Equipe Quebra-Cabeça
Um jogo enganosamente simples. As equipes precisam completar um quebra-cabeça dentro do limite de tempo especificado. Exceto que há um problema: algumas das peças do quebra-cabeça estão com a equipe adversária. Para completar com sucesso seu quebra-cabeça, as equipes são forçadas a trabalhar juntas.
Número de participantes: 8-20 pessoas divididas em duas equipes.
Duração: 30 minutos
Objetivo: Desenvolver habilidades de colaboração, resolução de problemas e comunicação
Como jogar
1. Pegue dois quebra-cabeças. Misture algumas peças do quebra-cabeça A com peças do quebra-cabeça B. Coloque-as em duas caixas separadas.
2. Divida o grupo em duas equipes. Se houver mais pessoas, você pode criar equipes adicionais (não se esqueça de dividir o quebra-cabeça para corresponder ao número de equipes).
3. Entregue a cada equipe uma caixa com seus respectivos quebra-cabeças. As equipes começarão pensando que só precisam criar seu próprio quebra-cabeça.
4. Assim que começarem a trabalhar, porém, as equipes perceberão que faltam algumas peças (e algumas extras). Peça às equipes que se comuniquem claramente umas com as outras sobre essa situação. Eventualmente, eles perceberão que precisam trabalhar juntos para resolver o quebra-cabeça.
5. As equipes podem trocar as peças do quebra-cabeça, mas apenas uma de cada vez. Peça que trabalhem juntos até que o quebra-cabeça seja resolvido dentro do limite de tempo especificado (20 a 30 minutos, dependendo da complexidade do quebra-cabeça).
Opcional: Para maior dificuldade, divida as equipes em salas separadas para que elas não possam se ver.
Estratégia
As equipes começam pensando que é um desafio convencional de quebra-cabeça baseado em tempo. A percepção de que eles precisam trabalhar juntos para completar seus quebra-cabeças sempre pega todos de surpresa. No processo, as equipes aprendem a trabalhar juntas, se comunicar bem e resolver problemas.