Objetivo:
Trabalhar os principais aspectos facilitadores e
dificultadores no processo de comunicação na
empresa.
Aplicabilidade:
Treinamento gerencial e de equipes.
Tempo estimado:
90 minutos incluindo o painel de CAV – Ciclo da
Aprendizagem Vivencial.
Número de participantes:
Até 24 pessoas.
Material necessário:
• Cadeiras
• Papel cortado em cartões pequenos para circular a
comunicação escrita (30 para cada participante)
• Lápis (um por participante)
• Envelope com o material para cada grupo de funções
(um envelope por pessoa)
• Roteiro do facilitador: organograma, cartaz com
símbolos.
• Flip-chart e pincel atômico
Disposição do grupo:
As equipes com oito participantes são dispostas de
acordo com a figura de um organograma (vide figura a
seguir).
A |
Desenvolvimento:
• O facilitador prepara a sala com o layout indicado
acima (tantas equipes quanto o número de pessoas).
• Coloca ao lado de cada cadeira o envelope
correspondente.
• Pede que as pessoas se sentem aleatoriamente nas
cadeiras, sem mudar a organização.
• O facilitador atua como boy.
Informa as regras do jogo:
I RODADA, COM DURAÇÃO DE 10 MINUTOS.
1. Vocês vão receber um envelope que contém todas as
informações sobre o jogo.
2. Nosso desafio é descobrir o enigma do boy.
3. Eu farei o papel de boy.
4. Só recebo comunicações por escrito e entregues em
mãos.
5. Vocês devem se comunicar por escrito.
6. Não podem falar com os colegas da frente, do lado
e os que estão atrás de seus lugares.
7. Não poderão se comunicar visualmente também.
8. Nas comunicações não é permitido desenhar. O boy
vai verificar esta regra antes de levar os bilhetes.
9. Para chamar o boy vamos combinar um som (combinar
com o grupo).
Tirar dúvidas e iniciar o jogo em sua primeira
rodada (que será de 10 minutos).
Nesta rodada o boy entrega todos os bilhetes,
verificando se os participantes estão obedecendo à
regra de não desenhar nos bilhetes.
II RODADA (SEM TEMPO DEFINIDO).
Após os dez minutos iniciais informar aos
participantes que a empresa que saber sobre o
processo de comunicação estabelecido.
Solicitar que discutam durante 3 minutos sobre suas
dificuldades.
Ao final deste tempo, levantar algumas dificuldades
do grupo e informar mudanças de regras:
1. Agora todos podem se comunicar verbalmente.
2. O layout será em círculo.
3. Todos podem ver o material dos colegas e se
comunicar de todas as formas possíveis.
4. A equipe que decifrar o enigma primeiro será
homenageada pela direção da empresa.
O que geralmente acontece nesta etapa:
• As pessoas descobrem qual é o “mote” do jogo:
somente quem está sentado na letra “A” tem descrita
a tarefa do grupo.
• Geralmente esta pessoa acha que todos possuem tal
informação e não repassa o objetivo da empresa.
• Percebem que na segunda etapa tudo fica
esclarecido e descobrem o enigma do boy: a equipe
deve descobrir qual a figura comum ao grupo (que é
um asterisco).
Após dois ou 3 minutos de término do jogo (quando
todas as equipes descobrirem o enigma), formar um
grande círculo e iniciar o painel do CAV.
As
CAV – Ciclo da Aprendizagem Vivencial:
O CAV é realizado da seguinte maneira:
1. Todas as letras A falam como se sentiram no jogo
2. Todas as letras B, idem.
3. As letras C, D e E, idem.
4. As últimas letras, idem.
Após o relato de sentimentos, abrir um painel onde
todos falam sobre as falhas de comunicação no jogo,
as dificuldades e as facilidades.
Um monitor a fala do grupo no flip-chart.
Após a discussão sobre o que ocorreu no jogo,
solicitar que o grupo discuta sobre as falhas de
comunicação que existem na empresa comparando-as com
o resultado da vivência e apresenta-las em painel
conclusivo.
Fechar com um código de melhorias, a ser elaborado
por todo o grupo, contendo cinco princípios básicos.
MODELO:
Vamos melhorar
.
.
.
.
.
Fechamento pelo facilitador:
Enfatizar a necessidade de abertura nas comunicações
Omo fator preponderante para o alcance de
resultados.
Levantar sugestões de melhoria com o grupo e
registrar em flip-chart.
ANEXOS:
JOGO DO BOY
ORIENTAÇÕES AOS PARTICIPANTES
LETRA A
• Você coordena esta equipe.
• O grupo deverá descobrir a figura comum a todos.
• Você só pode se comunicar com o participante atrás
de você (letra B)
• A comunicação só pode ser feita por escrito.
• Escreva quantos bilhetes necessitar.
• O boy levará suas mensagens
• Quando vocês descobrirem a figura comum, avise o
diretamente ao facilitador.
ATENÇÃO: NÃO É PERMITIDO DESENHAR AS FIGURAS. VOCÊ
TERÁ QUE DESCREVÊ-LAS EM PALAVRAS. CASO CONTRÁRIO, O
BOY DEVOLVERÁ SUA CORRESPONDÊNCIA.
JOGO DO BOY
ORIENTAÇÕES AOS PARTICIPANTES
LETRA B
• Para realizar a tarefa, você só poderá se
comunicar com as letras, A (à sua frente) e C, D e E
(atrás de você).
• A comunicação só pode ser feita por escrito.
• Escreva quantos bilhetes necessitar.
• O boy levará suas mensagens
ATENÇÃO: NÃO É PERMITIDO DESENHAR AS FIGURAS. VOCÊ
TERÁ QUE DESCREVÊ-LAS EM PALAVRAS. CASO CONTRÁRIO, O
BOY DEVOLVERÁ SUA CORRESPONDÊNCIA.
JOGO DO BOY
ORIENTAÇÃO AOS PARTICIPANTES
LETRAS, C, D e E
• Para realizar a tarefa, você só poderá se
comunicar com as letras B, e a pessoa que está
sentada atrás de você.
• A comunicação só pode ser feita por escrito.
• Escreva quantos bilhetes necessitar.
• O boy levará suas mensagens
ATENÇÃO: NÃO É PERMITIDO DESENHAR AS FIGURAS. VOCÊ
TERÁ QUE DESCREVÊ-LAS EM PALAVRAS. CASO CONTRÁRIO, O
BOY DEVOLVERÁ SUA CORRESPONDÊNCIA.
JOGO DO BOY
ORIENTAÇÃO AOS PARTICIPANTES
LETRAS F, G e H
• Para realizar a tarefa, você só poderá se
comunicar com a pessoa que está sentada à sua
frente.
• A comunicação só pode ser feita por escrito.
• Escreva quantos bilhetes necessitar.
• O boy levará suas mensagens
ATENÇÃO: NÃO É PERMITIDO DESENHAR AS FIGURAS. VOCÊ
TERÁ QUE DESCREVÊ-LAS EM PALAVRAS. CASO CONTRÁRIO, O
BOY DEVOLVERÁ SUA CORRESPONDÊNCIA.
Abaixo você encontra uma cartela de símbolos (para
recortar as tiras verticais e colocar dentro dos
envelopes)
Cada linha na vertical contém o material do
participante. O material deve ser colocado em um
envelope, com a letra correspondente.
A | B | C | D | E | F | G | H |
Fonte: MRG – Consultoria e Treinamento Empresarial -
Grupo PROJETOR/MG