz com missão: deve conter o nome, a logomarca e o slogan da empresa | 50 |
Logomarca: três cores | 20 |
Slogan: curto e que lembre nosso negócio | 10 |
Personagem: caracterizado com as cores da empresa, nome curto e que lembre nosso negócio. Deverá receber o cliente com uma rápida performance | 20 |
Árvore: Na raiz colocar as atitudes, no tronco os conhecimento e na copa as habilidades. Confeccionar a árvore em tamanho flip-chart | 50 |
Música/Hino (uma estrofe e um refrão). Todos devem cantar | 50 |
Escultura humana: 05 pessoas, cores da empresa | 20 |
Cores: vivas e com significado | 10 |
Número mínimo de equipes: três. Exigência: cartaz com nome das equipes constando a logomarca da empresa | 30 |
CRITÉRIOS SUBJETIVOS
DO CLIENTE:
Gosta de ser bem atendido (10 pontos).
Repara se a empresa é bem organizada (10 pontos).
Aprova equipes com energia, integradas e motivadas (10 pontos).
Fonte: MRG – Consultoria e Treinamento Empresarial