Objetivo: Analisar
a importância da organização, diferenciando uma
ação espontânea de uma ação planejada.
Para quantas pessoas: 20 ou mais pessoas
Material necessário: 6 garrafas vazias, de boca
não muito estreita e areia na quantidade exata
para encher as seis garrafas
A Descrição da dinâmica: Pede-se 6 voluntários
que se colocam em fila e aos pés de cada um se
coloca a garrafa vazia Distante dos
participantes, cerca de 6 metros, se coloca a
areia Todas as garrafas.
devem ser enchidas de areia A areia que for
derramada para fora do recipiente não poderá ser
reaproveitada. Ganha o que encher sua garrafa e,
de volta ao seu lugar, colocar a garrafa aos
seus pés O coordenador conta até três e dá a
ordem de partida
Quando o primeiro chegar com a garrafa, os
outros param Todos -, mostram o quanto
conseguiram colocar em suas garrafas e quanta
areia ficou esparramada. Em seguida, pede-se 6
novos voluntários e se repete o exercício.Antes
de dar a ordem de partida, faz-se uma pequena
avaliação de como e comportou a equipe anterior.
Antes de se fazer uma terceira rodada da mesma
atividade, avalia-se novamente o desempenho da
equipe anterior.
Finalmente, avaliam-se as três etapas da
dinâmica.
Para esta discussão final, é interessante que as
avaliações feitas em cada etapa estejam anotadas
de forma que todos possam tê-las à vista.
O coordenador pede que todos reparem na
avaliação da primeira rodada Pergunta por que as
coisas se deram dessa maneira? E pode, a partir
do que for dito pelo grupo, analisar os
elementos de uma ação espontânea.
Ao analisar a segunda rodada, pode perguntar que
elementos foram superados em relação à primeira?
O que permitiu superar estas coisas? Neste
momento, o coordenador pode retomar o que
significa a experiência que se vai acumulando em
relação ao planejamento e à ação e a importância
de se refletir sobre ela A analisar a última
volta, se retoma a fundo a necessidade de
realizar ações de forma planejada, avaliando os
erros e os acertos Posteriormente, analisa-se a
importância de seguir os objetivos de forma
coletiva e completa (e não apenas parcialmente),
observando que não se tratava de uma competição,
mas que o objetivo era que todos enchessem suas
garrafas Foi dito no começo que "ganha aquele
que conseguir encher sua garrafa e, de volta ao
seu lugar, colocar a garrafa aos seus pés"
Logo depois desta etapa, o coordenador da
dinâmica deve levar as pessoas a compararem a
dinâmica com o que se passa na vida real de cada
um dos participantes.
Recomendação Durante o desenvolvimento da
dinâmica, o coordenador deve estar atento para
que as avaliações sejam sobre a própria dinâmica
e não se entre em reflexões sobre a vida Já na
reflexão final deve atentar para que se deixe de
lado o que aconteceu na dinâmica para que se
analise a realidade.