Jogo do Boy

Objetivo:
Trabalhar os principais aspectos facilitadores e dificultadores no processo de comunicação na empresa.
Aplicabilidade:
Treinamento gerencial e de equipes.
Tempo estimado:
90 minutos incluindo o painel de CAV – Ciclo da Aprendizagem Vivencial.
Número de participantes:
Até 24 pessoas.
Material necessário:
• Cadeiras
• Papel cortado em cartões pequenos para circular a comunicação escrita (30 para cada participante)
• Lápis (um por participante)
• Envelope com o material para cada grupo de funções (um envelope por pessoa)
• Roteiro do facilitador: organograma, cartaz com símbolos.
• Flip-chart e pincel atômico
Disposição do grupo:
As equipes com oito participantes são dispostas de acordo com a figura de um organograma (vide figura a seguir).

A

B

C D E

F G H


Desenvolvimento:
• O facilitador prepara a sala com o layout indicado acima (tantas equipes quanto o número de pessoas).
• Coloca ao lado de cada cadeira o envelope correspondente.
• Pede que as pessoas se sentem aleatoriamente nas cadeiras, sem mudar a organização.
• O facilitador atua como boy.
Informa as regras do jogo:
I RODADA, COM DURAÇÃO DE 10 MINUTOS.
1. Vocês vão receber um envelope que contém todas as informações sobre o jogo.
2. Nosso desafio é descobrir o enigma do boy.
3. Eu farei o papel de boy.
4. Só recebo comunicações por escrito e entregues em mãos.
5. Vocês devem se comunicar por escrito.
6. Não podem falar com os colegas da frente, do lado e os que estão atrás de seus lugares.
7. Não poderão se comunicar visualmente também.
8. Nas comunicações não é permitido desenhar. O boy vai verificar esta regra antes de levar os bilhetes.
9. Para chamar o boy vamos combinar um som (combinar com o grupo).

Tirar dúvidas e iniciar o jogo em sua primeira rodada (que será de 10 minutos).
Nesta rodada o boy entrega todos os bilhetes, verificando se os participantes estão obedecendo à regra de não desenhar nos bilhetes.

II RODADA (SEM TEMPO DEFINIDO).
Após os dez minutos iniciais informar aos participantes que a empresa que saber sobre o processo de comunicação estabelecido.
Solicitar que discutam durante 3 minutos sobre suas dificuldades.
Ao final deste tempo, levantar algumas dificuldades do grupo e informar mudanças de regras:
1. Agora todos podem se comunicar verbalmente.
2. O layout será em círculo.
3. Todos podem ver o material dos colegas e se comunicar de todas as formas possíveis.
4. A equipe que decifrar o enigma primeiro será homenageada pela direção da empresa.
O que geralmente acontece nesta etapa:
• As pessoas descobrem qual é o “mote” do jogo: somente quem está sentado na letra “A” tem descrita a tarefa do grupo.
• Geralmente esta pessoa acha que todos possuem tal informação e não repassa o objetivo da empresa.
• Percebem que na segunda etapa tudo fica esclarecido e descobrem o enigma do boy: a equipe deve descobrir qual a figura comum ao grupo (que é um asterisco).

Após dois ou 3 minutos de término do jogo (quando todas as equipes descobrirem o enigma), formar um grande círculo e iniciar o painel do CAV.
As

CAV – Ciclo da Aprendizagem Vivencial:
O CAV é realizado da seguinte maneira:
1. Todas as letras A falam como se sentiram no jogo
2. Todas as letras B, idem.
3. As letras C, D e E, idem.
4. As últimas letras, idem.

Após o relato de sentimentos, abrir um painel onde todos falam sobre as falhas de comunicação no jogo, as dificuldades e as facilidades.

Um monitor a fala do grupo no flip-chart.

Após a discussão sobre o que ocorreu no jogo, solicitar que o grupo discuta sobre as falhas de comunicação que existem na empresa comparando-as com o resultado da vivência e apresenta-las em painel conclusivo.

Fechar com um código de melhorias, a ser elaborado por todo o grupo, contendo cinco princípios básicos.
MODELO:
Vamos melhorar
.
.
.
.
.
Fechamento pelo facilitador:
Enfatizar a necessidade de abertura nas comunicações Omo fator preponderante para o alcance de resultados.
Levantar sugestões de melhoria com o grupo e registrar em flip-chart.

ANEXOS:


JOGO DO BOY
ORIENTAÇÕES AOS PARTICIPANTES
LETRA A

• Você coordena esta equipe.
• O grupo deverá descobrir a figura comum a todos.
• Você só pode se comunicar com o participante atrás de você (letra B)
• A comunicação só pode ser feita por escrito.
• Escreva quantos bilhetes necessitar.
• O boy levará suas mensagens
• Quando vocês descobrirem a figura comum, avise o diretamente ao facilitador.

ATENÇÃO: NÃO É PERMITIDO DESENHAR AS FIGURAS. VOCÊ TERÁ QUE DESCREVÊ-LAS EM PALAVRAS. CASO CONTRÁRIO, O BOY DEVOLVERÁ SUA CORRESPONDÊNCIA.



JOGO DO BOY
ORIENTAÇÕES AOS PARTICIPANTES
LETRA B

• Para realizar a tarefa, você só poderá se comunicar com as letras, A (à sua frente) e C, D e E (atrás de você).
• A comunicação só pode ser feita por escrito.
• Escreva quantos bilhetes necessitar.
• O boy levará suas mensagens

ATENÇÃO: NÃO É PERMITIDO DESENHAR AS FIGURAS. VOCÊ TERÁ QUE DESCREVÊ-LAS EM PALAVRAS. CASO CONTRÁRIO, O BOY DEVOLVERÁ SUA CORRESPONDÊNCIA.



JOGO DO BOY
ORIENTAÇÃO AOS PARTICIPANTES
LETRAS, C, D e E

• Para realizar a tarefa, você só poderá se comunicar com as letras B, e a pessoa que está sentada atrás de você.
• A comunicação só pode ser feita por escrito.
• Escreva quantos bilhetes necessitar.
• O boy levará suas mensagens

ATENÇÃO: NÃO É PERMITIDO DESENHAR AS FIGURAS. VOCÊ TERÁ QUE DESCREVÊ-LAS EM PALAVRAS. CASO CONTRÁRIO, O BOY DEVOLVERÁ SUA CORRESPONDÊNCIA.



JOGO DO BOY
ORIENTAÇÃO AOS PARTICIPANTES
LETRAS F, G e H

• Para realizar a tarefa, você só poderá se comunicar com a pessoa que está sentada à sua frente.
• A comunicação só pode ser feita por escrito.
• Escreva quantos bilhetes necessitar.
• O boy levará suas mensagens

ATENÇÃO: NÃO É PERMITIDO DESENHAR AS FIGURAS. VOCÊ TERÁ QUE DESCREVÊ-LAS EM PALAVRAS. CASO CONTRÁRIO, O BOY DEVOLVERÁ SUA CORRESPONDÊNCIA.


Abaixo você encontra uma cartela de símbolos (para recortar as tiras verticais e colocar dentro dos envelopes)

Cada linha na vertical contém o material do participante. O material deve ser colocado em um envelope, com a letra correspondente.

A B C D E F G H
               
               
               
               
               
               
               


Fonte: MRG – Consultoria e Treinamento Empresarial - Grupo PROJETOR/MG