Construa pontes não muros
Duas equipes constroem metades separadas de uma ponte usando os materiais fornecidos. Uma vez terminado, eles têm que trabalhar juntos para fazer as metades se encaixarem. Um ótimo jogo para desenvolver habilidades de colaboração e criatividade.
Número de participantes: 8-20 pessoas - pelo menos o suficiente para criar duas equipes
Duração: 60 minutos
Objetivo: Construir pensamento criativo, comunicação, colaboração e habilidades de resolução de problemas
Como jogar
1. Pegue os itens que podem ser usados para construir uma ponte, como papelão, Lego, blocos de construção, canudos, papel, fita adesiva, réguas, etc.
2. Divida os participantes em duas equipes de tamanhos iguais. Separe-os em duas seções diferentes da área de jogo, de modo que eles não possam ver o que o outro time está fazendo (use uma folha para fazer a separação, se necessário).
3. Peça a cada equipe para construir metade de uma ponte. Uma equipe não pode ver o que a outra está fazendo. Eles podem, no entanto, comunicar-se verbalmente e trocar ideias sobre o projeto da ponte.
4. Dê às equipes acesso livre a qualquer material necessário para construir a ponte.
5. Cada equipe tem 10 minutos para apresentar uma ideia e um esboço para a ponte. Eles recebem mais 30 minutos para construir a ponte real. As equipes podem se comunicar verbalmente em toda a sala durante esse período.
6. Após 30 minutos, peça às duas equipes que se reúnam e vejam se suas pontes são realmente semelhantes ou não.
Opcional: Se você tiver um grupo maior, poderá torná-lo competitivo dividindo o grupo em 2 (ou mais) pares de equipes. O par de equipe que chegar mais perto de construir uma ponte completa vence.
Estratégia
Construir pontes é divertido, mas quando você precisa construir apenas uma metade e garantir que a equipe adversária faça o mesmo, isso traz uma dinâmica interessante. As equipes precisam se comunicar claramente por meio de instruções verbais para serem bem-sucedidas.
Eles também precisam ser bons em resolver problemas, trabalhar em equipe e colaborar em um design - novamente, sem realmente se ver (algo que também acontece muito em escritórios remotos modernos).